|
Dissertações |
|
1
|
-
FLAVIA MARIA DE ALBUQUERQUE SILVA ARAUJO
-
AVALIAÇÃO E FEEDBACK NO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: PESQUISA DOCUMENTAL
-
Orientador : MARIA VIVIANE LISBOA DE VASCONCELOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES
-
IZABEL MAIA NOVAES
-
MARIA VIVIANE LISBOA DE VASCONCELOS
-
Data: 26/01/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A avaliação da aprendizagem é vista de diferentes maneiras, a depender do modelo de ensino considerado. Na perspectiva tradicional há o predomínio do aspecto somativo, classificatório. Já na ótica construtivista, é um diagnóstico ininterrupto, o qual ocorre ao longo do processo ensino aprendizagem e propicia mudanças no mesmo, sendo considerado, portanto, um processo dinâmico. Durante a graduação no curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas, esta autora identificou uma grande valorização do aspecto quantitativo (somativo). Mas será que essa perspectiva se mantém nos dias atuais? O método utilizado está voltado para a garantia da plena aprendizagem? Existe um feedback avaliativo? Na tentativa de compreender melhor esse processo, faz-se necessário questionar como ocorre o processo de avaliação e feedback, nesta graduação, tendo por base a matriz curricular e Planos de Curso das disciplinas. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo conhecer a perspectiva de avaliação presente no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Curso de Odontologia, bem como os métodos avaliativos empregados nas disciplinas da graduação, através da análise de seus Planos de Curso. Com essa análise, buscou-se identificar o processo de avaliação da aprendizagem contido na matriz curricular do curso de Odontologia, investigar a presença de feedback avaliativo, verificar os tipos de avaliação mais utilizados, descrever os instrumentos avaliativos mais frequentes e observar o alinhamento da avaliação com os objetivos de aprendizagem das disciplinas específicas. Ao analisar os objetivos de ensino, identificou-se um curso mais voltado para a prática, com grande diversidade de metodologias ativas, concentradas em algumas disciplinas. Em relação aos instrumentos avaliativos, percebe-se uma maior ênfase em avaliar o “mostrar como faz” e “fazer”. Além disso, verificou-se que a maioria dos Planos de Curso referem uma avaliação contínua, processual. Quanto ao feedback, autoavaliação e avaliação da disciplina, quarenta e dois Planos de curso não apresentaram indícios de nenhuma dessas categorias.
-
Mostrar Abstract
-
Learning assessment is seen in different ways, depending on the teaching model considered. In the traditional perspective, there is a predominance of the summative, classificatory aspect. From the constructivist perspective, it is an uninterrupted diagnosis, which occurs throughout the teaching-learning process and provides changes in it, being considered, therefore, a dynamic process. During graduation in the Dentistry course at the Federal University of Alagoas, this author identified a great appreciation of the quantitative (summative) aspect. But does this perspective hold today? Is the method used aimed at ensuring full learning? Is there evaluative feedback? In an attempt to better understand this process, it is necessary to question how the evaluation and feedback process occurs, in this graduation, based on the curricular matrix and Course Plans of the disciplines. Therefore, this research aimed to know the perspective of evaluation present in the Course Pedagogical Project (PPC) of the Dentistry Course, as well as the evaluation methods used in the undergraduate disciplines, through the analysis of their Course Plans. With this analysis, we sought to identify the learning assessment process contained in the curricular matrix of the Dentistry course, to investigate the presence of evaluative feedback, to verify the most used types of evaluation, to describe the most frequent evaluation instruments and to observe the alignment of the evaluation with the learning objectives of the specific disciplines. When analyzing the teaching objectives, a course more focused on practice was identified, with a great diversity of active methodologies, concentrated in some disciplines. Regarding the evaluative instruments, there is a greater emphasis on evaluating “showing how to do it” and “doing it”. In addition, it was found that most Course Plans refer to a continuous, procedural assessment. As for feedback, self-evaluation and subject evaluation, forty-two Course Plans did not show evidence of any of these categories.
|
|
2
|
-
SHEILLA KARYNNA MACEDO DE ALMEIDA
-
ANÁLISE DO PREENCHIMENTO DAS DECLARAÇÕES DE ÓBITO PELOS MÉDICOS RESIDENTES DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ALAGOAS
-
Orientador : LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES
-
JERZUI MENDES TORRES TOMAZ
-
LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
-
MARIO JORGE JUCA
-
RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
-
Data: 28/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A realização desta pesquisa justifica-se em relação ao cenário atual de deficiência no processo de preenchimento da Declaração de Óbito que influencia negativamente a qualidade dos dados sobre mortalidade do Brasil. Por meio da vivência no Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital em análise, observaram-se muitas incompletudes, falhas, rasuras e erros na inserção dos dados no preenchimento dos campos das Declarações de óbitos; diante disso, questionam-se quais as dificuldades no preenchimento das Declarações de óbito pelos médicos residentes do Hospital Universitário em estudo? Objetivo: Analisar o preenchimento das Declarações de Óbito pelos médicos residentes de um Hospital Universitário no período de 2020 a 2022. Metodologia: O estudo apresenta 5 recursos construídos a partir das informações fornecidas pela pesquisa, sendo 4 artigos e 2 produtos educacionais. Resultados e Discussões: O artigo 1, refere-se á uma revisão sistemática da literatura científica, que aborda as inconsistências presentes nos documentos de registro de óbitos, visando compreender as origens dos equívocos. O artigo 2, refere-se à Construção E Validação Do Instrumento Checklist, em que também é abordado as incompletudes e falhas no preenchimento. No artigo 3 foi realizado uma avaliação do preenchimento da declaração de óbito pelo médico residente, tendo como intuito, avaliar de forma abrangente e sistemática o processo de preenchimento da Declaração de Óbito pelos médicos residentes, identificando as principais lacunas, desafios e causas subjacentes que impactam a qualidade da documentação. E o artigo 4, Aborda Uma Avaliação Do Conhecimento Acerca Do Preenchimento Da Declaração De Óbito Pelos Médicos Residentes De Um Hospital Universitário. Para tal investigação, neste artigo, foi aplicado um questionário sobre as principais dificuldades dos médicos residentes, no preenchimento da Declaração de Óbito e suas possíveis causas. Já o produto 1 e o produto 2 foram recursos educacionais, sendo um checklist e um vídeo audiovisual. Conclusão: Portanto, a disponibilidade de informações valiosas sobre o correto preenchimento da Declaração de Óbito não apenas atenderá aos requisitos legais, mas também fortalecerá a integridade e a responsabilidade dos profissionais de saúde. Espera-se que a capacitação proporcionada resulte em uma certificação de óbito mais precisa, evitando complicações legais e contribuindo para uma documentação eficiente.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Carrying out this research is justified in relation to the current scenario of deficiency in the process of filling out the Death Certificate, which negatively influences the quality of data on mortality in Brazil. Through experience at the Hospital Epidemiology Center (NHE) of the Hospital under analysis, many incompleteness, flaws, erasures and errors were observed in the insertion of data when filling out the death certificate fields; Given this, the question arises what are the difficulties in filling out death certificates by resident doctors at the University Hospital under study? Objective: To analyze the completion of Death Certificates by resident doctors at a University Hospital in the period from 2020 to 2022. Methodology: The study presents 5 resources built from the information provided by the research, 4 articles and 2 educational products. Results and Discussions: Article 1 refers to a systematic review of the scientific literature, which addresses the inconsistencies present in death registration documents, aiming to understand the origins of the mistakes. Article 2 refers to the Construction and Validation of the Checklist Instrument, which also addresses incompleteness and failure to complete. In article 3, an evaluation of the completion of the death certificate by resident doctors was carried out, with the aim of comprehensively and systematically evaluating the process of completing the Death Declaration by resident doctors, identifying the main gaps, challenges and underlying causes that impact the quality of documentation. And article 4, Addresses an Assessment of Knowledge About Completing the Death Certificate by Resident Doctors at a University Hospital. For this investigation, in this article, a questionnaire was applied on the main difficulties faced by resident doctors when filling out the Death Certificate and its possible causes. Product 1 and product 2 were educational resources, consisting of a checklist and an audiovisual video. Conclusion: Therefore, the availability of valuable information on the correct completion of the Death Certificate will not only meet legal requirements, but also strengthen the integrity and responsibility of healthcare professionals. It is expected that the training provided will result in more accurate death certification, avoiding legal complications and contributing to efficient documentation.
|
|
3
|
-
JOYCE LETICE BARROS GOMES
-
CONHECIMENTO DOS RESIDENTES SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO EM INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
-
Orientador : CELIA MARIA SILVA PEDROSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
-
CELIA MARIA SILVA PEDROSA
-
CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
-
MERCIA LAMENHA MEDEIROS
-
THAIS HONORIO LINS BERNARDO
-
Data: 07/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A integração entre o conhecimento e a prática é um pilar das residências multiprofissionais em saúde (RMS), onde o residente, por meio da aplicação do conhecimento adquirido ao longo de sua formação acadêmica, tem a oportunidade de exercer sua profissão com a supervisão de um preceptor/tutor. Durante a RMS alguns cenários de prática ocorrem nas unidades hospitalares, ambiente propício para testar os conhecimentos sobre a prevenção das infeções relacionadas à assistência (IRAS). Essas infecções são eventos adversos nos serviços de saúde, que podem ser reduzidas pela adoção de boas práticas e medidas de prevenção e controle no âmbito hospitalar. Esse Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina/FAMED da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), teve como objetivo geral avaliar o conhecimento dos residentes sobre medidas de prevenção em infecção relacionada à assistência à saúde. Trata-se de um estudo descritivo, tipo estudo de caso, com abordagem metodológica qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a técnica de instrução ao sósia, realizada no ano de 2022. Os resultados desse estudo mostraram que alguns residentes se sentem seguros para atuar na prevenção e controle de infecções, enquanto outros referiram insegurança quanto aos procedimentos de prevenção e controle das infecções relacionadas à saúde. Foram elaborados os seguintes produtos: artigo científico intitulado “Conhecimento dos residentes sobre medidas de prevenção em infecção relacionada à assistência à saúde na residência multiprofissional”; produtos técnicos educacionais; material didático; vídeo educativo; uma oficina pedagógica utilizando os ciclos pedagógicos.
