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Dissertações |
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DANIELLE CLARA SANTANA DA SILVA
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SISTEMATIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
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Orientador : SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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MEMBROS DA BANCA :
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SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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CENIRA MONTEIRO DE CARVALHO
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TICIANO GOMES DO NASCIMENTO
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CARLOS HENRIQUE ALMEIDA ALVES
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NUBIA MOURA RIBEIRO
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Data: 19/02/2019
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Os Institutos Federais de Educação (IFS), criados com a proposta de ser um modelo de referência em educação profissional e tecnológica, são estruturas educacionais de alto impacto transformador da realidade social onde seus Campi estão inseridos. Após uma década de sua criação enquanto Institutos Federais, os IFs encontram o desafio de implementar a transferência tecnológica em seu contexto como uma demanda real. Considerando as potencialidades dos IFs na geração de tecnologias que atendam às demandas produtivas locais das comunidades onde estão inseridos e a necessidade de uma resposta rápida ao setor produtivo, chega-se a necessidade de estabelecimento de um fluxo padrão de procedimentos a serem utilizados de modo a possibilitar a aplicação nos demais IFs que ainda não atingiram esse nível de maturidade. Foi estabelecida como metodologia para essa análise a busca nas bases de dados do INPI referentes a patentes e contratos de transferência tecnológica de modo a identificar os institutos que mais se destacam como depositantes de patentes e em contratos de transferência de tecnologia averbados no INPI. A partir dessa identificação foi feito um levantamento de dados dos IFs de modo a verificar quais os modelos e práticas administrativas referentes à transferência de tecnologia são adotadas. Conclui-se, apresentando os principais resultados da análise proposta na pesquisa e a proposta de fluxo administrativo referente a tramitação de contratos de transferência de tecnologia.
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Os Institutos Federais de Educação (IFS), criados com a proposta de ser um modelo de referência em educação profissional e tecnológica, são estruturas educacionais de alto impacto transformador da realidade social onde seus Campi estão inseridos. Após uma década de sua criação enquanto Institutos Federais, os IFs encontram o desafio de implementar a transferência tecnológica em seu contexto como uma demanda real. Considerando as potencialidades dos IFs na geração de tecnologias que atendam às demandas produtivas locais das comunidades onde estão inseridos e a necessidade de uma resposta rápida ao setor produtivo, chega-se a necessidade de estabelecimento de um fluxo padrão de procedimentos a serem utilizados de modo a possibilitar a aplicação nos demais IFs que ainda não atingiram esse nível de maturidade. Foi estabelecida como metodologia para essa análise a busca nas bases de dados do INPI referentes a patentes e contratos de transferência tecnológica de modo a identificar os institutos que mais se destacam como depositantes de patentes e em contratos de transferência de tecnologia averbados no INPI. A partir dessa identificação foi feito um levantamento de dados dos IFs de modo a verificar quais os modelos e práticas administrativas referentes à transferência de tecnologia são adotadas. Conclui-se, apresentando os principais resultados da análise proposta na pesquisa e a proposta de fluxo administrativo referente a tramitação de contratos de transferência de tecnologia.
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DANISSON LUIZ DOS SANTOS REIS
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PROGRAMA DE PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL E DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL: UMA PROPOSTA PARA A UFAL.
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Orientador : ELIANA SILVA DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIANA SILVA DE ALMEIDA
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EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
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MARIA DAS GRAÇAS FERRAZ BEZERRA
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Data: 17/04/2019
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O discente do século XXI demonstra um certo entendimento e percebe a necessidade da existência de conexões que sejam oferecidas pelas instituições de ensino superior entre o mercado e a academia, como apontado em alguns estudos publicados. O conceito de Universidade está ligado a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, e esta última pode configurar uma resposta para integrar a academia com as reais necessidades da sociedade, além de permitir a promoção de aspectos da nova economia, quando se considera questões sociais, exigindo um comportamento empreendedor inovador mediante os negócios de impacto social. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho é investigar como o empreendedorismo social e os negócios de impacto social são promovidos na Universidade Federal de Alagoas, considerando suas ações extensão, e construir uma proposta de ações para o aprimoramento neste setor. Para esse fim, foi realizado uma pesquisa exploratória e bibliográfica, a fim de levantar a situação atual e traçar propositivas de futuro. Como resultado, é apresentado um plano de ação no formato de um programa para a promoção do empreendedorismo social e negócios de impacto social na UFAL
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O discente do século XXI demonstra um certo entendimento e percebe a necessidade da existência de conexões que sejam oferecidas pelas instituições de ensino superior entre o mercado e a academia, como apontado em alguns estudos publicados. O conceito de Universidade está ligado a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, e esta última pode configurar uma resposta para integrar a academia com as reais necessidades da sociedade, além de permitir a promoção de aspectos da nova economia, quando se considera questões sociais, exigindo um comportamento empreendedor inovador mediante os negócios de impacto social. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho é investigar como o empreendedorismo social e os negócios de impacto social são promovidos na Universidade Federal de Alagoas, considerando suas ações extensão, e construir uma proposta de ações para o aprimoramento neste setor. Para esse fim, foi realizado uma pesquisa exploratória e bibliográfica, a fim de levantar a situação atual e traçar propositivas de futuro. Como resultado, é apresentado um plano de ação no formato de um programa para a promoção do empreendedorismo social e negócios de impacto social na UFAL
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ELTON HENRIQUE ALVES DE OLIVEIRA
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PROPOSTA DE MODELO DE GERENCIAMENTO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL NOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - NIT DE MACEIÓ/AL
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Orientador : JOAO PAULO LIMA SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELA LIMA PERES
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EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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ELIANA SILVA DE ALMEIDA
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JOAO PAULO LIMA SANTOS
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Data: 18/04/2019
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A Propriedade Intelectual (PI) é parte integrante na gestão das atividades de desenvolvimento institucional, em que os ativos de criações cabíveis de pedidos de patentes devem estar alinhados às atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação da instituição. Isto quer dizer que na gestão a propriedade intelectual deve ser ligada à estratégia para garantir a proteção de inovações tecnológicas da organização, na medida em que a proteção às criações pode induzir à inovação. O sucesso no processo de desenvolvimento tecnológico, econômico, social e no processo competitivo está relacionado à capacidade de identificar, cultivar e explorar os ativos de propriedade intelectual que resultam em inovação tecnológica, a partir do monitoramento avaliação e classificação dos resultados das pesquisas que decorrem da competência essencial das instituições para estudar e resolver problemas específicos. Sendo assim, a proposta deste estudo é apresentar um modelo de gerenciamento para tratamento das pesquisas desenvolvidas no CESMAC e UNCISAL por meio de envio de formulários de Nível de Maturidade Tecnológica – TRL, onde, a partir das respostas, será possível avaliar e classificar o potencial de surgimento de novas tecnologias e assim realizar os procedimentos adequados para proteção por meio dos direitos de propriedade intelectual e assim, de modo decorrente, explorar os benefícios de tal ativo garantido por lei.
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A Propriedade Intelectual (PI) é parte integrante na gestão das atividades de desenvolvimento institucional, em que os ativos de criações cabíveis de pedidos de patentes devem estar alinhados às atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação da instituição. Isto quer dizer que na gestão a propriedade intelectual deve ser ligada à estratégia para garantir a proteção de inovações tecnológicas da organização, na medida em que a proteção às criações pode induzir à inovação. O sucesso no processo de desenvolvimento tecnológico, econômico, social e no processo competitivo está relacionado à capacidade de identificar, cultivar e explorar os ativos de propriedade intelectual que resultam em inovação tecnológica, a partir do monitoramento avaliação e classificação dos resultados das pesquisas que decorrem da competência essencial das instituições para estudar e resolver problemas específicos. Sendo assim, a proposta deste estudo é apresentar um modelo de gerenciamento para tratamento das pesquisas desenvolvidas no CESMAC e UNCISAL por meio de envio de formulários de Nível de Maturidade Tecnológica – TRL, onde, a partir das respostas, será possível avaliar e classificar o potencial de surgimento de novas tecnologias e assim realizar os procedimentos adequados para proteção por meio dos direitos de propriedade intelectual e assim, de modo decorrente, explorar os benefícios de tal ativo garantido por lei.
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RAMON CARDEAL SILVA
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MAPEAMENTO DO ECOSSISTEMA ALAGOANO DE STARTUPS
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Orientador : JOAO INACIO SOLETTI
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO RODRIGUES BESSA
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IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
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JOAO INACIO SOLETTI
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JOSEALDO TONHOLO
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VANESSA FAGÁ ROCHA
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Data: 31/05/2019
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Este trabalho apresenta informações sobre os players que vem contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de startups no estado de Alagoas. Para obter uma maior compreensão sobre os fatores que contribuíram para a formação de importantes habitats de tecnologia, foram analisadas as trajetórias de oito dos principais ecossistemas inovadores do Brasil e do mundo. Embora cada local possua singularidades em suas trajetórias, a principal característica em comum entre estes ambientes é a intensa relação entre a hélice tripla da inovação (academia, empresas e governo). O ecossistema alagoano de inovação, conhecido como Sururu Valley, passa por um momento de tentativa de união de esforços, entretanto, há um desconhecimento entre seus atores sobre o que cada organização vem fazendo. Embora ainda seja recente e pequeno, o ecossistema local de startups está em constante evolução, contando com empresas de destaque em âmbito nacional e internacional. Verificou-se que 15% das startups são geridas por mulheres, 82% dos gestores de startups possuem diploma de curso superior e que 41% dos entrevistados concluiu cursos de especialização, mestrado ou doutorado, o que revela que o ambiente acadêmico de fato tem estimulado a criação de empresas de base tecnológica. Em relação ao estágio de desenvolvimento das startups, 25% afirmaram ainda estar em fase de ideação, sendo que as demais encontram-se em estágio de validação, operação, crescimento ou tração. Em suma, o Sururu Valley é ecossistema de startups relativamente novo, ainda com poucos atores mas com iniciativas muito relevantes para o estado de Alagoas.
