|
Dissertações |
|
1
|
-
MARCEL FELIPE FERREIRA DE CASTRO
-
Gestão da informação nas dispensas de licitações: análise nas universidades públicas do Estado de Alagoas
-
Orientador : EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
-
LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
-
MARCOS AURELIO GOMES
-
ALZIRA KARLA ARAÚJO DA SILVA
-
MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
-
Data: 14/Fev/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A gestão da informação é condição essencial para a promoção da eficiência, da eficácia e da qualidade na Administração Pública. Esse processo gerencial contempla elementos que compõem a dinâmica do bom funcionamento das organizações, principalmente, no atendimento às exigências legais. Esta pesquisa visa analisar a gestão da informação nas dispensas de licitações, no período da pandemia da Covid-19, nas universidades públicas do Estado do Alagoas. Para tanto, busca, especificamente, mapear os dispositivos normativos que estabelecem critérios para as dispensas de licitações nas universidades; identificar as necessidades de informação conforme exigências para dessas dispensas de licitações; levantar as informações disponibilizadas acerca dos processos de dispensas de licitações; caracterizar a disponibilização da informação como processo de transparência no escopo dessas dispensas de licitações; e verificar as condições de uso da informação nos canais institucionais, tomando como base um modelo de gestão da informação. Procedimentalmente, trata-se de uma pesquisa descritiva, operacionalizada via estudo de casos múltiplos, compreendendo a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foi adotada uma abordagem mista, que contempla dados quantitativos e qualitativos. Foram levantados os documentos eletrônicos sobre as condições de dispensa de licitações, bem como o funcionamento dos sistemas de gestão de informação das referidas universidades, considerando os elementos, os processos e os fluxos envolvidos. Os dados analisados na pesquisa são provenientes de duas principais fontes bibliográficas e documentais, respectivamente, material já publicado e sítios eletrônicos oficiais das universidades e sítio eletrônico do Planalto Brasileiro com análise das legislações. Os achados científicos foram organizados em quadros, gráficos e esquemas para facilitar a compreensão. Após a coleta e a sistematização dos dados, foi realizada uma análise para sintetizar os resultados, com base nos referenciais teóricos adotados, e, assim, responder ao problema da pesquisa. Os resultados evidenciam que Lei de Dispensas de Licitação, Lei nº 14.133/2021, e a Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011, são os principais dispositivos normativos que fundamentam as dispensas de licitações, no período da pandemia da Covid-19, estabelecendo critérios e necessidades de disponibilização de informações sobre os processos de dispensas. A Ufal priorizou a divulgação de suas dispensas de licitações em uma nova plataforma, o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), a Uneal efetuou a divulgação no site da transparência do Estado de Alagoas e a Uncisal disponibilizou os processos licitatórios em seu sítio. As instituições disponibilizam as informações em formatos conhecidos, como PDF ou DOCX, e com acessibilidade da informação, como o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para atender a usuários surdos e com baixa visão. A Ufal foi a instituição que disponibilizou a maior quantidade de informações sobre as dispensas de licitações realizadas em seu site oficial. A Uneal e a Uncisal não tiveram o mesmo desempenho na divulgação ampla de informações sobre suas licitações, o que certamente dificulta a verificação de seus atos pela população e pode contribuir para diminuição da confiabilidade da população no que se refere à utilização das verbas públicas. Considera-se que é importante que as instituições de ensino promovam a ampla divulgação de informações sobre suas compras e contratações, inclusive sobre as dispensas de licitações, promovendo transparência e confiabilidade junto à sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
Information management is an essential condition for promoting efficiency, effectiveness and quality in Public Administration. This managerial process includes elements that make up the dynamics of the good functioning of organizations, mainly in meeting legal requirements. This research aims to analyze information management in bidding waivers, in the period of the Covid-19 pandemic, in public universities in the State of Alagoas. For this purpose, it seeks, specifically, to map the normative devices that establish criteria for waiving bids at universities; identify the information needs according to the requirements for these bidding exemptions; survey the information made available about the bidding waiver processes; characterize the availability of information as a process of transparency in the scope of these bidding exemptions; and verify the conditions of use of information in institutional channels, based on an information management model. Procedurally, this is descriptive research, operationalized via the study of multiple cases, comprising the State University of Alagoas (Uneal), the State University of Health Sciences of Alagoas (Uncisal) and the Federal University of Alagoas (Ufal). A mixed approach was adopted, which includes quantitative and qualitative data. Electronic documents were raised on the conditions for waiving bids, as well as the functioning of the information management systems of the referred universities, considering the elements, processes and flows involved. The data analyzed in the research come from two main bibliographical and documentary sources, respectively, previously published material and official websites of universities and the website of the Brazilian Plateau with analysis of legislation. Scientific findings have been organized into charts, graphs and diagrams to facilitate understanding. The results show that the Bidding Waiver Law, Law nº 14.133/2021, and the Access to Information Law, Law nº 12.527/2011, are the main normative devices that support the bidding exemptions, in the period of the Covid-19 pandemic, establishing criteria and needs for providing information on dismissal processes. Ufal prioritized the disclosure of its bidding exemptions on a new platform, the Integrated System of Assets, Administration and Contracts (Sipac), Uneal made the disclosure on the transparency website of the State of Alagoas and Uncisal made the bidding processes available on its place. The institutions make information available in known formats, such as PDF or DOCX, and with information accessibility, such as the use of the Brazilian Sign Language (Libras), to serve deaf and low vision users. Ufal was the institution that provided the greatest amount of information on waiving bids carried out on its official website. Uneal and Uncisal did not have the same performance in broadly disseminating information about their bids, which certainly makes it difficult for the population to verify their actions and may contribute to a decrease in the population's confidence regarding the use of public funds. It is considered that it is important that educational institutions promote the wide dissemination of information about their purchases and hiring, including about exemptions from tenders, promoting transparency and reliability in society.
