|
Dissertações |
|
1
|
-
MARIA JULIA RODRIGUES AMARO
-
INCORPORAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL NO SHOW DE QUÍMICA DA USINA CIÊNCIA DA UFAL
-
Orientador : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
-
KINSEY SANTOS PINTO
-
MARIA ESTER DE SA BARRETO BARROS
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
Data: 25/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A incorporação das Tecnologias Digitais (TD) estão transformando o ensino, oferecendo novas maneiras de engajar os alunos e melhorar a compreensão dos conceitos abordados. Com o avanço dos jogos educacionais e a acessibilidade crescente das plataformas tecnológicas, essas inovações estão se tornando cada vez mais integradas nas práticas pedagógicas. Na química a Realidade Virtual (RV) permite a criação de ambientes tridimensionais onde os alunos podem explorar e experimentar fenômenos químicos de forma imersiva e segura. Por outro lado, a Realidade Aumentada (RA) enriquece o aprendizado ao adicionar camadas de informações virtuais sobre o mundo real, facilitando a visualização de estruturas e reações químicas. Este trabalho investiga a incorporação dessas tecnologias no Show de Química da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas, examinando como elas contribuem para uma compreensão mais profunda da química. A pesquisa utiliza observações diretas, análise documental e triangulação de dados e analise a qualitativa e quantitativa para oferecer uma visão detalhada dos benefícios e limitações da integração de RV e RA no ensino de química.
-
Mostrar Abstract
-
The incorporation of Digital Technologies (DT) are transforming teaching, offering new ways to engage students and improve understanding of the concepts covered. With the advancement of educational games and the increasing accessibility of technology platforms, these innovations are becoming increasingly integrated into pedagogical practices. In chemistry, Virtual Reality (VR) allows the creation of three-dimensional environments where students can explore and experience chemical phenomena in an immersive and safe way. On the other hand, Augmented Reality (AR) enriches learning by adding layers of virtual information on top of the real world, making it easier to visualize chemical structures and reactions. This work investigates the incorporation of these technologies into the Chemistry Show at Usina Ciência at the Federal University of Alagoas, examining how they contribute to a deeper understanding of chemistry. The research uses direct observations, document analysis, and data triangulation and qualitative and quantitative analysis to provide an in-depth look at the benefits and limitations of integrating VR and AR into chemistry education.
|
|
2
|
-
MONYQUE DA SILVA ALVES
-
A incorporação da Nanotecnologia e da Nanociência ao ensino de Química com o método cooperativo Jigsaw
-
Orientador : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
FRANCYELLE MOURA DE OLIVEIRA BERNARDO
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
Data: 30/04/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Atividades cooperativas têm se mostrado como promotoras do processo de ensino-aprendizagem. Estas atividades proporcionam o processo de aquisição de conhecimentos por meio da interação entre os estudantes, os quais compartilham suas ideias, desenvolvendo habilidades cognitivas e interpessoais, cooperando para atingir objetivos que se tornam comuns. Dentre os tipos de abordagens de metodologias cooperativas, o Método Jigsaw se caracteriza por ser um conjunto de procedimentos que visam à melhoria no processo cognitivo. Tal método foi aplicado para promover a discussão e aprendizagem acerca da nanociência e nanotecnologia. Realizou-se uma coleta e análise de dados em uma escola particular com alunos da 2ª série do ensino médio e, a partir dos resultados obtidos, foi possível verificar a eficácia do método utilizado durante e após a aplicação da abordagem, para que, com isso, uma nova perspectiva fosse notada na promoção da aprendizagem, pois, ao colocar a metodologia ativa em prática, competências são desenvolvidas e estimuladas, tais como: comunicação, liderança, confiança, responsabilidade e resolução de conflitos, resultando na progressão da aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
Cooperative activities have been shown to promote the teaching-learning process. These activities provide the process of acquiring knowledge through interaction between students, who share their ideas, developing cognitive and interpersonal skills, cooperating to achieve objectives that become common. Among the types of cooperative methodologies approaches, the Jigsaw Method is characterized by being a set of procedures that aim to improve the cognitive process. This method was applied to promote discussion and learning about nanoscience and nanotechnology. Data collection and analysis was carried out to verify the effectiveness of the method used during and after the application of the approach so that, as a result, a new perspective is noticed in promoting learning, as, when putting the active methodology into practice, skills are developed and stimulated, such as: communication, leadership, trust, responsibility, conflict resolution resulting in the progression of learning.
|
|
3
|
-
JEOVANI FERREIRA SANTOS
-
A BNCC e o Ensino de Química no Ensino Médio: Concepções, limites e proposição de uma sequência didática baseada na metodologia dos centros de interesse.
