|
Dissertações |
|
1
|
-
ROBERTA CAVALCANTE DE ALENCAR
-
Sequência Didática no Ensino da Termoquímica com a
abordagem temática Energia dos Alimentos
-
Orientador : FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO ALBUQUERQUE DE SOUZA
-
FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
MONICA ARAUJO DA SILVA
-
Data: 23/01/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Uma das maiores dificuldades para os professores da área de Química e também para os alunos, é conseguir fazer relação dos conteúdos dessa disciplina com o cotidiano, uma vez que ampliando o leque de recursos educacionais, com o uso da contextualização, a assimilação dos conceitos quím\wwwaicos se dará de forma mais assertiva, melhorando assim, o desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de aproximar conceitos químicos com a vivência dos alunos para o conteúdo de Termoquímica, usamos uma Sequência Didática, utilizando como Tema Gerador a temática “Energia dos Alimentos”. Tal sequência foi aplicada em duas Escolas públicas do Estado de Alagoas, por duas professoras, ambas com turmas em média com 50 alunos matriculados, porém, parte desses alunos são desistentes. No momento inicial da SD, foi aplicado um questionário, como avaliação diagnóstica; e no final do processo da sequência, foi aplicada uma avaliação somativa, para assim fazer a análise comparativa das notas no início e no final da sequência, com resultados satisfatórios, demonstrando através desses que o uso da sequência didática contribuiu no processo de ensino-aprendizagem.Após a análise do material, fica evidente que o papel do professor é fundamental no planejamento de suas aulas, mesmo tendo um material riquíssimo em recursos, mas que podem não contemplar, de maneira mais enfatizada, temas que abordam a vida cotidiana do aluno, para ao desenvolvimento de habilidades que o auxiliem a compreender e resolver problemas de seu dia-a-dia. Por fim, a sequência didática (SD), como propõe esse trabalho, pode ser então uma importante ferramenta no desenvolvimento e execução desse plano de aula com metas educacionais que tenham como objetivo principal trazer os estudantes para o centro de sua aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
One of the greatest difficulties for teachers in the area of Chemistry and also for students is to be able to relate the contents of this discipline with everyday life, since expanding the range of educational resources, with the use of contextualization, the assimilation of chemical concepts will take place more assertively, thus improving performance in the teaching-learning process. In order to bring chemical concepts closer to the students' experience for the Thermochemistry content, we used a Didactic Sequence, using the theme “Food Energy” as Generating Theme. This sequence was applied in two public schools in the State of Alagoas, by two teachers, both with classes with an average of 50 students enrolled, however, some of these students are dropouts. At the initial moment of DS, a questionnaire was applied as a diagnostic evaluation; and at the end of the sequence process, a summative evaluation was applied, in order to make a comparative analysis of the notes at the beginning and at the end of the sequence, with satisfactory results, demonstrating through these that the use of the didactic sequence contributed to the teaching-learning process.
|
|
2
|
-
CRISLANIA DOS SANTOS
-
Química e tecnologia: Elaboração de um material didático com a temática medicamentos avaliados para o tratamento da COVID-19 e uso do software ArgusLab.
-
Orientador : SILVIA HELENA CARDOSO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
SAMUEL SILVA DE ALBUQUERQUE
-
SILVIA HELENA CARDOSO
-
Data: 10/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A contextualização no ensino de ciências da natureza, em uma perspectiva Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente (CTSA) vem sendo defendida por orientações oficiais, educadores e pesquisadores como ferramenta norteadora para uma educação que busque a cidadania e uma aprendizagem significativa voltada para a alfabetização científica no ensino de química. Nesse ponto, o produto educacional (PE) elaborado destina-se a instrumentalização do professor do ensino médio para o exercício da sua profissão. O material proposto prevê um conteúdo sistematizado e organizado de modo a auxiliar o professor em sala de aula no que diz respeito a despertar o interesse dos estudantes para um tema atual e presente no cotidiano de todos nós através da investigação. O material foi dividido em duas partes principais: um guia básico de utilização do software ArgusLab e sugestões de experimentos que podem ser realizados com o uso do software. Além disso, para que pudéssemos comparar e avaliar esse PE em relação aos outros foram propostos critérios que levam em consideração a forma de apresentação e abordagem do tema, bem como a presença de atividades investigativas. Nesse contexto, muito embora não tenha sido possível a avaliação do material por um conjunto de professores em função do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, acreditamos que com base nos critérios elencados e por comparação com outros materiais semelhantes disponíveis na literatura um material potencialmente interessante e significativo tenha sido produzido durante essa etapa da minha formação no PROFQUI-UFAL.