|
|
2
|
-
ISAAC ROBERTO FERREIRA
-
Silêncios da necrópole: traços infomemoriais e patrimoniais do Cemitério Nossa Senhora da Piedade em Maceió-Alagoas
-
Orientador : MARIA DE LOURDES LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA DE LOURDES LIMA
-
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
-
GUILHERMINA DE MELO TERRA
-
ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE
-
BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
-
Data: 15/Fev/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação discorre sobre a importância dos traços infomemoriais e patrimoniais presentes no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, em Maceió, para a memória cultural e patrimonial da cidade e de Alagoas. O problema de pesquisa indaga: quais as práticas existentes no Cemitério Nossa Senhora da Piedade em Maceió - Alagoas, a partir de seus traços infomemoriais, que asseguram o seu reconhecimento como patrimônio cultural pela sociedade? Tem por objetivo geral analisar os traços infomemoriais e patrimoniais no Cemitério em questão. Aborda aspectos conceituais acerca da morte ao longo dos séculos, assim como da sua relação na arte e na religião, as diversas maneiras de lidar com esta temática, incluindo a academia. Apresenta a problemática no século XIX, quando da proibição imperial sobre os sepultamentos em Igrejas e a construção dos primeiros cemitérios, no Brasil e na Alagoas oitocentista, quando as epidemias de cólera e de gripe espanhola (Influenza) eram atribuídas pela medicina higienista aos sepultamentos em igrejas. Apresenta a conceituação de patrimônio e sua relação com a memória, além da diferença do estudo da memória no âmbito da História e a sua abordagem na Ciência da Informação. Traz a história do Cemitério N.S. da Piedade, os traços infomemoriais presentes nos bens culturais formados pela arquitetura tumular, bem como os objetos históricos e personalidades alagoanas sepultadas. Trata-se de um estudo descritivo com viés documental, abordagem qualitativa e de natureza básica. Utiliza como procedimentos as pesquisas de campo, bibliográfica e documental, além das técnicas de análise de conteúdo, observação e entrevistas. Após as pesquisas de campo realizadas, a coleta de dados via fontes bibliográficas e documentais, os dados coletados nas entrevistas feitas com agentes responsáveis pela estrutura física e integridade patrimonial do Cemitério e com base nos referenciais teóricos adotados, respondemos ao problema da pesquisa. Os resultados evidenciam que, no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, as práticas existentes a nível de preservação memorial e patrimonial dos artefatos fúnebres que trazem em si traços infomemoriais importantes para a memória de Maceió e de Alagoas são ainda insuficientes, pois não divulgam ou disseminam a condição de Unidade Especial de Preservação Cultural (UEP) da Instituição pública de maneira eficaz, não contribuindo para que esta seja vista e reconhecida pela sociedade para além de sua condição primordial de local de sepultamentos. Por fim, o trabalho propõe aos órgãos patrimoniais municipais, estaduais e federais, medidas de preservação e conservação preventivas do Cemitério N.S. da Piedade, bem como divulgação mais efetiva de sua condição especial de UEP, por intermédio de uma minuta.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation discusses the importance of infomemorial and heritage traces present at the Nossa Senhora da Piedade Cemetery, in Maceió, for the cultural and heritage memory of the city and Alagoas. The research problem asks: what are the existing practices at the Nossa Senhora da Piedade Cemetery in Maceió - Alagoas, based on its infomemorial traces, which ensure its recognition as cultural heritage by society? Its general objective is to analyze the infomemorial and patrimonial traces in the Cemetery in question. It addresses conceptual aspects about death over the centuries, as well as its relationship in art and religion, the different ways of dealing with this theme, including the academy. It presents the problem in the 19th century, when the imperial ban on burials in Churches and the construction of the first cemeteries, in Brazil and in Alagoas in the 19th century, when the epidemics of cholera and Spanish flu (Influenza) were attributed by hygienist medicine to burials in churches. It presents the concept of heritage and its relationship with memory, in addition to the difference between the study of memory in the context of History and its approach in Information Science. Brings the history of the N.S. da Piedade, the infomemorial traces present in the cultural assets formed by the tomb architecture, as well as the buried historical objects and personalities from Alagoas. This is a descriptive study with a documentary bias, a qualitative approach and of a basic nature. It uses field, bibliographic and documentary research as procedures, in addition to content analysis, observation and interview techniques. After the field research carried out, data collection via bibliographic and documentary sources, data collected in interviews with agents responsible for the physical structure and patrimonial integrity of the Cemetery and based on the theoretical references adopted, we responded to the research problem. The results show that, in the Nossa Senhora da Piedade Cemetery, the existing practices in terms of memorial and heritage preservation of funereal artifacts that carry in themselves important infomemorial traces for the memory of Maceió and Alagoas are still insufficient, as they do not disclose or disseminate the condition of Special Unit of Cultural Preservation (UEP) of the public Institution in an effective way, not contributing for it to be seen and recognized by the society beyond its primordial condition of place of burials. Finally, the work proposes to the municipal, state and federal heritage agencies, measures for the preservation and preventive conservation of the Cemetery N.S. da Piedade, as well as a more effective disclosure of its special status as a UEP, through a draft.
|
|
3
|
-
ELAYNE PATRICIA SILVA TEIXEIRA
-
Desafios para a governança eletrônica no Brasil: uma análise do Sistema Eletrônico de Informação na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas
-
Orientador : FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DALGIZA ANDRADE OLIVEIRA
-
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
-
FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
-
MARCOS APARECIDO RODRIGUES DO PRADO
-
VIRGINIA BENTES PINTO
-
Data: 28/Abr/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A utilização de documentos e processos eletrônicos no âmbito da brasileira iniciou-se nos anos de 1990, sendo intensificado a partir dos anos 2000. A inserção dessa nova modalidade de documentos no setor público, em conjunto com a mudança no comportamento social vivenciado por maio da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação, gerou uma preocupação com a segurança desses documentos de que eles poderiam ser acessados de forma rápida, fácil, acessível e precisa pelos cidadãos. Assim, esse contexto de expectativas foi propício para o surgimento dos sistemas de informação. O presente trabalho refere-se a pesquisa de mestrado cujo tema central é a análise de um sistema de informação em organização pública. A questão norteadora da pesquisa: Quais os principais desafios enfrentados na implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, sob a ótica da governança eletrônica? O objetivo principal é compreender a implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas como ferramenta de apoio à Governança Eletrônica no estado de Alagoas. E os objetivos específicos são: Descrever a Gestão de Documentos no âmbito da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; descrever o Sistema Eletrônico de Informações na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; identificar as principais dificuldades enfrentadas na implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; verificar os principais benefícios percebidos com a implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. A metodologia possui uma abordagem qualiquantitativa, com tipo de pesquisa exploratória-descritiva. Como resultado da pesquisa tem-se que 100% dos entrevistados concordam que o SEI contribui para o processo de gestão de documentos da fundação, e quanto ao perfil dos respondentes destaca-se o alto nível de qualificação acadêmica dos colaboradores da fundação, como pós-graduação (43,6%), mestrado (28,2%), ensino superior completo (20,5%), ensino superior incompleto (2,6%) e doutorado (2,6%). A implantação do SEI na FAPEAL se deu por imposição legal o governo de Alagoas, mas tem se mostrado muito benéfica para a realização das atividades da fundação.
