|
Disertaciones |
|
1
|
-
EDMAR MARINHO DE AZEVEDO
-
A PRODUÇÃO E O USO DE UM APLICATIVO COMO RECURSO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL NO ENSINO DE QUÍMICA.
-
Líder : VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
JOHNNATAN DUARTE DE FREITAS
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
-
Data: 31-ene-2020
-
-
Resumen Espectáculo
-
No atual cenário do ensino brasileiro, onde boa parte dos sujeitos alunos tem acesso a um grande acervo digital, os professores, através de sua prática docente, se sentem cada vez mais desafiados a atender as perspectivas desses sujeitos, inseridos na chamada geração tecnológica. Buscando aliar a prática docente ao uso de ferramentas como recursos tecnológicos educacionais, este trabalho objetiva contribuir no processo de ensino-aprendizagem de alunos de 1ºs anos do Ensino Médio de duas Escolas, uma da Rede Federal e uma da Rede Estadual do Município de Maceió, com a produção e o uso de um aplicativo de Química, denominado QUIMILOL. O percurso metodológico consistiu na delimitação do perfil do público participante, seguida da instrução do uso dos aplicativos Socrative e Plickers, utilizados na coleta de dados através dos questionários em sala. Na sequência, o aplicativo QUIMILOL, abordando o diagrama de Linus Pauling como recorte da atomística, mais especificamente sobre a distribuição eletrônica dos subníveis, em espécies químicas neutras e iônicas, foi testado e avaliado, tanto pelos discentes, quanto por docentes de química convidados. Em relação à avaliação do aplicativo QUIMILOL, utilizou-se os mesmos procedimentos da coleta de dados realizados com os aplicativos Socrative e Plickers. Após sua avaliação, foi possível constatar que 90% dos sujeitos da pesquisa consideraram o aplicativo QUIMILOL de fácil manuseio, o que colabora com a eficiência do recurso utilizado na construção do conhecimento acerca do conteúdo trabalhado, cumprindo, assim, tal propósito como recurso educacional produzido. Além de ser considerado de fácil manuseio, o aplicativo, potencializou o conhecimento acerca do conteúdo de distribuição eletrônica, bem como facilitou a distribuição eletrônica dos elementos químicos. Em relação ao uso do aplicativo, 90% dos participantes consideraram o aplicativo QUIMILOL um recurso educacional que proporcionou um maior estímulo para participação em sala de aula e 82% dos alunos afirmaram que usariam outro Objeto de Aprendizagem, por se tratar de um recurso tecnológico facilitador do processo de aprendizagem. Quando testado e avaliado por docentes de química do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, o aplicativo teve uma boa aceitação e foi considerado eficiente como recurso educacional ao qual se propõe. Espera-se, dessa forma, que esse recurso educacional favoreça e potencialize o ensino de química, inspirando a divulgação de outras propostas educacionais, aliadas às tecnologias educacionais existentes.
|
|
2
|
-
JOAO DONATO SAMPAIO FERRO DA SILVA
-
ATOMIC 3D TEACHING MODEL AS A TOOL PROPOSAL EDUCATIONAL IN TEACHING THE PERIODIC PROPERTIES OF
CHEMICAL ELEMENTS
-
Líder : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
KLEBER CAVALCANTI SERRA
-
Data: 06-mar-2020
-
-
Resumen Espectáculo
-
The changes in the LD follow the needs of society and the development in each period. This study aims to analyze the content approach Periodic Properties of Chemical Elements, PPCE, in the Chemistry Textbook, CT, (Chemistry 1 - High School by Eduardo Fleury Mortimer and Andréia Horta Machado, 3rd edition, São Paulo, 2017) approved in PNLD 2018, for the promotion of scientific literacy, SL, through elements of Scientific Literacy Indicators, SLI, proposed by Pizarro (2014). This is a qualitative bibliographic research addressing the methodology proposed by Bardin (2011) for content analysis. For this survey, a form was used adapting the SLI to analyze the CT. From the adapted form, it was possible to decode the SLI elements and quantify them. The results showed that less than 40% of the SLI were identified in the topic of PPCE, highlighting the SLI Argumenting, Reading in Science and Writing in Science. From these results, a proposal for a 3D Didactic Atomic Model (DAM), interactive, of low cost was prepared to fill the observed gaps. DAM is a proposal for an educational tool that aims to promote SL through the use of active teaching-learning methodologies for the study of PPCE and related subjects.
