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Dissertações |
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THAINA EVELLYN MARTINIANO ALEXANDRE
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A TRAJETÓRIA POLÍTICA DE ARNON DE MELLO: UM CIDADÃO KANE PARA A TERRA DOS CAETÉS (1911-1983)
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Orientador : OSVALDO BATISTA ACIOLY MACIEL
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MEMBROS DA BANCA :
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ARUA SILVA DE LIMA
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LIDIA MARIA MARINHO DA PUREZA RAMIRES
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OSVALDO BATISTA ACIOLY MACIEL
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Data: 23/01/2023
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Esta dissertação investiga a trajetória política de Arnon de Mello (1911-1983), jornalista, empresário e político que ocupou o cargo de Governador de Alagoas (1951-1955) e o de Senador da República (1963-1981) por esse mesmo Estado. Investigamos sua atuação política em articulação com sua trajetória profissional/empresarial no campo do jornalismo e das comunicações, nos quais Arnon de Mello ganhou destaque no cenário nacional a partir da década de 1930. A partir deste objeto, e de acordo com a formulação de Antônio Gramsci, focamos em sua atuação enquanto um intelectual orgânico de uma fração da burguesia brasileira no período pré-Ditadura Empresarial-Militar e na consolidação do regime ditatorial, contribuindo com a construção de um projeto de país que atendesse ao modelo de desenvolvimento e modernização do capital monopolista.
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This dissertation investigates the political career of Arnon de Mello (1911-1983), a journalist, businessman and politician who was Governor of Alagoas (1951-1955) and Senator of the Republic (1963-1981) for the same state. We investigated his political activities in articulation with his professional/entrepreneurial trajectory in the fields of journalism and communications, in which Arnon de Mello gained prominence on the national scene from the 1930s on. From this object, we focus on regional and national political articulations, as well as on the construction and use of his media complex (radio, newspaper, TV) as a Private Apparatus of Hegemony, according to Antonio Gramsci's formulation
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ALEXANDER MOREIRA CAMPOS
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O SINDJORNAL E A REORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO SINDICAL ALAGOANO NO CONTEXTO DO NOVO SINDICALISMO(1978-1983)
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Orientador : OSVALDO BATISTA ACIOLY MACIEL
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MEMBROS DA BANCA :
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ARUA SILVA DE LIMA
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OSVALDO BATISTA ACIOLY MACIEL
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RODRIGO JOSE DA COSTA
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Data: 27/02/2023
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O presente trabalho analisa o contexto social e político alagoano do final da década de 1970 com o intuito de trazer à luz os embates existentes na sociedade civil alagoana da época e como se iniciou o processo de reorganização do movimento sindical. O ponto de partida desta análise é a eleição do SINDJORNAL de 1978, quando uma chapa de oposição encabeçada por Freitas Neto vence o pleito e inicia um novo momento da categoria no que se refere às práticas sindicais. Encerramos o nosso marco temporal com o ano de 1983, quando o SINDJORNAL optou em participar da construção da Central Única dos Trabalhadores.
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The present work analyzes the social and political context of Alagoas at the end of the 1970s with the intention of bringing to light the clashes that existed in the civil society of Alagoas at that time and how the process of reorganization of the union movement began. The starting point of this analysis is the election of SINDJORNAL in 1978, when an opposition board headed by Freitas Neto wins the election and starts a new moment in the category regarding union practices. We end our time frame with the year 1983, when SINDJORNAL chose to participate in the construction of the Central Única dos Trabalhadores.
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HITALLO PHILIPPE ALVES VIANA
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O GOLPE EMPRESARIAL-MILITAR DE 1964 EM ALAGOAS: A AÇÃO POLÍTICA LIBERAL CONSERVADORA NO GOVERNO LUIZ CAVALCANTE
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Orientador : ARUA SILVA DE LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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ARUA SILVA DE LIMA
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OSVALDO BATISTA ACIOLY MACIEL
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RODRIGO JOSE DA COSTA
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Data: 27/02/2023
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O presente trabalho tem como objetivo investigar e contextualizar o golpe empresarial-militar de 1964 em Alagoas, a partir da relação do governo de Luiz Cavalcante (1961 - 1965) com setores empresariais - mais precisamente o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES) e do Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD). A partir da análise do meio de comunicação oficial do estado, o jornal governamental Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOEAL), pretendemos compreender como os movimentos sociais e políticos conservadores e liberais se inseriram no estado para atuar na construção do golpe de 1964. A pesquisa foi feita a partir do início da gestão do governador Luiz Cavalcante (31 de janeiro de 1961) a comemoração de um ano do golpe (01 de abril de 1965). Almejamos, também, trazer à tona a relação do governo alagoano e de agências dos Estados Unidos da América, no contexto do golpe empresarial militar de 1964.
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The present work aims to investigate and contextualize the business-military coup of 1964 in Alagoas, starting from the relationship of Luiz Cavalcante's government (1961 - 1965) with business sectors - more precisely the Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES) and the Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD). From the analysis of the official state media, the government newspaper Diário Oficial do Estado de Alagoas, we intend to understand how conservative and liberal social and political movements inserted themselves in the state to act in the construction of the 1964 coup. The research was carried out from the beginning of governor Luiz Cavalcante's term (January 31, 1961) to the commemoration of one year of the coup (April 1, 1965). We also aim to bring to light the relationship between the Alagoas government and agencies of the United States of America, in the context of the military corporate coup of 1964.
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CRISLANNE MARIA DOS SANTOS
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Prostituição de mulheres cisgêneras em Maceió: imprensa, biopoder e resistências de gênero na cidade (1970-1980)
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Orientador : ELIAS FERREIRA VERAS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA PAULA PALAMARTCHUK
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BEATRIZ SOUZA VILELA
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ELIAS FERREIRA VERAS
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JOANA MARIA PEDRO
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Data: 28/02/2023
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O presente trabalho intitulado "Prostituição de mulheres cisgêneras em Maceió: imprensa, biopoder e resistências de gênero na cidade (1970-1980)", analisa a prática da prostituição de mulheres cisgêneras em Maceió, capital de Alagoas, entre as décadas de 1970 e 1980, a partir dos discursos produzidos pela imprensa impressa, especialmente, os jornais Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas nas décadas de 1970 e 1980. Desta forma, discute-se como a imprensa abordou a temática da prostituição, utilizando-se de uma teia de enunciados, de uma lógica discursiva cisheteronormativa classista e racista que produziu estigma sobre o genêro e sexualidade das mulheres, de modo a a legitimar as ações estatais de controle sobre os corpos femininos, ou seja, como tecnologia de gestão dos corpos e da cidade, que Michel Foucault (2020) chamou de biopoder.
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The present work entitled "Prostitution of cisgender women in Maceió: press, biopower and gender resistance in the city (1970-1980)", analyzes the practice of prostitution of cisgender women in Maceió, capital of Alagoas, between the 1970s and 1980s , based on discourses produced by the printed press, especially the newspapers Gazeta de Alagoas and Jornal de Alagoas in the 1970s and 1980s. enunciations, of a classist and racist cisheteronormative discursive logic that produced stigma on women's gender and sexuality, in order to legitimize state actions of control over female bodies, that is, as a technology for managing bodies and the city, which Michel Foucault (2020) called it biopower.
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FERNANDO DE SA OLIVEIRA JUNIOR
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ADIVINHA, VENDEDORA DE ILUSÕES E UM POUCO FEITICEIRA:
Representação literária da Alcoviteira no Século XVI.
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Orientador : RAQUEL DE FATIMA PARMEGIANI
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
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GIAN CARLO DE MELO SILVA
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RAQUEL DE FATIMA PARMEGIANI
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Data: 28/02/2023
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O presente trabalho tem como objetivo a análise do livro La Celestina e a influência da personagem alcoviteira Celestina no imaginário seiscentista entre Portugal e Espanha. Este topoi literário esteve presente na literatura desde a Antiguidade, através de personagens como a Dipsas, uma bruxa do tipo lena, presente nas elegias de Ovídio e que representava um indivíduo na contramão da moral romana da época. Esta questão chega até a Idade Média e a Época Moderna, período, aliás, que a alcoviteira enquanto figura social na literatura se destaca. Em nossa pesquisa procuramos evidenciar a influência da personagem alcoviteira Celestina criada no final do século XV em Espanha e que deságua na obra de outros grandes autores como Gil Vicente e Jorge Ferreira de Vasconcelos. Trazemos para debate o modo como os perfis femininos são construídos e a importância da análise do contexto histórico e das fontes.
