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Dissertações |
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DJALMA RODOLFO DA SILVA LOS
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GESTÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: O PAPEL DO COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO
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Orientador : MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALESSANDRA CABRAL NOGUEIRA LIMA
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JOSE RODOLFO TENORIO LIMA
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MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
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MYRNA SUELY SILVA LORETO
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Data: 10/04/2023
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O presente estudo buscou analisar o papel dos Colegiados de Curso na gestão acadêmica e administrativa dos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. Para tanto, foram identificadas, descritas e discutidas as características estruturais e de gestão do Campus Arapiraca, as atribuições acadêmicas e administrativas que são previstas para a atuação dos Colegiados de Cursos de graduação na UFAL, as atribuições acadêmicas e administrativas desempenhadas por esses órgãos no contexto do Campus Arapiraca, bem como as especificidades dos seus processos de tomada de decisão. Na condução da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa com perspectiva exploratória e descritiva. A coleta de dados se deu por meio da técnica de análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Para a análise de tais dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), sistematizada em cinco categorias de análise: Estrutura Organizacional, Orientações Normativas, Gestão Acadêmica, Gestão Administrativa e Tomada de Decisão. Os resultados revelaram que os diferentes modelos organizacionais se fazem presentes e impactam diretamente na atuação e nos processos de tomada de decisão dos Colegiados de Cursos, ao tempo que contribuem para uma melhor compreensão da realidade institucional desses órgãos. No exercício das funções dos colegiados, verificou-se uma maior prevalência das atribuições administrativas/burocráticas, indicando uma distorção em seu funcionamento. Além disso, os diversos modelos, somados às diferentes concepções e múltiplos objetivos e interesses, determinam desempenhos e papéis também diferenciados para os Colegiados de Cursos de graduação. Contudo, o papel de maior relevância e que mais se aproxima do ideário institucional é aquele que demonstra um maior equilíbrio entre as atribuições acadêmicas e administrativas desenvolvidas.
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The present study sought to analyze the role of the Course Colleges in the academic and administrative management of undergraduate courses at the Federal University of Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. For this purpose, the structural and management characteristics of the Arapiraca Campus were identified, described and discussed, as well as the academic and administrative attributions that are foreseen for the performance of the Collegiate of Undergraduate Courses at UFAL, the academic and administrative attributions performed by these bodies in the context of the Arapiraca Campus, as well as the specificities of their decision-making processes. In conducting the research, we opted for a qualitative approach with an exploratory and descriptive perspective. The data collection was done through the technique of document analysis, semi-structured interviews and participant observation. For the analysis of such data, the content analysis technique of Bardin (2016) was used, systematized into five categories of analysis: Organizational Structure, Normative Guidelines, Academic Management, Administrative Management, and Decision Making. The results revealed that the different organizational models are present and have a direct impact on the performance and decision-making processes of the Course Colleges, while contributing to a better understanding of the institutional reality of these bodies. In the exercise of the collegiate functions, a greater prevalence of administrative/bureaucratic attributions was verified, indicating a distortion in their functioning. Besides this, the diverse models, added to the different conceptions and multiple objectives and interests, also determine differentiated performances and roles for the Collegiate Colleges of Undergraduate Programs. However, the role of greatest relevance and that which is closest to the institutional ideology is that which demonstrates a greater balance between the academic and administrative attributions developed.
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ELAINE CRISTINE RODRIGUES DOS SANTOS
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CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS NO SETOR PÚBLICO: EVIDÊNCIAS SOBRE A TEORIA DOS PROSPECTOS E A UTILIZAÇÃO DO DISSIDENTE ESTRATÉGICO NA GOVERNANÇA
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Orientador : RODRIGO VICENTE DOS PRAZERES
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
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RAIMUNDO NONATO LIMA FILHO
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RODRIGO VICENTE DOS PRAZERES
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WESLEY VIEIRA DA SILVA
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Data: 17/04/2023
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O alicerce da Teoria Econômica é fundamentado na racionalidade do ser humano. No entanto, as ciências comportamentais mostram que o indivíduo toma decisões que fogem ao modelo racional. Assim, esta pesquisa tem por objetivo investigar e descrever a manifestação de heurísticas e vieses comportamentais em servidores da administração pública brasileira, em cenários de decisão sob condições de risco, e, numa segunda etapa, tem o objetivo de analisar a utilização do dissidente estratégico como instrumento comportamental para evitar ou reduzir decisões enviesadas dentro do modelo de governança do setor público. O estudo foi realizado pelo método experimental, com a manipulação intencional de variáveis independentes em grupos de comparação randomizados. Participaram da pesquisa 162 servidores de uma instituição pública federal com sede no estado de Alagoas. A primeira etapa da pesquisa foi realizada com base na Teoria dos Prospectos. Os resultados sugerem que os participantes foram influenciados pelo efeito de enquadramento, pela heurística da ancoragem, pelo viés da dominância proporcional e pelo viés da dominância assimétrica. Não foram encontrados indícios do viés do status quo durante os experimentos. Na segunda etapa da pesquisa, observou-se que um cenário formado por um grupo de pessoas cujas opiniões são divergentes não foi suficiente para criar a dissonância cognitiva capaz de reduzir o viés de confirmação, o pensamento de grupo e a escalada de compromisso. No entanto, foram encontradas evidências de que a utilização do dissidente estratégico modificou a escolha dos servidores participantes da pesquisa, impedindo ou minimizando a manifestação de vieses no ambiente organizacional da governança pública. Além disso, a idade, o tempo de trabalho e o sexo dos servidores que participaram da pesquisa não tiveram influência sobre a ação do dissidente. Concluiu-se que servidores públicos brasileiros participantes deste estudo científico não seguiram estritamente o modelo racional em suas escolhas, violando a Teoria da Utilidade Esperada, e que a utilização do dissidente estratégico foi necessária para reduzir decisões enviesadas que poderiam impactar ações na governança pública. Este estudo contribui na esfera teórica com novas evidências para a compreensão de fenômenos comportamentais na administração pública e com o fomento de discussões acadêmicas para melhorar a arquitetura de escolhas na gestão pública. As descobertas também apontam para a relevância de se considerar um pilar comportamental no modelo de governança pública brasileira. No campo prático, as evidências colaboram no sentido de auxiliar a gestão pública a entender as limitações cognitivas dos servidores e a implementar rotinas e processos que possam otimizar decisões norteadas pelo uso eficiente e eficaz dos recursos públicos, como preconizado pelo modelo de governança pública.
