Dissertações/Teses

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2021
Dissertações
1
  • ANDRE OLIVEIRA MARTINS
  • REDES NEURAIS NO ENSINO BÁSICO

  • Orientador : MARCIO HENRIQUE BATISTA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCIO HENRIQUE BATISTA DA SILVA
  • MARCIO SILVA SANTOS
  • GABRIELA ALBUQUERQUE WANDERLEY
  • Data: 22/01/2021

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  • Neste trabalho, propomos uma formação continuada para professores de matemática focada em Redes Neurais Artificiais, uma área de inteligência artificial, que vem crescendo muito nos últimos anos. O trabalho apresenta como as redes neurais artificiais podem ser empregadas na educação básica, com o intuito de inserir os alunos em um projeto de matemática e tecnologias inovadoras. O trabalho tem como tema central a construção de uma rede neural para reconhecimento de dígitos manuscritos com códigos em linguagem Python.


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  • In this work, we propose a training and developement of skills for mathematics teachersfocus on Artificial Neural Networks, an area of artificial intelligence, which has attracted manyscholars in the recent years. Introduce work presents how the artificial neural networks can beused in secondary education, in order to introduce students in a project of mathematics andinnovative technologies. The main purpose of this paper is the construction of a neural networkfor the recognition of handwritten digits with codes in Python language.

2
  • ATÍLIO VIEIRA COSTA
  • Função Exponencial: Uma Abordagem Guiada pela BNCC

  • Orientador : GREGORIO MANOEL DA SILVA NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GREGORIO MANOEL DA SILVA NETO
  • VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
  • ALLAN GEORGE DE CARVALHO FREITAS
  • Data: 29/01/2021

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  • Partindo inicialmente do estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais especificamente das partes de Matemática, o presente trabalho buscou compreender esse documento normativo e com isso encontramos formas indicadas de trabalhar o conteúdo de função exponencial. Assim, após o estudo da BNCC, foi feita uma pesquisa em vários livros e em trabalhos acadêmicos acerca do conteúdo de função exponencial e logarítmica que nos forneceu fundamentação teórica para aplicar na resolução de vários problemas relacionados com o que objetivava algumas habilidades listadas na BNCC para o Ensino Médio. Para concluir, montamos uma sequência didática visando desenvolver a habilidade específica de Matemática para o Ensino Médio que, com uso de função exponencial, se faz necessário compreender e interpretar a variação de grandezas em contextos como o de matemática financeira entre outros.


  • Mostrar Abstract
  • Starting from the study of the National Common Curricular Base (BNCC), more specifically from the parts of Mathematics, the present work sought to understand this normative document and with that we find indicated ways to work the content of exponential function. Thus, after studying the BNCC, a search was made in books and academic papers about the content of exponential function that provided us with a theoretical foundation to apply in solving problems related to some skills listed in the BNCC. To conclude, we propose three playful activities to work exponential function with a focus on skills expressed at BNCC

3
  • HELDER JUNIO BATISTA COSTA
  • Transformações de Möebius: Uma Proposta de Ensino Lúdico para Alunos do Ensino Médio

  • Orientador : GREGORIO MANOEL DA SILVA NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GREGORIO MANOEL DA SILVA NETO
  • VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
  • JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI
  • Data: 02/02/2021

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  • O trabalho aqui apresentado tem como objetivo apresentar uma abordagem para o estudo dos números complexos, introduzindo o conceito das Transformações de Möbius para os alunos do Ensino Médio, através de atividades lúdicas. Nele, é apresentada a evolução histórica dos números complexos, sua estrutura algébrica e a representação no plano cartesiano, para posteriormente inserir o estudo de funções envolvendo os números complexos, de forma a complementar significativamente o estudo de tal conteúdo. A dissertação é justificada pelo fato de muitos alunos possuírem dificuldades com as manipulações algébricas dos números complexos, bem como o comportamento de suas operações no plano cartesiano. Almejando um caráter qualitativo, foi escolhida a metodologia lúdica como ferramenta primordial para facilitar os estudos das Transformações de Möbius. Utilizamos ainda fundamentos de alguns teóricos pedagógicos, historiadores e estudiosos da Matemática, de forma a relacionar o desenvolvimento cognitivo do estudante, contribuindo na sua formação social e, possivelmente, despertar o interesse pela disciplina.


  • Mostrar Abstract
  • The work presented here aims to present an approach to the study of complex numbers, introducing the concept of Möbius Transformations for high school students, through playful activities. In it, presents the historical aspectsof complex numbers, their algebraic structure and representation on the Cartesian plane, to later insert the study of functions involving complex numbers, in order to significantly complement the study of such content. The dissertation is justified by the fact that many students havedifficulties with the algebraic manipulations of complex numbers, as well as the behavior of their operations on the Cartesian plane. Aiming at a qualitative character, the playful methodology was chosen as the primary tool to facilitate the studies of Möbius Transformations. We also use the foundations of some pedagogical theoreticians, historians and students of Mathematics, in order to relate the student's cognitive development, contributing to their social formation and, possibly, arousing interest in the discipline

4
  • ADELSON RICARDO DA SILVA JUNIOR
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II

  • Orientador : ISNALDO ISAAC BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VICTOR AUGUSTO GIRALDO
  • ANDRE LUIZ FLORES
  • ISNALDO ISAAC BARBOSA
  • Data: 09/03/2021

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  • O presente trabalho tem a finalidade de realizar uma análise sobre a importância da Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. No decorrer deste estudo surgiram estratégias e caminhos no qual os educadores na área de Matemática podem se apropriar para conhecer e melhorarem suas visões a cerca do tema, como também, tomar conhecimento do quanto é importante valorizar o processo de resolução de problemas. Na pesquisa realizada, também foram descritos outros fatores importantes no processo de conhecimento e apropriação do estudo pelos grandes estudiosos do tema, como George Polya (1995) e Dante (2010), que enfatizam o processo de ensino-aprendizagem já que o ser humano é desafiado a resolver problemas constantemente em sua vida. Esses fatos podem influenciar tanto os professores de matemática quanto os seus alunos. Apresentamos um breve perfil dos professores que atuam no Ensino Fundamental apontando a necessidade de formaçõescontinuada na Área de Matemática, principalmente para os profissionais que atuam nos anos iniciais. Mostramos conceitos, tipos, objetivos e sugestões de como o professor pode utilizar a resolução de problemas em sala de aula. E, expomos também como estudantes dos anos iniciais começam a ter a percepção de um problema matemático.Por fim, sugerimos um Produto Educacionalatravés de uma formação continuada, no intuito de auxiliar e enriquecer os métodos utilizados por professores em suas práticas no cotidiano escolar.