-
Mostrar Abstract
-
The integration between knowledge and practice is a pillar of multi-professional health residencies (RMS), where the resident, through application of the knowledge acquired throughout their academic training, have the opportunity to practice their profession under the supervision of a preceptor/tutor. During the RMS, some practice scenarios occur in the hospital units, an environment that is conducive to testing knowledge regarding prevention of care-associated infections (HAIs). These infections are adverse events in health services, which can be reduced by adoption of good practices, prevention, and control measures within the scope of the hospital. This Academic Course Completion Work (TACC) of the Professional Master's Degree in Health Education (MPES) from the Faculty of Medicine/FAMED of the Federal University of Alagoas (UFAL), had as general objective to assess residents’ knowledge about safety measures prevention of healthcare-related infections. It is a descriptive, case study type, with a qualitative methodological approach. We utilized a similar instruction technique, carried out in 2022. The results of this study showed that some residents feel safe to act in prevention and infection control, while others reported insecurity regarding procedures for the prevention and control of health-related infections. The following products were produced: scientific article entitled “Residents’ knowledge of infection prevention measures related to health care in the multidisciplinary residency”; products educational technicians; courseware; educational video; a workshop pedagogical using pedagogical cycles.
|
|
4
|
-
MARIA ROSA VILELA DE CASTRO BARROS
-
INFLUÊNCIA DO CURSO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19
-
Orientador : JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
-
CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES
-
JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
-
Data: 27/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) aborda a integração entre ensino e serviços de saúde como estratégia para a qualificação profissional no SUS. Na primeira parte, o TACC inclui um artigo científico sobre "A Influência do Curso Cuidado em saúde mental na Atenção Primária na atuação dos Profissionais de Saúde durante a pandemia por COVID-19”. A pandemia do COVID-19 provocou mudanças significativas na sociedade e nos processos de trabalho dos profissionais de saúde, como o aumento do uso de ferramentas digitais. Diante desse cenário desafiador, os profissionais precisaram se adaptar para atender à crescente demanda, enfrentando não apenas o medo de contágio, mas também a exaustiva carga de trabalho. Essa situação muitas vezes comprometeu o cuidado com sua própria saúde, tanto física quanto mental. A preparação e desenvolvimento de profissionais de saúde no SUS são prioridades para os gestores estaduais de saúde. A Educação Permanente é essencial para os profissionais, que frequentemente enfrentam desafios novos e complexos. A crescente preocupação com a saúde mental da população brasileira e a formulação de políticas nesse sentido são tendências já presentes antes da pandemia. A motivação para esta pesquisa surgiu da experiência profissional da pesquisadora, que trabalhou por mais de uma década na gestão da saúde mental em Alagoas. Como idealizadora, conteudista e tutora do curso, surge a questão norteadora da pesquisa que facilitou a criação do objetivo geral deste estudo: analisar a influência do curso Cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária no contexto da pandemia do COVID-19, na atuação dos profissionais de saúde de municípios de Alagoas. O curso, realizado na modalidade EAD entre outubro e dezembro de 2021, foi disponibilizado na plataforma do educ@sesau, da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). Esta pesquisa é um Estudo de Caso descritivo, com uma abordagem qualitativa. O curso foi oferecido gratuitamente, com duração total de 88 horas, distribuídas em 8 módulos. As atividades foram realizadas de forma assíncrona e síncrona. Participaram da pesquisa 10 profissionais de saúde de diferentes áreas, originários de municípios de Alagoas, que atenderam aos critérios de inclusão e concordaram em participar, assinando o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados envolveu duas etapas: a análise documental e o grupo focal online. Na análise documental, foram utilizados documentos da plataforma do curso, incluindo a matriz curricular e os projetos aplicativos. O grupo focal online ocorreu no Google Meet, com a mediação de uma facilitadora. A análise de conteúdo foi a metodologia adotada para examinar as informações obtidas durante a coleta de dados, sendo empregada a técnica de análise temática ou categorial de Bardin, revelando duas categorias principais com subcategorias correspondentes. Na segunda parte, foram desenvolvidos dois produtos educacionais em resposta aos resultados obtidos: o podcast "PodSUSpirar" e o Instagram "PodSUSpirar". Ambas as estratégias educacionais possuem o mesmo nome para permitir uma associação entre elas. É fundamental manter o foco na promoção da saúde mental e no fortalecimento do SUS. Apesar dos desafios enfrentados, desenvolver diferentes estratégias, como estímulo à prática da Educação Permanente, possibilita o aprimoramento profissional e a mudança de práticas, permitindo o acesso universal a serviços de saúde mais humanizados e qualificados. Espera-se que esta pesquisa inspire a busca por novas formas de promover processos educacionais que integrem o ensino aos serviços de saúde, incentivando também a produção científica nessa área.
-
Mostrar Abstract
-
This Academic Course Conclusion Work (TACC) from the Professional Master's Program in Health Teaching (MPES) at the Faculty of Medicine (FAMED) of the Federal University of Alagoas (UFAL) addresses the integration between education and health services as a strategy for professional qualification in the Unified Health System (SUS). In the first part, the TACC includes a scientific article on "The Influence of the Mental Health Care Course in Primary Care on the performance of Healthcare Professionals during the COVID-19 pandemic." The COVID-19 pandemic has brought about significant changes in society and in the work processes of healthcare professionals, such as the increased use of digital tools. Faced with this challenging scenario, professionals have had to adapt to meet the growing demand, encountering not only the fear of contagion but also exhaustive workloads. This situation often compromised their own health care, both physical and mental. The preparation and development of healthcare professionals within the SUS are priorities for state health managers. Continuous Education is essential for professionals, who frequently face new and complex challenges. The growing concern about the mental health of the Brazilian population and the formulation of policies in this regard are trends already present before the pandemic. The motivation for this research arose from the researcher's professional experience, who worked for over a decade in mental health management in Alagoas. As the originator, content provider, and tutor of the course, the guiding question of the research emerged, facilitating the creation of the general objective of this study: to analyze the influence of the Mental Health Care course in Primary Care in the context of the COVID-19 pandemic on the performance of healthcare professionals in municipalities of Alagoas. The course, conducted in the distance learning mode between October and December 2021, was made available on the educ@sesau platform of the State Department of Health (SESAU). This research is a descriptive Case Study with a qualitative approach. The course was offered for free, with a total duration of 88 hours, distributed over 8 modules. Activities were conducted asynchronously and synchronously. Ten healthcare professionals from different areas, originating from municipalities in Alagoas, who met the inclusion criteria and agreed to participate, signed the Informed Consent Form (ICF). Data collection involved two stages: document analysis and online focus group. In document analysis, documents from the course platform, including the curriculum matrix and application projects, were used. The online focus group took place on Google Meet, mediated by a facilitator. Content analysis was the methodology adopted to examine the information obtained during data collection, employing Bardin's thematic or categorical analysis technique, revealing two main categories with corresponding subcategories. In the second part, two educational products were developed in response to the results obtained: the "PodSUSpirar" podcast and the "PodSUSpirar" Instagram. Both educational strategies have the same name to allow an association between them. It is essential to maintain a focus on promoting mental health and strengthening the SUS. Despite the challenges faced, developing different strategies, such as promoting Continuous Education practice, enables professional improvement and practice change, allowing universal access to more humane and qualified health services. It is hoped that this research will inspire the search for new ways to promote educational processes that integrate teaching with health services, also encouraging scientific production in this area.
|
|
5
|
-
ROSILENE DE ARAUJO SILVA OLIVEIRA
-
A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÂO DE ENFERMAGEM SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)
-
Orientador : JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
-
JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
-
Data: 28/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A necessidade da formação dos recursos humanos da saúde, especialmente na Graduação em Enfermagem, voltados às exigências do SUS reforçou a importância da articulação entre Educação Superior e Saúde. As Instituições de Ensino Superior – IES tiveram que reorientar o processo de formação do estudante em busca de perfil acadêmico e profissional com competências e habilidades que pudessem fundamentar a formação do profissional crítico-reflexivo. O Estágio Curricular Supervisionado assumiu importante papel na formação dos graduandos, efetivando a integração das ações humanas de qualidade na enfermagem. O Programa Saúde na Escola - PSE, uma política intersetorial – Educação e Saúde, criado em 2007 propõe um modelo de atenção à saúde que contribua para a formação integral dos escolares da rede básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O enfermeiro, integrante da equipe de saúde, deve participar de forma efetiva no planejamento e desenvolvimento do PSE. A educação em saúde proposta visa à inovação dos processos de ensino e aprendizagem e à articulação dos serviços para intervenção no processo saúde-doença. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo conhecer a percepção de estudantes da graduação em Enfermagem sobre o PSE, por meio da integração Ensino, Saúde e Comunidade, tornando-se relevante saber a visão dos estudantes de Enfermagem sobre os temas e ações desenvolvidas pelo programa, como também as contribuições do PSE na formação profissional destes estudantes. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, no qual a coleta de dados foi uma entrevista em grupo focal sendo com 10 (dez) estudantes da graduação em Enfermagem do 9° período da Faculdade Cesmac do Sertão, na cidade de Palmeira dos Índios/AL. Após contatos adquiridos através de lista fornecida pela faculdade, foi realizado o convite individual aos participantes, por e-mail – na forma de lista oculta – e/ou WhatsApp, tendo como critério de inclusão os estudantes que estiveram no Estágio Curricular Supervisionado em Rede Básica de Saúde nos 02 (dois) últimos anos no município de Taquarana/AL. Todos os participantes, após a confirmação, receberam os devidos esclarecimentos sobre a metodologia e objetivos da pesquisa, tendo sido enviado o roteiro de entrevista e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) por e-mail e/ou WhatsApp aos que aceitaram participar da pesquisa. Após a confirmação do convite, foram definidos a data e o horário, enviado o link para os participantes acessarem a sala do Grupo Focal online, o qual foi realizado em 30 de janeiro de 2023. Para análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdode Bardin, dividindo--se em três etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Após a análise foram estabelecidas 2 (duas) categorias de análise: 1) Conhecimento e Desenvolvimento do PSE; e 2) Integração Ensino, Serviço e Comunidade na Formação Profissional. Na primeira categoria foram identificadas 4 (quatro) subcategorias: conhecimento sobre o PSE, realização de atividades do PSE, atores envolvidos nas atividades, dificuldades e desafios no planejamento e no desenvolvimento das atividades. Os resultados evidenciam que os estudantes participantes da pesquisa têm conhecimento sobre o PSE, desenvolveram atividades do programa durante o Estágio Curricular Supervisionado, sendo este considerado por eles importante para formação profissional, bem como relataram reconhecer a importância do engajamento dos profissionais da saúde, da educação e dos pais, e as dificuldades e desafios no planejamento e desenvolvimento das atividades, uma delas a falta de materiais para desenvolvimento das ações na escola. A partir dos resultados, foi elaborado como produto educacional um e-book intitulado “Temas do Programa Saúde na Escola (PSE)”, tendo como público-alvo adolescentes. No e-book estão inclusos todos os temas preconizados pelo Ministério da Saúde – MS para serem desenvolvidos no ambiente escolar e acompanhar as condições de saúde dos estudantes da rede básica de ensino através de orientações, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o desenvolvimento escolar. Este e-book objetiva publicizar, fornecer e socializar informações sobre os temas do PSE, fornecendo aos estudantes e profissionais de saúde um material digital com informações para o planejamento e desenvolvimento das ações do PSE. Assim, este estudo trouxe o conhecimento de estudantes da graduação em Enfermagem sobre o PSE, propondo uma formação crítica-reflexiva dos estudantes para resolução dos problemas de saúde na comunidade escolar através da integração ensino, saúde e comunidade, como uma mudança na postura de profissionais da saúde, da educação e estudantes de saúde na UBS no desenvolvimento das ações do PSE.