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Our work seeks to investigate the literary representation that falls on the figure of the pimp witch. In order to do so, we will start from the analysis of the Pursuer Celestina, a character in a work that could be considered a best seller of the 15th century, written by the Spanish law student Fernando de Rojas in 1499. Our study will focus on characterizing the profile of the Purveyor Celestinesca and the repercussion that the character gained before his audience, which seems to have driven the creation of other pandering characters in 16th century Portugal in works by authors such as Gil Vicente and Jorge Ferreira de Vasconcelos. In this way, our intention is still to understand the process of ruptures and permanence of the Celestinesca pimp's profile in the passage from the medieval to the modern period. The character Celestina is understood here as an object of transition between these eras, since, although the figure of the pimp has been present in literature since Antiquity, it is in the modern period that she is definitively characterized as an urban sorceress. Finally, the analytical construction of this work is based on Roger Chartier's concept of representation, and inserted in the studies of cultural history, both relevant to the identification of the construction of a social reality, in this case: classifying, dividing and delimiting to understand the world social system, in this case, from the sixteenth century in Spain and Portugal.
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IGOR RAFAEL BISPO SANTOS
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NARRATIVAS SOBRE O PASSADO E DISPUTAS POLÍTICAS RECENTES: A TRAJETÓRIA DO CÍRCULO MONÁRQUICO DE ALAGOAS E SUAS MÉMORIAS SOBRE O SISTEMA REPUBLICANO E A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO (2016-2022)
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Orientador : MICHELLE REIS DE MACEDO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON DA SILVA ALMEIDA
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DANILO LUIZ MARQUES
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MICHELLE REIS DE MACEDO
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ROSEANE MARIA DE AMORIM
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Data: 31/03/2023
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Este trabalho se debruça a analisar a história e as memórias produzidas e socializadas por um grupo de monarquistas alagoanos, o Círculo Monárquico de Alagoas, a respeito da Abolição da Escravidão e contrastá-lo com a produção historiográfica que a contrapõe. Para tanto, remonto a história do desenvolvimento do grupo analisado e estudo a interação do grupo observando a construção da sua comunicação digital em torno do tema da Abolição da Escravidão no Brasil, em que fica evidente como essa parte da Nova Direita elabora seu discurso sobre o passado para um proveito político do presente.
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This work aims to analyze the history and the memories produced and socialized by a group of monarchists from Alagoas, the Monarchic Circle of Alagoas, regarding the Abolition of Slavery and contrast it with the historiographic production that opposes it. To do so, I retrace the history of the development of the analyzed group and study the interaction of the group by observing the construction of its digital communication around the theme of the Abolition of Slavery in Brazil, in which it is evident how this part of the New Right elaborates its discourse about the past for a political profit in the present.
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JOSE GUIDO DANTAS LESSA DA SILVA
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A Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas: trajetórias, memórias e história em tempos de Ditadura (1963-1972)
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Orientador : ANDERSON DA SILVA ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON DA SILVA ALMEIDA
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DANILO LUIZ MARQUES
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MARCOS DOS SANTOS MOREIRA
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NILTON DA SILVA SOUZA
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Data: 17/05/2023
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O estado de Alagoas tem uma tradição de bandas de música que remonta desde o século XIX. Esta dissertação estuda a Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas com o objetivo de mostrar, que através do ingresso na Banda, os músicos, que em sua maioria migravam do interior do estado de Alagoas para a capital Maceió, tiveram a oportunidade de ascender socialmente. Justificamos esta pesquisa pela necessidade de sabermos os fatores que contribuíram para que a Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas abrigasse, em seu corpo efetivo, um grande percentual de músicos originários do interior do estado de Alagoas. Em um primeiro momento, aborda a história dessa agremiação, para em seguida falar sobre a sua consolidação, através de eventos musicais e políticos dentro de um recorte temporal que vai de 1963 a 1965. Consultamos diversas fontes como documentos iconográficos, entrevistas, legislação administrativa e registros oficiais. Em um segundo momento, investiga o movimento migratório do músico dentro do estado de Alagoas e o ingresso na Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas, através do levantamento biográfico de três ex componentes, levando em consideração os motivos pelos quais decidiram migrar para a capital alagoana e o contexto social e político na época de suas migrações. Ao passo em que a Banda se firmou no cenário musical, contribuiu, através da ação de seus componentes, para a disseminação cultural no estado, como a formação de novas agremiações e o ensino, que resultou numa ação social relevante para a sociedade. Por fim, investigará as comemorações do Sesquicentenário da Independência em 1972 em Alagoas. Como se deu a sua organização e a participação da Banda de Música, neste que foi o momento de ápice para Ditadura Civil-Militar no Brasil.
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The state of Alagoas has a tradition of music bands dating back to the 19th century. This dissertation studies the Music Band of the Military Police of Alagoas with the objective of showing that, by joining the Band, the musicians who mostly migrated from the interior of the state of Alagoas to the capital Maceió, had the opportunity to rise socially. We justify this research by the need to know the factors that contributed for the Music Band of the Military Police of Alagoas to shelter, in its effective body, a large percentage of musicians from the interior of the state of Alagoas. At first, it addresses the history of this association, and then talks about its consolidation, through musical and political events within a time frame that goes from 1963 to 1965. We consulted several sources such as iconographic documents, interviews, administrative legislation and official records. In a second moment, it investigates the migratory movement of the musician within the state of Alagoas and his entry into the Music Band of the Military Police of Alagoas, through the biographical survey of three former components, taking into account the reasons why they decided to migrate to the capital of Alagoas and the social and political context at the time of their migrations. While the Band established itself in the music scene, it contributed, through the action of its members, to the cultural dissemination in the state, such as the formation of new associations and education, which resulted in relevant social action for society. Finally, it will investigate the celebrations of the Sesquicentennial of Independence in 1972 in Alagoas. How was its organization and the participation of the Music Band, in what was the apex moment for Civil-Military Dictatorship in Brazil.
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MARIA LIDIANE SANTOS CARDOSO
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Corpos Cativos, Mentes Libertas: o letramento dos ingênuos em Maceió (1871 -1888)
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Orientador : LUANA TEIXEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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DANILO LUIZ MARQUES
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FRANCISCA RAQUEL DA COSTA
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FÁBIO FRANCISCO DE ALMEIDA CASTILHO
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IRINEIA MARIA FRANCO DOS SANTOS
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LUANA TEIXEIRA
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Data: 29/05/2023
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O presente estudo aborda a instrução formal dos filhos livres das mulheres escravizadas libertados em virtude da Lei do Ventre Livre de 28 de setembro de 1871. Dessa forma, observa-se que século XIX foi um período marcado por constantes discussões a respeito da libertação do povo negro entre as elites e autoridades brasileiras, e a partir da década de 1871 o ponto crucial dos debates girava em torno de como se encaminharia o processo da abolição sem causar prejuízo a sociedade dominante. Nesse sentido, a elite brasileira acreditava que os oriundos do cativeiro não possuíam as habilidades necessárias para uma vida em liberdade devido aos vícios trazidos do cativeiro. Nesse sentido, para serem inseridos em sociedade primeiro era necessário passar pelo processo de disciplina e apreço ao trabalho e aos valores sociais baseados no respeito ao senhor e a sociedade dominante. De acordo com essa mentalidade só após esse processo ser concluído os negros estariam aptos a desfrutarem da vida em sociedade. Foi seguindo essa lógica que a Instrução Pública se apresentou como um mecanismo eficaz capaz de solucionar os males que os negros teriam trazido consigo da senzala, pois, a educação carregava potenciais de correção moral e capacitação para o trabalho, sendo portanto, a única forma de conduzi-los para as aprendizagens dos processos civilizatórios dominantes. Foi a partir dessa mentalidade que foi criada na província de Alagoas no ano de 1887 a Escola Central, instituição destinada a educação dos ingênuos (nome dado aos filhos livres das mulheres escravizadas após a regulamentação da Lei 2.040) e dos menores desvalidos. Dialogando com a documentação encontrada no Arquivo Público de Alagoas (APA), Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), da Biblioteca Nacional dentre outros, buscou-se compreender quais modelos educacionais foram ofertados a essa população, bem como quem eram os mestres das instruções primária e profissional e como era o funcionamento da Escola Central. Foram privilegiados neste estudo questões como: receita da instituição, debates entre o Governo Imperial e o de Alagoas, demandas que circundavam em torno do funcionamento da escola, número de funcionários, quantitativos de alunos e tudo mais que pudesse esclarecer a instrução ofertada aos ingênuos e menores desvalidos na província de Alagoas no período de 1871 a 1888.