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  • This work aims to carry out an analysis on the importance of Problem Solving in Elementary Education. In the course of this study, strategies and paths emerged in which educators in the area of Mathematics can appropriate themselves to know and improve their views on the topic, as well as to become aware of how important it is to value the problem solving process. In the research carried out, other important factors in the process of knowledge and appropriation of the study were also described by the great scholars of the theme, such as George Polya (1995) and Dante (2010), who emphasize the teaching-learning process since the human being is challenged to solve problems constantly in his life. These facts can influence both math teachers and their students. We present a brief profile of teachers working in elementary school, pointing out the need for continued training in the area of Mathematics, especially for professionals working in the early years. We show concepts, types, goals and suggestions for how the teacher can use problem solving in the classroom. And, we also expose how students in the early years begin to perceive a mathematical problem.Finally, we suggest an Educational Product through continuous training, in order to assist and enrich the methods used by teachers in their daily school practices.

5
  • RAFAEL DANTAS SOBRINHO
  • A Regra dos Termos Duais:Uma interpretação do método de Cramer no plano complexo

  • Orientador : ANDRE LUIZ FLORES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIZ FLORES
  • JULIO CESAR DE SOUZA ALMEIDA
  • LUIS GUILLERMO MARTINEZ MAZA
  • Data: 10/03/2021

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  • No Ensino Médio, sobressai a falta de aplicações interessantes relativas ao estudo dos númeroscomplexos, que se reflete, por vezes, em uma abordagem árida deste tópico, que lhe é, comoque, característica. Neste trabalho, temos por objetivo fornecer ao professor aplicações nãousuais da algébra e da geometria dos complexos, por intermédio das quais ele possa motivar eilustrar suas aulas ao ensiná-los, conectando-os à resolução e à discussão de sistemas linearesde pequeno porte sobreR. Neste contexto, estabeleceremos uma interpretação do método deCramer no plano complexo, à qual daremos o nome de “Regra dos Termos Duais”. Isto reque-rerá, por extensão, os atos de definir e explorar as “Translineadoras Horizontal e Vertical doEspaçoMn×m(C)” que provaremos tratarem-se de automorfismos diagonalizáveis


  • Mostrar Abstract
  • In High School, there is a lack of interesting applications related to the study of complex num-bers, which is sometimes reflected in an arid approach to this topic, which is, almost, yourcharacteristic. In this work, we aim to provide for the teacher unusual applications of alge-bra and geometry of complexes, through which he can motivate and illustrate his classes byteaching them, connecting them to the resolution and discussion of linear systems with smalldimension overR. In this context, we will establish an interpretation of Cramer’s method in thecomplex plane, which we will call the “Rule of Dual Terms”. This will require, by extension,the acts of defining and exploring the “Horizontal and Vertical Transliners of SpaceMn×m(C)which we will prove to be diagonalizable automorphisms.

6
  • LINDBERG BARBOSA LIRA DE ALMEIDA
  • Lógica, Teorias Axiomáticas e Métodos de Demonstração na Educação Básica

  • Orientador : ANDRE LUIZ FLORES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIZ FLORES
  • ARLYSON ALVES DO NASCIMENTO
  • EDIEL AZEVEDO GUERRA
  • Data: 18/03/2021

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  • Este trabalhoapresentauma introdução à Lógica utilizada no desenvolvimento dasTeoriasAxiomáticasassociadas ao Currículo deMatemáticada Educação Básicasegundo a Base Nacional Comum Curricular.É dadaênfase a discussão arespeito dos Métodos de Demonstraçãomais utilizados para a justificativa dosprincipais resultados matemáticos apresentadosneste nível.Destaca, entre outros,osMétodosde DemonstraçãoporProva Direta,Redução ao Absurdo eIndução Matemáticasendo que, diferentemente de grande parte daliteratura, apresentatoda a relação desses métodos com a Lógica seus princípios, operações e regras de inferência pré-requisitos fundamentais para a justificativa do uso dos mesmos. Em particular, faz uma discussão mais abrangente do Método de Indução Matemática associando-o tanto ao Princípio ou Axiomade Induçãoquanto ao Teoremade Indução,demonstrando-oe apresentandosuasdiversas aplicações sejanadefinição rigorosade objetos matemáticos ou como poderoso instrumento para demonstrar os mais variados resultados envolvendo números naturaisna educação básica. Além disso, trazexemplos de Teorias Axiomáticas desenvolvidas neste nívele enunciadiversos Teoremas fazendo suas respectivas demonstrações utilizando um ou mais dos métodos de demonstração apresentadosincluindo a demonstração na notação padrão de argumento explicitando assim sua relação direta com a lógica e suaálgebra. O trabalho pode ser utilizado como um material de consulta para odocenteda educação básica ou graduando de Curso de Licenciatura em Matemática que deseje aprofundar-se no que diz respeito asTécnicas de DemonstraçãodeTeoremase toda Lógica por trás desse processo.


  • Mostrar Abstract
  • This work presents an introduction to the Logic used in the development of Axiomatic Theories associated with the Basic Education Mathematics Curriculum according to the Common National Curriculum Base. Emphasis is given to the discussion regarding the most used demonstration methods to justify the main mathematical results presented at this level. It highlights, among others, the Methods of Demonstration by Direct Proof, Reduction to Absurdity and Mathematical Induction, being that, unlike most of the literature, it presents the whole relation of these methods with Logic its principles, operations and rules of inference fundamental prerequisites justification for their use. In particular, it makes a more comprehensive discussion of the Mathematical Induction Method associating it both to the Induction Principle or Axiom and to the Induction Theorem, demonstrating it and presenting its various applications whether in the rigorous definition of mathematical objects or as a powerful instrument to demonstrate the most varied results involving natural numbers in basic education. In addition, it brings examples of Axiomatic Theories developed at this level and enunciates several Theorems making their respective demonstrations using one or more of the demonstration methods presented including the demonstration in standard argument notation thus explaining its direct relationship with logic and its algebra. The work can be used as a reference material for the teacher of basic education or graduating from a Bachelor's Degree in Mathematics who wants to deepen with respect to Theorem Demonstration Techniques and all the Logic behind this process.