-
Mostrar Abstract
-
The need for the training of health human resources, especially in Nursing Graduation, aimed at the requirements of the SUS reinforced the importance of articulation between Higher Education and Health. Higher Education Institutions – HEIs had to reorient the student training process in search of academic and professional profile with skills and abilities that could support the training of critical-reflective professionals. The Supervised Curricular Internship assumed an important role in the training of undergraduates, effecting the integration of quality human actions in nursing. The School Health Program - PSE, an intersectoral policy – Education and Health, created in 2007 proposes a health care model that contributes to the comprehensive training of schoolchildren in the basic network, through prevention, promotion and health care actions. The nurse, a member of the healthcare team, must participate effectively in the planning and development of the PSE. The proposed health education aims to innovate teaching and learning processes and the articulation of services for intervention in the health-disease process. Therefore, this research aimed to understand the perception of undergraduate Nursing students about the PSE, through the integration of Teaching, Health and Community, making it relevant to know the view of Nursing students on the themes and actions developed by the program , as well as the contributions of PSE to the professional training of these students. This is a case study, with a qualitative approach, in which data collection was a focus group interview with 10 (ten) undergraduate Nursing students from the 9th period at Faculdade Cesmac do Sertão, in the city of Palmeira. dos Índios/AL. After confirming the invitation, the date and time were defined, and the link was sent to participants to access the online Focus Group room, which was held on January 30, 2023. For data analysis, the data analysis method was used. Bardin's content, divided into three stages: pre-analysis; exploration of the material; treatment of results, inference and interpretation. After the analysis, 2 (two) categories of analysis were established: 1) Knowledge and Development of the PSE; and 2) Integration of Teaching, Service and Community in Professional Training. In the first category, 4 (four) subcategories were identified: knowledge about the PSE, carrying out PSE activities, actors involved in the activities, difficulties and challenges in planning and developing the activities. The results show that the students participating in the research have knowledge about the PSE, developed program activities during the Supervised Curricular Internship, which they consider important for professional training, as well as reporting recognizing the importance of engaging health and education professionals and parents, and the difficulties and challenges in planning and developing activities, one of which is the lack of materials for developing actions at school. Based on the results, an e-book entitled “Themes of the School Health Program (PSE)” was created as an educational product, targeting teenagers. The e-book includes all the topics recommended by the Ministry of Health – MS to be developed in the school environment and monitor the health conditions of students in the basic education network through guidelines, strengthening the confrontation of vulnerabilities that may compromise school development. This e-book aims to publicize, provide and socialize information on PSE topics, providing students and health professionals with digital material with information for planning and developing PSE actions. Thus, this study brought the knowledge of undergraduate Nursing students about the PSE, proposing a critical-reflective training of students to solve health problems in the school community through the integration of teaching, health and community, as a change in the attitude of professionals health, education and health students at UBS in the development of PSE actions.
|
|
6
|
-
ROSILDA VASCONCELLOS DA SILVA
-
APRENDIZAGEM BASEADA EM INVESTIGAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR EM SERVIÇO SOCIAL: direito ao registro civil de nascimento no SUS
-
Orientador : ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
LENILDA AUSTRILINO SILVA
-
LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
-
MARIO JORGE JUCA
-
Data: 26/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) é uma das Metodologias Ativas na educação contemporânea, que transforma o papel do educador em facilitador do aprendizado, encorajando a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades científicas, utilizando problemas como ponto de partida para explorar os conteúdos estudados. No ensino superior, o estágio curricular oferece aos alunos a oportunidade de adquirir habilidades práticas e teóricas fundamentais, para suas futuras carreiras|. No campo do Serviço Social, a pesquisa em serviço integra habilidades técnicas com uma compreensão ampla das necessidades da população atendida. A Aprendizagem Baseado em Investigação é realizada a partir de Sequências de |Ensino Investigativas (SEI), que são propostas didáticas, que visam desenvolver conteúdos por meio da investigação científica. A subnotificação do Registro Civil de Nascimento, nos primeiros momentos de vida nas unidades hospitalares, é um problema a ser investigado em virtude da importância desse documento, para garantia dos direitos de cidadania dos recém-nascidos. Objetivo: Analisar as contribuições da Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI), acerca da problemática da subnotificação do registro civil de nascimento, durante o estágio curricular supervisionado de Serviço Social. Metodologia: Trata se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, de caráter diagnóstico. A perspectiva metodológica adotada foi a da pesquisa-ação, que possibilita aos participantes, condições para busca de solução para problemas apresentados dentro de determinado contexto social. Foi utilizada a metodologia educacional da Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) nessa pesquisa-ação. A metodologia de ensino da ABI foi desenvolvida por meio de quatro (04) Sequencias de Ensino Investigativa (SEI), sendo elas: Portifólio Reflexivo Digital (SEI1), Pesquisa Documental Sistemática (SEI 2), Revisão sistemática integrativa (SEI 3) e Pesquisa de campo de caráter diagnostico (SEI 4). A coleta de dados ocorreu entre os meses de junho a dezembro de 2023, onde as alunas desenvolveram as quatro SEI, propostas para investigar a temática do sub-registro civil de nascimento na Maternidade do Hospital Professor Alberto Antunes (Hupaa). A análise do método de ABI foi realizada, a partir da elaboração de categorias temáticas, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin, e desenvolvida a partir do uso de Inteligência Artificial (AI), através do CHATGPT versão 3.5, sendo as repostas analisadas e contextualizadas pela pesquisadora principal. Este estudo é dividido em quatro artigos, que abordam as atividades didáticas de ensino, sendo eles: Artigo 1-Portfólio reflexivo digital da Aprendizagem Baseada em Investigação; artigo 2 – Subnotificação de Registro de Nascimento na maternidade do Hupaa: pesquisa documental sistemática como Sequência de Ensino Investigativa; artigo 3 – Registro de Nascimento nos primeiros momentos de vida: uma investigação na Maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, durante o estágio supervisionado e artigo 4 – Aprendizagem Baseada em Investigação e Estagio Curricular em Serviço Social: um encontro possível. Resultados e discussão: A análise do método de ABI, no contexto da formação em Serviço, revelou a participação ativa das alunas, o desenvolvimento do aprendizado da temática estudada, como também de habilidades da cultura científica. Conclusão: As contribuições da Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI), acerca da problemática da subnotificação do registro civil de nascimento, durante o estágio curricular supervisionado de Serviço Social, proporcionou às alunas desenvolverem aprendizado e habilidades presentes na cultura científica como: análise crítica, elaboração de hipóteses, levantamento de dados, análise dos dados coletados.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: The adoption of active methodologies for undergraduate students suggests a paradigm shift, where the educator is not merely a transmitter of knowledge but an encourager of the student's curiosity, stimulating the pursuit of knowledge. In these approaches, the student plays an active and central role in the learning process, not merely a passive recipient of information to be absorbed. Inquiry-Based Learning (IBL) is embedded within the context of active methodologies, as it encourages students to seek solutions to the problems they face in their daily lives. This methodology has the potential to promote understanding of social phenomena and the development of scientific skills such as procedural knowledge, reasoning, and communication, among others. The Inquiry-Based Learning (IBL) method involves approaching content through problems, in a shared journey between students and educators who explore and question phenomena in a structured and systematic manner, aiming to make learning meaningful and relevant. Inquiry-Based Learning (IBL) is implemented through teaching activities known as Investigative Teaching Sequences (ITS), which are didactic proposals aimed at developing scientific content or themes through different investigative activities. Curricular internships are mandatory activities in which students develop essential competencies and skills for professional practice, representing an important moment of preparation for their future professional actions in the face of social demands. In Service research, these investigations are an important part of the professional posture, integrating technical and operative skills of the social worker. Among the various issues experienced within the Maternity context is the problem of underreporting of Birth Registration, which is essential for ensuring citizenship rights from the earliest moments of neonates' lives, as it opens doors to access various essential public policies such as health, education, and social assistance. Despite this, it is concerning to observe that many women, even with the free and available service at HUPAA/UFAL, fail to register their newborns. The study reflects on educational practices that promote the intern student's role as the protagonist of teaching and learning, considering their skills and prior knowledge about the surrounding reality, as well as the development of scientific skills through the implementation of the Inquiry-Based Learning method. The work consists of 2 articles. In the first article: DIGITAL REFLECTIVE PORTFOLIO IN INQUIRY-BASED 8 LEARNING: an analysis in the context of curricular internship in social work; the aim was to evaluate the learning obtained by the students through the application process of the IBL methodology, and another function of this tool was to stimulate, assist in reflections, and in the writing of knowledge acquired from the execution of the Investigative Teaching Sequences (ITS), developed