|
|
3
|
-
JOSÉ ADILSON GUIMARÃES DOS SANTOS
-
THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIES, THROUGH DIDACTIC SEQUENCES, AS SUPPORT IN THE LEARNING OF CHEMISTRY CONTENT FOR HIGH SCHOOL STUDENTS
-
Líder : VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
-
EDMA CARVALHO DE MIRANDA
-
CARLOS ARTHUR CARDOSO ALMEIDA
-
Data: 16-mar-2020
-
-
Resumen Espectáculo
-
This dissertation brings results from the application of three Didactic Sequences (SD), using active methodologies in classes at a Public High School, in the city of São Miguel dos Campos, Alagoas.The DS were prepared after the application and analysis of a semi-structured questionnaire about learning difficulties in Chemistry content and about classes that used active and playful methodologies.110 students participated in the research, 35 from the 1st year, 35 from the 2nd year and 40 from the 3rd year.The investigation aimed to analyze the importance of using active methodologies in the teaching-learning process of chemistry content with high school students in a public school in Alagoas.Data were collected through observation of each student's participation when applying the SD and through a structured questionnaire applied at the end of the class.The elaboration of the SD was divided into three stages, the first was the bibliographical research on the types of existing methodologies, in the second stage authors were sought who substantiate the use of such methodologies and the third stage was the construction, application and analysis of the SD results.These steps are described in the 4 chapters of this dissertation.The application of SD took place in 8 classes from October to December 2019, and was developed in three groups: In the 1st year, the Culture Maker methodology was applied, where students built molecular structures using modeling clay and toothpicks;in the 2nd year, a didactic board game built by the students was applied, using the content factors that influence the speed of reactions Chemistry to structure the game and in the 3rd year the Educommunication methodology was used with the construction of digitalized photographs and posted on social networks aboutthe quantification of carbohydrates and lipids in processed foods.The final product of this dissertation generated a primer with DS that can serve as another pedagogical instrument to assist in Chemistry classes in basic education.
|
|
4
|
-
TIAGO RENDLEY VIEIRA DOS SANTOS
-
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO.
-
Líder : LAURA CRISTIANE DE SOUZA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ELTON CASADO FIREMAN
-
LAURA CRISTIANE DE SOUZA
-
SILVIA HELENA CARDOSO
-
Data: 07-ago-2020
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este trabalho discute a utilização de jogos no ensino de química como elemento gerador de engajamento e participação para a promoção de aprendizagem no ensino médio. À luz das teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e construtivista de Vygotsky, discute-se a importância do uso, na educação, de metodologias ativas como a gamificação, para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprendizado de química. Com base em nossa experiência como docente no ensino médio, foram tomados como norteadores da pesquisa alguns problemas de aprendizagem observados com frequência e causadores de importantes entraves para o processo de ensino de muitos alunos, a saber: a deficiência na construção de significados em relação aos símbolos e representações químicas e sua associação com coisas concretas; Como proposta de ação, foi realizado um breve estudo de caso com uma turma do 1o ano do ensino médio, adequada aos problemas mencionados, e aplicados questionários e um jogo, desenvolvido para uma disciplina do PROFQUI, chamado “Qual é o elemento?”, que trata dos conteúdos tabela periódica, elementos químicos e substâncias. Foi realizada uma análise qualitativa das atividades executadas apartir dos questionários e de observações do comportamento, participação e desempenho dos alunos durante o transcorrer do jogo. A partir da análise dos dados coletados infere-se que a utilização de jogos, desenvolvidos com a intencionalidade de promover determinado conhecimento ou comportamento, demonstra um grande potencial para motivar o interesse dos estudantes, criando um ambiente em sala de aula propenso à aprendizagem.