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This work aims to study the education of the children of captive women called by “ingênups”, naïve, by virtue of Law 2.040 of September 28, 1871, the Law of the Free Womb. The research investigates the educational practices aimed at the children of slaves, as well as the struggles and resistance to the tensions that were operating in the context of the nineteenth century, where black agents were vehemently appointed as uncivilized beings, devoid of souls and conducive to vices and crimes. In this interim, it was sought to evidence that even in a slave society the educational and literacy practices of the black people in non-official environments was evident, thus demystifying ideas that Africans and their descendants were bearers of such evils due to the lack of education and literacy. . In this sense, we sought during the research process to understand how the children of the captives accessed the school environment and what they were to the instructions offered to the population of naïve. While we analyzed the school, we also tried to understand the legal debates that revolved around the education of this social segment. Thus, we can see that it was the promulgation of the Free Womb Law that allowed the children of the captives the right to access the school. In this sense, dialogues began in the provincial assemblies about the type and educational model that would be intended for these children. To achieve these goals, many paths were taken trying to understand how they went to educational practices and the reasons that led the government to worry about the education of these children. From this perspective, we can observe that the project of modernity thought for Brazil did not include the black population, because they were seen at that time as people who did not carry with them the minimum civilities necessary for a life in society within the standards of social valorization. For the naïve to be introduced into this pattern of society it would be necessary to learn moral, religious and social values based on European standards and it was from this idea that schooling presented itself as a means capable of solving such problems by framing the naïve and the poor population to the project of a nation thought for Brazil.
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MOIZES SABOIA DA SILVA
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EVANGELIZAÇÃO, POLÍTICA E COMEMORAÇÕES NA REVISTA ADVENTISTA NO CONTEXTO DA DITADURA CIVIL-MILITAR, 1972-1978.
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Orientador : JOSE VIEIRA DA CRUZ
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MEMBROS DA BANCA :
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CELIA COSTA CARDOSO
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ESTER FRAGA VILAS-BÔAS CARVALHO DO NASCIMENTO
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IRINEIA MARIA FRANCO DOS SANTOS
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JOSE VIEIRA DA CRUZ
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MUNIZ GONÇALVES FERREIRA
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PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
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Data: 31/07/2023
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A educação adventista torna-se potencial do evangelismo a partir de 1872, com a fundação do primeiro colégio em Battle Creek, Michigan. Tomada como fonte para a expansão da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), recebeu atenção, investimento e enraizou-se a outros territórios além dos Estados Unidos da América (EUA). No Brasil, a primeira escola surgiu em 1° de junho de 1896, em Curitiba, no Paraná. Desde então, tratou de consolidar-se alargando os tentáculos pelas diversas regiões brasileiras. No escopo dessa pesquisa o ano de 1972, é representativo em razão de inúmeras comemorações dentre elas: o cinquentenário da Semana de Arte Moderna, as celebrações acerca do sesquicentenário da Independência do Brasil associado ao fortalecimento porte da ditadura civil-militar, do espírito patriótico e cívico nacional, de modo particular, do centenário da educação adventista. Enquanto o ano de 1978 é marcado pelas comemorações da Educação Mundial Adventista por deliberação da Associação Geral Adventista e da Rede Educacional Adventista de Ensino. Neste intercurso de tempo, a Revista Adventista, periódico criado em janeiro de 1906, caracteriza-se como importante instrumento de comunicação e de ação evangélica, educativa e política para inserção, expansão e consolidação da (IASD). Desse modo, torna-se essencial compreender como a Instituição colocou em ação o projeto de evangelização, educação e política nos anos em que a coalizão civil-militar esteve no comando da nação, em particular entre os anos de 1972 a 1978. Portanto, a dissertação trata de analisar, balizado pelas comemorações do centenário da educação adventista e as celebrações do ano mundial da educação como, através da Revista Adventista, a Igreja expandiu a evangelização, participou das comemorações cívicas, religiosas e educacionais e se posicionou politicamente em relação a ordem política imposta naquele presente histórico.
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Adventist education becomes evangelism's potential starting in 1872, with the founding of the first college in Battle Creek, Michigan. Taken as a source for the expansion of the Seventh-day Adventist Church (SDA), it received attention, investment and took root in other territories besides the United States of America (USA). In Brazil, the first school appeared on June 1, 1896, in Curitiba, Paraná. Since then, it has tried to consolidate itself by expanding its tentacles throughout the different Brazilian regions. In the scope of this research, the year 1972 is representative because of numerous celebrations, among them: the fiftieth anniversary of the Week of Modern Art, the celebrations about the sesquicentennial of the Independence of Brazil associated with the strengthening of the civil-military dictatorship, the patriotic and national civic, in particular, the centenary of Adventist education. While the year 1978 is marked by the commemorations of Adventist World Education by deliberation of the Adventist General Conference and the Adventist Educational Teaching Network. In this period of time, Revista Adventista, a periodical created in January 1906, is characterized as an important instrument of communication and of evangelical, educational and political action for the insertion, expansion and consolidation of (SDA). Thus, it is essential to understand how the Institution put into action the project of evangelization, education and politics in the years in which the civil-military coalition was in charge of the nation, particularly between the years 1972 to 1978. Therefore, the The dissertation tries to analyze, guided by the commemorations of the centenary of Adventist education and the celebrations of the world year of education, how, through the Adventist Magazine, the Church expanded evangelization, participated in civic, religious and educational celebrations and took a political position in relation to the order policy imposed in that historical present.
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THIEGO DA SILVA BARROS
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FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SEUS SUJEITOS HISTÓRICOS: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS EM DELMIRO GOUVEIA, ALAGOAS (1989–2021)
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Orientador : PEDRO ABELARDO DE SANTANA
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO MANOEL DA SILVA GOMES
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JOSE VIEIRA DA CRUZ
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PEDRO ABELARDO DE SANTANA
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Data: 17/08/2023
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Esta pesquisa discute as memórias sobre os festejos de Nossa Senhora do Rosário, em Delmiro Gouveia, entre os anos de 1989 e 2021. Delimitação temporal iniciada com a chegada de três padres para a paróquia, com isso, uma nova divisão pastoral ocorre, sobretudo, a partir dos anos de 1994 em que são criadas as paróquias de Piranhas e Olho D’água do Casado, posteriormente em 2003, a paróquia do Distrito de Barragem Leste. Recorte estendido até 2021, quando é comemorado os setenta anos de criação da paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Partimos do pressuposto de que ocorrem modificações na realização dos festejos e na vivência religiosa católica, com a reorganização da festa após a formação destas paróquias e a presença mais constante de um padre, com a ampliação dos festejos da santa padroeira em meio as transformações ocorridas na sociedade. O objetivo da pesquisa é a compreensão histórica dos festejos como marco da memória coletiva, observando os sentidos e práticas evocadas, a fim de refletir sobre as experiências sociais e culturais, a partir desta festa em meio as transformações ocorridas. Problematizaremos as memórias e as identidades que se estabelecem no plano espacial, geradas na participação nos festejos, a fim de compreender a formação da identidade histórica local, as devoções, práticas sociais e culturais na sociedade delmirense, refletindo sobre a ideia de pertencimento da comunidade com os festejos. Utilizamos teóricos como Maurice Halbwachs (memórias coletivas), Joel Candau (memória geradora de identidade), Michael Pollak (memória, esquecimento e silêncio), Mauro Passos. Dialogaremos com as fontes orais, ou seja, o relato e as experiências dos sujeitos, bem como, com as fontes escritas produzidas pela paróquia, memorialistas, livros de tombo das paróquias, além de fotografias.
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The present work discusses the memories that will be built from the realization of two celebrations of Nossa Senhora do Rosário, in Delmiro Gouveia, between the years of 1989 and 2021. In 1989, a new pastoral division was created and made modifications in the realization of two celebrations and in a catholic religious experience, with the reorganization of the festival after the formation of the parishes of Piranhas and Olho D'água do Casado. The general objective of the research is the historical understanding of two celebrations as a framework for collective memory, observing the senses and practices evoked, in order to reflect on the social and cultural experiences from this festival. We will seek to problematize the memories and identities that are established in the spatial plane, generated in the participation in the festivities, in order to understand the formation of the local historical identity, the devotions, social and cultural practices in the society of El Mira, a reflection on the idea of belonging to the communities as celebrations. In light of two theoretical references such as Maurice Halbwachs (collective memories), Joel Candau (memory as a generator of identity), as well as, not in dialogue with the sources, in the understanding of the memories that experience these moments of festivities and their expressions in the social field. A search for the use of oral fonts, visual fonts, memory books, made by the parish, besides the Tombo da paróquia book.
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CATARINA MARIA MACHADO MUNIZ
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GUERREIRO: PATRIMONIO CULTURAL IMATERIAL OU INVISÍVEL?