in the research project. In the second article: INQUIRY-BASED TEACHING AND CURRICULAR INTERNSHIP IN SOCIAL WORK: a possible meeting. aimed to explore the contributions of the active teaching methodology Inquiry-Based Learning (IBL) regarding the problem of underreporting of birth registration, with students of the Social Work course during supervised curricular internship in Social Work. Objective: To explore the contributions of Inquiry-Based Learning (IBL) regarding the problem of underreporting of birth registration, during supervised curricular internship in Social Work. Methodology: This is a research with qualitative methods, descriptive, exploratory, and diagnostic in nature. The methodological perspective to be adopted will be action research, which is characteristic of this methodological perspective to provide participants with conditions to search for solutions to a problem presented within a certain social context, providing conditions for changes in the experienced reality. The Inquiry-Based Learning (IBL) approach will be used in this action research, with the supervisor of the field/researcher and the students who will be experiencing the practice reality, intervening on it from a change perspective. The teaching methodology of IBL, developed through four (04) Investigative Teaching Sequences (ITS). The Investigative Teaching Sequence (ITS) is a didactic proposal aimed at developing scientific content or themes through different investigative activities. The ITS will be used in the following activities: ITS-1, Digital Reflective Portfolio, (developed in the digital tool Padlet); ITS 2-Systematic Documental Research, ITS-3 Diagnostic Field Research, and ITS-4- Integrative Systematic Review. Data collection took place between June and December 2023, where students developed the 4 (four) Investigative Teaching Sequences (ITS), proposed to investigate the sub-registry of birth registration in the public Maternity. For the elaboration of the Digital Reflective Portfolio (ITS1), students received guidance and systematic monitoring for the portfolio realization through group discussions that took place in person. ITS 2 (systematic documental research of diagnostic character aimed to lead intern students to understand the problem of underreporting birth 9 registration at HUPAA/UFAL, for this step, the following technical visits were made: visit1: Service point of the Civil Registry Office, located within HUPAA, in order to collect the number of Birth Registrations referring to the years from January 2017 to December 2022; visit 2: Billing Department of HUPAA/UFAL, to collect the number of Civil Birth Registrations billed during the years 2017 to 2022. In ITS 2, the data obtained from the Diagnostic Research were exposed in a table and analyzed individually by participant, ITS-3- Field Research: Integrative Systematic Review, describes a bibliographic review (secondary research), of the integrative systematic type, of qualitative nature systematic documental research, the selection of articles used in this mapping involved the selection of keywords, search terms, and inclusion criteria to identify studies to be later evaluated and included in the mapping. It is a bibliographic review (secondary research), of the integrative systematic type, of qualitative nature, with inclusion criteria (full text available for free, such as: original and review articles; publications from 2000 to 2022) and exclusion (repeated articles and those that do not cover the themes that deal with underreporting birth registration). Scans were performed in virtual libraries (CAPES Periodicals, Scielo, BVS, Wiley, and Science direct) from the crossing of the following descriptors (Portuguese and English) through Boolean operator (AND), constituting the following search strings: a) underreporting (DeCS Identifier: 16129; Mesh ID: DDCS016129) AND Birth registration (DeCS Identifier: 36396; Mesh ID: DDCS036396); b) underregistration AND Birth Registration. ITS 3 was developed in a virtual environment, through the Google Meet platform, and counted on the participation of all study participants. ITS 4-Collection of Diagnostic Field Research aimed to obtain information directly from the population of postpartum women hospitalized in the HUPAA/UFAL Maternity, requiring the intern researchers, intern students, direct contact with the interviewees in the space where the phenomenon occurs, a set of information about the studied problem was collected through the application of a semi-structured questionnaire that aimed to investigate the reasons why postpartum women do not perform the birth registration document. The semi-structured questionnaire instrument used by students for data collection was developed by the researcher and underwent a validation process during the implementation by the main researcher of the Educational Products II discipline, taught in the Professional Master's Degree in Health Teaching of the Faculty of Medicine of the Federal 10 University of Alagoas MPES/FAMED/UFAL. Data collection took place at HUPAA/ UFAL Maternity, at the beds of postpartum women, where they were invited to participate in the study, and for this, they signed the Free and Informed Consent Form (FICF). Each of the 5 (five) students applied 6 (six) semi-structured questionnaires, totaling 30 (thirty) questionnaires, prior to data collection, a Pilot Test was performed by students, which aimed to adjust the previously elaborated questionnaire to the objectives that were intended to achieve. The responses obtained from the field research questionnaires were created in the Google Forms digital tool, with the responses being displayed through graphs, the results compiled and entered into a spreadsheet and, finally, analyzed collectively by students, resulting in a single interpretation. Results and discussion: The analysis of the IBL method was carried out from the elaboration of thematic categories, based on Bardin's content analysis that were developed from the use of Artificial Intelligence (AI) through CHATGPT version 3.5, and supervised by the human mind, the use of the IBL method, in the context of training in Service. The analysis of the IBL method, in the context of training in Service, revealed the learning that students developed during the didactic activities, pointing to a more dynamic perspective aligned with contemporary demands in educational work, especially in the context of curricular internship practice. The use of the active methodology demonstrated the active participation of intern students, who not only acquired knowledge about the studied theme but also developed skills of the scientific culture. This study highlights the importance of educational approaches that promote active student participation and integrate theory and practice effectively, preparing them for the challenges of the real world. Conclusion: The results obtained through the application of the Inquiry-Based Teaching / Learning method, for Social Work students in the Curricular Internship discipline, in the practice scenario of the HUPAA/UFAL Maternity, were consistent with the objectives proposed by the teaching methodology, the students were able to develop learning about the sub-registry of Birth Registration, as well as develop several skills present in the scientific culture such as: critical analysis, hypothesis elaboration, data collection, analysis of collected data, among others.
|
|
7
|
-
JULIANA DE BRITO CADENA DÁLIA
-
PRECEPTORES DE FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO E SUAS PERCEPÇÕES
-
Orientador : MERCIA LAMENHA MEDEIROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARIA CAVALCANTE MELO
-
ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
-
LENILDA AUSTRILINO SILVA
-
LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
-
MERCIA LAMENHA MEDEIROS
-
Data: 14/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O processo ensino e aprendizagem nos cursos da área de saúde, além do conhecimento teórico, também requer aperfeiçoamento prático para formação dos profissionais e o preceptor se configura como uma ferramenta importante na facilitação deste processo. Nesse contexto, este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso - TACC do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas teve o objetivo principal de analisar a percepção dos preceptores sobre o estágio em Fisioterapia na Neonatologia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Para a produção das informações, inicialmente foi apresentado um áudiobook e na sequência era realizada uma entrevista com os preceptores de Fisioterapia em Neonatologia. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo, adaptada segundo Bardin e Minayo, sendo construída uma matriz de análise com síntese horizontal e síntese vertical das percepções. Foram eleitas quatro categorias para discussão da preceptoria: Potencialidades; Desafios, Habilidades e sugestões ao recurso educacional. Através dos discursos dos preceptores constatou-se que a presença do discente foi bem aceita, que o cenário da Unidade Neonatal é favorável ao aprendizado e aquisição de habilidades em Neonatologia, junto aos recém-nascidos e no trabalho em equipe multiprofissional. O audiobook apresentado foi elaborado um roteiro prático para contribuir no processo de preceptoria em Fisioterapia Neonatal, que será socializado com a equipe de fisioterapeutas. Ambos serão apresentados à coordenação da Unidade Multiprofissional para fomentar a discussão sobre capacitação em ensino para os preceptores.
Palavras-chave: Preceptoria; Neonatologia; Ensino; Fisioterapia.
-
Mostrar Abstract
-
The teaching-learning process in health courses, in addition to theoretical knowledge, also requires practical improvement for the training of professionals and the preceptor is an important tool in facilitating this process. In this context, this Academic Course Completion Work - TACC of the Professional Master's Degree in Health Teaching at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas had the main objective of analyzing the perception of preceptors about the internship in Physiotherapy in Neonatology. This is research with a qualitative approach, of an exploratory nature. To produce the information, an audiobook was initially presented and then an interview was carried out with the Physiotherapy preceptors in Neonatology. The data were analyzed according to content analysis, adapted according to Bardin and Minayo, and an analysis matrix was constructed with horizontal synthesis and vertical synthesis of perceptions. Four categories were chosen for preceptorship discussion: Potentialities; Challenges, Skills and suggestions for the educational resource. Through the preceptors' speeches, it was found that the student's presence was well accepted, that the Neonatal Unit setting is favorable to learning and acquiring skills in Neonatology, with newborns and working in a multidisciplinary team. The audiobook presented was created as a practical guide to contribute to the preceptorship process in Neonatal Physiotherapy, which will be shared with the team of physiotherapists. Both will be presented to the coordination of the Multiprofessional Unit to encourage discussion about teaching training for preceptors.
