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Dissertações |
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DIOGO TIAGO DOS SANTOS
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EXPERIMENTO DE QUEDA LIVRE CONSTRUÍDO COM ARDUINO E OPERADO ATRAVÉS DE UMA INTERFACE SCADA.
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Orientador : WANDEARLEY DA SILVA DIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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FREDERICO SALGUEIRO PASSOS
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MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
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TIAGO GONÇALVES SANTOS
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WANDEARLEY DA SILVA DIAS
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Data: 15/01/2021
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Ao analisarmos a realidade do ensino de Ciências no Brasil encontramos alunos desmotivados, que não compreendem a importância das disciplinas para sua formação e sem estímulo para estudar. Esse quadro remete ao elevado número de notas baixas e reprovações. Inúmeros trabalhos atribuem esse cenário a falta de atividades experimentais na educação básica. Para eles, aulas puramente expositivas com teoria e aplicação de equações não despertam nos alunos o interesse para estudar. Um dos entraves para mudar tal cenário é a falta de equipamentos nas escolas. Kits experimentais disponíveis no mercado possuem alto valor comercial e sua aquisição esbarra na falta de investimento adequado. Diante desse cenário, vários autores têm sugerido a construção de experimentos com materiais acessíveis e viáveis economicamente. O microcontrolador Arduino tem se destacado neste cenário uma vez que é uma plataforma open source, de programação simples e com vasto material didático disponível na internet. Além disso, tal dispositivo possibilita a integração com inúmeros componentes encontrados em lojas que comercializam equipamentos eletrônicos e até material reaproveitado do e-lixo (lixo tecnológico). Nesse contexto, apresentamos aqui a construção de um experimento que permite observar a queda livre dos corpos, mensurando o valor da gravidade local e estabelecendo a relação entre trabalho e energia. Tal experimento é associado à um Arduino e operado por meio de uma interface SCADA, facilitando a coleta de dados e viabilizando o tempo disponível para práticas experimentais. Além da construção, apresentamos também a metodologia e os resultados obtidos após a utilização por um professor e alunos do ensino médio de Alagoas. Em face a resultados, que indicam a utilização dessa prática como facilitadora do processo de ensino/aprendizagem, disponibilizamos uma cartilha com a construção do aparato experimental e a proposta metodológica de aula do instrumento em questão.
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When we analyze the reality of science teaching in Brazil we find discouraged students, who do not understand the importance of subjects for their training and their stimulus to study. This picture refers to the high number of low grades and failures. Many works attribute this scenario to the lack of experimental activities in basic education. For them, purely expository classes with theory and the application of equations do not arouse students' interest in studying. One of the obstacles to change this scenario is the lack of equipment in schools. Experimental kits available in the market have a high commercial value and their acquisition is faced with a lack of adequate investment. Faced with this scenario, several authors have suggested the construction of experiments with accessible and economically viable materials. The Arduino microcontroller has stood out in this scenario since it is an open source platform, with simple programming and vast educational material available on the internet. In addition, this device enables integration with numerous components found in shops that sell electronic equipment and even reused material from e-trash (technological waste). In this context, we present here the construction of an experiment that allows observing the free fall of bodies, measuring the value of local gravity and establishing the relationship between work and energy. This experiment is associated with an Arduino and operated through a SCADA interface, facilitating data collection and allowing the time available for experimental practices. Besides the construction, we also present the methodology and results obtained after use by a teacher and high school students from Alagoas. In view of the results, which indicate the use of this practice as a facilitator of the teaching/learning process, we make available a booklet with the construction of the experimental apparatus and the methodological proposal of the instrument in question.
