|
Dissertações |
|
1
|
-
TATIANA FERREIRA CAVALCANTE
-
AS FORMAS SUPERIORES DE CONDUTA E O ENSINO DOS SIGNOS PARA APROPRIAÇÃO DA SUBTRAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
-
Orientador : SILVANA PAULINA DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMAURI DA SILVA BARROS
-
HÉLIO DA SILVA MESSEDER NETO
-
SILVANA PAULINA DE SOUZA
-
Data: 23/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O Ensino da matemática acontece por meio do uso de signos com seus sentidos e significados dentro dos referenciais conceituais dos conjuntos numéricos estabelecidos e conforme a composição, função ou representação de quantificação, medição, ordenação, valoração e codificação. A presente pesquisa teve como objetivo compreender a importância dos algarismos enquanto signos matemáticos para o desenvolvimento das Formas Superiores de Conduta - cálculo e aritmética - na subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em nosso trabalho, temos como preocupação buscar as ações que proporcionem a compreensão dos sinais, símbolos que se tornaram signos, ou seja, registros gráficos aleatórios que possuem significado social e ao (a) estudante cabe atribuir o sentido pessoal e saber o seu uso e a sua função dentro da sociedade. Nessa dinâmica, o (a) professor (a) possui um importante papel que é de auxiliar o (a) aluno (a) na compreensão dos sentidos e significados atribuídos histórica e culturalmente aos signos utilizados na matemática, sendo foco nesse trabalho a operação da subtração. Desta forma o (a) professor (a) a partir de ações de ensino que mediará à apropriação de estratégias, formas superiores de condutas de cálculo e aritmética que auxiliem o aprendente a aplicá-las no seu cotidiano. Fundamentada nos pressupostos da Teorias Histórico-Cultural, do Ensino Desenvolvimental e da Pedagogia Histórico-Crítica, esta investigação buscou em estudos bibliográficos subsídios para alcançar o objetivo proposto. Constatamos que a apropriação dos algarismos como signos que funcionam como recursos mnemônicos e representacionais repletos de sentidos e significados depende primeiramente da apropriação desse conhecimento pelos (as) professores (as) seja na formação inicial da profissão ou em formação em serviço e por fim nas ações de ensino planejadas com o propósito de desenvolver a ampliação desse conhecimento como também a sua transmissão. O Produto Educacional é composto por uma proposta de minicurso com atividades dialógicas que promovem ações de pensamento para a compreensão do signo.
-
Mostrar Abstract
-
Mathematics teaching happens through the use of signs with their senses and meanings within the conceptual frameworks of established numerical sets and according to the composition, function or representation of quantification, measurement, ordering, valuation and coding. The present research aimed to understand the importance of numerals as mathematical signs for the development of Higher Forms of Conduct - calculus and arithmetic - in subtraction in the early years of Elementary School. In our work, we are concerned with seeking actions that provide the understanding of signs, symbols that have become signs, that is, random graphic records that have social meaning and the student is responsible for assigning a personal meaning and knowing their use and their role within society. and in relationships with other human beings. In this dynamic, the teacher plays an important role in helping the student to understand the senses and meanings historically and culturally attributed to the signs used in mathematics, the focus of this work being the operation of subtraction. In this way, the teacher, from teaching actions that aim at human development, will mediate the appropriation of strategies, superior forms of calculation and arithmetic behavior that help the learner to apply them in their daily lives. Based on the assumptions of Historical-Cultural Theories, Developmental Teaching and Historical-Critical Pedagogy, this investigation sought in bibliographic studies subsidies to achieve the proposed objective. and meanings depends primarily on the appropriation of this knowledge by teachers, whether in the initial training of the profession or in-service training and finally in the teaching actions planned with the purpose of developing the expansion of this knowledge as well as its transmission. The Educational Product is composed of a mini-course proposal with dialogic activities that promote thought actions to understand the sign.
|
|
2
|
-
JULIA CLAUDIA DOS SANTOS
-
REFLEXÃO TEÓRICA VISANDO INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM BUSCA DA MELHORIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
-
Orientador : JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
-
IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
-
SILVANA PAULINA DE SOUZA
-
MARIA AMELIA MONTEIRO
-
Data: 27/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa de mestrado propõe uma reflexão acerca das questões étnico-raciais que julgamos se constituir em contribuição inspirada em princípios éticos e científicos. É voltada para professores e alunos da área das ciências e ao público interessado pela temática. Como fruto do processo investigativo e com base no campo de referências utilizadas para dar coerência e articulação ao nosso trabalho, o Produto Educacional aqui proposto é constituído, além de um artigo já publicado, também de uma segunda peça cujo questionário correspondente que emerge do artigo foi concebido de maneira semi estruturada para ser aplicado aos participantes de um grupo de pesquisa, composto por estudantes da área das ciências, grupo esse que analisará e emitirá suas impressões; nesse contexto, cada um de seus membros buscará as suas respectivas compreensões sobre as discussões realizadas no mesmo. Esperamos, como resultado aqui adiantado, concluir em prol da pertinência e da relevância desta presente contribuição ao conhecimento, contribuição essa que julgamos estar alicerçada em referenciais teóricos científicos, éticos, políticos, históricos e filosóficos adequados, bem como, e não menos importante, também que seja uma contribuição adequada para encorajar o comportamento antirracista afirmativo que enseje potencialidades para promover fraternidade, solidariedade, empatia e colaboração fundamentadas em consonância com a mais alta dignidade humana, dentro e fora dos muros da instituição de ensino à qual pertencemos.
-
Mostrar Abstract
-
This master's research proposes a reflection on ethnic-racial issues that we believe constitute a contribution inspired by ethical and scientific principles. It is aimed at science teachers and students and the public interested in the subject. As a result of the investigative process and based on the field of references used to give coherence and articulation to our work, the Educational Product proposed here consists, in addition to an already published article, also of a second piece whose corresponding questionnaire that emerges from the article was conceived in a semi-structured way to be applied to the participants of a research group, composed of students in the area of science, a group that will analyze and issue their impressions; in this context, each of its members will seek their respective understandings of the discussions held therein. We hope, as a result advanced here, to conclude in favor of the pertinence and relevance of this present contribution to knowledge, a contribution that we believe to be grounded in appropriate scientific, ethical, political, historical and philosophical references, as well as, and not least, also that it is an adequate contribution to encourage affirmative anti-racist behavior that gives rise to the potential to promote fraternity, solidarity, empathy and collaboration based on the highest human dignity, inside and outside the walls of the educational institution to which we belong.
|
|
3
|
-
LORENA MARIA GOMES LISBOA BRANDÃO
-
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA: UMA INTERVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS DE ESTUDO INTERDISCIPLINARES
-
Orientador : ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADELMO FERNANDES DE ARAUJO
-
ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
-
SILVANA PAULINA DE SOUZA
-
Data: 25/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira a formação continuada colaborativa pôde auxiliar os professores de Ciências da Natureza na compreensão da interdisciplinaridade durante reelaboração dos Roteiros de Estudo (RE) produzidos durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). É uma pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa Colaborativa (IBIAPINA, 2008), e foi desenvolvida com professores de Ciências da Natureza de uma escola pública da rede estadual de Alagoas, em uma cidade do sertão do estado. Com relação aos instrumentos e estratégias para coleta de dados, a pesquisa constituiu-se mediante as seguintes etapas: I) encontro colaborativo, utilizado para apresentar a pesquisa aos partícipes e negociar os seus papéis ao longo da pesquisa; II) entrevista diagnóstica, para conhecer os perfis dos participantes e seus conhecimentos prévios sobre formação continuada, interdisciplinaridade e RE; III) entrevista reflexiva, para promover uma reflexão acerca do processo de elaboração dos RE e a interdisciplinaridade presente nos roteiros elaborados pelos professores participantes durante o ERE; IV) sessões reflexivas, a fim de compreender a interdisciplinaridade através de referenciais teóricos e materiais didáticos para a reelaboração dos RE. Os dados coletados foram analisados de acordo com a análise qualitativa (Yin, 2016). Os resultados apontam que a pesquisa colaborativa permitiu que os professores ressignificassem o sentido de formação continuada, uma vez que entendiam inicialmente que esse processo só era formativo quando feito por mediadores de fora da escola. Através do aprofundamento teórico e trocas de experiências durante as etapas da pesquisa, ressignificaram também o sentido de interdisciplinaridade, o que os levou a uma reflexão crítica e à ação de reelaboração dos RE, pois constataram durante as sessões reflexivas que os roteiros produzidos durante o ERE possuíam mais traços de multidisciplinaridade que interdisciplinaridade. O produto educacional construído foi um guia contendo instruções sobre como construir um roteiro de estudo e expondo o roteiro reelaborado pelos professores de Ciências da Natureza que participaram desta pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
IThis research aimed to investigate how collaborative continuing education could help Natural Sciences teachers in understanding interdisciplinarity during the re-elaboration of Study Guides (SG) produced during Emergency Remote Teaching (ERT). It is a qualitative research, of the Collaborative Research type (IBIAPINA, 2008), and was developed with Natural Sciences teachers from a public school in the state network of Alagoas, in a city in the backlands of the state. With regard to instruments and strategies for data collection, the research consisted of the following steps: I) collaborative meeting, used to present the research to the participants and negotiate their roles throughout the research; II) diagnostic interview to learn about the participants' profiles and their prior knowledge about continuing education, interdisciplinarity and SG; III) reflective interview, to promote reflection on the process of elaborating the SG and the interdisciplinarity present in the scripts prepared by the participating teachers during the ERT; IV) reflective sessions, in order to understand interdisciplinarity through theoretical references and didactic materials for the re-elaboration of the SG. The collected data were analyzed according to the qualitative analysis (Yin, 2016). The results indicate that the collaborative research allowed teachers to reframe the meaning of continuing education, since they initially understood that this process was only formative when done by mediators outside the school. Through theoretical deepening and exchange of experiences during the research stages, they also re-signified the sense of interdisciplinarity, which led them to a critical reflection and to the action of re-elaboration of the SG, as they found during the reflective sessions that the scripts produced during the ERT they had more traces of multidisciplinarity than interdisciplinarity. The educational product constructed was a guide containing instructions on how to build a study script and exposing the script re-elaborated by the Natural Sciences teachers who participated in this research.
