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Dissertações |
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FRANCISCO AIRTON BASTOS SILVA FILHO
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NOS PASSOS TÃO LONGOS DE PEDRA E AREIA PEREGRINAÇÃO E RITUAL AO TÚMULO DE PADRE CÍCERO ROMÃO, JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.
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Orientador : SILOE SOARES DE AMORIM
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MEMBROS DA BANCA :
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SILOE SOARES DE AMORIM
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RACHEL ROCHA DE ALMEIDA BARROS
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ANA CRISTINA DE LIMA MOREIRA
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Data: 16/01/2020
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O presente texto trata de etnografia do grupo de oito romeiros alagoanos que fazem a peregrinação e visita ao túmulo de Pe. Cícero Romão Batista, na romaria de 20 de julho, romaria que marca a sua morte. A partir de aspectos teóricos, metodológicos e etnográficos, a pesquisa investiga a peregrinação, as motivações, os porquês, a memória/oralidade e os passos desse grupo dos oito, a partir de uma perspectiva antropológica dentro da análise do processo ritual. Dentro da investigação, abordam-se análises de temas referentes à: considerações históricas sobre Juazeiro do Norte, Pe. Cícero Romão Batista e o protagonismo dos primeiros romeiros, o grupo dos oito e sua história de vida – protagonismo, o ritual de peregrinação (Liminaridade e ―Communitas‖ – ―padre Cícero está mais vivo do que nunca‖, mas como? Patrimônio Cultural do Juazeiro - da Imaterialidade à Materialidade os elementos, objetos, saberes e fazeres do romeiro alagoano, elementos que se complementam, a corporalidade do romeiro alagoano. Apresentado o sumário dividido em introdução, trazendo aspectos gerais e teóricos fundamentados em clássicos e contemporâneos, metodológicos e etnográficos da pesquisa, onde escrevo seguindo uma estrutura formada por três grandes capítulos e seus respetivos subcapítulos. Concluo a dissertação trazendo elementos reflexivos dentro do que foi proposto nos objetivos geral e específicos apresentados no decorrer da pesquisa. Em anexo, apresento uma maquete do processo ritual de peregrinação e visita ao túmulo de Pe. Cícero Romão Batista feito pelo grupo dos oito romeiros alagoanos.
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This text deals with ethnography of the group of eight pilgrims from Alagoas who make the pilgrimage and visit the tomb of Fr. Cícero Romão Batista, on the July 20 pilgrimage, the pilgrimage that marks his death. From the theoretical, methodological and ethnographic aspects, the research investigates the pilgrimage, the motivations, the whys, the memory / orality and the steps of this group of eight, from an anthropological perspective within the analysis of the ritual process. Within the investigation, we analyze the following themes: historical considerations about Juazeiro do Norte, Fr. Cícero Romão Batista and the protagonism of the first pilgrims, the group of eight and their life history - protagonism, the ritual of pilgrimage (Liminaridade) and ―Communitas‖ - ―Father Cicero is more alive than ever‖, but how? Cultural Heritage of Juazeiro - from Immateriality to Materiality the elements, objects, knowledge and doings of the Alagoas pilgrim, elements that complement each other, the corporeality of the Alagoas pilgrim.
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JOAO MARCOS FRANCISCO SAMPAIO
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MONITORAMENTO ELETRÔNICO: Poder, Capital e Ciência na Análise de uma Tecnologia de Governo.
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Orientador : DEBORA ALLEBRANDT
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MEMBROS DA BANCA :
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DEBORA ALLEBRANDT
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NADIA ELISA MEINERZ
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ELAINE CRISTINA PIMENTEL COSTA
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VITOR SIMONIS RICHTER
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Data: 17/01/2020
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O presente estudo busca analisar o uso do monitoramento eletrônico enquanto uma tecnologia de governo aplicada no controle de indivíduos sujeitos ao controle do sistema de justiça criminal em Alagoas. Para tanto, se investiga, a partir de pesquisa de cunho etnográfico, o funcionamento cotidiano do monitoramento eletrônico, quais disputas e tensões envolvem sua execução a partir de uma abordagem simétrica embasada na teoria da coprodução, epistemologias cívicas e teoria do ator-rede, evitando incorrer em reducionismos que separem os elementos materiais e imateriais envolvidos nesse processo. Além de analisar a como se estabelece e funciona o controle penal exercido por meio da tornozeleira eletrônica e a agência que ela exerce nas relações que são estabelecidas no decorrer do processo do monitoramento eletrônico. Por fim, o que se indica é que o monitoramento eletrônico emerge como um meio de desterritorializar a punição e recrudescer o controle sobre uma parcela de sujeitos submetidos ao sistema de justiça criminal, por meio do uso de um produto da tecnociência utilizado para tais fins, alegadamente neutro e imparcial.
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O presente estudo busca analisar o uso do monitoramento eletrônico enquanto uma tecnologia de governo aplicada no controle de indivíduos sujeitos ao controle do sistema de justiça criminal em Alagoas. Para tanto, se investiga, a partir de pesquisa de cunho etnográfico, o funcionamento cotidiano do monitoramento eletrônico, quais disputas e tensões envolvem sua execução a partir de uma abordagem simétrica embasada na teoria da coprodução, epistemologias cívicas e teoria do ator-rede, evitando incorrer em reducionismos que separem os elementos materiais e imateriais envolvidos nesse processo. Além de analisar a como se estabelece e funciona o controle penal exercido por meio da tornozeleira eletrônica e a agência que ela exerce nas relações que são estabelecidas no decorrer do processo do monitoramento eletrônico. Por fim, o que se indica é que o monitoramento eletrônico emerge como um meio de desterritorializar a punição e recrudescer o controle sobre uma parcela de sujeitos submetidos ao sistema de justiça criminal, por meio do uso de um produto da tecnociência utilizado para tais fins, alegadamente neutro e imparcial.
