Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAL

2024
Dissertações
1
  • PAULO CESAR DE MELO
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PROMOÇÃO DA ROBÓTICA
    EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO
    PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA,
    UMA PROPOSTA STEAM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.

  • Orientador : MONICA ARAUJO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MONICA ARAUJO DA SILVA
  • MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
  • Data: 12/01/2024

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho apresenta como proposta o uso da robótica
    educacional como ferramenta pedagógica no processo de
    ensino e aprendizagem de química, numa abordagem steam
    para a educação básica. A pesquisa foi desenvolvida em três
    etapas. A primeira foi a realização de uma vasta busca em
    periódicos de 10 revistas qualis A e B na procura por artigos
    voltados para o uso da robótica aplicada ao ensino de química.
    Nessa busca foram avaliados 5567 artigos, dos quais apenas
    dois estavam dentro desse limiar. A segunda etapa foi a
    elaboração de uma sequência didática com posterior aplicação
    da mesma numa turma do 2º ano do Ensino Médio na escola
    Estadual localizada em Boca da Mata, interior de Alagoas. A 

    sequência é composta de sete momentos, são eles: 1 - divisão
    dos grupos e escolha dos projetos a serem desenvolvidos. 2 -
    anamnese e aula sobre a plataforma Canva. 3 - montagem dos
    kit's para construção dos projetos e acompanhamento dos
    slides, 4 - início da construção dos protótipos e
    acompanhamento da construção dos slides, 5 - Finalização dos
    protótipos com posterior programação e acompanhamento dos slides.
    6 - culminância dos trabalhos e apresentação final, 7 - avaliação
    no google forms. A terceira e última etapa foi a aplicação da
    sequência e os resultados obtidos foram bastante satisfatórios.
    Com o uso da metodologia foi possível observar um aumento
    significativo de acertos quando comparados os dois
    questionários feitos no google forms, como a exemplo da 3°
    questão que trata da explicação Química do fenômeno do efeito
    estufa que no primeiro momento apenas 41,7% dos alunos
    optaram pela alternativa correta, e após a aplicação da
    sequência didática o percentual passou a ser 79,2%. O
    resultado apresentado corrobora com o construcionismo de
    Papert (1980), para o autor o uso da metodologia ativa unindo a
    robótica educacional a Química torna o processo de construção
    de conhecimento muito mais eficiente lhes dando significado
    quando construído envolvendo os discentes de forma ativa. No
    processo para a construção dos dois protótipos, seguidor de
    linha e seguidor de luz, e de um seminário desenvolvido e
    apresentado pelos discentes no app canva ao final dos
    trabalhos, foi observado que houve um maior engajamento dos
    discentes para o desenvolvimento dos assuntos trabalhados por
    cada projeto.


  • Mostrar Abstract
  • The present work proposes the use of educational robotics as a
    pedagogical tool in the process of teaching and learning
    chemistry, in a steam approach to basic education. The
    research was developed in three stages. The first was to carry
    out a vast search in periodicals from 10 A and B quality
    magazines in search of articles focused on the use of robotics
    applied to chemistry teaching. In this search, 5567 articles were
    evaluated, of which only two were within this threshold. The
    second stage was the elaboration of a didactic sequence with its
    subsequent application in a 2nd year high school class at the
    State school located in Boca da Mata, in the interior of Alagoas.
    The sequence is made up of seven moments, they are: 1 -
    division of groups and choice of projects to be developed. 2 -
    anamnesis and class on the Canva platform. 3 - assembly of kits
    for construction of projects and monitoring of slides, 4 -
    beginning of construction of prototypes and monitoring of
    construction of slides, 5 - Finalization of prototypes with
    subsequent programming and monitoring of slides. 6 -
    culmination of work and final presentation, 7 - evaluation on
    Google Forms. The third and final step was the application of
    the sequence and the results obtained were quite satisfactory.
    With the use of the methodology, it was possible to observe a
    significant increase in correct answers when comparing the two
    questionnaires made on Google Forms, such as the 3rd
    question which deals with the Chemical explanation of the
    greenhouse effect phenomenon, in which at first only 41.7% of
    the students chose the correct alternative, and after applying the
    didactic sequence the percentage became 79.2%. The result
    presented corroborates with Papert's (1980) constructionism, for
    the author the use of active methodology combining educational
    robotics with Chemistry makes the process of knowledge
    construction much more efficient, giving it meaning when
    constructed by actively involving students. In the process of
    building the two prototypes, line follower and light follower, and a
    seminar developed and presented by students on the Canva
    app at the end of the work, it was observed that there was
    greater student engagement in the development of the subjects
    worked on by each project.

    The methodology used is a didactic sequence divided into 7 classes organized in; 1st class - Division of groups and choice of projects to be worked on plus the theme of the seminars to be developed by the groups of students; 2nd class - Questionnaire application in google forms about the themes of each group, registration photo of the prototype construction manual and class on how to use the platform Canva; 3rd class - Assembling the kits for building the prototypes, and monitoring the construction of slides for presentation of seminars; 4th class Assembly of prototypes and follow-up of the slides for the seminars; 5th class - Programming and finalization class of the projects already with programming and follow-up of the slides for the seminars; 6th class - Culmination, presentation of prototypes and presentation of seminars; 7th class - Application evaluative questionnaire on google forms of the subjects worked on in the seminars. You subjects chosen for the seminars are for the Follower of Light; Green chemistry, semiconductors, renewable energy and sustainability. As for the line follower, we have; green chemistry, global warming and the chemistry involved. Finally, the teacher should develop a kit to application in public schools with manual and video lessons so that any teacher only with a kit and manual can this methodology be applied.

2
  • ELITANIA DA SILVA SOUZA
  • Água como tema gerador para o desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar entre os saberes Químico-Geográfico às margens do Rio São Francisco

  • Orientador : MONICA ARAUJO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MONICA ARAUJO DA SILVA
  • MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • THATIANE VERISSIMO DOS SANTOS MARTINS
  • Data: 28/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho apresenta a temática Água como proposta para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de forma interdisciplinar: Química e Geografia. Nesse contexto, o objetivo principal foi desenvolver uma sequência didática (SD) que auxiliem os professores a trabalhar a temática Água com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Bráulio Cavalcante, localizada na cidade de Pão de Açúcar/AL. A Sequência Didática (SD) desenvolvida é composta por três momentos: aula-passeio às margens do Rio São Francisco, Visita técnica a Companhia de Saneamento de Alagoas – Água do Sertão e Uso da Metodologia Rotação por Estações como forma de avaliação da aprendizagem, sendo cada momento com duração de 120 minutos. Os resultados obtidos com a execução do trabalho foram analisados de forma continuada, bem como por meio da aplicação de questionários. A utilização de um ambiente não-formal, como o rio, levando em consideração as experiências cotidianas dos alunos, bem como os seus conhecimentos prévios mostrou-se eficaz, uma vez que os alunos em todos os instantes estavam motivados, interessados e envolvidos nas atividades e na construção do conhecimento, demonstrando uma compreensão dos conteúdos no contexto do ciclo da água. Durante a visita foi observada uma interação entre professor/palestrante-aluno-conhecimento, na qual os estudantes demonstraram uma boa compreensão do que estava sendo explicado. Com isso, é possível afirmar que a forma de trabalhar o tema dentro de uma abordagem interdisciplinar foi desafiador e válido, pois conseguimos alcançar o objetivo de desenvolver competências e habilidades entre os estudantes, como por exemplo a capacidade de valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social e cultural, além de exercitar o pensamento científico, crítico e criativo. Assim, espera-se que o material de apoio pedagógico em forma de cartilha contendo as sequências didáticas possa contribuir para que outros professores de Química e Geografia, bem como de outras disciplinas possam fazer uso desse material como protótipo para o desenvolvimento das suas atividades.


  • Mostrar Abstract
  • This work presents the theme of Water as a proposal for developing the teachinglearning process in an interdisciplinary way: Chemistry and Geography. In this context, the main objective was to develop a didactic sequence (SD) that helps teachers work on the topic of Water with 1st year high school students at Escola Estadual Bráulio Cavalcante, located in the city of Pão de Açúcar/AL The Didactic Sequence (SD) developed is composed of three moments: class-tour on the banks of the São Francisco River, technical visit to the Alagoas Sanitation Company – Água do Sertão and use of the Station Rotation Methodology as a form of learning assessment, each moment lasting 120 minutes. The results obtained from carrying out the work were analyzed continuously, as well as through the application of questionnaires. The use of a non-formal environment, such as the river, taking into account the students' daily experiences, as well as their previous knowledge, proved to be effective, since students were motivated, interested and involved in the activities at all times and in the construction of knowledge, demonstrating an understanding of the content in the context of the water cycle. During the visit, an interaction between teacher/lecturer-student-knowledge was observed, in which the students demonstrated a good understanding of what was being explained. With this, it is possible to state that the way of working on the topic within an interdisciplinary approach was challenging and valid, as we managed to achieve the objective of developing skills and abilities among students, such as the ability to value and use knowledge about the physical, social and cultural world, in addition to exercising scientific, critical and creative thinking. Therefore, it is expected that the pedagogical support material in the form of a booklet containing the didactic sequences can help other Chemistry and Geography teachers, as well as other teachers, to use this material as a prototype for the development of their activities.

2023
Dissertações
1
  • ROBERTA CAVALCANTE DE ALENCAR
  • Sequência Didática no Ensino da Termoquímica com a

    abordagem temática Energia dos Alimentos

  • Orientador : FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO ALBUQUERQUE DE SOUZA
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • MONICA ARAUJO DA SILVA
  • Data: 23/01/2023

  • Mostrar Resumo
  • Uma das maiores dificuldades para os professores da área de Química e também para os alunos, é conseguir fazer relação dos conteúdos dessa disciplina com o cotidiano, uma vez que ampliando o leque de recursos educacionais, com o uso da contextualização, a assimilação dos conceitos quím\wwwaicos se dará de forma mais assertiva, melhorando assim, o desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de aproximar conceitos químicos com a vivência dos alunos para o conteúdo de Termoquímica, usamos uma Sequência Didática, utilizando como Tema Gerador a temática “Energia dos Alimentos”. Tal sequência foi aplicada em duas Escolas públicas do Estado de Alagoas, por duas professoras, ambas com turmas em média com 50 alunos matriculados, porém, parte desses alunos são desistentes. No momento inicial da SD, foi aplicado um questionário, como avaliação diagnóstica; e no final do processo da sequência, foi aplicada uma avaliação somativa, para assim fazer a análise comparativa das notas no início e no final da sequência, com resultados satisfatórios, demonstrando através desses que o uso da sequência didática contribuiu no processo de ensino-aprendizagem.Após a análise do material, fica evidente que o papel do professor é fundamental no planejamento de suas aulas, mesmo tendo um material riquíssimo em recursos, mas que podem não contemplar, de maneira mais enfatizada, temas que abordam a vida cotidiana do aluno, para ao desenvolvimento de habilidades que o auxiliem a compreender e resolver problemas de seu dia-a-dia. Por fim, a sequência didática (SD), como propõe esse trabalho, pode ser então uma importante ferramenta no desenvolvimento e execução desse plano de aula com metas educacionais que tenham como objetivo principal trazer os estudantes para o centro de sua aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • One of the greatest difficulties for teachers in the area of Chemistry and also for students is to be able to relate the contents of this discipline with everyday life, since expanding the range of educational resources, with the use of contextualization, the assimilation of chemical concepts will take place more assertively, thus improving performance in the teaching-learning process. In order to bring chemical concepts closer to the students' experience for the Thermochemistry content, we used a Didactic Sequence, using the theme “Food Energy” as Generating Theme. This sequence was applied in two public schools in the State of Alagoas, by two teachers, both with classes with an average of 50 students enrolled, however, some of these students are dropouts. At the initial moment of DS, a questionnaire was applied as a diagnostic evaluation; and at the end of the sequence process, a summative evaluation was applied, in order to make a comparative analysis of the notes at the beginning and at the end of the sequence, with satisfactory results, demonstrating through these that the use of the didactic sequence contributed to the teaching-learning process.