-
Orientador : LAURA CRISTIANE DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LAURA CRISTIANE DE SOUZA
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
THAISSA LUCIO SILVA
-
Data: 06/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação analisa os impactos da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei n.o 13.415/2017 nas práticas de ensino e de avaliação de competências de professores de Química da rede estadual de Alagoas, bem como concebe e valida um produto educacional alinhado a essas diretrizes. Trata-se de um estudo de caso qualitativo-aplicado que envolveu: (i) questionário misto on-line aplicado a 50 docentes; (ii) análise de materiais didáticos oficiais; (iii) registros de observação do pesquisador; e (iv) elaboração e validação, pelo processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR), de uma sequência didática (SD) estruturada pela metodologia dos Centros de Interesse, cujo tema gerador é “Tecnologias aplicadas no combate ao Aedes aegypti”. Os resultados revelam que, embora 70 % dos professores declarem considerar as competências da BNCC no planejamento, essa integração ocorre de forma fragmentada; a avaliação continua majoritariamente baseada em provas tradicionais, sem articulação sistêmica com os domínios conceitual, procedimental e atitudinal. Dificuldades estruturais (carga horária reduzida, turmas numerosas) e carências formativas comprometem a materialização da avaliação formativa por competências. A SD proposta foi submetida à validação por sete pares docentes e um coordenador pedagógico, obtendo elevado grau de concordância quanto à clareza dos objetivos, pertinência do problema gerador e coerência metodológica; o principal ajuste indicado recaiu sobre o tempo de aplicação (de 10 para 11 aulas). Conclui-se que a aproximação entre prescrição curricular e prática docente exige formações continuadas focadas em planejamento por competências e em instrumentos avaliativos formativos, como rubricas. A SD validada desponta como alternativa pedagógica inovadora, passível de ser replicada e adaptada a outros contextos escolares, reforçando o potencial da metodologia dos Centros de Interesse para promover aprendizagens significativas no Ensino Médio.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation analyzes the impacts of the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC) and Law No. 13,415/2017 on the teaching and competency assessment practices of Chemistry teachers in the state school system of Alagoas, as well as designs and validates an educational product aligned with these guidelines. This is a qualitative-applied case study that involved: (i) an online mixed questionnaire administered to 50 teachers; (ii) analysis of official teaching materials; (iii) observation records by the researcher; and (iv) elaboration and validation, through the process of Elaboration, Application and Reelaboration (EAR), of a didactic sequence (DS) structured by the methodology of the Centers of Interest, whose generating theme is “Technologies applied in the fight against Aedes aegypti”. The results reveal that, although 70% of teachers state that they consider the BNCC competencies in their planning, this integration occurs in a fragmented manner; the assessment continues to be mostly based on traditional tests, without systemic articulation with the conceptual, procedural and attitudinal domains. Structural difficulties (reduced workload, large classes) and training deficiencies compromise the materialization of formative assessment by competencies. The proposed SD was submitted for validation by seven teaching peers and a pedagogical coordinator, obtaining a high degree of agreement regarding the clarity of the objectives, relevance of the generating problem and methodological coherence; the main adjustment indicated was in the application time (from 10 to 11 classes). It is concluded that the approximation between curricular prescription and teaching practice requires ongoing training focused on planning by competencies and formative assessment instruments, such as rubrics. The validated SD emerges as an innovative pedagogical alternative, capable of being replicated and adapted to other school contexts, reinforcing the potential of the Interest Centers methodology to promote significant learning in Secondary Education.
|
|
4
|
-
MARIANE ROCHA COSTA
-
Ensino de Química Orgânica por meio da fermentação da kombucha: articulações entre aprendizagem baseada em projetos e letramento científico
-
Orientador : LAURA CRISTIANE DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIMAS JOSE DA PAZ LIMA
-
FABIANO PEREIRA DO AMARAL
-
LAURA CRISTIANE DE SOUZA
-
Data: 12/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem como objetivo analisar o uso da produção da kombucha como estratégia pedagógica para o ensino de Química Orgânica, articulando conceitos científicos ao cotidiano dos estudantes por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, foi desenvolvida com uma turma da 3a série do ensino médio em uma escola da rede privada na cidade de Maceió (AL). A proposta didática incluiu atividades de leitura, experimentação, elaboração de portfólios, aplicação de questionários e apresentações orais. A sequência foi organizada em etapas: definição do problema, planejamento, investigação, análise e socialização. A análise dos dados revelou que os alunos desenvolveram competências relacionadas à compreensão de conceitos de Química Orgânica, como funções orgânicas e processos fermentativos, bem como habilidades investigativas, argumentação científica e pensamento crítico. A utilização da kombucha demonstrou potencial para integrar conteúdos escolares com contextos sociais significativos, promovendo uma aprendizagem reflexiva, contextualizada e voltada à formação cidadã.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to analyze the use of kombucha production as a pedagogical strategy for teaching Organic Chemistry, connecting scientific concepts to students’ daily lives through the methodology of Project-Based Learning. The qualitative and applied research was conducted with a third-year high school class from a private school in Maceió, Brazil. The didactic sequence included reading activities, experimentation, portfolio development, questionnaires and oral presentations. The process was organized into five stages: problem definition, planning, investigation, analysis and presentation. Data analysis showed that students developed competencies related to the understanding of Organic Chemistry concepts, such as functional groups and fermentation processes, as well as investigative skills, scientific reasoning and critical thinking. The use of kombucha proved effective in integrating school content with meaningful social contexts, promoting a reflective, contextualized and citizenship-oriented learning experience.