-
Mostrar Abstract
-
The use of processes and electronics in the Brazilian context began in the 1990s, being intensified from the 2000s. The insertion of this new type of documents in the public sector, together with the change in social behavior experienced by May of the insertion of Information and Communication Technologies, generated a concern with the security of these documents that they could be accessed quickly, easily, accessible and accurately by citizens. Thus, this context of expectations was stimulated for the incorporation of information systems. The present work refers to a master's research whose central theme is the analysis of an information system in a public organization. The guiding question of the research: What are the main challenges faced in the implementation of the Electronic Information System at the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, from the perspective of electronic governance? The main objective is to understand the implementation of the Electronic Information System at the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas as a tool to support Electronic Governance in the state of Alagoas. And the specific objectives are: To describe Document Management within the framework of the Research Support Foundation of the State of Alagoas; describe the Electronic Information System at the Research Support Foundation of the State of Alagoas; identify the main difficulties faced in the implementation of the Electronic Information System at the Research Support Foundation of the State of Alagoas; verify the main benefits perceived with the implementation of the Electronic Information System in the Research Support Foundation of the State of Alagoas. The methodology has a qualitative and quantitative approach, with an exploratory-descriptive type of research. As a result of the survey, 100% of those approved agree that the SEI contributes to the foundation's document management process, and as for the profile of the interviewees, the high level of academic qualification of the foundation's employees stands out, such as post-graduate academic (43.6%), master's (28.2%), complete higher education (20.5%), incomplete higher education (2.6%) and doctorate (2.6%). The implementation of SEI in FAPEAL was legally imposed by the government of Alagoas, but it has proved to be very satisfactory for carrying out the foundation's activities.
|
|
4
|
-
POLLYANA CÁSSIA GONZAGA FERREIRA
-
GESTÃO DE DOCUMENTOS EM ARQUIVOS UNIVERSITÁRIOS: ESTUDO DO ARQUIVO CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
-
Orientador : FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
-
FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
-
MARCOS APARECIDO RODRIGUES DO PRADO
-
DALGIZA ANDRADE OLIVEIRA
-
DANIEL FLORES
-
Data: 30/Mai/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Diante de um cenário cada vez mais tecnológico, onde a informação é insumo necessário, as ações das universidades devem ser pautadas na valorização da informação arquivística que reverbere em toda a instituição e na sociedade. As Instituições Federais de Ensino Superior devem disponibilizar informações de forma organizada, acessível e validada, a todos os interessados, contribuindo, desta maneira, para o desenvolvimento de novos tipos de conhecimento e preservação da memória da instituição. O trabalho de pesquisa resultado desta dissertação possui o objetivo geral de analisar as atividades do Arquivo Central da Ufal, a fim de identificar suas funções, fluxo e sistemas de informação, bem como, seu papel no contexto institucional. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, com a utilização de questionário aplicado junto aos servidores do Arquivo Central e entrevistas semiestruturadas com os gestores que atuam, direta ou indiretamente, na gestão e administração do arquivo. Buscou-se descrever o processo de gestão documental do Arquivo Central da Ufal; verificar, sob a ótica de gestores e servidores técnicos, os principais problemas encontrados na organização e gerenciamento da informação na instituição através de seu Arquivo Central e identificar se existe alguma política de gestão arquivística de documentos no arquivo da universidade. O Arquivo Central é um elemento que reflete todas as ações da instituição, é um setor estratégico que deve contribuir com a universidade e melhorar o desempenho da gestão administrativa com transparência, produtividade, rapidez e atendimento ao usuário. Considera-se que o objetivo geral deste estudo foi alcançado, pois através dos resultados da pesquisa, foi possível compreender as necessidades dos profissionais que atuam no Arquivo Central e apontar que os gestores reconhecem a importância do arquivo e compreendem que a unidade de informação está em situação crítica, dada à realidade que a instituição vivencia. Os resultados apontam que o Arquivo Central reflete as ações da Ufal, mas carece de iniciativas de gestão de documentos, preservação predial, preservação digital sistêmica e transparência ativa que auxiliem na salvaguarda dos documentos e memória institucional.
-
Mostrar Abstract
-
Faced with an increasingly technological scenario, where information is a necessary input, university atinos must be based on valuing archival information that reverberates throughout lhe institution and society. Federal Higher Education Institutions must provide information in an organized, accessible and validated manner to all interested parties, thus contributing to the development of new types of knowledge and preservation of the institution's memory. The research work resulting from this dissertation has the general objective of analyzing the activities of the Central Archive of Ufal, in order to identify its functions, flow and information systems, as well as its role in the institutional context. This is a qualitative study, with a descriptive and exploratory approach, using a questionnaire applied to Central Archive servers and semi-structured interviews with managers who work, directly or indirectly, in the management and administration of the archive. We sought to describe the document management process of the Central Archive of Ufal; verify, from the perspective of managers and technical servants, the main problems found in the organization and management of information in the institution through its Central Archive and identify if there is any archival management policy for documents in the university archive. The Central Archive is an element that reflects all the actions of the institution, it is a strategic sector that must contribute to the university and improve the performance of administrative management with transparency, productivity, speed and user service. It is considered that the general objective of this study was achieved, because through the results of the research, it was possible to understand the needs of professionals who work in the Central Archive and point out that managers recognize the importance of the archive and understand that the information unit is in critical situation, given the reality that the institution experiences. The results indicate that the Central Archive reflects Ufal's actions, but lacks document management, building preservation, systemic digital preservation and active transparency initiatives that help safeguard documents and institutional memory.