2
  • CRISLANIA DOS SANTOS
  •  

    Química e tecnologia: Elaboração de um material didático com a temática medicamentos avaliados para o tratamento da COVID-19 e uso do software ArgusLab.

  • Orientador : SILVIA HELENA CARDOSO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • SAMUEL SILVA DE ALBUQUERQUE
  • SILVIA HELENA CARDOSO
  • Data: 10/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • A contextualização no ensino de ciências da natureza, em uma perspectiva Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente (CTSA) vem sendo defendida por orientações oficiais, educadores e pesquisadores como ferramenta norteadora para uma educação que busque a cidadania e uma aprendizagem significativa voltada para a alfabetização científica no ensino de química. Nesse ponto, o produto educacional (PE) elaborado destina-se a instrumentalização do professor do ensino médio para o exercício da sua profissão. O material proposto prevê um conteúdo sistematizado e organizado de modo a auxiliar o professor em sala de aula no que diz respeito a despertar o interesse dos estudantes para um tema atual e presente no cotidiano de todos nós através da investigação. O material foi dividido em duas partes principais: um guia básico de utilização do software ArgusLab e sugestões de experimentos que podem ser realizados com o uso do software. Além disso, para que pudéssemos comparar e avaliar esse PE em relação aos outros foram propostos critérios que levam em consideração a forma de apresentação e abordagem do tema, bem como a presença de atividades investigativas. Nesse contexto, muito embora não tenha sido possível a avaliação do material por um conjunto de professores em função do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, acreditamos que com base nos critérios elencados e por comparação com outros materiais semelhantes disponíveis na literatura um material potencialmente interessante e significativo tenha sido produzido durante essa etapa da minha formação no PROFQUI-UFAL.


  • Mostrar Abstract
  • Contextualization in the teaching of natural sciences, in a Science/Technology/Society/Environment (STSE) has been defended by official guidelines, educators and researchers as a guiding tool for an education that seeks citizenship and a significant learning received for literacy scientific in chemistry teaching. At this point, the educational product (EP) designed is intended to equip high school teachers to exercise their profession. The proposed material foresees a systematized and organized content in order to help the teacher in the classroom with regard to arousing the students' interest for a current theme and present in the daily life of all of us through the investigation. The material was divided into two main parts: a basic guide for using the ArgusLab software and suggestions for experiments that can be performed using the software. In addition, so that we could compare and evaluate this EP in relation to others, criteria were proposed that take into account the form of presentation and approach to the theme, as well as the presence of investigative activities. In this context, although it was not possible to evaluate the material by a group of teachers due to the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic, we believe that based on the listed criteria and by comparison with other similar materials available in the literature, a material potentially interesting and significant was produced during this stage of my training at PROFQUI-UFAL.

3
  • IZIEL ROCHA DOS SANTOS
  • Construção e manutenção de um canteiro didático como ponto de partida pedagógico: para o ensino plantas medicinais, misturas e aplicação de uma sequência didática no ensino de química aos alunos do primeiro ano do ensino médio

     
  • Orientador : EDMA CARVALHO DE MIRANDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDMA CARVALHO DE MIRANDA
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • JOHNNATAN DUARTE DE FREITAS
  • Data: 14/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • É sabido que o processo do ensino-aprendizagem de Ciências/Química, vem passando por um fracasso educacional; para muitos estudiosos da educação ele está atrelado, a uma educação de Ciências descontextualizada, não interdisciplinar e uso de metrologias tradicionais (SANTOS; CAMPOS, 2019); assim, este trabalho vem como possibilidade de ir de encontro deste problema, partindo dos conhecimentos populares as ervas medicinais, chás como ponto de partida para o ensino de Química (misturas) e formar cada vez mais cidadão. Nesta perspectiva, o principal objetivo deste trabalho, foi desenvolver e aplicar uma sequência didática envolvendo ervas medicinais e misturas em 09 aulas e, também, de forma cooperativa com alunos, comunidade escolar e professor, a construção e manutenção de um canteiro didático com a catalogação das principais ervas medicinais, mais utilizadas pela comunidade. Primeiro, a construção do Canteiro foi feita em cinco etapas: i) a capinagem do terreno; ii) a implementação das plantas medicinais no canteiro; iii) o cultivo do canteiro e preservação das plantas; iv) o debate sobre as ervas medicinais e preservação do canteiro; v) a discussão sobre as plantas medicinais e socialização. Segundo, em concomitância, analisou-se os indícios de aprendizagem de cunho mais o qualitativo do que quantitativo, sobre a aplicação deste estudo, Delizoicov (2011), que foram em três momentos pedagógicos: 1) o lançamento de forma dialogada e investigativa a proposta de estudo, informações básicas sobre erva medicinais, a problematização inicial e um questionário prévio; 2) o estudo das plantas medicinais e Química, misturas; por fim, 3) através de um experimento demonstrativo, discussão final sobre a importância do Canteiro Didático e aplicação de pós questionário. Portanto, é pertinente para um ensino mais significativo, que ele parta do cotidiano dos alunos, para que eles construam seus conhecimentos de forma ativa.

     

  • Mostrar Abstract
  • It is known that the Science/Chemistry teaching-learning process has been experiencing an educational failure; for many education scholars, it is linked to a decontextualized, non-interdisciplinary science education and the use of traditional metrology (SANTOS; CAMPOS, 2019); thus, this work comes as a possibility to meet this problem, starting from popular knowledge of medicinal herbs, teas as a starting point for teaching Chemistry (mixtures) and forming more and more citizens. In this perspective, the main objective of this work was to develop and apply a didactic sequence involving medicinal herbs and mixtures in 09 classes and, also, in a cooperative way with students, school community and teacher, the construction and maintenance of a didactic site with the cataloging of the main medicinal herbs, most used by the community. First, the Construction Site was built in five stages: i) weeding the land; ii) the implementation of medicinal plants at the construction site; iii) cultivation of the site and preservation of plants; iv) the debate on medicinal herbs and preservation of the construction site; v) discussion about medicinal plants and socialization. Second, at the same time, we analyzed the evidence of learning of a more qualitative than quantitative nature, on the application of this study, Delizoicov (2011), which were in three pedagogical moments: 1) the launch of the proposal in a dialogic and investigative way of study, basic information about medicinal herbs, the initial problematization and a previous questionnaire; 2) the study of medicinal plants and chemistry, mixtures; finally, 3) through a demonstrative experiment, final discussion on the importance of the Didactic Site and application of a post-questionnaire. Therefore, it is pertinent for a more meaningful teaching, that it starts from the daily life of the students, so that they build their knowledge in an active way.

     
4
  • ABDUCHE CAVALCANTE DOS SANTOS
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: atividade investigativa para o Ensino Médio,
    através de experimento por extração e análise da adulteração da gasolina com enfoque CTSA, para ‘Alfabetização Científica’

  • Orientador : RICARDO SILVA PORTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABRICIO LUCIO CANSANCAO LIRA
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • RICARDO SILVA PORTO
  • Data: 30/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • O sistema capitalista visa o lucro e, para alcançá-lo, interfere na
    educação, nas relações de trabalho, na questão ambiental e
    outros. Com a globalização, avanços tecnológicos e o advento
    da internet, intensificou-se a concorrência e a busca pela
    lucratividade. Isso implica que para viver, nesta sociedade cada
    vez mais complexa e volátil, os sujeitos precisam ser mais
    proativos; empreendedores; e qualificados em diversas áreas
    para se inserirem no mercado. Além disso, faz-se necessário
    que adquiram conhecimento e, também, o produzam, pois,
    nesse sistema, a capacidade intelectual faz parte da
    competividade. Daí, a necessidade de uma educação voltada
    para a cidadania, para a conscientização e criticidade, e para o
    trabalho, para que tenha um diferencial, e seja capaz de atuar
    com criatividade e produtividade. A Educação Tradicional não 

    cumpre esse papel, pois coloca os alunos na posição de meros
    ouvintes, impedidos de serem protagonistas no seu processo
    educativo. Com isso, desestimula-os a aprender; e os mantem
    passivos no meio social, quando deveria levá-los a compartilhar
    suas experiências e conhecimentos. Em oposição à Educação
    Tradicional, as metodologias ativas trazem propostas para
    colocarem os alunos no centro do processo de ensino-
    aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa teve como
    objetivo, o desenvolvimento e aplicação de uma sequência
    didática no ensino de Química Orgânica, com os seguintes
    conteúdos: Introdução aos Hidrocarbonetos e a Função Álcool,
    Interações Intermoleculares, com um experimento por extração
    do etanol na gasolina com materiais alternativos, para verificar
    adulteração, e contribuir para a promoção da ‘Alfabetização
    Científica’. O conteúdo trabalhado foi contextualizado,
    interdisciplinar e de relevância social, para despertar nos alunos
    o interesse em aprender, a exercer sua cidadania, a tomar
    decisões, a criticidade e atuação na sociedade. Realizou-se o
    estudo a partir de uma revisão bibliográfica, envolvendo as
    concepções pedagógicas investigativa, enfoque CTSA e em
    três momento pedagógicos; as metodologias pesquisa-ação,
    qualitativa e epistemológica. O embasamento teórico foi feito a
    partir de Marcondes et al. (2015), Carvalho (2013), Delizoicov et
    al. (2011) e outros, que tratam do tema. O estudo mostrou que
    a aprendizagem foi efetiva, prazerosa e despertou o interesse
    dos alunos em aprender.