|
|
4
|
-
ADRIANA JERONIMO DA SILVA ARAÚJO
-
O EIXO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
-
Orientador : CAROLINA NOZELLA GAMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CAROLINA NOZELLA GAMA
-
JULIA MALANCHEN
-
VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
-
Data: 24/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação objetivou analisar o que tem sido apresentado em estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da coleção Buriti mais Matemática. O estudo é uma pesquisa que se fundamenta no materialismo histórico-dialético, sendo esta do tipo documental. Apontamos em especial que o interesse do estudo foi analisar a seção compreender informações dos livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A discussão teve como base a teoria pedagógica histórico-crítica, as principais categorias de análise foram: o ensino de Matemática, o ensino de estatística e o trato com o conhecimento, esta última categoria trata da seleção, organização e sistematização do conhecimento no processo pedagógico. A partir da análise constatamos que a seção compreender informações tem se dedicado a oferecer um ensino por competências e habilidades, estas que se caracterizam por um conjunto de códigos alfanuméricos e que estão associadas às avaliações externas em larga escala. As atividades pedagógicas são desenvolvidas por meio da resolução de problemas, que apontam para o cotidiano e interesse imediato dos estudantes. Verificamos no decorrer da análise que as habilidades e competências abordadas são quem direcionam os processos de ensino e aprendizagem condicionando o trabalho educativo desenvolvido na sala de aula.
-
Mostrar Abstract
-
The present dissertation aimed to analyze the area of knowledge of Mathematics of the initial years of Elementary School, in particular the contents of statistics from the Buriti plus Mathematics collection. The study is a research that is based on the historical-dialectical materialism, which is of the documentary type. We aim at special that the interest of the study was to analyze the section understand information of Mathematics textbooks for the literacy cycle (1st, 2nd and 3rd years). The discussion was based on historical-critical pedagogical theory, the main analysis categories were: teaching mathematics, teaching statistics and dealing with knowledge, this last category deals mainly with the organization methodology that the teacher develops in the school environment. Starting at observations and analysis, we found that the textbooks analyzed have dedicated to offering education based on skills and abilities, which are characterized by a set of alphanumeric codes. The pedagogical activities are developed through problem solving, which point to the students' daily lives. We infer that the path that textbooks have taken on the basis of the BNCC are increasingly hasty in relation to the student learning. We verified in the course of the analysis that the skills and competences are what guide the teaching and learning processes. The point starting point is always the same, problem solving and the empirical life of the student. Although this type of teaching is increasingly present in school institutions, we do not give up an education committed to the human development.
|
|
5
|
-
FELIPE MIRANDA MOTA
-
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ARCO DE MANGUEREZ NO ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DO CONTRATO DIDÁTICO
-
Orientador : CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
-
GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
Marcelo Carlos de Proença
-
Data: 26/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem por objetivo investigar, a partir da proposição de um tipo de tarefa matemática utilizando a Resolução de Problemas sobre Matemática Financeira e o manuseio do Arco de Maguerez, as negociações, regras, rupturas e renegociações do Contrato Didático, bem como a fuga dos efeitos perversos do Contrato Didático, e as contribuições para a ressignificação de saberes, tomando como base a Ação Comunicativa e o Discurso Pedagógico em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública do município de Jurema, localizado no Agreste Meridional, Estado de Pernambuco. Elegemos como referencial a Teoria das Situações Didáticas e a noção de Contrato Didático propostos por Brousseau, a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e a Teoria do Discurso Pedagógico de Bernstein, a Resolução de Problemas a partir da concepção de Proença e a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez com base nos estudos de Bordenave e Pereira. Optamos por uma metodologia de pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, a qual compreende a análise dos fenômenos didáticos no espaço da sala de aula, considerando a contribuição da Ação Comunicativa – a partir de perguntas feitas pelo professor e pelos estudantes –, do Discurso Pedagógico, da Resolução de Problemas e do Arco de Maguerez. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a observação participante, videografia, gravação de áudios, questionários a priori e a posteriori e atividades contidas no Produto Educacional originado desta dissertação. Diante dos achados da pesquisa, notamos a contribuição do Arco de Maguerez na Resolução de Problemas, no que diz respeito à relevância de situações norteadoras advindas da realidade na proposição de problemas nas aulas de Matemática, sendo visto o envolvimento dos estudantes na criação de perguntas sobre os temas tratados a respeito da Matemática Financeira, a sua aplicabilidade em sociedade, discussões sobre as relações do que estava sendo abordado e suas vidas pessoais e a busca de saberes já construídos e suas ressignificações. Foi notório também, que o preenchimento das etapas do Arco de Maguerez nas resoluções dos problemas, permitiu aos estudantes momentos de leitura e releitura (tanto das situações norteadoras como dos problemas), interpretação, análise e tratamento de dados, como também a implicância de cada resultado numérico dos problemas acerca do que estava sendo investigado na aplicação dos saberes. Com os pontos elencados, sendo importantes na investigação do Contrato Didático, destacamos que as negociações do contrato não são suficientes para a gestão de um saber, acontecendo rupturas e renegociações para que o ensino e a aprendizagem aconteçam. Entretanto, enxergamos que para os momentos de renegociações do Contrato Didático em aulas que utilizem a resolução de problemas com o Arco de Maguerez, a Ação Comunicativa é de fundamental importância, podendo ser regida por tipos perguntas feitas pelo professor. Ainda destacamos que mesmo que as funções e papéis do estudante e do professor tenham ficado claras na resolução de problemas com a utilização do Arco de Maguerez, em alguns momentos foi evidenciado que possíveis efeitos do Contrato Didático poderiam acontecer, mas que o agir do professor, fazendo a intermediação, levando os estudantes a pensarem, questionando-os e dando tempo para que realizassem as suas tarefas, foi determinante para a fuga desses efeitos. Com isso, entendemos que as situações de aprendizagem não são unilaterais, mas que, ao considerar a realidade e a ação comunicativa no trabalho com a resolução de problemas, ficando em evidência as funções do professor e do estudante por meio das negociações e renegociações do Contrato Didático, a aprendizagem pode se transformar em autônoma e espontânea. Logo, o desenvolvimento desta pesquisa contribuiu para o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem (pensamento crítico, criatividade, colaboração e comunicação), habilidades de alfabetização (informacional) e habilidades para a vida (flexibilidade, liderança, inciativa e produtividade).
-
Mostrar Abstract
-
This work aimed to investigate, from the proposition of a type of mathematical task using Problem Solving on Financial Mathematics and the handling of the Maguerez Arc, the negotiations, rules, ruptures and renegotiations of the Didactic Contract, as well as the escape of the perverse effects of the Didactic Contract, and contributions to the construction of new knowledge, based on Communicative Action and Pedagogical Discourse in a class of the 3rd grade of High School. We chose as reference the Theory of Didactic Situations and the notion of Didactic Contract (BROUSSEAU, 1986), the Theory of Communicative Action (HABERMAS, 1988), the Theory of Pedagogical Discourse (BERNSTEIN, 1996), Problem Solving (PROENÇA, 2018). ) and the methodology of problematization with the Arch of Maguerez (BORDENAVE; PEREIRA, 2015). We opted for a qualitative research methodology (LUDKE; ANDRÉ, 2018) through a case study (YIN, 2010), which included the analysis of didactic phenomena in the classroom space, considering the contribution of Communicative Action - the from questions asked by the teacher and students –, from the Pedagogical Discourse, from Problem Solving and from the Arch of Maguerez. As data collection instruments we used participant observation, videography, audio recording, a priori and a posteriori questionnaires and activities contained in the Educational Product originated from this dissertation. In general, we identified that the Didactic Contract negotiations are not enough in the management of knowledge, with ruptures and renegotiations happening so that teaching and learning can take place. As a contributor to the renegotiation of the Didactic Contract, we point out the teacher's mediation, through the types of questions considering the Communicative Action and the ideas of rhythm and sequencing of the Pedagogical Discourse Theory. With regard to problem solving, we point out the contribution of the work with guiding situations that consider reality as a starting point and application in it (Arco de Maguerez), allowing reading, interpretation, analysis, data processing, results and the implications of the numerical results about what is being investigated. However, although the functions and roles of the student and the teacher have become clear in the development of the problem-type task, at times it was evidenced that possible effects of the Didactic Contract could happen, but that the teacher's action, making the intermediation, taking the students to think, questioning them and giving them time to carry out their tasks, was decisive for the escape from these effects. With this, we understand that the learning situations are not unilateral, but that, when considering the reality and the communicative action in the work with the resolution of problems, being in evidence the functions of the teacher and the student through the negotiations and renegotiations of the Contract Didactic, learning can become autonomous and spontaneous. Therefore, we believe that the development of the study contributed to the development of learning skills (critical thinking, creativity, collaboration and communication), literacy skills (informational) and life skills (flexibility, leadership, initiative and productivity).
