|
Dissertações |
|
1
|
-
SYMON IGOR PINHEIRO DA SILVA LIMA
-
Inteligência Artificial no Ensino de Matemática: Potencialidades e Desafios para Professores
-
Orientador : MARCOS RANIERI DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS GONCALVES DO REI FILHO
-
EDEL ALEXANDRE SILVA PONTES
-
MARCOS RANIERI DA SILVA
-
Data: 22/01/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
As Inteligências Artificiais (IAs) vêm ganhando cada vez mais destaque em diversos setores, porém seu uso na área educacional ainda se encontra em fase inicial. Este estudo tem como objetivo compreender o funcionamento das IAs generativas, identificar suas limitações e avaliar suas possíveis aplicações práticas no apoio a professores da Educação Básica, com ênfase no ensino de Matemática. Para isso, compara-se as funcionalidades de três ferramentas amplamente utilizadas — ChatGPT, Microsoft Copilot e Gemini —, analisando sua utilidade e pertinência no contexto escolar. A partir dessa análise, busca-se evidenciar o potencial de cada IA para otimizar estratégias pedagógicas, bem como refletir sobre suas restrições técnicas e as implicações éticas e operacionais decorrentes de seu uso contínuo ou inadequado. Ao abordar esses aspectos, o trabalho visa contribuir para a formação de educadores mais preparados para incorporar soluções tecnológicas inovadoras, incentivando uma postura crítica diante das possibilidades e dos cuidados necessários ao integrar IAs nos processo de ensino e aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
Artificial Intelligences (AIs) have been gaining increasing prominence in various sectors, although their use in education is still in an initial stage. This study aims to understand how generative AIs work, identify their limitations, and evaluate their practical applications in supporting Basic Education teachers, with an emphasis on Mathematics teaching. To this end, the functionalities of three widely used tools— ChatGPT, Microsoft Copilot, and Gemini—are compared, analyzing their utility and relevance within the school context. Building upon this analysis, the study seeks to highlight the potential of each AI to optimize pedagogical strategies, as well as to reflect on their technical constraints and the ethical and operational implications that may arise from their continuous or improper use. By addressing these aspects, the work aims to contribute to the preparation of educators who are more equipped to incorporate innovative technological solutions, encouraging a critical stance toward the possibilities and the necessary precautions when integrating AIs into teaching and learning processes.
|
|
2
|
-
RAMON DOUGLAS DA SILVA
-
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO LÚDICO, COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM
-
Orientador : VANIO FRAGOSO DE MELO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ISNALDO ISAAC BARBOSA
-
SEVERINO HORACIO DA SILVA
-
VANIO FRAGOSO DE MELO
-
Data: 30/01/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho objetivou aprender sobre olúdicocomosubsídiopara o ensino da Matemática, na perspectiva de amenizar a evasão escolar.Refere-seaumestudoquedesenvolveu-seemdoismomentos:oprimeironaexperiência do estágio supervisionado numa escola da rede municipal de Coruripe-Al, o que causou a motivação para o estudo,e o segundo, a partir de umapesquisa e produção bibliográfica sobre a temática. O estudo do tipo exploratório, deabordagemqualitativatevecomocolaboradoresestudanteseprofessoradeMatemática.Foraminstrumentosdeinvestigaçãoasobservaçõesduranteoestágioeumaentrevistadotiposemiestruturadacomcaracterísticaderodadeconversa,bem comolivrosimpressoseonline,quetratamsobreoassuntoemquestão.Asinformações adquiridas durante a experiência com a turma evidenciam que a evasãodentre outras razões também pode ser motivada pela forma fria como ocorrem asaulas, bem como, os referenciais como Novaes (1987); Gadotti e Romão (2002);Brasil(2004),Libâneo(2004),Teixeira(2010);Huizinga(2010);Santos(2011),dentre outros, que indicam que a Ludicidade pode desenvolver aaprendizagemdealunosadultos,desdequeosjogos,osbrinquedoseasbrincadeiras aproximem os conteúdos às experiências da vida em sociedade, demodoqueensinoebrincadeiranãoseinvalidemnoensinar eaprender.