7
  • ALANE DA ROCHA ALVES
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CURVAS DE BÉZIER USANDO GEOGEBRA

  • Orientador : ADINA ROCHA DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADINA ROCHA DOS SANTOS
  • ALLAN GEORGE DE CARVALHO FREITAS
  • GREGORIO MANOEL DA SILVA NETO
  • Data: 15/04/2021

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  • Neste trabalho iremos apresentar uma sequência diática para o ensino das curvas de Bézier e um passo a passo para construçãoo dessas curvas no software GeoGebra. Abordaremos alguns conceitos preliminares, tais como curvas parametrizadas e interpolação e, em seguida, apresentaremos os conceitos necesśarios para construcão das curvas noGeoGebra, como o algoritmo de Casteljau e polinômios de Bernstein. Por fim, faremos uma sequência didática e uma sugestão de atividade para que essa possa ser aplicada com os discentes.


  • Mostrar Abstract
  • In this thesis we will present a didactic sequence for the teaching of Bézier curvesand a step by step to build these curves in the GeoGebra software. We will approachsome preliminary concepts, such as parameterized curves and interpolation, and then wewill present the concepts of location for the construction of curves in GeoGebra, suchas the Casteljau algorithm and Bernstein polynomials. Finally, we will make a didacticsequence and an activity suggestion so that it can be applied with the students

8
  • RAIMUNDO JORGE DA COSTA JUNIOR
  • USO DO PBL NO ENSINO DE GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : ISNALDO ISAAC BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ISNALDO ISAAC BARBOSA
  • VANIO FRAGOSO DE MELO
  • AILTON CAMPOS DO NASCIMENTO
  • Data: 16/04/2021

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  • A pesquisa apresenta um estudo sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de matemática e mais especificamente, em aulas de Geometria entre alunos do ensino fundamental, tanto na modalidade regular quanto na educação de jovens e adultos, a partir da observação da pequena identificação dos alunos de forma geral com a disciplina de matemática nessa etapa de sua formação. Para tanto foi realizada uma fundamentação histórica e filosófica que sustentam seu uso em diversas áreas profissionais e de acerca de sua aplicação na área da matemática. Para alicerçar a formatação de uma proposta pedagógica para cada uma das modalidades de ensino citadas, foi realizada uma análise e avaliação dos documentos que regem a educação brasileira, dos livros didáticos atualmente adotados e das ementas das disciplinas relacionadas em cursos de licenciatura em matemática, bem como uma comparação entre eles. O trabalho culmina com a apresentação das sequências pedagógicas, sendo apresentadas em três etapas, numa primeira de forma explicativa da utilização da metodologia de forma geral e nas duas etapas seguintes com propostas concretas, específicas e detalhadas, sendo uma para alunos do sétimo ano do ensino fundamental, modalidade regular e a outra para alunos da educação de jovens e adultos, no primeiro ciclo.


  • Mostrar Abstract
  • This research presents a study on the use of Problem-Based Learning in mathematics, and more specifically, in Geometry classes among elementary school students, both in regular and youth and adult education, based on the observation that students, in general, have little identification with mathematics at this stage of their education. To this end, a historical and philosophical background that supports its use in several professional areas and its application in the field of mathematics was conducted. To support the formatting of a pedagogical proposal for each of the teaching modalities mentioned above, an analysis and evaluation of the documents that govern Brazilian education, of the textbooks currently adopted, and of the menus of the related disciplines in undergraduate mathematics courses was carried out, as well as a comparison between them. The work culminates with the presentation of the pedagogical sequences, which are presented in three stages, the first one explaining the use of the methodology in general and the two following stages with concrete, specific and detailed proposals, one for students in the seventh grade of elementary school, regular modality, and the other for students of youth and adult education, in the first cycle.

9
  • FLÁVIO JULIO SIMÕES DE MORAIS BEZERRA
  • MODELOS MATEMÁTICOS PRESENTES EM CONCURSOS DE BELEZA

  • Orientador : VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIANA MARTINS
  • EDIEL AZEVEDO GUERRA
  • VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
  • Data: 04/06/2021

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  • Diante da necessidade de métodos de ensino e aprendizagem
    na esfera da Educação Matemática, que visem estimular o
    educando a buscar os saberes matemáticos e aplica-los no seu
    contexto social, o presente trabalho aborda e analisa as
    contribuições da Modelagem Matemática como proposta
    pedagógica. O estudo foi realizado no segundo semestre de
    2020, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II no
    Colégio Municipal Cônego Tôrres, o qual está localizado
    no município pernambucano de Serra Talhada. Além disso,
    com a perspectiva de relacionar os conteúdos vivenciados no
    âmbito escolar com fatores socioculturais dos estudantes foi
    optado a temática dos certames de beleza,
    manifestações populares predominantes da região e que
    comumente são realizados nas instituições de ensino, titulados
    de Miss e Mister Estudantil.


  • Mostrar Abstract
  • In view of the need for teaching and learning methods in the sphere of Mathematical Education, which aim to encourage the student to seek mathematical knowledge and apply it in their social context, the present work addresses and analyzes the contributions of Mathematical Modeling as a pedagogical proposal. The study was carried out in the second semester of 2020, in classes of the 9th grade of Elementary School II at Municipal College Cônego Tôrres, which is located in the Pernambuco municipality of Serra Talhada. In addition, with the perspective of relating the content experienced in the school environment with the sociocultural factors of the students, the theme of beauty contests was chosen, the predominant popular manifestations in the region and which are commonly held in educational institutions, titled Miss and Mister Student.