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ANA CECÍLIA DA SILVA
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OS FILHOS DA VILA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE O PROCESSO DE GENTRIFICAÇÃO NA VILA DOS PESCADORES DE JARAGUÁ, MACEIÓ, ALAGOAS.
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Orientador : RACHEL ROCHA DE ALMEIDA BARROS
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MEMBROS DA BANCA :
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RACHEL ROCHA DE ALMEIDA BARROS
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RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES
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TAINA SILVA MELO
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Data: 22/01/2020
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Esta pesquisa tem como objetivo principal refletir sobre os impactos do processo de gentrificação entre os moradores da antiga Vila dos Pescadores de Jaraguá, um dos complexos habitacionais mais antigos da capital e que em 2015, após décadas de embate com a Prefeitura de Maceió, foi removido de seu local de origem para dar lugar à construção de um Centro Pesqueiro. Especificamente, o estudo buscou investigar o modo como os atores sociais, principalmente os antigos moradores da Vila, ressignificaram sua realidade diante de um dos maiores e mais longos movimentos de resistência urbana de Maceió. Assim, a partir de conceitos como reurbanização, usos e contra-usos do espaço público, cidade-mercadoria e cidade empresa, lugar antropológico e não-lugar buscou-se compreender o fenômeno da gentrificação, uma área é desocupada e passa por um processo de valorização, recebendo infraestrutura e tornando-se um espaço de consumo privilegiado para outros segmentos populacionais. Para atingir os objetivos da pesquisa utilizei como metodologia a observação participante, que me permitiu vivenciar mais de perto o cotidiano da comunidade, conhecendo, sobretudo, como elas se relacionam com um novo universo de símbolos. Além disso, foram realizadas entrevistas abertas com gravação por áudio e vídeo, registro fotográfico dos espaços de Jaraguá e do Sobral e aplicação de um Censo Demográfico e Social que buscou investigar as atuais condições de vida daquela comunidade após quatro anos de remoção, principalmente no que diz respeito à sua renda, escolaridade, ocupação laboral, entre outros aspectos. Ao longo do estudo, foi possível constatar mudanças em suas atividades laborais, assim como na transmissão de saberes entre as gerações, o aparecimento de doenças e o aumento do tráfico de drogas como efeitos centrais da gentrificação na comunidade. Porém, diante de um processo que tinha se tornado inevitável, a pesquisa também constatou que apesar da remoção e da imposição estatal, pescadores e marisqueiras encontraram formas de resistir, por meio da educação, da arte e da cultura, rompendo com as fronteiras que o conflito lhes tinha imposto.
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Esta pesquisa tem como objetivo principal refletir sobre os impactos do processo de gentrificação entre os moradores da antiga Vila dos Pescadores de Jaraguá, um dos complexos habitacionais mais antigos da capital e que em 2015, após décadas de embate com a Prefeitura de Maceió, foi removido de seu local de origem para dar lugar à construção de um Centro Pesqueiro. Especificamente, o estudo buscou investigar o modo como os atores sociais, principalmente os antigos moradores da Vila, ressignificaram sua realidade diante de um dos maiores e mais longos movimentos de resistência urbana de Maceió. Assim, a partir de conceitos como reurbanização, usos e contra-usos do espaço público, cidade-mercadoria e cidade empresa, lugar antropológico e não-lugar buscou-se compreender o fenômeno da gentrificação, uma área é desocupada e passa por um processo de valorização, recebendo infraestrutura e tornando-se um espaço de consumo privilegiado para outros segmentos populacionais. Para atingir os objetivos da pesquisa utilizei como metodologia a observação participante, que me permitiu vivenciar mais de perto o cotidiano da comunidade, conhecendo, sobretudo, como elas se relacionam com um novo universo de símbolos. Além disso, foram realizadas entrevistas abertas com gravação por áudio e vídeo, registro fotográfico dos espaços de Jaraguá e do Sobral e aplicação de um Censo Demográfico e Social que buscou investigar as atuais condições de vida daquela comunidade após quatro anos de remoção, principalmente no que diz respeito à sua renda, escolaridade, ocupação laboral, entre outros aspectos. Ao longo do estudo, foi possível constatar mudanças em suas atividades laborais, assim como na transmissão de saberes entre as gerações, o aparecimento de doenças e o aumento do tráfico de drogas como efeitos centrais da gentrificação na comunidade. Porém, diante de um processo que tinha se tornado inevitável, a pesquisa também constatou que apesar da remoção e da imposição estatal, pescadores e marisqueiras encontraram formas de resistir, por meio da educação, da arte e da cultura, rompendo com as fronteiras que o conflito lhes tinha imposto.
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WILTON DA SILVA ROCHA
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Políticas sexuais na Diocese Anglicana do Recife: um estudo antropológico.