  • Mostrar Abstract
  • The capitalist system seeks profit and, to achieve it, interferes in
    education, labor relations, environmental issues and others.
    With globalization, technological advances and the advent of the
    internet, competition and the search for profitability have
    intensified. This implies that in order to live, in this increasingly
    complex and volatile society, subjects need to be more
    proactive; entrepreneurs; and qualified in several areas to enter
    the market. Furthermore, it is necessary that they acquire
    knowledge and also produce it, because, in this system,
    intellectual capacity is part of competitiveness. Hence, the need
    for an education focused on citizenship, on awareness and 

    criticality, and on work, so that it has a differential, and is
    capable of acting with creativity and productivity. Traditional
    Education does not fulfill this role, as it places students in the
    position of mere listeners, prevented from being protagonists in
    their educational process. With that, it discourages them to
    learn; and keeps them passive in the social environment, when
    it should lead them to share their experiences and knowledge.
    As opposed to Traditional Education, active methodologies bring
    proposals to place students at the center of the teaching-
    learning process. In this sense, this research had as its objective
    the development and application of a didactic sequence in the
    teaching of Organic Chemistry, with the following contents:
    Introduction to Hydrocarbons and the Alcohol Function,
    Intermolecular Interactions, with an experiment by extracting
    ethanol in gasoline with materials alternatives, to check for
    tampering, and to contribute to the promotion of 'Scientific
    Literacy'. The content worked on was contextualized,
    interdisciplinary and of social relevance, to awaken in students
    an interest in learning, exercising their citizenship, making
    decisions, being critical and acting in society. The study was
    carried out from a bibliographic review, involving the
    investigative pedagogical conceptions, CTSA approach and in
    three pedagogical moments; action-research, qualitative and
    epistemological methodologies. The theoretical basis was based
    on Marcondes et al. (2015), Carvalho (2013), Delizoicov et al.
    (2011) and others, who deal with the subject. The study showed
    that learning was effective, enjoyable and aroused students'
    interest in learning.

5
  • RODRIGO DA ROCHA RODRIGUES ROSA
  • O TEMA PLÁSTICOS NOS MÓDULOS DE QUÍMICA BERNOULLI DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA

  • Orientador : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCYELLE MOURA DE OLIVEIRA BERNARDO
  • MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • VITOR LOPES DE ABREU LIMA
  • Data: 01/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • A educação em química deve ter a necessidade de transcender o caráter de memorização de conceitos e fórmulas para o desenvolvimento de uma aprendizagem que traga o desenvolvimento competências e habilidades para os estudantes. Para isso, a busca por recursos que possam trazer uma aprendizagem significativa, onde o estudante tenha com esse conhecimento a capacidade de atuar em seu cotidiano de forma positiva. Sendo assim, o tema plástico surge como proposta de ensino contextualizado que contribua positivamente com os aspectos de aprendizagem para a vida. Ligado a esse tema destacam-se diversos aspectos ligados ao cotidiano dos estudantes, desenvolvimento tecnológico, meio ambiente, poluição entre outros aspectos, que podem potencializar o estudo em ciências para além do que é feito em sala de aula. Este trabalho então propõe a análise do material do sistema Bernoulli de ensino, destinado ao ensino médio, a fim de verificar se o mesmo, através do tema plástico, desenvolve aspectos que contemplem a aprendizagem significativa, que leva para a vida do estudante contribuições necessárias para que ele desenvolva, no seu meio social, cidadania, e possa assim compreender fenômenos que o cercam, dando a ele a possibilidade de resolução de situações problemas que possam existir em seu cotidiano. Esse material possui diversos recursos didáticos, principalmente relacionados a questões tecnológicas. Após a análise do material, fica evidente que o papel do professor é fundamental no planejamento de suas aulas, mesmo tendo um material riquíssimo em recursos, mas que podem não contemplar, de maneira mais enfatizada, temas que abordam a vida cotidiana do aluno, para ao desenvolvimento de habilidades que o auxiliem a compreender e resolver problemas de seu dia-a-dia. Por fim, a sequência didática (SD), como propõe esse trabalho, pode ser então uma importante ferramenta no desenvolvimento e execução desse plano de aula com metas educacionais que tenham como objetivo principal trazer os estudantes para o centro de sua aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • Education in chemistry should transcend the memorization of concepts and formulas for the development of learning that brings the development of skills and abilities to students. Therefore, the search for resources that can bring meaningful learning, where the student has with this knowledge the ability to act in their daily lives in a positive way. Thus, the plastic theme emerges as a contextualized teaching proposal that contributes positively to the aspects of learning for life. Linked to this theme are several aspects linked to the students' daily lives: technological development, environment, pollution, among other aspects, which can enhance the study of science beyond what is done in the classroom. This paper then proposes the analysis of the material of the Bernoulli system of teaching, aimed at high school, in order to verify if it, through the plastic theme, develops aspects that contemplate the significant learning, which brings to the student's life the necessary contributions for him to develop, in his social environment, citizenship, and thus be able to understand phenomena that surround him, giving him the possibility of solving problem situations that may exist in his daily life. This material has several didactic resources, mainly related to technological issues. After the analysis of the material, it is evident that the role of the teacher is fundamental in the planning of his or her classes, even though the material is rich in resources, but may not include, in a more emphasized way, topics that address the student's daily life, for the development of skills that help him or her understand and solve everyday problems. Finally, the didactic sequence (DS), as proposed in this work, can then be an important tool in the development and execution of this lesson plan with educational goals that have as their main objective to bring students to the center of their learning.

6
  • CARLA JULIANA SILVA SOARES
  • NANOTECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIMAS JOSE DA PAZ LIMA
  • MARIO ROBERTO MENEGHETTI
  • MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • Data: 29/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • Os temas transversais na educação têm como objetivo central a compreensão e construção da realidade social, abordando os direitos e responsabilidades associados à vida individual e coletiva. Nesse contexto, a alfabetização científica emerge como um caminho fundamental para a compreensão e construção dessa realidade, tendo como base a química, uma ciência central. A pesquisa realizada teve como principal objetivo investigar as potencialidades e limitações das temáticas Nanotecnologia e Meio Ambiente, à luz dos Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) presentes nos livros didáticos da coleção "Química Ser Protagonista" (QSP), utilizados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) entre os anos de 2012 a 2021. O percurso metodológico incluiu uma revisão abrangente do estado da arte, com a perspectiva de avaliar os respectivos métodos de ensino e aprendizagem relacionados à Nanotecnologia e ao Meio Ambiente. Consideraram-se os enfoques das pesquisas publicadas e os sujeitos envolvidos nos últimos 10 anos em 20 periódicos brasileiros. Os resultados da análise da coleção QSP revelaram 1.473 ocorrências de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC), sendo 1.377 (93,5%) para Meio Ambiente e 96 (6,5%) para Nanotecnologia. A discrepância no quantitativo entre as duas temáticas foi evidente, com a temática de Nanotecnologia sendo praticamente inexistente em alguns IAC, configurando um ponto negativo na coleção. A análise do panorama científico nos últimos 10 anos também revelou desafios, com apenas 8 publicações entre os 20 periódicos analisados relacionando o ensino de Nanotecnologia à Química. Em contrapartida, a temática de Meio Ambiente apresentou uma quantidade significativa de publicações, com 656 registros nos últimos 10 anos e com ocorrências em todos os indicadores, apesar de lacunas ainda existentes nos indicadores "criar" e "atuar". De forma geral, constatou-se a presença de um grande número de questões contextualizadas nos materiais analisados, mas a ausência de questões que permitam ao aluno ter um posicionamento ativo para ambas as temáticas. Diante do contexto exposto, o produto educacional desenvolvido nesta dissertação é um livro didático intitulado "Nanotecnologia e Meio Ambiente", com foco direcionado a alunos da educação básica e ao ensino de química. O propósito do livro é preencher as lacunas encontradas na pesquisa realizada, buscando proporcionar aos estudantes um estudo amplo sobre as temáticas de Nanotecnologia e Meio Ambiente, além de trabalhar de forma efetiva as habilidades dos indicadores de alfabetização científica. Para validar o material, realizou-se uma avaliação com 5 indivíduos especializados na temática ou com experiência na educação básica. Os resultados dessa análise foram positivos, considerando o produto educacional adequado e uma valiosa ferramenta para o estudo das referidas temáticas, de modo a impulsionar o desenvolvimento das habilidades de alfabetização científica, conforme estabelecido como um dos objetivos principais para esse livro didático. Após a análise do material, fica evidente que o papel do professor é fundamental no planejamento de suas aulas, mesmo tendo um material riquíssimo em recursos, mas que podem não contemplar, de maneira mais enfatizada, temas que abordam a vida cotidiana do aluno, para ao desenvolvimento de habilidades que o auxiliem a compreender e resolver problemas de seu dia-a-dia. Por fim, a sequência didática (SD), como propõe esse trabalho, pode ser então uma importante ferramenta no desenvolvimento e execução desse plano de aula com metas educacionais que tenham como objetivo principal trazer os estudantes para o centro de sua aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • The cross-cutting themes in education have as their central objective the understanding and construction of social reality, addressing the rights and responsibilities associated with individual and collective life. In this context, scientific literacy emerges as a fundamental path for the understanding and construction of this reality, with chemistry serving as a central science. The research conducted had as its main objective to investigate the potentialities and limitations of the themes Nanotechnology and Environment, in light of the Scientific Literacy Indicators (IAC) present in the textbooks of the collection "Chemistry as Protagonist" (QSP), used in the National Textbook Program (PNLD) between the years 2012 to 2021. The methodological journey included a comprehensive review of the state of the art, with the perspective of evaluating the respective teaching and learning methods related to Nanotechnology and the Environment. The focus of published research and the subjects involved in the last 10 years in 20 Brazilian journals were considered. The results of the analysis of the QSP collection revealed 1,473 occurrences of Scientific Literacy Indicators (IAC), with 1,377 (93.5%) related to the Environment and 96 (6.5%) to Nanotechnology. The discrepancy in quantity between the two themes was evident, with the Nanotechnology theme being virtually nonexistent in some IAC, constituting a negative point in the collection. The analysis of the scientific landscape in the last 10 years also revealed challenges, with only 8 publications among the 20 journals analyzed relating the teaching of Nanotechnology to Chemistry. On the other hand, the theme of the Environment presented a significant number of publications, with 656 records in the last 10 years and occurrences in all indicators, despite gaps still existing in the "create" and "act" indicators. Overall, there was a presence of a large number of contextualized questions in the materials analyzed, but an absence of questions that would allow the student to take an active stance on both themes. Given the context presented, the educational product developed in this dissertation is a textbook entitled "Nanotechnology and Environment," with a focus on basic education students and chemistry education. The purpose of the book is to fill the gaps found in the research conducted, seeking to provide students with a comprehensive study of the themes of Nanotechnology and the Environment, as well as effectively addressing the skills of scientific literacy indicators. To validate the material, an assessment was conducted with 5 individuals specialized in the theme or with experience in basic education. The results of this analysis were positive, considering the educational product suitable and a valuable tool for the study of the aforementioned themes, in order to promote the development of scientific literacy skills, as established as one of the main objectives for this textbook.

2022
Dissertações
1
  • LUIS HENRIQUE PEREIRA DE CARVALHO
  • O USO DE UM LIVRETO EXPERIMENTAL E UM BIODIGESTOR ANAERÓBIO COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS

  • Orientador : SONIA SALGUEIRO MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SONIA SALGUEIRO MACHADO
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • AMANDA MARIA VIEIRA MENDES SALES
  • Data: 26/07/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho traz a fundamentação teórica, metodologia utilizada e resultados obtidos da aplicação de dois produtos educacionais, sendo um deles, um experimental, onde este apresenta-se em duas versões, um para o nível médio e outro para o nível fundamental e um biodigestor anaeróbio confeccionado com as instruções presentes nestes livretos. Estes livretos, que estão disponíveis nos apêndices deste trabalho, trazem em seus escopos uma sugestão de sequência didática, que culminará em uma atividade experimental, que é a construção do
    biodigestor anaeróbio. As metodologias sugeridas e aplicadas neste trabalho, fundamentam-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e no Maker. Os produtos educacionais foram aplicados em turmas do 3o ano do ensino médio na disciplina eletiva de Química Ambiental em uma escola pública estadual e de tempo integral na cidade de Maceió – AL. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que os produtos educacionais aplicados são eficazes no processo de ensino e aprendizagem, o que pode ser observado nos resultados obtidos a partir de avaliações diagnósticas.