|
|
5
|
-
GLAUCO SOARES VENTURA
-
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTSA PARA O ENSINO DE ENERGIAS LIMPAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL
-
Orientador : LAURA CRISTIANE DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADELMO FERNANDES DE ARAUJO
-
FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
LAURA CRISTIANE DE SOUZA
-
Data: 16/05/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento, a aplicação e a análise de uma sequência didática fundamentada no enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), centrada no tema das energias limpas. A proposta foi implementada no componente curricular "Energia Limpa", ofertado como disciplina eletiva a estudantes do ensino médio em uma escola pública da rede estadual de Alagoas. A sequência didática foi elaborada com o objetivo de fornecer um guia estruturado para os(as) docentes, favorecendo a compreensão crítica dos princípios químicos e tecnológicos envolvidos nas fontes de energia renovável, bem como de seus impactos socioambientais. A partir de metodologias ativas e contextualizadas, os estudantes foram incentivados a explorar tecnologias limpas, articulando os conteúdos científicos à realidade local e aos desafios ambientais contemporâneos. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com uso de instrumentos diversificados de avaliação, como jogos didáticos, debates, portfólios e questionários diagnósticos, para verificar a efetividade da proposta no desenvolvimento de competências científicas, ambientais e cidadãs. Os resultados evidenciam avanços conceituais, atitudinais e comunicativos por parte dos discentes, apesar de algumas limitações operacionais. Conclui-se que a utilização da sequência didática contribuiu significativamente para a integração dos temas ambientais ao ensino de Química, destacando o potencial do enfoque CTSA na promoção de uma educação científica mais crítica, contextualizada e socialmente comprometida.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation presents the development, implementation, and analysis of a didactic sequence grounded in the Science, Technology, Society, and Environment (STSE) approach, focused on the theme of clean energy. The proposal was applied in the elective course "Clean Energy", offered to high school students in a public full-time secondary school in the state of Alagoas, Brazil. The sequence was designed to serve as a structured guide for teachers, fostering a critical understanding of the chemical and technological principles involved in renewable energy sources, as well as their socio-environmental impacts. Based on active and contextualized methodologies, students were encouraged to explore clean technologies, connecting scientific knowledge with their local realities and contemporary environmental challenges. The research followed a qualitative, action-research methodology and employed diverse assessment instruments—such as educational games, debates, portfolios, and diagnostic questionnaires—to evaluate the effectiveness of the sequence in promoting scientific, environmental, and civic competencies. Despite some operational limitations, the results indicate significant cognitive, attitudinal, and communicative advancements among students. The study concludes that the didactic sequence significantly contributes to integrating environmental issues into Chemistry teaching, highlighting the potential of the STSE approach to enrich science education and foster more critical, contextualized, and socially engaged learners.
|
|
6
|
-
JAMES ALEX DA SILVA
-
DA ESCOLA A VIDA COTIDIANA: O ENSINO DE QUÌMICA VERDE NA FORMAÇÃO DE CONSUMIDORES MAIS CONSCIENTES.