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he foundation of Economic Theory is based on the rationality of the human being. However, the behavioral sciences show that the individual makes decisions that deviate from the rational model. Thus, this research aims to investigate and describe the manifestation of behavioral heuristics and biases in Brazilian public administration employees, in decision scenarios under conditions of risk, and, in a second step, aims to analyze the use of the strategic dissenter as a behavioral tool to avoid or reduce biased decisions within the public sector governance model. The study was conducted by the experimental method, with intentional manipulation of independent variables in randomized comparison groups. A total of 162 employees of a federal public institution in the state of Alagoas participated in the research. The first stage of the research was based on the Prospect Theory. The results suggest that the participants were influenced by the framing effect, the anchoring heuristic, the proportional dominance bias, and the asymmetric dominance bias. No evidence of the status quo bias was found during the experiments. In the second stage of the research, it was observed that a scenario formed by a group of people whose opinions are divergent was not sufficient to create the cognitive dissonance capable of reducing confirmation bias, groupthink, and commitment escalation. However, evidence was found that the use of the strategic dissenter modified the choice of the servers participating in the research, preventing or minimizing the manifestation of biases in the organizational environment of public governance. In addition, the age, time of work, and gender of the public employees who participated in the research had no influence on the dissident's action. It was concluded that Brazilian civil servants participating in this scientific study did not strictly follow the rational model in their choices, violating the Expected Utility Theory, and that the use of the strategic dissenter was necessary to reduce biased decisions that could impact actions in public governance. This study contributes in the theoretical sphere with new evidence for understanding behavioral phenomena in public administration and with fostering academic discussions to improve the architecture of choices in public management. The findings also point to the relevance of considering a behavioral pillar in the Brazilian public governance model. In the practical field, the evidence contributes to help public management understand the cognitive limitations of civil servants and implement routines and processes that can optimize decisions guided by the efficient and effective use of public resources, as advocated by the public governance model.
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JOAO PAULO FONSECA DE ALMEIDA
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A INFLUÊNCIA DAS INTERCORRÊNCIAS ADMINISTRATIVAS SOBRE AS DEMANDAS DO CONTENCIOSO JUDICIAL EM UMA PROCURADORIA UNIVERSITÁRIA – UMA ANÁLISE DA GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇO
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Orientador : NILSON CIBERIO DE ARAUJO LEAO
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MEMBROS DA BANCA :
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NILSON CIBERIO DE ARAUJO LEAO
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MADSON BRUNO DA SILVA MONTE
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ANA PAULA LIMA MARQUES FERNANDES
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EDIMILSON EDUARDO DA SILVA
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PABLO LUIZ MARTINS
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Data: 18/04/2023
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A Administração Pública, encarregada da concretização de direitos coletivos, proteção de direitos individuais, e interventora da ordem social e econômica para garantia da paz social, por vezes integra relações de conflito no Poder Judiciário, onde deverá exercer seu direito de defesa, salvaguardando suas ações diante dos particulares, ou mesmo diante de outras esferas de governo. O exercício do direito de defesa, que por envolver matéria de interesse público se reveste na forma de um efetivo “dever de defesa”, é apresentado ao Judiciário por intermédio daquele que exerce a representação judicia do órgão ou entidade, em regra um procurador público, que estrutura sua manifestação com suporte das informações e pronunciamentos fornecidos pela área administrativa do órgão ou entidade, por estar essa, de fato, mais próxima da questão discutida em juízo, bem como sendo a área responsável por dar efeito às determinações judiciais dirigidas ao órgão ou entidade. O estudo em tela aborda a qualidade da dinâmica de resposta das solicitações judiciais no âmbito da Universidade Federal de Alagoas no intuito de assegurar, direta ou indiretamente, que essa resposta aconteça em tempo e forma adequadas, evitando-se custos decorrentes de aplicação de multas por descumprimento, derrota judicial por revelia diante da não manifestação da universidade ou mesmo por carência de informações, precarizando a defesa da entidade.
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The Public Administration, in charge of realizing collective rights, protecting individual rights, and intervening in the social and economic order to guarantee social peace, sometimes integrates conflict relations in the Judiciary, where it must exercise its right of defense, protecting its actions before individuals, or even before other spheres of government. The exercise of the right of defense, which involves matters of public interest, takes the form of an effective “duty of defense”, is presented to the Judiciary through the person who exercises the judicial representation of the body or entity, as a rule a public prosecutor, who structures its manifestation with support from the information and pronouncements provided by the administrative area of the body or entity, as this is, in fact, closer to the matter being brought before the court, as well as being the area responsible for giving effect to the determinations addressed to the body or entities. The study on screen addresses the quality of the response dynamics of the admissible within the scope of the Federal University of Alagoas in order to ensure, directly or answered, that this response occurs in time and compensated, avoiding costs resulting from the application of fines for non-compliance , judicial defeat by default due to the non-demonstration of the university or even due to lack of information, making the entity's defense precarious.
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FATIMA CAROLINE PEREIRA DE ALMEIDA RIBEIRO
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GESTÃO DA MEMÓRIA GERENCIAL DA BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS: um estudo de caso
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Orientador : JOSE RODOLFO TENORIO LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO
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HELEN FISCHER GUNTHER
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JOSE RODOLFO TENORIO LIMA
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MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
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Data: 26/06/2023
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A Bienal do Livro de Alagoas é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizada por meio de sua Editora (Edufal). Consolidada, ao longo dos anos, como o maior evento cultural do Estado, a Bienal do Livro de Alagoas é a única promovida por uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, no Brasil, e oferece atividades totalmente gratuitas. Entretanto, apesar de sua importância para Alagoas, nota-se que existem lacunas em relação à preservação e à divulgação de informações relacionadas à Bienal do Livro, implicando diretamente na busca de dados para a construção do evento a cada dois anos e resultando em uma problemática quanto à gestão de sua memória gerencial no decorrer dos anos. A partir daí, surge o seguinte questionamento: como é feita a gestão da memória gerencial da Bienal do Livro de Alagoas? Esta pesquisa consiste em um estudo de caso de natureza qualitativa e exploratória, realizado por meio de entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado e de pesquisa documental, incluindo relatórios técnicos do evento. Os dados obtidos foram tratados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Pretende-se, com este trabalho, apresentar o histórico de desenvolvimento da Bienal do Livro de Alagoas; diagnosticar os principais problemas da gestão da memória (GM) da Bienal do Livro de Alagoas e sugerir estratégias para essa GM. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas com 13 profissionais que participaram de pelo menos uma edição da Bienal do Livro de Alagoas enquanto organizadores/as. O perfil desses/as profissionais escolhidos/as para as entrevistas foi determinado por se tratarem de detentores/as de conhecimentos específicos e/ou protagonistas das mais diferentes experiências no evento. Como resultado, constatou-se que a falta de sistematização dos registros sobre a organização gerencial da Bienal do Livro de Alagoas compromete o desempenho de profissionais envolvidos/as em sua realização no tocante a situações vividas e dificuldades encontradas e sanadas. A partir do diagnóstico, elaborou-se um Produto Técnico-Tecnológico (PTT), que consiste em uma Minuta de Procedimento, buscando fornecer ferramentas de atuação e repertório para a equipe de produção e execução do evento.