|
|
6
|
-
SIDNEY LEANDRO DA SILVA VIANA
-
Aprendizagem Baseada em Problemas: uma proposta metodológica para o ensino de Educação Financeira no Ensino Médio por meio de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
-
Orientador : CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
-
Celso Ribeiro Campos
-
GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
Data: 31/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo investigar se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, uma UEPS, pautada na teoria da Aprendizagem Significativa pode contribuir na construção do conceito de investimentos numa turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola em Maceió, no Estado de Alagoas. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa baseada numa abordagem de intervenção, foi elaborada uma UEPS composta por uma sequência didática que apresenta elementos importantes para a ressignificação dos conhecimentos prévios dos estudantes em torno da temática abordada, visando desenvolver, ainda, a criticidade dos estudantes à luz dos pressupostos da Educação Matemática Crítica. Nesse sentido, buscou-se estimular os alunos a construírem e desenvolverem processos argumentativos e reflexivos diante de situações-problema que envolviam escolhas e riscos em relação ao cenário de investimentos, proporcionando um ambiente no qual sejam protagonistas do processo de aprendizagem, a partir do uso da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas, a ABP. A sequência didática proposta apresenta seis blocos de atividades envolvendo os conceitos que compõem a área de investimentos, como os tipos de investimentos, investidor anjo, tomada de decisões, venture capital, riscos, encerrando com atividades que propõem um contato mais prático com os simuladores de investimentos e a construção de um mapa conceitual, principal instrumento de avaliação numa UEPS, além de questionários, que serviram para identificar e caracterizar o perfil e os conhecimentos matemáticos dos estudantes possibilitando, também, a avaliação da UEPS identificando os indícios de alfabetização financeira após as atividades executadas. Para análise dos dados, fezse usoda análise de conteúdo, criando categorias, de modo que pudemos observar que os alunos apresentam lacunas de interpretação de texto que dificulta o processo de desenvolvimento da criticidade desses alunos, refletindo, diretamente, na construção dos conceitos de Educação Financeira, em particular, os conceitos de investimentos. Para tanto, os resultados nos blocos de atividades demonstraram uma evolução no que diz respeito à essa interpretação das problemáticas apresentadas, de modo que os alunos conseguiram atribuir novos significados para os conceitos de investidor, riscos e escolhas e investidor anjo, no que precisou ser reforçado ao longo das atividades, até que fossem identificados indícios de uma aprendizagem significativa desses conceitos a partir de elementos como o mapa conceitual. Além disso, cabe destacar que no que se refere à ABP, os alunos rejeitaram algumas etapas, como a de descrição dos problemas e da estratégia para resolver às situações-problemas, de modo que se levanta a hipótese de uma possível modificação nas etapas da ABP. Diante disso, os resultados confirmaram o fato de que a UEPS proposta pode contribuir significativamente na construção do conceito de investimentos no Ensino Médio, ressignificando os conhecimentos prévios dos alunos, além do desenvolvimento da sua criticidade em situações nas quais precisam expor os seus argumentos para justificar determinadas escolhas, bem como coloca a temática investimentos como essencial na abordagem da Educação Financeira no Ensino Médio rompendo com o paradigma de que para investir é necessário um valor alto. Por outro lado, o trabalho com a ABP evidenciou a dificuldade dos alunos de seguirem roteiros para a resolução de problemas, uma vez que algumas etapas da ABP são negligenciadas pelos estudantes, que sugeriram, por sua vez, uma reconstrução da metodologia com etapas reduzidas.
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to investigate how a Potentially Significant Teaching Unit, a UEPS, based on the theory of Meaningful Learning by (MOREIRA, 2010, 2011, 2012) can contribute to the construction of the concept of investments in a 2nd grade class of High School at a private school in Maceió, in the State of Alagoas. For that, through a qualitative research based on intervention, a UEPS was elaborated composed of a didactic sequence that presents important elements for the re-signification of the students' previous knowledge about the addressed theme, aiming to develop, still, the students' criticality to the light of the assumptions of Critical Mathematics Education (SKOVSMOSE, 2001). In this sense, we sought to encourage students to build and develop argumentative and reflective processes in the face of problem situations that involved choices and risks in relation to the investment scenario, providing an environment in which they are protagonists of the learning process, from the use of of the active methodology of Problem-Based Learning, the PBL. The proposed didactic sequence presents six blocks of activities involving the concepts that make up the investment area, such as types of investments, angel investor, decision making, venture capital, risks, ending with activities that propose a more practical contact with the simulators of investments and the construction of a conceptual map, the main assessment tool in a UEPS (MOREIRA, 2012), in addition to two questionnaires, a priori and a posteriori, which served to identify and characterize the profile and mathematical knowledge of students, enabling the assessment of UEPS identifying the financial literacy rates after the activities performed. For data analysis, we used content analysis, creating categories. Therefore, the results showed that the proposed UEPS can significantly contribute to the construction of the concept of investments in High School, giving new meaning to the students' prior knowledge, in addition to the development of their criticality in situations in which they need to expose their arguments to justify certain choices, as well as places the theme investments as essential in the approach of Financial Education in High School, breaking with the paradigm that investing is necessary a high value. On the other hand, the work with the PBL highlighted the students' difficulty in following scripts to solve problems, corroborating what Viana and Lozada (2020) write about the fact that some steps of the PBL are neglected by the students, who suggested , in turn, a reconstruction of the methodology with reduced steps.
|
|
7
|
-
RAIMUNDO ALVES MEDEIROS NETO
-
LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA INFANTIL E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL A PARTIR DA LENDA DO BAOBÁ
-
Orientador : IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
-
JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
-
CRISTIANE SOUSA DA SILVA
-
Data: 28/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A literatura é uma arte que se baseia na sua relação multidisciplinar do uso do texto literário. Com base no uso dessa prática para a aplicabilidade no ensino de ciências, esta pesquisa tem como objeto de estudo a lenda do baobá e as suas potencialidades didáticas para um ensino de ciências antirracista. Diante disso esta proposta visa descrever as potencialidades didáticas da Lenda do Baobá para o Ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. A partir disto elencou-se como objetivos: compreender o sistema de ensino brasileiro estruturado no racismo e sexíssimo e suas manifestações fenomênicas; refletir sobre quais as potencialidades/possibilidades e limites do Ensino de Ciências antirracista na sociedade racista e capitalista e desenvolver proposta de ensino de ciências para as series iniciais do ensino fundamental utilizando a literatura negro-brasileira do encantamento. Portanto, através de uma adaptação literária negro-brasileira infantil desenvolveu-se um produto educacional que aponta possibilidades para um ensino de ciências antirracista, assim como de uma educação reflexiva, pois o conhecimento possivelmente tornará a criança, o jovem e o adulto inadequado a escravidão contemporânea, mesmo que para isso seja necessário ir à luta diariamente.
-
Mostrar Abstract
-
Literature is an art that is based on its multidisciplinary relationship of the use of literary text, based on the use of this practice for applicability in science teaching, this research aims to use a literary work for science classes. We investigated how the application of the Legend of the Baobab occurs for the teaching of science and its nuances for both scientific theory and practice and literary reading. So how to understand, what are the didactic potentialities of the Legend of Baobá for the Teaching of Sciences in the early grades of elementary school. Aiming to understand the metabolism of structured capital in racism and sexism and its phenomenal manifestations in teaching; reflect on the potentialities and limits of the Teaching of Anti-racist Sciences in the capitalist logic and develop proposal of science teaching for the initial series of elementary school using the Black-Brazilian literature of enchantment. Therefore, through a children’s Afro-Brazilian literary adaptation contributing through teaching to think possibilities for anti-racist teaching with a view to thinking about a new society, as well as a reflective education, for knowledge will possibly make the child, the youth and the adult unsuitable for contemporary slavery, even if it is necessary to go to the fight daily
|
|
8
|
-
MARTA MICHELE DE OLIVEIRA LIMA
-
HISTÓRIAS INFANTIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM COM JOGOS ELABORADOS NO POWERPOINT PARA O ENSINO DA ÁGEBRA
-
Orientador : GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
CAROLINA NOZELLA GAMA
-
CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
-
Data: 07/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Desde muito cedo, a criança já está envolvida com o universo da leitura em diversos contextos, sejam eles por cartazes vistos nas ruas, receitas culinárias que suas mães utilizam ou mesmo as histórias infantis que apresentam vários objetivos, tais quais, também podem envolver alguns conceitos matemáticos, porém com o início da pandemia tornou-se difícil o trabalho com tais recursos didáticos, sendo necessário recorrer às ferramentas tecnológicas que pudessem auxiliar no processo de Ensino e Aprendizagem. Desse modo, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias inclusivas, ou seja, de fácil acesso ao professor-estudante, que em sua maioria não dominam o uso de novos softwares, pois sabe-se que tais ferramentas atuais ainda não estão totalmente inseridas no espaço escolar. Neste sentido, o PowerPoint pode ser de fácil acesso para o desenvolvimento de atividades que trazem possibilidades para a continuidade do trabalho pedagógico com os estudantes, pois além de slides, como é bastante utilizado em sala de aula, ele ainda apresenta funções que promovem a criação e construções de jogos educativos. Dessa forma, com a preocupação em promover possibilidades de Ensino e de Aprendizagem Matemática, esta pesquisa tem como problema “quais as contribuições que a utilização de jogos construídos no Power Point, baseados em histórias infantis, que envolvem a álgebra com foco nas sequências, trazem para o Ensino e Aprendizagem de Matemática, a partir da resolução de problemas, no Ciclo de Alfabetização?”. A pesquisa será de cunho qualitativo fundamentada na metodologia da Engenharia Didática, em que os estudantes participarão de atividades envolvendo jogos construídos no PowerPoint. Os sujeitos participantes serão alunos do 3º ano dos Anos Iniciais de uma escola da Rede Municipal de Paranatama-PE. Para obtenção dos dados serão utilizadas atividades diagnósticas (inicial e final). As Unidades Temáticas abordadas serão Números e Álgebra, visto que os conteúdos matemáticos abordados serão as habilidades da Base Nacional Comum Curricular- BNCC que estão relacionadas com o conteúdo de Sequências Figurais e Numéricas presentes no Ciclo de Alfabetização.