-
Orientador : SONIA SALGUEIRO MACHADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SONIA SALGUEIRO MACHADO
-
ELIEMERSON DE SOUZA SALES
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JUNIOR
-
Data: 03/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A busca por estratégias pedagógicas que aliadas ao ensino tradicional funcionem como ferramentas assertivas a uma educação ambiental de caráter mais sólido, que venham diretamente assim sensibilizar estudantes a uma maior conscientização no enfrentamento dos problemas ambientais contemporâneos e formação de consumidores mais conscientes. O Ensino de Química Verde tem o potencial de ajudar alunos a melhor compreenderem a importância das ciências e suas áreas afins na construção de um futuro que melhor viabilize a biodiversidade do planeta. Esta pesquisa tem como objetivo entender as contribuições de uma sequência didática aplicada com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública relacionando conteúdos de tabela periódica com conhecimentos de Química Verde objetivando assim entender como esses conhecimentos podem influenciar a formação de cidadãos mais ecológicos. A metodologia adotada nesta pesquisa foi de caráter exploratório; utilizando para isso a instrução por pares (Peer Instruction) como metodologia ativa, em que problematizações presentes no cotidiano dos alunos foram inseridas no formato de atividades que, desenvolvidas em cinco momentos, permitiram aos alunos melhor analisar e entender o contexto estrutural da tabela periódica, danos causados ao meio ambiente e pessoas por múltiplas vias de contaminação, composição química de materiais de uso cotidiano dos estudantes, apresentação dos resultados de seus trabalhos e sensibilização escolar para os problemas ambientais e seus desafios por meio de uma exposição com apresentação de painéis . A metodologia nesta pesquisa utilizada inseriu no contexto dos discentes a oportunidade de aos pares melhor articular conhecimentos empíricos a teorias científicas, construindo assim uma linha de aprendizagem para eles, com mais significado e próximas a suas realidades. Importante destacar que mesmo diante de excelentes resultados posteriormente apresentados e discutidos, existem desafios a serem enfrentados na tarefa docente, ainda que apresentando caráter inovador, o trabalho com metodologias ativas nesta pesquisa funcionou como uma ferramenta de caráter auxiliar ao ensino tradicional, enriquecendo em muito a prática docente direcionada a química. Diante do exposto o Ensino de Química Verde conseguiu em uma perspectiva colaborativa, despertar nos estudantes aspectos como, observação, criticidade, resolução de problemas e uma maior atenção em sua maneira de consumir, buscando assim, a formação de um indivíduo ecologicamente mais comprometido com o progresso contemporâneo dos recursos naturais ainda disponíveis.
-
Mostrar Abstract
-
The search is on for pedagogic strategies that, together with traditional teaching, can act as more assertive tools for a solid environmental education, which can directly stimulate students increase their conscience of contemporary environmental problems contributing to form more conscious consumers. Teaching green chemistry has the potential to help students better understand the importance of the sciences and their related areas in building a future that better enables the planet's biodiversity. This research aims to understand the contributions of a didactic sequence applied to first-year high school students in a public school, relating periodic table content with green chemistry knowledge, to understand how this knowledge can influence the formation of greener citizens. The methodology adopted in this research was exploratory in nature, using Peer Instruction as an active methodology, in which problematizations present in the students' daily lives were included on the format of activities that, developed in five moments, allowed the students to better analyze and understand the structural context of the periodic table, damage caused to the environment and people by multiple routes of contamination, the chemical composition of materials used daily by the students, communication presentation of the results of their work and rise the school awareness about environmental problems and their challenges through a poster presentation. The methodology used in this research gave the students the opportunity to better articulate empirical knowledge with scientific theories, thus building a line of learning for them that is more meaningful and closer to their realities. It is important to point out that even in the face of the excellent results presented and discussed later, there are challenges to be faced in the teaching task. Although innovative in nature, working with active methodologies in this research worked as an auxiliary tool to traditional teaching contributing greatly enriching teaching practice in chemistry. In view of the above, the teaching of green chemistry has succeeded, from a collaborative perspective, to awakening on the students some qualities aspects as observation, criticality, problem-solving and greater attention to their way of consuming, thus seeking to form an individual who is ecologically more committed to the contemporary progress of the natural resources still available.
|
|
7
|
-
JAILTON ALVES CARDOSO
-
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM A TEMÁTICA BEBIDAS ALCOÓLICAS NAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
RAFAEL MARTINS MENDES
-
FABIO LUIZ DE SOUZA
-
MARIA EUNICE RIBEIRO MARCONDES
-
Data: 04/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho investigou os impactos de uma sequência de ensino com abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) sobre as concepções prévias de estudantes do Ensino Médio acerca do tema bebidas alcoólicas. A pesquisa busca compreender se a intervenção pedagógica promove mudanças nas visões dos estudantes, estimulando a reflexão crítica sobre o assunto. O objetivo foi identificar os possíveis impactos da abordagem CTSA nas ideias prévias dos estudantes sobre bebidas alcoólicas, analisando as ressignificações de visões e as manifestações de habilidades cognitivas decorrentes da aplicação de uma Sequência de Ensino (SE). A pesquisa foi realizada com cinco turmas do Ensino Médio. A SE, intitulada “O Custo de Uma Dose”, foi elaborada com base nas ideias prévias dos estudantes, levantadas por meio de um formulário Google, e nos elementos pedagógicos organizacionais, como seleção do tema, definição da questão-problema e a seleção de habilidades de pensamentos necessárias à sua resolução e das questões presentes nas aulas, elaboração de diagramas de conteúdo como a espinha CTSA e o quadrado de conteúdos CTSA, além do esquema metodológico de Aikenhead para o ensino CTS. A SE foi organizada considerando os três Momentos Pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, seguindo o modelo de unidade didática contextualizada. Antes da aplicação, a SE foi avaliada por professores da área de Ciências da Natureza para ajustes e aprimoramentos. As respostas dos estudantes à Situação-Problema foram analisadas e classificadas conforme as habilidades cognitivas mobilizadas, divididas entre LOCS (Habilidades Cognitivas de Baixa Ordem) e HOCS (Habilidades Cognitivas de Alta Ordem), nos níveis N1 a N5. Os educandos também responderam um questionário reflexivo-avaliativo com o objetivo de identificar suas visões após a aplicação da SE, os resultados revelaram que, para alguns estudantes, houve fortalecimento das visões pré-existentes, sem alteração significativa após as aulas. Outros, mesmo mantendo suas visões, ampliaram sua compreensão do tema, passando a considerar aspectos antes ignorados, como impactos ambientais, benefícios e malefícios do consumo e produção de bebidas alcoólicas. Além disso, parte dos estudantes apresentou ressignificação de suas visões, adotando uma postura mais crítica em relação à temática. Nas análises, também se considerou os conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente manifestados pelos educandos na resolução da SP e as perspectivas de contextualização alcançadas pelos grupos de estudantes. A abordagem CTSA, por meio da SE “O Custo de Uma Dose”, demonstrou potencial para promover reflexão e ampliar a compreensão crítica dos estudantes sobre o tema bebidas alcoólicas. Apesar de nem todos os estudantes terem alterado suas visões iniciais, a maioria apresentou algum nível de amadurecimento e reflexão, indicando que a proposta contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a formação cidadã.