-
Mostrar Abstract
-
This work aimed to learn about play as a support for the teaching of Mathematics, with the aim of alleviating school dropout rates. It refers to a study that was developed in two moments: the first in the experience of a supervised internship in a school in the municipal network of Coruripe-Al, which caused the motivation for the study, and the second, based on research and bibliographical production on the topic. The exploratory study, with a qualitative approach, had students and a Mathematics teacher as collaborators. The investigation instruments were observations during the internship and a semi-structured interview with a conversation circle feature, as well as printed and online books, which deal with the subject in question. The information acquired during the experience with the class shows that evasion, among other reasons, can also be motivated by the cold way in which classes take place, as well as references such as Novaes (1987); Gadotti and Romão (2002); Brazil (2004), Libâneo (2004), Teixeira (2010); Huizinga (2010); Santos (2011), among others, who indicate that Playfulness can develop the learning of adult students, as long as games, toys and games bring the content closer to the experiences of life in society, so that teaching and playing do not invalidate each other in teaching and learning.
|
|
3
|
-
ALYSON LUCAS PEREIRA SANTOS
-
O Impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas nos Indicadores do Ensino Público de Alagoas
-
Orientador : ADINA ROCHA DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADINA ROCHA DOS SANTOS
-
AMAURI DA SILVA BARROS
-
EDEL ALEXANDRE SILVA PONTES
-
Data: 06/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho teve como objetivo analisar o impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nas avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), especialmente no contexto pós-pandemia. A pesquisa investigou a correlação entre as premiações e as ações realizadas nos municípios alagoanos em destaque na OBMEP, com a performance nas avaliações externas. Estudos pré-existentes apontam que turmas com alunos medalhistas da OBMEP tendem a apresentar melhor desempenho nas avaliações externas, refletindo uma possível influência direta da competição no aprendizado e no desenvolvimento de competências matemáticas. A metodologia empregada envolveu a análise de dados educacionais, como os resultados do IDEB e do SAEB, bem como entrevistas com Secretarias de Educação de municípios alagoanos. Essas entrevistas visaram entender como as administrações municipais percebem a OBMEP e de que forma incorporam as ações dessa competição em suas políticas educacionais. As entrevistas também buscaram identificar os principais desafios enfrentados pelos municípios e as estratégias utilizadas para ampliar a participação dos alunos nas edições da OBMEP. Os resultados da análise de dados e das entrevistas revelaram
que, de fato, a OBMEP desempenha um papel significativo na melhoria dos índices educacionais. A competição não só estimula o aprendizado da Matemática, como também contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Além disso, observou-se um esforço contínuo por parte das Secretarias de Educação para consolidar a OBMEP como uma prioridade nas agendas educacionais locais, visando um aumento na participação e, consequentemente, no impacto educacional de suas ações. Ao final, foi proposta uma intervenção focada na criação de programas municipais que integrem a OBMEP de maneira ainda mais eficaz no currículo escolar. Essa proposta sugere a capacitação de professores, o incentivo ao trabalho colaborativo entre escolas e o uso de tecnologias educacionais para preparar melhor os alunos para a competição, com vistas a potencializar o impacto da OBMEP nas avaliações externas e melhorar os resultados no ensino de Matemática nos municípios alagoanos.
-
Mostrar Abstract
-
This study aimed to analyze the impact of the Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP) on external assessments, such as the Basic Education Assessment System (SAEB), particularly in the post-pandemic context. The research investigated the correlation between the awards and actions carried out in Alagoan municipalities that stood out in OBMEP and their performance in external evaluations. Previous studies indicate that classes with OBMEP medal-winning students tend to achieve better results in external assessments, suggesting a possible direct influence of the competition on learning and the development of mathematical competencies. The methodology involved analyzing educational data, such as IDEB and SAEB results, as well as conducting interviews with Education Departments in Alagoan municipalities. These interviews sought to understand how municipal administrations perceive OBMEP and how they incorporate its actions into their educational policies. They also aimed to identify the main challenges faced by the municipalities and the strategies used to increase student participation in OBMEP editions. The results from data analysis and interviews revealed that OBMEP plays a significant role in improving educational indicators. The competition not only enhances Mathematics
learning but also contributes to developing essential skills, such as logical reasoning and problem-solving. Additionally, there has been a continuous effort by Education Departments to establish OBMEP as a priority in local educational agendas, aiming to increase participation and, consequently, the educational impact of its initiatives. In conclusion, an intervention was proposed to create municipal programs that integrate OBMEP more effectively into the school curriculum. This proposal suggests training teachers, encouraging collaborative work among schools, and utilizing educational technologies to better prepare students for the competition, ultimately enhancing OBMEP’s impact on external assessments and improving Mathematics education outcomes in Alagoan municipalities.