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Orientador : NADIA ELISA MEINERZ
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MEMBROS DA BANCA :
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NADIA ELISA MEINERZ
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DEBORA ALLEBRANDT
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PEDRO LIMA VASCONCELLOS
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MARCELO TADVALD BATISTA
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Data: 26/03/2020
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O presente estudo busca analisar o reconhecimento, ou não, das expressões não heterossexuais no ambiente religioso e a extensão do acesso aos ritos públicos da ordenação e do casamento no cristianismo no Brasil, particularmente no Anglicanismo. Acompanho esses embates a partir da etnografia realizada e penso o percurso para reconstruir esse processo marcado pelo conflito que culmina com a ruptura da Catedral Anglicana da Santíssima Trindade no começo de 2017. Carrara (2015), partindo da leitura de Weeks (1989) sobre políticas sexuais, entende que os embates por legitimação e legalização dos grupos LGBT pela via do Direito (RIOS 2013, 2018a, 2018b) reconfiguram a operação do dispositivo da sexualidade proposto por Foucault (1988), estabelecendo um novo regime secular de sexualidade. Assim, a intervenção do Estado, particularmente do judiciário, no Brasil, suscita um processo de cidadanização da população LGBT e se configuram diferentes respostas religiosas. Como resultado dos embates/debates internos e da reconfiguração das forças políticas no Anglicanismo no Brasil pós ruptura é aprovado o casamento igualitário, em 2018, ainda que em um cenário de crescente discurso autoafirmado como conservador nos segmentos políticos e religiosos.
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O presente estudo busca analisar o reconhecimento, ou não, das expressões não heterossexuais no ambiente religioso e a extensão do acesso aos ritos públicos da ordenação e do casamento no cristianismo no Brasil, particularmente no Anglicanismo. Acompanho esses embates a partir da etnografia realizada e penso o percurso para reconstruir esse processo marcado pelo conflito que culmina com a ruptura da Catedral Anglicana da Santíssima Trindade no começo de 2017. Carrara (2015), partindo da leitura de Weeks (1989) sobre políticas sexuais, entende que os embates por legitimação e legalização dos grupos LGBT pela via do Direito (RIOS 2013, 2018a, 2018b) reconfiguram a operação do dispositivo da sexualidade proposto por Foucault (1988), estabelecendo um novo regime secular de sexualidade. Assim, a intervenção do Estado, particularmente do judiciário, no Brasil, suscita um processo de cidadanização da população LGBT e se configuram diferentes respostas religiosas. Como resultado dos embates/debates internos e da reconfiguração das forças políticas no Anglicanismo no Brasil pós ruptura é aprovado o casamento igualitário, em 2018, ainda que em um cenário de crescente discurso autoafirmado como conservador nos segmentos políticos e religiosos.
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ELOISA LEMOS PESSOA
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TRANSGRESSAO E SALVAGUARDA: Olhares sobre a pixação e as edificações históricas do Bairro de Jaraguá - Maceió/AL.
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Orientador : RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDA RECHENBERG
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FLAVIA DE SOUSA ARAUJO
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RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES
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Data: 24/04/2020
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Esse trabalho consiste em um estudo voltado a pixação na cidade de Maceió, em especial aquelas encontradas no bairro histórico de Jaraguá. O bairro se configura como um dos primeiros núcleos de formação da cidade de Maceió e, portanto, apresenta elementos históricos institucionalmente preservados. Entretanto, como a maioria dos centros históricos brasileiros, Jaraguá está cercado por diversos conflitos que envolvem a forma como as edificações e monumentos são preservados, a escolha dos bens patrimonializados e um longo processo de segregação social e mercantilização do espaço. Em meio a esse cenário, as pixações são realizadas nos muros, portões e demais superfícies do bairro, à revelia do que o poder hegemônico considera ideal e agradável. Diante disso, surge o interesse em buscar compreender como a pixação se insere na paisagem de Jaraguá, em especial no entorno da Rua Sá e Albuquerque. Para tanto, fez-se necessário um levantamento da forma como o patrimônio cultural brasileiro foi construído e as leis que o regem e quais os bens patrimoniais do Estado e do Município, compreendendo o perfil do que é considerado patrimônio; uma análise física e da dinâmica de ocupação do recorte de estudo, atentando para a maneira como a sua paisagem foi sendo moldada ao longo dos anos; bem como uma contextualização sobre a pixação em Maceió, refletindo sobre algumas características do movimento local. Por fim, reflito sobre os contextos físicos, sociais e políticos que envolvem a pixação na paisagem do bairro de Jaraguá considerando seu potencial político, questionador, inclusivo e ressignificativo do espaço urbano.
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Esse trabalho consiste em um estudo voltado a pixação na cidade de Maceió, em especial aquelas encontradas no bairro histórico de Jaraguá. O bairro se configura como um dos primeiros núcleos de formação da cidade de Maceió e, portanto, apresenta elementos históricos institucionalmente preservados. Entretanto, como a maioria dos centros históricos brasileiros, Jaraguá está cercado por diversos conflitos que envolvem a forma como as edificações e monumentos são preservados, a escolha dos bens patrimonializados e um longo processo de segregação social e mercantilização do espaço. Em meio a esse cenário, as pixações são realizadas nos muros, portões e demais superfícies do bairro, à revelia do que o poder hegemônico considera ideal e agradável. Diante disso, surge o interesse em buscar compreender como a pixação se insere na paisagem de Jaraguá, em especial no entorno da Rua Sá e Albuquerque. Para tanto, fez-se necessário um levantamento da forma como o patrimônio cultural brasileiro foi construído e as leis que o regem e quais os bens patrimoniais do Estado e do Município, compreendendo o perfil do que é considerado patrimônio; uma análise física e da dinâmica de ocupação do recorte de estudo, atentando para a maneira como a sua paisagem foi sendo moldada ao longo dos anos; bem como uma contextualização sobre a pixação em Maceió, refletindo sobre algumas características do movimento local. Por fim, reflito sobre os contextos físicos, sociais e políticos que envolvem a pixação na paisagem do bairro de Jaraguá considerando seu potencial político, questionador, inclusivo e ressignificativo do espaço urbano.