10
  • ADRIANA FREIRE DA SILVA LOS
  • A VISUALIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: dos percursos teóricos à resolução de problemas do ENEM

  • Orientador : RINALDO VIEIRA DA SILVA JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADINA ROCHA DOS SANTOS
  • FÁBIO JOSÉ BERTOLOTO
  • RINALDO VIEIRA DA SILVA JUNIOR
  • Data: 18/06/2021

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  • No estágio atual do ensino no Brasil, a configuração do currículo escolar, as metodologias empregadas, os princípios norteadores das práticas educativas do Ensino Médio, são campos constantes de debates intensos, com o objetivo de que a escola possa desempenhar de forma consistente e adequada o seu papel social e de cidadania. Nesse cenário, o ensino e aprendizagem de Matemática, principalmente, no que se refere ao currículo e metodologias de ensino, rotineiramente é motivo de estudos einvestigações, tendo em vista a problemática que insistentemente assola os processos de aprender e ensinar dessa ciência, qual seja: ensino de matemática engessado numa prática algebrizada. Essa preocupação aparente pode ser comprovada a partir dos diversos eventos que englobam o ensino e aprendizagem de Matemática como tema de estudo, livros que tratam da temática, publicações variadas e as recomendações dos documentos normativos do pais, tais como Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, PCN+, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN,e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Nesse cenário, a visualização matemáticaconstitui-se como meio de desenvolver nos sujeitos habilidades relevantes, não só para o entendimento amplo e significativo dos conhecimentos matemáticos, mas paraa vida em sociedade.Nessa conjuntura, esse trabalho se propõe a compreender como está se dando o ensino e aprendizagem de matemática,por meio da visualizaçãomatemáticaatrelada a resolução de problemas,no país. Assim, surgiu a intensão de analisar as seleções do ENEM tendo como foco os problemas com maior percentagem de erro e que demonstramcarecer da visualização para resolução. A resolução de problemas se constitui, nesse universo, como método a ser seguido para auxiliar no processo de resolução.Ainda, à medida que resolvemos os problemas selecionados, disponibilizamos um material que pode ser útil a quem tiver interesse, principalmente ao professor da Educação Básica, como meio de auxílio e estímulo para o uso da visualização em sala de aula.


  • Mostrar Abstract
  • In the current stage of teaching in Brazil, the configuration of the school curriculum, the methodologies employed, the guiding principles of high school educational practices, are constant fields of intense debate, with the aim that the school can perform consistently and appropriately the its social and citizenship role. In this scenario, the teaching and learning of Mathematics, especially with regard to the curriculum and teaching methodologies, is routinely the subject of studies and investigations, in view of the problem that insistently plagues the processes of learning and teaching this science, namely: mathematics teaching cast in an algebraized practice. This apparent concern can be proven from the various events that include the teaching and learning of Mathematics as a subject of study, books dealing with the theme, varied publications and the recommendations of the country's normative documents, such as National Curriculum Parameters - PCN, PCN + , National Education Guidelines and Bases Law - LDBEN, and the National Curriculum Guidelines for Basic Education. In this scenario, mathematical visualization constitutes a means of developing relevant skills in subjects, not only for the broad and meaningful understanding of mathematical knowledge, but for life in society. In this context, this work aims to understand how teaching is taking place. and learning mathematics, through mathematical visualization related to problem solving, in the country. Thus, the intention to analyze the ENEM selections arose, focusing on the problems with the highest percentage of error and which demonstrate the lack of visualization for resolution. Problem solving is, in this universe, a method to be followed to assist in the resolution process. Still, as we solve the selected problems, we make available material that can be useful to anyone who is interested, especially to the Basic Education teacher. , as a means of helping and encouraging the use of visualization in the classroom.
11
  • ALLANNY KARLA BARBOSA VASCONCELOS
  • UMA PROPOSTA DE ELETIVA PARA UM ITINERÁRIO FORMATIVO: “A GEOMETRIA E CARTOGRAFIA DA TERRA”

  • Orientador : ISNALDO ISAAC BARBOSA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ISNALDO ISAAC BARBOSA
  • NATERCIA DE ANDRADE LOPES NETA
  • VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
  • Data: 15/07/2021

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  • O presente trabalho tem por objetivo dar um suporte aos professores e à escola nessa nova estruturação do Ensino Médio, apresentando uma proposta de eletiva que une duas áreas do conhecimento da BNCC: a Matemática e suas tecnologias e a Ciências Humanas e sociais aplicadas. A priori, buscamos expor uma síntese de como essa reforma irá reestruturar o ensino e como se dá o processo de elaboração de um itinerário formativo. Logo em seguida, expomos uma ementa para a eletiva sugerida juntamente com orientações complementares, a fim de direcionar o professor em suas metodologias e práticas. Finalmente, propomos a eletiva “A Geometria e Cartografia do planeta Terra” que explora noções de geometria esférica como também de cartografia, aborda temas atuais como o debate da terra ser ou não plana. Contém experimentos práticos. Este material servirá como uma base, sendo totalmente possível sua redução ou ampliação conforme a necessidade escolar


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to provide support to teachers and the school in this new structuring of the New High School, presenting a proposal of a formative itinerary that unites two areas of knowledge of the BNCC: Mathematics and Human Sciences. In addition to directing the teacher in knowledge beyond his area. A priori, we seek to present a synthesis of how this reform will restructure education. Right after that, we present complementary suggestions and tips, in order to guide the teacher in his methodologies and practices. And finally, we propose theitinerary “The Geometry and Cartography of planet Earth” that explores notions of spherical geometry as well as cartography. It addresses current issues such as whether the land debate is flat or not. Contains ENEM’squestions and practical experiments. This material will serve as a base, being totally possible to reduce or enlarge it as needed.

12
  • EMERSON FELICIANO DA SILVA
  • A Aritmética das Olimpíadas

  • Orientador : GREGORIO MANOEL DA SILVA NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GREGORIO MANOEL DA SILVA NETO
  • MARCIO SILVA SANTOS
  • VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
  • Data: 30/11/2021

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho traz uma proposta de Sequência Didática (SD) que utiliza a resolução de problemas relacionados aos temas de Aritmética da Olimpíada Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), de seu banco de questões, do material de "Encontros de Aritmética"do Programa de Iniciação Científica (PIC), com o objetivo de desenvolver as habilidades EF06MA05, EF06MA06, e EF07MA01 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para analisar a efetividade da SD, a proposta foi aplicada em duas turmas de primeira série do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na cidade de Arapiraca-AL. Na resolução desses problemas procurou-se refletir sobre os procedimentos utilizados em cada questão, motivando o senso crítico dos estudantes, buscando motivar e instigar a participação deles nas aulas. Trabalhar os problemas da OBMEP é trazer a matemática de uma forma diferente, mais próxima do cotidiano e desmistificar a imagem de uma disciplina engessada e puramente calculista.