|
|
5
|
-
AMANDA GOMES BEZERRA CALHEIROS
-
Análise descritiva das bibliotecas públicas municipais do estado de Alagoas
-
Orientador : MARCOS APARECIDO RODRIGUES DO PRADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS APARECIDO RODRIGUES DO PRADO
-
NELMA CAMELO DE ARAUJO
-
WILLIAN LIMA MELO
-
ROVILSON JOSÉ DA SILVA
-
SUELI BORTOLIN
-
Data: 28/Jul/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Dentro do contexto da Ciência da Informação, verifica-se a existência da unidade de informação biblioteca pública que é caracterizada como segmento tipológico de especialidade ao interesse deste domínio. A biblioteca pública repercute na amplitude da sua função social como um equipamento de cultura propício à apropriação da informação, devendo, portanto, ter suas ações atreladas à sociedade. Nesse cenário, a presente pesquisa aborda apresentações fundamentais de conceitos e aspectos históricos sobre as origens da biblioteca pública, trazendo sua relação com a Ciência da Informação e com a própria Biblioteconomia. No tocante ao objetivo, pontua as concepções referentes às bibliotecas públicas municipais existentes no estado de Alagoas, demonstrando diferentes aspectos referentes a existência, manutenção e funcionamento das mesmas, como por exemplo: informações de sua criação, quantidade de acervo, formação profissional de seus agentes, acessibilidade, entre outros. No âmbito metodológico, a pesquisa se propõe a desenvolver um estudo exploratório, pautando as bibliotecas públicas municipais existentes no estado de Alagoas, adentrando em aspectos que representem essa existência. Nessa perspectiva, busca-se evidenciar, consequentemente, as particularidades das instituições respondentes no levamento. Ainda, utiliza a pesquisa descritiva a partir de levantamentos de dados extraídos a partir de questionários, mas também se delineia como pesquisa bibliográfica e documental para embasamentos teóricos estruturados em revisão de literatura. Assim sendo, elegeu-se a abordagem qualiquantitativa como fator preponderante para apreciação dos elementos descritivos visando uma contextualização teórica da literatura especializada. A coleta de dados se deu por meio de variáveis consideradas pertinentes no entendimento predominante da literatura selecionada como repertório teórico, e, para o levantamento, foi realizado uma análise a partir de recursos específicos, a saber:e-mails, sites, rede digitais, entre outros meios de contatos considerando o volume de respostas. Verificando as analises decorrentes deste estudo, é possível destacar que sendo Alagoas formada por 102 municípios, o estudo sobre biblioteca pública exige um esforço contínuo, pois, é observado a carência sob diferentes aspectos na realidade dessas 37 bibliotecas públicas analisadas através desse estudo. E ainda, a falta de profissional bibliotecário nessas instituições é um fator preponderante para a não evolução desses espaços de conhecimento social. Portanto, este estudo não tem a intenção de esgotar as discussões, mas sim de estimular o interesse de pesquisas futuras sobre o tema. De pronto, é possível afirmar que a biblioteca pública representa um caminho de desafios profissionais, mas também uma oportunidade social para ampliar ofertas de conhecimentos às pessoas. Logo, entende-se que a biblioteca pública implica na dimensão constitucional pela Carta Magna vigente no Brasil que assegura o direito à informação para exercício da cidadania plena. Enfim, em respeito à diversidade humana, a biblioteca pública deve assumir um papel relevante na sociedade contemporânea para fomentar a cultura privilegiando espaços de interação que conciliem diálogos pelos registros do conhecimento e a noção de memória coletiva instituída localmente.
-
Mostrar Abstract
-
Within the context of Information Science, it is verified the existence of the information unit public library, which is characterized as a typological segment of specialty to the interest of this domain. The public library resonates in the amplitude of its social function as a cultural equipment conducive to the appropriation of information and, therefore, it must have its actions linked to society. In this scenario, the present research addresses fundamental presentations of concepts and historical aspects about the origins of the public library, bringing its relation with Information Science and Librarianship itself. Regarding the purpose, it points out the concepts related to the existing municipal public libraries in the state of Alagoas, showing different aspects related to their existence, maintenance and operation, such as: information on its creation, amount of collection, professional training of its agents, accessibility, among others. In the methodological scope, the research proposes to develop an exploratory study, focusing on the existing municipal public libraries in the state of Alagoas, going into aspects that represent this existence. In this perspective, it aims at evidencing, consequently, the particularities of the responding institutions in the survey. It also uses descriptive research as from surveys of data extracted from questionnaires, but also outlines itself as bibliographic and documental research for theoretical bases structured in literature review. Therefore, the quali-quantitative approach was chosen as the preponderant factor for the appreciation of the descriptive elements aiming at a theoretical contextualization of the specialized literature. Data collection took place by means of variables considered pertinent in the predominant understanding of the literature selected as a theoretical repertoire, and, for the survey, an analysis was performed from specific resources, namely: e-mails, websites, digital networks, among other means of contact considering the volume of answers. Verifying the analysis resulting from this study, it is possible to highlight that being Alagoas formed by 102 municipalities, the study on public libraries requires a continuous effort, because it is observed the lack under different aspects in the reality of these 37 public libraries analyzed through this study. And yet, the lack of a librarian professional in these institutions is a preponderant factor for the non-evolution of these spaces of social knowledge. Therefore, this study is not intended to exhaust the discussions, but to stimulate the interest of future research on the subject. It is possible to state that the public library represents a path of professional challenges, but also a social opportunity to expand the offer of knowledge to people. Therefore, it is understood that the public library implies in the constitutional dimension by the Magna Carta in force in Brazil, which ensures the right to information for the exercise of full citizenship. Finally, in respect for human diversity, the public library must assume a relevant role in contemporary society to foster culture, privileging spaces of interaction that reconcile dialogues for the records of knowledge and the notion of collective memory instituted locally.
|
|
6
|
-
JULIO AUGUSTO ENDERS DE ALBUQUERQUE
-
Visualização da informação em ambientes de divulgação de dados abertos: um estudo sobre observatórios das Federações da indústria do Brasil
-
Orientador : IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
-
IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
-
LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
-
PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO
-
PAULO HENRIQUE MARTINS DESIDERIO
-
Data: 8/Ago/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa apresenta um estudo sobre os observatórios da informação pertencentes às Federações da Indústria do Brasil – responsáveis por fornecer informações expressivas e efetivas para a tomada de decisões no setor industrial – e possui o intento de analisar a maturidade informacional e organizacional destes, assim como perceber de que maneira estes observatórios utilizam conceitos, técnicas e tecnologias em visualização de informações para criar seus painéis interativos e divulgar suas informações em dashboards. Assim, esta dissertação possui caráter de observação exploratória e construtivista, com abordagem qualitativa, utilizando-se da quantitativa quando necessário para aprofundamento da análise e comprovação das hipóteses, sendo alicerçado em análise bibliográfica e documental, com utilização de materiais presentes nas plataformas virtuais os observatórios e acessados durante o processo específico de observação. Os objetos de análise incluem os observatórios das Federações da Indústria presentes em sete estados brasileiros (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina), estes possuem processos informacionais consolidados de acordo com o modelo conceitual adaptado de observatório de informação de Gomes et al (2016) utilizado para fundamentar e categorizar esta análise. Os resultados percebidos neste estudo incluem importante revisão bibliográfica sobre os observatórios de informação, e sobre a disciplina de Visualização da Informação, bem como identificação de boas práticas em técnicas de visualização de informações utilizadas pelos observatórios de informação das Federações da Indústria, e apresentação de um possível modelo para a visualização de informações em ambientes virtuais de observatórios de informação.