-
Mostrar Abstract
-
|
|
9
|
-
ÂNGELA MARIA FERREIRA BELÉM
-
Pensando a epistemologia de Gaston Bachelard a partir de práticas investigativas
-
Orientador : ELTON CASADO FIREMAN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELTON CASADO FIREMAN
-
JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
-
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
-
ROSA MARIA OLIVEIRA TEIXEIRA DE VASCONCELOS
-
Data: 31/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Para Bachelard (2005) o espírito científico se desenvolve por meio de rupturas com o senso comum e com os pré-conceitos do pensamento espontâneo. Essa premissa subjaz a ideia de que o conhecimento não-científico é classificado como intuitivo e desprovido do caráter problemático da ciência. No entendimento de Bachelard (2005) a ciência pautada nesse modelo claro se torna perniciosa para o desenvolvimento do espírito científico, isso porque sendo uma ciência evidente imobiliza a evolução do conhecimento. Acreditamos que trazer essa reflexão de Bachelard para o âmbito didático pode contribuir para práticas que ensinem aos alunos a perceberem a Ciência de maneira problemática, reflexiva, controversa, construtiva e principalmente pautada pela dinâmica retificadora do saber, o que significa que o conhecimento não se constitui por um somatório de ideias, mas pela ruptura de teorias e leis. Para refletir sobre o pensamento de Bachelard na prática docente trouxemos como ponto de partida o ensino de Ciências por investigação, isso porque essa abordagem de ensino não se limita a manipulação de objetos envolvidos em atividades de Ciências. É marca dessa abordagem incentivar os alunos a desenvolver ações que nas palavras de Bachelard (2005, p. 24) podem ser designadas como “[...] dialetizar todas as variáveis experimentais, oferecer enfim à razão razões para evoluir.”. Essas ações no ensino de ciências por investigação podem ser classificadas como: delineamento e testar hipóteses, interpretação, registro e comparação de dados, e ainda, debates, justificativas, argumentações e explicações de ideias. Postas essas questões, destacamos que é objetivo geral desse estudo refletir sobre a epistemologia de Gaston Bachelard e suas possíveis contribuições para o ensino de ciências, a partir do ensino de Ciências por investigação. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa bibliográfica de base qualitativa com a intenção de responder ao seguinte problema de pesquisa: a partir do ensino de Ciências por investigação como é possível pensar em práticas didáticas aproximadas à epistemologia de Bachelard? Como percurso metodológico realizamos leituras em fontes de pesquisas primárias e secundárias das obras de Gaston Bachelard, bem como leituras sobre o ensino de Ciências por investigação. Também recorremos à análise categorial de Bardin (2011) como forma de tratar e organizar dados que demonstrassem possíveis aproximações e distanciamentos do pensamento de Bachelard e o ensino de Ciências por investigação. Com base nos elementos emergidos das categorias é que fizemos análise de conteúdo, o que nos permitiu identificar que há indícios apontando a seguinte questão: o ensino de ciências por investigação possui algumas características que no âmbito didático podem aproximar os postulados de Bachelard às práticas de ensino em ciências. Essa aproximação pode ser verificada a partir da análise de categorias que apontam elementos que se relacionam entre os dois objetos de estudo aqui tratados, sendo alguns deles: o problema como eixo motor da construção do conhecimento; o erro como questão singular para produção do conhecimento científico; a autoridade intelectual como elemento fundante para o desenvolvimento da ciência autêntica.
-
Mostrar Abstract
-
To Bachelard (2005) the scientific spirit develops through ruptures with common sense and with the preconceptions of spontaneous thinking. This premise underlies the idea that non-scientific knowledge is classified as intuitive and devoid of the problematic character of science. In the understanding of Bachelard (2005), the science based on this clear model becomes pernicious for the development of the scientific spirit, this is because being an evident science it immobilizes the evolution of knowledge. We believe that bringing this reflection on Bachelard’s (2005), for the didactic scope can contribute to practices that teach students to perceive science in a problematic way, reflective, controversial, constructive, and mainly guided by the rectifying dynamics of knowledge, which means that knowledge is not constituted by a sum of ideas, but by the rupture of theories and laws. To reflect on Bachelard's thinking in teaching practice, we bring as a starting point the teaching of science by investigation, this is because this teaching approach is not limited to manipulating objects involved in science activities. It is a mark of this approach to encourage students to develop actions that in the words of Bachelard (2005,
p. 24) is designated as “[…] dialetizar todas as variáveis experimentais, oferecer enfim à razão razões para evoluir.”. These actions in science teaching by investigation can be classified as: design and test hypotheses, interpretation, recording and comparison of data, as well as debates, justifications, arguments, and explanations of ideas. Given these questions, we emphasize that the general objective of this study is to reflect on the epistemology of Gaston Bachelard and its possible contributions to the teaching of science, from the teaching of science by investigation. In this sense, we are carrying out qualitative bibliographic research with the intention of answering the following research problem: from the teaching of sciences through investigation, how is it possible to think about didactic practices that are close to Bachelard's epistemology? As a methodological path we are carrying out readings in primary and secondary research sources of the works of Gaston Bachelard, as well as readings on inquiry-based science teaching. From this action, we have been resorting to Bardin's (2011) categorical analysis, as a way of treating and organizing data that demonstrate possible approximations and distances from Bachelard’s thinking and the teaching of science by investigation. Based on the elements that emerged from the categories, we are doing content analysis, which has allowed us to identify that there are indications pointing to the following question: science teaching by investigation has some characteristics that, in the didactic context, can bring Bachelard's postulates closer to science teaching practices. This approximation can be verified from the analysis of categories that point to elements that are related between the two objects of study treated here, some of them being: the problem as a driving force in the construction of knowledge; error as a singular issue to produce scientific knowledge; intellectual authority as a founding element for the development of authentic science.
|
|
10
|
-
DAYANNE MARIA DAMASCENO
-
UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA DO PAPEL DA MULHER NAS CIÊNCIAS: A DAMA DA BOTÂNICA GRAZIELA MACIEL BARROSO
-
Orientador : JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
-
JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
-
MARIA AMELIA MONTEIRO
-
Data: 21/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Representadas através do silêncio e invisibilidade, dentro de um contexto de lutas e desafios, as mulheres foram conquistando seu espaço e se fazendo presentes em ambientes antes ditos masculinos, como no campo da Ciência. E atualmente muito se tem discutido sobre oportunidades profissionais direcionadas para mulheres. Assim, diante de tal fato, perguntamos: - Quais ações podem ser propostas para conscientização, reflexão dos alunos em relação a divulgação do protagonismo feminino na Ciência no contexto educacional? -. Nessa conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender a trajetória de vida da mulher no campo científico e sua contribuição na Ciência Botânica, assim como, valorizar a representatividade feminina e os desafios enfrentados por mulheres cientistas por igualdade, estabelecer discussão sobre gênero, no que se refere à participação feminina na busca construção científica e reconhecer a contribuição da dama da Botânica no campo científico promovendo divulgação científica. Para isso a proposta didática abordada teve como seguimento final o Produto Educacional com o título “Imagética e cronologia como meio de divulgação da contribuição da mulher cientista”, desenvolvida para professores do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, localizada no sertão alagoano. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa capaz de integrar o objetivo da pesquisa, de forma que a questão do significado atue na construção e transformação de estruturas sociais significativas (BARDIN, 1977). Os sujeitos da pesquisa foram professores do Ensino Fundamental II de diferentes áreas de formação e com diferentes períodos de experiencia. Os instrumentos para coleta de dados foram dois elementos, questionário para identificar o conhecimento prévio dos participantes sobre a importância da participação feminina no campo científico e o segundo elemento foi Produto Educacional. Para análise de dados, foi escolhido o método Análise de Conteúdo, que de acordo com Bardin (1977), está organizado em três fases, (i) pré-análise, (ii) codificação e (iii) tratamento dos resultados obtidos/ interpretação. Concluímos que estudos sobre a temática são necessários para ressignificar os contextos, buscando uma educação em Ciências mais plural e dinâmica.
-
Mostrar Abstract
-
Represented through silence and invisibility, within a context of struggles and challenges, women have been conquering their space and making themselves present in environments previously said to be masculine, such as in the field of Science. And nowadays much has been discussed about professional opportunities aimed at women. Thus, in view of this fact, we ask: What actions can be proposed in the classroom to raise students' awareness and reflection in relation to the female role in Science in the educational context? In this context, the present work has the general objective of proposing discussion and interaction in the classroom about female protagonism in Science, problematizing female representation and the challenges faced by female scientists in the search for equality. Based on an activity plan for the Science discipline, which presents a proposal for a Didactic Sequence (DS) for teaching gender equality to Elementary School students, having. Thus, the SD, in addition to promoting dialogic and interactive participation between teacher-student and student-student, helps the student in the practice of a certain textual genre. The research presents a qualitative approach capable of integrating the research objective, so that the question of meaning acts in the construction and transformation of significant social structures. The research subjects will be a 9th grade class, from the morning shift, from the Municipal School of Basic Education Maria Augusta Silva Melo, located in the municipality of Olho d'Água das Flores, Al. The instruments for data collection will be a questionnaire with eight questions to identify the students' prior knowledge about the role of women in Science, and the making of comic strips focused on the trajectory of the scientist Prof. Dr. Graziela Maciel Barroso. The SD presents planned activities in light of the Critical Meaningful Learning Theory (TASC). For data verification, Content Analysis will be used, it is organized in three phases, (i) pre-analysis, (ii) codification and (iii) treatment of the obtained results/interpretation. From this perspective, it is believed that students learn better when they are involved with relevant concepts that help them connect with the content they are studying.
