MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado
Dissertações/Teses

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2023
Dissertações
1
  • EVYLIN CRISTINA COSTA SILVA
  • POEMAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA OS FUNDAMENTOS DA MECÂNICA CLÁSSICA.

  • Orientador : WANDEARLEY DA SILVA DIAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FREDERICO SALGUEIRO PASSOS
  • MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • WANDEARLEY DA SILVA DIAS
  • VALMIR HENRIQUE DE ARAÚJO
  • Data: 19/01/2023

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  • Este é um trabalho desenvolvido no agreste alagoano, numa escola da rede estadual de ensino iniciado no ano de 2021 com finalização em 2022. Em um cenário pandêmico, com dificuldades acentuadas pela pandemia de COVID-19 além das enfrentadas corriqueiramente. Nesta proposta, a autora cria cinco poemas contendo três temas da mecânica clássica. Três dos cinco poemas são de conteúdos e os outros dois propõem a resolução de questões que foram propostas em edições anteriores do exame nacional do ensino médio - ENEM. O trabalho tem por objetivo proporcionar aos alunos do ensino médio uma aprendizagem lúdica e significativa com a utilização de poemas no ensino da ciência chamada Física. Utilizamos por base a teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel e o currículo em espiral, descrito por Bruner. Em nossa pesquisa, utilizamos da análise qualitativa como meio de verificação e validação de nossa proposta. Como esperado, pudemos constatar através da análise dos resultados obtidos que a utilização de poemas no ensino de Física além de facilitar o entendimento, desperta a curiosidade e o interesse do alunado, sendo uma forma diversa da abordada cotidianamente, provocando os alunos a percepção de que a Física vai além de cálculos e equações, sendo uma maneira convidativa aos estudantes em geral.


  • Mostrar Abstract
  • This is a work developed in the "agreste" region of Alagoas, in a state school that started in 2021 and will end in 2022. In a pandemic scenario, with difficulties accentuated by the COVID-19 pandemic in addition to those commonly faced. In this proposal, the author creates five poems containing three themes from classical mechanics. Three of the five poems contain content and the other two propose the resolution of questions that were proposed in previous editions of the National High School Exam - ENEM. The purpose of the work is to provide high school students with playful and meaningful learning through the use of poems in teaching science called Physics. We used as a basis the theory of significant learning developed by David Ausubel and the spiral curriculum described by Bruner. In our research, we used qualitative analysis as a means of verification and validation of our proposal. As expected, we were able to verify through the analysis of the results obtained that the use of poems in physics teaching, in addition to facilitating understanding, arouses the curiosity and interest of students, which is a form different from that discussed on a daily basis, making students realize that Physics goes beyond calculations and equations, and is an inviting way for students in general.

2
  • ERIVALDO DOUGLAS SANTOS DE LIMA
  • Relação Entre Força de Atrito e Área de Contato: uma proposta de aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas utilizando o Software Tracker.

  • Orientador : ELTON MALTA NASCIMENTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELTON MALTA NASCIMENTO
  • PEDRO VALENTIM DOS SANTOS
  • ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO
  • Data: 24/02/2023

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  • Em boa parte das escolas do Ensino Médio, o ensino de Física ainda mantém seu foco no ensino tradicional, com aulas centradas no professor, unidirecional e sempre de cima para baixo. Porém, diante dos avanços tecnológicos, do desenvolvimento de novas teorias de aprendizagem e de metodologias de aprendizagem no ensino de Física, esse trabalho tem como objetivo quebrar a barreira do ensino tradicional e a escola nova, trazendo como foco principal o aprender fazendo, e tornar o aluno responsável por sua própria aprendizagem, desenvolvendo o protagonismo e caráter investigativo. Para esse fim, utilizaremos a teoria de John Dewey em que o processo ensino-aprendizagem se centraliza nas experiências vivenciadas. A teoria de Vygotsky traz também, que a aprendizagem está ligada à relação indivíduos/sociedade. Na metodologia será proposta uma atividade que investiga a relação entre a força de atrito, a área de contato de um objeto e a superfície que se apoia, baseando-se em metodologias ativas, especificamente na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb) aliadas a recursos didáticos e utilizando o software Tracker para análise de vídeos em forma de produto educacional. É importante salientar que este produto educacional terá caráter instrucional e será consultado por outros professores para ser replicado em outras escolas. Os resultados deste trabalho, analisados após aplicação na Escola Técnica Ariano Vilar Suassuna, localizado na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, ressaltam a independência do aluno na construção de sua própria aprendizagem, mostrando-se crítico e lidando com situações contraintuitivas no sentido fenomenológico dos conceitos envolvendo a força de atrito e sua relação com as superfícies de contato.


  • Mostrar Abstract
  • In most high schools, the education of Physics still maintains its focus on traditional education, with classes centered on the teacher, unidirectional and always from top to bottom. However, in face of technological advances, the development of new theories of education and learning methodologies of the do-main of Physics, this dissertation aims to break the barrier of traditional teaching and the new school, bringing as a main focus the learning as you do, and make the student responsible for their own education, developing protagonism and investiga-tive character. For that, we will use John Dewey's theory in which the process of teaching-learning is centered on an indi-vidual's lived experiences. Vygotsky's theory also brings up that the education is related to the relationship between individuals and society. In the methodology an activity will be proposed which investigates the relation between frictional force and contact area of an object and the surface it supports, based on active methodologies, specifically in Problem-based Learning (PBL) combined with didactic resources and using the Tracker software to analyze videos as a mean of educational product. It is important to point out that this educational product will have an institutional character and will be consulted by other teach-ers to be replicated in different schools. The results of this dis-sertation, analyzed after application at Ariano Vilar Suassuna Technical School, located in the city of Garanhuns, in the state of Pernambuco, in a 1st year of high school class, highlight the student's independence in the construction of their own educa-tion, being critical and dealing with constructive situations in the phenomenological sense of the concepts involving the fric-tional force and its relation with contact surfaces.

3
  • STEPHANNY MEIRYSSA DOS SANTOS ALVES RAMOS
  • Práticas Experimentais de Física a Distância: Desenvolvimento de uma
    Aplicação com Arduíno para a Realização do Experimento de Reflexão
    Da Luz.

     
     
  • Orientador : WANDEARLEY DA SILVA DIAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUIZDARCY DE MATOS CASTRO
  • ALEX EMANUEL BARROS COSTA
  • GERALDO ALVES SOBRAL JUNIOR
  • WANDEARLEY DA SILVA DIAS
  • Data: 24/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação é uma proposta de utilização de Arduino no ensino da
    Reflexão da luz, a partir da construção de um aparato experimental
    controlado remotamente, com intuito de complementar o ensino de
    fsica e tornar mais frequente as práticas experimentais em sala de aula.
    Nela, existe uma proposta de produto educacional, bem como seu
    processo de
    construção, aplicação e dados obtidos, que comprovam um processo de
    aprendizagem potencialmente significativo. Para aplicação deste,
    segue questionários iniciais e finais e um guia prático, que visa auxiliar
    os professores que pretendem levá-lo para sua sala de aula. Devido ao
    fato de que vivemos em uma época em que as pessoas, em sua maioria,
    estão
    conectadas por meio da tecnologia e para acompanhar essa crescente
    mudança tecnológica, em todo processo de aplicação, os alunos
    fizeram uso de seus celulares e de computadores.