-
Mostrar Abstract
-
This research presents a study on information observatories belonging to the Industry Federations of Brazil, which are responsible for providing significant and effective information for decision-making in the industrial sector. The study aims to analyze the informational and organizational maturity of these observatories and examine how they utilize concepts, techniques, and technologies in information visualization to create interactive panels and disseminate information through dashboards. Therefore, this dissertation has an exploratory and constructivist nature, employing a qualitative approach and utilizing quantitative methods when necessary for in-depth analysis and hypothesis testing. The research is based on bibliographic and documentary analysis, using materials available on the virtual platforms of the observatories accessed during the specific observation process. The objects of analysis include the observatories of Industry Federations present in seven Brazilian states (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, and Santa Catarina). These observatories have consolidated information processes according to the adapted conceptual model of information observatories proposed by Gomes et al. (2016), which serves as the basis for the analysis and categorization in this study. The perceived results of this research include a significant literature review on information observatories and the field of Information Visualization, as well as the identification of best practices in information visualization techniques used by the Industry Federations' information observatories. Additionally, a potential model for information visualization in virtual environments of information observatories is presented.
|
|
7
|
-
MARCIO ADRIANO COSTA DOS SANTOS
-
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL: um estudo nas bases de dados BRAPCI, Scopus e SciElo
-
Orientador : GUILHERMINA DE MELO TERRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
-
GUILHERMINA DE MELO TERRA
-
JOÃO ARLINDO DOS SANTOS NETO
-
RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
-
SUZANA DE LUCENA LIRA
-
Data: 15/Ago/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa analisou a relação teórica e empírica entre os termos “Competência em Informação” e “Inclusão Digital”; “Competência Informacional” e “Inclusão Digital” e “Competência Crítica em Informação” e “Inclusão Digital”. Para tanto, utilizou-se metodologia de natureza básica, com abordagem quali-quantitativa, de caráter bibliográfico, documental e descritiva, a fim de mapear, discorrer, arrolar e propor uma convergência de atributos de Competência em Informação (CoInfo), que, promovam a Inclusão Digital. A investigação utilizou os indicadores booleanos AND e/ou OR nos três termos: ´competência em informação´ AND ´inclusão digital´ OR ‘competência informacional’ OR ‘inclusão digital’ e ‘Competência Crítica em Informação’ AND ‘Inclusão Digital’, a fim de ter quantificar o número relevante de publicações de artigos de periódicos científicos inter-relacionados a pesquisa. O período de coleta se deu no mês e janeiro de 2022, o levantamento quantificou um universo de 124 publicações recuperadas, 07 eram duplicadas, e em cerca de 117, foi feita a leitura técnica, que, resultou na exclusão de 85 artigos, desse modo, o corpus de análise deu-se em 32 artigos de periódico científico. Observou-se, no primeiro estágio da análise, que, a relação entre os termos foi efetivada apenas por um autor dos textos analisados, fato que chama a atenção, haja vista que, tal relação, trata-se de um tema relevante na era digital, sobretudo, para o campo da Ciência da Informação no Brasil, principalmente, da Perspectiva Crítica da Ciência da Informação e da Tecnologia. Percebe-se, ainda, que o sistema político brasileiro de Inclusão Digital necessita investir nos ambientes de ensino-aprendizagem, no sentido de contribuir para o desenvolvimento da CoInfo, incluindo os arquivos, as bibliotecas, os museus e nos centros culturais, por serem lugares construtores de informação e conhecimento, bem como o uso e a apropriação da informação no meio digital, como instrumento conquista da cidadania de todos e para todos. Conclui-se, que, o principal desafio da CoInfo na conjuntura atual está centrado nos processos de exclusão digital sistêmica em escala global, anula os diversos modelos de desenvolvimento, em especial, o sustentável. À medida não haver Sociedade da Informação, tendo em vista que lhes faltam os atributos característicos, tais como ética, moral, consciência cidadã, caráter sociopolítico, bem como justiça epistêmica. Pode-se afirmar que, de certo modo, a corrida pela construção de uma Sociedade da Informação no Brasil, ocorrida nos 2000, ainda, está em processo, necessitando frisar que a Inclusão Digital não pode ser compreendida apenas como sinônimo de instalação e uso de computadores pela população de baixa renda, apenas voltado para a capacitação: tecnicista, capacitismo e instrumentalismo, e sim, como um instrumento aplicado ao desenvolvimento social, sustentável, político, econômico, cultural e informacional, potencializando, portanto, a capacidade de criticidade sobre a realidade social e o indivíduo está inserido, no sentido de contribuir para a sua transformação social e digital.
-
Mostrar Abstract
-
The research has as its central objective to diagnose the theoretical and empirical relationships between the terms "Competence in Information" and "Digital Inclusion". The research methodology is basic and quantitative in nature, bibliographic, documentary, descriptive and content analysis. We sought to the scientific journals of brapci, scopus, scielo and google scholar databases, published in the period 2018-2021. For this purpose, the comparative method is used, based on the following specific objectives, to Roll the CoInfo necessary to promote the strengthening of the Digital Inclusion process and to map, together with the databases, the publications that present theoretical and empirical relational propositions between Competence in Information and Digital Inclusion. Como resultado parcial, afirma-se que a relação entre CoInfo e Inclusão Digital foi efetivada apenas por um autor dos textos analisados, fato que chama a atenção, haja vista que, tal relação, trata-se de um tema relevante na era digital, sobretudo, para o campo da Ciência da Informação no Brasil. It was also noticed that the Brazilian political system of digital inclusion needs to invest in teaching-learning environments, in order to contribute to the development of CoInfo, including archives, libraries, museums and cultural centers, because they are places that construct knowledge, as well as the use and appropriation of information in the digital environment, as an instrument for conquering citizenship for all and for all. It can be affirmed that, in a way, the race for the construction of an Information Society in Brazil, which occurred in the 2000s is still in process, needing to emphasize that digital inclusion cannot be understood only as synonymous with installations and use of computers by the low-income population, only focused on training: technical, capacitive and instrumentalist, and rather, as an instrument applied to political, economic, cultural and informational development, enhancing, therefore, the capacity of criticality about the social reality in which the individual is inserted, in order to contribute to its social and digital transformation.