  • Mostrar Abstract
  • The present work brings the theoretical foundation, methodology used and results obtained from the application of two educational products, one of them, an experimental booklet, where it is presented in two versions, one for the medium level and another for the elementary level and one anaerobic biodigester made with the instructions in these booklets. These booklets, which are available in the appendices of this work, bring in their scope a suggestion of a didactic sequence, which will culminate in an experimental activity, which is the construction of the anaerobic
    digester. The methodologies suggested and applied in this work are based on Problem-Based Learning (ABRP) and Maker. The educational products were applied in classes of the 3rd year of high school in the elective subject of Environmental Chemistry in a state public school and full-time in the city of Maceió - AL. The results obtained in this work demonstrate that the educational products applied are effective in the teaching and learning process, which
    can be observed in the results obtained from diagnostic evaluations.

     

     

     

2
  • JEFERSON LESSA DA TRINDADE
  • CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: o uso das
    metodologias ativas na construção de um minhocário e
    elaboração de uma sequência didática.

  • Orientador : VITOR LOPES DE ABREU LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AMANDA MARIA VIEIRA MENDES SALES
  • VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
  • VITOR LOPES DE ABREU LIMA
  • Data: 31/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • As dificuldades de aprendizagem das Ciências da Natureza
    ainda constituem um tema desafiante, onde as práticas
    pedagógicas tradicionais e descontextualizadas muito
    contribuem para a desmotivação dos estudantes. As atividades
    práticas contribuem de forma atraente e significativa para a
    eficácia no processo de ensino e aprendizagem em Ciências,
    estimulando a observação e a curiosidade, permitindo a maior
    compreensão dos conteúdos e a melhoria na aprendizagem
    científica. Diante de todas essas problemáticas, a pergunta que
    esta pesquisa pretende responder é: como a construção do
    minhocário didático feito através de materiais de reuso pode
    auxiliar no enfrentamento dos desafios elencados
    anteriormente? Sendo assim, objetivamos investigar as
    aprendizagens adquiridas no Ensino de Ciências utilizando as
    Metodologias Ativas, através da construção do Minhocário
    Didático. A pesquisa foi aplicada em uma escola pública do
    Estado de Alagoas com 33 estudantes da terceira série do
    ensino médio. Os resultados mostraram que a utilização do
    minhocário favoreceu a aprendizagem de conceitos
    relacionados as Ciências da Natureza. Portanto, as atividades
    práticas desenvolvidas, com o minhocário didático, mostraram-
    se eficientes e dinâmicas, contribuindo para estimular os 

    discentes e até mesmo a comunidade escolar para o saber
    científico. Além de contribuir com a interdisciplinaridade e o
    desenvolvimento da consciência socioambiental promovida por
    esta experiência.


  • Mostrar Abstract
  • The learning difficulties of Natural Sciences still constitute a
    challenging field, where traditional and decontextualized
    pedagogic practices contribute to students’ demotivation.
    Practical activities contribute, in an attractive and meaningful
    approach, to the efficiency of the process of teaching and
    learning Sciences, estimulating observation and curiosity,
    providing better understanding of content and improvement on
    scientific learning. Addressing all these issues, the question this
    research intends to answer is: how can the construction of an
    Educational Wormery made out of reused materials help
    overcome the challenges listed above? Thus, our aim is to
    investigate the knowledge acquired by using Active
    Methodologies in Science Teaching. The research took place at
    a public school in the state of Alagoas among 33 students
    attending the third grade of High School. The results show that
    using the wormery benefits the acquiring of concepts related to
    Natural Sciences. Therefore, the activities developed with the
    educational wormery come out as efficient and dynamic, helping
    stimulate scientific knowledge among pupils and even the
    School’s community, in addition to contributing with
    interdisciplinarity and the socio-environmental awareness
    developed throughout this experience.

3
  • THAISE DOS SANTOS VIEIRA
  • ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO DE BIOMOLÉCULAS COM ESTUDANTES DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ALAGOANA

     
  • Orientador : EDMA CARVALHO DE MIRANDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDMA CARVALHO DE MIRANDA
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JUNIOR
  • Data: 01/11/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho buscou a elaboração e a aplicação de um
    jogo didático como ferramenta lúdica no processo de ensino-
    aprendizagem na área de ensino ciências da Natureza/Química
    para o ensino médio. Para a aplicação do jogo “Biomoléculas
    Máster utilizou-se uma sequência didática interativa (SDI) para
    introduzir o assunto abordado no jogo sobre as principais
    Biomoléculas: Carboidratos, Proteínas e Lipídios no intuito de
    verificar o suporte didático deste recurso pedagógico para a
    disciplina de Química. A elaboração do jogo foi baseada na
    utilização de materiais de fácil acesso e baixo custo. As
    atividades propostas foram aplicadas em duas turmas de 3ª
    séries do Ensino médio em uma Escola de rede Pública
    localizada na Cidade de Maceió, Alagoas. Os resultados
    mostram que a SDI e o jogo didático aumentaram o interesse
    dos alunos para o conteúdo proposto , já que além de uma
    atividade prazerosa, a diversão do jogo associado ao
    conhecimento de ciências permitiu não apenas uma melhor
    memorização dos conteúdos, como despertou a curiosidade,
    sociabilidade entre os alunos, criatividade, reflexão do tema,
    espírito de cooperação, entre os alunos, além de
    competitividade através da interação, ao ponto de tornar esse
    processo mais atrativo, dinâmico e transparente, assegurando 

    aos discentes uma compreensão maior e domínio sobre os
    conteúdos abordados. Observamos que o jogo elaborado pode
    ser utilizado em diferentes contextos, dependendo da estratégia
    didática do professor(a).

     

  • Mostrar Abstract
  • The present work sought the elaboration and application of a
    didactic game as a playful tool in the teaching-learning process
    in the area of teaching Natural Sciences/Chemistry for high
    school. For the application of the game "Biomolecules Master,
    an interactive didactic sequence (SDI) was used to introduce the
    subject addressed in the game about the main Biomolecules:
    Carbohydrates, Proteins and Lipids in order to verify the didactic
    support of this pedagogical resource for the discipline of
    Chemistry. . The development of the game was based on the
    use of easily accessible and low-cost materials. The proposed
    activities were applied in two classes of 3rd grade of high school
    in a public school located in the city of Maceió, Alagoas. The
    results show that the SDI and the didactic game increased the
    students' interest in the proposed content, since in addition to
    being a pleasant activity, the fun of the game associated with
    science knowledge allowed not only a better memorization of
    the content, but also aroused curiosity. , sociability among
    students, creativity, reflection on the topic, spirit of cooperation
    among students, in addition to competitiveness through
    interaction, to the point of making this process more attractive,
    dynamic and transparent, ensuring students a greater
    understanding and mastery over the addressed content. We
    observed that the elaborate game can be used in different
    contexts, depending on the teacher's didactic strategy.

     
4
  • JOCIMARA FABRICIO DOS REIS
  • Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos: livreto com
    temas geradores para uma aprendizagem significativa e libertadora

  • Orientador : ANDRE GUSTAVO RIBEIRO MENDONCA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AMANDA MARIA VIEIRA MENDES SALES
  • ANDRE GUSTAVO RIBEIRO MENDONCA
  • SILVIA HELENA CARDOSO
  • Data: 22/11/2022

  • Mostrar Resumo
  • Os sistemas de ensino precisam garantir acesso à educação para jovens
    e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no
    tempo regular, garantindo que o processo de ensino e aprendizagem
    leve em consideração as particularidades destes indivíduos. Entretanto,
    a realidade nas escolas é de um alto índice de evasão ou de estudantes
    que concluem a trajetória na Educação de Jovens e Adultos sem o
    domínio do conhecimento e dessa forma incapazes de transformar a
    própria realidade. Faz-se necessário o desenvolvimento de mais
    estudos voltados para esse público que possam melhorar a qualidade
    de ensino e aprendizagem dos conceitos de forma significativa. O
    objetivo deste trabalho é desenvolver um livreto com temas geradores
    para o ensino de Química na EJA na promoção de uma aprendizagem
    significativa e libertadora. O trabalho se caracteriza com enfoque
    qualitativo e foi desenvolvido em três etapas: na primeira etapa foi
    feita a revisão da literatura e a escolha dos conteúdos e temáticas a
    serem abordadas no livreto; na segunda etapa foi feita a criação do
    livreto e a terceira etapa consistiu na análise do material produzido. Os
    resultados mostram um produto educacional que pode auxiliar os
    docentes nas aulas de Química apresentando de forma harmoniosa uma
    proposta que contempla a área de ciências da natureza, em especial a
    área de Química permitindo a discussão de diferentes temáticas
    geradoras.


  • Mostrar Abstract
  • Education systems need to guarantee access to education for young
    people and adults who have not had the opportunity to complete their
    studies on a regular basis, ensuring that the teaching and learning
    process takes into account the particularities of these individuals.
    However, the reality in schools is of a high dropout rate or of students
    who complete their trajectory in Youth and Adult Education without
    mastering knowledge and thus incapable of transforming their own
    reality. It is necessary to develop more studies aimed at this audience
    that can significantly improve the quality of teaching and learning of
    concepts. The objective of this work went to develop the potential of a
    booklet with generative themes for the teaching of Chemistry in EJA in
    promoting a significant and liberating learning. The work is
    characterized with a qualitative approach and was developed in three
    stages: in the first stage, a literature review was carried out and the
    choice of contents and themes to be addressed in the booklet was
    carried out; in the second stage, the booklet was created and the third
    stage consisted in the analysis of the material produced. The results
    show an educational product that can help teachers in Chemistry
    classes, presenting in a harmonious way a proposal that includes the
    area of natural sciences, especially the area of Chemistry, allowing the
    discussion of different generating themes.

5
  • MARCO ANTONIO FELIX GONÇALVES
  • COMPOSTAGEM: UM PROJETO EXECUTADO COM PROTAGONISMO PELOS ESTUDANTES CONTEXTUALIZANDO QUÍMICA AMBIENTAL.