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Este trabalho apresenta informações sobre os players que vem contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de startups no estado de Alagoas. Para obter uma maior compreensão sobre os fatores que contribuíram para a formação de importantes habitats de tecnologia, foram analisadas as trajetórias de oito dos principais ecossistemas inovadores do Brasil e do mundo. Embora cada local possua singularidades em suas trajetórias, a principal característica em comum entre estes ambientes é a intensa relação entre a hélice tripla da inovação (academia, empresas e governo). O ecossistema alagoano de inovação, conhecido como Sururu Valley, passa por um momento de tentativa de união de esforços, entretanto, há um desconhecimento entre seus atores sobre o que cada organização vem fazendo. Embora ainda seja recente e pequeno, o ecossistema local de startups está em constante evolução, contando com empresas de destaque em âmbito nacional e internacional. Verificou-se que 15% das startups são geridas por mulheres, 82% dos gestores de startups possuem diploma de curso superior e que 41% dos entrevistados concluiu cursos de especialização, mestrado ou doutorado, o que revela que o ambiente acadêmico de fato tem estimulado a criação de empresas de base tecnológica. Em relação ao estágio de desenvolvimento das startups, 25% afirmaram ainda estar em fase de ideação, sendo que as demais encontram-se em estágio de validação, operação, crescimento ou tração. Em suma, o Sururu Valley é ecossistema de startups relativamente novo, ainda com poucos atores mas com iniciativas muito relevantes para o estado de Alagoas.
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JOYCE CAROLINA LINS GUILHERMAT
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AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE GESTÃO DOS PRODUTOS CIENTÍFICOTECNOLÓGICOS DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS SOB A ÓTICA DOS DIREITOS AUTORAIS.
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Orientador : SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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MEMBROS DA BANCA :
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SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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JOSE EDMUNDO ACCIOLY DE SOUZA
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PIERRE BARNABE ESCODRO
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TATIANE LUCIANO BALLIANO
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SANDRA NUNES LEITE
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Data: 19/06/2019
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Este trabalho avalia a gestão da produção científico-tecnológica disponibilizada no Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas, por meio da análise de sua política de informação, sob a perspectiva do direito autoral brasileiro e do movimento pelo acesso aberto à informação científica. Para tanto, considera as orientações da literatura e o teor da política de informação de três repositórios institucionais, mantidos por universidades federais brasileiras, definidos como paradigmas em curto, médio e longo prazo. Mediante pesquisa quantitativaqualitativa, com delineamento de levantamento, também investiga o conhecimento da comunidade acadêmica sobre propriedade intelectual, acesso aberto e o Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas; assim como identifica a quantidade e tipos de documentos depositados no referido repositório, e analisa a gestão das teses e dissertações embargadas na universidade. Como alguns resultados, identifica que apenas 22 (14,28%) projetos e programas de graduação e pós-graduação stricto sensu, de um total de 154, veiculam ementas com a abordagem de temas relacionados com o estudo da propriedade intelectual. Da mesma forma, mediante aplicação de questionários estruturados a usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas, identifica que a maioria dos respondentes desconhece o repositório (71,97%) e que ainda maior é o percentual daqueles que nunca o utilizaram (82,42%). Conclui, dentre outras proposições, pela necessidade de maior divulgação do serviço na comunidade acadêmica, especialmente entre os atores diretamente envolvidos com produção, distribuição e recuperação da informação, e pela necessidade de revisão da política de informação vigente, de modo a aperfeiçoar a gestão dos direitos autorais dentro da instituição, assim como estimular a cultura do depósito.
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Este trabalho avalia a gestão da produção científico-tecnológica disponibilizada no Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas, por meio da análise de sua política de informação, sob a perspectiva do direito autoral brasileiro e do movimento pelo acesso aberto à informação científica. Para tanto, considera as orientações da literatura e o teor da política de informação de três repositórios institucionais, mantidos por universidades federais brasileiras, definidos como paradigmas em curto, médio e longo prazo. Mediante pesquisa quantitativaqualitativa, com delineamento de levantamento, também investiga o conhecimento da comunidade acadêmica sobre propriedade intelectual, acesso aberto e o Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas; assim como identifica a quantidade e tipos de documentos depositados no referido repositório, e analisa a gestão das teses e dissertações embargadas na universidade. Como alguns resultados, identifica que apenas 22 (14,28%) projetos e programas de graduação e pós-graduação stricto sensu, de um total de 154, veiculam ementas com a abordagem de temas relacionados com o estudo da propriedade intelectual. Da mesma forma, mediante aplicação de questionários estruturados a usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas, identifica que a maioria dos respondentes desconhece o repositório (71,97%) e que ainda maior é o percentual daqueles que nunca o utilizaram (82,42%). Conclui, dentre outras proposições, pela necessidade de maior divulgação do serviço na comunidade acadêmica, especialmente entre os atores diretamente envolvidos com produção, distribuição e recuperação da informação, e pela necessidade de revisão da política de informação vigente, de modo a aperfeiçoar a gestão dos direitos autorais dentro da instituição, assim como estimular a cultura do depósito.
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JAMILLA DE PAULA DOS SANTOS ALMEIDA
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DA CRIAÇÃO À EXPOSIÇÃO: OS DIREITOS DE AUTOR DOS ARTISTAS VISUAIS CONTEMPORÂNEOS VINCULADOS AO PROJETO "REDES CRIATIVAS" DO SEBRAE / AL, NA CIDADE DE MACEIÓ
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Orientador : PIERRE BARNABE ESCODRO
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MEMBROS DA BANCA :
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PIERRE BARNABE ESCODRO
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PEDRO ACCIOLY DE SA PEIXOTO NETO
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TATIANE LUCIANO BALLIANO
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ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXÃO
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PATRÍCIA DE OLIVEIRA AREAS
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Data: 26/08/2019
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Esta pesquisa envolve Direitos de Autor, Economia Criativa e Artes Visuais, um dos segmentos, do Plano Nacional de Cultura (PNC), que criou o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) através da Lei nº 12.343, 2 de dezembro de 2010, proposto pelo extinto Ministério da Cultura e desde janeiro de 2019, Secretária Especial da Cultura, possuindo representatividade em colegiado e planos monitorados pelo Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Na História da humanidade ocidental às Artes Visuais é uma das áreas mais antigas da criação/criatividade artística ao lado da música, teatro e poesia, mas que carece de mais dados e indicadores relativos à atuação profissional e de negócios relacionados a direitos de autor de seus criadores (artistas) de forma consolidada e amplamente divulgada no Brasil. No decorrer do século XX e contemporaneamente no século XXI, os artistas visuais, que são um dos destinatários da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), merecem uma análise das questões inerentes aos direitos morais e patrimoniais vinculados ao seu fazer artístico materializado em suas obras que dialogue de forma objetiva e simples com o seu cotidiano. Portanto, o problema de pesquisa proposto é como criar material informativo sobre direitos de autor eficiente e acessível para os artistas visuais contemporâneos vinculados ao Projeto “Redes Criativas” do SEBRAE/AL, na cidade de Maceió, de forma a possibilitar uma gestão mais fluida de suas obras no mercado da economia criativa? Com a finalidade de atingir o objetivo geral entrelaçando-o aos objetivos específicos como etapas a serem cumpridas, o trabalho por meio de um método indutivo, se propôs a ser qualitativo, a partir de técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e empírica que envolveu a coleta, análise e interpretação de dados dos integrantes do ecossistema criativo resultando em um manual de boas práticas com linguagem acessível aos destinatário-artista.
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Esta pesquisa envolve Direitos de Autor, Economia Criativa e Artes Visuais, um dos segmentos, do Plano Nacional de Cultura (PNC), que criou o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) através da Lei nº 12.343, 2 de dezembro de 2010, proposto pelo extinto Ministério da Cultura e desde janeiro de 2019, Secretária Especial da Cultura, possuindo representatividade em colegiado e planos monitorados pelo Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Na História da humanidade ocidental às Artes Visuais é uma das áreas mais antigas da criação/criatividade artística ao lado da música, teatro e poesia, mas que carece de mais dados e indicadores relativos à atuação profissional e de negócios relacionados a direitos de autor de seus criadores (artistas) de forma consolidada e amplamente divulgada no Brasil. No decorrer do século XX e contemporaneamente no século XXI, os artistas visuais, que são um dos destinatários da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), merecem uma análise das questões inerentes aos direitos morais e patrimoniais vinculados ao seu fazer artístico materializado em suas obras que dialogue de forma objetiva e simples com o seu cotidiano. Portanto, o problema de pesquisa proposto é como criar material informativo sobre direitos de autor eficiente e acessível para os artistas visuais contemporâneos vinculados ao Projeto “Redes Criativas” do SEBRAE/AL, na cidade de Maceió, de forma a possibilitar uma gestão mais fluida de suas obras no mercado da economia criativa? Com a finalidade de atingir o objetivo geral entrelaçando-o aos objetivos específicos como etapas a serem cumpridas, o trabalho por meio de um método indutivo, se propôs a ser qualitativo, a partir de técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e empírica que envolveu a coleta, análise e interpretação de dados dos integrantes do ecossistema criativo resultando em um manual de boas práticas com linguagem acessível aos destinatário-artista.