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NELSON DA SILVA NUNES
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Um Jogo de Tabuleiro: uma Proposta de uma aula diversificada para o ensino de Física
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Orientador : KLEBER CAVALCANTI SERRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
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LIDIANE MARIA OMENA DA SILVA LEAO
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ALEX EMANUEL BARROS COSTA
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Data: 19/02/2021
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Esse trabalho se propõe a elaboração de um jogo de tabuleiro educacional, envolvendo alguns temas de física básica, como eletromagnetismo, ondulatória, termodinâmica, mecânica, história da física e astronomia. Os conteúdos que foram abordados remetem a um conhecimento básico cientifico de cada área da física que o aluno vivencia desde seu contato com a ciência em nível fundamental, onde ele estuda o nome dos planetas que compõem o sistema solar, passando ao longo da sua vida escolar a uma abordagem mais detalhada da física no Ensino Médio. O jogo foi pensado com o intuito de atingir alunos desde o 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Esse material tem como objetivo estreitar as relações entre o aluno e a física, motivando de forma agradável a um avanço do seu aspecto cognitivo de aprendizagem e quebrando alguns paradigmas de senso comum. Todas as regras do jogo foram inspiradas em jogos tradicionais de entretenimento, os quais os jovens têm muito apreço, tais como ludo, uno, baralho, banco imobiliário dentre outros que serviram de inspiração para a elaboração do modelo e das regras. O presente produto educacional nos remete a uma análise da aplicabilidade do jogo, visando investigar se é rentável seu uso nas escolas como um material de apoio para uma aula diversificada da disciplina de física. A aplicação foi realizada em cinco escolas particulares de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Maceió e Flexeiras. Além disso, neste trabalho, buscamos analisar o uso desse tipo de ferramenta como facilitador no processo ensino-aprendizagem.
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This paper proposes the elaboration of an educational board game, involving some basic physics themes, such as electromagnetism, wave, thermodynamics, mechanics, history of physics and astronomy. The contents that were addressed refer to a basic scientific knowledge of each area of physics that the student experiences since their contact with science at the Elementary School, where he studies the name of the planets that make up the solar system, passing through his school life to a more detailed approach to physics in High School. The game was designed with the purpose of reaching students from 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school. This material aims to reinforce the relationship between the student and physics, pleasantly motivating an advance in their cognitive aspect of learning and breaking some common-sense paradigms. All the rules of the game were inspired by traditional entertainment games, which young people are very fond of, such as ludo, uno, cards, monopoly, among others that were used as inspiration for the elaboration of the model and the rules. This educational product leads us to an analysis of the applicability of the game, in order to investigate whether it is profitable to use it in schools as a support material for a diversified physics class. The application was performed in five private elementary and high schools in the city of Maceió and Flexeiras. In addition, in this paper, we seek to analyze the use of this type of tool as a facilitator in the teaching-learning process.
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RICARDO HENRIQUE BARBOSA CASADO
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Peer Instruction e Animações Computacionais Aplicados ao Ensino de Gravitação no Ensino Médio
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Orientador : ELTON MALTA NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA LÚCIA DE MORAES COSTA
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ELTON MALTA NASCIMENTO
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FREDERICO SALGUEIRO PASSOS
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Data: 13/08/2021
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Atualmente, o Ensino de Física vem se adequando a novos modelos de ensino, os chamados métodos ativos (ou metodologias ativas), os quais possibilitam uma interação maior para o desenvolvimento cognitivo do discente. Além de novas metodologias, o ensino também se dispõe de novas ferramentas digitais (tecnologias computacionais) que complementam, auxiliam o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo a elaboração de uma sequência didática que forneça ao professor de Física subsídios para que possa ministrar suas aulas com um material estruturado e contextualizado e de conteúdos significativos para o aprendizado do aluno. Esta sequência didática (que aborda conteúdos relacionados à Gravitação) foi aplicada em uma escola de tempo integral do Ensino Médio da rede pública estadual, mais precisamente na primeira série do Ensino Médio. A aplicação foi feita ao longo de quatro semanas do mês de novembro de 2019. Cada semana era composta de dois encontros, o primeiro de uma aula (cada aula tinha em média 50 minutos) e o segundo de duas aulas. O presente material está fundamentado em metodologias ativas, mais especificamente a Peer Instruction (IpC) – Instrução pelos pares e em tecnologias digitais como Animações computacionais, no que tange a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 – LDB (Lei 9.394/96) e os PCNs. Este documento também se fundamenta em três pilares das teorias da aprendizagem significativa, o primeiro é Jerome Bruner com sua teoria da aprendizagem por descoberta (aprendizagem da índole construtivista), o segundo Levi Vygotsky com seu modelo sociointeracionista e o terceiro é David Ausubel com seu modelo dos subsunçores (conhecimento prévio). Dessa forma, este aparato (método) foi aplicado em sala de aula e se observou resultados promissores de forma que foi possível construir um produto educacional adequado para que o professor de Física tenha um desempenho significativo em suas atividades a partir desse material em relação ao tema (conteúdo) aqui abordado. Portanto, a partir das animações computacionais associadas à metodologia IpC foi possível alterar a dinâmica da sala de aula tornando o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo e elevando a motivação do aluno neste contexto.