  • Orientador : VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JUNIOR
  • SILVIA HELENA CARDOSO
  • VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
  • Data: 02/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Uma nova proposta de ensino médio validada na nova Base Nacional Comum Curricular, BNCC, promulgada em 2018 e com prazo de ser efetivada em 2022, propõe ao estudante como ser ativo de sua formação educacional, desenvolver competências e habilidades durante o decorrer do ensino médio além de sua formação educacional, objetivos e direcionamentos em sua vida. No novo ensino médio, foi incluída a disciplina inovadora conhecida como Projeto de Vida, que propõe uma formação que contemple o desenvolvimento de competências nas áreas de conhecimento e habilidades socioemocionais, além de um direcionamento do seu papel na sociedade e meio em que está inserido. Com base nas novas propostas educacionais, foi realizada uma pesquisa ação, com objetivo de colocar em prática um projeto relacionado ao tratamento de resíduos sólidos urbanos, relacionando os ciclos biogeoquímicos e temas de poluição ambiental, com uma proposta de execução de um projeto, onde os estudantes do ensino médio foram protagonistas, nas fases de: planejamento, desenvolvimento e execução sob supervisão do professor-pesquisador. Toda proposta e consequente prática pedagógica ocorreram no Colégio Tiradentes, pertencente à Rede estadual de Ensino, do Estado de Alagoas no município de Maceió no período de agosto de 2021 a junho de 2022, com os discentes do primeiro ano do ensino médio. Esta pesquisa teve como o objeto colaborar com os processos de ensino/aprendizagem baseado em projetos em consonância com a nova BNCC, o Projeto de Vida e os itinerários formativos do novo ensino médio. Os gases atmosféricos, micro e macro nutrientes, ciclo do carbono e ciclo do nitrogênio puderam ser trabalhados de forma prática com um projeto educacional protagonizado pelos discentes. O projeto de desenvolver um biodigestor do tipo composteira associado a uma horta vertical relacionado aos compostos químicos presentes nesse trabalho, em específico os ciclos do carbono, nitrogênio e poluição ambiental, relatado no desenvolvimento desta pesquisa, seguiu de forma participativa com os envolvidos no projeto e após a execução do mesmo, verificou-se que os estudantes em sua maioria conseguiram relacionar o descarte errado de resíduos sólidos com o dano ambiental que o mesmo causa, sendo uma das diretrizes da Química Ambiental, durante o desenvolvimento e conclusão do projeto.


  • Mostrar Abstract
  • A new proposal for high school education validated in the new National Curricular Common Base, BNCC, enacted in 2018 and with a deadline to be effective in 2022, proposes to the student how to be active in their educational training, develop skills and abilities during the course of high school in addition to of your educational background, goals and directions in your life. In the new high school, the innovative subject known as Life Project was included, which proposes training that includes the development of skills in the areas of knowledge and socio-emotional skills, in addition to a direction of their role in society and environment in which they are inserted. Based on the new educational proposals, an action research was carried out, with the objective of putting into practice a project related to the treatment of urban solid waste, relating biogeochemical cycles and environmental pollution themes, with a proposal for the execution of a project, where the high school students were the protagonists in the phases of: planning, development and execution under the supervision of the teacher-researcher. Every proposal and consequent pedagogical practice took place at Colégio Tiradentes, belonging to the State Education Network, in the State of Alagoas in the municipality of Maceió from August 2021 to June 2022, with students from the first year of high school. This research aimed to collaborate with the teaching/learning processes based on projects in line with the new BNCC, the Life Project and the formative Itineraries of the new high school. Atmospheric gases, micro and macro nutrients, carbon cycle and nitrogen cycle could be worked in a practical way with an educational project led by students. The project to develop a composttype digester associated with a vertical garden related to the chemical compounds present in this work, specifically the cycles of carbon, nitrogen and environmental pollution, reported in the development of this research, followed in a participatory way with those involved in the project and after its execution, it was found that most students were able to relate the wrong disposal of solid waste with the environmental damage that it causes, being one of the guidelines of Environmental Chemistry, during the development and completion of the project.

6
  • MARIANA BARBOZA DA SILVA
  • QUÍMICA E ARTE: CONSTRUINDO UMA INTERFACE DE ENSINO A PARTIR DO ESTUDO DOS CORANTES NATURAIS.

  • Orientador : SILVIA HELENA CARDOSO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE GUSTAVO RIBEIRO MENDONCA
  • SILVIA HELENA CARDOSO
  • WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
  • Data: 13/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Diante da necessidade de modificações curriculares para o Ensino de Química, na especificidade da área de Ciências da Natureza, como previsto pelos documentos normatizadores legais, demanda que o professor busque por materiais que ofereçam suporte didático-pedagógico para sua prática de sala de aula, com orientações que possibilitassem ao professor organizar os principais conceitos que facilitem o ensino e aprendizagem de ciências. Neste contexto, esse trabalho propôs a elaboração de um caderno temático que pudesse dar suporte a professores do ensino básico (médio) para a elaboração de aulas com maior apelo interdisciplinar, perspectiva científico-sociocultural da construção do conhecimento, contextualizadas, experimentais e de forte apelo lúdico. Com o caderno pretendeu-se explorar conceitos de ciências em especial de química, através da temática Química na interface com as Artes. A abordagem metodológica presente neste trabalho se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica, a qual foi importante para fundamentar esta dissertação e elaborar o produto educacional (caderno temático) proposto. O caderno temático está organizado em seis capítulos que exploram a Química na interface com as Artes na perspectiva sociocultural e histórico-científica da importância do uso dos pigmentos e corantes para os povos ao longo do tempo. O material aborda ainda conceitos físico-químicos e biológicos de como o olho humano observa a cor e traz definições e distinções entre pigmentos e corantes, bem como suas classificações quanto ao tipo, modo de obtenção e aplicações no cotidiano. Por fim, o produto educacional traz a proposição de atividades que o professor possa realizar em sala de aula a fim de trabalhar conceitos de forma mais aprazível, menos fragmentada e contextualizada e perceptível aos estudantes. Finalmente, esta dissertação também usou como suporte as orientações curriculares para o ensino de química; fontes de materiais que abordaram a importância dos materiais didáticos para o Ensino de Ciências; e ainda os três momentos pedagógicos de Delizoicov (2011) para o Ensino de Ciências; além dos corantes naturais na interface da Química com a Arte, propriamente dito.


  • Mostrar Abstract
  •  

    The learning difficulties of Natural Sciences still constitute a challenging field, where traditional and decontextualized pedagogic practices contribute to students’ demotivation. Practical activities contribute, in an attractive and meaningful approach, to the efficiency of the process of teaching and learning Sciences, estimulating observation and curiosity, providing better understanding of content and improvement on scientific learning. Addressing all these issues, the question this research intends to answer is: how can the construction of an Educational Wormery made out of reused materials help overcome the challenges listed above? Thus, our aim is to investigate the knowledge acquired by using Active Methodologies in Science Teaching. The research took place at a public school in the state of Alagoas among 33 students attending the third grade of High School. The results show that using the wormery benefits the acquiring of concepts related to Natural Sciences. Therefore, the activities developed with the educational wormery come out as efficient and dynamic, helping stimulate scientific knowledge among pupils and even the School’s community, in addition to contributing with interdisciplinarity and the socio-environmental awareness developed throughout this experience.

2021
Dissertações
1
  • LUANA MARIA MORAIS DANTAS
  • Construção e aplicação de uma sequência didática utilizando o tema gerador “Chás” para o
    ensino de funções orgânicas no nível médio.

  • Orientador : FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • JADRIANE DE ALMEIDA XAVIER
  • LAURA CRISTIANE DE SOUZA
  • Data: 05/03/2021

  • Mostrar Resumo
  • O ensino de Química, com seus diversos contextos, sociais, culturais, tecnológicos e
    ambientais, proporciona janelas de possibilidades educacionais metodológicas, auxiliando na
    explanação, expansão e absorção dos seus variados conteúdos, levando cada vez mais a busca
    por abordagens alternativas que efetive o processo de ensino aprendizagem, opondo-se ao

    método tradicional. Para a uso dessa abordagem, buscando a construção do processo de

    ensino aprendizagem, pode-se fazer uso dos chás, eles carregam uma bagagem significativa
    para esse objetivo pois são compostos pertencentes ao contexto dos alunos, trazendo a
    possibilidade de abranger aqueles que têm contato direto com o pé de plantas usadas como
    chás, perpassando os que têm esses chás em sachês em casa, e indo até àqueles que tomam
    chá gelado em restaurantes badalados, fazendo com que os alunos usem do senso comum,
    trazendo conhecimentos provenientes de concepções em diversas áreas, advindas de suas
    experiências e vivências sociais. Portanto, o presente trabalho, traz uma Sequência Didática
    (SD) utilizando esses compostos, mediante o uso das diversas substâncias ativas presentes
    neles, que apresentam funções orgânicas variadas, como álcoois, éteres, ésteres, entre outras.
    Este trabalho tem o intuito de auxiliar professores, dando-lhes a possibilidade de mais um
    recurso pedagógico, e de ajudar os alunos no processo absorção do conteúdo de Química
    Orgânica. Para tal fez-se uso de várias metodologias divididas em etapas que envolvem
    discussões, pesquisas, apresentação de vídeo, realização de exercícios, construção de poema e
    uso de ferramenta digital, essas fases foram aplicadas em uma turma de 3º ano do ensino
    médio de um colégio particular. Os resultados descrevem todo o processo de participação,
    questionamentos, engajamentos e envolvimentos dos alunos ao longo da aplicação de
    desenvolvimento da SD, de modo que se acredita que as propostas apresentadas contribuíram
    de forma significativa para o processo de ensino aprendizagem, e fez com que o aluno se visse
    dentro do conteúdo deixando de ser mero espectador passando a ser protagonista e detentor
    do conhecimento.


  • Mostrar Abstract
  • Chemistry teaching, with its diverse social, cultural, technological and environmental contexts,
    offers offers of methodological educational possibilities, helping to explain, disseminate and
    absorb its varied contents, increasingly leading to the search for alternatives that effect the
    process of teaching learning, opposing the traditional method. For the use of this approach,
    seeking to build the teaching-learning process, teas can be used, they carry a significant
    baggage for this purpose because they are compounds belonging to the context of the 

    students, bringing the possibility of covering those who have direct contact with the foot of
    plants used as teas, going through those who have these teas in sachets at home, and going to
    those who drink iced tea in trendy restaurants, making students use common sense, bringing
    knowledge from conceptions in different areas , arising from their experiences and social
    experiences. . Therefore, the present work brings a Didactic Sequence (SD) using these
    compounds, through the use of the various active substances present in them, which present
    varied organic functions, such as alcohols, ethers, esters, among others. This work aims to help
    teachers, giving them the possibility of another pedagogical resource, and to help students in
    the process of absorbing the content of Organic Chemistry. For this purpose, several
    methodologies were used, divided into stages that involve discussions, research, video
    presentation, exercises, poem construction and the use of a digital tool. These phases were
    applied to a 3rd year high school class of a private school. The results describe the entire
    process of participation, questioning, engagement and involvement of students throughout
    the application of SD development, so that it is believed that the proposals presented
    contributed significantly to the teaching-learning process, and made the student to see himself
    within the content, ceasing to be a mere spectator, becoming the protagonist and holder of
    knowledge.

2
  • ANDRÉ PEREIRA GONÇALVES
  • O ensino de transformações químicas por investigação:
    uma abordagem com alunos do 9° ano do ensino

    fundamental.

