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Dissertações |
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ANIZIA LINO DE MESSIAS
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Continuidades e descontinuidades entre o pensamento de Nise da Silveira e Michel Foucault: acerca da esquizofrenia
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Orientador : RODRIGO BARROS GEWEHR
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MEMBROS DA BANCA :
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FELIPE SALES MAGALDI
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JOAO CARLOS NEVES DE SOUZA E NUNES DIAS
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RODRIGO BARROS GEWEHR
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Data: 28/02/2023
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A pesquisa em questão visou desenvolver uma investigação sobre a problemática que permeiam confluências de pensamento entre dois autores centrais: Michel Foucault e Nise da Silveira. A problemática central em objeto de investigação diz respeito as questões concernentes a esquizofrenia. As principais encontradas foram hipótese de possíveis alterações na percepção subjetiva do tempo, do espaço e da afetividade do indivíduo. Para cumprir com o objetivo desta pesquisa, a princípio foi elabora uma revisão sintetizada do que se tem a respeitos das discussões e compreensões sobre as problemáticas da esquizofrenia. Posteriormente, foi feita uma análise das continuidades e descontinuidades que os dois pensadores apresentaram em suas obras acerca da problemática em questão. O que por fim, encaminhou-se para uma reflexão sobre o modo como as abordagens tradicionais de tratamento de doenças mentais, tendo a esquizofrenia como um exemplo, denotam um padrão de violência para com os sujeitos em tratamento, dado o modo como os paradigmas institucionais dos espaços manicomiais são dispostos. Tendo isso em vista, essa pesquisa tem por intuito último, fomentar uma reflexão sobre a importância de se quebrar com os paradigmas a partir de uma revisão sobre o modo como compreendemos e lidamos com as questões concernentes a subjetividade dos sujeitos que sofrem com transtornos mentais, tendo como exemplo, as problemáticas encontradas nas discussões sobre a esquizofrenia.
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The research in question aims to develop an investigation into the issue of subjectivity, whose central question can be posed as follows: Why is madness such a complex problem for society? When investigating the subjectivation practices of the subjects, having as an initial theoretical reference the works of Michel Foucault, in particular, the studies about psychiatric power and the modes of subjectivation-objectification, it was possible to perceive that the answer to this question permeates several instances of the knowledge, not only knowledge about madness, but also knowledge about the construction of truth, psychiatric power and subjectivity. Due to these problems, the research of this research aims to denote the importance of a critical reflection on the way these modes of subjectivation relate to madness and the discourse of truth about it. Based on the theoretical-philosophical basis of the analysis of these Foucaultian studies about psychiatric power and subjectivity, we sought in the second moment of this investigation to turn to the panorama of the subjectivity of madness in Brazil in the twentieth century, under the perspective of the thought of psychiatrist Nise da Silveira and her psychiatric work with schizophrenics, because both the Brazilian psychiatrist, as Foucault, demonstrate confluences of thoughts that represent a break with the paradigms of institutional violence of the crazy subject.
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ALESSANDRA LINS DA SILVA
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O CORPO NA EXPERIÊNCIA DO ESPAÇO PROJETADO: DIÁLOGOS ENTRE FENOMENOLOGIA E DESIGN DE INTERIORES.
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Orientador : JOAO CARLOS NEVES DE SOUZA E NUNES DIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO CARLOS NEVES DE SOUZA E NUNES DIAS
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CRISTINA AMARO VIANA
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NATACHA MURIEL LOPEZ GALLUCCI
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Data: 12/04/2023
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Nossa pesquisa está voltada ao entendimento dos aspectos fenomenológicos da experiência perceptiva do corpo na espacialidade a fim de se projetar ambientes em contextos mais humanizados e que potencializem a sensação de existência do ser no mundo. O estudo se orienta fundamentalmente pela Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty (1945/2018), e tomamos como ponto de partida a análise dos conceitos de corpo, espacialidade, movimento, intencionalidade e percepção. Em um primeiro momento buscamos entender a visão do filósofo francês sobre a espacialidade do corpo e sua condição existencial do ser no mundo. Trataremos do tema da espacialidade do corpo em Merleau-Ponty e da potência de intencionalidade motora de nossos corpos ao percorrer os espaços do mundo, de modo a iniciar uma compreensão da questão do hábito do corpo na realização da experiência perceptiva. Em um segundo momento, abordaremos os conceitos sobre o sentir e a espacialidade no intuito de que possamos desenvolver, posteriormente, uma sistematização da compreensão da experiência estética e criativa do corpo aplicada ao âmbito do Design de interiores rumo a contribuições para uma Fenomenologia do Espaço Habitado. A intenção é a de indicar que o Design se trata de uma ação humana que impacta diretamente nos sentimentos e comportamentos dos indivíduos, ressaltando a sua humanidade enquanto corporeidade, pois consideramos que, notar isto, é atentar para a necessidade pulsante de compreender o Design de Interiores sob o ponto de vista de uma filosofia da existência; ressaltando assim, a relação de nossos corpos com os espaços e demais elementos da percepção humana que influenciam nesse processo.