|
|
8
|
-
VINÍCIUS MATOS BENJAMIM LEAL
-
PRÁTICAS COLABORATIVAS EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS PRECEPTORES DE UMA UNIDADE DOCENTE-ASSISTENCIAL
-
Orientador : CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARLUSIA ALVES BOMFIM
-
CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
-
LENILDA AUSTRILINO SILVA
-
LUCIANO BAIRROS DA SILVA
-
LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
-
Data: 04/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
As práticas colaborativas são elementos da cooperação presentes no cotidiano do trabalho das equipes de atenção à saúde. Para isso precisam de formação com aporte teórico e prático sobre interprofissionalidade para agirem de modo interativo e colaborativo entre as diversas profissões, com troca intensa de saberes, centrados no paciente e na comunidade. A formação, historicamente, tem prevalência do modelo clássico uniprofissional. A interprofissionalidade, no entanto, é algo mais recente, resultado de muita reflexão e enfrenta desafios para sua solidificação. Esta pesquisa foi realizada na Unidade Docente Assistencial (UDA) Professor Gilberto de Macedo, que é uma unidade de práticas da Universidade Federal de Alagoas em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió onde estão lotadas duas equipes da Estratégia Saúde da Família que participaram da pesquisa. Desta forma, trabalho e docência se entrelaçam nesse campo de prática. O objetivo geral do presente trabalho foi analisar as práticas colaborativas existentes no cotidiano dos profissionais que atuam na UDA. De modo mais específico, objetivou compreender as concepções da equipe acerca das práticas colaborativas, identificar as que são desenvolvidas pelos profissionais, distinguir quais os possíveis desafios da equipe na efetivação destas práticas. O estudo utilizou como base teórica as Práticas Discursivas e Produção de Sentidos de Mary Jane Spink. A técnica empregada para a coleta de dados foi a roda de conversa, e as informações foram gravadas e transcritas integralmente. Em seguida, foi construído um mapa dialógico com a categorização das falas em quatro aspectos: conceito, ações ditas como colaborativas, estágio do que deveria ser, competências necessárias e elementos inibidores. Os resultados e discussões consideram que os participantes conhecem parcialmente a conceituação teórica do tema, embora tenham tido dificuldades para conceituar as práticas colaborativas de forma clara. Também demonstraram conhecer elementos que precisam estar presentes e são importantes na construção das práticas colaborativas como: comunicação, atenção centrada no usuário, a participação ativa do usuário. Conflitos interpessoais foram citados como parte do cotidiano e mostraram que existem poucas reuniões para as suas resoluções e para o planejamento das ações de forma integrada, fatos esses que os tornam fatores limitantes. Um vídeo tratando do tema foi apresentado como produto para melhor conhecimento do conceito de práticas colaborativas. A pesquisa sugere aprofundamento do embasamento teórico a respeito do tema, seja por educação continuada, seja por meio da educação permanente, para uma maior efetivação das práticas colaborativas no dia a dia dos profissionais e para contribuição mais efetiva na formação dos estudantes que por ali passam. Foi proposta sensibilização das lideranças institucionais na estimulação das PCs e a participação da Universidade no aperfeiçoamento da preceptoria na UDA Gilberto de Macedo.
-
Mostrar Abstract
-
Collaborative practices are elements of cooperation present in the daily work of healthcare teams. To do this, they need training with theoretical and practical support on Interprofessionality to act in an interactive and collaborative way between the various professions, with an intense exchange of knowledge, centered on the patient and the community. Historically, the classic, more uniprofessional model has prevailed in training. Interprofessionality is more recent and faces challenges to solidify it. This research was carried out at the Professor Gilberto de Macedo Teaching and Care Unit (UDA), which is a practice unit of the Federal University of Alagoas in agreement with the municipal health department of Maceio, where two Family Health Strategy teams took part in the research. Thus, work and teaching are intertwined in this field of practice. The general objective of this study was to analyze the collaborative practices that exist in the daily lives of the professionals who work in the UDA. More specifically, it aimed to understand the team’s conceptions of collaborative practices, to identify those developed by the professionals, and to distinguish the team’s possible challenges in implementing these practices. The study used Mary Jane Spink’s Discursive Practices and the Production of Meaning as its theoretical basis. The technique used to collect data was a conversation circle and the information was recorded and transcribed in full. A dialogic map was then constructed by categorizing the speeches into four aspects: concept, actions said to be collaborative, stage of what it should be, necessary competences and inhibiting elements. The results and discussions suggest that the participants are partially familiar with the theoretical conceptualization of the subject, and had difficulty conceptualizing collaborative practices clearly. They also showed that they were aware of elements that need to be present and are important in building collaborative practices, such as communication, user-centered care and active user participation. These are challenges to be overcome, as they seem to be incipient in everyday life. Interpersonal conflicts were mentioned as part of everyday life and they said that there are few meetings to resolve them and to plan actions in an integrated way, which are limiting factors. A video on the subject was presented as a product to improve understanding of the concept of collaborative practices. The research suggests deepening the theoretical basis on the subject, either through continuing education or ongoing education, in order to make collaborative practices more effective in the day-to-day work of professionals and to contribute more effectively to shaping the mentality of the students who frequently pass through. A proposal was made to sensitize institutional leaders to encourage CPs and to involve the university in improving preceptorship at the Gilberto de Macedo UDA.
|
|
9
|
-
LAYSE MAYANE SILVA NASCIMENTO
-
ITINERÁRIO FORMATIVO EM ACOLHIMENTO E AS PRÁTICAS DE ENFERMEIRAS DE UMA MATERNIDADE DE ALTO RISCO
-
Orientador : SERGIO SEIJI ARAGAKI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES
-
Christine Ranier Gusman
-
JEANE FELIX DA SILVA
-
JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
-
SERGIO SEIJI ARAGAKI
-
Data: 26/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho acadêmico, submetido à banca de defesa do Curso do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, é composto por uma apresentação geral, um artigo e um produto educacional. O artigo é baseado na pesquisa intitulada “Itinerário formativo em acolhimento e as práticas de enfermeiras de uma maternidade de alto risco” e tem como objetivo conhecer como enfermeiras de uma maternidade de alto risco relacionam suas práticas com o seu itinerário formativo em acolhimento. O produto educacional é um vídeo animado, em versos de cordel, que retrata questões das práticas cotidianas de enfermeiras e de demais profissionais da saúde envolvidos nas ações de acolhimento. Tem como objetivo sensibilizar e orientar profissionais de saúde, discentes e corpo técnico de apoio quanto à importância do acolhimento às gestantes de alto risco. Espera-se com esse trabalho, contribuir para outros estudos, para formação profissional, não somente dos profissionais saúde, bem como melhorar a assistência às gestantes de alto risco.
-
Mostrar Abstract
-
This academic work, submitted to the qualification committee of the Professional Master's Degree in Health Teaching at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas, consists of a general presentation, an article and an educational product. The article, currently under construction, is based on research entitled “Training itinerary in reception and the practices of nurses in a high-risk maternity hospital”. The objective was to understand how nurses from a high-risk maternity hospital relate their practices to their reception training itinerary. Semi-structured interviews were carried out with seven nurses from the triage and pre-delivery sectors of the maternity ward at Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), located in the city of Maceió, state of Alagoas. For analysis, three analytical categories were established: meanings of reception, training itinerary in reception and reception practices carried out at work. The analysis of the research results points to the polysemy of the welcoming concept. Some meanings came close to that proposed by the PNH, with regard to resoluteness and co-responsibility, and one of the principles of the SUS, comprehensiveness. Others, for the most part, aligned themselves with human and interpersonal attributes. There was a weakness in formal education around the topic and an emphasis on the contribution of non-formal education. The reported reception practices entered the scope of the relational sphere, exceeding technicaloperational limits and touching spheres of ethical values. The educational product is an animated video, in verse verses, which portrays issues of the daily practices of nurses and other health professionals involved in welcoming actions. It aims to raise awareness and guide health professionals, students and technical support staff regarding the importance of welcoming high-risk pregnant women. This work is expected to contribute to other studies, to professional training, not only for health professionals, as well as to improve care for high-risk pregnant women.
|
|
10
|
-
HELIO MIRANDA LOPES JUNIOR
-
Atividade física como fator educativo na prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial: percepção e nível de conhecimento dos discentes do internato da Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo
-
Orientador : LENILDA AUSTRILINO SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LENILDA AUSTRILINO SILVA
-
MERCIA LAMENHA MEDEIROS
-
RICARDO FONTES MACEDO
-
Data: 02/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Atividade física é difundida no Brasil como medida auxiliar no tratamento de doenças como Hipertensão. Parte da população mundial não prática exercício físico, essa não adesão estaria na falta de orientação dada por médicos. Para orientar sobre a AF o ideal é ter médicos com conhecimento sobre o assunto, desde a sua formação acadêmica. Objetivo: Verificar o nível de conhecimento e percepção em relação a atividade física como fator educativo na prevenção e tratamento da hipertensão. Metodologia: Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, realizada na Unidade Docente Assistencial, com discentes em estágio supervisionado na área de Estratégia de Saúde da Família. Dados foram produzidos a partir de entrevista e analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Resultado: Sistematização dos dados suscitou nas categorias: Atividade Física e Educação Médica; Atividade física, exercício físico e relação com a saúde; Importância da Recomendação sobre AF; Conhecer para Orientar; Além do currículo: ações de educação em saúde. Conclusão: Tema tratado como adjuvante a conteúdo dispersos em seis períodos do curso. Percepção dos discentes sobre tratamento e prevenção da hipertensão e diabetes se mostrou escassa e sem consistência com as recomendações da OMS. Incluir esse tema em ações de educação em saúde é fundamental.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Physical activity is widespread in Brazil as an auxiliary measure in the treatment of diseases such as Hypertension. Part of the world population does not practice physical exercise; this non-adherence would be due to the lack of guidance given by doctors. To provide guidance on AF, the ideal is to have doctors with knowledge on the subject, since their academic training. Objective: To verify the level of knowledge and perception regarding physical activity as an educational factor in the prevention and treatment of hypertension. Methodology: Qualitative research, of an exploratory nature, carried out at the Teaching Assistance Unit, with students undergoing supervised internship in Family Health Strategy. Data were produced from interviews and analyzed from the perspective of content analysis. Result: Systematization of data resulted in the categories: Physical Activity and Medical Education; Physical activity, physical exercise, and relationship with health; Importance of the Recommendation on PA; Knowing to Guide; Beyond the curriculum: health education actions. Conclusion: Topic treated as an adjunct to content spread across six periods of the course. Students' perception of the treatment and prevention of hypertension and diabetes proved to be scarce and inconsistent with WHO recommendations. Including this topic in health education actions is essential.
|
|
11
|
-
THATIANE ALBUQUERQUE DA COSTA LIMA
-
CONSTRUÇÃO E EFEITO DE APLICATIVO NO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS DO CENTRO OBSTÉTRICO SOBRE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO: ensino mobile learning
-
Orientador : ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARLUSIA ALVES BOMFIM
-
ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
ANGELA MARIA MOREIRA CANUTO MENDONCA
-
Data: 29/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho acadêmico, apresentado à banca examinadora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, é composto por uma apresentação geral, um artigo e produtos educacionais, que incluem um aplicativo e vídeos didáticos. O artigo baseia-se na pesquisa intitulada "Construção e efeito de um aplicativo no conhecimento dos enfermeiros do Centro Obstétrico sobre Procedimentos Operacionais Padrão: ensino mobile learning", com o objetivo de desenvolver, validar e avaliar o impacto de um aplicativo móvel no conhecimento dos enfermeiros sobre Procedimentos Operacionais Padrão (POP) no Centro Obstétrico. Os produtos educacionais incluem vídeos explicando detalhadamente os procedimentos dos sete POP´s abordados na pesquisa, além do próprio aplicativo desenvolvido. Espera-se que este trabalho contribua para futuros estudos voltados à formação profissional e para o desenvolvimento de tecnologias que possam otimizar ainda mais os processos clínicos e educacionais em ambientes hospitalares, beneficiando não apenas os profissionais de enfermagem, mas também as instituições de saúde como um todo, além de melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes.