|
|
11
|
-
PAULO HENRIQUE FIRMINO DA SILVA
-
REALIDADE AUMENTADA NA PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DE GAMIFICAÇÃO PARA O APRENDIZADO DE VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
-
Orientador : CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
-
HILDA HELENA SOVIERZOSKI
-
SÓNIA MATILDE PINTO CORREIA MARTINS
-
Data: 21/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A representação dos sólidos geométricos no espaço tridimensional é uma tarefa que gera dificuldades no professor que precisa fazê-la e muito mais no estudante que precisa visualizá-los, muitas das vezes considerando possuir dificuldades relacionadas à abstração e ao sentido de dimensionalidade, e que comumente ocorre no quadro branco ou por meio de recursos que não favorecem essa visualização. Desta forma, o presente trabalho buscou responder a seguinte questão: De que modo o uso do aplicativo VolumAR, na perspectiva da metodologia de Gamificação, pode contribuir para o aprendizado de volume de Sólidos Geométricos (Cubo, Paralelepípedo, Cone, Pirâmide, Cilindro e Esfera)? Para isso, elencamos como objetivo geral compreender de que modo o uso do aplicativo VolumAR, na perspectiva da metodologia de Gamificação, pode contribuir para o aprendizado de volume de Sólidos Geométricos. Como objetivos específicos buscamos identificar quais as perspectivas e limitações do uso do aplicativo VolumAR na perspectiva da Gamificação para o aprendizado do volume dos Sólidos Geométricos; verificar como a utilização do aplicativo VolumAR colaborou na resolução dos problemas com volume dos Sólidos Geométricos; e avaliar as percepções dos participantes da pesquisa acerca da experiência do uso do aplicativo VolumAR na perspectiva da metodologia de Gamificação para o aprendizado do volume dos sólidos geométricos. A pesquisa desenvolvida foi do tipo qualitativa, com abordagem da pesquisa intervenção e foi realizada em uma turma de 3ª série do ensino médio, composta por 26 estudantes, com idade variando entre 17 e 19 anos, pertencentes a Escola Estadual Padre Antônio Duarte, localizada na cidade de Olho d’Água das Flores – AL. Para coleta de dados, utilizamos como instrumentos o aplicativo VolumAR, a entrevista semiestruturada, observações, diário de campo e registro fotográfico, de áudio e vídeo, que foram analisados tomando como referência o que propõe a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A análise de dados foi dividida em 03 categorias de análise por meio de: Caracterização tecnológica dos participantes; Análise da RA e Gamificação como recursos para aprendizagem do volume de Sólidos Geométricos; e Contribuições do aplicativo VolumAR. Tomando como base os resultados e as constatações estabelecidas, foi possível afirmar que o estudo em questão atingiu os objetivos traçados e que atribui muita colaboração para a área da Educação Matemática, pois engloba um cenário cheio de possibilidades para aprendizagem do volume dos sólidos geométricos, atrelando o uso de tecnologia e metodologia modernas, não recentes, mas capazes de engajar e despertar curiosidade nos estudantes.
-
Mostrar Abstract
-
The representation of geometric solids in three-dimensional space is a task that generates difficulties for the teacher who needs to do it and much more for the student who needs to visualize them, often considering having difficulties related to abstraction and the sense of dimensionality, and which commonly occurs on the whiteboard or through resources that do not favor this visualization. In this way, the present work sought to answer the following question: How the use of the VolumAR application, from the perspective of the Gamification methodology, can contribute to the learning of volume of Geometric Solids (Cube, Parallelepiped, Cone, Pyramid, Cylinder and Sphere )? For this, we have listed as a general objective to understand how the use of the VolumAR application, from the perspective of the Gamification methodology, can contribute to the learning of the volume of Geometric Solids. As specific objectives, we seek to identify the perspectives and limitations of using the VolumAR application from the perspective of Gamification for learning the volume of Geometric Solids; to verify how the use of the VolumAR application collaborated in the resolution of problems with the volume of Geometric Solids; and to evaluate the perceptions of the research participants about the experience of using the VolumAR application from the perspective of the Gamification methodology for learning the volume of geometric solids. The research developed was of a qualitative type, with an intervention research approach and was carried out in a 3rd grade high school class, composed of 26 students, aged between 17 and 19 years old, belonging to the Padre Antônio Duarte State School, located in city of Olho d'Água das Flores – AL. For data collection, we used the VolumAR application, the semi-structured interview, observations, field diary and photographic, audio and video recordings as instruments, which were analyzed taking as a reference what the content analysis proposed by Bardin (2016) proposes. Data analysis was divided into 03 categories of analysis through: Technological characterization of the participants; AR analysis and Gamification as resources for learning the volume of Geometric Solids; and Contributions from the VolumAR app. Based on the results and established findings, it was possible to state that the study in question reached the objectives outlined and that it attributes a lot of collaboration to the area of Mathematics Education, since it encompasses a scenario full of possibilities for learning the volume of geometric solids, linking the use of modern technology and methodology, not recent, but capable of engaging and arousing curiosity in students.
|
|
12
|
-
ANGÉLICA FERREIRA CRAVO
-
PRÁTICAS DECLARADAS ACERCA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE COVID-19
-
Orientador : CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
-
GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
KLINGER TEODORO CIRÍACO
-
Data: 26/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação versa analisar as práticas declaradas acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) de uma professora dos anos iniciais nas aulas de Matemática em tempos de Covid-19, a partir das experiências vivenciadas por meio de atividades não presenciais. Para tanto, partimos do questionamento: De que modo, as práticas declaradas acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) de uma professora dos anos iniciais nas aulas de Matemática em tempos de Covid-19, a partir das experiências vivenciadas por meio de atividades não presenciais, contribuiu para a produção de conhecimentos matemáticos? Nesse sentido, buscamos ecoar a voz da professora que ensina Matemática em sua vivência com as TDIC na modalidade dos anos iniciais. Especificamente, pretendeu-se: compreender as práticas de uma professora dos anos iniciais acerca das TDIC como artefatos potentes para o fazer pedagógico; identificar quais TDIC a professora dos anos iniciais utilizou nas aulas de Matemática, no contexto da pandemia do Covid-19; e averiguar a trajetória formativa referente ao ensino de Matemática e com o uso das TDIC para integração em suas aulas. Em termos metodológicos, a investigação constitui-se de natureza qualitativa baseada na abordagem netnográfica, ou seja, adaptando os procedimentos da etnografia, com comunidade online extraindo os dados de registro das memórias, experiências e vivências docentes que inauguram um lugar acerca de um cenário adverso da educação, junto com o ensino da Matemática e as TDIC que resultam em vestígios e indícios para se refletir as práticas declaradas como produção de conhecimentos experienciais, formativos e matemáticos. Para constituição do corpus utilizou uma entrevista estruturada, buscando enfatizar as práticas da professora dos anos iniciais que faz parte de uma escola municipal da cidade de Rio Largo em Alagoas. Para análise dos dados, apoiamo-nos na Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016). Constatou-se que para práticas de Matemática e a utilização das TDIC no contexto do ensino remoto, necessitou de reorganização e diagnósticos da realidade socioeconômica dos alunos tornando os artefatos potentes para o fazer pedagógico. Entre as reorganizações, o uso das TDIC se tornou parte integrante das práticas dos professores. Destacou-se entre as TDIC o uso do aplicativo do WhatsApp por ser acessível na relação professor, famílias e estudantes.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to analyze the stated practices about the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) of a teacher of the initial years in Mathematics classes in times of Covid-19, from the experiences lived through non-face-to-face activities. To this end, we start from the question: In what way, the declared practices about the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) of a teacher of the initial years in the classes of Mathematics classes in times of Covid-19, from the experiences lived through non-face-to-face activities, contributed to the production of mathematical knowledge? In this sense, we seek to echo the voice of the teacher who teaches Mathematics in her experience with the TDIC in the modality of the initial years. Specifically, it was intended: to understand the practices of a teacher of the early years about the DIDs as powerful artifacts for the pedagogical process ; identify which TDIC the early years teacher used in math classes in the context of the Covid-19 pandemic; and to ascertain the formative trajectory related to the teaching of Mathematics and with the use of TDIC for integration in their classes. In methodological terms, the research is of a qualitative nature based on the netnographic approach, that is, adapting the procedures of ethnography, with online community extracting the registration data of memories, experiences and teacher experiences that inaugurate a place about an adverse scenario of education, along with the teaching of Mathematics and the TDIC that result in traces and clues to reflect the practices declared as production of experiential, formative and mathematical knowledge. To constitute the corpus, a structured interview was used, seeking to emphasize the teacher's practices of the early years that is part of a municipal school in the city of Rio Largo in Alagoas. For data analysis, we rely on Bardin's Content Analysis (CA) (2016). It was found that for Mathematics practices and the use of TDIC in the context of remote teaching, it required reorganization and diagnoses of the socioeconomic reality of the students, making the artifacts powerful for the pedagogical practice. Among the reorganizations, the use of DIDs became an integral part of teachers' practices. Among the TDICs, the use of the WhatsApp application stood out because it is accessible in the teacher, families and students relationship.