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NÁDIA TERESINHA PAIM CORSO
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MODELO DE SISTEMA DE GESTÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
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Orientador : EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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GABRIEL MARCUZZO DO CANTO CAVALHEIRO
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JOAO PAULO LIMA SANTOS
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SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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Data: 28/08/2019
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Diante do cenário atual, a inovação se apresenta como um diferencial necessário à competitividade das organizações. A partir dos resultados dos indicadores globais, que retratam um ambiente com clara sinalização da evolução da proteção sobre os ativos de propriedade intelectual, emerge a necessidade de fortalecer a gestão das organizações, com o propósito de assegurar condições propícias ao exercício dos direitos patrimoniais envolvidos, por meio do apoio às atividades de inovação. Assim, surge a ideia deste trabalho de pesquisa direcionado à estruturação de um modelo de sistema de gestão da propriedade intelectual, apoiado em normas nacionais e internacionais, com o objetivo de fortalecer a capacidade inovativa das organizações. O modelo aborda a propriedade intelectual no nível estratégico, passando pelo apoio aos processos de inovação, desde a concepção da ideia até a transferência de tecnologia. Aplicável a qualquer tipo de organização, independente de seu porte ou área de atuação, necessitando apenas ser adaptado às suas especificidades. Como uma primeira aplicação, fez parte do trabalho a elaboração de um manual que estrutura o sistema de gestão da propriedade intelectual do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
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Diante do cenário atual, a inovação se apresenta como um diferencial necessário à competitividade das organizações. A partir dos resultados dos indicadores globais, que retratam um ambiente com clara sinalização da evolução da proteção sobre os ativos de propriedade intelectual, emerge a necessidade de fortalecer a gestão das organizações, com o propósito de assegurar condições propícias ao exercício dos direitos patrimoniais envolvidos, por meio do apoio às atividades de inovação. Assim, surge a ideia deste trabalho de pesquisa direcionado à estruturação de um modelo de sistema de gestão da propriedade intelectual, apoiado em normas nacionais e internacionais, com o objetivo de fortalecer a capacidade inovativa das organizações. O modelo aborda a propriedade intelectual no nível estratégico, passando pelo apoio aos processos de inovação, desde a concepção da ideia até a transferência de tecnologia. Aplicável a qualquer tipo de organização, independente de seu porte ou área de atuação, necessitando apenas ser adaptado às suas especificidades. Como uma primeira aplicação, fez parte do trabalho a elaboração de um manual que estrutura o sistema de gestão da propriedade intelectual do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
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LÊDA MORGANA ESPÍNDOLA DE BULHÕES MARQUES
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PROPRIEDADE INTELECTUAL NA ARQUITETURA E NO DESIGN – ELABORAÇÃO DE CARTILHA
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Orientador : SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE EDMUNDO ACCIOLY DE SOUZA
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LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
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MORGANA MARIA PITTA DUARTE CAVALCANTE
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SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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Data: 29/08/2019
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A Propriedade Intelectual (PI) possui significativa importância e relação com a Arquitetura e o Design, segmentos da indústria criativa que, na sua essência, trabalham com a criação. Estudos apontam a relevância de incentivar o ensino e o uso dos preceitos legais da Propriedade Intelectual nas Universidades, principalmente em cursos de tecnologia. A finalidade e objetivo principal desse trabalho foi a elaboração de uma Cartilha didática sobre o tema PI para apresentar a importância, conceituar os meios de proteção de maneira simples e clara, destinada a professores, estudantes, e profissionais dos segmentos de Arquitetura e de Design, com foco em direitos autorais e propriedade industrial. Todo o processo de criação da Cartilha foi descrito detalhadamente na metodologia que também contou com pesquisas qualitativas em Universidades Federais Brasileiras em todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design para investigar a oferta de disciplinas de PI em sua matriz curricular. Fato idêntico efetivado nos mesmos cursos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na qual foi realizada uma pesquisa visando identificar as potencialidades de proteção por PI em trabalhos desenvolvidos especificamente de conclusão de curso e nos programas institucionais de bolsas de iniciação científica (PIBIC) e em desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI). Os resultados obtidos indicaram que nenhum curso de Arquitetura e Urbanismo e apenas 6 (seis) de Designs oferecem disciplinas exclusivas de PI. Na UFAL estes cursos apresentam potencial de proteção de PI nos projetos PIBIC e nos trabalhos dos graduandos, além da proteção por PI, intrínseca a trabalhos acadêmicos. Este trabalho oferece ainda, como sugestão, um programa básico com a proposta de um conteúdo programático para inserção da disciplina de PI nestes cursos. Conclui-se que o desconhecimento sobre PI e as potencialidades de proteção identificadas justifica a criação da Cartilha resultando numa forma de ensino da PI a esses segmentos específicos.
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A Propriedade Intelectual (PI) possui significativa importância e relação com a Arquitetura e o Design, segmentos da indústria criativa que, na sua essência, trabalham com a criação. Estudos apontam a relevância de incentivar o ensino e o uso dos preceitos legais da Propriedade Intelectual nas Universidades, principalmente em cursos de tecnologia. A finalidade e objetivo principal desse trabalho foi a elaboração de uma Cartilha didática sobre o tema PI para apresentar a importância, conceituar os meios de proteção de maneira simples e clara, destinada a professores, estudantes, e profissionais dos segmentos de Arquitetura e de Design, com foco em direitos autorais e propriedade industrial. Todo o processo de criação da Cartilha foi descrito detalhadamente na metodologia que também contou com pesquisas qualitativas em Universidades Federais Brasileiras em todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design para investigar a oferta de disciplinas de PI em sua matriz curricular. Fato idêntico efetivado nos mesmos cursos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na qual foi realizada uma pesquisa visando identificar as potencialidades de proteção por PI em trabalhos desenvolvidos especificamente de conclusão de curso e nos programas institucionais de bolsas de iniciação científica (PIBIC) e em desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI). Os resultados obtidos indicaram que nenhum curso de Arquitetura e Urbanismo e apenas 6 (seis) de Designs oferecem disciplinas exclusivas de PI. Na UFAL estes cursos apresentam potencial de proteção de PI nos projetos PIBIC e nos trabalhos dos graduandos, além da proteção por PI, intrínseca a trabalhos acadêmicos. Este trabalho oferece ainda, como sugestão, um programa básico com a proposta de um conteúdo programático para inserção da disciplina de PI nestes cursos. Conclui-se que o desconhecimento sobre PI e as potencialidades de proteção identificadas justifica a criação da Cartilha resultando numa forma de ensino da PI a esses segmentos específicos.
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RENATA FONSECA DE GOMES PEREIRA
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A POLÍTICA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COMO FERRAMENTA DE MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS EM MACEIÓ.
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Orientador : EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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JOSEALDO TONHOLO
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REYNALDO RUBEM FERREIRA JUNIOR
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ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
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RUI SOARES PALMEIRA
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Data: 30/08/2019
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Com o advento da publicação de Lei de Inovação em 2004, pelo Governo Federal, inicia-se uma nova etapa na breve história da inovação no país, com reflexos em todos os setores da sociedade, trazendo em seu bojo o fortalecimento da Hélice Tríplice (HENRY ETZKOWITZ I e CHUNYAN ZHOU, 2017). A política federal de apoio à inovação foi incorporada às políticas estaduais de desenvolvimento em 2009, com a promulgação da Lei Alagoana de Inovação e pela publicação do Plano de CT&I em 2013. Daquele período até o presente momento, as políticas públicas de inovação que constam do Plano de CT&I do Estado deixaram de ser implementadas, não sendo percebida como uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento local sustentável, capaz de contribuir diretamente para a melhoria de vida de milhares de alagoanos. Entretanto, nos últimos anos, o ecossistema alagoano vem se movimentando e interagindo, principalmente, impulsionado pela chamada 4a Revolução – A Transformação Digital, presente em todos os setores da sociedade. Os smartphones são grandes ferramentas de viabilização da nova Era. A sociedade conectada em redes, que interagem entre si, traz a proposta de uma nova ordem social, mais horizontal, baseada em competências, reconhecendo diferenças e compartilhando soluções, produtos e serviços. As portas abertas pela Quarta Revolução impactam diretamente nas três hélices do sistema local de inovação (governo – academia – sociedade) que assistem, ainda atônitas, à velocidade das mudanças, que transformam as relações de trabalho, de consumo, institucionais, as famílias e os mercados, gerando um grande número de novos modelos de negócios, capitaneados principalmente pelas startups. Neste contexto, surgiu através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Maceió e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (SEBRAE), o projeto Smart City Maceió com o objetivo de catalisar as ações e projetos que possam elevar o município ao patamar de cidade inteligente, contribuindo com a melhoria de vida de seus munícipes e turistas. Nas discussões com os diversos setores para a elaboração do projeto, ficou clara a necessidade de elaboração de uma legislação para suportar as interações entre os diferentes atores que compõem o sistema municipal de inovação. Pretende-se no presente trabalho contribuir para a melhoria do ambiente de inovação no munícipio como ferramenta para alavancar os pequenos negócios inovadores, atendendo aos anseios identificados junto aos atores que integram a tripla hélice da inovação e impulsionando a capital ao patamar de Smart City. A legislação proposta para Maceió tem a pretensão de que o município se torne uma Cidade Humana, Inteligente, Sustentável e Criativa. A assunção das responsabilidades e a fruição dos benefícios pelos diversos atores do sistema municipal de inovação impactados pela referida legislação é preponderante para sua plena eficácia. Somente a plena implementação da legislação proposta permitirá e efetivará as melhorias no ambiente de negócios em Maceió.
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Com o advento da publicação de Lei de Inovação em 2004, pelo Governo Federal, inicia-se uma nova etapa na breve história da inovação no país, com reflexos em todos os setores da sociedade, trazendo em seu bojo o fortalecimento da Hélice Tríplice (HENRY ETZKOWITZ I e CHUNYAN ZHOU, 2017). A política federal de apoio à inovação foi incorporada às políticas estaduais de desenvolvimento em 2009, com a promulgação da Lei Alagoana de Inovação e pela publicação do Plano de CT&I em 2013. Daquele período até o presente momento, as políticas públicas de inovação que constam do Plano de CT&I do Estado deixaram de ser implementadas, não sendo percebida como uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento local sustentável, capaz de contribuir diretamente para a melhoria de vida de milhares de alagoanos. Entretanto, nos últimos anos, o ecossistema alagoano vem se movimentando e interagindo, principalmente, impulsionado pela chamada 4a Revolução – A Transformação Digital, presente em todos os setores da sociedade. Os smartphones são grandes ferramentas de viabilização da nova Era. A sociedade conectada em redes, que interagem entre si, traz a proposta de uma nova ordem social, mais horizontal, baseada em competências, reconhecendo diferenças e compartilhando soluções, produtos e serviços. As portas abertas pela Quarta Revolução impactam diretamente nas três hélices do sistema local de inovação (governo – academia – sociedade) que assistem, ainda atônitas, à velocidade das mudanças, que transformam as relações de trabalho, de consumo, institucionais, as famílias e os mercados, gerando um grande número de novos modelos de negócios, capitaneados principalmente pelas startups. Neste contexto, surgiu através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Maceió e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (SEBRAE), o projeto Smart City Maceió com o objetivo de catalisar as ações e projetos que possam elevar o município ao patamar de cidade inteligente, contribuindo com a melhoria de vida de seus munícipes e turistas. Nas discussões com os diversos setores para a elaboração do projeto, ficou clara a necessidade de elaboração de uma legislação para suportar as interações entre os diferentes atores que compõem o sistema municipal de inovação. Pretende-se no presente trabalho contribuir para a melhoria do ambiente de inovação no munícipio como ferramenta para alavancar os pequenos negócios inovadores, atendendo aos anseios identificados junto aos atores que integram a tripla hélice da inovação e impulsionando a capital ao patamar de Smart City. A legislação proposta para Maceió tem a pretensão de que o município se torne uma Cidade Humana, Inteligente, Sustentável e Criativa. A assunção das responsabilidades e a fruição dos benefícios pelos diversos atores do sistema municipal de inovação impactados pela referida legislação é preponderante para sua plena eficácia. Somente a plena implementação da legislação proposta permitirá e efetivará as melhorias no ambiente de negócios em Maceió.