|
|
8
|
-
VALTER DOS SANTOS ANDRADE
-
ANÁLISE DOS DESCRITORES DE ASSUNTO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
-
Orientador : ROBERIA DE LOURDES DE VASCONCELOS ANDRADE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
-
LEYDE KLEBIA RODRIGUES DA SILVA
-
ROBERIA DE LOURDES DE VASCONCELOS ANDRADE
-
RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
-
WAGNER JUNQUEIRA DE ARAÚJO
-
Data: 17/Ago/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A representação temática é fundamental para o processo de organização, acesso e recuperação da informação, principalmente nos ambientes digitais como os repositórios institucionais. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a representação da informação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas, no que concerne ao metadado assunto. Tratar-se de uma pesquisa básica, exploratória com características descritiva e com abordagem qualitativa. A análise se deu sobre a representação temática do metadado assunto presente nas monografias depositadas através do autoarquivamento pelos alunos graduandos dos cursos de Enfermagem e Serviço Social no período de 2020 a 2022. Foram mapeadas 160 monografias, 84 do curso de Enfermagem e 76 do curso de Serviço social. A coleta dos dados foi realizada diretamente na base de dados do repositório, sendo os dados agrupados, organizados em quadros, analisados, tratados e apresentados em gráficos. Foram coletados 252 metadados assuntos nas monografias do curso se Enfermagem dos quais 201 são metadados assuntos autorizados, correspondendo a 79,8% de conformidades com o catálogo de assunto do Sistema de Biblioteca da universidade, identificando apenas 29 metadado assunto em linguagem natural 11,5%; 15 com erro de padronização 6%; 3 com erros de grafia 1,2% e 4 com erros de digitação 1,5%. Nas monografias de Serviço Social foram coletados 210 metadados assuntos, apresentando 84 metadados assuntos autorizados, 40% em conformidade com o catálogo; 86 metadado assunto em linguagem natural, 41%; 23 metadado assunto sem padronização, 11%, 02 metadado assunto com erros de grafia, 1% e 15 metadado assunto com erros de digitação, 7%. Ressalta que os alunos do curso de Enfermagem são familiarizados com o uso da Base de dados de Descritores de Saúde para escolhas de termos para seus trabalhos acadêmicos, além da obrigatoriedade do uso da ficha catalográfica elaborada pelo setor Catalogação na Fonte da Biblioteca Central da Universidade, não ocorrendo o mesmo com o curso de Serviço Social, o qual, não adotava a obrigatoriedade da ficha catalográfica nem a utilização de ferramentas autorizadas como tesauros ou índices especializados, levando com isso a uma grande utilização da linguagem natural implicando com isso, em alguns ruídos que interferem na recuperação da informação no sistema de informação do Repositório. Neste sentido, percebe-se que uso de ferramentas como tesauros autorizados, bem como a orientação do profissional bibliotecário contribuem para padronização e qualidade dos metadados de assunto, proporcionando uma maior eficácia e eficiência na busca documental. Conclui enfatizando a importância para o repositório adotar uma política de indexação, disponibilizado meios para auxiliar os usuários na utilização de ferramentas como tesauros e índices que possam guiá-los nas escolhas dos termos, possibilitando assim, elevar o nível da qualidade de descrição dos conteúdos documentais, visando a precisão no processo de busca e recuperação da informação.
-
Mostrar Abstract
-
Thematic representation is fundamental for the process of organizing, accessing and retrieving information, especially in digital environments such as institutional repositories. In this sense, this research aims to analyze the representation of information in the Institutional Repository of the Federal University of Alagoas, with regard to subject metadata. It is a basic, exploratory research with descriptive characteristics and a qualitative approach. The analysis was based on the thematic representation of the subject metadata present in the monographs deposited through self-archiving by undergraduate students of the Nursing and Social Work courses in the period from 2020 to 2022. 160 monographs were mapped, 84 from the Nursing course and 76 from the Nursing course Social service. Data collection was carried out directly in the repository database, with the data being grouped, organized in tables, analyzed, treated and presented in graphs. 252 subject metadata were collected in the Nursing course monographs, of which 201 are authorized subject metadata, corresponding to 79.8% of compliance with the subject catalog of the university's Library System, identifying only 29 subject metadata in natural language 11,5 %; 15 with a standardization error of 6%; 3 with 1.2% spelling errors and 4 with 1.5% typing errors. In the Social Work monographs, 210 subject metadata were collected, presenting 84 authorized subject metadata, 40% in accordance with the catalogue; 86 subject metadata in natural language, 41%; 23 subject metadata without standardization, 11%, 02 subject metadata with spelling errors, 1% and 15 subject metadata with typing errors, 7%. It emphasizes that Nursing course students are familiar with the use of the Health Descriptors Database for choosing terms for their academic work, in addition to the mandatory use of the cataloging form prepared by the Cataloging at the Source sector of the Central Library of the University, the same did not occur with the Social Service course, which did not adopt the obligation of the cataloging form nor the use of authorized tools such as thesauri or specialized indexes, leading to a great use of natural language, implying with this, in some noises that interfere with the retrieval of information in the Repository's information system. In this sense, it is perceived that the use of tools such as authorized thesauri, as well as the guidance of professional librarians, contribute to the standardization and quality of subject metadata, providing greater effectiveness and efficiency in document search. It concludes by emphasizing the importance for the repository to adopt an indexing policy, providing means to assist users in the use of tools such as thesauri and indexes that can guide them in choosing terms, thus making it possible to raise the level of quality of description of documentary content, aiming at precision in the process of searching and retrieving information.
|
|
9
|
-
RAYSA BEATRIZ DA SILVA LEMOS
-
Perfil da produção científica sobre as quebradeiras de coco babaçu no catalogo de teses e dissertações da Capes
-
Orientador : MAGNOLIA REJANE ANDRADE DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
-
MAGNOLIA REJANE ANDRADE DOS SANTOS
-
MARIA MARY FERREIRA
-
MARIA SALETT TAUK SANTOS
-
PRISCILA MUNIZ DE MEDEIROS
-
Data: 21/Ago/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
As quebradeiras de coco são grupos de mulheres agroextrativistas com cultura e renda atreladas as atividades de extrativismo do babaçu. Há diversos aspectos da vivência desses grupos que podem constituir objetos de pesquisas científicas. Assim, a presente pesquisa é norteada pelos seguintes questionamentos: qual o perfil da produção científica sobre as quebradeiras de coco babaçu no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CTD/CAPES)? E quais são os enfoques discutidos nessa produção científica? Tem por objetivo geral: identificar o perfil da produção científica sobre as quebradeiras de coco babaçu no CTD/CAPES, no período entre 2013 e 2021. Os objetivos específicos da pesquisa são: a) Realizar levantamento da produção científica que investiga a temática “quebradeiras de coco babaçu” no Catálogo de Teses e Dissertação do CAPES; b) Especificar o enfoque das teses e dissertações que abordam a temática. c) Verificar os Programas de Pós-Graduação (PPGs) que pesquisam a temática; d) Pontuar as áreas de concentração e linhas de pesquisa que investigam sobre as quebradeiras de coco; e) Apontar as áreas do conhecimento das teses e dissertações recuperadas; f) Apurar quais as localizações geográficas em que a temática está sendo investigada; g) Indicar as Instituições de Ensino Superior (IES) que exploram a temática. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com viés documental, abordagem quali-quantitativa e de natureza básica. Para a coleta de dados, utilizou-se o método de levantamento. O universo da pesquisa é de trinta e três registros recuperados. Através dos objetivos específicos, estabeleceram-se as categorias de análise que foram divididas em dois blocos. O primeiro bloco trata dos dados relativos as características das teses e dissertações, bem como Programas e instituições a qual estão vinculadas, áreas de concentração e linhas de pesquisa, áreas do conhecimento e localização. O segundo bloco dos resultados apresenta os enfoques dos documentos, divididos nas seguintes categorias: movimento social, organização coletiva e resistência das quebradeiras de coco babaçu; noções de territorialidade, direito à terra e uso comum do babaçu; gênero, raça e identidade das quebradeiras; condições de trabalho e saúde das quebradeiras e outras abordagens. Constatou-se que a temática é investigada constantemente na Pós-Graduação, especialmente nas regiões e Norte e Nordeste do País, por diversos campos do saber científico e que as quebradeiras são retratadas nessa produção como grupo social de luta e resistência. Conclui que a produção científica relativa as quebradeiras de coco babaçu no CTD/CAPES abrange diversas facetas sobre essa a população tradicional em questão, e que é de suma importância visibilizar os povos e comunidades tradicionais na academia brasileira, em especial na Ciência da Informação.