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MARIA ALANE DOS SANTOS
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O CONHECIMENTO E O DOM: UMA ETNOGRAFIA DOS CURANDEIROS E REZADORES KARIRI-XOCÓ.
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Orientador : EVALDO MENDES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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EVALDO MENDES DA SILVA
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ISABEL SANTANA DE ROSE
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MARINA REBECA DE OLIVEIRA SARAIVA
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JOSÉ ADELSON LOPES PEIXOTO
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Data: 18/05/2020
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Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo que empreendi nos meses de dezembro de 2018, fevereiro e setembro de 2019 entre os índios Kariri-Xokó na Terra Indígena Kariri-Xokó, à margem direita do Rio São Francisco, próxima da cidade de Porto Real do Colégio, estado de Alagoas. O objetivo principal da pesquisa foi compreender os processos socioculturais que levam determinados indivíduos a serem reconhecidos como rezadores e curadores. Minha intenção foi a de entender as trajetórias pessoais destes indivíduos e relacioná-las com os contextos sociais que envolvem a transformação de homens e mulheres comuns em agentes considerados como dotados de poderes de cura de diversos males. Dentro desta perspectiva, a pesquisa focalizou os processos individuais e coletivos que concorrem na redefinição dos papéis sociais, status e a reinserção social destas pessoas no contexto religioso das curas. Dentro desse cenário, a pesquisa oferece elementos importantes para compreensão das normas sociais, dos padrões culturais, dos comportamentos individuais e coletivos que fazem emergir as figuras dos rezadores e curadores. Abordo também os sentidos particulares de cura e de doença, as prescrições que são dadas aos pacientes e as interpretações nativas do mal que acomete as pessoas. Como pude perceber ao longo da pesquisa, as noções de corpo são muito importantes na compreensão do que seja saúde, doença e cura. Esta questão remete a uma tentativa de aproximação, ainda que superficial, entre o material etnográfico dos índios do Nordeste e as questões que envolvem as noções de corpo ameríndia amazônica. Por fim, o “dom” e o “conhecimento” aparecem como categorias sociais importantes na medida em que se relacionam diretamente com os poderes de cura dos rezadores e curadores.
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This paper is the result of a field research that I undertook in the months of December 2018, February and September 2019 among the Kariri-Xokó Indians in the Kariri-Xokó Indigenous Land, on the right shore of the São Francisco River, near the city of Porto Real do Colégio, state of Alagoas. The main objective of the research was to understand the socio-cultural processes that cause certain individuals to be recognized as prayers and healers. My intention was to understand the personal trajectories of these individuals and relate them to the social contexts that involve the transformation of ordinary men and women into agents considered to have the power to heal several illnesses. Within this perspective, the research focused on individual and collective processes that contribute to the redefinition of social roles, status and the social reinsertion of these people in the religious context of healing. Within this scenario, the research offers important elements for understanding the social rules, cultural patterns, individual and collective behaviors that make the figures of prayers and healers emerge. I also address the distinct meanings of healing and disease, the prescriptions that are given to patients and the local interpretations of the affliction that affects people. As I was able to perceive throughout the research, the notions of the body are especially important in the understanding of what is health, disease and healing. This question refers to an attempt to associate, albeit superficially, the ethnographic material of the Northeast Indians and the issues involving the Amazonian Amerindian notions of body. Finally, the “gift” and the “knowledge” appear as important social categories as they are directly related to the healing powers of prayers and healers.
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HELLEN CHRISTINA DA SILVA ARAUJO
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UM DEBOCHE AUTOETNOGRÁFICO: UMA ANÁLISE SOBRE A EXPERIÊNCIA DE MULHERES NEGRAS TRANSICIONADAS EM VIÇOSA-AL.
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Orientador : DEBORA ALLEBRANDT
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MEMBROS DA BANCA :
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DEBORA ALLEBRANDT
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NADIA ELISA MEINERZ
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VERA REGINA RODRIGUES DA SILVA
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Data: 23/06/2020
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Nessa dissertação busco compreender o fenômeno social da transição capilar entre mulheres negras, no contexto da cidade de Viçosa, AL. Entretanto, descrever sobre esses processos, era analisar a minha própria trajetória de vida enquanto mulher, negra, viçosense que passou por esse movimento de abandonar os alisamentos\relaxamentos químicos e assumir os cabelos crespo, se tonando uma transicionada. Um dos maiores desafios apresentados nessa pesquisa, não foi enveredar por aspectos da minha trajetória de vida, mas buscar construir uma narrativa enfrentando os desafios e dilemas em realizar metodologicamente uma autoetnografia, para que as descrições não centralizassem apenas em minha vida. Como uma maneira de solucionar essas inquietações, utilizei a autodefinição do feminismo negro como método de pesquisa que contribuiu para delimitar e compreender meus processos intercalando com as narrativas das interlocutoras. Descrevo sobre a minha vida como um ponto de partida, adentrando na minha infância, através do meu olhar de telespectadora que lidava com imagens estereotipadas das mulheres negras na televisão brasileira, sonhando ser globeleza ou dançarina de pagode baiano. Vou percorrendo a minha infância para chegar no fenômeno da transição capilar na vida adulta. Para investigar esse fenômeno social, utilizo a categoria de rede, investigando suas manifestações iniciais nas mídias sociais e como vai adentrando no cotidiano de mulheres negras, buscando compreendendo os processos de interação entre mulheres negras transicionadas na cidade.