     
     

  • Mostrar Abstract
  •  

     
     
2022
Dissertações
1
  • KLEBER SALDANHA DE SIQUEIRA
  • UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA FÍSICA DE MATERIAIS SEMICONDUTORES

  • Orientador : MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • WANDEARLEY DA SILVA DIAS
  • TIAGO GONÇALVES SANTOS
  • Data: 10/03/2022

  • Mostrar Resumo
  • O domínio da física do estado sólido permitiu o desenvolvimento dos principais campos da pesquisa aplicada levando ao surgimento de componentes eletrônicos cada vez mais eficientes e sofisticados. Neste contexto, os materiais semicondutores representam uma das maiores revoluções tecnológicas do último século, impactando a sociedade, massificando as tecnologias de automação, controle, informação e comunicação, hoje indispensáveis ao ser humano. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo desenvolver a física dos materiais semicondutores por meio da construção de cinco circuitos eletrônicos práticos, permitindo ao estudante relacionar as diversas propriedades físicas destes materiais com suas aplicações, levando-o a perceber seu impacto tecnológico e as principais diferenças entre componentes ativos e passivos. São apresentados o diodo clássico e o transistor, ambos analisados do ponto de vista eletrodinâmico com ênfase na teoria de bandas eletrônicas. Para tal finalidade, foi elaborada uma sequência didática composta de seis aulas baseadas em atividades experimentais de modo que a teoria desenvolvida está constantemente ligada ao fazer experimental, fortalecendo o dialogismo por meio do sociointeracionismo vygotskiano, rompendo com a prática meramente expositiva. Nas duas últimas aulas é proposta a construção de um circuito medidor de nível de água com o objetivo estratégico de integralizar os conceitos desenvolvidos nas aulas anteriores, levando o estudante a compreender sua própria trajetória de aprendizado. Durante a aplicação da sequência didática foram fornecidos kits com materiais para os estudantes inicialmente divididos em quatro grupos contendo ferramentas manuais simples, resistores, capacitores, leds, diodos e transistores. Durante as aulas os estudantes foram avaliados por meio da interpretação funcional dos circuitos propostos permitindo verificar o desenvolvimento de habilidades e competências próprias deste campo de estudo. Para a análise da aplicação do produto educacional foram aplicados um questionário sociopedagógico, com objetivo de caracterizar o público alvo do trabalho, uma avaliação de conhecimentos prévios, com o objetivo de analisar os subsunçores básicos dos estudantes para o estudo do tema, considerando a teoria da retenção significativa do conhecimento proposta por David Ausubel, o estudo do desempenho dos estudantes durante as atividades experimentais e uma avaliação de conhecimentos adquiridos, cujo objetivo é verificar o aprendizado dos estudantes e a viabilidade pedagógica do produto educacional. Ao final deste trabalho é demonstrado que o método de transposição didática baseado na construção e análise de circuitos eletrônicos torna possível o ensino da física dos materiais semicondutores no Ensino Médio levando ao aprendizado substantivo deste tema.


  • Mostrar Abstract
  • The domain of solid state physics allowed the development of the main fields of applied research, leading to the emergence of increasingly efficient and sophisticated electronic components. In this context, semiconductor materials represent one of the greatest technological revolutions of the last century, impacting society, massifying automation, control, information and communication technologies, which are indispensable to human beings today. Thus, this work aims to develop the physics of semiconductor materials through the construction of five practical electronic circuits, allowing the student to relate the various physical properties of these materials with their applications, making them realize their technological impact and the main differences between active and passive components. The classical diode and the transistor are presented, both analyzed from an electrodynamic point of view, with an emphasis on the theory of electronic bands. For this purpose, a didactic sequence was created, consisting of six classes based on experimental activities, so that the theory developed is constantly linked to experimental work, strengthening dialogism through Vygotskian social interactionism, breaking with merely expository practice. In the last two classes, the construction of a water level measuring circuit is proposed with the strategic objective of integrating the concepts developed in the previous classes, leading the student to understand his own learning trajectory.During the application of the didactic sequence, kits with materials were provided to the students, initially divided into four groups containing simple hand tools, resistors, capacitors, LEDs, diodes and transistors. During classes, students were evaluated through the functional interpretation of the proposed circuits, allowing to verify the development of skills and competences specific to this field of study. To analyze the application of the educational product, a socio-pedagogical questionnaire was applied, in order to characterize the target audience of the work, an assessment of prior knowledge, in order to analyze the basic subsumers of students for the study of the topic, considering the theory of significant retention of knowledge proposed by David Ausubel, the study of student performance during experimental activities and an assessment of acquired knowledge, whose objective is to verify student learning and the pedagogical feasibility of the educational product. At the end of this work, it is demonstrated that the didactic transposition method based on the construction and analysis of electronic circuits makes it possible to teach the physics of semiconductor materials in high school, leading to the substantive learning of this topic.

2
  • KLESSIA SANTOS BASTOS
  • LABORATÓRIO MÓVEL DE ELETROSTÁTICA, USANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA OS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

  • Orientador : PEDRO VALENTIM DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PEDRO VALENTIM DOS SANTOS
  • ANDRE LUIS BAGGIO
  • TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
  • Data: 10/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Desenvolvemos neste trabalho um produto educacional com objetivo de contribuir com o melhoramento do Ensino de Física nas escolas públicas, aproximar o aluno da ciência e da prática experimental. O produto consiste em uma sequência de atividades práticas, que podem ser usadas no entendimento da eletrostática, produzidas a partir de materiais de baixo custo ou até mesmo sucatas. Inicialmente sugerimos um material de apoio ao professor da escola pública, uma caixa organizadora com esses materiais, acompanhada de um manual de instruções de montagens das experiências e atividade auxiliar de reflexão, que possam ser usadas por ele em sala de aula. Com a pandemia, o laboratório móvel, ou seja, a caixa organizadora, não pôde ir para a sala de aula, mas não impediu a execução das atividades. Adaptada para o ensino remoto, ela auxiliou ainda mais aos estudantes, ou seja, o processo de induzir os alunos à observação e descoberta foi muito significante para eles. Conforme previmos no pré-teste, percebemos que o produto e sua aplicação somaram na escolarização do alunos avaliada no pós teste.


  • Mostrar Abstract
  • In this work, we developed an educational product with the objective of contributing to the improvement of Physics Teaching in public schools, bringing the student closer to science and experimental practice. The product consists of a sequence of practical activities, which can be used in the understanding of electrostatics, produced from low-cost materials or even scrap. Initially, we suggest a support material for the public school teacher, an organizing box with these materials, accompanied by an instruction manual for setting up the experiences and auxiliary reflection activity, which can be used by him in the classroom. With the pandemic, the mobile laboratory, that is, the organizing box, could not go to the classroom, but it did not prevent the execution of activities. Adapted for remote teaching, it helped the students even more, that is, the process of inducing the students to observation and discovery was very significant for them. As we predicted in the pre-test, we realized that the product and its application added up to the students' schooling assessed in the post-test.

3
  • DIANA SILVA VASCONCELLOS DE SOUZA
  • O MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE ÓTICA GEOMÉTRICA

  • Orientador : MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LIDIANE MARIA OMENA DA SILVA LEAO
  • MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • WANDEARLEY DA SILVA DIAS
  • Data: 19/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho busca investigar a potencialidade do Ensino Híbrido, através de um produto educacional que utiliza o modelo de Rotação por Estações, no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de óptica. O Ensino Híbrido é uma estratégia de ensino que mescla características do ensino online e do ensino presencial. A pesquisa foi realizada com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Maceió. Na pesquisa optou-se por usar o modelo da rotação por estações, na qual os estudantes percorrem estações de ensino com diferentes atividades. Foram divididos em sete momentos de 50 minutos, em sala de aula. Primeiramente, os estudantes realizaram um pré-teste, individual. Em seguida, os estudantes foram organizados em grupos e direcionados para estações, onde realizaram tarefas de acordo com os objetivos propostos a cerca do assunto trabalhado. Por fim, realizaram um pós-teste, também individual. Nas estações foram utilizados dois experimentos didáticos (um sobre associação de espelhos planos e um sobre câmara escura de orifício), palavras cruzadas e um vídeo didático, todos relacionados à óptica geométrica. A cada aula de 50 minutos os estudantes trocaram de estação, revezando até todos passarem por todas as estações. Ao final da aplicação da metodologia, foi constatado, por meio de uma análise qualitativa, que os alunos se mostraram mais participativos ao longo da aula, demonstrando um maior interesse pelo conteúdo estudado. Também foi observado, ao comparar os resultados do pré-teste e pós-teste, que houve uma melhora significativa na compreensão do assunto estudado.