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Currently, Physics Education has been adapting to new teaching models, the so-called active methods (or active methodologies), which enable greater interaction for the student's cognitive development. In addition to new methodologies, teaching also has new digital tools (computational technologies) that complement and assist the teaching-learning process in the classroom. In this perspective, this work aims to develop a didactic sequence that provides the Physics teacher with subsidies so that he can teach his classes with structured and contextualized material and significant content for the student's learning. This didactic sequence (which addresses content related to Gravitation) was applied in a full-time high school in the state public network, more precisely in the first series of high school. The application was made over four weeks in November 2019. Each week was made up of two meetings, the first in a class (each class had an average of 50 minutes) and the second in two classes. The present material is based on active methodologies, more specifically PeerInstruction (IpC) - Peer instruction and on digital technologies such as Computer animations, with respect to the National Education Guidelines and Bases Act of 1996 - LDB (Law 9.394 / 96) and NCPs. This document is also based on three pillars of theories of meaningful learning, the first is Jerome Bruner with his theory of learning by discovery (learning of the constructivist nature), the second Levi Vygotsky with his sociointeractionist model and the third is David Ausubel with his model of subsunitors (prior knowledge). Thus, this apparatus (method) was applied in the classroom and promising results were observed so that it was possible to build an appropriate educational product for the Physics teacher to have a significant performance in his activities from this material in relation to the theme (content) discussed here. Therefore, from the computational animations associated with the IpC methodology, it was possible to change the dynamics of the classroom making the teaching-learning process more effective and raising the student's motivation in this context.
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MARIA CRISTINNE PEREIRA SEIXAS
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A CONTRIBUIÇÃO DAS MULHERES PARA A FÍSICA MODERNA: Uma proposta de material de apoio para docentes do ensino básico
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Orientador : JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO
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JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
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MARIA DAS GRACAS LEOPARDI GONCALVES
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MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
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NADIA REGINA LOUREIRO DE BARROS LIMA
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Data: 26/08/2021
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O presente trabalho tem como finalidade principal a de apresentar e discutir os principais obstáculos que dificultam a inserção e a consideração dos trabalhos de mulheres cientistas, tanto no contexto social, quanto no contexto educacional. O presente trabalho traz como produto educacional um material de apoio para docentes do ensino básico que aborde as principais contribuições das mulheres para a física moderna de uma forma contextualizada. Este trabalho traz ainda o conceito do que é ciência, quais foram as contribuições feministas, a importância da representatividade, bem como o que alguns professores de física do ensino médio pensam sobre a inserção desse tipo de material; as respostas obtidas foram consideradas à luz da análise de conteúdo. A utilização do correspondente produto educacional em sala de aula tem como objetivo o de auxiliar os professores a ensejar a discussão das histórias de vida dessas mulheres cientistas, como as principais contribuições que elas deram para a física moderna e tornadas compreensíveis no âmbito do ensino básico, junto com atividades complementares, tentando assim contribuir pelo menos um pouco, para essa dívida histórica que temos com as grandes cientistas.
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The main objective of this work is to present and discuss the main objectives that hinder the insertion and consideration of the work of women scientists, both in the social context and in the educational context. Therefore, this work brings as an educational product a support material for basic education teachers that addresses the main contributions of women to modern physics in a contextualized way. This work also brings the concept of what science is, what were the feminist contributions, the importance of representation, and also what some high school physics teachers think about the insertion of this type of material, the answers were based on the analysis of content. The use of this educational product in the classroom aims to help teachers to provide a discussion of the life stories of these women scientists, as their main contributions to modern physics in basic education, along with complementary activities, thus trying to contribute at least a little to this historical debt we have with the great scientists.