-
Mostrar Abstract
-
This academic work, presented to the examination board of the Professional Master's Program in Health Teaching at the School of
Medicine, Federal University of Alagoas, consists of a general presentation, an article, and educational products, including an app and instructional videos. The article is based on the research titled "Development and Impact of an App on Obstetric Nurses' Knowledge of Standard Operating Procedures: Mobile Learning in Education," with the aim of developing, validating, and assessing the impact of a mobile app on the knowledge of nurses regarding Standard Operating Procedures (SOP) in the Obstetric Center. The educational products include videos that provide detailed explanations of the seven SOPs covered in the research, as well as the app itself. It is hoped that this work will contribute to future studies focused on professional development and to the advancement of technologies that can further optimize clinical and educational processes in hospital settings, benefiting not only nursing professionals but also health institutions as a whole, while improving the quality of patient care
|
|
12
|
-
ERICA CRISTINA SANTOS
-
CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE AS BOAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO CME
-
Orientador : ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
-
ERIKA MARIA ARAUJO BARBOSA DE SENA
-
LENILDA AUSTRILINO SILVA
-
Data: 01/11/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: O uso de tecnologias educacionais, como vídeos educativos, tem se mostrado uma estratégia eficaz no ensino de enfermagem, facilitando o aprendizado de conceitos complexos e promovendo uma maior retenção de informações. A crescente adoção dessas ferramentas visa melhorar a formação de futuros profissionais da saúde. Objetivo geral: Validar um vídeo educativo como ferramenta de ensino-aprendizagem no contexto do Centro de Material e Esterilização (CME), garantindo sua eficácia e adequação para estagiários de enfermagem e profissionais da área. Metodologia: Este é um estudo metodológico com abordagem quantitativa, desenvolvido em duas etapas distintas: a primeira etapa envolveu a produção de um artigo científico e, a segunda, a elaboração de um produto educacional. Essas duas fases foram fundamentais para validar o uso de tecnologias educacionais como ferramenta no ensino de enfermagem, especificamente no contexto do CME. A validação do conteúdo utilizou a técnica Delphi e questionários antes e após a visualização do vídeo. Foram aplicados testes estatísticos para verificar a concordância entre os juízes e a eficácia do vídeo para os estudantes. Resultados: A análise mostrou uma redução significativa nos erros e um aumento nos acertos dos estagiários após assistirem ao vídeo. Os juízes confirmaram a clareza, relevância e organização do conteúdo. A maioria dos estudantes considerou o vídeo atraente, de fácil compreensão e eficaz no processo de ensino. Discussão: O vídeo educativo demonstrou ser uma ferramenta eficaz para melhorar o desempenho dos estudantes, promovendo uma compreensão mais uniforme do conteúdo. A aceitação positiva pelos juízes e discentes reforça a sua utilidade no ensino de boas práticas no CME. Conclusão: O vídeo educativo validado mostrou-se eficaz no ensino-aprendizagem de práticas no CME, contribuindo para a formação dos estudantes de enfermagem e garantindo uma melhor assimilação dos conhecimentos teóricos e práticos. A tecnologia educacional oferece potencial para aprimorar a qualidade da educação em saúde e promover a padronização de práticas no ambiente hospitalar.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: The use of educational technologies, such as educational videos, has proven to be an effective strategy in nursing education, facilitating the learning of complex concepts and promoting greater information retention. The growing adoption of these tools aims to enhance the training of future healthcare professionals. General Objective: To validate an educational video as a teaching-learning tool in the context of the Central Sterile Supply Department (CSSD), ensuring its effectiveness and suitability for nursing interns and professionals in the field. Methodology: This is a methodological study with a quantitative approach, developed in two distinct stages: the first stage involved the production of a scientific article, and the second focused on the creation of an educational product. These two phases were essential for validating the use of educational technologies as a tool in nursing education, specifically in the context of the CSSD. Content validation used the Delphi technique and questionnaires administered before and after viewing the video. Statistical tests were applied to verify the agreement among the judges and the video's effectiveness for the students. Results: The analysis showed a significant reduction in errors and an increase in correct answers by the interns after watching the video. The judges confirmed the clarity, relevance, and organization of the content. Most students found the video engaging, easy to understand, and effective in the teaching process. Discussion: The educational video proved to be an effective tool for improving students' performance, promoting a more uniform understanding of the content. The positive acceptance by both judges and students reinforces its usefulness in teaching best practices in the CSSD. Conclusion: The validated educational video was effective in teaching-learning practices in the CSSD, contributing to the training of nursing students and ensuring better assimilation of theoretical and practical knowledge. This educational technology offers potential to improve the quality of health education and promote the standardization of practices in the hospital environment.
|
|
13
|
-
JULLIANA CINTIA DE OMENA NICÁCIO
-
INTERPROFISSIONALIDADE NO ATENDIMENTO À PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM PAULO AFONSO-BAHIA
-
Orientador : CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PATRÍCIA DE SOUZA AMARAL
-
CELIA MARIA SILVA PEDROSA
-
CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
-
JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
-
Vinicius Silva Santos
-
Data: 04/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa abordada neste trabalho foi realizada no âmbito do Projeto de Extensão Girassol, associado à Universidade do Estado da Bahia, especificamente no Departamento de Educação, Campus VIII. Este estudo foi conduzido por meio das técnicas de roda de conversa e oficina com o grupo de trabalho do Projeto Girassol, que presta atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Paulo Afonso. O estudo investigou as práticas interprofissionais da equipe do projeto por meio de uma roda de conversa e duas oficinas. Baseia-se no aporte teórico das Práticas Discursivas e Produção de Sentido de Mary Jane Spink (2014) e teve como objetivo principal analisar a prática da equipe de profissionais e estagiários no atendimento a pessoas com TEA. As informações geradas, após serem completamente transcritas, possibilitaram a criação dos mapas dialógicos, através dos quais foi possível observar como e o que as pessoas discutiam sobre suas práticas de trabalho. Foram geradas cinco categorias de análise: O que Somos; Nossa História; Atuação Multi/interprofissional; Práticas Colaborativas e Estratégias A pesquisa também fornece um histórico do conceito de TEA, abordando sua evolução desde as primeiras descrições na psiquiatria até as classificações atuais no DSM-5 e no CID-11. Ressalta-se a importância do diagnóstico e intervenção interprofissional devido à complexidade e multifatorialidade do TEA. Nos resultados e discussões, os participantes falaram sobre seus conhecimentos prévios, discutiram conceitos, e refletiram sobre suas práticas de trabalho. Foram enfatizadas estratégias para enfrentar as problemáticas levantadas e a produção de um documento digital que contribuísse para a comunicação, troca de informações e práticas colaborativas da equipe. Nas considerações finais, indicam-se a mudança da concepção da equipe ao longo da pesquisa, a avaliação de suas práticas de atuação, a identificação das dificuldades e a busca por estratégias para melhorar o trabalho. Conclui-se que as práticas colaborativas e interprofissionais são realizadas pela equipe pesquisada e são essenciais para a melhoria e fortalecimento do atendimento a pessoas com TEA, promovendo uma abordagem integral e reflexiva.
-
Mostrar Abstract
-
The research presented in this work was conducted as part of the Girassol Extension Project, affiliated with the University of Bahia, specifically within the Department of Education, Campus VIII. This study employed group conversation techniques and workshops with the Girassol Project working group, which provides care to people with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the city of Paulo Afonso. The study examined the interprofessional practices of the project team through a round of conversations and two workshops, grounded in the theoretical framework of Discursive Practices and Sense Production by Mary Jane Spink (2014). Its primary objective was to analyze the practices of the team of professionals and trainees in their care for people with ASD. The fully transcribed information allowed for the creation of dialogue maps, which made it possible to observe how and what team members discussed regarding their working practices. Five categories of analysis were developed: Who We Are, Our History, Multi/Interprofessional Performance, Collaborative Practices, and Strategies. The research also includes a historical overview of the concept of ASD, detailing its evolution from early psychiatric descriptions to current classifications in the DSM-5 and ICD-11. The study highlights the importance of diagnosis and interprofessional intervention due to the complexity and multifactorial nature of ASD. In the results and discussion sections, participants shared prior knowledge, explored concepts, and reflected on their work practices, emphasizing strategies to address the issues identified and the production of a digital document to support team communication, information exchange, and collaborative practices. The final considerations indicate a shift in the team’s perceptions throughout the research process, an evaluation of their performance practices, the identification of challenges, and the development of strategies to enhance their work. It is concluded that the collaborative and interprofessional practices adopted by the team are essential to improving and strengthening care for people with ASD, fostering a comprehensive and reflective approach.