  • Mostrar Abstract
  • This paper aims to investigate the potential in Hybrid Teaching through an educational product which uses the Station Rotation model, in the teaching-learning process of the Optics subject. The Hybrid Teaching Method is a teaching strategy that combines features of both remote and in-person teaching. This research was performed with High School second-graders from a private school in Maceió. The model chosen for this research was the station rotation model, in which the students the students go through teaching stations with different activities. It was divided in seven moments of 50 minutes, in the classroom. Firstly, the students took an individual pre-test. After that, they were organized in groups and directed to the stations, where they realized the tasks according to the purposes of the studied content. Finally, the students took a post-test, also individually. In the stations, two didactic experiments were used (one regarding plane mirrors association and the other one, regarding orifice darkrooms), crossword puzzles and a didactic video, all related to the Geometric Optics. After every 50-minute class, the students switched stations, taking turns until all of them had passed by all the stations. At the end of the methodology application, it was observed, through qualitative analysis, that the students were more participative throughout the class, showing more interest in the studied content. It was also observed, after comparison of the pre-test and post-test results, that there was significant improvement in the understanding of the studied content.

4
  • ALEFF KENNETY HENRIQUE DOS SANTOS
  • INFLUÊNCIA DA ESCOLA PITAGÓRICA NAS CIÊNCIAS FÍSICAS 

  • Orientador : JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCOS ANTÔNIO BARROS SANTOS
  • FERNANDO GUILHERME SILVA AYRES
  • JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
  • SAMUEL SILVA DE ALBUQUERQUE
  • Data: 22/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho tem dois objetivos. O primeiro é mostrar a tradição filosófica da escola pitagórica, tanto sua origem quanto sua influência na ciência, com o foco nas ciências físicas. O segundo é a produção de um produto educacional, com textos poéticos no estilo livre, onde nele será mostrado poeticamente, a contribuição do pensamento pitagórico para a ciência moderna. O produto educacional criado através dos termos teóricos discutidos nesta dissertação, foi um livreto com 15 poemas, o opúsculo apresenta o seguinte título: ‘’Breves poemas: A Influência da Escola Pitagórica nas Ciências Físicas’’ .O material pedagógico criado através das análises teóricas aqui investigadas, se mostrou eficaz durante a sua aplicação por conta de dois fatores: (1) a matriz epistemológica da escola pitagórica remonta à Antiguidade Clássica, mas mesmo assim se encontra presente na ciência hodierna; (2) devido a estrutura poética que é potencialmente significativa, pois o escritor tem a liberdade de escrever de uma forma livre.


  • Mostrar Abstract
  • The present work has two objectives. The first is to show the philosophical tradition of the Pythagorean school, both its origin and its influence on science, with a focus on the physical sciences. The second is the production of an educational product, with poetic texts in free style, where the contribution of Pythagorean thought to modern science will be shown poetically. The educational product created through the theoretical terms discussed in this dissertation, was a booklet with 15 poems, the booklet has the followed title: ''Brief poems: The Influence of the Pythagorean School in the Physical Sciences'' theories investigated here, proved to be effective during its application due to two factors: (1) the epistemological matrix of the Pythagorean school dates back to Classical Antiquity, but even so it is present in today's science; (2) due to the poetic structure which is potentially significant, as the writer has the freedom to write freely.

5
  • SARA RAQUEL DE SOUZA SILVA
  • LUDO NEWTON-HUYGENS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : ALEX EMANUEL BARROS COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX EMANUEL BARROS COSTA
  • ANA PAULA PERDIGÃO PRAXEDES
  • MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • Data: 26/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • As dificuldades no ensino de Física no Brasil estão intimamente relacionadas às metodologias adotadas para tal. Dentre as diversas estratégias através das quais pode se dar o aprendizado, no ensino de Física brasileiro, a mais empregada é o método tradicional através de aulas em formato de monólogo expositivo. Nesse cenário, o presente trabalho buscou uma maneira alternativa de ensino, que pudesse não só complementar as práticas pedagógicas da sala de aula de maneira construtiva, bem como suscitar habilidades sociais e cognitivas úteis ao ensino-aprendizagem de Física. Para tanto, examinamos sistematicamente teorias psicopedagógicas de ensino-aprendizagem, fundamentação empírica das atividades recreativas educacionais e produtos educacionais do gênero que lograram êxito em sua aplicação. Assim, a partir da pesquisa realizada criamos um jogo de tabuleiro objetivando o ensino da Óptica Geométrica aos alunos do ensino médio e o aplicamos em sala de aula para uma turma do segundo ano do ensino médio da Escola Pública Estadual, na cidade de Santana do Mundaú – AL. Os resultados da aplicação do jogo foram analisados a partir de um questionário aplicado antes e depois da aplicação do produto educacional e mostraram que os alunos desenvolveram conhecimentos e habilidades da disciplina de Física, além de possuírem uma maior compreensão do conteúdo em detrimento da memorização e replicação mecânica.


  • Mostrar Abstract
  • The difficulties in teaching Physics in Brazil are closely related to the methodologies adopted for this purpose. Among the different strategies through which learning can take place, in the teaching of Physics in Brazil, the most used is the traditional method through classes in the form of an expository monologue. In this scenario, the present work sought an alternative way of teaching, which could not only complement the pedagogical practices of the classroom in a constructive way, as well as raise social and cognitive skills useful to the teaching-learning of Physics. In order to do so, we systematically examine psychopedagogical theories of teaching and learning, the empirical foundation of educational recreational activities and also educational products of the gender that were successful in their application. Thus, from the research carried out, we created a board game aimed at teaching Geometric Optics to high school students and applied it in the classroom to a second year high school class at Escola Pública Estadual , in the city of Santana do Mundaú  – AL. The results of the application of the game were analyzed from a questionnaire applied before and after the application of the educational product and showed that students developed knowledge and skills of the Physics discipline, in addition to having a greater understanding of the content to the detriment of memorization and replication mechanics.

6
  • ANDRE DOS SANTOS ROSENDO
  • JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE UNIDADES DE MEDIDAS E GRANDEZAS FÍSICAS

  • Orientador : SAMUEL SILVA DE ALBUQUERQUE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LIDIANE MARIA OMENA DA SILVA LEAO
  • SAMUEL SILVA DE ALBUQUERQUE
  • WAGNER FERREIRA DA SILVA
  • Data: 29/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho apresentaremos uma proposta de investigação sobre as Unidades de Medidas e Grandezas Físicas e sua importância como base para o ensino de física no ensino médio. A ideia é propor uma abordagem prática na aprendizagem das Unidades de Medidas e Grandezas Físicas sempre relacionada com o conteúdo de física abordado
    em sala de aula. Serão feitas atividades práticas, buscando a contextualização, utilizando instrumentos de medidas, quando possível, e ainda os conceitos das Unidade de Medida e Grandeza Física mostrando sua importância para os conceitos físicos e para a aprendizagem dos conteúdos. Para isso adotaremos uma metodologia em que os estudantes sejam incentivados a buscar o conhecimento a partir de suas experiências anteriores, e assim possam construir um novo saber científico com significado para seu cotidiano. A proposta é apresentar os conceitos das Unidades de Medidas e Grandezas Físicas como pré-requisitos fundamentais para os demais conceitos da física por intermédio de um jogo didático, e não de maneira comumente apresentada, como se fora um ramo dissociado dos demais conceitos de física.