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In this master's thesis, I search to understand the social phenomenon of hair transition among black women, in the scenario on the city of Viçosa – Al. However, describing these process was like analyzing my own life trajectory as a black woman viçosense, who went through this movement of to stop chemical straightening \ relaxations and taking on curly hair, becoming a woman transitioned. One of the most challenging presented in this research was not to go down on aspects of my life trajectory, but to seek to develop a narrative facing the challenges and dilemmas in perform methodologically an autoethnography so that the descriptions don’t concentrate just in my life. As the way to resolve theses anxietys, I used the self-definition of Black feminism as a research method that contributed to delimit and understand my process, inserting with the narratives of the interlecutors. Describe about my life as a starting point, entering my childhood, through my viewer gaze who dealing with stereotyped imagens of Black women on Brazilian television, dreaming of being a Globeleza or Bahian pagode dancer. I go through my childhood to reach the phenomenon of hiar transition in adulthood. To investigate this social phenomenon, I use the category of network, insvestigating its initial manifestacion on social media and how it gets into the daily lives if Black women, searching to understand the processo of interection among Black women transitioned in the city.
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JOSÉ KLEITON VIEIRA DE LIMA FERREIRA
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A Educação Escolar na Aldeia Mata da Cafurna: um estudo sobre a construção da educação diferenciada entre os Xukuru-Kariri-AL.
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Orientador : CLAUDIA MURA
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MEMBROS DA BANCA :
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CLAUDIA MURA
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JORDANIA DE ARAUJO SOUZA GAUDENCIO
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SILOE SOARES DE AMORIM
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Data: 27/07/2020
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O objetivo desta dissertação é analisar como a educação escolar indígena é construída na aldeia Xukuru-Kariri Mata da Cafurna, dando destaque às múltiplas interpretações dos atores sociais em relação à finalidade da escola indígena e como ela está projetada. A partir de uma análise processual, a educação escolar indígena é apreendida em um processo de construção por atores sociais concretos que a interpretam a partir de experiências e trajetórias diferentes com a escolarização, bem como com os saberes da – e sobre a – “tradição” conferindo a ela usos e sentidos políticos que vão desde a reelaboração cultural até as contribuições dela na formação de lideranças indígenas. Apreendendo-a de modo processual, não utilizo as legislações que versam sobre a educação escolar indígena (a LDB, a CFB, o PCN e Decreto) como parâmetro de uma educação escolar indígena e diferenciada, mas sim para fazer contraponto entre as condições idealizadas nos documentos legais e as condições postas aos atores sociais para a elaboração de uma educação diferenciada. A pesquisa foi desenvolvida a partir do trabalho de campo, com ênfase em narrativas de professores indígenas, coordenadoras escolares indígenas, diretoria escolar indígena e lideranças indígenas, os caciques e um dos pajés da aldeia. O trabalho visa compreender as variações na elaboração da educação diferenciada com base nas trajetórias dos atores sociais envolvidos nesse processo, bem como os princípios organizacionais que o norteiam.
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O objetivo desta dissertação é analisar como a educação escolar indígena é construída na aldeia Xukuru-Kariri Mata da Cafurna, dando destaque às múltiplas interpretações dos atores sociais em relação à finalidade da escola indígena e como ela está projetada. A partir de uma análise processual, a educação escolar indígena é apreendida em um processo de construção por atores sociais concretos que a interpretam a partir de experiências e trajetórias diferentes com a escolarização, bem como com os saberes da – e sobre a – “tradição” conferindo a ela usos e sentidos políticos que vão desde a reelaboração cultural até as contribuições dela na formação de lideranças indígenas. Apreendendo-a de modo processual, não utilizo as legislações que versam sobre a educação escolar indígena (a LDB, a CFB, o PCN e Decreto) como parâmetro de uma educação escolar indígena e diferenciada, mas sim para fazer contraponto entre as condições idealizadas nos documentos legais e as condições postas aos atores sociais para a elaboração de uma educação diferenciada. A pesquisa foi desenvolvida a partir do trabalho de campo, com ênfase em narrativas de professores indígenas, coordenadoras escolares indígenas, diretoria escolar indígena e lideranças indígenas, os caciques e um dos pajés da aldeia. O trabalho visa compreender as variações na elaboração da educação diferenciada com base nas trajetórias dos atores sociais envolvidos nesse processo, bem como os princípios organizacionais que o norteiam.