-
Mostrar Abstract
-
Contextualization in the teaching of natural sciences, in a Science/Technology/Society/Environment (STSE) has been defended by official guidelines, educators and researchers as a guiding tool for an education that seeks citizenship and a significant learning received for literacy scientific in chemistry teaching. At this point, the educational product (EP) designed is intended to equip high school teachers to exercise their profession. The proposed material foresees a systematized and organized content in order to help the teacher in the classroom with regard to arousing the students' interest for a current theme and present in the daily life of all of us through the investigation. The material was divided into two main parts: a basic guide for using the ArgusLab software and suggestions for experiments that can be performed using the software. In addition, so that we could compare and evaluate this EP in relation to others, criteria were proposed that take into account the form of presentation and approach to the theme, as well as the presence of investigative activities. In this context, although it was not possible to evaluate the material by a group of teachers due to the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic, we believe that based on the listed criteria and by comparison with other similar materials available in the literature, a material potentially interesting and significant was produced during this stage of my training at PROFQUI-UFAL.
|
|
3
|
-
IZIEL ROCHA DOS SANTOS
-
Construção e manutenção de um canteiro didático como ponto de partida pedagógico: para o ensino plantas medicinais, misturas e aplicação de uma sequência didática no ensino de química aos alunos do primeiro ano do ensino médio
-
Orientador : EDMA CARVALHO DE MIRANDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDMA CARVALHO DE MIRANDA
-
FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
JOHNNATAN DUARTE DE FREITAS
-
Data: 14/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
É sabido que o processo do ensino-aprendizagem de Ciências/Química, vem passando por um fracasso educacional; para muitos estudiosos da educação ele está atrelado, a uma educação de Ciências descontextualizada, não interdisciplinar e uso de metrologias tradicionais (SANTOS; CAMPOS, 2019); assim, este trabalho vem como possibilidade de ir de encontro deste problema, partindo dos conhecimentos populares as ervas medicinais, chás como ponto de partida para o ensino de Química (misturas) e formar cada vez mais cidadão. Nesta perspectiva, o principal objetivo deste trabalho, foi desenvolver e aplicar uma sequência didática envolvendo ervas medicinais e misturas em 09 aulas e, também, de forma cooperativa com alunos, comunidade escolar e professor, a construção e manutenção de um canteiro didático com a catalogação das principais ervas medicinais, mais utilizadas pela comunidade. Primeiro, a construção do Canteiro foi feita em cinco etapas: i) a capinagem do terreno; ii) a implementação das plantas medicinais no canteiro; iii) o cultivo do canteiro e preservação das plantas; iv) o debate sobre as ervas medicinais e preservação do canteiro; v) a discussão sobre as plantas medicinais e socialização. Segundo, em concomitância, analisou-se os indícios de aprendizagem de cunho mais o qualitativo do que quantitativo, sobre a aplicação deste estudo, Delizoicov (2011), que foram em três momentos pedagógicos: 1) o lançamento de forma dialogada e investigativa a proposta de estudo, informações básicas sobre erva medicinais, a problematização inicial e um questionário prévio; 2) o estudo das plantas medicinais e Química, misturas; por fim, 3) através de um experimento demonstrativo, discussão final sobre a importância do Canteiro Didático e aplicação de pós questionário. Portanto, é pertinente para um ensino mais significativo, que ele parta do cotidiano dos alunos, para que eles construam seus conhecimentos de forma ativa.