  • Mostrar Abstract
  • In this work we will present a research proposal on the Units of Measurements and Physical Quantities and their importance as a basis for teaching physics in high school. The idea is to propose a practical approach to the learning of Units of Measurements and Physical Quantities always related to the physics content covered in the classroom. Practical activities will be carried out, seeking contextualization, using measurement instruments, when possible, and also the concepts of the Unit of Measurement and Physical Magnitude, showing their importance for the physical concepts and for the learning of the contents. For this, we will adopt a methodology in which students are encouraged to seek knowledge from their previous experiences, and thus can build a new scientific knowledge with meaning for their daily lives. The proposal is to present the concepts of Units of Measurement and Physical Quantities as fundamental prerequisites for the other concepts of physics through a didactic game, and not in a commonly presented way, as if it were a branch dissociated from other concepts of physics.

7
  • GUILHERME HENRIQUE GUIMARAES BERALDO
  • Sequência Didática para aplicação de uma simulação em MHS

  • Orientador : FREDERICO SALGUEIRO PASSOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEX EMANUEL BARROS COSTA
  • ANDERSON RAFAEL CORREIA BUARQUE DA SILVA
  • FREDERICO SALGUEIRO PASSOS
  • Data: 30/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho trata de uma sequência didática baseada no as teorias de aprendizagem de Ausubel e de Rogers. Discutisse as vantagens de se utilizar as simulações para a aprendizagem dos alunos, a aprendizagem mais humanizada com base em Rogers.  Discutimos sobre a utilização dos mapas conceituais como processo de avaliação, pois os mesmo podem nós mostrar como os alunos adquirem os subsunçores que são as ancoragens necessárias para que os alunos possam compreender os conteúdos.


  • Mostrar Abstract
  • This work deals with a didactic sequence based on the learning theories  of Ausubel and Rogers. Discuss the advantages of using simulations for student learning, more humanized learning based on Rogers. We discussed the use of concept maps as an evaluation process, as they can  show  us  how  students acquire  the  subsumers  that  are  the  necessary  anchors  for  students  to understand the contents.

8
  • JOSE AILTON CARDOSO DE BARROS
  • LUDO FÍSICO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO CARCERÁRIA.

  • Orientador : ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
  • MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • MARIA TEREZA DE ARAUJO
  • ERMS RODRIGUES PEREIRA
  • Data: 30/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho apresenta uma proposta de desenvolver e divulgar um jogo didático que auxiliem na compreensão e aprendizagem no conteúdo de Física com foco em Energia sustentável para turmas de Ensino
    Médio. O protótipo do jogo será avaliado pelos alunos privados de liberdades da escola pública da cidade Maceió/AL. Os resultados serão analisados e comparados por um pré e pós teste onde visa investigar se os alunos gostarão do jogo Ludo Físico (LF), se a maioria dos alunos aprenderam sobre o tema abordado – Energia, cujo o objetivo de discutir as fontes de energia como com uma linguagem simples e acessível aos discentes privados de liberdades do ensino médio onde podemos trabalhar com a interdisciplinaridade (física, química, história e geografia). Nosso trabalho aborda as fontes de energia renováveis e Não renováveis com destaque nas energia solar, eólica e nuclear com suas vantagens e desvantagens. A nossa dissertação foi baseada nos pesquisadores e pensadores das ciências que foram: Lev Vygotsky, David Ausubel, apud Ornellas Farias e etc. Nosso protótipo aqui, como produto da nossa dissertação, é o desenvolvimento de um jogo didático que pode ser usado tanto no celular como nos computadores ou em outro meio de tecnológico que é o Ludo Físico, pois tem como características principais a competição benéfica em que todos ganham, através do conhecimento, do socioemocional, da interatividade professor-aluno e aluno-aluno de maneira lúdica e associada ao uso das tecnologias gerando assim uma nova perspectiva da utilização de aparelhos eletrônicos durantes as aulas de física, de maneira que o professor possa intervir como mediador da atividade atrativa. Além disso, utilizamos um questionário, que foi aplicado aos alunos privados de liberdades que nos possibilitou uma verificação do quão útil foi nosso jogo como ferramenta auxiliar no processo de ensino aprendizado.


  • Mostrar Abstract
  • The present work presents a proposal to develop and disseminate a didactic game that helps in the understanding and learning of the content of Physics with a focus on sustainable energy for high school classes. The game's prototype will be evaluated by students deprived of their liberty from the public school in the city of Maceió/AL. The results will be analyzed and compared by a pre and post test which aims to investigate whether students will like the game Ludo Físico (LF), if most students have learned about the topic addressed - Energy, whose objective is to discuss energy sources as with a simple and accessible language for high school students deprived of liberty where we can work with interdisciplinarity (physics, chemistry, history and geography). Our work addresses renewable and non-renewable energy sources with emphasis on solar, wind and nuclear energy with their advantages and disadvantages. Our dissertation was based on the researchers and thinkers of the sciences who were: Lev Vygotsky, David Ausubel, apud Ornellas Farias and etc. Our prototype here, as a product of our dissertation, is the development of a didactic game that can be used both on cell phones and computers or in another technological medium that is Ludo Físico, as its main characteristics are the beneficial competition in which all gain, through knowledge, socio-emotional, teacher-student and student-student interactivity in a playful way and associated with the use of technologies, thus generating a new perspective on the use of electronic devices during physics classes, so that the teacher can intervene as a mediator of attractive activity. In addition, we used a questionnaire, which was applied to students deprived of liberty, which allowed us to verify how useful our game was as an auxiliary tool in the teaching-learning process.

2021
Dissertações
1
  • DIOGO TIAGO DOS SANTOS
  • EXPERIMENTO DE QUEDA LIVRE CONSTRUÍDO COM ARDUINO E OPERADO ATRAVÉS DE UMA INTERFACE SCADA.

  • Orientador : WANDEARLEY DA SILVA DIAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FREDERICO SALGUEIRO PASSOS
  • MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • TIAGO GONÇALVES SANTOS
  • WANDEARLEY DA SILVA DIAS
  • Data: 15/01/2021

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  • Ao analisarmos a realidade do ensino de Ciências no Brasil encontramos alunos desmotivados, que não compreendem a importância das disciplinas para sua formação e sem estímulo para estudar. Esse quadro remete ao elevado número de notas baixas e reprovações. Inúmeros trabalhos atribuem esse cenário a falta de atividades experimentais na educação básica. Para eles, aulas puramente expositivas com teoria e aplicação de equações não despertam nos alunos o interesse para estudar. Um dos entraves para mudar tal cenário é a falta de equipamentos nas escolas. Kits experimentais disponíveis no mercado possuem alto valor comercial e sua aquisição esbarra na falta de investimento adequado. Diante desse cenário, vários autores têm sugerido a construção de experimentos com materiais acessíveis e viáveis economicamente. O microcontrolador Arduino tem se destacado neste cenário uma vez que é uma plataforma open source, de programação simples e com vasto material didático disponível na internet. Além disso, tal dispositivo possibilita a integração com inúmeros componentes encontrados em lojas que comercializam equipamentos eletrônicos e até material reaproveitado do e-lixo (lixo tecnológico). Nesse contexto, apresentamos aqui a construção de um experimento que permite observar a queda livre dos corpos, mensurando o valor da gravidade local e estabelecendo a relação entre trabalho e energia. Tal experimento é associado à um Arduino e operado por meio de uma interface SCADA, facilitando a coleta de dados e viabilizando o tempo disponível para práticas experimentais. Além da construção, apresentamos também a metodologia e os resultados obtidos após a utilização por um professor e alunos do ensino médio de Alagoas. Em face a resultados, que indicam a utilização dessa prática como facilitadora do processo de ensino/aprendizagem, disponibilizamos uma cartilha com a construção do aparato experimental e a proposta metodológica de aula do instrumento em questão.