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ELIANE DOS SANTOS ALENCAR
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A utilização de jogos - (Quiz) de Física como ferramenta de ensino de conceitos e fórmulas de cinemática
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Orientador : RODRIGO DE PAULA ALMEIDA LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
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JOAQUIM TEIXEIRA LOPES
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RODRIGO DE PAULA ALMEIDA LIMA
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Data: 27/08/2021
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O presente trabalho apresenta como fundamentação teórica no ensino de Física a elaboração e aplicação de uma proposta didática na área de Cinemática. A escolha do tema se deu ao analisar que muitos alunos não conseguem internalizar os conteúdos deste tópico, onde acarreta inúmeras lacunas. A partir desta constatação buscamos novos meios pedagógicos para auxiliar o professor na aprendizagem significativa de seus alunos. Nesta perspectiva, o presente trabalho agrega o lúdico como ferramenta de ensino em sala de aula, proporcionando uma união entre o divertimento e o aprendizado de conceitos e fórmulas de Cinemática. A pesquisa utiliza o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem. Como pilar teórico desta pesquisa foi utilizado a teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Os resultados mostraram que a aplicação dos produtos educacionais facilitaram a assimilação dos assuntos abordados, proporcionando ambiente prazeroso no processo de ensino-aprendizagem dos discentes.
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This work presents as theoretical foundation in the teaching of Physics the elaboration and application of a didactic proposal in the area of Kinematics. The theme’s choice was made by analyzing that many students fail to internalize the contents of this topic, which causes numerous gaps. From this finding we seek new pedagogical means to assist the teacher in the significant learning of his/her students. In this perspective, the present work aggregates the ludic as teaching tool in the classroom, providing a union between the fun and the learning of Kinematics concepts and formulas. The research uses the student as the protagonist of his/her learning process. As a theoretical pillar of this research, David Ausubel’s theory of Meaningful Learning was used. The results showed that the application of educational products facilitated the assimilation of the subject addressed, providing a pleasant environment in the teaching-learning process of the students.
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MARCOS FÁBIO FERREIRA COSTA
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Jogo Quizz em Aplicações de Física para Smartphone: fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz.
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Orientador : ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
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MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
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SERGIO HENRIQUE ALBUQUERQUE LIRA
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Data: 18/10/2021
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Diante da realidade de que grande parte dos alunos das escolas públicas possuem smartphone, de modo que são considerados como sendo nativos digitais. Um dos grandes questionamentos da contemporaneidade é sobre o uso de aparelhos em sala de aula. Nas escolas, é notável que boa parte dos alunos se distraem das aulas pelo uso indevido de aparelhos eletrônicos, tais como celulares e tablets. A presente dissertação tem como objetivo principal, analisar e investigar os possíveis benefícios pedagógicos que podem surgir devido ao uso do smartphone em sala de aula de maneira controlada e mediada pelo professor. Nesse caso, o smartphone passa a ser utilizado como sendo mecanismo propulsor, atraindo assim o interesse dos alunos, facilitando a aprendizagem de conteúdos de Física, tais como os assuntos abordados sobre fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz. Por questões de conveniência escolhemos a escola estadual José Correia da Silva Titara para a realização de nossa aplicação, que mesmo sendo uma escola pública, mais de 95% dos alunos possuem smartphone. A nossa abordagem foi baseada em pesquisa-ação, a qual valeu-se das contribuições de grande pensadores das ciências, os quais podemos citar, Lev Vygotsky, David Ausubel, Isaac Newton, Thomas Young e etc. Nossa proposta aqui, como produto de nossa dissertação, é a criação de um aplicativo de smartphone, um jogo intitulado “Jogo quiz em aplicações de física para smartphone: Fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz” o qual tem como características principais a competição saudável em que todos ganham, a cooperação entre os jogadores de maneira lúdica e associada ao uso de tecnologias gerando assim uma nova perspectiva da utilização de aparelhos eletrônicos durantes as aulas de física, de maneira em que o professor possa intervir como mediador da atividade atrativa. Também utilizamos um questionário, que foi aplicado aos alunos que nos possibilitou uma verificação do quão útil foi nosso jogo como ferramenta auxiliar no aprendizado.