  • Mostrar Abstract
  • The present work brings a proposal of Didactic Sequence (SD) that uses the resolution of problems related to the themes of Arithmetic of the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (OBMEP), from its question bank, from the material of "Arithmetic Meetings"of the Scientific Initiation Program (PIC), with the aim of developing BNCC (Common National Curriculum Base) skills EF06MA05, EF06MA06, and EF07MA01. To analyze the effectiveness of DS, the proposal was applied to two first grade high school classes at a state school located in the city of Arapiraca-AL. In solving these problems, we sought to reflect on the procedures used in each question, motivating students’ critical thinking, seeking to motivate and instigate their participation in classes. Working with OBMEP’s problems is to bring mathematics in a different way, closer to everyday life and demystify the image of a rigid and purely calculating discipline.

13
  • DEIVES DA SILVA CIDRIM
  • Curvas Planas Parametrizadas: uma reflexão metodológica de suas aplicações

  • Orientador : VANIO FRAGOSO DE MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VANIO FRAGOSO DE MELO
  • ISNALDO ISAAC BARBOSA
  • GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS
  • Data: 03/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem por objetivo apresentar um breve estudo e uma explanação
    metodológica sobre curvas parametrizadas e suas aplicações e exemplos no
    cotidiano. Abordaremos o contexto histórico que propiciou o seu aprimoramento,
    através de alguns notáveis matemáticos como Descartes e Fermat. Costumeiramente,
    no estudo das curvas cartesianas, adotamos apenas uma variável dependente e outra
    independente (Y = f(x)), mas nos deparamos com situações onde existem curvas
    que muitas vezes são difíceis ou até mesmo impossíveis de serem expressas
    explicitamente por uma função de uma única variável. Neste caso precisamos de outra
    variável, chamada de “parâmetro”, que nos auxilia em uma melhor explanação das
    curvas, ou seja, das curvas parametrizadas. Com isso, neste trabalho apresentamos
    a caracterização das curvas paramétricas e algumas técnicas para se esboçar tais
    curvas. Tratamos também de algumas curvas notáveis, como a Cicloide e a
    Epiciclóides. Tratamos também de algumas aplicações das curvas parametrizadas no
    cotidiano.


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to present a brief study and a methodological explanation about
    parameterized curves and their applications and examples in everyday life. We will
    discuss the historical context that led to its improvement, through some notable
    mathematicians such as Descartes and Fermat. Usually, in the study of Cartesian
    curves, we adopt only one dependent variable and one independent variable (Y = f(x)),
    but we are faced with situations where there are curves that are often difficult or even
    impossible to be expressed explicitly by a function of a single variable. In this case, we
    need another variable, called “parameter”, which helps us to better explain the curves,
    that is, the parameterized curves. With that, in this work we present the
    characterization of the parametric curves and some techniques to draw such curves.
    We've also dealt with some notable curves such as the Cycloid and the Epicycloid. We
    also deal with some applications of parameterized curves in everyday life.

2020
Dissertações
1
  • MAX MANOEL LIMA DE SOUZA
  • Os três famosos problemas gregos: uma proposta de introdução à
    àlgebra moderna para o Ensino Médio Integrado do IFAL

  • Orientador : JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
  • EDIEL AZEVEDO GUERRA
  • ANTONIO ANDRADE DO ESPIRITO SANTO
  • Data: 17/04/2020

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, vamos apresentar uma proposta de projeto de ensino de álgebra para o Instituto Federal de Alagoas, Campus Murici, que visa a resolução dos três famosos problemas dos gregos a partir dos conteúdos abordados no ensino médio integrado dos cursos de técnico em agroecologia e técnico em agroindústria. Esses problemas consistem sobre a possibilidade de construção de um quadrado de mesma área que um círculo dado, um ângulo com um terço da medida de outro ângulo dado e um cubo com o dobro do volume de um cubo dado, usando apenas uma régua sem marcações e um compasso.


  • Mostrar Abstract
  • Neste trabalho, vamos apresentar uma proposta de projeto de ensino de álgebra para o Instituto Federal de Alagoas, Campus Murici, que visa a resolução dos três famosos problemas dos gregos a partir dos conteúdos abordados no ensino médio integrado dos cursos de técnico em agroecologia e técnico em agroindústria. Esses problemas consistem sobre a possibilidade de construção de um quadrado de mesma área que um círculo dado, um ângulo com um terço da medida de outro ângulo dado e um cubo com o dobro do volume de um cubo dado, usando apenas uma régua sem marcações e um compasso.

2
  • MAX MANOEL LIMA DE SOUZA
  • Os três famosos problemas gregos: uma proposta de introdução à álgebra moderna para o Ensino Médio Integrado do IFAL

  • Orientador : JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
  • EDIEL AZEVEDO GUERRA
  • ANTONIO ANDRADE DO ESPIRITO SANTO
  • Data: 17/04/2020

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  • Neste trabalho, vamos apresentar uma proposta de projeto de ensino de álgebra para o Instituto Federal de Alagoas, Campus Murici, que visa a resolução dos três famosos problemas dos gregos a partir dos conteúdos abordados no ensino médio integrado dos cursos de técnico em agroecologia e técnico em agroindústria. Esses problemas consistem sobre a possibilidade de construção de um quadrado de mesma área que um círculo dado, um ângulo com um terço da medida de outro ângulo dado e um cubo com o dobro do volume de um cubo dado, usando apenas uma régua sem marcações e um compasso.


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  • Neste trabalho, vamos apresentar uma proposta de projeto de ensino de álgebra para o Instituto Federal de Alagoas, Campus Murici, que visa a resolução dos três famosos problemas dos gregos a partir dos conteúdos abordados no ensino médio integrado dos cursos de técnico em agroecologia e técnico em agroindústria. Esses problemas consistem sobre a possibilidade de construção de um quadrado de mesma área que um círculo dado, um ângulo com um terço da medida de outro ângulo dado e um cubo com o dobro do volume de um cubo dado, usando apenas uma régua sem marcações e um compasso.