-
Mostrar Abstract
-
It is known that the Science/Chemistry teaching-learning process has been experiencing an educational failure; for many education scholars, it is linked to a decontextualized, non-interdisciplinary science education and the use of traditional metrology (SANTOS; CAMPOS, 2019); thus, this work comes as a possibility to meet this problem, starting from popular knowledge of medicinal herbs, teas as a starting point for teaching Chemistry (mixtures) and forming more and more citizens. In this perspective, the main objective of this work was to develop and apply a didactic sequence involving medicinal herbs and mixtures in 09 classes and, also, in a cooperative way with students, school community and teacher, the construction and maintenance of a didactic site with the cataloging of the main medicinal herbs, most used by the community. First, the Construction Site was built in five stages: i) weeding the land; ii) the implementation of medicinal plants at the construction site; iii) cultivation of the site and preservation of plants; iv) the debate on medicinal herbs and preservation of the construction site; v) discussion about medicinal plants and socialization. Second, at the same time, we analyzed the evidence of learning of a more qualitative than quantitative nature, on the application of this study, Delizoicov (2011), which were in three pedagogical moments: 1) the launch of the proposal in a dialogic and investigative way of study, basic information about medicinal herbs, the initial problematization and a previous questionnaire; 2) the study of medicinal plants and chemistry, mixtures; finally, 3) through a demonstrative experiment, final discussion on the importance of the Didactic Site and application of a post-questionnaire. Therefore, it is pertinent for a more meaningful teaching, that it starts from the daily life of the students, so that they build their knowledge in an active way.
|
|
4
|
-
ABDUCHE CAVALCANTE DOS SANTOS
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: atividade investigativa para o Ensino Médio, através de experimento por extração e análise da adulteração da gasolina com enfoque CTSA, para ‘Alfabetização Científica’
-
Orientador : RICARDO SILVA PORTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABRICIO LUCIO CANSANCAO LIRA
-
FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
RICARDO SILVA PORTO
-
Data: 30/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O sistema capitalista visa o lucro e, para alcançá-lo, interfere na educação, nas relações de trabalho, na questão ambiental e outros. Com a globalização, avanços tecnológicos e o advento da internet, intensificou-se a concorrência e a busca pela lucratividade. Isso implica que para viver, nesta sociedade cada vez mais complexa e volátil, os sujeitos precisam ser mais proativos; empreendedores; e qualificados em diversas áreas para se inserirem no mercado. Além disso, faz-se necessário que adquiram conhecimento e, também, o produzam, pois, nesse sistema, a capacidade intelectual faz parte da competividade. Daí, a necessidade de uma educação voltada para a cidadania, para a conscientização e criticidade, e para o trabalho, para que tenha um diferencial, e seja capaz de atuar com criatividade e produtividade. A Educação Tradicional não
cumpre esse papel, pois coloca os alunos na posição de meros ouvintes, impedidos de serem protagonistas no seu processo educativo. Com isso, desestimula-os a aprender; e os mantem passivos no meio social, quando deveria levá-los a compartilhar suas experiências e conhecimentos. Em oposição à Educação Tradicional, as metodologias ativas trazem propostas para colocarem os alunos no centro do processo de ensino- aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo, o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática no ensino de Química Orgânica, com os seguintes conteúdos: Introdução aos Hidrocarbonetos e a Função Álcool, Interações Intermoleculares, com um experimento por extração do etanol na gasolina com materiais alternativos, para verificar adulteração, e contribuir para a promoção da ‘Alfabetização Científica’. O conteúdo trabalhado foi contextualizado, interdisciplinar e de relevância social, para despertar nos alunos o interesse em aprender, a exercer sua cidadania, a tomar decisões, a criticidade e atuação na sociedade. Realizou-se o estudo a partir de uma revisão bibliográfica, envolvendo as concepções pedagógicas investigativa, enfoque CTSA e em três momento pedagógicos; as metodologias pesquisa-ação, qualitativa e epistemológica. O embasamento teórico foi feito a partir de Marcondes et al. (2015), Carvalho (2013), Delizoicov et al. (2011) e outros, que tratam do tema. O estudo mostrou que a aprendizagem foi efetiva, prazerosa e despertou o interesse dos alunos em aprender.