  • Orientador : VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • LEONARDO VIEIRA DA SILVA
  • VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
  • Data: 11/03/2021

  • Mostrar Resumo
  • Podendo ser abordada a partir de diversas temáticas e com
    enfoques distintos, é indispensável para a compreensão das
    transformações químicas a adoção de estratégias que vão além
    do ensino direcionado às reações químicas, símbolos e
    fórmulas. Destaco nessa dissertação a importância da
    alfabetização científica e da sequência de ensino investigativo
    na promoção da aprendizagem significativa. Desta forma, a
    aprendizagem de conceitos científicos relevantes torna-se o elo
    entre o conhecimento conceitual e as situações da vida real,
    gerando um impacto positivo para a motivação e a
    aprendizagem. Este trabalho objetiva contribuir no processo de
    ensino- aprendizagem de Transformações Químicas de alunos
    do 9º ano do Ensino Fundamental a partir da elaboração de um
    produto educacional que estimule o uso de uma abordagem
    investigativa no processo de aprendizagem significativa. Este
    estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação de abordagem
    qualitativa com ênfase nas observações feitas pelos 

    participantes, cujo a finalidade é gerar conhecimento. O
    percurso metodológico consistiu-se em cinto etapas:
    levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio
    de questionário, o problema experimental, o levantamento de
    hipóteses, a sistematização coletiva do conhecimento e a
    avaliação qualitativa por meio da elaboração de um jornal. Após
    a avaliação, foi possível constatar que a utilização da SEI
    (Sequência de Ensino Investigativa) como instrumento para
    promoção do ensino num contexto não formal promove
    situações que facilitam o entendimento das transformações
    químicas e sua associação ao cotidiano. Espera-se, dessa
    forma, que esse produto educacional promova uma melhor
    aceitação do ensino das transformações química, inspirando a
    criação de outras propostas educacionais baseadas na
    sequência de ensino investigativo.


  • Mostrar Abstract
  • Chemical transformation can be addressed from different
    perspectives and different subjects. It is imperative to its
    understanding that the teaching strategy go beyond chemical
    reactions, symbols and formula. In this thesis I highlight the
    value of a scientific literacy and the sequence of an investigative
    teaching on the promotion of a meaningful learning. This way,
    the learning of pertinent scientific concepts becomes the link
    between conceptual knowledge and real-life situation, impacting
    positively on the motivation and learning. This essay aims to
    contribute on the process of a teaching-learning chemical
    transformations to 9 th grade students from the elaboration of an
    educational product that stimulates the usage of an investigative
    approach on the process of meaningful learning.

    This thesis presents itself as a qualitative approach of an action
    research with emphasis on the observations made by the
    participants, whose goal is to generate knowledge. The five
    steps of the methodology used are: assessing the students’
    previous knowledge through a quiz, proposing an experimental
    problem, proposing a hypothesis, collectively structuring the
    knowledge and the qualitative assessment trough a journal.
    After the assessment, we were able to verify that the usage of
    Investigative Teaching Sequence as an instrument to foment
    teaching in an informal context provides situations that favor the
    understanding of chemical transformations and how it
    associates with daily situations. This way, its expected that the
    educational product provides a better acceptance of the
    teaching of chemical transformations, inspiring other educational
    propositions based on the investigative teaching.

2020
Dissertações
1
  • EDMAR MARINHO DE AZEVEDO
  • A PRODUÇÃO E O USO DE UM APLICATIVO COMO RECURSO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL NO ENSINO DE QUÍMICA.

  • Orientador : VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • JOHNNATAN DUARTE DE FREITAS
  • MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
  • Data: 31/01/2020

  • Mostrar Resumo
  • No atual cenário do ensino brasileiro, onde boa parte dos sujeitos alunos tem acesso a um grande acervo digital, os professores, através de sua prática docente, se sentem cada vez mais desafiados a atender as perspectivas desses sujeitos, inseridos na chamada geração tecnológica. Buscando aliar a prática docente ao uso de ferramentas como recursos tecnológicos educacionais, este trabalho objetiva contribuir no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 1ºs anos do Ensino Médio de duas Escolas, uma da Rede Federal e uma da Rede Estadual do Município de Maceió, com a produção e o uso de um aplicativo de Química, denominado QUIMILOL. O percurso metodológico consistiu na delimitação do perfil do público participante, seguida da instrução do uso dos aplicativos Socrative e Plickers, utilizados na coleta de dados através dos questionários em sala. Na sequência, o aplicativo QUIMILOL, abordando o diagrama de Linus Pauling como recorte da atomística, mais especificamente sobre a distribuição eletrônica dos subníveis, em espécies químicas neutras e iônicas, foi testado e avaliado, tanto pelos discentes, quanto por docentes de química convidados. Em relação à avaliação do aplicativo QUIMILOL, utilizou-se os mesmos procedimentos da coleta de dados realizados com os aplicativos Socrative e Plickers. Após sua avaliação, foi possível constatar que 90% dos sujeitos da pesquisa consideraram o aplicativo QUIMILOL de fácil manuseio, o que colabora com a eficiência do recurso utilizado na construção do conhecimento acerca do conteúdo trabalhado, cumprindo, assim, tal propósito como recurso educacional produzido. Além de ser considerado de fácil manuseio, o aplicativo, potencializou o conhecimento acerca do conteúdo de distribuição eletrônica, bem como facilitou a distribuição eletrônica dos elementos químicos. Em relação ao uso do aplicativo, 90% dos participantes consideraram o aplicativo QUIMILOL um recurso educacional que proporcionou um maior estímulo para participação em sala de aula e 82% dos alunos afirmaram que usariam outro Objeto de Aprendizagem, por se tratar de um recurso tecnológico facilitador do processo de aprendizagem. Quando testado e avaliado por docentes de química do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, o aplicativo teve uma boa aceitação e foi considerado eficiente como recurso educacional ao qual se propõe. Espera-se, dessa forma, que esse recurso educacional favoreça e potencialize o ensino de química, inspirando a divulgação de outras propostas educacionais, aliadas às tecnologias educacionais existentes.


  • Mostrar Abstract
  • No atual cenário do ensino brasileiro, onde boa parte dos sujeitos alunos tem acesso a um grande acervo digital, os professores, através de sua prática docente, se sentem cada vez mais desafiados a atender as perspectivas desses sujeitos, inseridos na chamada geração tecnológica. Buscando aliar a prática docente ao uso de ferramentas como recursos tecnológicos educacionais, este trabalho objetiva contribuir no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 1ºs anos do Ensino Médio de duas Escolas, uma da Rede Federal e uma da Rede Estadual do Município de Maceió, com a produção e o uso de um aplicativo de Química, denominado QUIMILOL. O percurso metodológico consistiu na delimitação do perfil do público participante, seguida da instrução do uso dos aplicativos Socrative e Plickers, utilizados na coleta de dados através dos questionários em sala. Na sequência, o aplicativo QUIMILOL, abordando o diagrama de Linus Pauling como recorte da atomística, mais especificamente sobre a distribuição eletrônica dos subníveis, em espécies químicas neutras e iônicas, foi testado e avaliado, tanto pelos discentes, quanto por docentes de química convidados. Em relação à avaliação do aplicativo QUIMILOL, utilizou-se os mesmos procedimentos da coleta de dados realizados com os aplicativos Socrative e Plickers. Após sua avaliação, foi possível constatar que 90% dos sujeitos da pesquisa consideraram o aplicativo QUIMILOL de fácil manuseio, o que colabora com a eficiência do recurso utilizado na construção do conhecimento acerca do conteúdo trabalhado, cumprindo, assim, tal propósito como recurso educacional produzido. Além de ser considerado de fácil manuseio, o aplicativo, potencializou o conhecimento acerca do conteúdo de distribuição eletrônica, bem como facilitou a distribuição eletrônica dos elementos químicos. Em relação ao uso do aplicativo, 90% dos participantes consideraram o aplicativo QUIMILOL um recurso educacional que proporcionou um maior estímulo para participação em sala de aula e 82% dos alunos afirmaram que usariam outro Objeto de Aprendizagem, por se tratar de um recurso tecnológico facilitador do processo de aprendizagem. Quando testado e avaliado por docentes de química do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, o aplicativo teve uma boa aceitação e foi considerado eficiente como recurso educacional ao qual se propõe. Espera-se, dessa forma, que esse recurso educacional favoreça e potencialize o ensino de química, inspirando a divulgação de outras propostas educacionais, aliadas às tecnologias educacionais existentes.

2
  • JOAO DONATO SAMPAIO FERRO DA SILVA
  • MODELO ATÔMICO DIDÁTICO 3D COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DAS PROPRIEDADES PERIÒDICAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

  • Orientador : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • KLEBER CAVALCANTI SERRA
  • Data: 06/03/2020

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos, PPEQ, no Livro Didático de Química, LDQ, (Química 1 – Ensino Médio de Eduardo Fleury Mortimer e Andréia Horta Machado, 3ª edição, São Paulo, 2017) aprovado no PNLD 2018, para a promoção da alfabetização científica mediante elementos Indicadores de Alfabetização Científica, IAC, propostos por Pizarro (2014). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo abordando a metodologia proposta por Bardin (2011) para análise do conteúdo. Para este levantamento foi utilizado um formulário adaptando os IAC para análise do LDQ. A partir do formulário adaptado foi possível decodificar os elementos IAC e quantificá-los. Os resultados mostraram que menos de 40% dos IAC foram identificados no tópico de PPEQ, destacando-se os IAC Argumentar, Ler em Ciências e Escrever em Ciências. A partir desses resultados foi elaborada uma proposta do MAD, um Modelo Atômico Didático 3D, interativo, de baixo custo para
    suprir as lacunas observadas. O MAD é uma proposta de ferramenta educacional que visa a partir dos IAC a promoção da AC através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para o estudo das PPEQ e assuntos correlatos.


  • Mostrar Abstract
  • The changes in the LD follow the needs of society and the development in each period. This
    study aims to analyze the content approach Periodic Properties of
    Chemical Elements, PPCE, in the Chemistry Textbook, CT, (Chemistry 1 - High School by
    Eduardo Fleury Mortimer and Andréia Horta Machado, 3rd edition, São Paulo, 2017)
    approved in PNLD 2018, for the promotion of scientific literacy, SL, through elements of
    Scientific Literacy Indicators, SLI, proposed by Pizarro (2014). This is a qualitative
    bibliographic research addressing the methodology proposed by Bardin (2011) for content
    analysis. For this survey, a form was used adapting the SLI to analyze the CT. From the
    adapted form, it was possible to decode the SLI elements and quantify them. The results
    showed that less than 40% of the SLI were identified in the topic of PPCE, highlighting the
    SLI Argumenting, Reading in Science and Writing in Science. From these results, a proposal
    for a 3D Didactic Atomic Model (DAM), interactive, of low cost was prepared to fill the
    observed gaps. DAM is
    a proposal for an educational tool that aims to promote SL through the use of active
    teaching-learning methodologies for the study of PPCE and related subjects.