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In view of the reality that most public school students have smartphones, so they are considered to be digital natives. One of the great questions of contemporary times is about the use of devices in the classroom. In schools, it is notable that many students are distracted from classes by the improper use of electronic devices, such as cell phones and tablets. The main objective of this dissertation is to analyze and investigate the possible pedagogical benefits that may arise due to the use of smartphones in the classroom in a controlled and mediated manner by the teacher. In this case, the smartphone starts to be used as a propelling mechanism, thus attracting the interest of students, facilitating the learning of Physics content, such as the subjects covered on wave and corpuscular phenomena of light. For reasons of convenience, we chose the José Correia da Silva Titara state school to carry out our application, which, even though it is a public school, more than 95% of students have smartphones. Our approach was based on action research, which used the contributions of great thinkers in the sciences, such as Lev Vygotsky, David Ausubel, Isaac Newton and Thomas Young, etc. Our proposal here, as a product of our dissertation, is the creation of a smartphone application, a game entitled "Quiz game in smartphone physics applications: wave and corpuscular phenomena of light" which has as main characteristics the healthy competition in which everyone wins, cooperation between players in a playful way and associated with the use of technologies thus generating a new perspective on the use of electronic devices during physics classes, so that the teacher can intervene as a mediator of attractive activity. We also used a questionnaire, which was applied to students, which enabled us to check how useful our game was as an auxiliary learning tool.
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PAULO DE OLIVEIRA SANTOS
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UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NUMA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE UTILIZA MAPAS CONCEITUAIS PARA ALUNOS DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
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Orientador : ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
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JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
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MARIA TEREZA DE ARAUJO
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Data: 19/10/2021
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A sequência didática proposta, nesta pesquisa, está em consonância com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Destina-se aos alunos das turmas A e B, do 2° período do Ensino Médio, em modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), da Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, do município de Teotônio Vilela, estado de Alagoas (AL). Na revisão da literatura que efetuamos nos trabalhos divulgados por esse programa, a modalidade EJAI não possui trabalhos ou produtos didáticos para o Ensino de Física, utilizando o tema estruturador ‘Uma Sequência Didática’, em uma perspectiva da aprendizagem significativa, à qual se utiliza de mapas conceituais para alunos desta modalidade, em que se procurou abordar, conceitos relativos às Leis do Movimento de Newton, e de sua validade para sistemas de referenciais inerciais, a relação do conceito massa com as propriedades inerciais da matéria, o envolvimento com sistemas de referências não-inerciais na concepção da força centrípeta como uma força real. A aplicação desse produto foi realizada conforme a estrutura metodológica organizada para cada aula, quais sejam: a problematização inicial para que os alunos atribuíssem razões, a abordagem do conteúdo, objetivando a construção de significados e, por fim, a verificação da aprendizagem através de questões e do uso de mapas conceituais. Apesar das dificuldades encontradas por vivenciarmos a pandemia do Covid-19, os métodos utilizados nesse trabalho, por um constructo de uma pesquisa qualitativa, de um estudo de caso diagnóstico. Os resultados obtidos no acompanhamento dos alunos e na coleta de dados através de questionário, mostraram indícios que, a sequência didática organizada como produto educacional, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de física, promovendo evolução da estrutura cognitiva dos alunos frente ao conteúdo trabalhado. Por sua vez, o uso de mapas conceituais, mostrou favorecer uma aprendizagem com atribuição de significados. Dessa forma, pela visão sistêmica com a qual foi elaborado e aplicado esse produto à modalidade EJAI, os resultados obtidos mostraram indícios de um favorecimento ao ensino-aprendizagem desses dois grupos acompanhados.