  • Mostrar Abstract
  • When we analyze the reality of science teaching in Brazil we find discouraged students, who do not understand the importance of subjects for their training and their stimulus to study. This picture refers to the high number of low grades and failures. Many works attribute this scenario to the lack of experimental activities in basic education. For them, purely expository classes with theory and the application of equations do not arouse students' interest in studying. One of the obstacles to change this scenario is the lack of equipment in schools. Experimental kits available in the market have a high commercial value and their acquisition is faced with a lack of adequate investment. Faced with this scenario, several authors have suggested the construction of experiments with accessible and economically viable materials. The Arduino microcontroller has stood out in this scenario since it is an open source platform, with simple programming and vast educational material available on the internet. In addition, this device enables integration with numerous components found in shops that sell electronic equipment and even reused material from e-trash (technological waste). In this context, we present here the construction of an experiment that allows observing the free fall of bodies, measuring the value of local gravity and establishing the relationship between work and energy. This experiment is associated with an Arduino and operated through a SCADA interface, facilitating data collection and allowing the time available for experimental practices. Besides the construction, we also present the methodology and results obtained after use by a teacher and high school students from Alagoas. In view of the results, which indicate the use of this practice as a facilitator of the teaching/learning process, we make available a booklet with the construction of the experimental apparatus and the methodological proposal of the instrument in question.

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  • NELSON DA SILVA NUNES
  • Um Jogo de Tabuleiro: uma Proposta de uma aula diversificada para o ensino de Física

  • Orientador : KLEBER CAVALCANTI SERRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • LIDIANE MARIA OMENA DA SILVA LEAO
  • ALEX EMANUEL BARROS COSTA
  • Data: 19/02/2021

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  • Esse trabalho se propõe a elaboração de um jogo de tabuleiro educacional, envolvendo alguns temas de física básica, como eletromagnetismo, ondulatória, termodinâmica, mecânica, história da física e astronomia. Os conteúdos que foram abordados remetem a um conhecimento básico cientifico de cada área da física que o aluno vivencia desde seu contato com a ciência em nível fundamental, onde ele estuda o nome dos planetas que compõem o sistema solar, passando ao longo da sua vida escolar a uma abordagem mais detalhada da física no Ensino Médio. O jogo foi pensado com o intuito de atingir alunos desde o 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Esse material tem como objetivo estreitar as relações entre o aluno e a física, motivando de forma agradável a um avanço do seu aspecto cognitivo de aprendizagem e quebrando alguns paradigmas de senso comum. Todas as regras do jogo foram inspiradas em jogos tradicionais de entretenimento, os quais os jovens têm muito apreço, tais como ludo, uno, baralho, banco imobiliário dentre outros que serviram de inspiração para a elaboração do modelo e das regras. O presente produto educacional nos remete a uma análise da aplicabilidade do jogo, visando investigar se é rentável seu uso nas escolas como um material de apoio para uma aula diversificada da disciplina de física. A aplicação foi realizada em cinco escolas particulares de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Maceió e Flexeiras. Além disso, neste trabalho, buscamos analisar o uso desse tipo de ferramenta como facilitador no processo ensino-aprendizagem.


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  • This paper proposes the elaboration of an educational board game, involving some basic physics themes, such as electromagnetism, wave, thermodynamics, mechanics, history of physics and astronomy. The contents that were addressed refer to a basic scientific knowledge of each area of physics that the student experiences since their contact with science at the Elementary School, where he studies the name of the planets that make up the solar system, passing through his school life to a more detailed approach to physics in High School. The game was designed with the purpose of reaching students from 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school. This material aims to reinforce the relationship between the student and physics, pleasantly motivating an advance in their cognitive aspect of learning and breaking some common-sense paradigms. All the rules of the game were inspired by traditional entertainment games, which young people are very fond of, such as ludo, uno, cards, monopoly, among others that were used as inspiration for the elaboration of the model and the rules. This educational product leads us to an analysis of the applicability of the game, in order to investigate whether it is profitable to use it in schools as a support material for a diversified physics class. The application was performed in five private elementary and high schools in the city of Maceió and Flexeiras. In addition, in this paper, we seek to analyze the use of this type of tool as a facilitator in the teaching-learning process.

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  • RICARDO HENRIQUE BARBOSA CASADO
  • Peer Instruction e Animações Computacionais Aplicados ao Ensino de Gravitação no Ensino Médio

  • Orientador : ELTON MALTA NASCIMENTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA LÚCIA DE MORAES COSTA
  • ELTON MALTA NASCIMENTO
  • FREDERICO SALGUEIRO PASSOS
  • Data: 13/08/2021

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  • Atualmente, o Ensino de Física vem se adequando a novos modelos de ensino, os chamados métodos ativos (ou metodologias ativas), os quais possibilitam uma interação maior para o desenvolvimento cognitivo do discente. Além de novas metodologias, o ensino também se dispõe de novas ferramentas digitais (tecnologias computacionais) que complementam, auxiliam o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo a elaboração de uma sequência didática que forneça ao professor de Física subsídios para que possa ministrar suas aulas com um material estruturado e contextualizado e de conteúdos significativos para o aprendizado do aluno. Esta sequência didática (que aborda conteúdos relacionados à Gravitação) foi aplicada em uma escola de tempo integral do Ensino Médio da rede pública estadual, mais precisamente na primeira série do Ensino Médio. A aplicação foi feita ao longo de quatro semanas do mês de novembro de 2019. Cada semana era composta de dois encontros, o primeiro de uma aula (cada aula tinha em média 50 minutos) e o segundo de duas aulas. O presente material está fundamentado em metodologias ativas, mais especificamente a Peer Instruction (IpC) – Instrução pelos pares e em tecnologias digitais como Animações computacionais, no que tange a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 – LDB (Lei 9.394/96) e os PCNs. Este documento também se fundamenta em três pilares das teorias da aprendizagem significativa, o primeiro é Jerome Bruner com sua teoria da aprendizagem por descoberta (aprendizagem da índole construtivista), o segundo Levi Vygotsky com seu modelo sociointeracionista e o terceiro é David Ausubel com seu modelo dos subsunçores (conhecimento prévio). Dessa forma, este aparato (método) foi aplicado em sala de aula e se observou resultados promissores de forma que foi possível construir um produto educacional adequado para que o professor de Física tenha um desempenho significativo em suas atividades a partir desse material em relação ao tema (conteúdo) aqui abordado. Portanto, a partir das animações computacionais associadas à metodologia IpC foi possível alterar a dinâmica da sala de aula tornando o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo e elevando a motivação do aluno neste contexto.