-
Mostrar Abstract
-
This study investigated the impacts of a Teaching Sequence with the STSE (Science, Technology, Society and Environment) approach on high school students' prior conceptions about the topic of alcoholic beverages. The research seeks to understand whether the pedagogical intervention promotes changes in students' views, stimulating critical reflection on the subject. The objective was to identify the possible impacts of the STSE approach on students' prior ideas about alcoholic beverages, analyzing the resignifications of views and the manifestations of cognitive skills resulting from the application of a Teaching Sequence (TS). The research was conducted with five high school classes. The TS, entitled “The Cost of a Dose”, was developed based on the students’ previous ideas, raised through a Google form, and on organizational pedagogical elements, such as topic selection, definition of the problem question (PQ) and the selection of thinking skills necessary for its resolution and the questions present in the classes, development of content diagrams such as the STS spine and the STSE content square and Aikenhead’s methodological scheme for STS teaching. The TS was organized considering the three Pedagogical Moments: Initial Problematization, Knowledge Organization and Knowledge Application, following the contextualized didactic unit model. Before application, the SE was evaluated by teachers from the area of Natural Sciences for adjustments and improvements. The students’ responses to the Problem Situation were analyzed and classified according to the cognitive skills mobilized, divided into LOCS (Low-Order Cognitive Skills) and HOCS (High-Order Cognitive Skills), at levels N1 to N5. The students also answered a reflective-evaluative questionnaire with the aim of identifying their views after the application of the SE. The results revealed that, for some students, there was a strengthening of their pre-existing views, without significant changes after the classes. Others, while maintaining their views, expanded their understanding of the topic, starting to consider aspects that were previously ignored, such as environmental impacts, benefits and harms of the consumption and production of alcoholic beverages. In addition, some of the students presented a reinterpretation of their views, adopting a more critical stance in relation to the topic. The analyses also considered the knowledge of Science, Technology, Society and Environment expressed by the students in the resolution of the PQ and the perspectives of contextualization achieved by the student groups. The STSE approach, through the SE “The Cost of a Dose”, demonstrated the potential to promote reflection and expand the critical understanding of students on the topic of alcoholic beverages. Although not all students changed their initial views, the majority showed some level of maturity and reflection, indicating that the proposal contributed to the development of critical thinking and citizenship formation.