|
|
4
|
-
ADRIANO LOURENÇO DA SILVA
-
O volume do paraboloide circular no ensino médio
-
Orientador : JOSE ANDERSON DE LIMA E SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALCIDES DE CARVALHO JUNIOR
-
HILARIO ALENCAR DA SILVA
-
JOSE ANDERSON DE LIMA E SILVA
-
Data: 27/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem como objetivo demonstrar como calcular o volume de um paraboloide elíptico, utilizando, como exemplo, o cálculo do volume de objetos em forma de paraboloides elípticos, como panelas ou objetos decorativos domésticos. Assim, destaca-se a importância do estudo da Geometria Analítica e suas aplicações no ensino médio, estabelecendo uma relação entre o estudo das cônicas, especialmente a parábola, e sua superfície quadrática geradora, o paraboloide. Para tanto, abordaremos alguns aspectos históricos e analíticos dessas superfícies cônicas e apresentaremos elementos básicos e geométricos importantes para a determinação do volume de tais objetos. Dessa forma, esta dissertação busca auxiliar alunos do ensino médio a calcular, de forma prática e precisa, o volume de sólidos com formato de paraboloides elípticos, sem a necessidade de conhecimento prévio em cálculo diferencial.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to demonstrate how to calculate the volume of an elliptical paraboloid, using as an example the calculation of the volume of objects in the shape of elliptical paraboloids, such as pans or decorative household items. Thus, it highlights the importance of studying Analytical Geometry and its applications in high school, establishing a connection between the study of conics, especially the parabola, and its generating quadratic surface, the paraboloid. To this end, we will address some historical and analytical aspects of these conical surfaces and present basic and geometric elements important for determining the volume of such objects. In this way, this dissertation seeks to assist high school students in calculating, in a practical and precise manner, the volume of solids in the shape of elliptical paraboloids, without the need for prior knowledge of differential calculus
|
|
5
|
-
VANESSA FERREIRA DA SILVA
-
MATEMÁTICA AFRO-INDÍGENA E ANTIRRACISTA-DESCOLONIZANDO A MATEMÁTICA APLICAÇÃO DE JOGOS AFRICANOS E INDÍGENAS VISANDO INSERIR AS LEIS 10.639 E 11.645 NO CURRÍCULO ESCOLAR
-
Orientador : JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADINA ROCHA DOS SANTOS
-
ISNALDO ISAAC BARBOSA
-
JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
-
NIVALDO DE GOES GRULHA JUNIOR
-
Data: 08/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo principal desse trabalho é descolonizar a Matemática. Ele visa combater o preconceito e a discriminação racial, fomentando um ensino mais inclusivo e plural. Almeja promover a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Uma das principais referências para esse trabalho foi a escritora Chimamanda Adichie que ao relatar “O perigo de uma história única” despertou a necessidade de fazer releituras da estrutura curricular Matemática atual, cuja estruturação é eurocêntrica, uma vez que a história é escrita por quem detém o poder em detrimento daqueles que são subjugados. Ao longo deste ano foi trabalhado a Matemática afro-indígena com os alunos da Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, União dos Palmares, Alagoas. Foram explorados vários jogos de origem africana e de origem indígena em sala de aula, assim como outros resgates históricos da Matemática em tais culturas, como mandalas africanas e grafismos indígenas.