|
|
13
|
-
EWELLYN AMANCIO ARAUJO BARBOSA
-
A argumentação nas aulas sobre probabilidade do 5º ano do ensino fundamental: uma proposta de investigação matemática
-
Orientador : CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
-
ELTON CASADO FIREMAN
-
MÁRCIO PIRONEL
-
Data: 27/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera a argumentação essencial no processo de aprendizagem, colocando-a como uma das competências gerais a ser desenvolvida ao longo da Educação Básica. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar quais as contribuições que o processo argumentativo nas aulas de Probabilidade no 5° ano do Ensino Fundamental poderá trazer para o desenvolvimento do pensamento probabilístico. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa caracterizada por uma intervenção, na qual foi elaborada uma trilha de aprendizagem com tarefas e jogos, numa perspectiva de investigação matemática (PONTE, 2003, 2005), envolvendo conceitos de probabilidade, sendo aplicada para a turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Maceió (AL). Fundamentando-se nos padrões discursivos como o I-R-F (Iniciação-Resposta-Feedback) e o I-R-A (Iniciação-Resposta-Avaliação) e nos modelos de argumentação propostos por Toumin (1958) e Kosko (2018), pudemos analisar as interações discursivas dos alunos durante a realização das tarefas. Desse modo, consideramos como instrumento de análise dos dados, os construtos teóricos de Bardin (2011) acerca da análise de conteúdo e de Caregnato e Mutti (2006) sobre a análise de discurso. Os resultados demonstraram que o grupo pesquisado não possui o hábito de argumentar nas aulas de Matemática, visto que o ensino é centrado na resolução de exercícios e problemas com a finalidade de obter uma resposta numérica sem discuti-la, o que priva os alunos da possibilidade de argumentação e exposição do raciocínio, seja de modo oral ou escrito. Porém, foi constatado que ao utilizar as estratégias de investigação matemática para a aprendizagem dos conceitos de probabilidade, com questionamentos que possibilitam a argumentação e a quebra da tríade I-R-F e I-R-A, os alunos conseguiram fundamentar e organizar ideias que outrora não eram capazes de expor. Ademais, o grupo pesquisado apresentou resistência para o desenvolvimento da argumentação escrita, certamente decorrente da ausência da produção de textos nas aulas de Matemática, bem como da preponderância dada pelas mídias sociais aos aspectos visuais e orais, nos quais, frases curtas com palavras abreviadas, tornam o vocabulário dos alunos mais reduzido, o que não permite a construção de conjecturas e estruturas de justificação mais robusta. Por fim, também identificamos padrões discursivos que fogem da interação triádica (I-R-F e I-R-A), proporcionando que sejam desencadeadas argumentações mais consistentes, que vão além da pura opinião, mas que são pautadas na criticidade, defesa, refutação, hipóteses e garantia do que está sendo dito ou escrito, sendo que ficou demonstrado que o grupo pesquisado conseguiu evoluir em relação ao domínio dos conceitos de probabilidade, concluindo-se que a trilha de aprendizagem contribuiu significativamente nesse processo, recomendando-se que os professores estimulem as interações discursivas durante as aulas de Matemática para que a argumentação passe a integrar o processo ensino-aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
The National Curricular Common Base (BNCC) considers argumentation essential in the learning process, placing it as one of the general competences to be developed throughout Basic Education. In this sense, the present research aims to analyze what contributions the argumentative process in Probability classes in the 5th year of Elementary School can bring to the development of probabilistic thinking. Therefore, we carried out a qualitative research characterized by an intervention, in which a learning path with tasks and games was elaborated, in a mathematical investigation perspective (PONTE, 2003, 2005), involving concepts of probability, being applied to the 5th grade class. year of Elementary School at a private school in Maceió (AL). Based on discursive patterns such as the I-R-F (Initiation-Response-Feedback) and the I-R-A (Initiation-Response-Assessment) and on the argumentation models proposed by Toumin (1958) and Kosko (2018), we were able to analyze the discursive interactions of students while performing the tasks. Thus, we consider the theoretical constructs of Bardin (2011) on content analysis and of Caregnato and Mutti (2006) on discourse analysis as a data analysis instrument. The results showed that the researched group does not have the habit of arguing in Mathematics classes, since teaching is centered on solving exercises and problems in order to obtain a numerical answer without discussing it, which deprives students of the possibility of argumentation and exposition of reasoning, either orally or in writing. However, it was found that by using mathematical investigation strategies for learning the concepts of probability, with questions that allow for the argumentation and breaking of the I-R-F and I-R-A triad, students were able to substantiate and organize ideas that they were not able to expose before. In addition, the researched group showed resistance to the development of written arguments, certainly due to the absence of text production in Mathematics classes, as well as the preponderance given by social media to visual and oral aspects, in which short sentences with abbreviated words, make students' vocabulary smaller, which does not allow for the construction of conjectures and more robust justification structures. Finally, we also identify discursive patterns that escape triadic interaction (I-R-F and I-R-A), allowing for more consistent arguments to be triggered, which go beyond pure opinion, but which are based on criticality, defense, refutation, hypotheses and guarantee of what is being said or written, and it was demonstrated that the researched group managed to evolve in relation to the domain of the concepts of probability, concluding that the learning path contributed significantly in this process, recommending that teachers stimulate discursive interactions during classes of Mathematics so that argumentation becomes part of the teaching-learning process.
|
|
14
|
-
ANA PATRÍCIA GOMES OLIVEIRA SAMPAIO
-
UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS LÚDICOS SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS E DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
-
Orientador : GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
-
GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
MÁRCIO PIRONEL
-
Data: 27/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A tecnologia acompanha a evolução humana à medida do surgimento das demandas de sociedades contemporâneas e está cada vez mais inserida em todos os campos da sociedade, não poderia ser diferente no âmbito educacional. Os alunos atuais cresceram rodeados por tecnologia e esperam encontrá-la em todos os contextos que o cercam. Dentre tantas tecnologias, os jogos digitais são uma das que mais atraem públicos de variadas faixas etárias, configurando-se como um instrumento pedagógico em potencial, devido ao seu caráter lúdico e motivador. A utilização de um jogo digital, pautado numa situação didática desenvolvida adequadamente pelo educador, representa uma nova maneira de superar os obstáculos gerados pelo ensino de Matemática desvinculado do contexto sociocultural dos estudantes. O presente estudo tem por objetivo investigar, sob a ótica da Teoria Das Situações Didáticas e da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas, de que maneira os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (re)significam seus saberes sistematizados durante o processo de resolução e elaboração de problemas, a partir da proposição de uma Sequência Didática e da utilização de um jogo digital lúdico. Além disso, a pesquisa tem como objetivos específicos norteadores: evidenciar as contribuições dos jogos digitais lúdicos e suas implicações como estratégia pedagógica para o ensino de Matemática; delinear as relações entre jogos digitais lúdicos, Teoria das Situações Didáticas e Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação Através de Resolução de Problemas para o ensino da Matemática; compreender de que modo os alunos do 5º ano dos anos iniciais (re)significam seus saberes sistematizados na utilização dos jogos digitais lúdicos para o ensino da Matemática; propor uma sequência didática fundamentada na Teoria das Situações Didáticas e na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação Através da Resolução de Problemas para utilização dos jogos digitais lúdicos no ensino de Matemática. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa será qualitativa, ancorada na pesquisa-aplicação. Durante a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários a priori e a posteriori, observação sistemática, gravações de áudios e as atividades contidas em uma sequência didática, produto técnico tecnológico originado desta dissertação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são 27 alunos matriculados em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular localizada no município de Rio Largo/AL. Mediante as observações registradas, questionários, gravações de áudios e tarefas realizadas, foi efetivada a análise dos dados fundamentada na análise de conteúdo proposta por Bardin. Baseamo-nos em categorias de análise estabelecidas a partir da interseção entre as fases da situação didática e as etapas da Resolução de Problemas, de modo a analisar os conhecimentos mobilizados pelos alunos ao lidar com as situações-problema. Diante das análises, consideramos que a partir da proposição da Sequência Didática, que utilizou um jogo digital lúdico como recurso pedagógico, alicerçada nos princípios da Teoria das Situações Didáticas, os alunos (re)significaram seus saberes sistematizados no desenvolvimento das etapas da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação Através da Resolução de Problemas, considerando que tiveram êxito nas soluções dos problemas, por meio da mobilização dos seus saberes sistematizados, mas conseguiram (re)significá-los a partir da compreensão dos conteúdos matemáticos introduzidos nas aulas.