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FLÁVIO SANTOS DA SILVA
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Avalon: Sistema Web Especialista para Avaliação por Competências Utilizando Lógica Nebulosa.
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Orientador : IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ALAN PEDRO DA SILVA
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EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
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TATIANE LUCIANO BALLIANO
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Data: 03/09/2019
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Esse trabalho visa apresentar uma alternativa eficaz e eficiente no que tange ao processo avaliativo tradicional presente massivamente nas instituições de ensino atualmente. A estrutura do sistema utiliza a metodologia de avaliação por competências juntamente com a lógica nebulosa para determinação de conceito para alunos em um processo avaliativo específico. As regras fuzzy utilizadas no sistema web especialista foram criadas respeitando as três etapas do ciclo fuzzy sendo as mesmas as subdivisões do raciocínio fuzzy. Esse sistema especialista foi testado em dez cenários reais de turmas de diversos cursos técnicos. Os resultados produzidos pelo sistema foram comparados estatisticamente com os resultados gerados por meio da avaliação dos docentes das dez turmas e averiguou-se que tal sistema nebuloso gerou resultados bastante lineares, padronizados e de modo automático, reduzindo, assim, a disparidade evidenciada nos conceitos aferidos pelos docentes para as dez turmas dos cursos técnicos.
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Esse trabalho visa apresentar uma alternativa eficaz e eficiente no que tange ao processo avaliativo tradicional presente massivamente nas instituições de ensino atualmente. A estrutura do sistema utiliza a metodologia de avaliação por competências juntamente com a lógica nebulosa para determinação de conceito para alunos em um processo avaliativo específico. As regras fuzzy utilizadas no sistema web especialista foram criadas respeitando as três etapas do ciclo fuzzy sendo as mesmas as subdivisões do raciocínio fuzzy. Esse sistema especialista foi testado em dez cenários reais de turmas de diversos cursos técnicos. Os resultados produzidos pelo sistema foram comparados estatisticamente com os resultados gerados por meio da avaliação dos docentes das dez turmas e averiguou-se que tal sistema nebuloso gerou resultados bastante lineares, padronizados e de modo automático, reduzindo, assim, a disparidade evidenciada nos conceitos aferidos pelos docentes para as dez turmas dos cursos técnicos.
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EDILSON PONCIANO DE LIMA
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PROTÓTIPO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR PARA MONITORAMENTO DE DEPÓSITO DE PATENTES A PARTIR DA BASE DO INPI
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Orientador : JOAO PAULO LIMA SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO PAULO LIMA SANTOS
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EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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ELIANA SILVA DE ALMEIDA
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GABRIEL MARCUZZO DO CANTO CAVALHEIRO
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Data: 27/09/2019
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A propriedade Intelectual está dividida entre o direito autoral, a propriedade Industrial e proteção Sui Generis. Dentre estas a propriedade industrial abrange uma das mais ricas fontes de informação tecnológica, a patente. O monitoramento dos documentos de patentes podem trazer informações de grande utilidade a pesquisadores e investidores. Mas o crescente volume de depósitos e pedidos deste tipo de proteção da propriedade intelectual fez com que o acompanhamento e busca de informações sem uma metodologia aplicável a ferramentas computacionais se tornou quase impossível de ser realizada de forma ágil e eficiente. Devido a esta constatação este trabalho propõe um modelo de monitoramento de depósitos de patentes para a base do Instituto Nacional de Propriedade Industrial INPI a partir de modelos de processo e de um protótipo experimental de programa de computador capaz de executar o monitoramento, busca e classificação das informações contidas no meio oficial de publicação de assuntos de Propriedade Intelectual no Brasil que é a Revista de Propriedade Industrial. Na conclusão deste trabalho o protótipo experimental de programa de computador desenvolvido será registrado no INPI e seu código e documentações compartilhados em repositório aberto para que sirvam de subsídios para elaboração de novos produtos de forma colaborativa em busca da inovação.
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A propriedade Intelectual está dividida entre o direito autoral, a propriedade Industrial e proteção Sui Generis. Dentre estas a propriedade industrial abrange uma das mais ricas fontes de informação tecnológica, a patente. O monitoramento dos documentos de patentes podem trazer informações de grande utilidade a pesquisadores e investidores. Mas o crescente volume de depósitos e pedidos deste tipo de proteção da propriedade intelectual fez com que o acompanhamento e busca de informações sem uma metodologia aplicável a ferramentas computacionais se tornou quase impossível de ser realizada de forma ágil e eficiente. Devido a esta constatação este trabalho propõe um modelo de monitoramento de depósitos de patentes para a base do Instituto Nacional de Propriedade Industrial INPI a partir de modelos de processo e de um protótipo experimental de programa de computador capaz de executar o monitoramento, busca e classificação das informações contidas no meio oficial de publicação de assuntos de Propriedade Intelectual no Brasil que é a Revista de Propriedade Industrial. Na conclusão deste trabalho o protótipo experimental de programa de computador desenvolvido será registrado no INPI e seu código e documentações compartilhados em repositório aberto para que sirvam de subsídios para elaboração de novos produtos de forma colaborativa em busca da inovação.
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THIAGO ARRAES ALVES LIMA
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DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO, ESTADO E INCENTIVOS FISCAIS
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Orientador : JOAO INACIO SOLETTI
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO INACIO SOLETTI
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SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
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REJANE SARTORI
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CLÁUDIO VINÍCIUS SILVA FARIAS
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Data: 30/09/2019
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Os incentivos fiscais se tornaram, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, o instrumento de apoio à inovação mais largamente utilizado entre os países ao redor do mundo, tanto assim que 30 dos 35 países membros daquela organização fazem uso do referido instrumento. A fim de compreender como esta prática se tornou tão amplamente disseminada, buscouse identificar suas principais causas. De início, foi verificada a existência de dois grandes grupos de causas para o fenômeno estudado, as próximas – relacionadas a obstáculos e dificuldades encontradas de uma ponta a outra do processo de inovação – , e as remotas – referentes ao processo histórico de construção deste instrumento e da relação em que o mesmo se insere. Este trabalho, com o auxílio da teoria dos sistemas, dedica-se sobretudo à investigação das chamadas causas remotas para o uso de incentivos fiscais à inovação. Para isto, parte-se da análise de quatro elementos – “Desenvolvimento”, “Estado”, “Inovação”, “Incentivos Fiscais” –, que figuram como entes de uma mesma relação, passível de ser traduzida textualmente na sentença em que o incentivo fiscal (instrumento) se tornou a forma mais utilizada pelo Estado (sujeito) para, através da inovação (meio), atingir um patamar mais elevado de desenvolvimento (objetivo). Por fim, concluiu-se que as causas remotas para a disseminação do uso de incentivos ficais à inovação decorrem de um processo sistêmico de convergência ou congruência entre os elementos investigados, cuja influência se faz sentir na própria formação da relação analisada.
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Mostrar Abstract
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Fiscal incentives have become, according to Organization for Economic Co-operation and Development - OECD data, the most widely used instrument of innovation support among countries around the world, so much so that 30 of the 35 member countries of that organization make use of this instrument. In order to understand how this practice has become so widely disseminated, it sought to identify its main causes. At the outset, it was verified the existence of two large groups of causes for the phenomenon studied, the next ones - related to obstacles and difficulties found from one end of the innovation process to the other - and the remote ones - related to the historical process of construction of this instrument and of the relation in which it is inserted. This work, with the help of systems theory, is mainly devoted to the investigation of so-called remote causes for the use of fiscal incentives for innovation. For this, it was based on the analysis of four elements - "Development", "State", "Innovation", "Tax Incentives" -, which appear as entities of the same relationship, which can be translated verbatim in the sentence in which the fiscal incentive (instrument) has become the most used form by the State (subject), through innovation (medium), to reach a higher level of development (objective). Finally, it was concluded that the remote causes for the widespread use of tax incentives for innovation stem from a systemic process of convergence or congruence between the elements investigated, whose influence is felt in the very formation of the analyzed relationship.