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  • Currently, Physics Education has been adapting to new teaching models, the so-called active methods (or active methodologies), which enable greater interaction for the student's cognitive development. In addition to new methodologies, teaching also has new digital tools (computational technologies) that complement and assist the teaching-learning process in the classroom. In this perspective, this work aims to develop a didactic sequence that provides the Physics teacher with subsidies so that he can teach his classes with structured and contextualized material and significant content for the student's learning. This didactic sequence (which addresses content related to Gravitation) was applied in a full-time high school in the state public network, more precisely in the first series of high school. The application was made over four weeks in November 2019. Each week was made up of two meetings, the first in a class (each class had an average of 50 minutes) and the second in two classes. The present material is based on active methodologies, more specifically PeerInstruction (IpC) - Peer instruction and on digital technologies such as Computer animations, with respect to the National Education Guidelines and Bases Act of 1996 - LDB (Law 9.394 / 96) and NCPs. This document is also based on three pillars of theories of meaningful learning, the first is Jerome Bruner with his theory of learning by discovery (learning of the constructivist nature), the second Levi Vygotsky with his sociointeractionist model and the third is David Ausubel with his model of subsunitors (prior knowledge). Thus, this apparatus (method) was applied in the classroom and promising results were observed so that it was possible to build an appropriate educational product for the Physics teacher to have a significant performance in his activities from this material in relation to the theme (content) discussed here. Therefore, from the computational animations associated with the IpC methodology, it was possible to change the dynamics of the classroom making the teaching-learning process more effective and raising the student's motivation in this context.

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  • MARIA CRISTINNE PEREIRA SEIXAS
  • A CONTRIBUIÇÃO DAS MULHERES PARA A FÍSICA MODERNA: Uma proposta de material de apoio para docentes do ensino básico

  • Orientador : JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO
  • JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
  • MARIA DAS GRACAS LEOPARDI GONCALVES
  • MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • NADIA REGINA LOUREIRO DE BARROS LIMA
  • Data: 26/08/2021

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  • O presente trabalho tem como finalidade principal a de apresentar e discutir os principais obstáculos que dificultam a inserção e a consideração dos trabalhos de mulheres cientistas, tanto no contexto social, quanto no contexto educacional. O presente trabalho traz como produto educacional um material de apoio para docentes do ensino básico que aborde as principais contribuições das mulheres para a física moderna de uma forma contextualizada. Este trabalho traz ainda o conceito do que é ciência, quais foram as contribuições feministas, a importância da representatividade, bem como o que alguns professores de física do ensino médio pensam sobre a inserção desse tipo de material; as respostas obtidas foram consideradas à luz da análise de conteúdo. A utilização do correspondente produto educacional em sala de aula tem como objetivo o de auxiliar os professores a ensejar a discussão das histórias de vida dessas mulheres cientistas, como as principais contribuições que elas deram para a física moderna e tornadas compreensíveis no âmbito do ensino básico, junto com atividades complementares, tentando assim contribuir pelo menos um pouco, para essa dívida histórica que temos com as grandes cientistas.


  • Mostrar Abstract
  • The main objective of this work is to present and discuss the main objectives that hinder the insertion and consideration of the work of women scientists, both in the social context and in the educational context. Therefore, this work brings as an educational product a support material for basic education teachers that addresses the main contributions of women to modern physics in a contextualized way. This work also brings the concept of what science is, what were the feminist contributions, the importance of representation, and also what some high school physics teachers think about the insertion of this type of material, the answers were based on the analysis of content. The use of this educational product in the classroom aims to help teachers to provide a discussion of the life stories of these women scientists, as their main contributions to modern physics in basic education, along with complementary activities, thus trying to contribute at least a little to this historical debt we have with the great scientists.

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  • ELIANE DOS SANTOS ALENCAR
  • A utilização de jogos - (Quiz) de Física como ferramenta de ensino de conceitos e fórmulas de cinemática

  • Orientador : RODRIGO DE PAULA ALMEIDA LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
  • JOAQUIM TEIXEIRA LOPES
  • RODRIGO DE PAULA ALMEIDA LIMA
  • Data: 27/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho apresenta como fundamentação teórica no ensino de Física a elaboração e aplicação de uma proposta didática na área de Cinemática. A escolha do tema se deu ao analisar que muitos alunos não conseguem internalizar os conteúdos deste tópico, onde acarreta inúmeras lacunas. A partir desta constatação buscamos novos meios pedagógicos para auxiliar o professor na aprendizagem significativa de seus alunos. Nesta perspectiva, o presente trabalho agrega o lúdico como ferramenta de ensino em sala de aula, proporcionando uma união entre o divertimento e o aprendizado de conceitos e fórmulas de Cinemática. A pesquisa utiliza o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem. Como pilar teórico desta pesquisa foi utilizado a teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Os resultados mostraram que a aplicação dos produtos educacionais facilitaram a assimilação dos assuntos abordados, proporcionando ambiente prazeroso no processo de ensino-aprendizagem dos discentes.


  • Mostrar Abstract
  • This work presents as theoretical foundation in the teaching of Physics the elaboration and application of a didactic proposal in the area of Kinematics. The theme’s choice was made by analyzing that many students fail to internalize the contents of this topic, which causes numerous gaps. From this finding we seek new pedagogical means to assist the teacher in the significant learning of his/her students. In this perspective, the present work aggregates the ludic as teaching tool in the classroom, providing a union between the fun and the learning of Kinematics concepts and formulas. The research uses the student as the protagonist of his/her learning process. As a theoretical pillar of this research, David Ausubel’s theory of Meaningful Learning was used. The results showed that the application of educational products facilitated the assimilation of the subject addressed, providing a pleasant environment in the teaching-learning process of the students.

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  • MARCOS FÁBIO FERREIRA COSTA
  • Jogo Quizz em Aplicações de Física para Smartphone: fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz.

  • Orientador : ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
  • MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • SERGIO HENRIQUE ALBUQUERQUE LIRA
  • Data: 18/10/2021

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  • Diante da realidade de que grande parte dos alunos das escolas públicas possuem smartphone, de modo que são considerados como sendo nativos digitais. Um dos grandes questionamentos da contemporaneidade é sobre o uso de aparelhos em sala de aula. Nas escolas, é notável que boa parte dos alunos se distraem das aulas pelo uso indevido de aparelhos eletrônicos, tais como celulares e tablets. A presente dissertação tem como objetivo principal, analisar e investigar os possíveis benefícios pedagógicos que podem surgir devido ao uso do smartphone em sala de aula de maneira controlada e mediada pelo professor. Nesse caso, o smartphone passa a ser utilizado como sendo mecanismo propulsor, atraindo assim o interesse dos alunos, facilitando a aprendizagem de conteúdos de Física, tais como os assuntos abordados sobre fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz. Por questões de conveniência escolhemos a escola estadual José Correia da Silva Titara para a realização de nossa aplicação, que mesmo sendo uma escola pública, mais de 95% dos alunos possuem smartphone. A nossa abordagem foi baseada em pesquisa-ação, a qual valeu-se das contribuições de grande pensadores das ciências, os quais podemos citar, Lev Vygotsky, David Ausubel, Isaac Newton, Thomas Young e etc. Nossa proposta aqui, como produto de nossa dissertação, é a criação de um aplicativo de smartphone, um jogo intitulado “Jogo quiz em aplicações de física para smartphone: Fenômenos ondulatórios e corpusculares da luz” o qual tem como características principais a competição saudável em que todos ganham, a cooperação entre os jogadores de maneira lúdica e associada ao uso de tecnologias gerando assim uma nova perspectiva da utilização de aparelhos eletrônicos durantes as aulas de física, de maneira em que o professor possa intervir como mediador da atividade atrativa. Também utilizamos um questionário, que foi aplicado aos alunos que nos possibilitou uma verificação do quão útil foi nosso jogo como ferramenta auxiliar no aprendizado.