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CÁSSIO JÚNIO FERREIRA DA SILVA
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“A LUTA POR TERRA NÃO TRAZ DIÁRIAS, SOMENTE PERSEGUIÇÃO”: PROCESSO DEMARCATÓRIO E RETOMADAS XUKURU-KARIRI EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL.
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Orientador : CLAUDIA MURA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRA BARBOSA DA SILVA
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CLAUDIA MURA
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RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES
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Data: 29/07/2020
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Esse trabalho busca oferecer especial atenção aos processos demarcatórios e de retomadas Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios – AL. Após os processos de redução e expulsão dos territórios, impostos pela situação colonial, os povos indígenas passaram, a partir da primeira metade do século XX, a buscar com maior intensidade a recuperação, ainda que parcial, desses territórios. Esse processo de recuperação, por sua vez, pode ocorrer conforme os tramites administrativos da estrutura do estado brasileiro ou ainda por retomadas que se popularizaram enquanto uma estratégia indígena de gerencia e recuperação de territórios. A análise se concentrou em mostrar os impasses do processo demarcatório de T.I. Xukuru-Kariri, as estratégias das retomadas em diferentes situações históricas e os conflitos entre diferentes grupos políticos Xukuru-Kariri que perpassam essas dinâmicas. Nesse sentido, não houve esforço para mostrar uma total convergência entre os Xukuru-Kariri; pelo contrário, destacaram-se as variações e as agências envolvidas nesses processos e que caracterizaram as dinâmicas sociais.
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Esse trabalho busca oferecer especial atenção aos processos demarcatórios e de retomadas Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios – AL. Após os processos de redução e expulsão dos territórios, impostos pela situação colonial, os povos indígenas passaram, a partir da primeira metade do século XX, a buscar com maior intensidade a recuperação, ainda que parcial, desses territórios. Esse processo de recuperação, por sua vez, pode ocorrer conforme os tramites administrativos da estrutura do estado brasileiro ou ainda por retomadas que se popularizaram enquanto uma estratégia indígena de gerencia e recuperação de territórios. A análise se concentrou em mostrar os impasses do processo demarcatório de T.I. Xukuru-Kariri, as estratégias das retomadas em diferentes situações históricas e os conflitos entre diferentes grupos políticos Xukuru-Kariri que perpassam essas dinâmicas. Nesse sentido, não houve esforço para mostrar uma total convergência entre os Xukuru-Kariri; pelo contrário, destacaram-se as variações e as agências envolvidas nesses processos e que caracterizaram as dinâmicas sociais.
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GUADALUPE DO NASCIMENTO FERREIRA
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NOS BASTIDORES, NO PALCO E NO MUNDO: UMA ETNOGRAFIA SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA, ARTE E MILITÂNCIA POLÍTICA DO GRUPO TRANSHOW EM MACEIÓ.
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Orientador : NADIA ELISA MEINERZ
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MEMBROS DA BANCA :
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NADIA ELISA MEINERZ
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ISABEL SANTANA DE ROSE
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FRAN DEMÉTRIO SILVA SANTOS
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AMARA RODOVALHO FERNANDES MOREIRA
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Data: 30/07/2020
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Essa dissertação é sobre as relações de gênero, raça e militância política em manifestações artísticas realizadas por um grupo de arte transformista, o Transhow, inserido em uma Organização Não Governamental (ONG), ACTRANS (Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas). O trabalho de campo foi organizado em torno da participação em diferentes atividades do grupo, na interface entre a academia, a política e a apresentação artística, bem como de entrevistas em profundidade com algumas artistas, acadêmicas/os e figuras políticas do movimento social das mulheres trans e travestis. Trata-se de refletir sobre a formação de lideranças nas movimentações sociais mais amplas que envolvem as práticas da arte transformista e sua circulação no Estado de Alagoas. Busco pensar como algumas artistas, acadêmicas/os e militantes se relacionam com essa especificidade artística na tentativa de descrever um movimento social distinto daquele que caracterizou essa população na militância política na década de 1980, através do engajamento em ações de enfretamento ao HIV-Aids, e o combate a violência policial em seus locais de trabalho na prostituição. Nesse sentido, privilegio a arte buscando contribuir para a ampliação da interface teórica entre os estudos de gênero, raça e movimento social na antropologia.
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This dissertation is about the relations of gender, race and political activism in artistic manifestations carried out by a group of transformista art, Transhow, inserted in Non-Governmental Organization (NGO), ACTRANS (Cultural Association of Transvestites and Transsexuals of Alagoas). The fieldwork was organized around participation in diferente group activities, at the interface betwenn academia, polítics and artistic presentation, as well as indepth interviews with some artists, academics and political figures from the women’s trans and transvestites social movement. It is about reflecting on the formation of leaders in the broader social movements that envolvethe practices of transformist art and its circulation in the State of Alagoas. I try to think how some artists, academics and activists relate to this artistic specificity in na attempt to describe a social movement distinct from that which characterized this population in political activism in the 1980s, through engagement in actions to cambat HIV-AIDS, and combating police violence in their workplace in prostitution. I privilegie art seeking to contribute to the expansion of the theoretical interface between studies of gender, race and social movement in anthropology.
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THAIS SANTANA GALVÃO
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MINISTÉRIO ARTE E VIDA: REFLEXÕES TEÓRICAS E ETNOGRÁFICAS SOBRE ARTE E RELIGIÃO NA SEDE DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM MACEIÓ - AL.