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  • LUIZ GABRIEL DOS SANTOS GOMES
  • A MATEMÁTICA PARA O EXAME DE SELEÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAL
  • Orientador : JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIZ FLORES
  • JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
  • NIVALDO DE GOES GRULHA JUNIOR
  • Data: 09/06/2020

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  • O presente trabalho trata da análise das provas de matemática do exame de seleção para o
    Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Em particular, será apresentado
    um breve histórico dos conteúdos das provas dos últimos 10 anos, período compreendido entre
    2010 e 2019, seguido da teoria dos conteúdos mais recorrentes e soluções questões relevantes
    das provas analisadas, de acordo com a complexidade e os conteúdos recorrentes. Com isso,
    espera-se contribuir para ações voltadas à preparação dos candidatos que desejam ingressar na
    instituição, assim como informar, nortear e incentivar professores interessados em trabalhar com
    essa temática.

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  • O presente trabalho trata da análise das provas de matemática do exame de seleção para o
    Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Em particular, será apresentado
    um breve histórico dos conteúdos das provas dos últimos 10 anos, período compreendido entre
    2010 e 2019, seguido da teoria dos conteúdos mais recorrentes e soluções questões relevantes
    das provas analisadas, de acordo com a complexidade e os conteúdos recorrentes. Com isso,
    espera-se contribuir para ações voltadas à preparação dos candidatos que desejam ingressar na
    instituição, assim como informar, nortear e incentivar professores interessados em trabalhar com
    essa temática.
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  • DENISE NUNES DE ALMEIDA
  • O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a Utilização de Mapas Mentais como Recurso Didático para as Aulas de Matemática da 3ª série do Ensino Médio
  • Orientador : JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
  • VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
  • ANTONIO ANDRADE DO ESPIRITO SANTO
  • Data: 11/06/2020

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  • Este trabalho traz uma discussão teórica sobre mapas mentais, caracterizando-os como ferramen
    tas que auxiliam na organização mental de conceitos e permite, em termos educacionais, tanto
    serem utilizados como instrumentos de avaliação, pelo professor, quanto de autoavaliação, pelo
    aluno. Afim de verifificar sua aceitação e impacto na organização do pensamento matemático,
    foram propostas atividades em duas turmas do terceiro ano do ensino médio, no segundo semes
    tre de 2019, no colégio Rosa Mística de Arapiraca, explorando mapas mentais para trabalhar
    assuntos que fazem parte da matriz curricular da área de Matemática e suas tecnologias do
    Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Durante a sequência, os participantes da pesquisa,
    fifizeram mapas mentais no papel e no software Xmind. Por fifim, disponibilizamos um material
    voltado para professores e alunos que buscam um preparo para a prova da área de Matemática e
    suas Tecnologias do Enem. Neste material, trazemos informações importantes sobre a prova, as
    competências e habilidades, um detalhamento do que mais foi cobrado nos itens das provas de
    2015 a 2019 e mapas mentais voltadas para estas competências e habilidades.

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  • Este trabalho traz uma discussão teórica sobre mapas mentais, caracterizando-os como ferramen
    tas que auxiliam na organização mental de conceitos e permite, em termos educacionais, tanto
    serem utilizados como instrumentos de avaliação, pelo professor, quanto de autoavaliação, pelo
    aluno. Afim de verifificar sua aceitação e impacto na organização do pensamento matemático,
    foram propostas atividades em duas turmas do terceiro ano do ensino médio, no segundo semes
    tre de 2019, no colégio Rosa Mística de Arapiraca, explorando mapas mentais para trabalhar
    assuntos que fazem parte da matriz curricular da área de Matemática e suas tecnologias do
    Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Durante a sequência, os participantes da pesquisa,
    fifizeram mapas mentais no papel e no software Xmind. Por fifim, disponibilizamos um material
    voltado para professores e alunos que buscam um preparo para a prova da área de Matemática e
    suas Tecnologias do Enem. Neste material, trazemos informações importantes sobre a prova, as
    competências e habilidades, um detalhamento do que mais foi cobrado nos itens das provas de
    2015 a 2019 e mapas mentais voltadas para estas competências e habilidades.
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  • VITOR GABRYEL BARBOSA OLIVEIRA
  • A Matemática Financeira do Cotidiano: uma proposta de abordagem

  • Orientador : RINALDO VIEIRA DA SILVA JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ISNALDO ISAAC BARBOSA
  • JUNIOR CESAR ALVES SOARES
  • RINALDO VIEIRA DA SILVA JUNIOR
  • Data: 02/09/2020

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  • Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem da matemática financeira no ensino médio. Diversas pesquisas mostram que boa parte dos brasileiros estão endividados, um dos fatores que contribuem para isso é a falta de conhecimento para lidar com transações financeiras. Apesar de presente no currículo escolar, a matemática financeira vista na escola não é suficiente, exemplos improváveis no cotidiano e o afastamento dos termos ligados ao mercado financeiro contribuem pra isso. Com base nisso, este trabalho visa abordar a matemática financeira de maneira mais intuitiva, a partir de exemplos e situações problemas das quais os discentes irão se deparar no decorrer de suas vidas. Inicialmente serão propostas atividades que preencham lacunas referentes ao planejamento financeiro individual e familiar. Em seguida, a fim de atrair os discentes será apresentado alguns problemas iniciais, problemas estes que servirão para introduzir os conceitos básicos de matemática financeira, como por exempllo, juros simples e compostos, além de sistemas de amortização. Por fim, será apresentado tipos de investimentos que tem como objetivo enfatizar a importância de poupar e investir.


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  • Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem da matemática financeira no ensino médio. Diversas pesquisas mostram que boa parte dos brasileiros estão endividados, um dos fatores que contribuem para isso é a falta de conhecimento para lidar com transações financeiras. Apesar de presente no currículo escolar, a matemática financeira vista na escola não é suficiente, exemplos improváveis no cotidiano e o afastamento dos termos ligados ao mercado financeiro contribuem pra isso. Com base nisso, este trabalho visa abordar a matemática financeira de maneira mais intuitiva, a partir de exemplos e situações problemas das quais os discentes irão se deparar no decorrer de suas vidas. Inicialmente serão propostas atividades que preencham lacunas referentes ao planejamento financeiro individual e familiar. Em seguida, a fim de atrair os discentes será apresentado alguns problemas iniciais, problemas estes que servirão para introduzir os conceitos básicos de matemática financeira, como por exempllo, juros simples e compostos, além de sistemas de amortização. Por fim, será apresentado tipos de investimentos que tem como objetivo enfatizar a importância de poupar e investir.