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The Book Biennial of Alagoas is an initiative of the Federal University of Alagoas (Ufal) held through its publisher (Edufal). Consolidated over the years as the largest cultural event in the State, the Book Biennial of Alagoas is the only one promoted by a public Higher Education Institution in Brazil, and offers totally free activities. However, despite its importance for Alagoas, it is noticed that there are gaps regarding the preservation and disclosure of information related to the Book Biennial, directly implying in the search for data for the construction of the event every two years and resulting in a problematic regarding the management of its managerial memory over the years. From then on, the following questioning arises: how is the management of the managerial memory of the Book Biennial of Alagoas done? This research consists of a case study of qualitative and exploratory nature, conducted through interviews as of a semi-structured script and documentary research, including technical reports of the event. The data obtained were treated as from Bardin’s content analysis (2011). The purpose of this work is to present the history of the development of Alagoas’ Book Biennial; diagnose the main problems of memory management (MG) of Alagoas’ Book Biennial and suggest strategies for this MG. In order to reach the proposed objectives, interviews were carried out with 13 professionals who took part in at least one edition of the Book Biennial of Alagoas as organizers. The profile of these professionals chosen for the interviews was determined because they were holders of specific knowledge and/or protagonists of the most different experiences in the event. As a result, it was verified that the lack of systematization of the registers on the managerial organization of the Book Biennial of Alagoas compromises the performance of professionals involved in its accomplishment regarding situations experienced and difficulties found and solved. From the diagnosis, it was elaborated a Technical-Technological Product (TTP) which consists of a Minute of Procedure seeking to provide acting tools and repertoire for the team of production and execution of the event.
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RODRIGO FALCAO LOPES DE LIMA
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TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL: UM RELATÓRIO ACERCA DA EFICIÊNCIA TÉCNICA UTILIZANDO A ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS
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Orientador : MADSON BRUNO DA SILVA MONTE
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MEMBROS DA BANCA :
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MADSON BRUNO DA SILVA MONTE
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RODRIGO VICENTE DOS PRAZERES
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CIRO JOSÉ JARDIM DE FIGUEIREDO
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PLATINI GOMES FONSECA
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THYAGO CELSO CAVALCANTE NEPOMUCENO
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Data: 27/06/2023
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O controle sobre a administração pública ocorre em diversos aspectos, seja entre os Poderes da República (Executivo, Legislativa e Judiciário) ou de um órgão fiscalizador sobre um gestor público. Os Tribunais de Contas do Brasil são instituições centenárias que desempenham o papel constitucional de fiscalizar as contas dos gestores públicos, emitindo, assim, pareceres prévios. A fiscalização sobre os órgãos fiscalizadores também deve existir, principalmente pela sociedade. Assim, esta deve cobrar daqueles a eficiência na utilização dos recursos públicos a eles confiados. Para aferir a eficiência dos Tribunais de Contas do Brasil, foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA), técnica não-paramétrica que permite a comparação entre Unidades Tomadoras de Decisão (DMUs), que neste estudo são os Tribunais de Contas brasileiros, que compartilham o mesmo rol de recursos e produtos, sendo utilizada tanto na iniciativa privada quando no setor público. Os resultados apontaram uma queda da média e da mediana da eficiência dos Tribunais de Contas no ano de 2020, quebrando uma sequência de crescimento entre os anos de 2017 e 2019; a tendência de crescimento foi retomada no ano de 2021. Utilizando os alvos (projeções eficientes) de todas as DMUs, foi elaborado um Modelo Linear Generalizado (MLG) para nortear os Tribunais de Contas na definição de suas metas anuais, buscando o alcance da eficiência na utilização dos recursos públicos. Por fim, foram propostas recomendações com o objetivo de auxiliar os Tribunais de Contas na busca pela eficiência.
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The control over public administration occurs in several aspects, whether between the Powers of the Republic (Executive, Legislative and Judiciary) or between a supervisory body over a public manager. The Courts of Accounts in Brazil are centuries-old institutions that play the constitutional role of overseeing the accounts of public managers, thus issuing prior opinions. Inspection over the inspection bodies must also exist, mainly by society. Thus, this should charge those efficiency in the use of public resources entrusted to them. To assess the efficiency of the Courts of Accounts in Brazil, Data Envelopment Analysis (DEA) was used, a non-parametric technique that allows the comparison between Decision-Making Units (DMUs), which in this study are the Brazilian Courts of Accounts, that share the same list of resources and products, being used both in the private sector and in the public sector. The results pointed to a drop in the average and median efficiency of the Courts of Auditors in 2020, breaking a sequence of growth between 2017 and 2019; the growth trend resumed in 2021. Using the targets (efficient projections) of all DMUs, a Generalized Linear Model (GLM) was prepared to guide the Courts of Accounts in defining their annual goals, seeking to achieve efficiency in the use of public resources. Finally, recommendations were proposed in order to assist the Courts of Accounts in the search for efficiency.
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WALTER ARAUJO DE LIMA FILHO
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MEIO AMBIENTE E MINERONEGÓCIO: ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS PERCEBIDOS A PARTIR DE UM DESASTRE AMBIENTAL NA CIDADE DE MACEIÓ
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Orientador : NATALLYA DE ALMEIDA LEVINO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON MOREIRA ARISTIDES DOS SANTOS
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NAPIÊ GALVÊ ARAÚJO SILVA
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NATALLYA DE ALMEIDA LEVINO
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PATRICIA GUARNIERI DOS SANTOS
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Data: 17/08/2023
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Em meados de 2018 diversos bairros da cidade de Maceió foram afetados pela subsidência do solo na região. A partir de então, desdobramentos e consequências sem precedentes foram observados na localidade afetada. Partindo deste cenário, o estudo tem como objetivo realizar uma análise acerca dos impactos socioambientais sofridos pelos cinco bairros afetados pela subsidência proveniente da extração de sal- gema, no município de Maceió. Para consecução da pesquisa foi realizada uma coleta com dados secundários provenientes de documentos que permitiram a aferição dos impactos socioambientais causados pelo desastre ambiental em tela. Os resultados destacam a complexidade dos impactos, visto que foram observados sob o aspecto do meio físico, biótico e antrópico. Além disto, resta evidenciado que estes impactos obtiveram relevância e importância sob o ponto de vista de especialistas e quando analisado de forma quantitativa e qualitativa. O estudo conclui ainda que é pertinente a tomada de medidas mitigadoras dos impactos, sendo indicadas como possíveis a partir da integração entre poder público e a empresa mineradora.