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Our research is focused on understanding the phenomenological aspects of the perceptual experience of the body in spatiality in order to design environments in more humanized contexts that enhance the feelinf of existence of the beng in the world. The study hás as its man theoretical foundation the work Phenomenology of Perception by Maurice Merleau-Ponty (1945/ 2018), and we take as a starting poni the analysis of the concepts of body, spatiality, movement, intentionality and perception. This is because, at this firts moment, we need to uderstand the French philosopher’s view of the spatiality of the body and its existential condition of being in the world. We Will deal with the theme of the spatiality of the body in Merleau-Ponty and the Power of motor intentionality o four bodies when traveling through the spaces of the world, in order to Begin na understanding of teh questiono f the habito f the body in the realization of the perceptive experience. Then, we will try to study the concepts of feeling and spatiality in order that we can later develop a systematization of the understanding of the aesthetic and creative experience of the body applied to Interior Design towards contribuitions to a phenomenology of the inhabited space. The intention is to demonstrate that Design is a mental action that directly impacts the feelings and behaviors of individuals, highlighting their humanity, and to note this is to pay attention to the pulsanting need to understand Interior Design from the of view of philosophical view, emphasizing the relationship o four bodies with spaces and other elements of human perception that influence this process.
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JOSEILTON NUNES DA SILVA
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O rosto como via de acesso ao infinito e a ética em Emmanuel Levinas
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Orientador : CRISTINA AMARO VIANA
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTINA AMARO VIANA
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FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA
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SANDRO COZZA SAYÃO
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Data: 20/04/2023
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O presente trabalho tem como objetivo analisar a temática do Rosto em Emmanuel Levinas. Temática esta que confere ao autor certa exclusividade, visto que não se tem precedentes na História, ao abordar-lha numa perspectiva filosófica de forma tão radical. A partir daí, temas inerentes ao filósofo, como infinito e ética, corroboram para a plenitude de nosso intento. Neste sentido, o itinerário levinasiano adquire uma característica nova centrada na figura do outro, dentro de uma perspectiva Ética – Metafísica – onde a epifania do rosto já reclama responsabilidade. Sendo um dos temas centrais na filosofia de Levinas, a responsabilidade por Outrem transcende a visada ontológica proposta pela tradição filosófica, que tem seu ápice em Heidegger, e inverte a dinâmica do ser, sensível às interpretações totalizadoras, propondo uma nova visada a partir da exterioridade com um significado ético. O outro que está aí, em sua exterioridade, enquanto ser entre os seres, é o diferente de mim, onde tudo posso a seu respeito, inclusive, negar-lhe o direito de existência. Contudo, é também aquele por quem eu não posso poder. Ou seja, não posso me furtar à responsabilidade que seu rosto exige. A radicalidade do pensamento de Levinas ultrapassa a condição imanente do ser e abre uma fissura no horizonte do ente, a ponto de desvelar a face de Outrem e, a partir daí, permear o horizonte do infinito. Neste sentido, nossa proposta converge com a dinâmica do pensamento levinasiano onde a ética é filosofia primeira e sua efetivação uma exigência imanente.
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This paper aims to analyze the theme of the Face in Emmanuel Levinas. This theme gives the author a certain exclusivity since there is no historical precedent to approach it from a philosophical perspective. From there, themes inherent to the philosopher, such as infinity and ethics, corroborate the fullness of our intent. In this sense, the Levinasian itinerary acquires a new characteristic centered on the figure of the other, within an Ethical – Metaphysical perspective - where the epiphany of the face already claims responsibility. Being one of the central themes in Levinas; philosophy, the responsibility for the Other transcends the ontological view proposed by the philosophical tradition, which has its apex in Heidegger and inverts the dynamics of being, sensitive to totalizing interpretations, presenting a new view from the exteriority with ethical meaning. The other that is there, in its radical exteriority, is the one who is different from me where I can do everything about him, including denying his right to exist.
However, it is also the one for whom I cannot do anything. That is, I cannot evade the responsibility that its face demands. The radicality of Levinas; thought goes beyond the immanent condition of being and opens a fissure in the horizon of being, unveiling the face of Otherness and, from there, permeating the horizon of the infinite. In this sense, our proposal converges with the dynamics of Levinas; thought where ethics is the first philosophy and its realization is an immanent demand.