  • Mostrar Abstract
  • In view of the reality that most public school students have smartphones, so they are considered to be digital natives. One of the great questions of contemporary times is about the use of devices in the classroom. In schools, it is notable that many students are distracted from classes by the improper use of electronic devices, such as cell phones and tablets. The main objective of this dissertation is to analyze and investigate the possible pedagogical benefits that may arise due to the use of smartphones in the classroom in a controlled and mediated manner by the teacher. In this case, the smartphone starts to be used as a propelling mechanism, thus attracting the interest of students, facilitating the learning of Physics content, such as the subjects covered on wave and corpuscular phenomena of light. For reasons of convenience, we chose the José Correia da Silva Titara state school to carry out our application, which, even though it is a public school, more than 95% of students have smartphones. Our approach was based on action research, which used the contributions of great thinkers in the sciences, such as Lev Vygotsky, David Ausubel, Isaac Newton and Thomas Young, etc. Our proposal here, as a product of our dissertation, is the creation of a smartphone application, a game entitled "Quiz game in smartphone physics applications: wave and corpuscular phenomena of light" which has as main characteristics the healthy competition in which everyone wins, cooperation between players in a playful way and associated with the use of technologies thus generating a new perspective on the use of electronic devices during physics classes, so that the teacher can intervene as a mediator of attractive activity. We also used a questionnaire, which was applied to students, which enabled us to check how useful our game was as an auxiliary learning tool.

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  • PAULO DE OLIVEIRA SANTOS
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NUMA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE UTILIZA MAPAS CONCEITUAIS PARA ALUNOS DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

  • Orientador : ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
  • JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
  • MARIA TEREZA DE ARAUJO
  • Data: 19/10/2021

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  • A sequência didática proposta, nesta pesquisa, está em consonância com as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Destina-se aos alunos das turmas A e B, do 2° período do Ensino Médio, em modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), da Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, do município de Teotônio Vilela, estado de Alagoas (AL). Na revisão da literatura que efetuamos nos trabalhos divulgados por esse programa, a modalidade EJAI não possui trabalhos ou produtos didáticos para o Ensino de Física, utilizando o tema estruturador ‘Uma Sequência Didática’, em uma perspectiva da aprendizagem significativa, à qual se utiliza de mapas conceituais para alunos desta modalidade, em que se procurou abordar, conceitos relativos às Leis do Movimento de Newton, e de sua validade para sistemas de referenciais inerciais, a relação do conceito massa com as propriedades inerciais da matéria, o envolvimento com sistemas de referências não-inerciais na concepção da força centrípeta como uma força real. A aplicação desse produto foi realizada conforme a estrutura metodológica organizada para cada aula, quais sejam: a problematização inicial para que os alunos atribuíssem razões, a abordagem do conteúdo, objetivando a construção de significados e, por fim, a verificação da aprendizagem através de questões e do uso de mapas conceituais. Apesar das dificuldades encontradas por vivenciarmos a pandemia do Covid-19, os métodos utilizados nesse trabalho, por um constructo de uma pesquisa qualitativa, de um estudo de caso diagnóstico. Os resultados obtidos no acompanhamento dos alunos e na coleta de dados através de questionário, mostraram indícios que, a sequência didática organizada como produto educacional, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de física, promovendo evolução da estrutura cognitiva dos alunos frente ao conteúdo trabalhado. Por sua vez, o uso de mapas conceituais, mostrou favorecer uma aprendizagem com atribuição de significados. Dessa forma, pela visão sistêmica com a qual foi elaborado e aplicado esse produto à modalidade EJAI, os resultados obtidos mostraram indícios de um favorecimento ao ensino-aprendizagem desses dois grupos acompanhados.


  • Mostrar Abstract
  • The proposed didactic sequence in this research is in accordance to the recommendations of the National Curricular Parameters (PCN's). It is addressed to the students of classes A and B, from the 2nd period of High School, in the Young, Adult and Elderly Education modality (EJAI), from the State School Pedro Joaquim de Jesus, in Teotônio Vilela city, state of Alagoas (AL). In the literature review that we did on the works published by this program, the EJAI modality does not have any didactic works or products for Physics Teaching, using the structuring theme 'A Didactic Sequence', in a meaningful learning perspective, in which concept maps are used for students of this modality, in which it aimed to address concepts related to Newton's Laws of Motion and their validity for inertial reference systems, the relationship of the mass concept with the inertial properties of matter, the involvement with non-inertial reference systems in the conception of centripetal force as a real force. The application of this product was carried out according to the methodological structure organized for each class, which are: the initial problematization for the students to attribute reasons, the content approach, seeking the construction of meanings and, finally, the learning verification through questions and the use of concept maps. In spite of the difficulties encountered due to experiencing the Covid-19 pandemic, the methods used in this work, by a construct of a qualitative research, of a diagnostic case study. The results obtained in the monitoring of students and in data collection through a questionnaire, showed indications that the didactic sequence organized as an educational product, may contribute to the teaching-learning process in physics classes, promoting the evolution of the students' cognitive structure facing the content worked. In its turn, the use of concept maps showed to promote a learning with attribution of meanings. Therefore, by the systemic vision through which this product was elaborated and applied to the EJAI modality, the obtained results showed indications of a favoring to the teaching-learning of these two followed groups.

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  • IVO SILVA NETO
  • Jornal Científico como Instrumento de Aprendizagem para o Ensino de Física no Ensino Médio

  • Orientador : MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELTON MALTA NASCIMENTO
  • GEOVANA DRESCH WEBLER
  • MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • Data: 20/10/2021

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  • A presente dissertação de mestrado apresenta uma proposta metodológica baseada na utilização de um jornal impresso/digital no Ensino de Física. Com o intuito de buscar instrumentos pedagógicos que superem a aula meramente expositiva, o jornal enquanto ferramenta didática possibilita a contextualização da física na vida cotidiana do estudante, dentro de uma perspectiva crítica, levando uma participação ativa do mesmo no processo ensino-aprendizagem. Para isso, apresentamos como produto educacional uma proposta de Sequência Didática (SD) que tem como objetivo oferecer criatividade e dinamismo ao Ensino Básico, em particular da disciplina de física. Utilizando de recursos de multimídias, a realização desse projeto foi dividida por etapas: planejamento, aplicação e avaliação. A SD tem uma perspectiva interdisciplinar e, por isso, foram envolvidos conhecimentos de outras disciplinas, como a língua portuguesa, que contribuiu elucidando acerca do gênero jornalístico. O produto educacional teve como público-alvo alunos da primeira e segunda séries do Ensino Médio, tendo sido experimentado com 131 alunos do curso noturno de uma escola do município de Flexeiras, estado de Alagoas. O estudo configurou-se a partir de uma pesquisa qualitativa, onde a coleta de dados ao longo da pesquisa foi feita por meio de observações e registros do pesquisador, além de questionário de opinião. Além disso, neste trabalho, buscamos analisar o uso desse tipo de ferramenta como facilitador no processo ensino-aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • This master's thesis presents a methodological proposal based on the use of a printed/digital journal in Physics Education. In order to seek pedagogical instruments that go beyond the merely expository class, the newspaper as a didactic tool enables the contextualization of physics in the student's daily life, within a critical perspective, leading to an active participation in the teachinglearning process. For this, we present as an educational product a proposal for a Didactic Sequence (DS) that aims to offer creativity and dynamism to Basic Education, particularly in the discipline of physics. Using multimedia resources, the realization of this project was divided into stages: planning, application and evaluation. DS has an interdisciplinary perspective and, therefore, knowledge from other disciplines was involved, such as the Portuguese language, which contributed to clarifying the journalistic genre. The educational product had as its target audience students from the first and second grades of high school, having been experimented with 131 students from the night course of a school in the municipality of Flexeiras, state of Alagoas. The study was set up from a qualitative research, where data collection throughout the research was carried out through the researcher's observations and records, in addition to an opinion questionnaire. Furthermore, in this work, we seek to analyze the use of this type of tool as a facilitator in the teaching-learning process.