-
Mostrar Abstract
-
The coconut breakers are groups of agro-extractivist women whose culture and income are linked to babassu extraction activities. There are several aspects of this group living and labor culture that can be objects of scientific research. This research is driven by the following questions: what is the nature of scientific production on babassu coconut breakers subject on the database Capes Theses and Dissertations Catalog (CTD/CAPES)? And what are the approaches discussed in those scientific productions? As main objective: to identify the nature of scientific productions about babassu nut breakers at CTD/CAPES, in the period between 2013 and 2021. Specific objectives are: a) To carry out a data survey on the scientific productions that investigates the theme “babaçu coconut breakers” in the Catalog of Theses and Dissertations - CAPES; b) Specify the focus of the theses and dissertations that address the topic. c) Check the Graduate Programs (PPGs) that research the theme; d) Score the areas of concentration and lines of research that investigate coconut breakers; e) Point out the study fields of the theses and dissertations gathered; f) Verify the geographical locations in which the theme is being investigated; g) Indicate the education institutions (colleges) explore the theme. The study is typified as descriptive research with documental inclinations, a quali-quantitative approach. For data collection, it was applied a survey gathering method. The research analysis is a compound of thirty-three records gathered. Through the specific objectives, the categories of analysis were established and segmented into two blocks. The first block deals with data related to the characteristics of the theses and dissertations, as well as programs and institutions to which they are linked, areas of concentration and lines of research, study fields, and location. The second block set up on the results and presents the approaches of the documents and it is segmented into the following categories: social movement, cooperative organization, and resistance of babassu nut breakers; notions of territoriality, land rights, and common use of babassu; gender, race, and identity; working conditions and health of the breakers and speech upon their reality. It was identified that the theme is constantly investigated in postgraduate, especially in the North and Northeast regions of Brazil, by different Fields of scientific studies, it was also identified that the breakers are portrayed in these productions as a social group of struggle and resistance. In conclusion, the scientific productions related to babassu coconut breakers in CTD/CAPES cover several aspects of this traditional population, and it is very important to make traditional people and communities visible in the Brazilian academy, especially in Information Science area.
|
|
10
|
-
ADÉLIA CAROLINE FELIX DA SILVA
-
GESTÃO DO CONHECIMENTO: USO ESTRATÉGICO DOS EVENTOS COMO FONTES DE INFORMAÇÃO
-
Orientador : ANDREW BEHEREGARAI FINGER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREW BEHEREGARAI FINGER
-
LEONARDO CAIXETA DE CASTRO MAIA
-
MARCOS APARECIDO RODRIGUES DO PRADO
-
ROSILENE AGAPITO DA SILVA LLARENA
-
SUZANA DE LUCENA LIRA
-
Data: 21/Ago/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Compreende-se como cerne desta pesquisa investigar o papel que os eventos podem desempenhar ao serem utilizados como fontes de informação para a geração do conhecimento organizacional. No contexto da Gestão da Informação e do Conhecimento, as organizações buscam reconhecer e fomentar as atividades que fortalecem suas capacidades e que possibilitem a criação de novos conhecimentos por meio do aprendizado. Durante o processo de gestão de seus recursos, essas organizações identificam suas fontes de informações e as utilizam como ferramentas estratégicas. Ante a multiplicidade de fontes existentes, os eventos emergem como recursos que possibilitam a conexão entre os indivíduos e as organizações, a disseminação e o compartilhamento de informações, o aprendizado coletivo e, consequentemente, a geração de novos conhecimentos. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso estratégico das fontes de informação para a Gestão do Conhecimento, sob a perspectiva do papel desempenhado pelos eventos. Explana acerca dos conceitos que permeiam a GC e sobre como as fontes de informação, sobretudo no tocante aos eventos, podem ser utilizadas estrategicamente na consolidação de uma organização voltada ao aprendizado e capaz de gerenciar seus conhecimentos. Como fundamentação metodológica, emprega a abordagem qualitativa, na qual o processo e seus significados apresentam-se como a essência desta pesquisa e constitui-se como descritivo-exploratória, uma vez que intenciona, a partir do levantamento de informações, proporcionar uma visão mais ampla acerca de um assunto já existente. Espera-se, como resultado, elucidar a função e a relevância dos eventos no contexto da Gestão do Conhecimento e explanar acerca de seu papel estratégico como fonte de informação na geração do conhecimento organizacional. Como conclusão desta pesquisa, obteve-se um mapeamento mais abrangentes dos eventos, sejam como fontes de informação internas ou externas, focando na melhor compreensão de suas potencialidades e de acordo com suas especificidades e seus objetivos para a geração do conhecimento organizacional.