|
|
8
|
-
ANTONIO MARCOS DA SILVA OLIVEIRA
-
PROPOSTA METODOLÓGICA DE VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE CROMATOGRAFIA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : ELIEMERSON DE SOUZA SALES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JAQUELINE DANTAS SABINO DE LIMA
-
EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL
-
ELIEMERSON DE SOUZA SALES
-
FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
RAFAEL MARTINS MENDES
-
Data: 28/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O trabalho de dissertação teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática sobre cromatografia para aprendizagem de procedimentos e conceitos químicos no Ensino Médio, com a utilização de materiais alternativos, acessíveis e de baixo custo. Nesse sentido, foi proposta a estruturação de uma sequência didática sobre cromatografia em camada delgada, com base em um instrumento de validação de sequências didáticas que leva em consideração a abordagem sociocultural e é estruturado através de análises sistematizadas e avaliações sucessivas de cada etapa. Os participantes da pesquisa foram o professor/pesquisador, 46 estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Arapiraca, localizada no estado de Alagoas. Também participaram 3 professores que atuam no Ensino Superior, especificamente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, 4 professores que atuam na Educação Básica, especificamente discentes do PROFQUI/UFAL e 2 professores coordenadores, um que atua na escola campo e um que atua na rede privada de ensino. Na metodologia, a pesquisa adotou os pressupostos da abordagem qualitativa guiando-se pelo método descritivo e interpretativo. Como aportes teórico-metodológicos para a estruturação e validação da sequência didática, recorreu-se aos pressupostos que dão suporte ao processo de validação EAR (Guimarães e Giordan, 2012), ao ciclo de vida profissional do professor pelas Concepções teóricas de Huberman (2000), e para a análise das interações discursivas que surgem no desenvolvimento da sequência didática em sala de aula, recorreu-se a ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2002). Os resultados apontaram que a elaboração e validação de sequências didáticas pelo processo EAR na estruturação de atividades experimentais investigativas de cromatografia, possibilitou ao professor/pesquisador a refletir sobre suas práticas docentes, além de obter evidências de que as atividades propostas favoreceram o engajamento e apropriação conceitual dos estudantes acerca do tema proposto. Dessa forma, a aprendizagem promovida pela aplicação da sequência didática promove a construção e significação dos conceitos cromatográficos propostos, aproximando os estudantes a articularem ideias do ponto de vista científico, além de trazer uma reflexão ao professor que favorece todo contexto do ensino-aprendizagem em Química.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aimed to analyze the contributions of a chromatography teaching sequence to the learning of chemical procedures and concepts in high school, using alternative, accessible, and low-cost materials. In this sense, the proposed structure of a teaching sequence on thin-layer chromatography was based on a sequence validation instrument that takes into account the sociocultural approach and is structured through systematic analyses and successive evaluations of each stage. The research participants were the teacher/researcher and 46 second-year high school students from a public school in Arapiraca, Alagoas state. Also participating were three higher education teachers, specifically from the National Network Professional Master's Program in Chemistry – PROFQUI, four basic education teachers, specifically students from PROFQUI/UFAL, and two coordinating teachers: one from the countryside school and one from a private school. In the methodology, the research adopted the assumptions of the qualitative approach, guided by the descriptive and interpretative method. As theoretical and methodological contributions for the structuring and validation of the didactic sequence, we used the assumptions that support the EAR validation process (Guimarães and Giordan, 2012), the teacher's professional life cycle according to Huberman's Theoretical Conceptions (2000), and for the analysis of the discursive interactions that arise in the development of the didactic sequence in the classroom, we used the analytical tool proposed by Mortimer and Scott (2002). The results indicated that the development and validation of teaching sequences through the EAR process in structuring experimental investigative chromatography activities enabled the professor/researcher to reflect on their teaching practices and obtained evidence that the proposed activities fostered student engagement and conceptual appropriation of the proposed topic. Thus, the learning promoted by the application of the teaching sequence fosters the construction and meaning of the proposed chromatographic concepts, encouraging students to articulate ideas from a scientific perspective, in addition to fostering reflection for the professor, which benefits the entire context of teaching and learning in Chemistry.
|
|
9
|
-
MICHELLE BARBOSA DE CARVALHO
-
Planejando o aprender: planos de aula fundamentados na neuroeducação para auxiliar a aprendizagem de Química no Ensino Médio
-
Orientador : ANDRE GUSTAVO RIBEIRO MENDONCA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE GUSTAVO RIBEIRO MENDONCA
-
ANDREA PIRES FERNANDES
-
WANDER GUSTAVO BOTERO
-
Data: 29/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A Química no Ensino Médio é considerada por muitos estudantes como monótona e complexa e diante disso estes apresentam dificuldades quanto à aprendizagem de conteúdos relacionados à disciplina, afirmam muitas vezes que não conseguem entendê-la e nem perceber sua utilidade. É fundamental perceber a aprendizagem como um processo cognitivo construído a partir do treino, observação, da experiência, partindo da inserção de metodologias ativas. Assim, o planejamento de aula é essencial para o sucesso no processo de ensino aprendizagem, pois direciona o/a professor/a a realizar suas atividades, refletir a importância dos conteúdos e organizar a aula pensando no protagonismo, interesse e conhecimento dos estudantes. Planejar aulas que tenham como foco o desenvolvimento cognitivo e melhoramento do funcionamento cerebral utilizando a neuroeducação como aliada, contribui para que a aprendizagem de Química seja mais efetiva. A pesquisa foi dividida em etapas que englobam revisão da literatura, desenvolvimento dos planos de aulas com atividades dinâmicas e personalizadas para estruturação de um livreto, a entrega do produto educacional e a dissertação que discute sobre a importância da relação entre neurociência, educação, planejamento e metodologia ativa. Dessa forma, o objetivo do trabalho é criar um material de apoio para os professores da educação básica: um livreto com planos de aulas que considerem um melhor desenvolvimento discente e que enriqueça o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química.