-
Mostrar Abstract
-
The capitalist system seeks profit and, to achieve it, interferes in education, labor relations, environmental issues and others. With globalization, technological advances and the advent of the internet, competition and the search for profitability have intensified. This implies that in order to live, in this increasingly complex and volatile society, subjects need to be more proactive; entrepreneurs; and qualified in several areas to enter the market. Furthermore, it is necessary that they acquire knowledge and also produce it, because, in this system, intellectual capacity is part of competitiveness. Hence, the need for an education focused on citizenship, on awareness and
criticality, and on work, so that it has a differential, and is capable of acting with creativity and productivity. Traditional Education does not fulfill this role, as it places students in the position of mere listeners, prevented from being protagonists in their educational process. With that, it discourages them to learn; and keeps them passive in the social environment, when it should lead them to share their experiences and knowledge. As opposed to Traditional Education, active methodologies bring proposals to place students at the center of the teaching- learning process. In this sense, this research had as its objective the development and application of a didactic sequence in the teaching of Organic Chemistry, with the following contents: Introduction to Hydrocarbons and the Alcohol Function, Intermolecular Interactions, with an experiment by extracting ethanol in gasoline with materials alternatives, to check for tampering, and to contribute to the promotion of 'Scientific Literacy'. The content worked on was contextualized, interdisciplinary and of social relevance, to awaken in students an interest in learning, exercising their citizenship, making decisions, being critical and acting in society. The study was carried out from a bibliographic review, involving the investigative pedagogical conceptions, CTSA approach and in three pedagogical moments; action-research, qualitative and epistemological methodologies. The theoretical basis was based on Marcondes et al. (2015), Carvalho (2013), Delizoicov et al. (2011) and others, who deal with the subject. The study showed that learning was effective, enjoyable and aroused students' interest in learning.
|
|
5
|
-
RODRIGO DA ROCHA RODRIGUES ROSA
-
O TEMA PLÁSTICOS NOS MÓDULOS DE QUÍMICA BERNOULLI DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA
-
Orientador : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCYELLE MOURA DE OLIVEIRA BERNARDO
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
VITOR LOPES DE ABREU LIMA
-
Data: 01/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A educação em química deve ter a necessidade de transcender o caráter de memorização de conceitos e fórmulas para o desenvolvimento de uma aprendizagem que traga o desenvolvimento competências e habilidades para os estudantes. Para isso, a busca por recursos que possam trazer uma aprendizagem significativa, onde o estudante tenha com esse conhecimento a capacidade de atuar em seu cotidiano de forma positiva. Sendo assim, o tema plástico surge como proposta de ensino contextualizado que contribua positivamente com os aspectos de aprendizagem para a vida. Ligado a esse tema destacam-se diversos aspectos ligados ao cotidiano dos estudantes, desenvolvimento tecnológico, meio ambiente, poluição entre outros aspectos, que podem potencializar o estudo em ciências para além do que é feito em sala de aula. Este trabalho então propõe a análise do material do sistema Bernoulli de ensino, destinado ao ensino médio, a fim de verificar se o mesmo, através do tema plástico, desenvolve aspectos que contemplem a aprendizagem significativa, que leva para a vida do estudante contribuições necessárias para que ele desenvolva, no seu meio social, cidadania, e possa assim compreender fenômenos que o cercam, dando a ele a possibilidade de resolução de situações problemas que possam existir em seu cotidiano. Esse material possui diversos recursos didáticos, principalmente relacionados a questões tecnológicas. Após a análise do material, fica evidente que o papel do professor é fundamental no planejamento de suas aulas, mesmo tendo um material riquíssimo em recursos, mas que podem não contemplar, de maneira mais enfatizada, temas que abordam a vida cotidiana do aluno, para ao desenvolvimento de habilidades que o auxiliem a compreender e resolver problemas de seu dia-a-dia. Por fim, a sequência didática (SD), como propõe esse trabalho, pode ser então uma importante ferramenta no desenvolvimento e execução desse plano de aula com metas educacionais que tenham como objetivo principal trazer os estudantes para o centro de sua aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