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In mid-2018, several neighborhoods in the city of Maceió were affected by land subsidence in the region. From then on, unprecedented developments and consequences were observed in the affected locality. Based on this scenario, the study aims to carry out an analysis of the socio-environmental impacts suffered by the five neighborhoods affected by subsidence from the extraction of rock salt, in the municipality of Maceió. In order to carry out the research, a collection of secondary data will be carried out from documents that allow the assessment of the socio-environmental impacts caused by the environmental disaster in question.
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LUISA NASCIMENTO OLIVEIRA
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PERFIL DE CAPTAÇÃO DE RECEITAS PRÓPRIAS NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE EFICIÊNCIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE
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Orientador : ANDERSON MOREIRA ARISTIDES DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON MOREIRA ARISTIDES DOS SANTOS
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NATALLYA DE ALMEIDA LEVINO
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LÍVIA MADEIRA TRIACA
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ÁLVARO FABIANO PEREIRA DE MACÊDO
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Data: 15/09/2023
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O financiamento do ensino superior é um tema bastante discutido ao redor do mundo, principalmente quando se trata de associar ao Estado a obrigação de custear e oferecer educação superior de forma gratuita à população. No Brasil, as universidades federais ainda suportam o modelo de acesso gratuito cujo orçamento é dotado às autarquias pelo Governo Federal, porém, os altos custos da pesquisa, do ensino e da extensão têm trazido ao Estado cada vez maiores dificuldades de provisionamento de recursos suficientes para o custeio dessas instituições, situação que se agrava com a aprovação da emenda constitucional nº 95/2016 que impõe, dentre outras medidas, um teto de gastos para a educação superior. É nesse cenário que as receitas próprias arrecadadas diretamente pelas universidades aparecem como alternativa ao seu custeio, a partir de seu próprio esforço para produzir suas receitas. Nesse contexto, surge a problemática proposta: As universidades federais do Nordeste foram eficientes na captação de recursos no período de 2012 a 2021? Para o desenvolvimento da pesquisa foram escolhidas 19 universidades federais que estão instaladas na região Nordeste do Brasil por terem características regionais semelhantes. Para o método, foi selecionada a Análise Envoltória de Dados (DEA) como ferramenta para medir a eficiência das universidades e desenvolver um benchmarking entre as unidades da amostra. Como proposta de intervenção, a pesquisa sugere a elaboração de uma política de receitas próprias e o desenvolvimento de um software estruturado para registro de informações que viabilize o controle e acompanhamento de dados estruturados. Os resultados demonstram que as universidades não foram eficientes na captação de recursos na série analisada, tendo alcançado grau de eficiência entre 0,4 e 0,5 quando considerada a fronteira de eficiência composta normalizada. Os dados coletados demonstram, ainda, que a emenda de teto de gastos interferiu diretamente nos montantes arrecadados pelas universidades, pois os valores arrecadados após a incidência da regra representam apenas 62% dos recursos arrecadados na primeira metade da série histórica, sem incidência da regra.
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The financing of higher education is a theme broadly discussed, especially when it comes to associating the government with the obligation to pay for it and offer it free of charge to the population. It turns out that the high costs of higher education have brought the government some difficulties in providing sufficient resources for the maintenance of these institutions. In Brazil, federal universities still support the free access model, whose budget is provided by the Federal Government. Although this budget is insufficient, the situation worsens after the approval of constitutional amendment nº 95/2016 that imposes, among other measures, a boundary on higher education expenditures. It is in this scenario that the revenues collected directly by the universities appear as an alternative to their funding, from their effort to produce their revenues. In this context, the proposed problem arises: Were the northeast federal universities efficient in raising funds from 2012 to 2021? For the development of the research, 19 federal universities were chosen that are installed in the northeast region of Brazil because they have similar regional characteristics. For the method, Data Envelopment Analysis (DEA) was selected as a tool to measure the efficiency of universities and to develop a benchmarking between the sample units. As an intervention proposal, the research suggests the elaboration of its own revenue policy and a software development for recording information that enables the control and monitoring of data. The results show that the universities were not efficient in raising funds, having achieved an efficiency degree between 0.4 and 0.5 when considering the normalized composite efficiency frontier. The collected data also show that EC nº 95/2016 directly interferes with the amounts collected by the universities, since the amounts collected after the rule was applied represent only 62% of the resources collected in the first half of the historical series, without the rule being applied.
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DIOGO OLIVEIRA BRAZ
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A POLÍTICA CULTURAL DA UFAL E A ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA NO BRASIL
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Orientador : RODRIGO GAMEIRO GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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DIEGO COSTA MENDES
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JOSE RODOLFO TENORIO LIMA
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LUCAS SANTOS CERQUEIRA
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MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
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RODRIGO GAMEIRO GUIMARAES
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ROSIMERI DE FÃTIMA CARVALHO DA SILVA
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Data: 21/09/2023
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A universidade se constitui, desde a sua formação, numa organização relevante no processo de produção e difusão de conhecimento e cultura, e vem se transformando num importante espaço para o desenvolvimento de políticas culturais. Embora em processo inicial, percebe-se uma crescente mobilização de universidades federais brasileiras para a elaboração e formalização de políticas específicas para a área da cultura. A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é uma das instituições que passam atualmente por esse processo. Considerando que discutir a relação universidade, cultura e política cultural é essencial para a sobrevivência da instituição universitária, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o processo de formulação da Política Cultural da UFAL e sua relação com a estruturação do campo das políticas públicas de cultura no Brasil. Nesse sentido, o institucionalismo surge como uma lente teórica adequada para essa investigação, visto que seus construtos possibilitam uma compreensão das organizações como instituições, considerando o contexto ambiental, a sua relação com os indivíduos e outras instituições: elementos importantes de se considerar ao analisar as escolhas envolvidas na formulação de políticas públicas. Para atender aos objetivos da pesquisa, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica para analisar a estruturação do campo das políticas culturais no Brasil e outra documental, sobre a atuação cultural da UFAL. Além disso, foram realizadas entrevistas estruturadas com servidores e servidoras que participaram da formulação da Política Cultural da UFAL, analisadas pelo método da Análise de Conteúdo, baseada em Bardin.
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The universities have always contributed to the cultural strengthening of humanity and have been constituting an important space for the development of cultural policies. Although small, there is a growing mobilization among Brazilian federal universities for the formulation of specific policies for the area. The Universidade Federal de Alagoas (Ufal) was one of the institutions that have recently gone through this process.Considering that discussing the relationship between university, culture and cultural policy is essential for the survival of the university institution, this research aims to analyze the process of formulation of the Cultural Policy of Ufal and its relationship with the structuring of the field of cultural public policies of federal universities in Brazil. For this, institutionalism emerges as a suitable theoretical lens, since its constructs enable a broad understanding of institutions, considering the environmental context, the relationship of these institutions with individuals and other institutions: important factors to be considered when analyzing the choices involved in the formulation of public policies. Thus, a documentary research will be carried out with the federal universities of Brazil and semi-structured interviews with employees who participated in the formulation of the Cultural Policy of the Ufal, analyzed by the method of Content Analysis, based on Bardin, to achieve the objectives of this study.