-
Mostrar Abstract
-
|
|
15
|
-
BIÂNCA LUIZ DOS SANTOS COSTA
-
O ENSINO DE QUÍMICA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO ENVOLVENDO A PROPRIEDADE DOS MATERIAIS
-
Orientador : ELTON CASADO FIREMAN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELTON CASADO FIREMAN
-
WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
-
EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL
-
Data: 10/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Ao tratarmos sobre o Ensino de Ciências com caráter investigativo, partimos da ideia de um Ensino de Ciências que ofereça ao aluno condições e encaminhamentos que proporcione a interação deste com os conhecimentos científicos, para que a partir dessa abordagem do campo de investigação, seja possível a construção desse campo cientifico, considerando as interações com o mundo e suas transformações, elemento de grande interesse para área do Ensino de Ciências. Ao pensarmos no planejamento das aulas de Ciências é importante refletirmos no objetivo maior que é a promoção da Alfabetização Cientifica dos estudantes. Desse modo, a investigação consistiu na elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), intitulada “Invenções Para Todos os Lados: Objetos e Materiais”, desenvolvida para uma turma de 2º ano do Fundamental da rede municipal de Igaci-AL. O objetivo se constitui em Analisar aspectos do Ensino de Química nas orientações curriculares para os anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma SEI para promoção da AC. No sentido de conduzir a pesquisa, partiu-se da seguinte problemática: Como identificamos e evidenciamos aspectos do Ensino de Química nas orientações curriculares para os anos iniciais do ensino fundamental, a partir de uma SEI para promoção da AC? Desse modo, por meio da abordagem qualitativa, foram trazidos os pressupostos metodológicos que direcionavam para pesquisa de aplicação. Sendo o desenvolvimento dessa sequência didática o elemento principal da coleta de dados. Os dados serão avaliados considerando-se os Indicadores de Alfabetização Científica: Articular ideias; Investigar; Argumentar; Ler em Ciências; Escrever em Ciências; Problematizar; Criar; Atuar, Pizarro (2014). Podemos inferir a partir dos resultados obtidos que a utilização na Literatura infantil como recurso pedagógico no ensino, promove a inclusão dos estudantes na cultura cientifica. A intenção de se utilizar um episódio da obra de Monteiro Lobato “História das Invenções”, se deu pelo contexto em que é apresentado ao público, com a finalidade de expressar e apresentar a relevância da evolução de alguns objetos ao longo do tempo, por meio desse recurso pedagógico. Essa temática é pontuada pela Base Nacional Comum Curricular (2017) por meio da componente curricular ciências da natureza, onde é contemplada a unidade temática: Matéria e Energia. É possível observar que, algumas das habilidades pontuadas para essa área, estão diretamente relacionadas a conteúdos de Química que encontram-se embutidos dentro dos objetos de conhecimento dessa ciência e estão diretamente ligados a propriedades e usos dos materiais, sendo possível pontuar vestígios do Conhecimento Químico que podem ser apresentados desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
-
Mostrar Abstract
-
When dealing with the Teaching of Sciences with an investigative character, we start from the idea of a Teaching of Sciences that offers the student conditions and referrals that provide his interaction with scientific knowledge, so that from this approach of the field of investigation, it is possible to construction of this scientific field, considering the interactions with the world and its transformations, an element of great interest for the area of Science Teaching. When thinking about the planning of Science classes, it is important to reflect on the greater objective, which is the promotion of Scientific Literacy among students. In this way, the investigation consisted in the elaboration of an Investigative Teaching Sequence (SEI), entitled “Inventions for All Sides “Objects and Materials”, developed for a group of 2nd year of Fundamental of the municipal network of Igaci-AL. The objective is to analyze the contributions of an investigative teaching sequence, involving the ownership of materials, for the promotion of Scientific Literacy among students in the 2nd year of elementary school. In order to conduct the research, the starting point was the following problem: What are the contributions of an investigative teaching sequence, involving the ownership of materials, for the promotion of Scientific Literacy of students in the 2nd year of elementary school? Thus, through the qualitative approach, the methodological assumptions that directed to application research were brought. The development of this didactic sequence being the main element of data collection. The data will be evaluated considering the Scientific Literacy Indicators: Articulate ideas; Investigate; To argue; Read in Science; Writing in Science; Problematize; To create; Acting, Pizarro (2014). We can infer from the results obtained that the use of Children's Literature as a pedagogical resource in teaching promotes the inclusion of students in scientific culture. The intention of using an episode of Monteiro Lobato's work "History of Inventions" was due to the context in which it is presented to the public, with the purpose of expressing and presenting the relevance of the evolution of some objects over time, through of this pedagogical resource. This theme is punctuated by the National Common Curricular Base (2017) through the curricular component of natural sciences, which includes the thematic unit: Matter and Energy. It is possible to observe that some of the skills scored for this area are directly related to Chemistry contents that are embedded within the objects of knowledge of this science and are directly linked to properties and uses of materials, making it possible to score vestiges of Chemical Knowledge that can be presented from the Early Years of elementary school.
|
|
16
|
-
NICKSON DEYVIS DA SILVA CORREIA
-
A ETNOMATEMÁTICA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: possíveis contribuições na aprendizagem de Matemática e cultura afro-brasileira dos estudantes da Educação Básica
-
Orientador : VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIA DE OLIVEIRA LOZADA
-
MÔNICA DE CÁSSIA SIQUEIRA
-
VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
-
Data: 16/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Partindo do problema norteador De que modo a inserção da Etnomatemática, oriunda de elementos presentes nas manifestações culturais afro-brasileiras, em aulas de Matemática, contribui na aprendizagem de Matemática e Cultura Afro-brasileira dos estudantes da Educação Básica?, esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem como objetivos: 1) Compreender qual(is) a(s) concepção(ões) os estudantes da Educação Básica têm a respeito da Cultura Afro-brasileira e de que modo visualizam a Matemática exposta a eles; 2) Identificar possível Etnomatemática existente em elementos presentes nas manifestações culturais afro-brasileiras; 3) Desenvolver materiais didáticos que possibilitem levar a Etnomatemática existente em elementos presentes nas manifestações culturais afro- brasileiras aos estudantes da Educação Básica; 4) Organizar os materiais didáticos elaborados e seus roteiros de aplicação em um livro a ser disponibilizado on-line, sendo este o produto educacional proveniente da pesquisa. Para atender a tais objetivos e responder o problema norteador, esta pesquisa, do tipo qualitativa, de abordagem interventiva, teve como lócus uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado de Alagoas, com a participação de estudantes da 1a série do Ensino Médio e cidadãos praticantes da Cultura Afro-brasileira. Por ser uma pesquisa de abordagem interventiva é composta por pré-teste, intervenção e pós-teste. O pré-teste é composto por um diagnóstico inicial e uma roda de conversa aplicado aos estudantes participantes com o intuito de atingir o objetivo 1). Por meio dos resultados do pré-teste, partimos para a coleta de dados, por entrevistas semiestruturadas, com os cidadãos praticantes da Cultura Afro-brasileira participantes da pesquisa com o intuito de atingir o objetivo 2). Por meio dos resultados das entrevistas, desenvolvemos três materiais didáticos que contemplam o objetivo 3) e aplicamos aos estudantes participantes, sendo essa a parte da intervenção da pesquisa. As atividades abordam a Etnomatemática das tranças afros e moda afro-brasileira. Após a intervenção, aplicamos o pós-teste, composto por questionamentos e itens subjetivos a serem preenchidos pelos estudantes. Por meio da comparação do pós-teste com o pré-teste, podemos concluir que os estudantes, participantes dessa pesquisa, desenvolveram em si o interesse em aprender e estudar Matemática, visualizando-a como uma disciplina criativa, viva, dinâmica. No que se refere à aprendizagem de Matemática, os estudantes ampliaram a compreensão da existência e aplicação da Matemática no cotidiano, principalmente em aspectos da Cultura Afro-brasileira. Na aprendizagem da Cultura Afro-brasileira, os estudantes que inicialmente não conseguiam citar manifestações culturais afro-brasileiras existentes, aprenderam não só sobre as tranças afros e moda afro-brasileira, como também aprenderam um pouco sobre a história e os significados da Cultura Afro-brasileira, e tipos de músicas, danças e comidas consideradas afro-brasileiras. Em relação às duas manifestações culturais afro-brasileiras trabalhadas com mais intensidade na intervenção, os estudantes aprenderam breves aspectos históricos, alguns tipos de tranças, roupas, acessórios e algumas relações com a Matemática exposta na sala de aula. Sobre a Etnomatemática das tranças afros e da moda afro-brasileira, os estudantes aprenderam e/ou aprimoraram suas técnicas de trançar, a classificar uma peça de roupa quanto a sua estampa e passaram a reconhecer que estes saberes oriundos da Cultura Afro-brasileira são Etnomatemática e, por tanto, utilizam e permitem utilizar a Matemática exposta em sala de aula. Diante disso, esperamos que esta pesquisa inspire a outros professores e pesquisadores a olharem com mais apreço, pesquisando sobre a Cultura Afro-brasileira e trabalhando com seus estudantes da Educação Básica, enfatizando que há costumes e tradições comumente realizados por eles que são oriundas do povo africano e, consequentemente, da Cultura Afro-brasileira. Reconhecemos que realizar trabalhos e pesquisa como essa aqui descrita é uma forma de combater preconceitos que foram historicamente construídos e de reconhecer o povo negro e a Cultura Afro-brasileira como algo valioso a ser considerado, ovacionado, destacado e motivo de orgulho.
-
Mostrar Abstract
-
Starting from the guiding problem How does the insertion of Ethnomathematics, arising from elements present in Afro-Brazilian cultural manifestations, in Mathematics classes, contribute to the learning of Mathematics and Afro-Brazilian Culture of Basic Education students?, this research, developed in the Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) of Universidade Federal de Alagoas (Ufal), aims to: 1) Understand which conception(s) Basic Education students have regarding Afro-Brazilian Culture and how they visualize the Mathematics exposed to them; 2) Identify possible existing Ethnomathematics in elements present in Afro-Brazilian cultural manifestations; 3) Develop didactic materials that make it possible to bring Ethnomathematics existing in elements present in Afro-Brazilian cultural manifestations to Basic Education students; 4) Organize the prepared teaching materials and their application scripts in a book to be made available online, which is the educational product resulting from the research. To meet these objectives and respond to the guiding problem, this research, of the qualitative type, with an interventional approach, had as its locus a school of the Public Education Network of the State of Alagoas, with the participation of 1st grade high school students and citizens practitioners of Afro-Brazilian culture. Because it is an interventional research, it is composed of pre-test, intervention and post-test. The pre-test consists of an initial diagnosis and a conversation wheel applied to participating students to achieve objective 1). Through the results of the pre-test, we set out to collect data, through semi-structured interviews, with citizens who practice Afro-Brazilian Culture who participated in the research to achieve objective 2). Through the results of the interviews, we developed three didactic materials that contemplate the objective 3) and applied to the participating students, being this part of the research intervention. The activities address the Ethnomathematics of Afro braids and Afro-Brazilian fashion. After the intervention, we applied the post-test, consisting of questions and subjective items to be completed by the students. By comparing the post-test with the pre-test, we can conclude that the students participating in this research developed an interest in learning and studying Mathematics, viewing it as a creative, living, dynamic discipline. About learning Mathematics, students expanded their understanding of the existence and application of Mathematics in everyday life, mainly in aspects of Afro-Brazilian Culture. In learning Afro-Brazilian Culture, students who initially could not name existing Afro-Brazilian cultural manifestations, learned not only about Afro braids and Afro-Brazilian fashion, but also learned a little about the history and meanings of Afro-Brazilian Culture. Brazilian culture, and types of music, dance and food considered Afro-Brazilian. Regarding the two Afro-Brazilian cultural manifestations worked with more intensity in the intervention, the students learned brief historical aspects, some types of braids, clothes, accessories, and some relationships with Mathematics exposed in the classroom. About the Ethnomathematics of Afro braids and Afro-Brazilian fashion, the students learned and/or improved their braiding techniques, to classify a piece of clothing according to its pattern and began to recognize that this knowledge derived from Afro-Brazilian Culture is Ethnomathematics and, therefore, use and allow the use of Mathematics exposed in the classroom. In view of this, we hope that this research will inspire other teachers and researchers to look more appreciatively at researching Afro-Brazilian Culture and working with their Basic Education students, emphasizing that there are customs and traditions commonly performed by them that come from the people African and, consequently, of the Afro-Brazilian Culture. We recognize that carrying out work and research like the one described here is a way of combating prejudices that were historically constructed and of recognizing black people and Afro-Brazilian Culture as something valuable to be considered, applauded, highlighted and a source of pride.