-
Mostrar Abstract
-
This study discusses a proposal for robotics education using Arduino for the construction of an anti-collision robot. The research work is divided into two parts: assembling the robot hardware and programming the software that controls its commands. This proposal is divided into two stages: the first as a pedagogical methodology for teaching students; the second, an educational product that offers assistance
|
|
6
|
-
WALDEK RODRIGUES DOS SANTOS
-
UTILIZANDO RECURSOS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
-
Orientador : ANDRE LUIZ FLORES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Trajano Pires da Nobrega Neto
-
ANDRE LUIZ FLORES
-
ISNALDO ISAAC BARBOSA
-
Data: 29/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho aborda o ensino de Educação Financeira no contexto da EJA – Educação de Jóvens e Adulto, considerando as diversas referências que apontam as contribuições da Matemática Financeira e sua utilização de forma crítica para o desenvolvimento de competências individuais, oferecendo ao sujeito melhores condições para tomar decisões conscientes no campo financeiro. Devido à sua relevância, esse tema tem conquistado cada vez mais reconhecimento, especialmente no ambiente escolar, ampliando sua presença em diferentes contextos nos últimos anos, o que justifica a realização desta pesquisa no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O estudo tem como objetivo estudar fundamentação teórica e elaborar uma sequência didática que incorpore recursos do cotidiano, como faturas, boletos e investimentos, aliados a ferramentas tecnológicas, como a calculadora do celular, e fundamentada na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A pesquisa teve natureza qualitativa, e baseou-se na Metodologia de Resolução de Problemas como abordagem. A sequência didática, aplicada em uma turma de EJA, teve seus principais pontos registrados neste trabalho, e relatos obtidos ao final da sua aplicação indicam que seu desenvolvimento proporcionou discussões sobre conceitos e aspectos financeiros, contribuindo para a promoção da Educação Financeira entre os estudantes. Reiterando a importância da Educação Financeira no contexto da EJA, buscou-se que este trabalho e seus resultados, juntamente
com o produto educacional gerado, sirvam de inspiração e suporte para outros professores interessados em abordar essa temática.
-
Mostrar Abstract
-
This paper addresses the teaching of Financial Education in the context of EJA – Youth and Adult Education, considering the various references that point to the contributions of Financial Mathematics and its critical use for the development of individual skills, offering the subject better conditions to make conscious decisions in the financial field. Due to its relevance, this topic has gained increasing recognition, especially in the school environment, expanding its presence in different contexts in recent years, which justifies the realization of this research within the scope of the Professional Master's Degree in Mathematics in the National Network (PROFMAT), of the Federal University of Alagoas (UFAL). The study aims to study the theoretical basis and develop a didactic sequence that incorporates everyday resources, such as invoices, bills and investments, combined with technological tools, such as the cell phone calculator, and based on the perspective of Critical Mathematics Education. The research was qualitative in nature and was based on the Problem-Solving Methodology as an approach. The didactic sequence, applied in an EJA class, had its main points recorded in this work, and reports obtained at the end of its application indicate that its development provided discussions on financial concepts and aspects, contributing to the promotion of Financial Education among students. Reiterating the importance of Financial Education in the context of EJA, the aim was for this work and its results, together with the educational product generated, to serve as inspiration and support for other teachers interested in addressing this topic.
|
|
7
|
-
JAMERSON TENÓRIO DA SILVA CARVALHO
-
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS DISSERTAÇÕES DO PROFMAT: uma Revisão Sistemática de Literatura
-
Orientador : VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SANDRA IMACULADA MOREIRA NETO
-
ISNALDO ISAAC BARBOSA
-
VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
-
Data: 03/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Tendo em vista a relevância na apresentação de práticas pedagógicas que tornem o ensino de Matemática mais acessível, significativo e contextualizado, o presente estudo trata sobre a História da Matemática (HM) nas dissertações do Profmat, a fim de identificar e analisar as aplicações de conteúdos de Matemática utilizando abordagens baseadas na HM. Para tanto, foi necessário mapear as dissertações que utilizam a HM como abordagem didática, especificando os conteúdos abordados e os contextos de aplicação; examinar os resultados e impactos pedagógicos relatados; e investigar os desafios e limitações enfrentados na implementação dessas estratégias. Realizou-se, então, uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e caráter
exploratório, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Diante disso, verificou- se que as abordagens históricas despertam curiosidade e motivação nos estudantes, além de
favorecerem o desenvolvimento do espírito investigativo e a socialização durante as atividades. No entanto, foram observados desafios como a resistência inicial de alguns estudantes e a necessidade de adaptar conteúdos históricos ao nível de compreensão das turmas. Foi possível concluir que o uso da HM contribui para aulas mais significativas e conectadas à realidade dos estudantes, mas exige planejamento rigoroso e adaptações metodológicas.