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ALCILENE VIEIRA FERREIRA
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DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE GESTÃO DA COMUNICAÇÃO PARA INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
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Orientador : EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINE DA SILVA RAMOS BARBOZA
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EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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JOSE EDMUNDO ACCIOLY DE SOUZA
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PIERRE BARNABE ESCODRO
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RODRIGO VASCONCELLOS CAVALCANTE
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Data: 01/11/2019
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A dissertação apresenta o desenvolvimento de Modelo de Gestão da Comunicação para Inovação – MGCI, com objetivo de facilitar o entendimento e mensuração da comunicação organizacional, em qualquer tipo de organização. Para sua elaboração levou-se em consideração o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade, o Radar da Inovação,originalmente ( concebido por Sawhney) e no composto da Comunicação Integrada de Margarida Kunsch. O MGCI está alicerçado em 4 fundamentos, que compreendem o conjunto das diferentes modalidades comunicacionais dentro das organizações: Comunicação Interna, Comunicação Administrativa ou Empresarial,Comunicação Mercadológica e Comunicação Institucional. Esses fundamentos desdobram-se em 8 critérios, sendo eles: Cultura Organizacional, Pessoas, Estratégia, Networking,Posicionamento, Clientes, Institucional e Aprendizado. Para efeito de comprovação da metodologia, o MGCI foi aplicado na Rede Metrológica de Alagoas em três momentos distintos, sendo o primeiro, o diagnóstico inicial, em agosto de 2017, o qual gerou o Desempenho Geral Total (DGT) e Radar 0, apontando assim o nível 1 de maturidade da organização em relação à comunicação, com 24 pontos. Ao ser aplicado pela segunda vez, após 12 meses realizando ações de comunicação, como base no resultado do Radar 0, foram obtidos 69,67 pontos, o que representa a elevação do patamar da organização para nível 2, compondo assim o DGT e Radar 1. Já o Radar 2, obtido após aplicação do MGCI em julho de 2019, obteve resultado de 83,67 pontos, o que significa que a organização, conseguiu atingir o nível 3 de maturidade dentre 4 níveis propostos pelo MGCI, o que significa dizer que há práticas constantes de comunicação tendo em vista a promoção de ambiente inovador e, por isso, necessita dar continuidades às ações para que se chegue ao patamar de excelência, representado pelo nível 4.
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A dissertação apresenta o desenvolvimento de Modelo de Gestão da Comunicação para Inovação – MGCI, com objetivo de facilitar o entendimento e mensuração da comunicação organizacional, em qualquer tipo de organização. Para sua elaboração levou-se em consideração o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade, o Radar da Inovação,originalmente ( concebido por Sawhney) e no composto da Comunicação Integrada de Margarida Kunsch. O MGCI está alicerçado em 4 fundamentos, que compreendem o conjunto das diferentes modalidades comunicacionais dentro das organizações: Comunicação Interna, Comunicação Administrativa ou Empresarial,Comunicação Mercadológica e Comunicação Institucional. Esses fundamentos desdobram-se em 8 critérios, sendo eles: Cultura Organizacional, Pessoas, Estratégia, Networking,Posicionamento, Clientes, Institucional e Aprendizado. Para efeito de comprovação da metodologia, o MGCI foi aplicado na Rede Metrológica de Alagoas em três momentos distintos, sendo o primeiro, o diagnóstico inicial, em agosto de 2017, o qual gerou o Desempenho Geral Total (DGT) e Radar 0, apontando assim o nível 1 de maturidade da organização em relação à comunicação, com 24 pontos. Ao ser aplicado pela segunda vez, após 12 meses realizando ações de comunicação, como base no resultado do Radar 0, foram obtidos 69,67 pontos, o que representa a elevação do patamar da organização para nível 2, compondo assim o DGT e Radar 1. Já o Radar 2, obtido após aplicação do MGCI em julho de 2019, obteve resultado de 83,67 pontos, o que significa que a organização, conseguiu atingir o nível 3 de maturidade dentre 4 níveis propostos pelo MGCI, o que significa dizer que há práticas constantes de comunicação tendo em vista a promoção de ambiente inovador e, por isso, necessita dar continuidades às ações para que se chegue ao patamar de excelência, representado pelo nível 4.
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DANYELLA NUTELS REYS
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ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PROTOCOLO DE PRODUÇÃO DE UM DISPOSITIVO ASSISTIVO PARA SAÚDE OCULAR ATRAVÉS DA IMPRESSÃO 3D
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Orientador : EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
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JOAO PAULO LIMA SANTOS
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NADJA MARIA DA SILVA OLIVEIRA
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Data: 01/11/2019
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O mercado óptico é notoriamente conhecido por trabalhar com tecnologia emergente, por cobrar preços excessivos, além de atender parcialmente os deficientes visuais. Com isto surge uma crescente necessidade do desenvolvimento de produtos que atendam a estas pessoas melhorando assim sua qualidade de vida e integração na sociedade bem como uma proposta de custo acessível para os portadores de baixa renda e localizados em regiões periféricas. O presente projeto consiste no desenvolvimento de um novo protocolo de produção de um dispositivo assistivo para saúde ocular através da impressão 3D, associado a um modelo de negócio inovador, inclusivo e viável. Para o desenvolvimento do projeto foi adotado um método misto de pesquisa, com abordagens qualitativas e quantitativas, além da utilização de dados primários e secundários. A pesquisa utilizada foi exploratória em busca de informações acerca desta tecnologia e descritiva visto que descreve detalhadamente o processo proposto, o modelo de negócio e o desenvolvimento do projeto até o presente momento. Neste sentido foi desenvolvido um protótipo estável que se encontra na TRL 5 e que atende a necessidade identificada de baixa adaptação facial, bem como se mostra possível aplicabilidade em maior escala pelo baixo tempo de desenvolvimento customizado e passível de uso diário. Pode-se concluir ainda a partir do desenvolvimento sucinto do processo de fabricação dos óculos e do descritivo do modelo de negócio na perspectiva de tríplice de projeto que o negócio gera impacto socioambiental ao mesmo tempo em que gera resultado financeiro positivo. Foi realizada ainda o pedido de registro de patente e de marca. Recomenda-se a partir dos dados obtidos neste trabalho, o estudo de biocompatibilidade do material utilizado, a realização de testes acreditados pelo Inmetro, e nova avaliação da necessidade de autorização de produção por parte da Anvisa, o aperfeiçoamento das técnicas de digitalização e produção dos óculos por manufatura aditiva especialmente na sistematização com uso de softwares de automatização, bem como o desenvolvimento de um roadmaping tecnológico para verificar o ciclo de vida do modelo de negócio para os próximos 10 anos de forma mais detalhada.
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The optical market is notoriously known for working with emerging technology, for overcharging, and partially meeting the visually impaired. As a result, there is a growing need for the development of products that serve these people, thus improving their quality of life and integration in society, as well as an affordable proposal for low-income people located in peripheral regions. The present project is the development of a new protocol for the production of an assistive eye health device through 3D printing, associated with an innovative, inclusive and viable business model. For the development of the project a mixed research method was adopted, with qualitative and quantitative approaches, besides the use of primary and secondary data. The research used was exploratory in search of information about this technology and descriptive as it describes in detail the proposed process, the business model and the development of the project until the present moment. In this sense, a stable prototype in the TRL 5 was developed and meetsthe identified need for low facial adaptation, as well as possible applicability on a larger scale due to the short development time customized and capable of daily use. It can also be concluded from the succinct development of the eyeglasses manufacturing process and the descriptive business model from the threefold project perspective that the business generates social and environmental impact while generating a positive financial result. The application for patent and trademark registration was also made. It is recommended from the data obtained in this work, the study of biocompatibility of the material used, the performance of Inmetro accredited tests, and further assessment of the need for production authorization by Anvisa, the improvement of digitization techniques and production of glasses by additive manufacturing especially in the systematization using automation software, as well as the development of a technological roadmaping to verify the business model life cycle for the next 10 years in more detail.
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RAPHAEL BEZERRA FALCÃO DE ALMEIDA
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PROPOSIÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA PESQUISADORES UTILIZAREM AS REDES SOCIAIS COMO FORMA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
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Orientador : EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
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FABIO GUEDES GOMES
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JOSEALDO TONHOLO
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LEANDRO MELO DE SALES
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RODRIGO VASCONCELLOS CAVALCANTE
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Data: 05/11/2019
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Nas últimas décadas, o Brasil vem ampliando seus canais de divulgação científica e sendo impulsionado pela transformação digital que se verifica em diversas esferas da sociedade. O mundo se tornou uma aldeia global conectada pela internet. Produzir conteúdo e disseminá-lo em sites, blogs e redes sociais se tornou uma estratégia eficaz para profissionais de variados setores. Na academia, muitos pesquisadores não utilizam as redes sociais como ferramenta para divulgação de seus projetos e pesquisas e como consequência perdem oportunidades de atrair financiamentos, popularizarem a ciência e tornarem-se referências em suas respectivas áreas perante a sociedade e o mercado. Nesse contexto, o trabalho discorre sobre estratégias de Marketing para que os profissionais da academia possam utilizar as redes sociais como uma oportunidade de divulgação da ciência.
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Nas últimas décadas, o Brasil vem ampliando seus canais de divulgação científica e sendo impulsionado pela transformação digital que se verifica em diversas esferas da sociedade. O mundo se tornou uma aldeia global conectada pela internet. Produzir conteúdo e disseminá-lo em sites, blogs e redes sociais se tornou uma estratégia eficaz para profissionais de variados setores. Na academia, muitos pesquisadores não utilizam as redes sociais como ferramenta para divulgação de seus projetos e pesquisas e como consequência perdem oportunidades de atrair financiamentos, popularizarem a ciência e tornarem-se referências em suas respectivas áreas perante a sociedade e o mercado. Nesse contexto, o trabalho discorre sobre estratégias de Marketing para que os profissionais da academia possam utilizar as redes sociais como uma oportunidade de divulgação da ciência.
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PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA SILVA
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Educação para Inovação: Competências, Diagnostico e Proposta de Reestruturação da Gestão da Educação Profissional e Tecnológica para o Senai Alagoas
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Orientador : IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON DE BARROS DANTAS
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IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
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JOSEALDO TONHOLO
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Data: 13/11/2019
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O presente trabalho, teve como objetivo apresentar uma proposta de reestruturação da gestão da educação profissional do Senai Alagoas voltada à promoção da inovação. Trata-se de um conjunto de proposições à uma instituição educacional capaz de reposicioná-la no mercado alagoano como uma provedora de mão de obra qualificada e inovadora capaz de atender às demandas industriais. Para construí-lo, foi utilizado como pesquisa um estudo de caso com abordagem indutiva e método analítico. Por meio de uma revisão sistemática da literatura sobre competências para inovação e um diagnóstico de maturidade mercadológica no negócio Educação Profissional e Tecnológica foi possível identificar as variáveis presentes no caso e identificar ações a serem contempladas no plano de reestruturação. O resultado alcançado neste trabalho foi uma relatório técnico conclusivo com uma proposta de reestruturação da gestão da educação profissional do Senai composto por ações a serem implantadas em duas fases, tendo em vista a promoção da cultura de inovação, educação empreendedora, propriedade intelectual e transferência de tecnologia para as indústrias.