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  • FLAVIO MARQUES PEREIRA
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE CONJUNTOS NUMÉRICOS

  • Orientador : ANDRE LUIZ FLORES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIZ FLORES
  • JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
  • JULIO CESAR DE SOUZA ALMEIDA
  • Data: 11/11/2020

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  •  

     

    Neste trabalho serão abordados aspectos históricos, operações entre elementos de diferentes conjuntos, discussão de algumas propriedades dos números complexos e algumas curiosidades. Os conjuntos aqui estudados são: racionais, irracionais, reais, complexos, algébricos e transcendentes. As operações mais usuais serão: soma, multiplicação e exponenciação. Será ainda discutido brevemente sobre a naturalidade com que certos números são aceitos (por exemplo: √e ). É visto ainda sobre certas propriedades de potenciação com números complexos pouco abordadas. Vários exercícios são aqui resolvidosa fim de melhor fixar o conteúdo aqui abordado.O conteúdo aqui presente é voltado para o ensino médio, para uma turma de olimpíadas e alguns tópicospara a formação do professor.




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  •  

     

    Neste trabalho serão abordados aspectos históricos, operações entre elementos de diferentes conjuntos, discussão de algumas propriedades dos números complexos e algumas curiosidades. Os conjuntos aqui estudados são: racionais, irracionais, reais, complexos, algébricos e transcendentes. As operações mais usuais serão: soma, multiplicação e exponenciação. Será ainda discutido brevemente sobre a naturalidade com que certos números são aceitos (por exemplo: √e ). É visto ainda sobre certas propriedades de potenciação com números complexos pouco abordadas. Vários exercícios são aqui resolvidosa fim de melhor fixar o conteúdo aqui abordado.O conteúdo aqui presente é voltado para o ensino médio, para uma turma de olimpíadas e alguns tópicospara a formação do professor.



7
  • MARLON PÉRICLES DA SILVA ASSIS
  • APROXIMAÇÃO DE RAÍZES DE FUNÇÕES POLINOMIAIS ATRAVÉS DE MÉTODOS NUMÉRICOS

  • Orientador : MARCIO HENRIQUE BATISTA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALLAN GEORGE DE CARVALHO FREITAS
  • MANASSÉS XAVIER DE SOUZA
  • MARCIO HENRIQUE BATISTA DA SILVA
  • Data: 12/11/2020

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  • O presente trabalho abordaos métodos numéricos da Bissecção, Falsa Posição e de Newton para aproximação de zeros das funções polinomiaisde qualquer grau, dados os intervalos em que estasfunçõesse anulamou quando podemos deduzirou em cenários que tais intervalos possam ser inferidos.Ressalta-se que o texto compreende aelaboração dealgoritmose demandao pensamento computacional para resolução de problemas, em conformidade com os aspectos previstos na BNCC.A utilização dossoftwareseducacionaisVisual Cálculo Numéricoe o Excelfoi determinante para a eficiênciados algoritmosnos quesitos: velocidade e precisão.


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  • O presente trabalho abordaos métodos numéricos da Bissecção, Falsa Posição e de Newton para aproximação de zeros das funções polinomiaisde qualquer grau, dados os intervalos em que estasfunçõesse anulamou quando podemos deduzirou em cenários que tais intervalos possam ser inferidos.Ressalta-se que o texto compreende aelaboração dealgoritmose demandao pensamento computacional para resolução de problemas, em conformidade com os aspectos previstos na BNCC.A utilização dossoftwareseducacionaisVisual Cálculo Numéricoe o Excelfoi determinante para a eficiênciados algoritmosnos quesitos: velocidade e precisão.

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  • JOSÉ GILVANIR SANTOS DE ARAUJO
  • UMA COLETÂNEA DE FEITOS MATEMÁTICOS SEM AUXÍLIO DE TECNOLOGIA

  • Orientador : VANIO FRAGOSO DE MELO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
  • SEVERINO HORACIO DA SILVA
  • VANIO FRAGOSO DE MELO
  • Data: 18/11/2020

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  • O presente trabalho traz uma coletânea de feitos matemáticos quenão tiveram auxílio da tecnologia,bem como uma discussão sobre a importância da História da Matemática para o ensino desta ciência.Ele pode ser usado por professores da educação básica para auxiliar em aulas de determinados assuntos, seja como introdução ou como motivação pelo peso histórico. O mesmo é fruto de uma revisão bibliográfica de alguns artigos, livros, dissertações e tesesque,diretamente ou indiretamente,tratam de assuntos relacionados à história da Ciência, em particular da Matemática,e que são considerados grandiosos, principalmente pela falta de recursos tecnológicos dos quaisdispomos hoje em dia—recursos estes que,na época,eram escassos, rudimentares e, na maioria das vezes,nem existiam.Complementam ainda este trabalho algumas atividades que podem ser motivadoras para os alunos, por mostrarem, de forma prática, a aplicação de teoremas e cálculos utilizando-se de pouca tecnologia


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  • O presente trabalho traz uma coletânea de feitos matemáticos quenão tiveram auxílio da tecnologia,bem como uma discussão sobre a importância da História da Matemática para o ensino desta ciência.Ele pode ser usado por professores da educação básica para auxiliar em aulas de determinados assuntos, seja como introdução ou como motivação pelo peso histórico. O mesmo é fruto de uma revisão bibliográfica de alguns artigos, livros, dissertações e tesesque,diretamente ou indiretamente,tratam de assuntos relacionados à história da Ciência, em particular da Matemática,e que são considerados grandiosos, principalmente pela falta de recursos tecnológicos dos quaisdispomos hoje em dia—recursos estes que,na época,eram escassos, rudimentares e, na maioria das vezes,nem existiam.Complementam ainda este trabalho algumas atividades que podem ser motivadoras para os alunos, por mostrarem, de forma prática, a aplicação de teoremas e cálculos utilizando-se de pouca tecnologia

9
  • LUIZ EDUARDO DA SILVA GOMES
  • Matemática Financeira: uma proposta de abordagem para o Ensino Médio por meio de simulações de investimentos no tesouro direto

  • Orientador : HILARIO ALENCAR DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GREGORIO MANOEL DA SILVA NETO
  • HILARIO ALENCAR DA SILVA
  • RONALDO ALVES GARCIA
  • Data: 03/12/2020