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The proposed didactic sequence in this research is in accordance to the recommendations of the National Curricular Parameters (PCN's). It is addressed to the students of classes A and B, from the 2nd period of High School, in the Young, Adult and Elderly Education modality (EJAI), from the State School Pedro Joaquim de Jesus, in Teotônio Vilela city, state of Alagoas (AL). In the literature review that we did on the works published by this program, the EJAI modality does not have any didactic works or products for Physics Teaching, using the structuring theme 'A Didactic Sequence', in a meaningful learning perspective, in which concept maps are used for students of this modality, in which it aimed to address concepts related to Newton's Laws of Motion and their validity for inertial reference systems, the relationship of the mass concept with the inertial properties of matter, the involvement with non-inertial reference systems in the conception of centripetal force as a real force. The application of this product was carried out according to the methodological structure organized for each class, which are: the initial problematization for the students to attribute reasons, the content approach, seeking the construction of meanings and, finally, the learning verification through questions and the use of concept maps. In spite of the difficulties encountered due to experiencing the Covid-19 pandemic, the methods used in this work, by a construct of a qualitative research, of a diagnostic case study. The results obtained in the monitoring of students and in data collection through a questionnaire, showed indications that the didactic sequence organized as an educational product, may contribute to the teaching-learning process in physics classes, promoting the evolution of the students' cognitive structure facing the content worked. In its turn, the use of concept maps showed to promote a learning with attribution of meanings. Therefore, by the systemic vision through which this product was elaborated and applied to the EJAI modality, the obtained results showed indications of a favoring to the teaching-learning of these two followed groups.
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IVO SILVA NETO
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Jornal Científico como Instrumento de Aprendizagem para o Ensino de Física no Ensino Médio
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Orientador : MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ELTON MALTA NASCIMENTO
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GEOVANA DRESCH WEBLER
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MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
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Data: 20/10/2021
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A presente dissertação de mestrado apresenta uma proposta metodológica baseada na utilização de um jornal impresso/digital no Ensino de Física. Com o intuito de buscar instrumentos pedagógicos que superem a aula meramente expositiva, o jornal enquanto ferramenta didática possibilita a contextualização da física na vida cotidiana do estudante, dentro de uma perspectiva crítica, levando uma participação ativa do mesmo no processo ensino-aprendizagem. Para isso, apresentamos como produto educacional uma proposta de Sequência Didática (SD) que tem como objetivo oferecer criatividade e dinamismo ao Ensino Básico, em particular da disciplina de física. Utilizando de recursos de multimídias, a realização desse projeto foi dividida por etapas: planejamento, aplicação e avaliação. A SD tem uma perspectiva interdisciplinar e, por isso, foram envolvidos conhecimentos de outras disciplinas, como a língua portuguesa, que contribuiu elucidando acerca do gênero jornalístico. O produto educacional teve como público-alvo alunos da primeira e segunda séries do Ensino Médio, tendo sido experimentado com 131 alunos do curso noturno de uma escola do município de Flexeiras, estado de Alagoas. O estudo configurou-se a partir de uma pesquisa qualitativa, onde a coleta de dados ao longo da pesquisa foi feita por meio de observações e registros do pesquisador, além de questionário de opinião. Além disso, neste trabalho, buscamos analisar o uso desse tipo de ferramenta como facilitador no processo ensino-aprendizagem.
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This master's thesis presents a methodological proposal based on the use of a printed/digital journal in Physics Education. In order to seek pedagogical instruments that go beyond the merely expository class, the newspaper as a didactic tool enables the contextualization of physics in the student's daily life, within a critical perspective, leading to an active participation in the teachinglearning process. For this, we present as an educational product a proposal for a Didactic Sequence (DS) that aims to offer creativity and dynamism to Basic Education, particularly in the discipline of physics. Using multimedia resources, the realization of this project was divided into stages: planning, application and evaluation. DS has an interdisciplinary perspective and, therefore, knowledge from other disciplines was involved, such as the Portuguese language, which contributed to clarifying the journalistic genre. The educational product had as its target audience students from the first and second grades of high school, having been experimented with 131 students from the night course of a school in the municipality of Flexeiras, state of Alagoas. The study was set up from a qualitative research, where data collection throughout the research was carried out through the researcher's observations and records, in addition to an opinion questionnaire. Furthermore, in this work, we seek to analyze the use of this type of tool as a facilitator in the teaching-learning process.