|
|
5
|
-
SILVIA GOMES SILVA DE JESUS
-
O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA POR CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ALUNOS DA 1a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
-
Líder : MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
LUIS CARLOS FERREIRA DE OLIVEIRA
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
Data: 23-sep-2020
-
-
Resumen Espectáculo
-
Considerando as limitações do livro didático referentes ao conteúdo de Tabela Periódica e a desmotivação dos alunos nas aulas, questionou-se como tornar o estudo dos elementos químicos mais significativo para o educando visando à formação para o exercício da cidadania. Nesse contexto, ao analisar o livro didático adotado pela Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, Maceió - AL, constatou-se que o mesmo não contextualiza os elementos químicos de forma satisfatória. A Tabela Periódica (TP) acaba sendo utilizada apenas como fonte de consulta sem que o estudante compreenda sua importância para a vida e a ciência em geral. Além dessa questão, o aluno tem muita dificuldade no domínio da escrita e localização dos símbolos dos elementos. As atividades do livro didático não são suficientes para que o discente tenha uma aprendizagem realmente significativa. Portanto, este trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Tabela periódica. Trata de uma proposta de Sequência Didática (SD), onde foi adotado o uso de metodologias ativas nas aulas, sendo executada em cinco etapas desenvolvidas com atividades como leitura compartilhada de textos, confecção de paródias, jogos, estruturas, peça teatral, pintura na parede da escola e a elaboração do dicionário dos elementos químicos. Esta estratégia de ensino foi aplicada em seis turmas da 1a série do Ensino Médio da referida escola. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa é de cunho qualitativo. Para diagnóstico da aprendizagem utilizou-se a avaliação processual através da observação do engajamento e desempenho dos alunos nas atividades propostas. A SD colaborou para o estudo contextualizado de TP, promovendo a alfabetização científica e o desenvolvimento de habilidades nos estudantes. Dessa forma, os discentes conseguiram melhores resultados nas avaliações e compreenderam o quanto a Química está presente e é importante em suas vidas. Os resultados apresentados nesta pesquisa foram baseados em observações da participação e envolvimento dos alunos nos trabalhos propostos, sendo discutidos e analisados de acordo com os parâmetros estabelecidos pela UNESCO, denominados Pilares da Educação. A partir do exposto, acredita-se que esta proposta contribuiu para que os discentes possam exercer a cidadania e atuar como protagonistas do seu processo de aprendizagem com maior criticidade frente as situações do cotidiano que envolvem o conhecimento químico.
|
|
6
|
-
NATHALY ALMEIDA DE OLIVEIRA
-
DIDACTIC AND PEDAGOGICAL MATERIAL PRODUCTION TO SUPPORT IN HIGH SCHOOL CHEMISTRY CLASSES ADAPTED FOR PEOPLE WITH INTELLECTUAL, VISUAL OR AUDITORY DISABILITIES.
-
Líder : ANDRE GUSTAVO RIBEIRO MENDONCA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDRE GUSTAVO RIBEIRO MENDONCA
-
LAURA CRISTIANE DE SOUZA
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
Data: 07-oct-2020
-
-
Resumen Espectáculo
-
The inclusion of people with disabilities in regular classes requires an individualized work, however, it is common for Brazilian schools to have more than 30 students per class, making this job challenging. In light of this, in a heterogeneous class, the teacher must have efficient tools and practices to promote inclusion. Thus, this academic work aims to include students with some kind of disability (auditory, visual or intellectual) to many chemistry contents, through a “special box” that contains adapted didactic and pedagogical materials such as “Organic Function Domino”, “Chemistry in Our Daily Lives Bingo”, “Ionic Bonds and Inorganic Functions Puzzle”, “Didactic Sequence” that will help students with intellectual disabilities to understand electrochemistry and “Chemistry Parodies” with Brazilian sign language translation (available on YouTube and DVD). The choice of material was inspired in the proposals of active methodologies that value the senses and protagonism in the learning process, which are essential tools in the inclusive education. Lastly, we noticed that inclusion is an adaptation process because at each stage of the product it was discovered an individuality in each disability realizing that inclusive education is a surprising multifaceted process. Keywords: inclusion, chemistry games, Braille, adapted games.
|
|
7
|
-
VALDICE BARBOSA PEREIRA
-
Sequências Didáticas Baseadas na Problematização e Experimentação Sobre o Tema Polímeros.