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Orientador : GIAN CARLO DE MELO SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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GIAN CARLO DE MELO SILVA
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ANA CLAUDIA AYMORE MARTINS
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RAQUEL DE FATIMA PARMEGIANI
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ANDERSON DIEGO DA SILVA ALMEIDA
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GUSTAVO MANOEL DA SILVA GOMES
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MÁRIO RIBEIRO DOS SANTOS
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Data: 25/08/2023
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O Guerreiro alagoano, auto que compõe o ciclo de comemorações populares natalinas, é uma das manifestações mais conhecidas de Alagoas, com seu icônico chapéu em formato de igreja adornando diversos espaços públicos e privados na cidade de Maceió. Contudo, Mestres e Mestras costumam clamar por valorização do poder público e da sociedade, ressentindo-se da falta de interesse dos mais jovens, de atrasos nos pagamentos de cachês, da ausência de espaços para ensaios, da burocracia para que possam aderir a editais como os das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. E todas essas queixas acontecem mesmo após a titulação do Guerreiro como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas em 2019, fato que deveria significar, em tese, uma comprovação solene de um reconhecimento real. Desta forma, surge a pergunta: o que significou o registro de Patrimônio Imaterial para o Guerreiro Alagoano? O objetivo desta dissertação foi o de analisar o impacto do registro do Guerreiro como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas para os grupos e como tal registro pode ter influenciado a valorização, a renovação e a permanência do folguedo, não apenas como representação de cultura popular, mas como parte do patrimônio cultural alagoano. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se na consulta de fontes textuais, incluindo bibliografia voltada para o embasamento teórico, outros trabalhos acadêmicos, matérias jornalísticas colhidas em jornais e na internet e bibliografia referente ao folclore, cultura popular e patrimônio Imaterial; fonte audiovisuais, como fotografias colhidas em apresentações in loco, na bibliografia consultada e na internet, além de áudios e vídeos disponíveis online; fontes orais colhidas através de entrevistas semiestruturadas, realizadas entre os anos de 2021 e 2023. O presente trabalho buscou exercitar um novo olhar sobre a trajetória do Guerreiro alagoano, desde o seu desenvolvimento histórico, no início do século XX, até os dias atuais, trazendo reflexões sobre seus simbolismos, os significados de seus personagens, suas práticas, suas representações e seu lugar na gênese da cultura e da identidade alagoana.
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The present work deals with one of the greatest emblems of the State of Alagoas: the merriment Guerreiro Alagoano. The figure in the church hat with multicolored ribbons adorns the state in several places, especially in the capital, Maceió. From the airport to the coast, from downtown to periphery, in all regions of the city, there will be a painting, a sculpture, a handicraft, a portrait, an urban intervention that will display the hat, a symbol of merriment, of a cultural manifestation, of an identity, of a state. How the frevo umbrella stops Pernambuco and Farol da Barra to Bahia, Guerreiro's hat affirms, without saying a word word, that you are in Alagoas territory. The hat is a sovereign icon of aesthetic beauty unique and original, easily appropriated by society, by rulers and artists. But the hat is a part of a much larger whole: a merriment, a cultural manifestation that emerged and gained its contours in Alagoas, which involved dreams and dedication of generations of Alagoas, which was built, renovated, appropriated and even usurped throughout its almost 100 years of existence. The hat belongs to the Guerreiro, not The Guerreiro. And yet he is much more present alone than with the whole of which it is a part, as if it could exist dissociated from the demonstration. The researcher – I learned – is first and foremost a questioner. So the question: why does this happen?
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FERNANDO PINHEIRO DA SILVA FILHO
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O LIVRO DE MÓRMON NO BRASIL GERMÂNICO DE VARGAS: TRADUÇÃO, PUBLICAÇÃO E APROPRIAÇÃO (1937-1943)
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Orientador : PEDRO LIMA VASCONCELLOS
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MEMBROS DA BANCA :
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IRINEIA MARIA FRANCO DOS SANTOS
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LIDIA BAUMGARTEN
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PEDRO LIMA VASCONCELLOS
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RAFAEL RODRIGUES DA SILVA
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VALMOR DA SILVA
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Data: 13/09/2023
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O trabalho aborda as vicissitudes envolvidas na tradução d'O livro de Mórmon ao português operada entre os anos 1930-40, bem como na recepção imediata do volume daí decorrente, num cenário que, para além das polêmicas interreligiosas que repercutiram no empreendimento, era marcado por políticas autoritárias associadas ao Estado Novo de Getúlio Vargas.
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This paper discusses the vicissitudes involved in the translation of The Book of Mormon into Portuguese between 1930-40, as well as the immediate reception of the resulting volume, in a context that, besides the inter-religious polemics that had repercussions on the venture, was marked by authoritarian policies associated with the Estado Novo of Getúlio Vargas.
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RAFAEL VIEIRA DE BRITTO PAULINO
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VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: INTERDIÇÃO, CONTEXTO E ENFRENTAMENTO EM MACEIÓ (2007-2015)
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Orientador : ANTONIO ALVES BEZERRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON DA SILVA ALMEIDA
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ANTONIO ALVES BEZERRA
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EDNA CRISTINA DO PRADO
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LIDIA BAUMGARTEN
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Data: 15/09/2023
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A pesquisa tem como preocupação a análise das narrativas que produzem as relações de poder e permeiam a experiência entre homens e mulheres e as interpretações socioculturais – na cidade de Maceió/AL – das diretrizes contidas na Lei 11.340/06. Dessarte, analisar as inferências que os dispositivos da normativa em sua disposições preliminares – vigiar, punir, prevenir e erradicar – a violência contra as mulheres. Ao percorrer as narrativas que permeiam as experiências mais elementares entre os atores – mulheres e homens – compreende-se as relações de subordinação que as mulheres estão inseridas e, consequentemente, como surge os lugares permissivos à violência. Nesses termos, os estudos e análises contidos na pesquisa percorrem o periódico Gazeta de Alagoas (GA), entre 2007 a 2015, os dados estatísticos da Polícia Civil de Alagoas, os dados da Secretaria de Estado e Defesa Social de Alagoas e a pesquisa nacional sobre a violência contra as mulheres – Mapa da Violência. Consequentemente, necessitou-se fazer um percurso em paralelo das políticas públicas e legislações conquistadas pela representação política em defesa dos direitos das mulheres sob a voz do movimento feminista. Ao perceber o caso alagoano – precisamente a cidade de Maceió – nas linhas do periódico e das demais fontes supracitadas, e considerando os costumes locais, compreende-se quais as narrativas que endossam o panorama vigente que separa a população e, consequentemente, permeia a experiência de vida das mulheres submetendo-as à espaços de vulnerabilidades mesmo com a promulgação da Lei Maria da Penha. Aos dizeres da Lei, identificar nas disposições dos artigos que versam por prevenir e erradicar, as estratégias possíveis e quais foram adotadas na cidade de Maceió. Investigar o acesso das mulheres mais atingidas – a mulher de cor – pela violência às políticas públicas e aos mecanismos de proteção previstos pela Lei 11.340/06. Nesses termos, o alcance das estratégias está diretamente ligado ao entendimento de quem são essas mulheres e quais os espaços que as mesmas estão sendo vitimadas. Por fim, a presente pesquisa se debruça sobre os casos de violência advindos do patriarcado e no panorama da violência simbólica, nos avanços das políticas e legislações que proporcionaram, direta e indiretamente, a criação da Lei Maria da Penha e no alcance das medidas de prevenção e planejamento para erradicar a violência contra as mulheres.