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O presente trabalho, teve como objetivo apresentar uma proposta de reestruturação da gestão da educação profissional do Senai Alagoas voltada à promoção da inovação. Trata-se de um conjunto de proposições à uma instituição educacional capaz de reposicioná-la no mercado alagoano como uma provedora de mão de obra qualificada e inovadora capaz de atender às demandas industriais. Para construí-lo, foi utilizado como pesquisa um estudo de caso com abordagem indutiva e método analítico. Por meio de uma revisão sistemática da literatura sobre competências para inovação e um diagnóstico de maturidade mercadológica no negócio Educação Profissional e Tecnológica foi possível identificar as variáveis presentes no caso e identificar ações a serem contempladas no plano de reestruturação. O resultado alcançado neste trabalho foi uma relatório técnico conclusivo com uma proposta de reestruturação da gestão da educação profissional do Senai composto por ações a serem implantadas em duas fases, tendo em vista a promoção da cultura de inovação, educação empreendedora, propriedade intelectual e transferência de tecnologia para as indústrias.
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LUIZ GUSTAVO MONTEIRO CAMILO DOS SANTOS
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CRIAÇÃO, GESTÃO E VALORAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA AÇÚCAR CRISTAL CAETÉ.
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Orientador : LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSEALDO TONHOLO
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LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
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LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
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TATIANE LUCIANO BALLIANO
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Data: 21/11/2019
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A marca como uma linguagem gráfica de produto ou serviço é um ativo intangível valioso ao agregar qualidade, compromisso e fidelidade ao produto final. O objetivo geral deste estudo de caso é valorar a marca Açúcar Cristal Caeté e apresentar uma proposta de roadmap de gestão de ativos intangíveis para o setor sucroenergético do estado de Alagoas a partir da análise do processo de gestão de marca da Usina Caeté S.A. Almeja-se, especificamente, evidenciar marcas como capital monetário das agroindústrias de Alagoas, realizar uma análise contábil dos ativos intangíveis, evidenciar aspectos da gestão de ativos intangíveis, valorar a marca Açúcar Cristal Caeté e apresentar um mapeamento das marcas de açúcar cristal de destaque no setor sucroenergético brasileiro. A metodologia de pesquisa escolhida para responder à questão problema, foi uma pesquisa bibliográfica e documental, que por meio da análise de boletins técnicos e aplicação de índices nas demonstrações financeiras coletadas possibilitou o resultado deste estudo. Ademais este estudo adaptou um método de valoração de ativos intangíveis com a finalidade de evidenciar o valor de mercado da marca em análise e apresentou um roadmap para gestão de marcas. A partir dos dados analisados, foi verificado que, as usinas do estado de Alagoas não possuem gestão de marcas, visto a subvaloração deste ativo intangível nas demonstrações financeiras. Ademais, a produção de açúcar e álcool durante décadas foi direcionada para o mercado externo devido à antiga legislação tributária alagoana, impulsionada ainda, pelos incentivos federais na comercialização de produtos sob forma de commodity. A partir da nova regulamentação do ICMS do estado de Alagoas o mercado interno se torna mais atrativo e competitivo nas estratégias de vendas para o setor sucroenergético. Para tanto, a marca Açúcar Cristal Caeté necessita de reposicionamento e valoração diante deste mercado emergente e competitivo.
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A marca como uma linguagem gráfica de produto ou serviço é um ativo intangível valioso ao agregar qualidade, compromisso e fidelidade ao produto final. O objetivo geral deste estudo de caso é valorar a marca Açúcar Cristal Caeté e apresentar uma proposta de roadmap de gestão de ativos intangíveis para o setor sucroenergético do estado de Alagoas a partir da análise do processo de gestão de marca da Usina Caeté S.A. Almeja-se, especificamente, evidenciar marcas como capital monetário das agroindústrias de Alagoas, realizar uma análise contábil dos ativos intangíveis, evidenciar aspectos da gestão de ativos intangíveis, valorar a marca Açúcar Cristal Caeté e apresentar um mapeamento das marcas de açúcar cristal de destaque no setor sucroenergético brasileiro. A metodologia de pesquisa escolhida para responder à questão problema, foi uma pesquisa bibliográfica e documental, que por meio da análise de boletins técnicos e aplicação de índices nas demonstrações financeiras coletadas possibilitou o resultado deste estudo. Ademais este estudo adaptou um método de valoração de ativos intangíveis com a finalidade de evidenciar o valor de mercado da marca em análise e apresentou um roadmap para gestão de marcas. A partir dos dados analisados, foi verificado que, as usinas do estado de Alagoas não possuem gestão de marcas, visto a subvaloração deste ativo intangível nas demonstrações financeiras. Ademais, a produção de açúcar e álcool durante décadas foi direcionada para o mercado externo devido à antiga legislação tributária alagoana, impulsionada ainda, pelos incentivos federais na comercialização de produtos sob forma de commodity. A partir da nova regulamentação do ICMS do estado de Alagoas o mercado interno se torna mais atrativo e competitivo nas estratégias de vendas para o setor sucroenergético. Para tanto, a marca Açúcar Cristal Caeté necessita de reposicionamento e valoração diante deste mercado emergente e competitivo.
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ROOSSELINY PONTES SILVA
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PROPOSTA DE MODELO DE INDICADORES E MÉTRICAS DE INOVAÇÃO PARA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
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Orientador : JOAO PAULO LIMA SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIANA SILVA DE ALMEIDA
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GABRIEL MARCUZZO DO CANTO CAVALHEIRO
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JOAO PAULO LIMA SANTOS
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TATIANE LUCIANO BALLIANO
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Data: 26/11/2019
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A construção de metodologia para diagnosticar e avaliar a inovação no setor público em nível institucional, especificamente em universidades, continua um desafio para as agências de financiamento governamentais. Embora existam várias iniciativas, e em especial no caso do Brasil, resta muito a ser feito para desenvolver um quadro de referência neste segmento. Este trabalho desenvolve um modelo de indicadores e métricas de inovação para a Universidade Federal de Alagoas-Ufal com eforço para auxiliar no planejamento estratégico. De acordo com a delimitação da metodologia a pesquisa está caracterizada como exploratória descritiva. Procura responder a questão: por que precisamos mensurar a inovação em instituição pública de ensino superior? Nesse processo, revela-se, então, a elaboração e proposição de fundamentos teóricos mais abrangentes para compreender o comportamento institucional e contribuir para gestão da Ciencia Tecnologia & Inovação com aporte no empreendedorismo e na abordagem Balanced Scorecard - BSC. O estudo compila a análise documental dos manuais internacionais desenvolvidos na área e molda-se a Lei n.º 13.243, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. A proposta inclui análise específica em cada dimensão e estruturação em subdimensão para definição dos indicadores de insumo e resultado, voltados para o conhecimento que gera inovação e fomenta o empreendedorismo. O processo de mensuração tem por base procedimento matemático e cruzamento de dados das atividades processuais e de resultados para elaboração do perfil inovativo. O instrumento gerado no processo agrega 105 indicadores, distribuídos em 5 dimensões e 11 subdimensões. Este estudo tem por resultado um sistema de indicadores que fornece uma visão descritiva e permite determinar padrões e tendências do processo inovativo, adequadamente estruturado e condizente com as características da instituição. Um modelo padronizado de indicadores contribui para gestão da inovação, principalmente quando são levados em consideração o gerenciamento de informações e conhecimento institucional. Permite a definição de alternativas que podem subsidiar o processo de tomada de decisão, alinhado ao planejamento estratégico de forma a identificar as contribuições da Universidade, no alcance das metas estabelecidas.
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A construção de metodologia para diagnosticar e avaliar a inovação no setor público em nível institucional, especificamente em universidades, continua um desafio para as agências de financiamento governamentais. Embora existam várias iniciativas, e em especial no caso do Brasil, resta muito a ser feito para desenvolver um quadro de referência neste segmento. Este trabalho desenvolve um modelo de indicadores e métricas de inovação para a Universidade Federal de Alagoas-Ufal com eforço para auxiliar no planejamento estratégico. De acordo com a delimitação da metodologia a pesquisa está caracterizada como exploratória descritiva. Procura responder a questão: por que precisamos mensurar a inovação em instituição pública de ensino superior? Nesse processo, revela-se, então, a elaboração e proposição de fundamentos teóricos mais abrangentes para compreender o comportamento institucional e contribuir para gestão da Ciencia Tecnologia & Inovação com aporte no empreendedorismo e na abordagem Balanced Scorecard - BSC. O estudo compila a análise documental dos manuais internacionais desenvolvidos na área e molda-se a Lei n.º 13.243, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. A proposta inclui análise específica em cada dimensão e estruturação em subdimensão para definição dos indicadores de insumo e resultado, voltados para o conhecimento que gera inovação e fomenta o empreendedorismo. O processo de mensuração tem por base procedimento matemático e cruzamento de dados das atividades processuais e de resultados para elaboração do perfil inovativo. O instrumento gerado no processo agrega 105 indicadores, distribuídos em 5 dimensões e 11 subdimensões. Este estudo tem por resultado um sistema de indicadores que fornece uma visão descritiva e permite determinar padrões e tendências do processo inovativo, adequadamente estruturado e condizente com as características da instituição. Um modelo padronizado de indicadores contribui para gestão da inovação, principalmente quando são levados em consideração o gerenciamento de informações e conhecimento institucional. Permite a definição de alternativas que podem subsidiar o processo de tomada de decisão, alinhado ao planejamento estratégico de forma a identificar as contribuições da Universidade, no alcance das metas estabelecidas.