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Orientador : FERNANDA RECHENBERG
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDA RECHENBERG
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WAGNER NEVES DINIZ CHAVEZ
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SILVIA AGUIAR CARNEIRO MARTINS
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DELCIDES MARQUES
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Data: 12/08/2020
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Este trabalho consiste em uma etnografia que visa o alargamento do entendimento pentecostal no que diz respeito às tensões estabelecidas entre arte e religião através do ministério de teatro arte e vida. O trabalho de campo foi realizado durante 2018 e 2019, onde estive presente nas atividades da Sede das Assembleias de Deus das Alagoas acompanhando cultos, ensaios e atividades relativas à mocidade da igreja, e a escrita da dissertação fora realizada durante o ano de 2019 e início de 2020. A dissertação tem por objetivo compreender como os jovens da Assembleia de Deus do Farol ou Sede das Assembleias de Deus nas Alagoas negociam as tensões existentes entre arte e religião através da existência do ministério arte e vida. Para tanto, é realizado uma investigação que trilha caminhos sinuosos, afim de utilizar e transpor teorias importantes das ciências sociais, afim de se possibilitar uma nova “forma de ver” o campo estudado. São utilizadas teorias de trajetórias de vida, para dar nortear o caminho epistemológico, pois é através da vida de alguns integrantes do ministério arte e vida que se pode compreender como a teoria das “esferas”, que separa a arte e a religião, é, de certa forma, superada e vivida pelos interlocutores. Posteriormente, considera-se quatro pilares que sustentam as vivências dos interlocutores frente à igreja: em primeiro lugar, os aspetos teológicos em relação à construção da identidade pentecostal; em segundo lugar, as negociações entre os “jovens” e os “mais velhos”, marcando os conflitos geracionais; Em terceiro lugar, o conceito de habitus, nos é importante para compreender como as trajetórias de vida contribuem para a construção de tensões em torno da arte e religião por parte dos interlocutores e os “mais velhos”; por fim, as contribuições que o conceito de ethos que revelam a construção de uma identidade pentecostal que difere do que se chama de neopentecostalizão da Assembleia de Deus, fazendo com que os três pilares anteriores se reorganizem à medida que a identidade da Assembleia de Deus é buscada e recuperada. Por fim, noções de ritual são utilizadas, em prol de uma melhor compreensão de como as sociabilidades são renegociadas e estabilizadas dentro do ambiente religioso através das peças de teatro do ministério arte e vida.
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This study consists of an ethnography that aims to broaden the Pentecostal understanding regarding the tensions established between art and religion through the ministry of theater, art and life. The fieldwork was carried out during 2018 and 2019, where I was present within the activities of the Headquarters of the Assemblies of God of Alagoas accompanying worship, essays and activities related to the youth of the church, and the writing of the dissertation was carried out during the year 2019 and beginning 2020. The master’s dissertation aims to understand how young people from the Assembly of God of Farol or Headquarters of Assemblies of God in Alagoas negotiate the existing tensions between art and religion through the existence of the art and life ministry. Therefore, an investigation is carried out that follows winding paths, in order to use and transpose important theories of social sciences, in order to enable a new “way of seeing” the studied field. Theories of life trajectories are used to guide the epistemological path, because it is through the lives of some members of the art and life ministry that can be understood how the “spheres” theory, which separates art and religion, is overcomed and lived by the interlocutors. Subsequently, four pillars are considered that support the experiences of the interlocutors in front of the church: first, the theological aspects regarding the construction of the Pentecostal identity; second, the negotiations between the "youngs" and "elders", marking generational conflicts; Third, the concept of habitus is important for us to understand how life trajectories contribute to the construction of tensions around art and religion on the part of interlocutors and the “elders”; at last, the contributions that the concept of ethos that reveal the construction of a pentecostal identity that differs from what is called the neopentecostalization of the Assembly of God, causing the previous three pillars to reorganize themselves as the Assembly of God identity is sought and recovered. Finally, notions of ritual are used, in favor of a better understanding of how sociability is renegotiated and stabilized within the religious environment through the plays of the ministry art and life.
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CLARICE MAIA FERREIRA DE AMORIM
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As pescadoras, o sururu e a Laguna Mundaú: conhecimentos e coexistências
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Orientador : FERNANDA RECHENBERG
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANO WELLINGTON NOBERTO RAMALHO
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FERNANDA RECHENBERG
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RACHEL ROCHA DE ALMEIDA BARROS
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RAFAEL VICTORINO DEVOS
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Data: 11/09/2020
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Essa dissertação é o resultado de uma pesquisa na região da margem da laguna Mundaú, no bairro do Vergel do Lago – Maceió/AL, junto com pescadoras que trabalham com a pesca de sururu, um molusco comumente encontrado sobre a lama na água salobra de regiões com aporte de matéria orgânica que lhes garante a vida. A pesquisa busca compreender as práticas e a construção de conhecimento das pescadoras de sururu, a partir da forma como é organizado o trabalho, entendendo a coexistência como a condição fundamental para a captura do animal. Toma como caminho três aspectos específicos: a atenção e o desenvolvimento das habilidades pelas pescadoras; a materialidade do emaranhado de coisas trazidas à vida pela pesca; a co-relação de forças e a transformação do ambiente. O trabalho inicia com a questão sobre a forma como pescadores eram retratados sem identidade, como coitados ou corajosos desbravadores do ambiente; às pescadoras restando então a invisibilidade. Contudo, a presença dessas mulheres é observada como fundamental para a continuidade e transformação do trabalho, afinal elas estão presentes em todas as etapas da pesca. Além disso, são apresentados aspectos gerais sobre o universo da pesquisa, a forma como as pescadoras fazem com que a laguna chegue à mesa, à história, à memória afetiva de alagoanos. Sendo elas a representação de uma laguna que parece com uma grande mãe, recebe e sustenta, humanos e não humanos, tornando-os partes intrinsecamente ligadas, como os fios que formam uma mesma trama. As pescadoras fazem a ligação entre a laguna e a população, tornado a todos também convivas. Tendo como referência fundamental o antropólogo Tim Ingold, para pensar novos paradigmas ecológicos que partem de um ambiente sem objetos, mas permeados de coisas, que possuem vida em combinações e adequações próprias a partir de superfícies que se transbordam e coexistem.