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The research is concerned with the analysis of narratives that produce power relations and permeate the experience between men and women, as well as the sociocultural interpretations of the guidelines contained in Law 11.340/06 in the city of Maceió, Alagoas, Brazil. Therefore, it aims to analyze the inferences that the provisions of the legislation - surveillance, punishment, prevention, and eradication - make regarding violence against women. By examining the narratives that shape the most basic experiences among actors - women and men - one can understand the subordinate relationships in which women are immersed and, consequently, how spaces conducive to violence emerge. In this regard, the research includes the analysis of articles published in the newspaper Gazeta de Alagoas (GA) between 2007 and 2015, statistical data from the Civil Police of Alagoas, data from the State Secretariat for Public Security and Defense of Alagoas, and the national research on violence against women - Mapa da Violência. Consequently, it was necessary to explore the parallel trajectory of public policies and legislation achieved through political representation in defense of women's rights, as voiced by the feminist movement. By examining the case of Maceió, Alagoas, through the lines of the newspaper and other aforementioned sources, while considering local customs, one can understand the narratives that endorse the current scenario that divides the population and, consequently, permeates women's lived experiences, subjecting them to spaces of vulnerability despite the promulgation of the Maria da Penha Law. In accordance with the provisions of the law, this research aims to identify the strategies for prevention and eradication outlined in its articles and investigate which of these strategies have been adopted in the city of Maceió. Furthermore, it aims to examine the access of the most affected women - women of color - to public policies and protective mechanisms provided by Law 11.340/06. In this regard, the effectiveness of the strategies is directly linked to an understanding of who these women are and the spaces in which they are victimized. Finally, this research delves into cases of violence stemming from patriarchy and symbolic violence, the advancements in policies and legislation that directly and indirectly contributed to the creation of the Maria da Penha Law, and the reach of prevention and planning measures to eradicate violence against women
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ERICA MALI ROSAS SILVA
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SEQUESTRO DA DOCÊNCIA: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES/MONITORES, 1996 A 2021
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Orientador : ANTONIO ALVES BEZERRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO ALVES BEZERRA
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JAILTON DE SOUZA LIRA
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JOÃO DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO
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LIDIA BAUMGARTEN
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Data: 27/09/2023
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A pesquisa em tela versa sobre o tema da precarização do trabalho docente. Historiciza a política educacional, que nasce em um contexto de mudanças implementadas na educação de base neoliberal a partir da ótica da historiografia do trabalho. Tem como foco a experiência alagoana uma vez que a rede estadual de ensino ao longo de mais de vinte anos convive com o regime de contratação temporária que gera jornadas altas e instabilidades salariais, de muitos professores chamados de monitores. O recorte temporal é de 1996 a 2021 e os sujeitos prioritários da pesquisa são os professores em regime de contrato temporário que atuam em escolas da rede regular de ensino de Alagoas, buscando compreender este universo de atuação dos professores que integram o currículo básico da educação alagoana. Como problemática central da pesquisa temos a seguinte indagação: de que forma a configuração da precarização do trabalho docente tem implicações na prática político-pedagógica dos professores/monitores nas escolas públicas da rede regular de ensino de Alagoas? O corpo bibliográfico dialoga dentre outros com os estudos de Antunes (2009; 2017) sobre sociologia do trabalho, nova morfologia do trabalho, trabalho e centralidade, classe trabalhadora; Lessa (2011), quando discute Capital e Estado, bem-estar social e trabalho; Mészáros (2002; 2008), crise estrutural do capital, educação e capital; Tardif (2003; 2014) e sua abordagem sobre os saberes docentes e trabalho docente. A pesquisa tem como fontes primárias documentos oficiais escritos como os editais de seleção de professores contratados como também leis que regem esses contratos e entrevistas a professores/monitores. A Constituição de 1988, a LDB de 1996, o Estatuto do Magistério e Regime Jurídico Único de Alagoas, serviram para realizar uma análise entre os dispositivos colocados nos editais para os professores e o que dizem a legislação vigente, percebendo assim a possível ausência de garantia de direitos para os professores em regime de contrato. A pesquisa é relevante para a educação do nosso estado, pois contribui para o desvelamento de como se dá a situação dos contratos temporários e suas possibilidades na atuação dos professores que compõem o quadro de educadores da rede estadual, levando-nos a refletir sobre as condições de trabalho aos quais são submetidos ao longo dos anos.
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The present research deals with the theme of precariousness of teaching work. It historicizes educational policy, which emerged in a context of changes implemented in neoliberal-based education from the perspective of labor historiography. Its focus is on the Alagoas' experience, since the state education system has been dealing for over twenty years with a regime of temporary hiring that leads to high working hours and unstable salaries for many teachers who are dubbed as monitors. The time frame is from 1996 to 2021 and the priority subjects of the research are the teachers under temporary contracts who work in schools of the regular education system in Alagoas, seeking to understand this universe of roles that the teachers who integrate the basic curriculum of Alagoas education play. As a central problem of the research we have the following question: how does the configuration of the precariousness of teaching work affect the political-pedagogical practice of teachers/monitors in public schools in the Alagoas State Education system? The bibliographic body dialogues, among others, with the studies of Antunes (2009; 2017) on sociology of work, new morphology of work, work and centrality, working class; Lessa (2011), when discussing Capital and the state, social welfare and work; Mészáros (2002; 2008), structural crisis of capital, education and capital; Tardif (2003; 2014) and his approach to teaching knowledge and teaching work. The research has as primary sources official written documents such as the notices of selection of hired teachers as well as laws governing these contracts. The Constitution of 1988, the Law of Lines of Direction and Bases of the Education of 1996, the Statute of the Magisterium and the Unified Legal Regime of Alagoas, served to carry out an analysis between the devices placed in the notices for teachers and what the current legislation says, thus realizing the possible absence of guarantee of rights for teachers under contract. The research is relevant to the education of our state, as it contributes to the unveiling of how the situation of temporary contracts and their possibilities in the performance of teachers who make up the staff of educators in the state system, leading us to reflect on the working conditions to which they are subjected over the years.
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KEDIMO BARBOSA DA PAIXÃO
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“REPRIMIR VADIOS E CONTÊ-LOS NA DESREGRADA VIDA QUE LEVAM”: TRABALHO E VADIAGEM NO PÓS-ABOLIÇÃO EM MACEIÓ (1890-1910)
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Orientador : DANILO LUIZ MARQUES
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MEMBROS DA BANCA :
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DANILO LUIZ MARQUES
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FLAVIA MARIA DE CARVALHO
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IRINEIA MARIA FRANCO DOS SANTOS
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LUANA TEIXEIRA
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MARLI DE ARAUJO SANTOS
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WILLIAN ROBSON SOARES LUCINDO
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Data: 29/09/2023
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Esta dissertação tem como temática o pós-abolição na cidade de Maceió/AL, com recorte temporal inserido na última década do século XIX e na primeira década do XX, justificado pela sanção, em 1890, do Código Penal, o qual determinou como crime a vadiagem e a capoeira, sendo um dos principais instrumentos responsáveis pela dificuldade do acesso dos ex-cativos a uma cidadania plena. Assim, o objetivo principal é identificar e analisar as experiências e trajetórias de vida de negros e negras que habitaram Maceió no imediato pós-abolição, especificamente, entre as décadas de 1890 e 1910, entendendo como os instrumentos político-jurídicos atuaram para essa transformação. A problemática que a dissertação levanta é de que a materialidade da legislação supracitada, nas décadas posteriores à abolição, delineou o caminho pelo qual os ex-escravizados migraram para uma condição de “cidadãos de segunda categoria”. Contudo, tal contexto não impediu que fossem elaboradas estratégias individuais e coletivas que visassem romper com essa condição de subalternidade. Partimos, então, do pressuposto de que o estudo de tais recursos estratégicos cria as ferramentas necessárias para nos ajudar a compreendermos a posição que homens e mulheres negras ocupam, ainda hoje, na sociedade brasileira. Para tanto, adotamos como fundamentação teórico-metodológica a revisão de literatura, com base na História Social, tendo por referência autores como Flávio Gomes e Olívia Cunha (2007), Wlamyra Albuquerque (2009), Flávio dos Santos Gomes e Petrônio Domingues (2013), Clóvis Moura (2008), entre outros, e análise qualitativa da legislação aplicável à temática e das fontes históricas como jornais, a exemplo de Gutenberg e Orbe, fotografias e cartas, obtidas, principalmente, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e no Arquivo Público de Alagoas. Dessa forma, inicialmente, abordamos o código penal de 1890, a constituição de 1891 e as leis municipais de Maceió, como mecanismos de limitação da cidadania plena à população negra. No segundo capítulo, contemplamos documentos que remetiam ao trabalho no campo, relativos à imigração, e na área urbana, atinentes à dinâmica das relações econômicas, espaço urbano, exclusão do acesso à cidadania para os egressos da escravidão e os mecanismos de reação para romper com a condição de subalternidade, sendo esta encorajada, inclusive, por leis em vigor. Por fim, no terceiro capítulo, percorremos os caminhos da resistência da população negra na capital alagoana, entendendo o papel da imprensa na formação do imaginário local, refletimos sobre a criação dos espaços como o Asilo de Mendicidade e as escolas de artífices, assim como buscamos compreender o fator determinante para o Quebra de Xangô em 1912. Concluímos que, apesar de a sociedade no pós-abolição não assegurar a garantia de igualdade jurídica aos ex-escravizados, mas, pelo contrário, criminalizar suas expressões culturais e crenças, a população negra resistiu. Os negros se desenvolveram, mesmo que precariamente, ante as limitações impostas por mecanismos jurídicos fundados em preceitos preconceituosos, nos quais a posição social dos indivíduos era determinada pela cor da sua pele.