|
|
14
|
-
KILMA NARA SILVA DE LEMOS LEITE
-
DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE MATERNO-INFANTIL, NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
-
Orientador : LENILDA AUSTRILINO SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CECILIA SILVESTRE DA SILVA
-
LENILDA AUSTRILINO SILVA
-
MERCIA LAMENHA MEDEIROS
-
Data: 12/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Os neonatos correspondem às crianças pequenas na faixa etária do nascimento aos 28 dias de vida. Este período é considerado crucial, pois vários fatores podem fazer com que necessitem de cuidados especiais em UTI-N, ambiente destinado ao tratamento de RNs de risco, sendo considerado de alta complexidade, que gera medo e angústia tanto para os familiares como para o RN. Os profissionais de enfermagem devem estar preparados para acolherem estes pais, fornecendo as informações necessárias. A educação em saúde é uma importante ferramenta que pode viabilizar que estas informações sejam efetivadas. Os estudantes de enfermagem devem estar inseridos nas ações de educação em saúde, pois instiga-os para além da vivência prática, auxiliando no processo ensino aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar como o desenvolvimento de ações educativas em saúde materno-infantil auxiliam no processo ensino-aprendizagem durante a graduação em enfermagem, na visão das enfermeirandas. Foi conduzido um estudo de investigação-ação do tipo Pesquisa em Design Educacional (PDE), com abordagem qualitativa, realizado na UTI-N e demais unidades neonatais do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). O local da pesquisa é campo de estágio para estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Participaram desta pesquisa as enfermeirandas que estavam realizando estágio curricular supervisionado nas unidades neonatais, as mães e os pais dos RNs. Na 1ª fase da coleta de dados, foi realizada uma roda de conversa com os participantes. Na 2 ª fase, foi desenvolvida uma ação educativa sobre saúde materno-infantil resultando no desenvolvimento de um produto educacional intitulado “Nasci antes da hora, e agora?”. Em uma segunda roda de conversa, este produto foi apresentado. Na 3 ª fase, foi realizado um grupo focal com as estagiárias, onde estas responderam a pergunta: Como o desenvolvimento desta ação educativa em saúde materno-infantil contribuiu para o processo ensino-aprendizagem de vocês? Como resultado, os participantes falaram dos entraves relacionados ao fato de adentrarem em um ambiente que lhes transmite medo e angústia. A apresentação detalhada dos equipamentos utilizados em uma internação na UTI-N, auxiliou a sanar as dúvidas. Na fase final, todas as discentes relataram como as ações educativas, em especial a que elas vivenciaram, contribuíram para o processo ensino aprendizados. Concluindo, os resultados se assemelham aos encontrados na literatura sobre o tema. Esta forma de ensino contribuiu para o aprendizado das estagiarias e proporcionou uma melhor interação com a equipe e com os acompanhantes; ajudando a sanar dúvidas destes; contribuiu para o preparo emocional dos participantes; além da certificação do quanto o profissional de enfermagem é importante em ambientes neonatais.
-
Mostrar Abstract
-
XXXX
|
|
15
|
-
CLODOALDO LOPES DA SILVA
-
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA TUTORIA DO ENSINO DE MEDICINA: INTEGRANDO O CHATGPT COMO FERRAMENTA DE SUPORTE
-
Orientador : ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARLUSIA ALVES BOMFIM
-
ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
ANGELA MARIA MOREIRA CANUTO MENDONCA
-
LENILDA AUSTRILINO SILVA
-
LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
-
Data: 19/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na tutoria do ensino de medicina que integra o ChatGPT como ferramenta de suporte representa uma evolução significativa no campo educacional, permitindo personalização da experiência de aprendizagem, feedbacks mais precisos, e adaptação do conteúdo às necessidades individuais dos discentes. Objetivo: Explorar como a IA pode ser integrada de forma eficaz no contexto educacional, visando aprimorar a experiência de aprendizagem dos discentes. Metodologia: A metodologia de mapeamento sistemático é uma abordagem de revisão sistemática que visa mapear artigos de pesquisa primária e secundária, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente sobre um determinado campo de estudo. Essa metodologia é particularmente útil para identificar padrões, tendências, lacunas na pesquisa e áreas de maior ou menor exploração em uma determinada área do conhecimento. Ao contrário das revisões sistemáticas tradicionais, que buscam responder a perguntas específicas, o mapeamento sistemático tem como foco categorizar e classificar os estudos existentes, fornecendo uma visão panorâmica do estado atual da pesquisa. No artigo, utilizou-se a metodologia de mapeamento sistemático e descritivo, de natureza qualitativa, com o objetivo de identificar a eficácia do ChatGPT no ensino de medicina. Para a seleção dos artigos que seriam incluídos no mapeamento, foram definidos critérios de inclusão, palavras-chave e termos de busca. Os descritores escolhidos foram: ChatGPT (ChatGPT), Teaching (Ensino), Medicine (Medicina), Learning (Aprendizagem), Artificial Inteligence (Inteligencia Artificial), “Evaluation Studies as Topic” (Estudos de Avaliação como Assunto), “Educational Measurement” (Avaliação Educacional), e “Education, Medical, Undergraduate” (Educação de Graduação em Medicina). As buscas foram realizadas por meio de strings de busca, utilizando operadores booleanos (AND) e (OR), nas bibliotecas virtuais PubMed, Periódicos da CAPES, Wiley, BVS, SciELO e Science Direct, cruzando os descritores em português e inglês. As strings de busca utilizadas foram: Português: ChatGPT AND medicina AND (ensino OR aprendizagem OR avaliação); Inglês: ChatGPT AND medicine AND (teaching OR learning OR assessment). Após a aplicação das strings de busca, os artigos foram avaliados e classificados conforme os critérios de inclusão estabelecidos. Essa seleção permitiu a identificação de categorias temáticas emergentes, relacionadas ao uso do ChatGPT no ensino médico. Com base nas evidências coletadas, foi realizada uma sistematização que permitiu destacar as principais tendências e abordagens sobre a eficácia do ChatGPT como ferramenta pedagógica no ensino de medicina. O trabalho gerado oferece um verdadeiro passo a passo para explorar formas inovadoras de integrar tecnologias digitais no ensino, visando à melhoria das práticas pedagógicas no contexto médico. Assim, a pesquisa contribui com evidências científicas que podem orientar futuras investigações e práticas pedagógicas, ajudando a superar desafios no ensino e promovendo a inovação no uso de tecnologias educacionais. Resultados e discussão: A análise dos 50 artigos selecionados e das transcrições de interações com o ChatGPT, versão 3.5, a partir da análise de Bardin, revelou que a integração dessa tecnologia na tutoria da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de medicina trouxe avanços significativos. A adaptação à ferramenta não foi isenta de desafios, mas demonstrou a resiliência dos docentes e a capacidade de reinvenção das práticas pedagógicas. O uso do ChatGPT contribuiu para tornar o ensino mais dinâmico e colaborativo, promovendo maior autonomia aos discentes e facilitando a resolução de casos clínicos complexos. A tutoria evoluiu para um espaço interativo, onde a tecnologia e a humanização do ensino coexistem de forma produtiva, evidenciando o potencial transformador da ABP no contexto médico. A integração da ferramenta, portanto, não apenas superou as dificuldades, mas também abriu novas perspectivas para o futuro da educação médica. Estes estudos serviram como base para a criação do produto e-book APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA TUTORIA DO ENSINO DE MEDICINA: integrando o ChatGPT como ferramenta de suporte. Conclusão: A integração do ChatGPT como ferramenta de suporte na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de medicina mostrou-se uma estratégia promissora para enriquecer o processo educacional, oferecendo experiências de aprendizado personalizadas, interativas e eficazes. A análise dos estudos indicou que, apesar de seu grande potencial para aprimorar o ensino, o ChatGPT enfrenta desafios relacionados à precisão, confiabilidade e capacidade de raciocínio crítico, o que exige supervisão constante. Quando utilizado de maneira cuidadosa e ética, o ChatGPT pode ser um complemento valioso à formação médica, promovendo maior autonomia dos discentes e facilitando a resolução de casos clínicos complexos. No entanto, sua eficácia depende de uma integração equilibrada, que respeite a expertise humana e a supervisão educacional. A continuidade da pesquisa e a evolução da tecnologia são essenciais para maximizar os benefícios do ChatGPT no ensino médico, garantindo que ele seja um aliado na formação de profissionais de saúde competentes e éticos.
-
Mostrar Abstract
-
ChatGPT as a support tool, represents a significant evolution in the educational field. It enables personalized learning experiences, more precise feedback, and adapts content to individual student needs. Objective: To explore how AI can be effectively integrated into the educational context, aiming to enhance students' learning experiences. Methodology: The systematic mapping methodology is a systematic review approach designed to map primary and secondary research articles to provide a comprehensive overview of a specific field of study. This methodology is particularly useful for identifying patterns, trends, research gaps, and areas of greater or lesser exploration in a given knowledge domain. Unlike traditional systematic reviews, which aim to answer specific questions, systematic mapping focuses on categorizing and classifying existing studies, offering a broad overview of the current research landscape. In this study, a qualitative, systematic, and descriptive mapping methodology was employed to identify the effectiveness of ChatGPT in medical education. Inclusion criteria, keywords, and search terms were defined to select articles for mapping. The chosen descriptors were: ChatGPT (ChatGPT), Teaching, Medicine, Learning, Artificial Intelligence, "Evaluation Studies as Topic," "Educational Measurement," and "Education, Medical, Undergraduate." Searches were conducted using search strings and Boolean operators (AND, OR) in virtual libraries such as PubMed, CAPES Journals, Wiley, BVS, SciELO, and Science Direct, crossing descriptors in Portuguese and English. The search strings used were: Portuguese: ChatGPT AND medicina AND (ensino OR aprendizagem OR avaliação) end English: ChatGPT AND medicine AND (teaching OR learning OR assessment). After applying the search strings, the articles were evaluated and classified according to the established inclusion criteria. This selection identified emerging thematic categories related to the use of ChatGPT in medical education. Based on the collected evidence, a systematization was conducted to highlight the main trends and approaches regarding ChatGPT’s effectiveness as a pedagogical tool in medical education. The generated work provides a step-by-step guide for exploring innovative ways to integrate digital technologies into education, aiming to improve pedagogical practices in the medical context. Thus, the research contributes scientific evidence that can guide future investigations and educational practices, helping to overcome challenges in teaching and promoting innovation in the use of educational technologies. Results and Discussion: The analysis of 50 selected articles and transcriptions of interactions with ChatGPT version 3.5, based on Bardin's analysis, revealed that integrating this technology into Problem-Based Learning (PBL) tutoring in medical education brought significant advancements. Adapting to the tool was not without challenges but demonstrated the resilience of educators and their ability to reinvent pedagogical practices. ChatGPT made teaching more dynamic and collaborative, fostering greater student autonomy and facilitating the resolution of complex clinical cases. Tutoring evolved into an interactive space where technology and the humanization of education coexist productively, highlighting the transformative potential of PBL in medical education. The tool's integration not only overcame difficulties but also opened new perspectives for the future of medical education. These studies formed the basis for creating the e-book PROBLEM-BASED LEARNING IN MEDICAL EDUCATION TUTORING: Integrating ChatGPT as a Support Tool.Conclusion: Integrating ChatGPT as a support tool in Problem-Based Learning (PBL) in medical education has proven to be a promising strategy to enrich the educational process, offering personalized, interactive, and effective learning experiences. The study analysis indicated that despite its great potential to enhance teaching, ChatGPT faces challenges related to accuracy, reliability, and critical reasoning ability, requiring constant supervision. When used carefully and ethically, ChatGPT can be a valuable complement to medical education, promoting greater student autonomy and facilitating the resolution of complex clinical cases. However, its effectiveness depends on balanced integration, respecting human expertise and educational supervision. Continued research and technological evolution are essential to maximize the benefits of ChatGPT in medical education, ensuring it serves as an ally in forming competent and ethical healthcare professionals.