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Essa dissertação é o resultado de uma pesquisa na região da margem da laguna Mundaú, no bairro do Vergel do Lago – Maceió/AL, junto com pescadoras que trabalham com a pesca de sururu, um molusco comumente encontrado sobre a lama na água salobra de regiões com aporte de matéria orgânica que lhes garante a vida. A pesquisa busca compreender as práticas e a construção de conhecimento das pescadoras de sururu, a partir da forma como é organizado o trabalho, entendendo a coexistência como a condição fundamental para a captura do animal. Toma como caminho três aspectos específicos: a atenção e o desenvolvimento das habilidades pelas pescadoras; a materialidade do emaranhado de coisas trazidas à vida pela pesca; a co-relação de forças e a transformação do ambiente. O trabalho inicia com a questão sobre a forma como pescadores eram retratados sem identidade, como coitados ou corajosos desbravadores do ambiente; às pescadoras restando então a invisibilidade. Contudo, a presença dessas mulheres é observada como fundamental para a continuidade e transformação do trabalho, afinal elas estão presentes em todas as etapas da pesca. Além disso, são apresentados aspectos gerais sobre o universo da pesquisa, a forma como as pescadoras fazem com que a laguna chegue à mesa, à história, à memória afetiva de alagoanos. Sendo elas a representação de uma laguna que parece com uma grande mãe, recebe e sustenta, humanos e não humanos, tornando-os partes intrinsecamente ligadas, como os fios que formam uma mesma trama. As pescadoras fazem a ligação entre a laguna e a população, tornado a todos também convivas. Tendo como referência fundamental o antropólogo Tim Ingold, para pensar novos paradigmas ecológicos que partem de um ambiente sem objetos, mas permeados de coisas, que possuem vida em combinações e adequações próprias a partir de superfícies que se transbordam e coexistem.
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AGAITALO VASCONCELOS JUNIOR
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Encontros Virtuais: Diálogos e Imagens que Constroem Corporeidades com Hiperidrose
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Orientador : SILVIA AGUIAR CARNEIRO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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SILVIA AGUIAR CARNEIRO MARTINS
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SILOE SOARES DE AMORIM
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AMARO XAVIER BRAGA JUNIOR
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ANA LAURA LOUREIRO FERREIRA
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Data: 29/09/2020
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presente dissertação é uma autoetnografia sobre pessoas que utilizam as atuais ferramentas da comunicação para compartilhar experiências e emoções relacionadasao suor constante, condição classificada pela ciência Biomédica como Hiperidrose. Nesse estudo, as narrativassão elaboradas, difundidas e observadas emum grupo virtual fechado, localizado na rede social virtual Facebook.Os signosiniciais dessas corporeidades se revelaram a partir da frequência de comentários sobre possuir uma ou várias partes do corpo constantemente suadas, seguido de debates que destacam a dificuldade de “ser mulher e ter Hiperidrose”, referindo-se às limitações de externar elementos e/ou posturas ligadas à expressão social do gênero feminino. Também pontuo a autoetnografia e o paradigma da reflexividade da voz que permitem a existência de um tipo possível de narrativa de cunho subjetivo onde a escrita revela-se como uma adequação à análise das práticas comunicacionais da internet. (WAAL, 2006). Por fim, discuto como nós integrantes do grupo virtual nos apropriamos dessas ferramentas tecnológicas para compartilharmos fotografias relacionadas ao suor e à Hiperidrose, nesse trabalho de catalogação das imagens, também destaco o compartilhamento de selfies e qual o tipos de comentáriossuscitados.
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This dissertation is an autoethnography about people who live with the condition of Hyperhidrosis and share their experiences in a closed virtual group located on the social network Facebook. My insertion in this group allowed me to perceive the formation of corporealities with Hyperhidrosis from the observation of the dialogues that are shared and the photographs posted within the group.The initial signs of these corporealities were revealed from how often comments were posted about having one or several parts of the body constantly sweating, which were followed by debates that highlight the difficulty of “being” someone with Hyperhidrosis, referring to the limitations of expressing elements and / or postures linked to the social expression of the female gender, for example. Another important theme that I highlight is the reflexive voice paradigm that allows the existence of a possible type of subjective narrative where writing reveals itself as an adaptation to the analysis of internet communication practices (WAAL, 2006). Finally, I discuss how we members of the virtual group take ownership of technological tools through the sharing of selfies which, when combined in categories, allow us to build a contribution to a possible experience of corporeality.
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