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This dissertation has as its theme the post-abolition in the city of Maceió/AL, with a time frame inserted in the last decade of the nineteenth century and in the first decade of the twentieth, justified by the sanction, in 1890, of the Penal Code, which determined as a crime the loitering and capoeira, being one of the main instruments responsible for the difficulty of the access of the former captives to a full citizenship. Thus, the main objective is to identify and analyze the experiences and life trajectories of black men and women who inhabited Maceió in the immediate post-abolition period, specifically, between the decades of 1890 and 1910, understanding how the political-legal instruments acted for this transformation. The problem that the dissertation raises is that the materiality of the aforementioned legislation, in the decades after abolition, outlined the path by which the former enslaved migrated to a condition of “second-class citizens”. However, this context did not prevent the elaboration of individual and collective strategies aimed at breaking with that condition of subordination. We start, then, from the assumption that the study of such strategic resources creates the necessary tools to help us understand the position that black men and women occupy, even today, in Brazilian society. Therefore, we adopted as a theoretical-methodological basis the literature review, based on Social History, with reference to authors such as Flávio Gomes and Olívia Cunha (2007), Wlamyra Albuquerque (2009), Flávio dos Santos Gomes and Petrônio Domingues (2013), Clóvis Moura (2008), among others, and qualitative analysis of the legislation applicable to the theme and of historical sources such as newspapers, like Gutenberg and Orbe, photographs and letters, obtained mainly from the Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Historical and Geographical Institute of Alagoas) and the Arquivo Público de Alagoas (Public Archive of Alagoas). Thus, we initially approached the penal code of 1890, the constitution of 1891 and the municipal laws of Maceió, as mechanisms of limitation of full citizenship to the black population. In the second chapter, we contemplate documents that referred to the work in the countryside, related to immigration, and in the urban area, related to the dynamics of economic relations, urban space, exclusion of access to citizenship for those egressed from slavery and the mechanisms of reaction to break with the condition of subalternity, which is even encouraged by laws in force. Finally, in the third chapter, we go through the paths of resistance of the black population in the capital of Alagoas, understanding the role of the press in the formation of the local imaginary, we reflect on the creation of spaces such as the Asilo de Mendicidade (Asylum of Mendicity) and the schools of craftsmen, as well as we seek to understand the determining factor for the Quebra de Xangô (Shangô Break) in 1912. We conclude that, although society in the post-abolition did not ensure the guarantee of legal equality to the former enslaved, but, on the contrary, criminalizes their cultural expressions and beliefs, the black population has resisted. Blacks developed, even if precariously, before the limitations imposed by legal mechanisms founded on prejudiced precepts, in which the social position of individuals was determined by the color of their skin.
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VINÍCIUS ALVES DE MENDONÇA
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“QUEM CHEGOU FOI KALANKÓ!”: RESISTÊNCIAS E TRAMAS INDÍGENAS NO ALTO SERTÃO ALAGOANO (1980-2017)
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Orientador : PEDRO ABELARDO DE SANTANA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLAVIO AUGUSTO DE AGUIAR MORAES
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JOSÉ ADELSON LOPES PEIXOTO
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MICHELLE REIS DE MACEDO
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PEDRO ABELARDO DE SANTANA
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Data: 30/09/2023
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Os indígenas Kalankó sobrevivem na zona rural do município de Água Branca, distante cerca de 300 km da capital de Alagoas, Maceió, e são um dos grupos étnicos resistentes na região desde que antepassados, vindos do Sertão de Pernambuco, estabeleceram-se no território atualmente correspondente às aldeias Januária, Gregório e Lajeiro do Couro. Desse modo, analisamos as diferentes características dos relacionamentos entre indígenas e sociedade envolvente, constituída por não indígenas e órgãos oficiais, a partir de registros documentais associados a determinadas imagens e narrativas. O protagonismo Kalankó foi enfatizado segundo a perspectiva teórica interdisciplinar dos campos da História, Antropologia, Sociologia e Geografia, possibilitando interpretações sensíveis aos interesses indígenas e pormenores cotidianos a mobilizações e âmbitos comunitários. Embasamos o arcabouço metodológico na análise micro-histórica de Ginzburg (1989), em relação à interpretação dos indícios próprios à trajetória dos indivíduos, e no exercício de História Oral, defendido por Alberti (2004) e pautado no complexo ofício de gravação, registro de detalhes do ambiente da entrevista, transcrição e estudo do material derivado. Teoricamente, abordamos conceitos diversos segundo os autores Amorim (2017), Samain (2012), Chartier (2002), Certeau (1998), Peixoto (2018), Herbetta (2011), Silva (2017) e outros estudiosos cujos escritos serviram à investigação bibliográfica acerca dos indígenas Kalankó e à análise teórica vinculada aos paradigmas da Nova História Cultural, interessada nos sujeitos generalizados na historiografia considerada oficial de outrora. Portanto, discutimos imagens e narrativas, oriundas de entrevistas, fotografias, registros jornalísticos, documentos oficiais e outros indícios sobre os indígenas Kalankó na transição entre os séculos XX e XXI, compreendendo particularidades, contradições e protagonismos.
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The Kalankó indigenous people survive in the rural area of the municipality of Água Branca, about 300 km from the capital of Alagoas, Maceió, and are one of the resistant ethnic groups in the region since their ancestors, coming from the hinterland of Pernambuco, settled in the territory today. corresponding to the villages of Januária, Gregório and Lajeiro do Couro. In this way, we analyze the different characteristics of the relationships between indigenous people and the surrounding society, made up of non-indigenous people and official bodies, based on documentary records associated with certain images and narratives. The Kalankó protagonism was emphasized according to the interdisciplinary theoretical perspective of the fields of History, Anthropology, Sociology and Geography, allowing interpretations sensitive to indigenous interests and everyday details to mobilizations and community scopes. We base the methodological framework on the micro-historical analysis of Ginzburg (1989), in relation to the interpretation of the evidence specific to the trajectory of individuals, and on the exercise of Oral History, defended by Alberti (2004) and based on the complex craft of recording, record of details of the interview environment, transcription and study of derived material. Theoretically, we approach different concepts according to the authors Amorim (2017), Samain (2012), Chartier (2002), Certeau (1998), Peixoto (2018), Herbetta (2011), Silva (2017) and other scholars whose writings served the investigation literature about the Kalankó indigenous people and the theoretical analysis linked to the paradigms of the New Cultural History, interested in generalized subjects in the historiography considered official in the past. Therefore, we discuss images and narratives, derived from interviews, photographs, journalistic records, official documents and other evidence about the Kalankó indigenous people in the transition between the 20th and 21st centuries, comprising particularities, contradictions and protagonisms.
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MAELE MOREIRA SANDES CAVALCANTI
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SERTANEJAS DE NEGÓCIOS, DELMIRO GOUVEIA, ALAGOAS, 1968-2022.
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Orientador : JOSE VIEIRA DA CRUZ
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MEMBROS DA BANCA :
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EDVALDO FRANCISCO DO NASCIMENTO
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JOSE VIEIRA DA CRUZ
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PEDRO ABELARDO DE SANTANA
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SHEYLA FARIAS SILVA
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Data: 27/11/2023
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Ao estudar a história de mulheres de negócios e o vasto campo de inter-relações a elas conectadas em Delmiro Gouveia, Alagoas, entre 1968 e 2022, aproximamo-nos dos limites, possibilidades e desafios do empreendedorismo feminino no Alto Sertão do rio São Francisco. Campo transpassado por lacunas, hiatos e desertos que, por si, já justificam a importância da presente pesquisa. Em torno dessa perspectiva, foram realizadas, a partir do uso metodológico da história oral, seis entrevistas, com empresárias sertanejas de atividades econômicas diferentes em Delmiro Gouveia – pisos e revestimentos, aviamentos, alimentos, festas e decorações, entre outros, e a sétima com o presidente da CDL. A confluência entre fontes orais, anotações no caderno de campo, dados estatísticos disponíveis em sites institucionais e a bibliografia disponível acerca dessa temática, possibilitam conhecer uma abordagem de campo das referidas sertanejas. Para tanto, a pesquisa busca um diálogo à luz da História social, História do tempo presente (HTP) e do campo de estudo das memórias. No mais, a análise desse contexto observa práticas sociais, memórias, relações de poder, identidade e ambivalências relacionadas a mulheres de negócios envolvidas na pesquisa.
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Through a study of the history of businesswomen in Delmiro Gouveia - Alagoas, from 1968 to 2022, we gain insight into the challenges, possibilities, and limitations of female entrepreneurship in the Alto Sertão of the São Francisco River. This field is marked by gaps, hiatuses, and deserts, which highlight the importance of this research. The study conducted six interviews using oral history methodology, with women entrepreneurs from various economic activities in Delmiro Gouveia - including flooring and wall coverings, trim, food, parties, and decorations - and a seventh interview with the president of the CDL. The research draws on oral sources, field notes, statistical data available on institutional websites, and relevant literature to explore a field approach to these businesswomen. The study seeks to engage in a dialogue through the lens of Social History, History of the Present Time (HTP), and the study of memories. Additionally, the analysis of this context examines social practices, memories, power relations, identity, and ambivalences related to the businesswomen involved in the research.