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ALLEX DE OMENA ALBUQUERQUE
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COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA PARA INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
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Orientador : MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREW BEHEREGARAI FINGER
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FERNANDA RODA DE SOUZA ARAÚJO
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LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
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MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
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MYRNA SUELY SILVA LORETO
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Data: 17/10/2023
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As competências de equipes e indivíduos para inovação no setor público são determinantes para a capacidade da organização pública inovar e gerar valor público à sociedade. Desenvolver estas competências nos servidores públicos é um dos desafios da área de Gestão de Pessoas (GP) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O presente trabalho tem por objetivo analisar como as competências de gestores podem contribuir para o desenvolvimento das competências para inovação nas práticas de GP da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com abordagem de estudo qualitativo básico e por meio da triangulação de dados, a coleta dos dados ocorreu a partir da pesquisas documental e entrevistas io com os servidores técnico-administrativos da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Ufal. Os dados sobre o perfil e competências para inovação dos gestores e inovação nas práticas de GP foram submetidos à análise de conteúdo temática e estatística descritiva.
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Mostrar Abstract
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The competencies of teams and individuals for innovation in the public sector are crucial for the public organization's ability to innovate and generate public value to society. Developing these skills in public servants is one of the challenges in the People Management (GP) area of the Federal Institutions of Higher Education (Ifes). The present work aims to analyze how managers' competences can contribute to the development of competences for innovation in PM practices at the Federal University of Alagoas (Ufal). With a basic qualitative study approach and through data triangulation, data collection took place from documentary research and interviews with technical-administrative servers at leadership positions at the Pro-Rectory of Personnel and Work Management (Progep) at Ufal. Data on the profile and competencies for innovation of managers and innovation in PM practices were subjected to thematic content analysis and descriptive statistics.
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LAYSE DE FRANÇA SILVA
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A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E A GESTÃO DE PROCESSOS: mapeamento e padronização na Secretaria Municipal de Educação de Maceió/AL
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Orientador : RENATO LUIS PINTO MIRANDA
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIZABETH MATOS RIBEIRO
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RENATO LUIS PINTO MIRANDA
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ROMILSON MARQUES CABRAL
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ROSIANE CHAGAS
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Data: 17/10/2023
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A presente pesquisa se propõe a investigar o contexto dos processos de compras e licitações, verificando eventual necessidade de padronização no âmbito da gestão pública municipal, considerando as mudanças trazidas pela Nova Lei de Licitações e Contratos, a Lei nº 14.133/2021, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Maceió/AL. Inicialmente, foi realizada uma breve contextualização a respeito do tema, acerca da necessidade de processos céleres e eficientes na gestão pública, visando a melhor utilização dos recursos públicos disponíveis. Nessa perspectiva, a pesquisa aborda modelos de gestão pública, gestão por processos, mapeamento de processos e padronização dos processos, no âmbito de compras e licitações, considerando a nova legislação a respeito do tema. Trata-se de um produto técnico-científico que foi precedido de uma pesquisa aplicada e qualitativa, descritiva e exploratória, tendo a pesquisa bibliográfica e documental como procedimentos técnicos utilizados. Foram realizadas entrevistas com servidores envolvidos nos presentes processos, com o intuito de verificar as necessidades e problemas existentes, bem como verificar se o mapeamento e padronização dos procedimentos são necessidades reais. A partir daí, foi possível definir o fluxo atual dos processos de compras e licitações da SEMED (As Is), para a partir das inovações trazidas pela nova legislação, identificar as possíveis melhorias, propondo um Manual de Compras e Licitações a ser seguido por todo o órgão, apresentando as principais diretrizes necessárias aos processos, orientando os servidores envolvidos para a melhor execução dos mesmos, além de outras ações que podem contribuir para um processo mais célere e eficiente.
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This research aims to investigate the context of purchasing and bidding processes, verifying any need for standardization within the scope of municipal public management, considering the changes brought about by the New Law on Tenders and Contracts, Law No. 14,133/2021, within the scope of Municipal Department of Education (SEMED) of Maceió/AL. Initially, a brief contextualization was carried out on the topic, regarding the need for fast and efficient processes in public management, aiming to make better use of available public resources. From this perspective, the research addresses public management models, process management, process mapping and process standardization, in the context of purchasing and bidding, considering the new legislation on the topic. It is a technical-scientific product that was preceded by applied and qualitative, descriptive and exploratory research, with bibliographic and documentary research as the technical procedures used. Interviews were carried out with employees involved in the present processes, with the aim of verifying existing needs and problems, as well as verifying whether the mapping and standardization of procedures are real needs. From there, it was possible to define the current flow of SEMED's purchasing and bidding processes (As Is), so that, based on the innovations brought about by the new legislation, possible improvements could be identified, proposing a Purchasing and Bidding Manual to be followed by the entire the body, presenting the main guidelines necessary for the processes, guiding the employees involved to better execute them, in addition to other actions that can contribute to a faster and more efficient process.
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LILIAN GABRIELA PONTES ROLIM
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PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS: UMA PROPOSTA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO PERFIL EMPREENDEDOR DOS SEGURADOS PARA DIRECIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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Orientador : NICHOLAS JOSEPH TAVARES DA CRUZ
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON DE BARROS DANTAS
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NICHOLAS JOSEPH TAVARES DA CRUZ
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PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
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ROBSON DE FARIA SILVA
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Data: 26/10/2023
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O contexto atual da saúde do trabalhador no Brasil, segundo Aguiar e Vasconcellos (2015), mostra uma piora nos índices epidemiológicos de acidentes e doenças do trabalho. Desta forma, as ações do Programa de Reabilitação Profissional (PRP) do INSS se tornam ainda mais importantes, pois através do programa, muitos trabalhadores acometidos por doenças ou acidentes de trabalho têm a possibilidade de adaptação ou readaptação profissional. Diante deste cenário, que apresenta altas taxas de desemprego para pessoas com deficiência, ofertar cursos direcionados para o fomento do empreendedorismo pode ser uma alternativa à geração de renda desse grupo. O objetivo da pesquisa foi identificar o potencial empreendedor entre os segurados do INSS, através de um instrumento de sistematização, para identificação daqueles segurados que tem perfil para ser encaminhado para cursos de gestão e empreendedorismo. O estudo tem caráter descritivo, quanto aos objetivos gerais, e possui uma abordagem mista: qualitativa e quantitativa. Através da modelagem de equações estruturais, foi possível avaliar entre as dimensões empreendedoras estudada, aquelas com relação positiva e estatisticamente significante relativas ao perfil empreendedor.