-
Mostrar Abstract
-
Chemistry in high school is considered by many students to be monotonous and complex, and as a result, they struggle to learn related content, often stating that they cannot understand it or see its usefulness. It is essential to understand learning as a cognitive process built from practice, observation, and experience, and based on the implementation of active methodologies. Therefore, lesson planning is essential for successful teaching and learning, as it guides teachers in carrying out their activities, reflecting on the importance of the content, and organizing the class with students' protagonism, interest, and knowledge in mind.Planning lessons that focus on cognitive development and improving brain function, using neuroeducation as a tool, contributes to more effective chemistry learning. The research was divided into stages that included a literature review, development of lesson plans with dynamic and personalized activities to structure a booklet, delivery of the educational product, and a dissertation that discusses the importance of the relationship between neuroscience, education, planning, and active methodology. Thus, the objective of the work is to create support material for elementary school teachers: a booklet with lesson plans that consider improved student development and enrich the teaching-learning process in chemistry.
|
|
10
|
-
ARNOLD DE ALMEIDA FELIX
-
Minecraft Education na formação de professores de química da educação básica
-
Orientador : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL
-
FRANCYELLE MOURA DE OLIVEIRA BERNARDO
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
-
Data: 30/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho investiga a incorporação do Minecraft Education como recurso didático na formação continuada de professores de Química da educação básica, com foco na promoção do letramento digital docente. A pesquisa parte do diagnóstico de que muitas escolas públicas brasileiras ainda enfrentam dificuldades para realizar atividades experimentais no ensino de Química, seja pela falta de laboratórios ou pela ausência de infraestrutura adequada. Diante desse cenário, o uso de tecnologias digitais — em especial jogos digitais com potencial pedagógico — configura-se como uma alternativa promissora para enriquecer as práticas pedagógicas e engajar os estudantes de forma significativa. Além da limitação estrutural, observa-se que muitos professores carecem de formação específica para o uso pedagógico de ferramentas digitais, o que exige ações formativas que vão além da simples familiarização técnica. Nessa perspectiva, o conceito de letramento digital, conforme proposto por autores como Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), é central, pois envolve não apenas habilidades operacionais, mas também competências críticas e reflexivas para a atuação no contexto da cultura digital. A formação docente proposta nesta pesquisa buscou, portanto, integrar a apropriação pedagógica do Minecraft Education à reflexão sobre o papel das tecnologias na educação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa-ação. Participaram da investigação professores de Química da educação básica, que foram convidados a participar de uma formação baseada em um manual instrucional,
produzido como produto educacional da dissertação. Esse manual foi estruturado em módulos temáticos, articulando fundamentos teóricos, propostas de uso pedagógico do jogo e orientações técnicas. Durante a formação, os professores exploraram o jogo, analisaram suas potencialidades e discutiram estratégias para integrá-lo ao ensino de Química. Os dados coletados por meio de questionários e observações foram analisados à luz dos referenciais teóricos adotados, revelando que a proposta contribuiu para ampliar o repertório didático dos professores, fortalecer o letramento digital e promover uma visão mais crítica e criativa sobre o uso de tecnologias educacionais. Os participantes destacaram o potencial do Minecraft Education para simular fenômenos químicos, estimular a aprendizagem ativa e favorecer a contextualização de conteúdos. Conclui-se que o uso de jogos digitais como o Minecraft Education, aliado a processos formativos bem estruturados, pode representar um caminho eficaz para qualificar o ensino de Química e aproximá-lo das vivências e interesses dos estudantes. O manual instrucional desenvolvido se mostrou aplicável, acessível e útil para apoiar professores em suas práticas pedagógicas, evidenciando sua relevância como ferramenta de formação docente e promoção do letramento digital.
-
Mostrar Abstract
-
This study investigates the incorporation of Minecraft Education as a didactic resource in the continuing education of Chemistry teachers in basic education, with a focus on promoting teachers' digital literacy. The research begins with the diagnosis that many Brazilian public schools still face difficulties in conducting experimental activities in Chemistry classes, either due to the lack of laboratories or the absence of adequate infrastructure. In this context, the use of digital technologies — especially digital games with pedagogical potential — emerges as a promising alternative to enrich teaching practices and engage students in meaningful ways. In addition to structural limitations, many teachers lack specific training for the pedagogical use of digital tools, which demands formative actions that go beyond mere technical training. In this regard, the concept of digital literacy, as proposed by authors such as Dudeney, Hockly, and Pegrum (2016), becomes central. Digital literacy involves not only operational skills, but also critical and reflective competencies for acting within the digital culture. Thus, the teacher training proposed in this research sought to integrate the pedagogical appropriation of Minecraft Education with reflection on the role of technologies in education. The adopted methodology was qualitative, inspired by action research. Participants included Chemistry teachers from basic education, who were invited to take part in a training program based on an instructional manual developed as the educational product of this dissertation. This manual was structured in thematic modules, combining theoretical foundations, pedagogical applications of the game, and technical guidelines. During the training process, the teachers explored the game, analyzed its potential, and discussed strategies for integrating it into Chemistry teaching. Data collected through questionnaires and participant observation were analyzed in light of the theoretical
framework adopted. The results showed that the proposal helped to broaden teachers’ didactic repertoire, strengthen their digital literacy, and promote a more critical and creative perspective on educational technologies. The participants highlighted the potential of Minecraft Education to simulate chemical phenomena, encourage active learning, and contextualize scientific content. It is concluded that the use of digital games such as Minecraft Education, combined with well- structured training processes, can represent an effective path to enhance Chemistry teaching and bring it closer to students' experiences and interests. The instructional manual developed proved to be applicable, accessible, and useful to support teachers in their pedagogical practices, evidencing its relevance as a tool for teacher education and the promotion of digital literacy.