|
|
17
|
-
JACIARA DE ABREU SANTOS
-
ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
UMA ANÁLISE DOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
-
Orientador : ELTON CASADO FIREMAN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELTON CASADO FIREMAN
-
MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
-
ODALEA FEITOSA VIDAL
-
Data: 16/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Levando em consideração o problema de pesquisa: de que forma os indicadores podem vir a ser desenvolvidos na Educação Infantil, colaborando para a alfabetização científica, a partir do tema Água? É dito que o Ensino de Ciências permite a percepção dos fenômenos e suas implicações na vida humana, e no seu entorno, tais percepções são desenvolvidas a partir da propriedade investigativa, gerando capacidade argumentativa nos sujeitos e constante busca por respostas, pois, a Ciência é viva e se faz da constante necessidade pelo saber. Posto em currículo desde a Educação Infantil cria possibilidades de a criança ter compreensão dos fenômenos que são presentes no dia a dia, dando explicações reais e não mágicas, construindo bases para o pensamento abstrato, a partir da interação e da oralidade/argumentação. Nesse sentido, essa pesquisa desenvolve-se no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, junto a Universidade Federal de Alagoas, dentro da linha de pesquisa Saberes e Práticas Docentes e tem como objetivos, investigar a construção de experiências que levam em consideração a perspectiva da Alfabetização Científica e o desenvolvimento de seus indicadores, junto aos objetivos de aprendizagens da BNCC, assim como os eixos norteadores e os direitos de aprendizagens das crianças pequenas. Assim faz-se necessário analisar os documentos oficiais em uma linha histórica a fim de perceber o Ensino de Ciências na Educação Infantil, correlacionar alfabetização científica e/na Educação Infantil a partir de olhares da área, desenvolver uma proposta metodológica para construção de experiências com tema Água na Educação Infantil, levando em consideração a Alfabetização Científica, os objetivos de aprendizagens da BNCC, assim como os eixos norteadores e os direitos de aprendizagens dentro do Grupo Etário Crianças Pequenas, observando a construção de Indicadores de Alfabetização científica e aplicar uma sequência de atividades em uma perspectiva investigativa para auxiliar nas experiências sobre o tema Água na Educação Infantil. A pesquisa é configurada de base qualitativa, usando a pesquisa-aplicação como técnica e como instrumentos de coletas, fotos, vídeos, áudios e diário de formação. Como aportes teóricos, usaram-se alguns documentos oficiais, alguns que ocupam o plano histórico, como o Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI), e aqueles em vigência, como as Diretrizes Nacionais Para a Educação Infantil (DCNEI), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, entre outros. Como base de pensar o Ensino de Ciências, temos Chassot (2002) Carvalho (2002, 2009, 2012, 2015, 2017), Sasseron (2008), Pizarro (2014), entre outros que colaboraram para perceber como se constrói o conhecimento de Ciências junto a Criança Pequena/estudante tomando como tema a água e fazendo jus a elementos metodológicos que sustentem experiências investigativas colaborativas para o desenvolvimento da curiosidade, das descobertas e argumentação e consequentemente a Alfabetização Científica ou alguns indicadores da sua construção na Educação Infantil, como os de trato argumentativos e de leitura e escrita em Ciências, uma vez que podem ser desenvolvidas de formas diferentes das convencionais, a partir das interações verbais, leituras das imagens e desenhos explicativos.
-
Mostrar Abstract
-
Science Teaching allows the perception of phenomena and their implications in human life, and in its surroundings, such perceptions are developed from the investigative property, generating argumentative capacity in the subjects and constant search for answers, because Science is alive and is done of the constant need for knowledge. Put in the curriculum since Kindergarten, it creates possibilities for the child to understand the phenomena that are present in everyday life, giving real and not magical explanations, building bases for abstract thinking, based on interaction and orality/argumentation. In this sense, this research aims to develop a methodological proposal for the construction of experiences with the theme Water in Early Childhood Education, taking into account the perspective of Scientific Literacy, the learning objectives of the BNCC, as well as the guiding axes and the rights of learning within the Young Children Age Group, in an Early Childhood Education class composed of 16 children, in the Sertão of Alagoas. Thus, it was necessary to weave a small theoretical dialogue about Early Childhood Education historically and analyze official documents in a historical line in order to perceive Science Teaching in Early Childhood Education in this timeline in official documents, to theorize about scientific literacy and/in Education Kindergarten and apply a didactic sequence to help with experiences on the topic of Water in Early Childhood Education, in order to analyze how/whether young children build Scientific Literacy indicators. The present research is based on a qualitative basis, using research-application as a technique and as collection instruments, photos, videos, audios and logbook. As theoretical contributions, some official documents were used, some that occupy the historical level, such as the Curricular Reference for Early Childhood Education (RCNEI), and those in force, such as the National Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), the Law of Education Guidelines and Bases (LDB) and the National Common Curricular Base (BNCC), among others. As a basis for thinking about Science Teaching, we have Chassot (2002) Carvalho (2002, 2009, 2012, 2015, 2017), Sasseron (2008), Pizarro (2014), among others who collaborated to understand how science knowledge is built with the Small Child/student, taking water as a theme and doing justice to methodological elements that support collaborative investigative experiences for the development of curiosity, discoveries and argumentation and consequently Scientific Literacy or some indicators of its construction in Early Childhood Education, such as the of argumentative dealings and reading and writing in Science, since they can be developed in ways that are different from conventional ones, based on verbal interactions, image readings and explanatory drawings.
|
|
18
|
-
JACQUELINE LIMA DA SILVA
-
Integração Curricular no ensino de Ciências e Matemática: transformações químicas no 6o ano do Ensino Fundamental
-
Orientador : MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
-
MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
-
PAULO MEIRELES BARGUIL
-
Data: 18/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Os anos finais do Ensino Fundamental configuram-se como uma fase de desafios e oportunidades para os estudantes, contudo, ainda apresentam inúmeras lacunas no processo de aprendizagem. A existência de um currículo organizado por disciplinas distancia os conhecimentos científicos da realidade dos estudantes. Dessa forma, a Integração Curricular surge como uma necessidade de se planejar novas estratégias, a fim de minimizar os obstáculos encontrados nos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como acontece a Integração Curricular do objeto de conhecimento, transformações químicas, no ensino de Ciências e Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A natureza do método da pesquisa foi qualitativa, uma vez que permitiu a pesquisadora desenvolver novos conceitos. A pesquisa-aplicação foi a metodologia adequada no presente estudo, a qual objetiva intervir de forma significativa e positiva nos processos de ensino e de aprendizagem. E quanto aos objetivos, classificou-se como explicativa, por ser as que mais aprofundam o conhecimento da realidade. O estudo foi desenvolvido em uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Educação Básica localizada no município de Pilar-AL. A pesquisa consistiu no desenvolvimento da Integração Curricular entre os componentes curriculares Ciências e Matemática, por intermédio de oficinas didáticas intituladas “Oficinas de Integração Curricular no ensino de Ciências e Matemática”. A proposta de Integração Curricular foi apresentada e discutida pela pesquisadora, na escola onde foi desenvolvida a pesquisa, em formação continuada e destinada aos professores de Ciências e Matemática titulares da turma e o coordenador pedagógico. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários e atividades desenvolvidos pelos estudantes durante as oficinas de Integração Curricular. Os dados obtidos foram analisados por frequência de resposta e categorização, seguindo os pressupostos de Bardin (2016), além de buscar identificar os indicadores de Alfabetização Científica nas atividades integradas de Ciências no que consiste a proposta de Sasseron (2008). Ao analisar as intervenções dos professores de Ciências e Matemática da turma, concluiu-se que eles não tinham o embasamento teórico pleno no que concerne à integração. No entanto, os participantes da formação concordaram que a prática poderia ser positiva nas aulas dos componentes supracitados. A partir da análise das atividades de Ciências e Matemática desenvolvidas nas oficinas foi possível verificar a presença da Integração Curricular nas atividades de Ciências e Matemática desenvolvidas nas oficinas. A partir das produções realizadas pelos estudantes
referentes às atividades de Ciências, foi possível identificar diversos indicadores de AC propostos por Sasseron (2008), como seriação de informações, organização de informações, classificação de informações, raciocínio lógico, raciocínio proporcional, justificativa e explicação, constatando a presença da AC inserida nas atividades desenvolvidas. E a partir do questionário destinado a reconhecer os conhecimentos adquiridos após o desenvolvimento das oficinas, foi possível observar que a Integração Curricular desenvolvida por intermédio das oficinas auxiliaram na construção e aperfeiçoamento dos conhecimentos, porém um menor número de estudantes ainda apresentaram dificuldades em discutir os conceitos já trabalhados, evidenciando a necessidade de realizar atividades de aprendizagem mais específicas voltadas para estes sujeitos de forma individualizada. Diante de um maior número de resultados favoráveis obtidos na presente pesquisa, podemos considerar que a Integração Curricular desenvolvida a partir de oficinas foi uma proposta que possibilitou atingir um resultado positivo referente ao ensino dos conceitos apresentados.
-
Mostrar Abstract
-
não se aplica
|
|