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JOSENILTON BATISTA DOS SANTOS
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SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS UTILIZANDO DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES: Uma Abordagem Direcionada à Educação Básica
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Orientador : PEDRO VALENTIM DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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PEDRO VALENTIM DOS SANTOS
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WAGNER FERREIRA DA SILVA
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DENIS REZENDE DE JESUS
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Data: 26/11/2021
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Ao descrever o objeto de conhecimento, especificamente durante as aulas de circuitos elétricos, geralmente o professor faz, na própria lousa, um esboço ou um esquema elétrico, usa uma imagem ou até mesmo um simulador eletrônico, tentando, ao máximo, reduzir a abstração nas aulas de Física. No entanto, todos esses recursos podem servir de forma suplementar a uma metodologia que, nesse trabalho, é proposta como mais eficaz: a experimentação através da construção e execução de exercícios com divisores de corrente, de tensão e o uso de amplificadores operacionais. O uso de experimentos com circuitos elétricos com finalidade formativa já é uma realidade bastante presente em turmas de terceiro ano no ensino médio. Entretanto, sua aplicação no âmbito do Ensino Fundamental ainda é de caráter pouco expressivo. Além disso, em qualquer nível da Educação Básica, quando se aborda o tema dos semicondutores, geralmente acontece de forma meramente teórica. Na experimentação encontramos elementos constituintes do letramento científico que abrem possibilidades de inserção dos objetos de conhecimento de forma sequencial e que propiciam uma repaginação didática nos processos de ensino e aprendizagem. Esse trabalho traz como produto educacional sequências didáticas que tem como foco principal, a partir do uso de kits de montagem, o estudo de circuitos elétricos com o uso de semicondutores amplificadores operacionais, voltados para educação básica. Trata-se do relato de uma experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurélio Buarque de Holanda e Escola Estadual de Educação Básica Pedro Joaquim de Jesus, no município de Teotônio Vilela – AL, nas turmas de 9º e 3º anos, respectivamente, onde os alunos, num processo de coprodução com o professor, participaram de oficinas de montagem de circuitos elétricos a partir de esquemas ilustrados em roteiros de estudo visando facilitar a assimilação dos conteúdos de Física sobre eletricidade. Sabemos que ainda muito é necessário para que se alcance os patamares maiores da educação, mas esse trabalho mostrou ter potencial e ser um contributo significativo nos processos de ensino e aprendizagem.
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When describing the object of knowledge, specifically during electrical circuit classes, the teacher usually makes a sketch or an electrical diagram on the blackboard, uses an image or even an electronic simulator, trying, as much as possible, to reduce abstraction in the Physics classes. However, all these resources can serve as a supplement to a methodology that, in this work, is proposed as more effective: experimentation through the construction and execution of exercises with current and voltage dividers and the use of operational amplifiers. The use of experiments with electrical circuits for training purposes is already a very present reality in third-year high school classes. However, its application in the scope of Elementary Education is still of little expressive character. Furthermore, at any level of Basic Education, when the topic of semiconductors is approached, it usually happens in a purely theoretical way. In the experimentation we find elements that constitute scientific literacy that open possibilities for the insertion of knowledge objects in a sequential way and that provide a didactic redesign in the teaching and learning processes. This work brings as an educational product didactic sequences whose main focus, from the use of assembly kits, is the study of electrical circuits with the use of semiconductor operational amplifiers, aimed at basic education. This is the report of an experience carried out at the Municipal Elementary School Aurélio Buarque de Holanda and the Pedro Joaquim de Jesus State Basic Education School, in the municipality of Teotônio Vilela - AL, in the 9th and 3rd year classes, respectively, where the students, in a co-production process with the teacher, participated in workshops for the assembly of electrical circuits based on diagrams illustrated in study guides to facilitate the assimilation of physics content about electricity. We know that much is still needed to reach higher levels of education, but this work has shown it to have potential and to be a significant contribution to the teaching and learning processes.