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POLLYANNA KARINE DA SILVA MARTINS
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Análise e preposição de um modelo de gestão de Propriedade Intelectual para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas
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Orientador : FABIO GUEDES GOMES
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIANA SILVA DE ALMEIDA
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FABIO GUEDES GOMES
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JOAO VICENTE RIBEIRO BARROSO DA COSTA LIMA
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TATIANE LUCIANO BALLIANO
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Data: 27/11/2019
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As FAP’s – Fundações de Amparo à Pesquisa possuem destaque no fomento das pesquisas científicas e tecnológicas brasileiras, sendo parte essencial do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma vez que participam da discussão, elaboração e implementação das políticas de CT&I regionais e estaduais, mesmo que tenham papéis e capacidades distintas de atuação, conforme cada estado dependendo de sua política governamental. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas é agência responsável por investir no desenvolvimento de projetos de inovação para estado, fomentando com equidade e transparência o Sistema Estadual de CT&I contribuindo, diretamente e transversalmente, para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um modelo de Gestão de Propriedade Intelectual que atenda às necessidades da FAPEAL e se adeque às suas características estruturais e de governança, tendo em vista que a questão da propriedade intelectual não pode ser dissociada das políticas públicas de fomento à inovação que são executadas pela instituição. Com esse modelo pretende-se desenvolver condições favoráveis para fortalecer as relações entre a FAPEAL, às organizações acadêmicas e empresas, institucionalizando questões quanto aos direitos da propriedade intelectual, gerados a partir do fomento da Fundação e sua exploração econômica, como também fortalecendo o próprio Sistema de CT&I, o sistema local de inovação e o Sistema de propriedade intelectual.
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As FAP’s – Fundações de Amparo à Pesquisa possuem destaque no fomento das pesquisas científicas e tecnológicas brasileiras, sendo parte essencial do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma vez que participam da discussão, elaboração e implementação das políticas de CT&I regionais e estaduais, mesmo que tenham papéis e capacidades distintas de atuação, conforme cada estado dependendo de sua política governamental. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas é agência responsável por investir no desenvolvimento de projetos de inovação para estado, fomentando com equidade e transparência o Sistema Estadual de CT&I contribuindo, diretamente e transversalmente, para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um modelo de Gestão de Propriedade Intelectual que atenda às necessidades da FAPEAL e se adeque às suas características estruturais e de governança, tendo em vista que a questão da propriedade intelectual não pode ser dissociada das políticas públicas de fomento à inovação que são executadas pela instituição. Com esse modelo pretende-se desenvolver condições favoráveis para fortalecer as relações entre a FAPEAL, às organizações acadêmicas e empresas, institucionalizando questões quanto aos direitos da propriedade intelectual, gerados a partir do fomento da Fundação e sua exploração econômica, como também fortalecendo o próprio Sistema de CT&I, o sistema local de inovação e o Sistema de propriedade intelectual.
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VINÍCIOS JOSÉ FERRO GOMES
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BLOCKCHAIN: UM PANORAMA CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
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Orientador : SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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MEMBROS DA BANCA :
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IRINEU AFONSO FREY
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JOAO PAULO LIMA SANTOS
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SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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Data: 04/12/2019
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Este trabalho tem por objetivo apresentar um mapeamento cientifico-tecnológico da tecnologia Blockchain (BC), mostrando a sua evolução, versatilidade e aplicações nas mais diversas áreas. Também se buscou a classificação das patentes, pontuando quais setores se encontram em destaque e evidenciando inventores, bem como depositantes envolvidos com essa tecnologia. A pesquisa foi realizada em documentos científicos na base de dados Scopus e, para os documentos de patentes, foi utilizada a ferramenta Questel-Orbit®, com cobertura de publicações de 87 escritórios nacionais e 6 escritórios regionais. As investigações foram realizadas nos meses de abril e maio de 2019 e trouxeram o quantitativo de 3.499 documentos científicos, entre eles 931 artigos. Já o resultado da busca patentária revelou 4.897 patentes relacionadas à tecnologia blockchain, mostrando um crescimento acentuado de documentos relativos à tecnologia a partir do ano de 2015. O maior número de patentes em relação a artigos científicos pode ser associado ao grande interesse do mercado nessa tecnologia. Os Estados Unidos da América e a China são os países com maior número de artigos e de depósito de patentes, sobressaindo entre os depositantes, grandes organizações. A tendência para os próximos anos é que sejam apresentados resultados de empreendimentos mais maduros com a tecnologia blockchain, maior convergência entre blockchain e internet das coisas (Iot) para proteção de dados, mais oportunidade de investimentos e oferta na indústria financeira.
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Este trabalho tem por objetivo apresentar um mapeamento cientifico-tecnológico da tecnologia Blockchain (BC), mostrando a sua evolução, versatilidade e aplicações nas mais diversas áreas. Também se buscou a classificação das patentes, pontuando quais setores se encontram em destaque e evidenciando inventores, bem como depositantes envolvidos com essa tecnologia. A pesquisa foi realizada em documentos científicos na base de dados Scopus e, para os documentos de patentes, foi utilizada a ferramenta Questel-Orbit®, com cobertura de publicações de 87 escritórios nacionais e 6 escritórios regionais. As investigações foram realizadas nos meses de abril e maio de 2019 e trouxeram o quantitativo de 3.499 documentos científicos, entre eles 931 artigos. Já o resultado da busca patentária revelou 4.897 patentes relacionadas à tecnologia blockchain, mostrando um crescimento acentuado de documentos relativos à tecnologia a partir do ano de 2015. O maior número de patentes em relação a artigos científicos pode ser associado ao grande interesse do mercado nessa tecnologia. Os Estados Unidos da América e a China são os países com maior número de artigos e de depósito de patentes, sobressaindo entre os depositantes, grandes organizações. A tendência para os próximos anos é que sejam apresentados resultados de empreendimentos mais maduros com a tecnologia blockchain, maior convergência entre blockchain e internet das coisas (Iot) para proteção de dados, mais oportunidade de investimentos e oferta na indústria financeira.
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CERIZE MARIA RAMOS FERRARI DE MELO
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VIABILIDADE DA RENDA SINGELEZA COMO INDICAÇÃO GEOGRÁFICA: VALORIZAÇÃO E MERCADO NA CONEXÃO ENTRE ALAGOAS E ITÁLIA
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Orientador : SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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MEMBROS DA BANCA :
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CENIRA MONTEIRO DE CARVALHO
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JOSEMARY OMENA PASSOS FERRARE
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PATRICIA BRANDAO BARBOSA DA SILVA
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SILVIA BEATRIZ BEGER UCHOA
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Data: 12/12/2019
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O trabalho é um estudo da viabilidade de registro de Indicação Geográfica para a renda artesanal Singeleza, produzida em alguns municípios do estado de Alagoas, a partir de uma análise comparativa com o Puntino ad Ago, uma renda encontrada em Latronico, região da Basilicata, ao sul da Itália. Os artesanatos são considerados gêmeos, devido à grande similaridade entre seus pontos e entre suas técnicas de produção. Apesar de existirem estudos desenvolvidos por pesquisadores italianos e brasileiros que buscam respostas para a ligação entre ambas, inclusive considerando, dentre outras a possibilidade de transmissão do saber-fazer do Puntino Ad Ago em Alagoas, por meio do fluxo de imigração italiana no início do século XX, a relação direta de transmissão ainda é desconhecida. Além da similaridade dos pontos das rendas, verificam-se nas duas localidades uma mesma problemática: a produção limitada de peças, associada às queixas de dificuldade de comercializar peças como principal argumento apresentado pelas rendeiras. A partir de reflexões sobre esse argumento, o presente trabalho apresenta um estudo para reposicionar a Singeleza, considerando aspectos positivos baseados na experiência de organização em associação e no registro de marca coletiva em Latronico, com uma proposta baseada em quatro pilares: moda, mercado, mapa e marca. Como resultados da estratégia de reposicionamento da Singeleza, foi criada uma coleção cápsula com as rendas associando algumas peças em Puntino ad Ago que recebeu o nome de Laços, ações de comunicação trabalhadas a partir da exposição da coleção ao público e ainda uma análise da viabilidade de pedido de registro de Indicação Geográfica.
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O trabalho é um estudo da viabilidade de registro de Indicação Geográfica para a renda artesanal Singeleza, produzida em alguns municípios do estado de Alagoas, a partir de uma análise comparativa com o Puntino ad Ago, uma renda encontrada em Latronico, região da Basilicata, ao sul da Itália. Os artesanatos são considerados gêmeos, devido à grande similaridade entre seus pontos e entre suas técnicas de produção. Apesar de existirem estudos desenvolvidos por pesquisadores italianos e brasileiros que buscam respostas para a ligação entre ambas, inclusive considerando, dentre outras a possibilidade de transmissão do saber-fazer do Puntino Ad Ago em Alagoas, por meio do fluxo de imigração italiana no início do século XX, a relação direta de transmissão ainda é desconhecida. Além da similaridade dos pontos das rendas, verificam-se nas duas localidades uma mesma problemática: a produção limitada de peças, associada às queixas de dificuldade de comercializar peças como principal argumento apresentado pelas rendeiras. A partir de reflexões sobre esse argumento, o presente trabalho apresenta um estudo para reposicionar a Singeleza, considerando aspectos positivos baseados na experiência de organização em associação e no registro de marca coletiva em Latronico, com uma proposta baseada em quatro pilares: moda, mercado, mapa e marca. Como resultados da estratégia de reposicionamento da Singeleza, foi criada uma coleção cápsula com as rendas associando algumas peças em Puntino ad Ago que recebeu o nome de Laços, ações de comunicação trabalhadas a partir da exposição da coleção ao público e ainda uma análise da viabilidade de pedido de registro de Indicação Geográfica.