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The current context of workers' health in Brazil shows a worsening in the epidemiological rates of accidents and occupational diseases. Hence, the actions of the Professional Rehabilitation Program (PRP) of the INSS become even more important, as through the program, many workers affected by diseases or accidents at work have the possibility of adaptation or professional readaptation. Given the current scenario of the labor market for people with disabilities, which has high unemployment rates, offering courses aimed at fostering entrepreneurship can be an alternative to generating income for this group. The objective of the research is to identify the entrepreneurial potential among INSS insured persons, through a systematization instrument, to identify the area of professional training to which the worker will be directed. The study is descriptive in terms of general objectives and has a mixed approach: qualitative and quantitative. The data collection instrument will be a questionnaire, previously tested, with 22 items that will use the seven-point Likert scale to measure the constructs. The data that will be found will have statistical treatment through a model of structural equations.
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JOYCE TENÓRIO PADILHA DE VASCONCELOS CARNAÚBA
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GERENCIAMENTO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DAS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA FISCAL EM MUNICÍPIOS ALAGOANOS
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Orientador : BRUNO SETTON GONCALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO SETTON GONCALVES
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JOSÉ RICARDO DE SANTANA
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JUSSARA MARIA MORENO JACINTO
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Data: 30/10/2023
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As Transferências Voluntárias da União (TVUs) se tornaram instrumentos importantes para o desenvolvimento dos municípios, principalmente quando considerado que a grande maioria dos municípios brasileiros não conseguem se manter só com a arrecadação própria, nesse cenário que através das TVUs, esses municípios conseguem viabilizar grandes obras e benfeitorias para a população local. No entanto, nos deparamos com a problemática proposta nesse estudo que é a capacidade de captação desses recursos a título de TVUs e qual sua correlação com a gestão fiscal dos municípios. Para análise desse cenário no estado de Alagoas, a amostra escolhida foram os municípios que atingiram um coeficiente acima de 2,00 de repartição do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, por serem semelhantes no porte e nos recursos recebidos, foram selecionados o total de 13 municípios, a capital não foi considerada para não ocasionar em distorções nos dados. A metodologia escolhida para analisar a eficiência, foi através dos indicadores de Firjan e da Análise Envoltória de Dados (DEA), como forma de evidenciar os municípios que estão ou não obtendo resultados eficientes na gestão fiscal, após essa análise, foram retirados os dados sobre a captação de recursos através dos contratos de repasse, sendo considerado principalmente o montante contratado e o montante que foi liberado de fato, entre outros dados relacionados que foram identificados, descritos e discutidos. Resultando em um banco de dados para aprimorar o gerenciamento desses recursos.
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Union Voluntary Transfers have become important instruments for the development of municipalities, especially when considering that the vast majority of Brazilian municipalities cannot maintain themselves with their own collection, in this scenario that through TVUs, these municipalities are able to make large works and improvements possible. for the local population. However, we are faced with the problem proposed in this study, which is the mismanagement of these resources, which causes delays in the conclusions of the proposed object for the receipt of these TVUs, as well as it can generate an inconsistent or disapproved rendering of accounts that generates even more inconvenience for the municipality and the citizens. To analyze this scenario in the state of Alagoas, the sample chosen was the municipalities of the Metropolitan Region of Agreste, as it is the second largest in the state and has grown considerably in recent years. The methodology chosen to analyze the efficiency of the management of these resources in the state will be through the Data Envelopment Analysis (DEA), as a way of highlighting the municipalities that are or are not obtaining efficient results in the application of these resources, after this analysis, a intervention project that can serve as a guide to improve the management of these resources.
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GABRIEL ALBINO PONCIANO NEPOMUCENO
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Avaliação de eficiência do gasto em educação na frequência escolar do ensino médio
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Orientador : LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
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MEMBROS DA BANCA :
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Carlos Alano Soares de Almeida
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IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
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LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
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ROBSON DE FARIA SILVA
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WESLEY VIEIRA DA SILVA
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Data: 22/11/2023
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O presente estudo tem como objetivo principal investigar a relação entre a eficiência dos gastos públicos em educação no ensino médio e a frequência escolar dos estudantes nos Estados brasileiros. A evasão escolar é um problema crônico na educação do país e seus impactos negativos vão além de alunos que abandonam os estudos. Essa problemática afeta a qualidade e eficiência do sistema educacional como um todo, resultando em uma subutilização dos recursos financeiros investidos na educação. Trata-se de uma pesquisa ex-post-facto de natureza quantitativa e correlacional onde faz o uso de procedimentos técnicos pautados na Análise Envoltória de Dados (DEA) com o objetivo de mensurar a eficiência técnica dos gastos públicos no ensino médio dos Estados brasileiros em que se buscou analisar a eficiência individualmente dos Estados em relação à frequência escolar no ensino médio a partir de um conjunto de inputs e outputs pré-selecionados. Foram utilizados dados do Censo Escolar e da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD) dos anos de 2015 a 2021 para a realização dessa análise. Os resultados obtidos a partir dos dados coletados sugerem que a análise dos resultados dos escores quando comparados com a input Taxa de Frequência Liquida não é suficiente para definir uma correlação direta com o bom desempenho dos Estados. Verificou-se ainda o estado do Ceará (CE) como referência na relação ótima de eficiência dos gastos educacionais no ensino médio
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The main objective of this study is to investigate the relationship between the efficiency of public spending on education in secondary education and the school attendance of students in Brazilian states. School dropout is a chronic problem in the country's education, and its negative impacts go beyond students who drop out of school. This problem affects the quality and efficiency of the educational system, resulting in an underutilization of financial resources invested in education. Data from the School Census and the National Household Sample Survey (PNAD) from 2015 to 2021 were used to carry out this analysis. This is an ex-post-facto research of a quantitative and correlational nature that uses technical procedures based on Data Envelopment Analysis (DEA) with the objective of measuring the technical efficiency of public spending in secondary education in Brazilian states, where we sought to analyze the efficiency of individual states in relation to school attendance in secondary education based on a set of pre-selected inputs and outputs. The results obtained from the data collected suggest that the analysis of the score results when compared with the input Net Attendance Rate is not sufficient to define a direct correlation with the superior performance of the states. The state of Ceará (CE) was also found to be reference in the optimal efficiency ratio of educational expenditure in secondary education.