-
Mostrar Abstract
-
In the knowledge construction approach, the organization recognizes the importance of identifying and promoting the activities that strengthen its organizational capabilities and that enable the generation of organizational knowledge through learning, using it as a competitive advantage and as an allied at the moment of decision making. Then, during the process of managing its information resources, the organization identifies its information sources and uses them as strategic tools for managing organizational information and knowledge. Given the multiplicity of existing information sources, the organizational events emerge as resources that allow the connection between people and organizations, the dissemination and sharing of information, the collective learning and, consequently, the generation of new knowledge. Considering the above, this research has the objective to examine the strategic use of information sources as a means of knowledge generation, from the perspective of the role performed by events. It explains about the concepts that permeate the organizational knowledge management and how the information sources, especially in relation to the events, can be used strategically in the consolidation of an organization focused on learning and capable of managing the organizational knowledge. As methodological foundation, in relation to the nature of the sources, this research is bibliographic, considering that it originates from the analysis of already published materials. About its objectives, it is descriptive-exploratory, because it intends, by gathering information, to offer a more ample vision about an existing subject, and uses a qualitative approach, in which the process and its meanings are presented as the essence of this research. As a result, it is expected to elucidate the function and the relevance of events in the context of Organizational Knowledge Management and to explain about their strategic role as a source of information in the generation of organizational knowledge. As a conclusion to this research, a more comprehensive mapping of events, whether as internal or external sources of information, focusing on a better understanding of their potentialities and according to their specificities and their objectives for the generation of organizational knowledge.
|
|
11
|
-
FERNANDA LINS DE LIMA
-
PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS:
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE EDITORAÇÃO DE E-BOOKS
-
Orientador : FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DALGIZA ANDRADE OLIVEIRA
-
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
-
FLAVIA GOULART MOTA GARCIA ROSA
-
FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
-
RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
-
Data: 21/Ago/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Inúmeras mudanças ocorreram no processo de editoração no mercado editorial brasileiro. Os desafios cresceram rapidamente com o advento e desenvolvimento das novas tecnologias permeando as diretrizes das editoras de toda natureza. Este trabalho apresenta a problemática de identificação dos processos tecnológicos utilizados pelas editoras universitárias brasileiras na editoração de e-books e para isso buscou estudar esses processos, identificando e caracterizando as políticas editoriais adotadas pelas editoras universitárias brasileiras, assim como analisando os suportes de edição dos e-book e as metodologias usados para produção editorial pelas editoras pesquisadas e assim traçar o panorama de editoração de e-books no contexto das editoras universitárias brasileiras. A pesquisa é de caráter observatório, se valendo de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando o universo de pesquisa das 69 editoras universitárias vinculadas a universidades públicas federais do Brasil. O resultado esperado é que este trabalho apresente um panorama avaliativo de identificação dos processos tecnológicos usados pelas editoras universitárias brasileiras, alinhando a forma como eles se desenvolvem, para que seja traçado um modelo de política editorial digital que dinamize e facilite a produção das publicações digitais no meio acadêmico.
-
Mostrar Abstract
-
Numerous changes have occurred in the publishing process in the Brazilian publishing market. The challenges have grown rapidly with the advent and development of new technologies permeating the guidelines of publishers of all kinds. This work presents the problem of identification of the technological processes used by the Brazilian university publishing houses in the publishing of e-books and for this it sought to study these processes, identifying and characterizing the editorial policies adopted by the Brazilian university publishing houses, as well as analyzing the e-bookpublishing supports and the methodologies used for editorial production of e-books by the researched publishing houses, to trace the panorama of e-book publishing in the context of the Brazilian university publishing houses. The research is of an observational nature, making use of bibliographic and documental research, using the research universe of 69 university publishing houses in Brazil. The expected result is that this work presents an evaluative panorama of identification of the technological processes used by the Brazilian university publishing houses, the way in which they develop, so that a model of editorial policy of e-books can be outlined to dynamize and facilitate the production of digital publications in the academic environment.
|
|
12
|
-
GIRLAINE DA SILVA SANTOS
-
Vozes negras na academia: um panorama da pesquisa brasileira da pós-graduação relacionada às questões étnico-raciais
-
Orientador : RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
-
IZABEL FRANCA DE LIMA
-
MARIA DE LOURDES LIMA
-
PRISCILA MACHADO BORGES SENA
-
ROBERIA DE LOURDES DE VASCONCELOS ANDRADE
-
Data: 21/Ago/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
As discussões sobre as questões étnico-raciais tem sido objeto de estudos nas produções científicas nas diversas áreas do conhecimento proporcionando uma maior visibilidade e abertura de debates e diálogos sobre a temática. Neste sentido o presente estudo tem como objetivo analisar as pesquisas da pós-graduação brasileira com a temática étnico-racial depositadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), entre 2012 e 2022. Foram utilizadas técnicas bibliométricas que permitem mensurar, mapear e gerar diferentes indicadores da produção do conhecimento científico. Trata-se de uma investigação de caráter exploratório com características de uma pesquisa descritiva, com a análise da recuperação de informação em seus dados referentes à temática étnico-racial. A busca resultou em 3.262 trabalhos, sendo 2.309 dissertações e 953 teses. Foram analisadas 27 instituições de ensino superior onde ocorreram as defesas. A maior parte dos trabalhos encontrados após o levantamento foi produzido pela Universidade de São Paulo, um total de 321, títulos, sendo 180 dissertações e 141 teses, no Nordeste a Universidade Federal da Bahia lidera com um total de 252, títulos, sendo 179 dissertações e 73 teses. A produção apresenta-se ininterrupta, mesmo sofrendo oscilações, existe um interesse por parte dos pesquisadores/as no desenvolvimento da temática em diversas áreas do conhecimento, versando sobre diferentes abordagens. Para a evolução do conhecimento científico mais plural. Considera-se que a pesquisa proporcionou conhecer o panorama da produção sobre a temática étnico-racial e poderá contribuir com a visibilidade da temática no meio acadêmico e incentivar novos estudos.
-
Mostrar Abstract
-
Discussions on ethnic-racial issues have been the subject of studies in scientific productions in different areas of knowledge, providing greater visibility and opening up debates and dialogues on the subject. In this sense, the present study aims to analyze the Brazilian postgraduate research with the ethnic-racial theme deposited in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), between 2012 and 2022. Bibliometric techniques were used that allow measuring, mapping and generating different indicators of the production of scientific knowledge. It is an exploratory investigation with characteristics of a descriptive research, with the analysis of the recovery of information in its data referring to the ethnic-racial theme. The search resulted in 3,262 papers, 2,309 of which were dissertations and 953 theses. 27 institutions of higher education where the defenses took place were analyzed. Most of the works found after the survey were produced by the University of São Paulo, a total of 321 titles, with 180 dissertations and 141 theses, in the Northeast the Federal University of Bahia leads with a total of 252 titles, with 179 dissertations and 73 theses. The production is uninterrupted, even suffering oscillations, there is an interest on the part of researchers in the development of the theme in different areas of knowledge, dealing with different approaches. For the evolution of more plural scientific knowledge. It is considered that the research provided knowledge of the panorama of production on the ethnic-racial theme and could contribute to the visibility of the theme in the academic environment and encourage new studies.
|
|