-
Mostrar Abstract
-
In view of the importance of presenting pedagogical practices that make teaching mathematics more accessible, meaningful and contextualized, the present study deals with the History of Mathematics (HM) in Profmat dissertations, in order to identify and analyze the applications of mathematics content using HM-based approaches. To do this, it was necessary to map the dissertations that use HM as a didactic approach, specifying the content covered and the contexts of application; examine the results and pedagogical impacts reported; and investigate the challenges and limitations faced in implementing these strategies. A basic, qualitative and exploratory study was carried out by means of a Systematic Literature Review (SLR). As a result, it was found that historical approaches arouse curiosity and motivation in students, as well as fostering the development of an investigative spirit and socialization during activities. However, challenges were observed, such as the initial resistance of some students and the need to adapt historical content to the level of understanding of the classes. It was possible to conclude that the use of HM contributes to more meaningful lessons connected to the students' reality, but requires rigorous planning and methodological adaptations.
|
|
8
|
-
MACIEL RODRIGUES DE MOURA
-
Um Estudo sobre a História do Ensino Médioe dos Jogos de RPG no Ensino-Aprendizagem da Matemática
-
Orientador : ISNALDO ISAAC BARBOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ISNALDO ISAAC BARBOSA
-
LUIS GUILLERMO MARTINEZ MAZA
-
JOABY DE SOUZA JUCA
-
KENNERSON NASCIMENTO DE SOUSA LIMA
-
Data: 13/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem uma narrativa que remota ao início do ensino médio quando ainda era conhecido como Ensino Secundário e que divido um grande processo com muitas reformas e novas nomenclaturas, chegamos até o atual Novo Ensino Médio, com todas as suas novidades, aumento de carga horária, novas disciplinas, novos itinerários formativo, também foi trabalhado as normas da BNCC, LDB e PNE. E prosseguimos com essa narrativa até onde queríamos chegar que são as disciplinas de eletivas que também são novidades para a educação básica nas escolas do Brasil. Dentre as mais variáveis eletivas disponíveis para a educação matemática nas escolas públicas do estado de Alagoas, mais precisamente na cidade de Rio Largo, na Escola Estadual Francisco Leão, que fica situada na região da Mata do Rolo, Rio Largo - AL. Foi nessa escola que no ano atual de 2025 está sendo realizadas aulas da Eletiva de RPG, algo novo para os alunos e professores. É com o foco nessa eletiva que esse TCC foi desenvolvido, com aulas de Progressão Aritmética sendo aprendidas através do RPG de mesa. Foram aplicadas aulas de outros jogos de RPG para o conhecimento dos alunos, e por fim a elaboração de um jogo de RPG como produto educacional que possibilita o aprofundamento do assunto P.A. através da prática do jogo que é são as histórias de faz de conta.
-
Mostrar Abstract
-
This paper has a narrative that dates back to the beginning of high school when it was still known as Secondary Education and which shared a great process with many reforms and new nomenclatures, we arrived at the current New High School, with all its novelties, increased workload, new subjects, new training itineraries, and the standards of BNCC, LDB and PNE were also worked on. And we continued with this narrative to where we wanted to go, which are the elective subjects that are also new to basic education in schools in Brazil. Among the most variable electives available for mathematics education in public schools in the state of Alagoas, more precisely in the city of Rio Largo, at the Francisco Leão State School, which is located in the Mata do Rolo region, Rio Largo - AL. It was at this school that in the current year of 2025, RPG Elective classes are being held, something new for students and teachers. It is with a focus on this elective that this TCC was developed, with Arithmetic Progression classes being learned through tabletop RPG. Classes from other RPG games were applied to increase students' knowledge, and finally the development of an RPG game as an educational product that allows students to delve deeper into the subject of P.A. through the practice of the game, which is make-believe stories.