|
|
16
|
-
ANDRÉIA CRISTINA RAMOS DE BRITO
-
REVOLUÇÃO DIGITAL NO ENSINO DO DIAGNÓSTICO DA CÁRIE: SIMULAÇÕES QUE TRANSFORMAM O APRENDIZADO
-
Orientador : ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA MARLUSIA ALVES BOMFIM
-
ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
CYRO REGO CABRAL JUNIOR
-
ELISA MIRANDA COSTA
-
Data: 20/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: A simulação permite um ambiente seguro e controlado com possibilidades de variação de conteúdo, níveis de dificuldade, diagnósticos e planos de tratamento. É versátil sendo possível seu uso nas diversas áreas de saúde, tanto clínicas como cirúrgicas. Objetivo: desenvolver e validar um produto educacional inovador que promovesse a formação de estudantes no diagnóstico, prevenção e manejo clínico da cárie, utilizando o Sistema Internacional de Detecção e Avaliação de Cárie (ICDAS). Metodologia: o estudo teve uma abordagem exploratória, quantitativa e descritiva, com aplicação de pré-teste e pós-teste em grupos controle e experimental. A intervenção foi realizada por meio da plataforma virtual Learn by cases, um produto educacional desenvolvido especificamente para este estudo. Este ambiente simula casos clínicos reais, permitindo a manipulação de imagens odontológicas com ajuste de brilho e contraste, e integra recursos como videoaulas, artigos científicos, e exercícios interativos. Resultados e discussão: demonstraram que o grupo experimental apresentou avanços significativos em relação à autonomia, confiança e habilidade diagnóstica, destacando-se no desempenho prático e teórico em comparação ao grupo controle. A Análise Discriminante Linear (LDA) validou as diferenças estatísticas entre os grupos e confirmou a eficácia do ambiente virtual no processo de ensino-aprendizagem. O produto educacional gerado representa uma ferramenta pedagógica inovadora e acessível, que atende às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao promover ensino de qualidade e maior integração entre teoria e prática. Conclusão: Por fim, o uso de tecnologias educacionais, como o Learn by cases, potencializa a formação de profissionais da saúde, contribuindo para uma educação mais eficaz, segura e alinhada aos desafios contemporâneos do ensino em odontologia.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: Simulation provides a safe and controlled environment with possibilities for varying content, levels of difficulty, diagnoses, and treatment plans. It is versatile and applicable across various health fields, both clinical and surgical. Objective: To develop and validate an innovative educational product aimed at training students in the diagnosis, prevention, and clinical management of dental caries using the International Caries Detection and Assessment System (ICDAS). Methodology: This study employed an exploratory, quantitative, and descriptive approach, utilizing pre-test and post-test applications in control and experimental groups. The intervention was conducted through the virtual platform Learn by cases, an educational product developed specifically for this study. This environment simulates real clinical cases, enabling the manipulation of dental images with brightness and contrast adjustments and integrating resources such as video lectures, scientific articles, and interactive exercises. Results and Discussion: The findings demonstrated that the experimental group showed significant improvements in autonomy, confidence, and diagnostic skills, excelling in both practical and theoretical performance compared to the control group. Linear Discriminant Analysis (LDA) validated the statistical differences between groups and confirmed the effectiveness of the virtual environment in the teaching-learning process. The educational product developed represents an innovative and accessible pedagogical tool that aligns with the guidelines of the Brazilian Unified Health System (SUS), promoting quality education and greater integration between theory and practice. Conclusion: In conclusion, the use of educational technologies, such as Learn by cases, enhances the training of healthcare professionals, contributing to more effective, safe, and contemporary dental education.
|
|
17
|
-
ANDERSON LUCAS OLIVEIRA DA SILVA
-
O percurso da formação do tecnólogo em radiologia para a prática docente
-
Orientador : ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
-
CYRO REGO CABRAL JUNIOR
-
ELISA MIRANDA COSTA
-
JOSEFINA DA SILVA SANTOS
-
Data: 23/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Os Centros de Educação Tecnológica, públicos ou privados, têm por finalidade formar e qualificar profissionais, nos vários níveis e modalidades de ensino, para os diversos setores da economia e realizar pesquisa e desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade. O presente estudo aborda os desafios enfrentados pelos tecnólogos em radiologia ao ingressarem no ambiente acadêmico como docente. A ausência de formação pedagógica específica nos cursos superiores de tecnologia destaca-se como um dos principais obstáculos na transição desses profissionais para a docência. Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar o processo de formação acadêmica dos tecnólogos em radiologia, identificando as lacunas existentes e propondo alternativas que facilitem a preparação desses profissionais para atuar na prática docente com eficácia. Metodologia: A pesquisa é qualitativa e descritiva, com base em uma revisão narrativa da literatura disponível. Foram consultadas fontes bibliográficas em bases de dados como Scielo, PubMed e Periódicos CAPES, utilizando descritores como tecnólogo em radiologia, formação docente e educação superior. O estudo também analisou documentos oficiais e diretrizes curriculares dos cursos de radiologia no Brasil. Resultados: Os resultados apontaram que os cursos superiores de tecnologia em radiologia têm um foco predominantemente no desenvolvimento de competências técnicas e operacionais, deixando em segundo plano a formação pedagógica. A falta de disciplinas específicas à prática docente exige a preparação dos tecnólogos para o ensino superior. Identificou-se também que muitos profissionais recorrem a cursos de formação continuada, capacitações independentes e experiências práticas para suprir essa lacuna. Discussão: A análise revelou que a formação pedagógica é um aspecto essencial para a atuação docente, pois a docência exige não apenas domínio técnico, mas também habilidades didáticas e metodológicas. A falta de preparação afeta a qualidade do ensino e limita a capacidade dos tecnólogos planejados, avaliar e direcionar o processo de ensino-aprendizagem de maneira eficaz. Neste sentido, é necessária uma reestruturação curricular nos cursos de tecnologia, com a inclusão de disciplinas pedagógicas e metodologias ativas que favoreçam a formação docente. Conclusão: Conclui-se que o percurso formativo dos tecnólogos em radiologia para a prática docente está marcado por desafios decorrentes da ausência de ensino pedagógico na graduação. Para superar essas limitações, é necessária a implementação de reformas curriculares que integrem conhecimentos pedagógicos ao currículo técnico, além do incentivo à formação continuada. Somente por meio dessas ações será possível preparar profissionais capacitados para atuar de maneira eficaz no ensino superior, promovendo uma educação de qualidade e alinhada às demandas atuais.
-
Mostrar Abstract
-
Introduction: The purpose of Technological Education Centers, whether public or private, is to train and qualify professionals at various levels and types of education for the various sectors of the economy and to conduct research and technological development of new processes, products and services, in close coordination with the productive sectors and society. This study addresses the challenges faced by radiology technologists when entering the academic environment as teachers. The lack of specific pedagogical training in higher education technology courses stands out as one of the main obstacles in the transition of these professionals to teaching. Objective: The study aims to analyze the academic training process of radiology technologists, identifying existing gaps and proposing alternatives that facilitate the preparation of these professionals to work effectively in teaching practice. Methodology: The research is qualitative and descriptive, based on a narrative review of the available literature. Bibliographic sources were consulted in databases such as Scielo, PubMed and CAPES Periodicals, using descriptors such as radiology technologist, teacher training and higher education. The study also analyzed official documents and curricular guidelines for radiology courses in Brazil. Results: The results indicated that higher education courses in radiology technology focus predominantly on the development of technical and operational skills, leaving pedagogical training in the background. The lack of specific disciplines for teaching practice requires that technologists be prepared for higher education. It was also identified that many professionals’ resorts to continuing education courses, independent training and practical experiences to fill this gap. Discussion: The analysis revealed that pedagogical training is an essential aspect for teaching, since teaching requires not only technical mastery, but also didactic and methodological skills. The lack of preparation affects the quality of teaching and limits the ability of technologists to plan, evaluate and direct the teaching-learning process effectively. In this sense, curricular restructuring is necessary in technology courses, with the inclusion of pedagogical disciplines and active methodologies that favor teacher training. Conclusion: It is concluded that the training path of radiology technologists for teaching practice is marked by challenges resulting from the lack of pedagogical teaching in undergraduate courses. To overcome these limitations, it is necessary to implement curricular reforms that integrate pedagogical knowledge into the technical curriculum, in addition to encouraging continuing education. Only through these actions will it be possible to prepare professionals capable of working effectively in higher education, promoting quality education aligned with current demands.
|
|