|
|
11
|
-
NEIKLYSON ANTÔNIO DA SILVA LEITE
-
UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO "DOMINÓ DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS" COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : RAFAEL MARTINS MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RAFAEL MARTINS MENDES
-
ELIEMERSON DE SOUZA SALES
-
FÁBIO AUGUSTO DO AMARAL
-
Data: 31/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O Ensino de Química na Educação Básica enfrenta vários desafios relacionados ao trato dos conteúdos, carências de recursos e com a própria desmotivação dos alunos. A proposição de estratégias de ensino, tais como a criação de jogos didáticos, é considerada uma iniciativa inovadora para a área. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo principal a investigação do jogo didático “Dominó das Funções Orgânicas” como uma estratégia de ensino e aprendizagem de Química na Educação Básica. Assim sendo, optou-se por uma abordagem de investigação qualitativa, pois essa proposta visa entender fenômenos complexos no contexto da Educação, e no nosso caso em particular, as interações existentes na construção e aplicação de um jogo didático para a Identificação das Funções Orgânicas. A coleta de dados foi realizada com o intuito de obter informações mediante a complexidade do ambiente pesquisado no qual foi aplicado um questionário tanto para estudantes quanto para os docentes, estruturados utilizando o recurso Google Formulários. Os questionários foram aplicados após o uso do jogo didático nas atividades em sala de aula (para os estudantes) e mediante aplicação do jogo pelos docentes avaliadores e sua posterior apreciação. A análise dos resultados foi conduzida por tratamento estatístico dos gráficos estruturados e, para questões discursivas dos questionários optou-se pela criação de categorias emergentes, via Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que a utilização do jogo “Domino das Funções Orgânicas” contribuiu significativamente para o aumento do interesse dos alunos, favoreceu o aprendizado na identificação das Funções Orgânicas Oxigenadas, além de promover uma maior participação na troca de conhecimento entre os estudantes. Apesar dos benefícios observados, o estudo também identificou desafios na adaptação dos cronogramas escolares e na equidade de acesso às plataformas digitais. Portanto, reforça-se a importância de uma abordagem estratégica na implementação de jogos didáticos, incluindo suporte adequado para professores e melhorias tecnológicas. Este trabalho, com a organização de um Produto Educacional em formato de jogo digital, visou contribuir para a literatura educacional ao demonstrar que os jogos podem desempenhar um papel relevante no Ensino de Química.
-
Mostrar Abstract
-
Chemistry teaching in basic education faces several challenges related to content management, lack of resources and students' lack of motivation. The proposal of teaching strategies, such as the creation of educational games, is considered an innovative initiative for the area. In this perspective, the main objective of this work is to investigate the educational game “Dominoes of Organic Functions” as a strategy for teaching and learning Chemistry in basic education. Therefore, a qualitative research approach was chosen, since this proposal aims to understand complex phenomena in the context of education, and in our case in particular, the interactions existing in the construction and application of an educational game for the identification of organic functions. Data collection was carried out with the aim of obtaining information based on the complexity of the researched environment in which a questionnaire was applied to both students and teachers, structured using the Google Forms resource. The questionnaires were applied after the use of the educational game in classroom activities (for students) and after the application of the game by the evaluating teachers and its subsequent assessment. The analysis of the results was conducted by statistical treatment of the structured graphs and, for the discursive questions of the questionnaires, it was decided to create emerging categories, via Discursive Textual Analysis. The results indicated that the use of the game “Domino of Organic Functions” contributed significantly to increasing students' interest, favored learning in the identification of Oxygenated Organic Functions, in addition to promoting greater participation in the exchange of knowledge among students. Despite the benefits observed, the study also identified challenges in adapting school schedules and in equitable access to digital platforms. Therefore, the importance of a strategic approach in the implementation of educational games is reinforced, including adequate support for teachers and technological improvements. This work, with the organization of an Educational Product in the format of a digital game, aimed to contribute to the educational literature by demonstrating that games can play a relevant role in the Teaching of Chemistry.
|
|