Education in chemistry should transcend the memorization of concepts and formulas for the development of learning that brings the development of skills and abilities to students. Therefore, the search for resources that can bring meaningful learning, where the student has with this knowledge the ability to act in their daily lives in a positive way. Thus, the plastic theme emerges as a contextualized teaching proposal that contributes positively to the aspects of learning for life. Linked to this theme are several aspects linked to the students' daily lives: technological development, environment, pollution, among other aspects, which can enhance the study of science beyond what is done in the classroom. This paper then proposes the analysis of the material of the Bernoulli system of teaching, aimed at high school, in order to verify if it, through the plastic theme, develops aspects that contemplate the significant learning, which brings to the student's life the necessary contributions for him to develop, in his social environment, citizenship, and thus be able to understand phenomena that surround him, giving him the possibility of solving problem situations that may exist in his daily life. This material has several didactic resources, mainly related to technological issues. After the analysis of the material, it is evident that the role of the teacher is fundamental in the planning of his or her classes, even though the material is rich in resources, but may not include, in a more emphasized way, topics that address the student's daily life, for the development of skills that help him or her understand and solve everyday problems. Finally, the didactic sequence (DS), as proposed in this work, can then be an important tool in the development and execution of this lesson plan with educational goals that have as their main objective to bring students to the center of their learning.
|
|
6
|
-
CARLA JULIANA SILVA SOARES
-
NANOTECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
DIMAS JOSE DA PAZ LIMA
-
MARIO ROBERTO MENEGHETTI
-
Data: 29/11/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Os temas transversais na educação têm como objetivo central a compreensão e construção da realidade social, abordando os direitos e responsabilidades associados à vida individual e coletiva. Nesse contexto, a alfabetização científica emerge como um caminho fundamental para a compreensão e construção dessa realidade, tendo como base a química, uma ciência central. A pesquisa realizada teve como principal objetivo investigar as potencialidades e limitações das temáticas Nanotecnologia e Meio Ambiente, à luz dos Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) presentes nos livros didáticos da coleção "Química Ser Protagonista" (QSP), utilizados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) entre os anos de 2012 a 2021. O percurso metodológico incluiu uma revisão abrangente do estado da arte, com a perspectiva de avaliar os respectivos métodos de ensino e aprendizagem relacionados à Nanotecnologia e ao Meio Ambiente. Consideraram-se os enfoques das pesquisas publicadas e os sujeitos envolvidos nos últimos 10 anos em 20 periódicos brasileiros. Os resultados da análise da coleção QSP revelaram 1.473 ocorrências de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC), sendo 1.377 (93,5%) para Meio Ambiente e 96 (6,5%) para Nanotecnologia. A discrepância no quantitativo entre as duas temáticas foi evidente, com a temática de Nanotecnologia sendo praticamente inexistente em alguns IAC, configurando um ponto negativo na coleção. A análise do panorama científico nos últimos 10 anos também revelou desafios, com apenas 8 publicações entre os 20 periódicos analisados relacionando o ensino de Nanotecnologia à Química. Em contrapartida, a temática de Meio Ambiente apresentou uma quantidade significativa de publicações, com 656 registros nos últimos 10 anos e com ocorrências em todos os indicadores, apesar de lacunas ainda existentes nos indicadores "criar" e "atuar". De forma geral, constatou-se a presença de um grande número de questões contextualizadas nos materiais analisados, mas a ausência de questões que permitam ao aluno ter um posicionamento ativo para ambas as temáticas. Diante do contexto exposto, o