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THALES ALLAN SANTOS DA CRUZ
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O ENSINO DO PROBLEMA DA RADIAÇÃO DE CORPO NEGRO POR MEIO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ANALISE E INSERÇÃO ATRAVÉS DO GOOGLE MEET ALIADO AO PHET SIMULATIONS
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Orientador : ELTON MALTA NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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REGINA SIMPLÍCIO CARVALHO
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ELTON MALTA NASCIMENTO
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MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
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Data: 16/12/2021
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Mostrar Resumo
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Esta dissertação propõe aos Professores do Ensino Médio uma forma de trabalhar conceitos relacionados ao Problema da Radiação de Corpo Negro utilizando para isto, salas de Videoconferência, a ferramenta PHET Simulations e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Temos com estes escritos, o propósito de estimular a vontade de aprender Física nos alunos, através do manuseio de recursos digitais e disponíveis na Rede Mundial de Computadores. Como também despertar no Docente de Física a vontade de abordar novos conteúdos, utilizando-se de metodologias inovadoras e recursos didáticos diferenciados que se adequam a situação pandêmica atual ou em quaisquer situações adversas.
Com este fim, foi desenvolvido um produto educacional focado na perspectiva investigativa, destinado para os Professores da educação básica, afim de que munidos com ele, possam assegurar a qualidade e bom desempenho profissional em cenários de ensino remoto, por vezes de difícil ambientação e engajamento por parte dos alunos. O Produto foi aplicado em uma Escola Particular da Capital do Estado de Alagoas, Maceió. Participaram desta pesquisa alunos da terceira série e da segunda série do ensino médio, divididos em: turma teste - selecionamos aleatoriamente três alunos de cada ano para integrar o grupo - e turma controle - que não foi exposta ao produto educacional, somente foram espectadores das aulas convencionais - todos eles com acesso a internet. Na aplicação, o Professor exibiu para os alunos a sequência didática, que está dividida em seis módulos, propondo inicialmente uma discussão sobre conceitos simples de cor dos corpos, além de sugerir aos aprendizes a busca de conceitos mais complexos trazendo-os à baila nos momentos posteriores. Em seguida fez-se necessário o uso de simuladores e programas de construção de gráficos, culminando com a produção de mapas conceituais.
Como veremos a diante, o uso de ferramentas digitais para ensinar o conteúdo de Radiação do Corpo Negro se mostrou uma esplendida alternativa no Processo de ensino-aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea.
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Mostrar Abstract
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This dissertation proposes to High School Teachers a way to work on concepts related to the Black Body Radiation Problem using for this purpose, Videoconference rooms, the PHET Simulations tool and Virtual Learning Environments (AVA). We have with these writings, the purpose of stimulating the desire to learn Physics in students, through the handling of digital resources available on the World Wide Web. As well as awakening in the Physics Teacher the will to approach new contents, using innovative methodologies and differentiated didactic resources that suit the current pandemic situation or in any adverse situations.
To this end, an educational product focused on the investigative perspective was developed, intended for Basic Education Teachers, so that, armed with it, they can ensure quality and good professional performance in remote teaching scenarios, which are sometimes difficult to set up and engage in. by the students. The Product was applied in a Private School in the capital of the State of Alagoas, Maceió. Third grade and second grade high school students participated in this research, divided into: test class - we randomly selected three students from each year to join the group - and control class - which was not exposed to the educational product, but were only spectators of the classes conventional - all of them with internet access. In the application, the Professor showed the students the didactic sequence, which is divided into six modules, initially proposing a discussion on simple concepts of body color, in addition to suggesting to the learners the search for more complex concepts, bringing them to the fore in the moments later. Then it was necessary to use simulators and graphics construction programs, culminating in the production of concept maps.
As we will see below, the use of digital tools to teach the content of Black Body Radiation proved to be a splendid alternative in the teaching-learning process of Modern and Contemporary Physics
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