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  • Neste trabalho abordamos o simulador de investimento do tesouro direto, o qual encontra-se no site<https://www.tesourodireto.com.br/simulador/>, como recurso didático paraapresentar alguns conceitos de Matemática Financeira, visando aproximar tais conceitos à vida coti-diana dos discentes. Tal abordagem atende as competências e habilidades da área de Matemática esuas tecnologias que estão inseridas na Base Nacional Comum Curricular, quando estabeleceu que“no Ensino Médio o foco é a construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada à realidade,em diferentes contextos”, ver [10, p.528]. Concluímos esse trabalho com uma proposta de sequênciadidática, bem como uma possível resolução dessa proposta


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  • Neste trabalho abordamos o simulador de investimento do tesouro direto, o qual encontra-se no site<https://www.tesourodireto.com.br/simulador/>, como recurso didático paraapresentar alguns conceitos de Matemática Financeira, visando aproximar tais conceitos à vida coti-diana dos discentes. Tal abordagem atende as competências e habilidades da área de Matemática esuas tecnologias que estão inseridas na Base Nacional Comum Curricular, quando estabeleceu que“no Ensino Médio o foco é a construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada à realidade,em diferentes contextos”, ver [10, p.528]. Concluímos esse trabalho com uma proposta de sequênciadidática, bem como uma possível resolução dessa proposta

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  • VITOR RAFAEL MORAIS E SILVA
  • PUZZLOGIC: LÓGICA PROPOSICIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : AMAURI DA SILVA BARROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AMAURI DA SILVA BARROS
  • VANIO FRAGOSO DE MELO
  • ARLYSON ALVES DO NASCIMENTO
  • Data: 09/12/2020

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  • O aprendizado da lógica traz diversos benefícios na vivencia do ser humano. A capacidade de eloquência é necessária para o mundo atual, onde ser capaz de se expressar e justificar as medidas tomadas são características muito positivas na convivência com familiares, no mercado de trabalho e na vida acadêmica. Quanto mais cedo essa capacidade for adquirida mais rápido e melhor ela será lapidada, fazendo com que evite dificuldades e traga bons retornos. Uma das melhores formas de se ensinar uma criança é através do aprendizado lúdico, onde a criança aprende através de uma brincadeira ou jogo. PuzzLogic é uma proposta de quebra cabeças com o intuito de apresentar às crianças os conceitos básicos de lógica proposicional. O jogo apresenta diversas variações de peças que permitem a sua inclusão desde às crianças mais novas quanto às mais velhas. Indica-se o uso continuado do jogo de forma progressiva para que os objetivos sejam alcançados.



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  • The learning of logic brings several benefits in the experience of the human being. The capacity for eloquence is necessary for today's world, where being able to express yourself and justify the measures taken are very positive characteristics in living with family members, in the job market and in academic life. The sooner this capacity is acquired, the faster and better it will be polished, avoiding difficulties and bringing good returns. One of the best ways to teach a child is through playful learning, where the child learns through a game or game. PuzzLogic is a puzzle proposal in order to introduce children to the basic concepts of propositional logic. The game features several variations of pieces that allow it to be included from the youngest to the oldest children. The continued use of the game is progressively indicated so that the objectives are achieved.
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  • PABLO HENRIQUE DOS SANTOS SOUZA
  • GAMIFICAÇÃO VOLTADA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: A BUSCA DO PERGAMINHO PERDIDO DE EUCLIDES

  • Orientador : AMAURI DA SILVA BARROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AMAURI DA SILVA BARROS
  • VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
  • VICENTE FRANCISCO DE SOUSA NETO
  • Data: 09/12/2020

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  • Este trabalho tem por objetivo construir uma gamificação voltada para o ensino de geometria plana, que promova um ensino participativo. Apresenta a definição e principais conceitos de gamificação, identifica alguns elementos da gamificação e destaca sua importância em sala de aula. A gamificação foi elaborada a partir do material indicado pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), para alunos das turmas de 8º ano do ensino fundamental de uma escola públicadeMaceióAL.Aelaboração desse produto foi realizada durante a pandemia do COVID-19,quando nas escolas as aulas foram suspensas e depois retornaram de forma remota. Ele foi elaborado em Google formulário, dividido em 9 obstáculos, no qual o enredo da gamificação é buscar um pergaminho perdido dos estudos de Euclides. O trabalho encontra-se fundamentado em Carvalho (2007), Dutenhefner e Cadar (2017), Fadel et al (2014), Leal (2019), Vianna (2013) e na Base Nacional Comum CurricularBNCC(2018). A partir da construção do produto e aplicação dele, foi possível perceber algumas dificuldades, desafios e também possibilidades de melhoria. Verificamos que os alunos apresentaram algumas dificuldades de realizar os desafios no início, mas depois conseguiram solucioná-los. Foi notável a evolução de alguns alunos que não se mostravam tão hábeis em matemática nos primeiros encontros e que durante este processo de gamificação se motivaram na resolução dos problemas matemáticos. Os alunos puderam criar suas fichas individuais, receberam medalhas por desafios respondidos e aulas assistidas e tentamos aguçar o sentido de explorar o material utilizado para uma aprendizagem participativa.


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  • This work aims to build a gamification focused on teaching flat geometry, which promotes participatory teaching. It presents the definition and main concepts of gamification, identifies some elements of gamification and highlights its importance in the classroom. The gamification was elaborated from the material indicated by OBMEP (Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools), for students of the 8th grade classes of a public school in Maceió – AL. This product was developed during the COVID-19 pandemic. , when classes were suspended in schools and then returned remotely. It was prepared in Google form, divided into 9 obstacles, in which the plot of the gamification is to seek a lost scroll from Euclid's studies. The work is based on Carvalho (2007), Dutenhefner and Cadar (2017), Fadel et al (2014), Leal (2019), Vianna (2013) and on the National Common Curricular Base – BNCC (2018). From the construction of the product and its application, it was possible to perceive some difficulties, challenges and also possibilities for improvement. We found that the students had some difficulties in carrying out the challenges in the beginning, but later they were able to solve them. The evolution of some students who were not so proficient in mathematics in the first encounters and who during this process of gamification were motivated in solving mathematical problems was remarkable. Students were able to create their individual files, received medals for answered challenges and attended classes and we tried to sharpen the sense of exploring the material used for participatory learning.
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