3
  • JOSÉ ADILSON GUIMARÃES DOS SANTOS
  • A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
  • EDMA CARVALHO DE MIRANDA
  • CARLOS ARTHUR CARDOSO ALMEIDA
  • Data: 16/03/2020

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação traz resultados da aplicação de três Sequências Didáticas (SD), com utilização de metodologias ativas em turmas de uma Escola Pública do Ensino Médio, na cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas. As SD foram elaboradas após a aplicação e análise de um questionário semi-estrurado sobre as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Química e sobre aulas que utilizavam metodologias ativas e o lúdico. Participaram da pesquisa 110 alunos, sendo 35 do 1º ano, 35 do 2º ano e 40 do 3º ano. A investigação teve como objetivo analisar a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensinoaprendizagem de conteúdos de química com alunos do ensino médio em uma escola pública de Alagoas. Os dados foram coletados através da observação da participação de cada aluno no momento da aplicação da SD e por um questionário estruturado aplicado ao final da aula. A elaboração da SD foi dividida em três etapas, a primeira foi a pesquisa bibliográfica dos tipos de metodologias existentes, na segunda etapa foi buscado autores que fundamentam o uso de tais metodologias e a terceira etapa foi a construção, aplicação e análise dos resultados da SD. Essas etapas estão descriminadas nos 4 capítulos dessa dissertação. A aplicação da SD ocorreu em 8 aulas no período de outubro a dezembro de 2019, e foi desenvolvida em três turmas: No 1º ano foi aplicado a metodologia da Cultura Maker, onde os alunos construíram estruturas moleculares utilizando massa de modelar e palitos; no 2º ano foi aplicado um jogo didático de tabuleiro construído pelos alunos, utilizando o conteúdo fatores que influenciam a velocidade das reações Química para estruturar o jogo e no 3º ano foi utilizada a metodologia Educomunicação com a construção de fotografias digitalizadas e postadas nas redes sociais sobre a quantificação de carboidratos e lipídeos em alimentos industrializados. O produto final dessa dissertação gerou uma cartilha com as SD que pode servir como mais um instrumento pedagógico para auxiliar em aulas de Química em educação básica.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation brings results from the application of three Didactic Sequences (SD), using active methodologies in classes at a Public High School, in the city of São Miguel dos Campos, Alagoas.The DS were prepared after the application and analysis of a semi-structured questionnaire about learning difficulties in Chemistry content and about classes that used active and playful methodologies.110 students participated in the research, 35 from the 1st year, 35 from the 2nd year and 40 from the 3rd year.The investigation aimed to analyze the importance of using active methodologies in the teaching-learning process of chemistry content with high school students in a public school in Alagoas.Data were collected through observation of each student's participation when applying the SD and through a structured questionnaire applied at the end of the class.The elaboration of the SD was divided into three stages, the first was the bibliographical research on the types of existing methodologies, in the second stage authors were sought who substantiate the use of such methodologies and the third stage was the construction, application and analysis of the SD results.These steps are described in the 4 chapters of this dissertation.The application of SD took place in 8 classes from October to December 2019, and was developed in three groups: In the 1st year, the Culture Maker methodology was applied, where students built molecular structures using modeling clay and toothpicks;in the 2nd year, a didactic board game built by the students was applied, using the content factors that influence the speed of reactions Chemistry to structure the game and in the 3rd year the Educommunication methodology was used with the construction of digitalized photographs and posted on social networks aboutthe quantification of carbohydrates and lipids in processed foods.The final product of this dissertation generated a primer with DS that can serve as another pedagogical instrument to assist in Chemistry classes in basic education.

4
  • TIAGO RENDLEY VIEIRA DOS SANTOS
  • DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO.

  • Orientador : LAURA CRISTIANE DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELTON CASADO FIREMAN
  • LAURA CRISTIANE DE SOUZA
  • SILVIA HELENA CARDOSO
  • Data: 07/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho discute a utilização de jogos no ensino de química como elemento gerador de engajamento e participação para a promoção de aprendizagem no ensino médio. À luz das teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e construtivista de Vygotsky, discute-se a importância do uso, na educação, de metodologias ativas como a gamificação, para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprendizado de química. Com base em nossa experiência como docente no ensino médio, foram tomados como norteadores da pesquisa alguns problemas de aprendizagem observados com frequência e causadores de importantes entraves para o processo de ensino de muitos alunos, a saber: a deficiência na construção de significados em relação aos símbolos e representações químicas e sua associação com coisas concretas; Como proposta de ação, foi realizado um breve estudo de caso com uma turma do 1o ano do ensino médio, adequada aos problemas mencionados, e aplicados questionários e um jogo, desenvolvido para uma disciplina do PROFQUI, chamado “Qual é o elemento?”, que trata dos conteúdos tabela periódica, elementos químicos e substâncias. Foi realizada uma análise qualitativa das atividades executadas apartir dos questionários e de observações do comportamento, participação e desempenho dos alunos durante o transcorrer do jogo. A partir da análise dos dados coletados infere-se que a utilização de jogos, desenvolvidos com a intencionalidade de promover determinado conhecimento ou comportamento, demonstra um grande potencial para motivar o interesse dos estudantes, criando um ambiente em sala de aula propenso à aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho discute a utilização de jogos no ensino de química como elemento gerador de engajamento e participação para a promoção de aprendizagem no ensino médio. À luz das teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e construtivista de Vygotsky, discute-se a importância do uso, na educação, de metodologias ativas como a gamificação, para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprendizado de química. Com base em nossa experiência como docente no ensino médio, foram tomados como norteadores da pesquisa alguns problemas de aprendizagem observados com frequência e causadores de importantes entraves para o processo de ensino de muitos alunos, a saber: a deficiência na construção de significados em relação aos símbolos e representações químicas e sua associação com coisas concretas; Como proposta de ação, foi realizado um breve estudo de caso com uma turma do 1o ano do ensino médio, adequada aos problemas mencionados, e aplicados questionários e um jogo, desenvolvido para uma disciplina do PROFQUI, chamado “Qual é o elemento?”, que trata dos conteúdos tabela periódica, elementos químicos e substâncias. Foi realizada uma análise qualitativa das atividades executadas apartir dos questionários e de observações do comportamento, participação e desempenho dos alunos durante o transcorrer do jogo. A partir da análise dos dados coletados infere-se que a utilização de jogos, desenvolvidos com a intencionalidade de promover determinado conhecimento ou comportamento, demonstra um grande potencial para motivar o interesse dos estudantes, criando um ambiente em sala de aula propenso à aprendizagem.

5
  • SILVIA GOMES SILVA DE JESUS
  • O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA POR CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ALUNOS DA 1a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • LUIS CARLOS FERREIRA DE OLIVEIRA
  • MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • Data: 23/09/2020

  • Mostrar Resumo
  • Considerando as limitações do livro didático referentes ao conteúdo de Tabela Periódica e a desmotivação dos alunos nas aulas, questionou-se como tornar o estudo dos elementos químicos mais significativo para o educando visando à formação para o exercício da cidadania. Nesse contexto, ao analisar o livro didático adotado pela
    Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, Maceió - AL, constatou-se que o mesmo não contextualiza os elementos químicos de forma satisfatória. A Tabela Periódica (TP) acaba sendo utilizada apenas como fonte de consulta sem que o estudante compreenda sua importância para a vida e a ciência em geral. Além dessa questão, o aluno tem muita dificuldade no domínio da escrita e localização dos símbolos dos elementos. As atividades do livro didático não são suficientes para que o discente tenha uma aprendizagem realmente significativa. Portanto, este trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Tabela periódica. Trata de uma proposta de Sequência Didática (SD), onde foi adotado o uso de metodologias ativas nas aulas, sendo executada em cinco etapas desenvolvidas com atividades como leitura compartilhada de textos, confecção de paródias, jogos, estruturas, peça teatral, pintura na parede da escola e a elaboração do dicionário dos elementos químicos. Esta estratégia de ensino foi aplicada em seis turmas da 1a série do Ensino Médio da referida escola. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa é de cunho qualitativo. Para diagnóstico da aprendizagem utilizou-se a avaliação processual através da observação do engajamento e desempenho dos alunos nas atividades propostas. A SD colaborou para o estudo contextualizado de TP, promovendo a alfabetização científica e o desenvolvimento de habilidades nos estudantes. Dessa forma, os discentes conseguiram melhores resultados nas avaliações e compreenderam o quanto a Química está presente e é importante em suas vidas. Os resultados apresentados nesta pesquisa foram baseados em observações da participação e envolvimento dos alunos nos trabalhos propostos, sendo discutidos e analisados de acordo com os parâmetros estabelecidos pela UNESCO, denominados Pilares da Educação. A partir do exposto, acredita-se que
    esta proposta contribuiu para que os discentes possam exercer a cidadania e atuar como protagonistas do seu processo de aprendizagem com maior criticidade frente as situações do cotidiano que envolvem o conhecimento químico.


  • Mostrar Abstract
  • Considerando as limitações do livro didático referentes ao conteúdo de Tabela Periódica e a desmotivação dos alunos nas aulas, questionou-se como tornar o estudo dos elementos químicos mais significativo para o educando visando à formação para o exercício da cidadania. Nesse contexto, ao analisar o livro didático adotado pela
    Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, Maceió - AL, constatou-se que o mesmo não contextualiza os elementos químicos de forma satisfatória. A Tabela Periódica (TP) acaba sendo utilizada apenas como fonte de consulta sem que o estudante compreenda sua importância para a vida e a ciência em geral. Além dessa questão, o aluno tem muita dificuldade no domínio da escrita e localização dos símbolos dos elementos. As atividades do livro didático não são suficientes para que o discente tenha uma aprendizagem realmente significativa. Portanto, este trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Tabela periódica. Trata de uma proposta de Sequência Didática (SD), onde foi adotado o uso de metodologias ativas nas aulas, sendo executada em cinco etapas desenvolvidas com atividades como leitura compartilhada de textos, confecção de paródias, jogos, estruturas, peça teatral, pintura na parede da escola e a elaboração do dicionário dos elementos químicos. Esta estratégia de ensino foi aplicada em seis turmas da 1a série do Ensino Médio da referida escola. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa é de cunho qualitativo. Para diagnóstico da aprendizagem utilizou-se a avaliação processual através da observação do engajamento e desempenho dos alunos nas atividades propostas. A SD colaborou para o estudo contextualizado de TP, promovendo a alfabetização científica e o desenvolvimento de habilidades nos estudantes. Dessa forma, os discentes conseguiram melhores resultados nas avaliações e compreenderam o quanto a Química está presente e é importante em suas vidas. Os resultados apresentados nesta pesquisa foram baseados em observações da participação e envolvimento dos alunos nos trabalhos propostos, sendo discutidos e analisados de acordo com os parâmetros estabelecidos pela UNESCO, denominados Pilares da Educação. A partir do exposto, acredita-se que
    esta proposta contribuiu para que os discentes possam exercer a cidadania e atuar como protagonistas do seu processo de aprendizagem com maior criticidade frente as situações do cotidiano que envolvem o conhecimento químico.

6
  • NATHALY ALMEIDA DE OLIVEIRA
  • PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA SUPORTE EM AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO ADAPTADAS PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, VISUAL OU AUDITIVA.

  • Orientador : ANDRE GUSTAVO RIBEIRO MENDONCA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE GUSTAVO RIBEIRO MENDONCA
  • LAURA CRISTIANE DE SOUZA
  • MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • Data: 07/10/2020

  • Mostrar Resumo
  • A inclusão de pessoas portadoras de deficiência nas aulas regulares requer um trabalho individualizado, no entanto é comum que escolas brasileiras tenham mais de 30 alunos por sala de aula, tornando este trabalho desafiador. Diante desta problemática, em uma turma heterogênea é preciso que o professor tenha ferramentas eficientes e práticas para promover a inclusão. Com isso, este trabalho tem como objetivo principal incluir alunos com algum tipo de deficiência (auditiva, visual ou intelectual) a diversos conteúdos de química, através de uma "caixa especial" que contém materiais didático-pedagógicos adaptados como: dominó de funções orgânicas, bingo da química do cotidiano, jogo de montar das ligações iônicas e funções inorgânicas, sequência didática que auxiliará alunos com deficiência intelectual a compreender eletroquímica e paródias de química com tradução em libras (disponível na plataforma YouTube® e em DVD). A escolha do material inspirou-se nas propostas de metodologias ativas que
    valorizam os sentidos e protagonismo no processo de aprendizagem, as quais são ferramentas imprescindíveis no ensino inclusivo. Por fim, percebe-se que a inclusão é um processo de adaptação, pois em cada etapa do produto descobria-se uma individualidade de cada deficiência percebendo assim, que a educação inclusiva é um processo multifacetado surpreendente.