produto educacional desenvolvido nesta dissertação é um livro didático intitulado "Nanotecnologia e Meio Ambiente", com foco direcionado a alunos da educação básica e ao ensino de química. O propósito do livro é preencher as lacunas encontradas na pesquisa realizada, buscando proporcionar aos estudantes um estudo amplo sobre as temáticas de Nanotecnologia e Meio Ambiente, além de trabalhar de forma efetiva as habilidades dos indicadores de alfabetização científica. Para validar o material, realizou-se uma avaliação com 5 indivíduos especializados na temática ou com experiência na educação básica. Os resultados dessa análise foram positivos, considerando o produto educacional adequado e uma valiosa ferramenta para o estudo das referidas temáticas, de modo a impulsionar o desenvolvimento das habilidades de alfabetização científica, conforme estabelecido como um dos objetivos principais para esse livro didático. Após a análise do material, fica evidente que o papel do professor é fundamental no planejamento de suas aulas, mesmo tendo um material riquíssimo em recursos, mas que podem não contemplar, de maneira mais enfatizada, temas que abordam a vida cotidiana do aluno, para ao desenvolvimento de habilidades que o auxiliem a compreender e resolver problemas de seu dia-a-dia. Por fim, a sequência didática (SD), como propõe esse trabalho, pode ser então uma importante ferramenta no desenvolvimento e execução desse plano de aula com metas educacionais que tenham como objetivo principal trazer os estudantes para o centro de sua aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
The cross-cutting themes in education have as their central objective the understanding and construction of social reality, addressing the rights and responsibilities associated with individual and collective life. In this context, scientific literacy emerges as a fundamental path for the understanding and construction of this reality, with chemistry serving as a central science. The research conducted had as its main objective to investigate the potentialities and limitations of the themes Nanotechnology and Environment, in light of the Scientific Literacy Indicators (IAC) present in the textbooks of the collection "Chemistry as Protagonist" (QSP), used in the National Textbook Program (PNLD) between the years 2012 to 2021. The methodological journey included a comprehensive review of the state of the art, with the perspective of evaluating the respective teaching and learning methods related to Nanotechnology and the Environment. The focus of published research and the subjects involved in the last 10 years in 20 Brazilian journals were considered. The results of the analysis of the QSP collection revealed 1,473 occurrences of Scientific Literacy Indicators (IAC), with 1,377 (93.5%) related to the Environment and 96 (6.5%) to Nanotechnology. The discrepancy in quantity between the two themes was evident, with the Nanotechnology theme being virtually nonexistent in some IAC, constituting a negative point in the collection. The analysis of the scientific landscape in the last 10 years also revealed challenges, with only 8 publications among the 20 journals analyzed relating the teaching of Nanotechnology to Chemistry. On the other hand, the theme of the Environment presented a significant number of publications, with 656 records in the last 10 years and occurrences in all indicators, despite gaps still existing in the "create" and "act" indicators. Overall, there was a presence of a large number of contextualized questions in the materials analyzed, but an absence of questions that would allow the student to take an active stance on both themes. Given the context presented, the educational product developed in this dissertation is a textbook entitled "Nanotechnology and Environment," with a focus on basic education students and chemistry education. The purpose of the book is to fill the gaps found in the research conducted, seeking to provide students with a comprehensive study of the themes of Nanotechnology and the Environment, as well as effectively addressing the skills of scientific literacy indicators. To validate the material, an assessment was conducted with 5 individuals specialized in the theme or with experience in basic education. The results of this analysis were positive, considering the educational product suitable and a valuable tool for the study of the aforementioned themes, in order to promote the development of scientific literacy skills, as established as one of the main objectives for this textbook.
|
|