|
|
9
|
-
WELISON MIGUEL SAMPAIO VASCONCELOS
-
A Beleza da Matemática: Explorando a Sequência de Fibonacci no Ensino Médio
-
Orientador : JOSE CARLOS ALMEIDA DE LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS GONCALVES DO REI FILHO
-
JOSE CARLOS ALMEIDA DE LIMA
-
JÔNATHAS DOUGLAS SANTOS DE OLIVEIRA
-
Data: 26/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A sequência de Fibonacci é um dos conceitos matemáticos mais fascinantes e amplamente aplicados em diversas áreas do conhecimento, desde a matemática pura até as ciências naturais e as artes. Este trabalho visa explorar as diversas facetas da sequência de Fibonacci, destacando suas propriedades, aplicações e a importância de seu ensino no contexto do ensino médio. O estudo começa com uma introdução à definição matemática da sequência de Fibonacci, abordando suas propriedades principais, como a relação de recursividade e a
conexão com a proporção áurea. A seguir, são discutidas as diversas aplicações da sequên- cia em contextos naturais e humanos, como o crescimento de populações, a disposição de
folhas em plantas, a formação de conchas e a presença da sequência na arte e arquitetura. A sequência também é analisada do ponto de vista de sua relação com proporções ideais em fenômenos naturais e no design. O Capítulo 4 explora a importância pedagógica da sequência de Fibonacci no ensino
médio, destacando como a matemática abstrata pode ser tornada mais acessível e interes- sante por meio de atividades práticas. O uso da sequência em jogos, experimentos ao ar
livre e projetos interdisciplinares pode envolver os alunos de maneira mais dinâmica, estimu- lando o pensamento lógico, criativo e a capacidade de resolução de problemas. A sequência
de Fibonacci se apresenta como uma ferramenta excelente para a interdisciplinaridade, sendo conectada com outras áreas como arte, biologia, física e até computação. Por fim, o trabalho conclui que a sequência de Fibonacci não só oferece uma rica fonte de exploração matemática, mas também tem o potencial de enriquecer o aprendizado de diversas disciplinas, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda de como a matemática se relaciona com o mundo ao seu redor. A sequência serve como uma ponte entre teoria e realidade, estimulando o interesse e a curiosidade dos estudantes, e preparando-os para enfrentar desafios matemáticos e científicos de maneira crítica e criativa.
-
Mostrar Abstract
-
The Fibonacci sequence is one of the most fascinating mathematical concepts and is widely applied in various fields of knowledge, ranging from pure mathematics to the natural sciences and the arts. This study aims to explore the different facets of the Fibonacci sequence, highlighting its properties, applications, and the importance of teaching it in the context of high school education. The study begins with an introduction to the mathematical definition of the Fibonacci
sequence, addressing its main properties, such as the recursive relationship and its con- nection with the golden ratio. It then discusses the various applications of the sequence in
both natural and human contexts, such as population growth, the arrangement of leaves in plants, the formation of shells, and the presence of the sequence in art and architecture. The sequence is also analyzed in terms of its relationship with ideal proportions in natural phenomena and design. Chapter 4 explores the pedagogical importance of the Fibonacci sequence in high school education, emphasizing how abstract mathematics can be made more accessible and engaging through practical activities. The use of the sequence in games, outdoor experiments, and interdisciplinary projects can engage students in a more dynamic way, stimulating logical thinking, creativity, and problem-solving skills. The Fibonacci sequence presents itself as an excellent tool for interdisciplinarity, connecting with other fields such as art, biology, physics, and even computer science. Finally, the study concludes that the Fibonacci sequence not only offers a rich source of mathematical exploration but also has the potential to enrich the learning of various disciplines, providing students with a deeper understanding of how mathematics relates to the world around them. The sequence serves as a bridge between theory and reality, stimulating students’ interest and curiosity, and preparing them to face mathematical and scientific challenges in a critical and creative manner.