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DIANA MELO SILVA
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O lugar das discussões de gênero e sexualidade no ensino de História: um estudo de caso no município de Senador Rui Palmeira (1997-2020)
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Orientador : ANDREA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
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ELIANE DA CONCEIÇÃO SILVA
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ELIAS FERREIRA VERAS
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LETÍCIA CAROLINA PEREIRA DO NASCIMENTO
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Data: 30/11/2023
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A masculinidade e a feminilidade atribuída a homens e mulheres do sertão nordestino do município de Senador Rui Palmeira são construídas histórico e culturalmente para exaltar a força masculina, mas não somente por isso, mas por questão de sobrevivência ao clima quente e castigante do sertão, em que se forjam indivíduos fortes, como sinônimo de masculinizados e rudes, tratando a feminilidade como sinônimo de fraqueza. Tal cultura contribui para a propagação de práticas preconceituosas e violentas para com homes e mulheres, que são tipificados como “afeminados” e “masculinizados”, respectivamente. Neste cenário, observamos porque Alagoas foi o primeiro estado do país a aprovar o projeto de lei da “Escola sem Partido”, que atrelado a “Ideologia de Gênero”, produziu informações inverídicas e discursos depreciativos sobre a abordagem das temáticas de gênero e sexualidade no espaço escolar. Verifica-se que, gradativamente, a temática deste estudo foi sendo incluída e depois excluída dos documentos curriculares oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação (1997-1998); Planos Nacionais de Educação (2001-2010; 2014-2024); Resoluções e pareceres relacionados à formação inicial e continuada de professores (1998-2020); Planos Estaduais de Educação de Alagoas (2006-2015; 2016-2026); Plano Municipal de Educação de Senador Rui Palmeira (2015-2025); Base Nacional Comum Curricular (2017); Referenciais Curriculares do Estado de Alagoas (2010, 2014, 2019); Temas Transversais dos PCNs (1998) e Temas Transversais da BNCC (2019). Tivemos como resultado o silenciamento das temáticas nos referidos documentos elaborados entre meados de 1997 a 2020. Mas que a ausência dos termos nos documentos e na formação complementar de professores e professoras não teve interferência na prática didático pedagógica deles (as), uma vez que, conforme os resultados da pesquisa de campo feita com professores e professoras que lecionam a disciplina de História nos anos finais do ensino fundamental do município de senador Rui Palmeira, identificamos que eles (as) não tinham conhecimento das temáticas de gênero e sexualidade. A abordagem deste estudo pretendeu observar que no ensino de História é possível problematizar as práticas culturais e educativas intrínsecas à formação das identidades sócio-históricas (o ser homem e o ser mulher), que sofrem a interferência dos interesses políticos das instituições, como as das crenças religiosas que buscam a preservação dos “bons costumes” da família tradicional, em contraposição à redução de preconceitos, violências, abusos sexuais e descriminação das mulheres hétero cis gênero e das pessoas LGBTQIAP+, especialmente no sertão nordestino.
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The objective of this work is to analyze approaches to gender and sexuality issues as teaching objects or a cross-cutting theme in elementary school, and its documental corpus includes: opinions, pedagogical guidelines, resolutions and guidelines produced for the regulation and structuring of courses in initial training of teachers and curricular programs for teaching History in the final years of elementary school, having as a particular object of interpretation the proposals and goals of the National Education Plans (2001-2010 and 2014-2024); the State Education Plans of the State of Alagoas (2006-2015 and 2016-2026); of the Municipal Education Plan of the Municipality of Senador Rui Palmeira (2015-2025) and the National Common Curricular Base (2017). In the development of the study, the procedures and conceptual instruments of Content Analysis (Bardin, 2016) are used as theoretical-methodological support for the interpretation and analysis of documents and interviews and identification of gender and sexuality themes in the formulation of the official curriculum and in the exercise of the teaching work in the teaching of History, in the early years of elementary school.
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ELIDA KASSIA VIEIRA DA SILVA
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PELO “CULTO DE DEUS E DE SUA MÃE MARIA SANTISSIMA”: A IRMANDADE DO BOM JESUS DOS MARTYRIOS NA CIDADE DAS ALAGOAS (1845 - 1900)
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Orientador : IRINEIA MARIA FRANCO DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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IRINEIA MARIA FRANCO DOS SANTOS
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JOELMA DA SILVA SANTOS
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LUANA TEIXEIRA
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MARCELO MAC CORD
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PEDRO LIMA VASCONCELLOS
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Data: 30/11/2023
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A presente dissertação tem como objetivo analisar a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Martyrios da cidade das Alagoas, entre os anos de 1845 e 1900. A pesquisa conta com o aporte documental disponível, em sua maioria, no Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió (ACMM), e entre as principais fontes, pode-se destacar o compromisso da Irmandade dos Martyrios e da Irmandade do Rosário da cidade das Alagoas (proprietária do templo no qual a associação dos Martyrios funcionava); o livro de entrada de irmãos, contendo os dados gerais dos associados; e recortes de jornais circulantes em Alagoas no período. Pretende-se analisar a irmandade em seus aspectos político-religiosos e étnicorraciais, a partir dos recortes de gênero, raça e classe, para assim traçar o perfil geral do grupo estudado. Como metodologia, são utilizadas principalmente a análise crítica e comparativa dos textos e os estudos demográficos a partir da perspectiva do paradigma indiciário de Ginzburg. A pesquisa contribuirá para o avanço do entendimento sobre as irmandades religiosas em Alagoas do ponto de vista historiográfico, uma vez que ainda existem poucas pesquisas desenvolvidas sobre a temática aqui trabalhada.
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The present dissertation aims to analyze the Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Martyrios in the city of Alagoas between the years 1840 and 1900. among the main sources, we can highlight the commitment of the brotherhood of the Martyrios and the brotherhood of the Rosary of the city of Alagoas (owner of the temple where the association of the Martyrios operated); the brother's entry book, containing the general data of the associates; and clippings from newspapers circulating in Alagoas in the period. It is intended to analyze the brotherhood from the perspective of gender, class and politics, in order to trace the general profile of the studied group. As a methodology, critical and comparative analysis of texts and demographic studies are mainly used from the perspective of Ginzburg's evidential paradigm. The research will contribute to the advancement of the understanding of religious brotherhoods in Alagoas from the historiographical point of view, since there are still few researches developed with the theme worked here.
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ISRAEL OLIVEIRA DE MORAES
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“UM BEAT POLÍTICO E RAPPEADO: LUTAS SOCIAIS A PARTIR DO HIP HOP”
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Orientador : ANDREA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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AMAILTON MAGNO AZEVEDO
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ANDREA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
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DANILO LUIZ MARQUES
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ELIAS FERREIRA VERAS
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Data: 07/12/2023
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O Hip Hop, entendido aqui como uma manifestação cultural que tem fortes relações com a comunidade Negra, constitui-se historicamente como uma potente ferramenta de educação não formal; ação cultural e ato político de resistência. Com a realização desta pesquisa buscou-se mostrar como o Hip Hop ao longo do seu desenvolvimento em território nacional também atuou como uma potente alternativa educacional frente a educação formal outrora negada e negligenciada para a população Negra. Foi realizada uma análise a partir de produções cancionais desde fins do século XX, suas letras de denúncias que tratam das realidades da comunidade Negra, o descaso do Estado para com essas populações e a maneira que as canções atuaram como ferramentas de mobilização, e no caso desta pesquisa, fontes. Jornais politicamente mais posicionados à esquerda também fazem parte desta análise. O que se espera com realização desta pesquisa é que se possa pôr novas discussões e percepções sobre a formação social brasileira a partir do caráter descolonizador do Hip Hop e como ele influenciou e propôs novas maneiras de contar a história da população Negra, sempre partindo de problematizações raciais, sociais e de classe.
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With the development of the Hip Hop movement, relationships and perceptions about this cultural manifestation began to occupy other places, such as the University. With the swarm of ideas, analyzes and discourses in various areas of the human sciences, the field of History was not willing to analyze and contrast with other issues and historical facts of Brazilian formation, especially with regard to Hip Hop and its relationship with the Black community, as it has become an important non-formal political and educational tool. What is expected with the idealization and realization of this research is that new discussions and perceptions about the Brazilian social formation can be put forward from the decolonizing character of Hip Hop and how it influenced and proposed new ways of telling the history of the Black population, always starting from racial, social and class problematizations.