  • Mostrar Abstract
  • The inclusion of people with disabilities in regular classes requires an individualized work, however, it is common for Brazilian schools to have more than 30 students per class, making this job challenging. In light of this, in a heterogeneous class, the teacher must have efficient tools and practices to promote inclusion. Thus, this academic work aims to include students with some kind of disability (auditory, visual or intellectual) to many chemistry contents, through a “special box” that contains adapted didactic and pedagogical materials such as “Organic Function Domino”, “Chemistry in Our Daily Lives Bingo”, “Ionic Bonds and Inorganic Functions Puzzle”, “Didactic Sequence” that will help students with intellectual disabilities to understand electrochemistry and “Chemistry Parodies” with Brazilian sign language translation (available on YouTube and DVD). The choice of material was inspired in the proposals of active methodologies that value the senses and protagonism in the learning process, which are essential tools in the inclusive education. Lastly, we noticed that inclusion is an adaptation process because at each stage of the product it was discovered an individuality in each disability realizing that inclusive education is a surprising multifaceted process.  Keywords: inclusion, chemistry games, Braille, adapted games.

7
  • VALDICE BARBOSA PEREIRA
  • Sequências Didáticas Baseadas na Problematização e Experimentação Sobre o Tema Polímeros.

  • Orientador : FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIMAS JOSE DA PAZ LIMA
  • FRANCINE SANTOS DE PAULA
  • SILVIA HELENA CARDOSO
  • Data: 05/11/2020

  • Mostrar Resumo
  • O ensino de química ainda é citado por alguns autores como um ensino voltado para as práticas conteudista, sem fazer nenhuma analogia com o cotidiano do alunado, e assim a química acaba sendo vista de uma forma totalmente longe do seu cotidiano e para eles não é interessante estudar algo distante da sua realidade. As sequências didáticas são atividades diferenciadas que objetivam ao professor trabalhar determinado conteúdo fazendo uso de várias metodologias com o intuito de melhorar a prática pedagógica no ensino de química. A proposta de trabalho cujo tema refere-se à Sequência Didática Baseada na Problematização e Experimentação Sobre os Polímeros, tem como desafio despertar o aluno em relação à química, os plásticos, meio ambiente, sustentabilidade e os materiais de uso diário. Aplicando-se a sequência didática (SD) será possível trabalhar com exposição de vídeo, a importância da pesquisa no ensino médio, a aula invertida e o papel da problematização e da experimentação. A metodologia aplicada em cada momento objetiva desenvolver habilidades diversas, pois alunos distintos têm desenvolturas diferentes no seu aprendizado. Nesse sentido procuramos promover uma educação igualitária, de uma forma que favoreça o aprendizado de todos os alunos ao serem lançadas atividades diferenciadas no ensino de química. O trabalho foi desenvolvido com uma turma de 52 alunos do 3ºano do ensino médio, a escola onde foi desenvolvida a pesquisa está situada na cidade de Arapiraca-Al. A sequência didática produzida poderá ser utilizada pelos professores que desejem fazer uso dessa metodologia, não apenas com o tema gerador polímeros, mas também para qualquer outro tema que possa contribuir significativamente para a contextualização no ensino de química.


  • Mostrar Abstract
  • O ensino de química ainda é citado por alguns autores como um ensino voltado para as práticas conteudista, sem fazer nenhuma analogia com o cotidiano do alunado, e assim a química acaba sendo vista de uma forma totalmente longe do seu cotidiano e para eles não é interessante estudar algo distante da sua realidade. As sequências didáticas são atividades diferenciadas que objetivam ao professor trabalhar determinado conteúdo fazendo uso de várias metodologias com o intuito de melhorar a prática pedagógica no ensino de química. A proposta de trabalho cujo tema refere-se à Sequência Didática Baseada na Problematização e Experimentação Sobre os Polímeros, tem como desafio despertar o aluno em relação à química, os plásticos, meio ambiente, sustentabilidade e os materiais de uso diário. Aplicando-se a sequência didática (SD) será possível trabalhar com exposição de vídeo, a importância da pesquisa no ensino médio, a aula invertida e o papel da problematização e da experimentação. A metodologia aplicada em cada momento objetiva desenvolver habilidades diversas, pois alunos distintos têm desenvolturas diferentes no seu aprendizado. Nesse sentido procuramos promover uma educação igualitária, de uma forma que favoreça o aprendizado de todos os alunos ao serem lançadas atividades diferenciadas no ensino de química. O trabalho foi desenvolvido com uma turma de 52 alunos do 3ºano do ensino médio, a escola onde foi desenvolvida a pesquisa está situada na cidade de Arapiraca-Al. A sequência didática produzida poderá ser utilizada pelos professores que desejem fazer uso dessa metodologia, não apenas com o tema gerador polímeros, mas também para qualquer outro tema que possa contribuir significativamente para a contextualização no ensino de química.

8
  • LAURISTELA DA SILVA HERMOGENES SOARES
  • Sequência didática para o ensino de Química: o uso da temática lipídios no ensino médio através de metodologias ativas sob uma abordagem CTSA 

  • Orientador : EDMA CARVALHO DE MIRANDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDMA CARVALHO DE MIRANDA
  • MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • RITA DE CASSIA SUART
  • Data: 13/11/2020

  • Mostrar Resumo
  • Em contrapartida ao ensino tradicional há a necessidade, cada vez mais presente, de o professor buscar por métodos que levem os alunos a experiências exitosas quanto ao ensino. O presente trabalho visou aplicar algumas metodologias ativas numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), com o intuito de levar os alunos a terem um papel mais participativo na construção do seu conhecimento. Com a temática lipídios, buscou-se trabalhar o assunto de forma inter e intradisciplinar e, através da experimentação, foram realizadas perguntas investigativas com o intuito de conduzir os alunos a atuar como protagonistas de sua própria formação. A proposta foi aplicar a metodologia a alunos numa turma presencial e também de forma adaptada, a turmas no modo remoto, como uma forma de aplicar e produzir conhecimento em tempos de pandemia. Observou-se, com a aplicação das
    metodologias ganhos como desenvolvimento do pensamento sustentável nos alunos, busca e descobrimento de soluções válidas para a problemática, cooperação, comunicação e envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • Given the daily confrontation with the lack of interest of students in the study and in the
    face of so many distractions that surround them, the act of teaching must, more than
    ever, promote alternatives that instigate student involvement as co-participants in their
    own evolution in knowledge. In this regard, this work was proposed for the use of some
    of the active teaching methodologies in order to involve students as assistants in the act
    of learning, as well as to understand the subject of Chemistry, combining knowledge on
    the chosen theme, Lipids, from a CTSA perspective, that is, promoting a relationship
    between the themes of chemistry and social aspects, through food choices, as well as the
    possible impacts caused to the environment due to inadequate disposal. Thus, the
    didactic sequence was applied in person and remote in two state schools in Alagoas in
    high school classes (regular and EJA modalities) divided into five moments, with
    different activities in each one. In remote education, the activities carried out in one of
    the schools were completely virtual and in another, there was the possibility for students
    to participate in a soap production workshop online. Stages of investigative questions
    were applied in both modalities, pointing out ways for students to evolve in the
    construction of knowledge of the subjects covered. The evaluation of most of these
    questions was carried out through the use of Zoller's ideas regarding the Low and High
    Order Cognitive Skills that can be generated by students according to the stimulus that
    is provided to them. The results of the research showed that as students are questioned
    and analyzed, more complete answers and higher cognitive levels are obtained. The type
    of analysis of these responses proved to be very effective in evaluating important steps
    in the process of applying this didactic sequence. Furthermore, the proposed researches
    made students discover valid solutions to the problem of inappropriate lipid disposal in
    the environment, realizing the development of sustainable thinking in students, in the
    three methodologies, in addition to the evolution of knowledge regarding the proposed
    subjects.

2019
Dissertações
1
  • IVY SANTOS SOARES
  • EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA

  • Orientador : RICARDO SILVA PORTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RICARDO SILVA PORTO
  • MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
  • JOSEALDO TONHOLO
  • Data: 19/12/2019

  • Mostrar Resumo
  • A Educação Empreendedora apresenta-se como mais um instrumento a contribuir significativamente para a relação ensino/aprendizagem. Não se trata de uma metodologia e sim um conjunto de técnicas e ações experimentais que através de uma abordagem peculiar visa fomentar habilidades características que formam o perfil empreendedor. Tal perfil pode ser usado para trazer motivação e significado ao Ensino de Química, que em muitas situações tem estado dissociado do contexto social do aluno e não leva em consideração os seus anseios. Na Educação Empreendedora o aluno é incentivado a pensar de forma inovadora e criativa e a buscar a realização de um sonho usando características próprias de um empreendedor, sendo por tanto, um ensino focado no discente e tendo o professor como um orientador. O aluno usa o protagonismo para ver oportunidades e as aproveitar, para criar estratégias que lhe permitam concretizar de forma planejada o seu empreendimento. Esse trabalho visa discutir sobre as relações entre as características e habilidades e o aprendizado em Química, apresentando para tal uma sequência didática que envolve entre outras ações a criação de planos de negócios usando temas trabalhados nas aulas de Química a fim de contribuir na busca de alternativas que auxiliem a apropriação do conhecimento a serviço de uma formação cidadã e de um almejado ensino de qualidade.


  • Mostrar Abstract
  • A Educação Empreendedora apresenta-se como mais um instrumento a contribuir significativamente para a relação ensino/aprendizagem. Não se trata de uma metodologia e sim um conjunto de técnicas e ações experimentais que através de uma abordagem peculiar visa fomentar habilidades características que formam o perfil empreendedor. Tal perfil pode ser usado para trazer motivação e significado ao Ensino de Química, que em muitas situações tem estado dissociado do contexto social do aluno e não leva em consideração os seus anseios. Na Educação Empreendedora o aluno é incentivado a pensar de forma inovadora e criativa e a buscar a realização de um sonho usando características próprias de um empreendedor, sendo por tanto, um ensino focado no discente e tendo o professor como um orientador. O aluno usa o protagonismo para ver oportunidades e as aproveitar, para criar estratégias que lhe permitam concretizar de forma planejada o seu empreendimento. Esse trabalho visa discutir sobre as relações entre as características e habilidades e o aprendizado em Química, apresentando para tal uma sequência didática que envolve entre outras ações a criação de planos de negócios usando temas trabalhados nas aulas de Química a fim de contribuir na busca de alternativas que auxiliem a apropriação do conhecimento a serviço de uma formação cidadã e de um almejado ensino de qualidade.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 26/04/2024 16:44