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JAIRO MENEZES DE BARROS JUNIOR
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ANÁLISE DO PLANO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS À LUZ DAS BOAS PRÁTICAS PRECONIZADAS PELO GOVERNO FEDERAL
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Orientador : WESLEY VIEIRA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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Carlos Alano Soares de Almeida
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LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
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NELSIO RODRIGUES DE ABREU
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WESLEY VIEIRA DA SILVA
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Data: 22/11/2023
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O objetivo deste trabalho é avaliar o Plano de Transformação Digital (PTD) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) à luz das melhores práticas de governança recomendadas pelo governo federal brasileiro. A pesquisa pode ser caracterizada como sendo de natureza aplicada, utilizando uma postura filosófica fenomenológica indutiva, com abordagem metodológica qualitativa e exploratória, onde busca compreender os conceitos e princípios teóricos incluindo a dinâmica das variáveis associadas ao fenômeno explorado, de acordo com o que Santos (2018) apreende. Trata-se de um estudo de caso empírico que investiga fenômenos em contexto de vida real com pouco controle do pesquisador sobre o fenômeno estudado como pode ser evidenciado em Yin (2010), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que é utilizada como unidade de análise e o fenômeno estudado refere-se à transformação digital. Os dados utilizados nesta pesquisa são de natureza secundária, face ou utilização de fontes bibliográficas e predominantemente documentais. Os resultados apresentados demonstram que tem havido um esforço por parte das IES em promover o avanço do nível de digitalização e o endosso geral da carta dos serviços digitais, portanto, com oportunidades de melhoria na expansão dos seus serviços públicos digitais, as suas propostas de concretização, ou cumprimento de dois objetivos, especialmente relacionados com a segurança e a privacidade, bem como uma maior transparência na eficácia do plano de transformação digital junto dos seus utilizadores, o que resulta em diagnóstico da situação e recomendações para melhorar a transformação digital e a organização e atualização do PTD da UFAL, para o plano atual, levam em consideração as vantagens proporcionadas e a conformidade legal junto aos órgãos de controle e, ainda, com os órgãos superiores do Poder Executivo.
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The general objective of the research project is to evaluate the Digital Transformation Plan at the Federal University of Alagoas (UFAL) in the light of good practices recommended by the Federal Government. Its specific objectives are: to identify the necessary improvements raised in the research for the improvement of the Digital Transformation Plan of the Federal University of Alagoas (UFAL) in the light of the good practices recommended by the Federal Government; raise theoretical contributions on digital transformation in the literature, legislation and requirements of the Federal Government on the Digital Transformation Plan for the Brazilian public service; carry out a diagnosis of the Digital Transformation Plan of the Federal University of Alagoas (UFAL); prepare an action plan with necessary improvements raised in the research to improve the Digital Transformation Plan at the Federal University of Alagoas (UFAL) in light of the good practices recommended by the Federal Government. The research adopts a Content Analysis strategy, with a qualitative methodological approach, of an applied and exploratory nature, collecting secondary data, through bibliographical and documentary research. The data collection instruments used will be: academic articles, dissertations, theses, books, for bibliographical research, and also Legislation, ordinances, norms and reports from the UFAL institution and the Federal Government, for documental research. The object of study of the research will be UFAL, for carrying out an analysis of its Digital Transformation process and, specifically, of its PTD, with the elaboration of a proposed action plan for the institution. It is expected, with the research project, to contribute with improvements for the improvement of the DT in the agency and of the PTD of UFAL, through an action plan, in view of the advantages provided and the legal compliance with the control agencies and, also , with the higher bodies of the Executive Branch.
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JAIRO MENEZES DE BARROS JUNIOR
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ANÁLISE DO PLANO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS À LUZ DAS BOAS PRÁTICAS PRECONIZADAS PELO GOVERNO FEDERAL
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Orientador : WESLEY VIEIRA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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Carlos Alano Soares de Almeida
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LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
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NELSIO RODRIGUES DE ABREU
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WESLEY VIEIRA DA SILVA
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Data: 22/11/2023
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O objetivo deste trabalho é avaliar o Plano de Transformação Digital (PTD) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) à luz das melhores práticas de governança recomendadas pelo governo federal brasileiro. A pesquisa pode ser caracterizada como sendo de natureza aplicada, utilizando uma postura filosófica fenomenológica indutiva, com abordagem metodológica qualitativa e exploratória, onde busca compreender os conceitos e princípios teóricos incluindo a dinâmica das variáveis associadas ao fenômeno explorado, de acordo com o que Santos (2018) apreende. Trata-se de um estudo de caso empírico que investiga fenômenos em contexto de vida real com pouco controle do pesquisador sobre o fenômeno estudado como pode ser evidenciado em Yin (2010), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que é utilizada como unidade de análise e o fenômeno estudado refere-se à transformação digital. Os dados utilizados nesta pesquisa são de natureza secundária, face ou utilização de fontes bibliográficas e predominantemente documentais. Os resultados apresentados demonstram que tem havido um esforço por parte das IES em promover o avanço do nível de digitalização e o endosso geral da carta dos serviços digitais, portanto, com oportunidades de melhoria na expansão dos seus serviços públicos digitais, as suas propostas de concretização, ou cumprimento de dois objetivos, especialmente relacionados com a segurança e a privacidade, bem como uma maior transparência na eficácia do plano de transformação digital junto dos seus utilizadores, o que resulta em diagnóstico da situação e recomendações para melhorar a transformação digital e a organização e atualização do PTD da UFAL, para o plano atual, levam em consideração as vantagens proporcionadas e a conformidade legal junto aos órgãos de controle e, ainda, com os órgãos superiores do Poder Executivo.
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The general objective of the research project is to evaluate the Digital Transformation Plan at the Federal University of Alagoas (UFAL) in the light of good practices recommended by the Federal Government. Its specific objectives are: to identify the necessary improvements raised in the research for the improvement of the Digital Transformation Plan of the Federal University of Alagoas (UFAL) in the light of the good practices recommended by the Federal Government; raise theoretical contributions on digital transformation in the literature, legislation and requirements of the Federal Government on the Digital Transformation Plan for the Brazilian public service; carry out a diagnosis of the Digital Transformation Plan of the Federal University of Alagoas (UFAL); prepare an action plan with necessary improvements raised in the research to improve the Digital Transformation Plan at the Federal University of Alagoas (UFAL) in light of the good practices recommended by the Federal Government. The research adopts a Content Analysis strategy, with a qualitative methodological approach, of an applied and exploratory nature, collecting secondary data, through bibliographical and documentary research. The data collection instruments used will be: academic articles, dissertations, theses, books, for bibliographical research, and also Legislation, ordinances, norms and reports from the UFAL institution and the Federal Government, for documental research. The object of study of the research will be UFAL, for carrying out an analysis of its Digital Transformation process and, specifically, of its PTD, with the elaboration of a proposed action plan for the institution. It is expected, with the research project, to contribute with improvements for the improvement of the DT in the agency and of the PTD of UFAL, through an action plan, in view of the advantages provided and the legal compliance with the control agencies and, also , with the higher bodies of the Executive Branch.
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ALDIANNE TENORIO DE ALMEIDA SILVA
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MATRÍCULA ON-LINE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: proposta de manual eletrônico para subsidiar as matrículas em cursos de graduação.