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MARNEY SILVA GARRIDO
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“Contra a liberdade de consciência”: conflitos e casos de intolerância entre a Maçonaria e a Igreja Católica via imprensa alagoana (1870 – 1889)
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Orientador : IRINEIA MARIA FRANCO DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE MANSUR BARATA
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DANILO LUIZ MARQUES
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FERNANDO GUILHERME SILVA AYRES
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IRINEIA MARIA FRANCO DOS SANTOS
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LUANA TEIXEIRA
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PATRÍCIA CARLA DE MELO MARTINS
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Data: 11/12/2023
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A presente pesquisa se propôs a analisar como, em Alagoas, entre os anos de 1870 e 1889, se deu o enfrentamento entre a Maçonaria e a Igreja, com foco nos casos de intolerância difundidos ou fomentados pela imprensa local. Localiza-se o núcleo desse debate no âmbito da elite intelectual alagoana, procurando entender: (1) como se davam os enfrentamentos presentes na província de Alagoas entre as duas instituições; (2) quais personalidades da época estavam por trás das articulações de ataques via imprensa; e, (3) quais os impactos desses enfrentamentos na sociedade alagoana no período. Como fontes principais, foram selecionados periódicos em circulação na província no período, em especial o Labarum – Órgão da Maçonaria, instruções pastorais e livros de personalidades da época ligadas ao conflito. As metodologias utilizadas foram: a análise de discurso, com base na definição foucaultiana (FOUCAULT, 1996), onde este é entendido como influenciado por fatores externos, e parte de um processo histórico que lhe dota de legitimidade para determinados grupos ou indivíduos; também apoia-se na definição de Certeau para análise das fontes (CERTEAU, 2017), para quem toda produção se relaciona com uma época e um local, possibilitando a compreensão das instituições e demais fatores do entorno. Assim também, para o debate da liberdade de consciência e em como esta estava enraizada em transformações de base material que aconteciam na sociedade do período, se fez necessário a utilização da metodologia materialista, especificamente nas obras de Marx, Engels (MARX, ENGELS, 2007) e Lukács (LUKÁCS, 2018). A pesquisa contribui para o campo da História de Alagoas, no âmbito dos conflitos e relações de poder no período imperial, especificamente no que diz respeito à História da Maçonaria alagoana e seu papel nas transformações ocorridas, um tema ainda pouco abordado na História do estado.
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The present research proposes to analyze how, in the region of Alagoas, between the years of 1870 and 1889, the confrontation between Freemasonry and the Church took place, focusing on cases of intolerance disseminated or promoted by the local press. The core of this debate is located within the Alagoas intellectual elite, seeking to understand: (1) how the confrontations between the two institutions took place in the province of Alagoas; (2) which personalities of the time were behind the joint press attacks; and, (3) what were the impacts of these confrontations on Alagoas society in the period. As main sources, periodicals in circulation in the province of Alagoas in the period were selected, especially Labarum – Órgão da Maçonaria, pastoral instructions and books of personalities of the time linked to the conflict. Some techniques are used: the analysis of discourse, where it is understood as influenced by external factors, being part of a historical process that endows it with legitimacy for certain groups or individuals, based on the Foucauldian definition (FOUCAULT, 1996) ; also the definition of Certeau for analysis of sources (CERTEAU, 2017), for whom all production is related to a time and place, enabling the understanding of institutions and other factors in the surroundings. The research tends to contribute to the field of History of Alagoas, within the scope of conflicts and power relations in the province in the imperial period, specifically with regard to the History of Alagoas Freemasonry and its role in the transformations that occurred, a topic still little addressed in the literature state history.
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JOSE CLAUDIO LOPES DOS SANTOS JUNIOR
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Fernando Collor de Mello nas páginas do Jornal de Alagoas e da Gazeta de Alagoas
(1989 – 1992)
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Orientador : ANDERSON DA SILVA ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON DA SILVA ALMEIDA
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ANTONIO ALVES BEZERRA
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LUCILEIDE COSTA CARDOSO
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MICHELLE REIS DE MACEDO
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Data: 13/12/2023
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O Brasil, em 1989, estava promovendo a primeira eleição direta pós-ditadura civil- militar e, nesse contexto, surgiu a candidatura de Fernando Collor de Mello, o qual
era governador de Alagoas. No ano da eleição, Collor conciliou a sua pré- candidatura e ascensão nacional com a gestão no Estado, e nesse processo eram
nítidas as crises na economia através do Banco Produban, que vivenciava o processo de liquidação ou reabertura causando transtorno no sistema econômico/bancário de Alagoas. Em paralelo aos problemas do Produban, Alagoas vivenciava também as crises no funcionalismo público, especificamente do servidor estadual. Sua gestão atrasava os salários dos funcionários, além de criar um pacote de medidas causando demissões em massa de vários servidores, com a justificativa de moralizar o serviço público. Fernando Collor investia cada vez mais na campanha presidencial por meio da mídia. No mesmo ano, o político ajudou na formação do PRN – Partido da Reconstrução Nacional, cuja sigla fez parte do processo eleitoral tendo Collor como seu representante. Os estudos sobre Fernando Collor estão sendo feitos com base nas bibliografias sobre o tema e análise do Jornal de Alagoas e da Gazeta de Alagoas. A problemática é compreender como os textos jornalísticos veiculados nos periódicos atuaram no desenvolvimento de distintas narrativas históricas, seja enquadrando os governos de Fernando Collor e a sua figura política como vitoriosa, ou enquanto personagem moderado e de forte influência no cenário estadual. Buscamos, assim, compreender como e quais discursos acerca deste personagem foram fomentados e constituíram-se na história recente de Alagoas. Trata-se de historicizar os posicionamentos políticos e a opinião pública alagoana a partir de diversos setores da sociedade.
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In 1989, Brazil was promoting the first direct post-civil-military dictatorship election and, in this context, Fernando Collor de Mello, who was governor of Alagoas, emerged. In the year of the election, Collor reconciled his pre-candidacy and national ascension with the management in the State of Alagoas and in this process the crises in the economy through Banco Produban were clear, which was experiencing the process of liquidation or reopening causing disruption in the economic/banking system of Alagoas. In parallel with the problems of Produban, Alagoas was also experiencing crises in the civil service, specifically the state servant. Collor’s management delayed the salaries of employees, in addition to creating a package of measures causing mass layoffs of public servants, with the
justification of moralizing the public service. Fernando Collor increasingly invested in the presidential campaign through the media. In the same year, the politician helped in the formation of the PRN – Party of National Reconstruction, whose acronym was part of the electoral process with Collor as its representative. Studies on Fernando Collor are being made based on bibliographies on the subject and analysis of Jornal de Alagoas and Gazeta de Alagoas. The problem is to understand how the journalistic texts published in the periodicals acted in the development of different historical narratives, whether
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DIONISIO TITO DE BARROS NETO
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““A PELE QUE HABITO”: A INDUMENTÁRIA DE PESSOAS ESCRAVIZADAS NO RECIFE (1827-1835)
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Orientador : GIAN CARLO DE MELO SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CAMILA BORGES DA SILVA
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GIAN CARLO DE MELO SILVA
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JOANA DE MORAES MONTELEONE
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RITA MORAIS DE ANDRADE
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VALÉRIA G. COSTA
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Data: 20/12/2023
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A pesquisa tem como objetivo principal investigar como pessoas de ambos os sexos, crioulos e africanos, submetidas a escravidão na cidade do Recife, entre 1827 a 1835 praticavam o vestir de modo geral, assim como identificar possíveis práticas vestimentares mais percebidas entre os crioulos/as e os africanos/as, para isso fizemos um cotejamento com alguns anúncios de fuga que nos permitiram visualizar essas diferenças. Além disso, buscamos entender como a indumentária poderia atuar como um elemento estratégico durante e após a fuga. Na busca por essas respostas, utilizamos como documentação principal os anúncios de fuga considerando o recorte cronológico citado. Contudo, o corpus documental desta pesquisa também é composto por relatos de viajantes, legislações, posturas municipais e algumas iconografias. Desse modo, foi possível identificar que embora não houvesse alteração no modo com os sujeitos submetidos a escravidão se vestiam, havia diferenças nos adornos utilizados pelos africanos e crioulos, de ambos os sexos. O que nos possibilita compreender que havia distinção entre a comunidade escravizada do Recife no recorte cronológico desta pesquisa.
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The main objective of the research is to investigate how black men and women subjected to slavery in the city of Recife, between 1825 and 1835, experienced their histories through clothing/clothes/clothing and adornments, in order to understand how these worked as social markers and elements. escape strategies. Furthermore, it is also a way of understanding how subjects subjected to slavery (re)constructed these practices in a new context and constructed their identities through opposition to other individuals. For this, the research uses travellers' reports, advertisements from the Escravos Fugidos e Fugidas de Escravos section of the Diário de Pernambuco newspaper as primary sources to support understanding, and municipal positions and Portuguese legislation as secondary. Clothes and adornments are perceived as elements that demarcated the social positions of subjects, enslaved or not, being an important element in a hierarchical society such as that of Recife in the first half of the 19th century.
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