-
Líder : FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DIMAS JOSE DA PAZ LIMA
-
FRANCINE SANTOS DE PAULA
-
SILVIA HELENA CARDOSO
-
Data: 05-nov-2020
-
-
Resumen Espectáculo
-
O ensino de química ainda é citado por alguns autores como um ensino voltado para as práticas conteudista, sem fazer nenhuma analogia com o cotidiano do alunado, e assim a química acaba sendo vista de uma forma totalmente longe do seu cotidiano e para eles não é interessante estudar algo distante da sua realidade. As sequências didáticas são atividades diferenciadas que objetivam ao professor trabalhar determinado conteúdo fazendo uso de várias metodologias com o intuito de melhorar a prática pedagógica no ensino de química. A proposta de trabalho cujo tema refere-se à Sequência Didática Baseada na Problematização e Experimentação Sobre os Polímeros, tem como desafio despertar o aluno em relação à química, os plásticos, meio ambiente, sustentabilidade e os materiais de uso diário. Aplicando-se a sequência didática (SD) será possível trabalhar com exposição de vídeo, a importância da pesquisa no ensino médio, a aula invertida e o papel da problematização e da experimentação. A metodologia aplicada em cada momento objetiva desenvolver habilidades diversas, pois alunos distintos têm desenvolturas diferentes no seu aprendizado. Nesse sentido procuramos promover uma educação igualitária, de uma forma que favoreça o aprendizado de todos os alunos ao serem lançadas atividades diferenciadas no ensino de química. O trabalho foi desenvolvido com uma turma de 52 alunos do 3ºano do ensino médio, a escola onde foi desenvolvida a pesquisa está situada na cidade de Arapiraca-Al. A sequência didática produzida poderá ser utilizada pelos professores que desejem fazer uso dessa metodologia, não apenas com o tema gerador polímeros, mas também para qualquer outro tema que possa contribuir significativamente para a contextualização no ensino de química.
|
|
8
|
-
LAURISTELA DA SILVA HERMOGENES SOARES
-
TEACHING SEQUENCE FOR TEACHING CHEMISTRY: THE USE OF THE THEME LIPIDS IN HIGH SCHOOL THROUGH ACTIVE METHODOLOGIES
UNDER A CTSA APPROACH
-
Líder : EDMA CARVALHO DE MIRANDA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EDMA CARVALHO DE MIRANDA
-
MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
-
RITA DE CASSIA SUART
-
Data: 13-nov-2020
-
-
Resumen Espectáculo
-
Given the daily confrontation with the lack of interest of students in the study and in the face of so many distractions that surround them, the act of teaching must, more than ever, promote alternatives that instigate student involvement as co-participants in their own evolution in knowledge. In this regard, this work was proposed for the use of some of the active teaching methodologies in order to involve students as assistants in the act of learning, as well as to understand the subject of Chemistry, combining knowledge on the chosen theme, Lipids, from a CTSA perspective, that is, promoting a relationship between the themes of chemistry and social aspects, through food choices, as well as the possible impacts caused to the environment due to inadequate disposal. Thus, the didactic sequence was applied in person and remote in two state schools in Alagoas in high school classes (regular and EJA modalities) divided into five moments, with different activities in each one. In remote education, the activities carried out in one of the schools were completely virtual and in another, there was the possibility for students to participate in a soap production workshop online. Stages of investigative questions were applied in both modalities, pointing out ways for students to evolve in the construction of knowledge of the subjects covered. The evaluation of most of these questions was carried out through the use of Zoller's ideas regarding the Low and High Order Cognitive Skills that can be generated by students according to the stimulus that is provided to them. The results of the research showed that as students are questioned and analyzed, more complete answers and higher cognitive levels are obtained. The type of analysis of these responses proved to be very effective in evaluating important steps in the process of applying this didactic sequence. Furthermore, the proposed researches made students discover valid solutions to the problem of inappropriate lipid disposal in the environment, realizing the development of sustainable thinking in students, in the three methodologies, in addition to the evolution of knowledge regarding the proposed subjects.
|
|