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ÁUREA VALÉRIA DE ANDRADE
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PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE STARTUPS: INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
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Orientador : FRANCISCO JOSE PEIXOTO ROSARIO
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO JOSE PEIXOTO ROSARIO
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LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
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ORLANDO RAMOS DO NASCIMENTO JUNIOR
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Data: 13/12/2019
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O presente trabalho tem por objetivo caracterizar as startups e o ecossistema inovador de Alagoas, através de uma análise da situação usando como método uma pesquisa que foi classificada, quanto aos fins, como exploratória, descritiva, explicativa e intervencionista. Nesse cenário, informações obtidas através do levantamento bibliográfico possibilitaram o desenvolvimento de hipótese, em que as startups que participam de programa de aceleração têm maiores chances de sucesso. Quanto aos procedimentos técnicos e no tocante aos meios usados, a pesquisa foi de campo, documental e bibliográfica, pois, respectivamente, foi aplicado um questionário junto ao público alvo da amostra, documentos oficiais e relatórios de empresas foram analisados, também se utilizou livros, revistas e sites de instituições ligadas a temática com credibilidade. Com o resultado da pesquisa de campo analisou-se as principais características dos entrevistados, visando identificar o impacto da participação do público pesquisado em programas de aceleração e posterior análise sobre a viabilidade da criação de um programa de aceleração de startups no Estado, ação pioneira, pois não há nenhum atualmente. Diante do objetivo geral do trabalho, caracterizar as startups e o ecossistema inovador de Alagoas e focando nos objetivos específicos, além de considerar o resultado da pesquisa, do estudo teórico da literatura mencionada e considerando que o mercado de startups vem crescendo cada vez mais e ganhando espaço na economia mundial, mostrando ser um modelo de negócio com grande potencial a ser explorado. Nesse trabalho, considera-se viável, urgente e necessária a efetivação do primeiro programa de aceleração em Alagoas. Acreditamos que a efetivação de um Programa de Pré Aceleração irá colaborar com o ecossistema inovador do Estado, bem como servir de base para o crescimento dos empreendedores que possivelmente criarão serviços/empresas inovadoras ajudando a alavancar a economia local.
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O presente trabalho tem por objetivo caracterizar as startups e o ecossistema inovador de Alagoas, através de uma análise da situação usando como método uma pesquisa que foi classificada, quanto aos fins, como exploratória, descritiva, explicativa e intervencionista. Nesse cenário, informações obtidas através do levantamento bibliográfico possibilitaram o desenvolvimento de hipótese, em que as startups que participam de programa de aceleração têm maiores chances de sucesso. Quanto aos procedimentos técnicos e no tocante aos meios usados, a pesquisa foi de campo, documental e bibliográfica, pois, respectivamente, foi aplicado um questionário junto ao público alvo da amostra, documentos oficiais e relatórios de empresas foram analisados, também se utilizou livros, revistas e sites de instituições ligadas a temática com credibilidade. Com o resultado da pesquisa de campo analisou-se as principais características dos entrevistados, visando identificar o impacto da participação do público pesquisado em programas de aceleração e posterior análise sobre a viabilidade da criação de um programa de aceleração de startups no Estado, ação pioneira, pois não há nenhum atualmente. Diante do objetivo geral do trabalho, caracterizar as startups e o ecossistema inovador de Alagoas e focando nos objetivos específicos, além de considerar o resultado da pesquisa, do estudo teórico da literatura mencionada e considerando que o mercado de startups vem crescendo cada vez mais e ganhando espaço na economia mundial, mostrando ser um modelo de negócio com grande potencial a ser explorado. Nesse trabalho, considera-se viável, urgente e necessária a efetivação do primeiro programa de aceleração em Alagoas. Acreditamos que a efetivação de um Programa de Pré Aceleração irá colaborar com o ecossistema inovador do Estado, bem como servir de base para o crescimento dos empreendedores que possivelmente criarão serviços/empresas inovadoras ajudando a alavancar a economia local.
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CATARINA SILVA DOS SANTOS
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MONITORAMENTO TECNOLÓGICO, USOS POTENCIAIS E PERSPECTIVAS DE NEGÓCIOS COM O SURURU DAS ALAGOAS
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Orientador : TICIANO GOMES DO NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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TICIANO GOMES DO NASCIMENTO
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FRANCISCO JOSE PEIXOTO ROSARIO
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JOSE EDMUNDO ACCIOLY DE SOUZA
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JOHNNATAN DUARTE DE FREITAS
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Data: 20/12/2019
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O Sururu é um molusco Bivalve, conhecido popularmente como “Sururu de Capote”; pertence à família dos Mitilídeos. É destaque na gastronomia alagoana, porém o seu mercado potencial se estende além do setor de alimentos. A cadeia produtiva do sururu em Alagoas possui em cada uma de suas etapas situações nocivas e crônicas. A extração é feita pelos pescadores de modo rudimentar e insalubre, pondo em risco suas vidas, a poluição das águas da lagoa Mundaú também é um problema de muitas décadas. O descarte irregular de toneladas diárias de conchas na via pública da orla lagunar, a falta de equipamentos de proteção individual e o trabalho infantil são alguns dos muitos problemas decorrentes o comércio do sururu em nosso Estado. É notório a necessidade de estudos, pesquisas tecnológicas e políticas públicas que possam dar a esta cadeia produtiva uma realidade diferente na utilização desta matéria-prima de importância cultural que também vem apresentando apelo sócio-ambiental. A pesquisa de prospecção tecnológica do sururu constatou que a proteína deste molusco detém propriedades biológicas e medicinais e vem sendo aplicada como matéria prima para fármacos em todo o mundo desde a década de 1980; sua concha, rica em cálcio, magnésio, fósforo, ferro e outros minerais também possui valor comercial e aplicações em diferentes áreas. A metodologia consistiu na coleta de dados nas bases de patentes INPI, LENS, Espacenet, WIPO e Orbit. Os artigos científicos foram pesquisados nas bases Scopus e na Scielo. Os levantamentos evidenciaram um vasto potencial econômico no setor de fármacos utilizando a proteína deste molusco para cicatrização de feridas e outras lesões, uso em composições cosméticas e anti-bacterianas, vírus da herpes, anti-malárico, anti-diabético, anti-inflamatórios da pele, enxertos ósseos e regeneração de cartilagens, peptídeos anti-hipertensivos, entre outros. As conchas do sururu, vem sendo aplicadas na área de química de materiais nanoparticulados, matéria-prima para a construção civil, ração animal, em processo de purificação de água e controle da poluição ambiental. Outro subproduto, o bisso de bivalve também demonstrou aplicabilidade nas áreas de artes plásticas e artesanatos. Para dar maior abrangência e possibilidades de inovação, realizamos também levantamento de patentes em domínio público do sururu, levantou-se as principais possibilidades de novos negócios nesta cadeia produtiva sobre a ótica da Inovação Frugal e da Economia Circular, o que nos permitiu seguir rumos conexos de avaliação ligadas ao desenvolvimento sustentável. Para esta, a metodologia foi feita através da coleta de dados na base Lens. Os resultados também apresentaram ótimas perspectivas no comércio deste molusco. Este trabalho de prospecção tecnológica do Sururu demonstrou potencialidades econômicas de desenvolvimento de novos produtos tecnológicos médico-terapêutico e dispositivos de controle ambientais contribuindo com o desenvolvimento sustentável em comunidades tradicionais do setor pesqueiro.
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O Sururu é um molusco Bivalve, conhecido popularmente como “Sururu de Capote”; pertence à família dos Mitilídeos. É destaque na gastronomia alagoana, porém o seu mercado potencial se estende além do setor de alimentos. A cadeia produtiva do sururu em Alagoas possui em cada uma de suas etapas situações nocivas e crônicas. A extração é feita pelos pescadores de modo rudimentar e insalubre, pondo em risco suas vidas, a poluição das águas da lagoa Mundaú também é um problema de muitas décadas. O descarte irregular de toneladas diárias de conchas na via pública da orla lagunar, a falta de equipamentos de proteção individual e o trabalho infantil são alguns dos muitos problemas decorrentes o comércio do sururu em nosso Estado. É notório a necessidade de estudos, pesquisas tecnológicas e políticas públicas que possam dar a esta cadeia produtiva uma realidade diferente na utilização desta matéria-prima de importância cultural que também vem apresentando apelo sócio-ambiental. A pesquisa de prospecção tecnológica do sururu constatou que a proteína deste molusco detém propriedades biológicas e medicinais e vem sendo aplicada como matéria prima para fármacos em todo o mundo desde a década de 1980; sua concha, rica em cálcio, magnésio, fósforo, ferro e outros minerais também possui valor comercial e aplicações em diferentes áreas. A metodologia consistiu na coleta de dados nas bases de patentes INPI, LENS, Espacenet, WIPO e Orbit. Os artigos científicos foram pesquisados nas bases Scopus e na Scielo. Os levantamentos evidenciaram um vasto potencial econômico no setor de fármacos utilizando a proteína deste molusco para cicatrização de feridas e outras lesões, uso em composições cosméticas e anti-bacterianas, vírus da herpes, anti-malárico, anti-diabético, anti-inflamatórios da pele, enxertos ósseos e regeneração de cartilagens, peptídeos anti-hipertensivos, entre outros. As conchas do sururu, vem sendo aplicadas na área de química de materiais nanoparticulados, matéria-prima para a construção civil, ração animal, em processo de purificação de água e controle da poluição ambiental. Outro subproduto, o bisso de bivalve também demonstrou aplicabilidade nas áreas de artes plásticas e artesanatos. Para dar maior abrangência e possibilidades de inovação, realizamos também levantamento de patentes em domínio público do sururu, levantou-se as principais possibilidades de novos negócios nesta cadeia produtiva sobre a ótica da Inovação Frugal e da Economia Circular, o que nos permitiu seguir rumos conexos de avaliação ligadas ao desenvolvimento sustentável. Para esta, a metodologia foi feita através da coleta de dados na base Lens. Os resultados também apresentaram ótimas perspectivas no comércio deste molusco. Este trabalho de prospecção tecnológica do Sururu demonstrou potencialidades econômicas de desenvolvimento de novos produtos tecnológicos médico-terapêutico e dispositivos de controle ambientais contribuindo com o desenvolvimento sustentável em comunidades tradicionais do setor pesqueiro.
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