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  • JOSENILTON BATISTA DOS SANTOS
  • SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS UTILIZANDO DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES: Uma Abordagem Direcionada à Educação Básica

  • Orientador : PEDRO VALENTIM DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PEDRO VALENTIM DOS SANTOS
  • WAGNER FERREIRA DA SILVA
  • DENIS REZENDE DE JESUS
  • Data: 26/11/2021

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  • Ao descrever o objeto de conhecimento, especificamente durante as aulas de circuitos elétricos, geralmente o professor faz, na própria lousa, um esboço ou um esquema elétrico, usa uma imagem ou até mesmo um simulador eletrônico, tentando, ao máximo, reduzir a abstração nas aulas de Física. No entanto, todos esses recursos podem servir de forma suplementar a uma metodologia que, nesse trabalho, é proposta como mais eficaz: a experimentação através da construção e execução de exercícios com divisores de corrente, de tensão e o uso de amplificadores operacionais. O uso de experimentos com circuitos elétricos com finalidade formativa já é uma realidade bastante presente em turmas de terceiro ano no ensino médio. Entretanto, sua aplicação no âmbito do Ensino Fundamental ainda é de caráter pouco expressivo. Além disso, em qualquer nível da Educação Básica, quando se aborda o tema dos semicondutores, geralmente acontece de forma meramente teórica. Na experimentação encontramos elementos constituintes do letramento científico que abrem possibilidades de inserção dos objetos de conhecimento de forma sequencial e que propiciam uma repaginação didática nos processos de ensino e aprendizagem. Esse trabalho traz como produto educacional sequências didáticas que tem como foco principal, a partir do uso de kits de montagem, o estudo de circuitos elétricos com o uso de semicondutores amplificadores operacionais, voltados para educação básica. Trata-se do relato de uma experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurélio Buarque de Holanda e Escola Estadual de Educação Básica Pedro Joaquim de Jesus, no município de Teotônio Vilela – AL, nas turmas de 9º e 3º anos, respectivamente, onde os alunos, num processo de coprodução com o professor, participaram de oficinas de montagem de circuitos elétricos a partir de esquemas ilustrados em roteiros de estudo visando facilitar a assimilação dos conteúdos de Física sobre eletricidade. Sabemos que ainda muito é necessário para que se alcance os patamares maiores da educação, mas esse trabalho mostrou ter potencial e ser um contributo significativo nos processos de ensino e aprendizagem.


  • Mostrar Abstract
  • When describing the object of knowledge, specifically during electrical circuit classes, the teacher usually makes a sketch or an electrical diagram on the blackboard, uses an image or even an electronic simulator, trying, as much as possible, to reduce abstraction in the Physics classes. However, all these resources can serve as a supplement to a methodology that, in this work, is proposed as more effective: experimentation through the construction and execution of exercises with current and voltage dividers and the use of operational amplifiers. The use of experiments with electrical circuits for training purposes is already a very present reality in third-year high school classes. However, its application in the scope of Elementary Education is still of little expressive character. Furthermore, at any level of Basic Education, when the topic of semiconductors is approached, it usually happens in a purely theoretical way. In the experimentation we find elements that constitute scientific literacy that open possibilities for the insertion of knowledge objects in a sequential way and that provide a didactic redesign in the teaching and learning processes. This work brings as an educational product didactic sequences whose main focus, from the use of assembly kits, is the study of electrical circuits with the use of semiconductor operational amplifiers, aimed at basic education. This is the report of an experience carried out at the Municipal Elementary School Aurélio Buarque de Holanda and the Pedro Joaquim de Jesus State Basic Education School, in the municipality of Teotônio Vilela - AL, in the 9th and 3rd year classes, respectively, where the students, in a co-production process with the teacher, participated in workshops for the assembly of electrical circuits based on diagrams illustrated in study guides to facilitate the assimilation of physics content about electricity. We know that much is still needed to reach higher levels of education, but this work has shown it to have potential and to be a significant contribution to the teaching and learning processes.

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  • THALES ALLAN SANTOS DA CRUZ
  • O ENSINO DO PROBLEMA DA RADIAÇÃO DE CORPO NEGRO POR MEIO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ANALISE E INSERÇÃO ATRAVÉS DO GOOGLE MEET ALIADO AO PHET SIMULATIONS

  • Orientador : ELTON MALTA NASCIMENTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • REGINA SIMPLÍCIO CARVALHO
  • ELTON MALTA NASCIMENTO
  • MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
  • Data: 16/12/2021

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  • Esta dissertação propõe aos Professores do Ensino Médio uma forma de trabalhar conceitos relacionados ao Problema da Radiação de Corpo Negro utilizando para isto, salas de Videoconferência, a ferramenta PHET Simulations e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Temos com estes escritos, o propósito de estimular a vontade de aprender Física nos alunos, através do manuseio de recursos digitais e disponíveis na Rede Mundial de Computadores. Como também despertar no Docente de Física a vontade de abordar novos conteúdos, utilizando-se de metodologias inovadoras e recursos didáticos diferenciados que se adequam a situação pandêmica atual ou em quaisquer situações adversas.

    Com este fim, foi desenvolvido um produto educacional focado na perspectiva investigativa, destinado para os Professores da educação básica, afim de que munidos com ele, possam assegurar a qualidade e bom desempenho profissional em cenários de ensino remoto, por vezes de difícil ambientação e engajamento por parte dos alunos. O Produto foi aplicado em uma Escola Particular da Capital do Estado de Alagoas, Maceió. Participaram desta pesquisa alunos da terceira série e da segunda série do ensino médio, divididos em: turma teste - selecionamos aleatoriamente três alunos de cada ano para integrar o grupo - e turma controle - que não foi exposta ao produto educacional, somente foram espectadores das aulas convencionais - todos eles com acesso a internet. Na aplicação, o Professor exibiu para os alunos a sequência didática, que está dividida em seis módulos, propondo inicialmente uma discussão sobre conceitos simples de cor dos corpos, além de sugerir aos aprendizes a busca de conceitos mais complexos trazendo-os à baila nos momentos posteriores. Em seguida fez-se necessário o uso de simuladores e programas de construção de gráficos, culminando com a produção de mapas conceituais.

    Como veremos a diante, o uso de ferramentas digitais para ensinar o conteúdo de Radiação do Corpo Negro se mostrou uma esplendida alternativa no Processo de ensino-aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea.


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  • This dissertation proposes to High School Teachers a way to work on concepts related to the Black Body Radiation Problem using for this purpose, Videoconference rooms, the PHET Simulations tool and Virtual Learning Environments (AVA). We have with these writings, the purpose of stimulating the desire to learn Physics in students, through the handling of digital resources available on the World Wide Web. As well as awakening in the Physics Teacher the will to approach new contents, using innovative methodologies and differentiated didactic resources that suit the current pandemic situation or in any adverse situations.

    To this end, an educational product focused on the investigative perspective was developed, intended for Basic Education Teachers, so that, armed with it, they can ensure quality and good professional performance in remote teaching scenarios, which are sometimes difficult to set up and engage in. by the students. The Product was applied in a Private School in the capital of the State of Alagoas, Maceió. Third grade and second grade high school students participated in this research, divided into: test class - we randomly selected three students from each year to join the group - and control class - which was not exposed to the educational product, but were only spectators of the classes conventional - all of them with internet access. In the application, the Professor showed the students the didactic sequence, which is divided into six modules, initially proposing a discussion on simple concepts of body color, in addition to suggesting to the learners the search for more complex concepts, bringing them to the fore in the moments later. Then it was necessary to use simulators and graphics construction programs, culminating in the production of concept maps.

    As we will see below, the use of digital tools to teach the content of Black Body Radiation proved to be a splendid alternative in the teaching-learning process of Modern and Contemporary Physics

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