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Orientador : NICHOLAS JOSEPH TAVARES DA CRUZ
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MEMBROS DA BANCA :
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NICHOLAS JOSEPH TAVARES DA CRUZ
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PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
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ROBSON DE FARIA SILVA
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WESLEY VIEIRA DA SILVA
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Data: 30/11/2023
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A Administração Pública, para mais bem atender às necessidades da sociedade, busca ações e soluções eficazes para oferecer serviços de qualidade e de interesse de todos os cidadãos. As Universidades Públicas Federais, por pertencerem ao conjunto dos órgãos da Administração Pública, seguem a mesma lógica ao incrementarem novas práticas e ferramentas que contribuem com a melhoria de seus resultados institucionais. A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um manual eletrônico com instruções sobre as etapas de realização da Matrícula on-line, para auxiliar os estudantes e servidores da Universidade Federal de Alagoas, baseando-se nos princípios, diretrizes e mecanismos de governança estabelecidos pelo decreto no 9.203/2017. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e foi caracterizada como explicativa e descritiva. Com relação ao tipo de procedimento metodológico, foi utilizado o estudo de caso. Utilizaram-se algumas etapas do ciclo Business Process Management (BPM) elaborado pela Association of Business Process Management Professionals (ABPMP) para o desenvolvimento do planejamento da pesquisa, análise e desenho do processo. Realizaram-se entrevistas preliminares e posteriormente entrevistas semiestruturadas com servidores envolvidos na execução do processo de matrícula on-line dos ingressantes para entendimento das questões relativas às mudanças ocorridas. Na etapa de análise, buscou-se compreender o funcionamento atual do processo por meio da análise de documentos institucionais e entrevistas, o que possibilitou identificar possíveis melhorias para o processo. Na sequência, elaborou-se o mapeamento do processo a partir das análises realizadas. Por fim, foi realizada a sistematização dos procedimentos de realização do processo que serviram de base para a elaboração da proposta do manual eletrônico. Os resultados revelaram que não existe uma ferramenta formal que subsidie a execução do processo de matrícula on-line na UFAL. Nesse sentido, a implementação de um manual de procedimentos pode contribuir para sanar essa carência existente, bem como melhorar o funcionamento do processo de matrícula on-line.
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Public Administration, in order to better meet the needs of society, seeks actions and effective solutions to offer quality services in the interest of all citizens. To the Federal Public Universities, as they belong to the set of Administration bodies Public, follow the same logic when increasing new practices and tools that contribute to the improvement of its institutional results. This research aims to The objective is to develop an electronic manual with instructions on the steps to carry out the Online registration, to assist students and employees of the Federal University of Alagoas, based on established principles, guidelines and governance mechanisms by decree no. 9,203/2017. The research used a qualitative approach and was characterized as explanatory and descriptive. Regarding the type of methodological procedure, it was case study was used. Some steps of the Business Process cycle were used Management (BPM) prepared by the Association of Business Process Management Professionals (ABPMP) for the development of research planning, analysis and process design. Preliminary interviews were carried out and later interviews semi-structured with servers involved in executing the online registration process of new entrants to understand the issues related to the changes that have occurred. At the stage of analysis, we sought to understand the current functioning of the process through the analysis of institutional documents and interviews, which made it possible to identify possible improvements for the process. Subsequently, the process mapping was prepared based on the analyzes carried out. Finally, the systematization of the procedures for carrying out the process that served as the basis for preparing the proposal for the electronic manual. You results revealed that there is no formal tool that supports the execution of the online registration process at UFAL. In this sense, the implementation of a procedures can contribute to remedying this existing lack, as well as improving the operation of the online registration process.
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DAYVSON CASSIANO LIMA DOS SANTOS
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GOVERNANÇA NA GESTÃO DE COMPRAS PÚBLICAS: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS NA COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO-CONAB
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Orientador : ANDREW BEHEREGARAI FINGER
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MEMBROS DA BANCA :
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ALISSON EDUARDO MAEHLER
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ANDREW BEHEREGARAI FINGER
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LEONARDO CAIXETA DE CASTRO MAIA
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LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
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Data: 07/12/2023
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Com a publicação da Lei nº 13.303/16, foram implementadas novas práticas para fortalecimento da governança nas empresas públicas federais, incluindo a mudança no processo de compras dessas organizações, a partir da criação de um novo Regulamento de compras. Nesse cenário, esse estudo analisou a consolidação dos mecanismos de governança e a sua relação com a gestão de compras administrativas de uma empresa pública federal e teve por objetivo analisar as mudanças ocorridas no processo de compras da Companhia Nacional de Abastecimento-Conab, a partir da implementação das novas práticas de governança. Com relação aos aspectos metodológicos, foi utilizado o estudo de caso com abordagem mista, baseando-se em elementos qualitativos e quantitativos, utilizando-se de Pesquisa Descritiva e levantamento tipo survey, com a aplicação de questionário estruturado aos gestores que trabalham na área de compras das 27 Superintendências Regionais da Conab. Os resultados indicam que, com a implementação desse novo Regulamento, o processo de compras na Conab apresentou aumento nos índices de Transparência, Equidade, Responsabilidade corporativa e Accountability, o que proporcionou uma melhoria nesse processo. O engajamento dos colaboradores envolvidos na implementação, a obrigatoriedade do cumprimento das normas, a similaridade do Regulamento com outras legislações de compras e a tecnologia foram considerados fatores que facilitaram a implantação desse novo instrumento. As dificuldades foram a falta de qualificação dos colaboradores, a resistência a mudanças, o excesso de formalidades e a falta de interesse dos empregados. Como sugestão de melhoria, foram sugeridas a melhoria no planejamento no processo de compras e a capacitação dos colaboradores.
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With the publication of Law No. 13,303/16, new practices were implemented to strengthen governance in federal public companies, including changes in the purchasing process of these organizations, through the creation of a new Purchasing Regulation. In this scenario, this study analyzed the consolidation of governance mechanisms and their relationship with the administrative purchasing management of a federal public company and aimed to analyze the changes that occurred in the purchasing process of the Companhia Nacional de Abastecimento-Conab, based on the implementation of new governance practices. Regarding methodological aspects, a case study with a mixed approach was used, based on qualitative and quantitative elements, using Descriptive Research and a survey, with the application of a structured questionnaire to managers working in the purchasing area. of the 27 Conab Regional Superintendencies. The results indicate that, with the implementation of this new Regulation, the purchasing process at Conab showed an increase in the Transparency, Equity, Corporate Responsibility and Accountability indices, which provided an improvement in this process. The engagement of employees involved in the implementation, the obligation to comply with the standards, the similarity of the Regulation with other purchasing legislation and technology were considered factors that facilitated the implementation of this new instrument. The difficulties were the lack of qualifications of employees, resistance to change, excessive formalities and lack of interest from employees. As a suggestion for improvement, improvements in planning in the purchasing process and employee training were suggested.
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