|
|
10
|
-
ALVARO RAONNY MENEZES DE SANTANA
-
UMA PROPOSTA DE PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA INTEGRANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
-
Orientador : MARCOS RANIERI DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE ANDERSON DE LIMA E SILVA
-
JÔNATHAS DOUGLAS SANTOS DE OLIVEIRA
-
MARCOS RANIERI DA SILVA
-
Data: 16/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta uma proposta pedagógica que integra a Modelagem Matemática e o Percurso de Estudo e Pesquisa, fundamentada no Paradigma de Questionamento do Mundo, como estratégia de ensino voltada à análise de um problema real: o custo-benefício da instalação de painéis solares fotovoltaicos para geração de energia elétrica em residências. A abordagem busca promover o protagonismo estudantil, a autonomia investigativa e o desenvolvimento de competências matemáticas a partir da contextualização do conteúdo em situações próximas da realidade dos alunos. As atividades foram planejadas para estimular a formulação de hipóteses, a interpretação de dados e a construção de soluções com base em conceitos geométricos, trigonométricos e financeiros, articulando aspectos sociais, ambientais, econômicos e científicos. O trabalho baseia-se em autores como D’Ambrosio, Chevallard e Bassanezi, que defendem uma educação matemática crítica, contextualizada e significativa. Embora a proposta não tenha sido aplicada integralmente devido às limitações impostas por fatores pessoais, ela foi parcialmente explorada com apoio docente e está estruturada para futura implementação. Acredita-se que esta proposta possa contribuir para o avanço de práticas pedagógicas inovadoras, ampliando as possibilidades de ensino da Matemática de forma interdisciplinar, investigativa e socialmente comprometida.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation presents a pedagogical proposal that integrates Mathematical Modeling and the Study and Research Pathway, based on the World Questioning Paradigm, as a teaching strategy aimed at analyzing a real problem: the cost-benefit of installing photovoltaic solar panels to generate electricity in homes. The approach seeks to promote student protagonism, investigative autonomy, and the development of mathematical skills by contextualizing the content in situations close to the students' reality. The activities were planned to stimulate the formulation of hypotheses, the interpretation of data, and the construction of solutions based on geometric, trigonometric, and financial concepts, articulating social, environmental, economic, and scientific aspects. The work is based on authors such as D'Ambrosio, Chevallard, and Bassanezi, who advocate a critical, contextualized, and meaningful mathematics education. Although the proposal was not fully implemented due to limitations imposed by personal factors, it was partially explored with teacher support and is structured for future implementation. It is believed that this proposal can contribute to the advancement of innovative pedagogical practices, expanding the possibilities of teaching Mathematics in an interdisciplinary, investigative, and socially committed way.
|
|
11
|
-
JAMILLE KELLY ALVES DE MELO
-
Olimpíadas de Matemática: um relato de experiência realizado
no município de Capoeiras - PE
-
Orientador : GREGORIO MANOEL DA SILVA NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GREGORIO MANOEL DA SILVA NETO
-
MARCIO HENRIQUE BATISTA DA SILVA
-
MARCIO SILVA SANTOS
-
Data: 04/09/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem como objetivo analisar o potencial das
Olimpíadas de Matemática enquanto instrumento pedagógico capaz de contribuir para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem da Matemática. Considerando os impactos positivos provenientes das premiações em olimpíadas e tendo em vista o baixo índice de premiações observados na cidade de Capoeiras - PE, foi idealizada a Primeira Olimpíada Capoeirense de Matemática do Ensino Médio (OCMEM), com o foco em promover a cultura olímpica, fortalecer e propagar o ensino de Matemática na região. A metodologia adotada tem abordagem qualitativa e configura-se como um relato de experiência que culminou na implementação da OCMEM, bem como possibilitou a proposição e o acompanhamento de ações pedagógicas interventivas. Essas ações foram delineadas a partir da análise dos resultados da própria OCMEM e em informações provenientes do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Os dados obtidos indicaram lacunas significativas nas áreas de Combinatória e Probabilidade, orientando a construção de estratégias pedagógicas voltadas ao enfrentamento dessas
dificuldades. A pesquisa evidenciou que uma abordagem mais contextualizada pode favorecer o sentimento de pertencimento, instigar ações colaborativas e, assim, promover a cultura olímpica local.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to analyze the potential of Mathematics
Olympiads as a pedagogical tool capable of contributing to the strengthening of mathematics teaching and learning. Considering the positive impacts arising from Olympiad awards and the low rate of awarded students observed in the city of Capoeiras – PE, the First Capoeirense Mathematics Olympiad for High School Students (OCMEM) was conceived, with the objective of promoting an Olympic culture and enhancing the teaching of mathematics in the region. The adopted methodology follows a qualitative approach and is configured as an experience report that culminated in the implementation of OCMEM, as well as enabled the proposition and monitoring of pedagogical intervention actions. These actions were developed based on the analysis of the results from OCMEM itself and data from the Educational Assessment System of Pernambuco (SAEPE). The findings indicated significant gaps in the areas of Combinatorics and Probability, guiding the development of pedagogical strategies aimed at addressing these difficulties. The research showed that a more contextualized approach can foster a sense of belonging, encourage collaborative actions, and thereby promote a local Olympic culture.
|
|