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JOSÉ ELIELTON DA SILVA
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A LIBERDADE E SUAS PATOLOGIAS: UMA CRÍTICA À REATUALIZAÇÃO HONNETHIANA DA FILOSOFIA DO DIREITO DE HEGEL.
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Orientador : FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA
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NEWTON DE OLIVEIRA LIMA
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TAYNAM SANTOS LUZ BUENO
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Data: 25/05/2023
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O presente trabalho tem como objetivo apontar as proximidades e os possíveis distanciamentos entre a liberdade na compreensão de Hegel nos Princípios da filosofia do direito e sua reatualização promovida por Honneth em Sofrimento de indeterminação, a partir disso faremos uma crítica aos pressupostos dessa reatualização honnethiana. Para isso, dividimo-lo em duas partes principais: 1) a primeira está destinada em examinar separadamente a compreensão da liberdade na Filosofia do direito de Hegel (primeiro capítulo) e no Sofrimento de indeterminação de Honneth (segundo capítulo); 2) na segunda, abordaremos os principais pontos de intersecção entre o entendimento dos dois autores, bem como aqueles pontos de distanciamento, levando em conta a teoria da virtude aristotélica. Hegel assenta a efetividade da liberdade na eticidade (Sittlichkeit), reatualizando a teoria da virtude aristotélica, sem deixar de mostrar a necessidade da passagem dessa liberdade pelo direito e pela moralidade, aproveitando para mostrar os seus limites nesses dois momentos, promovendo com isso uma crítica à compreensão kantiana. Honneth parte dessa estrutura apresentada por Hegel, não somente para revelar as patologias da liberdade, mas também para formar a sua própria teoria da justiça e da reconstrução normativa, no entanto, sem levar em consideração o pensamento sobre a virtude em Aristóteles. Surge desse confronto alguns pontos que chamam a atenção: as limitações da abordagem de Hegel na eticidade ao tratar da família, da sociedade civil e do Estado; as fraquezas da teoria da justiça honnethiana e da sua reconstrução normativa; e, a amplidão da compreensão da liberdade e as patologias da liberdade.
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The present work aims to point out the proximities and possible distances between freedom inHegel's understanding in the Principles of the Philosophy of Law and its updating promoted by Honneth in Suffering from indetermination, From there we will criticize Honneth's requests for this re-updating. For this, we divide it into two main parts: 1) the first is intended to examine separately the understanding of freedom in Hegel's Philosophy of Right (first chapter) and in Honneth's Suffering from indeterminacy (second chapter); 2) in the second, we will approach the main points of intersection between the understanding of the two authors, as well as those points of distancing, taking into account the Aristotelian theory of virtue. Hegel bases the effectiveness of freedom on ethics (Sittlichkeit), updating the Aristotelian theory of virtue, without failing to show the need for this freedom to pass through law and morality, taking the opportunity to show its limits in these two moments, thereby promoting a critique to the Kantian understanding. Honneth starts from this structure presented by Hegel, not only to reveal the pathologies of freedom, but also to form his own theory of justice and normative reconstruction, however, without taking into account the thought about virtue in Aristotle. Some points emerge from this confrontation that call attention: the limitations of Hegel's approach to ethics when dealing with the family, civil society and the State; the weaknesses of Honneth's theory of justice and its normative reconstruction; the breadth of understanding of freedom and the pathologies of freedom.
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JOSE QUITERIO DA SILVA CORREIA
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A LIBERDADE POLÍTICA EM MAQUIAVEL
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Orientador : TAYNAM SANTOS LUZ BUENO
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MEMBROS DA BANCA :
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FABIANA DE JESUS BENETTI
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FLAVIA ROBERTA BENEVENUTO DE SOUZA
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JULIELE MARIA SIEVERS
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TAYNAM SANTOS LUZ BUENO
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Data: 05/07/2023
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Esse trabalho acadêmico tem o objetivo de discutir o conceito de liberdade política no pensamento de Nicolau Maquiavel. Partindo do pressuposto de que Maquiavel é um pensador republicano, identificamos a liberdade como sendo o governo das leis (Ordini), razão pela qual o cerne das reflexões propostas se dará em torno dos Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. Para alcançar o objetivo proposto, primeiramente refletimos sobre a liberdade em três momentos essenciais em uma cidade (república): o seu nascimento, a sua expansão e a sua corrupção. No primeiro momento, a constituição mista é defendida como sendo a melhor ordenação para uma cidade, seja instituída de uma vez ou gradativamente com o passar do tempo, considerando os acontecimentos no seio da cidade. No segundo momento, destaca-se a participação do povo, pois isso permite que a cidade possa conquistar novos territórios, ampliando seu domínio sobre as cidades vizinhas. No terceiro momento, refletimos sobre a corrupção do corpo político, apontando as suas causas e concluindo que, quando a corrupção se torna generalizada dificilmente a liberdade resistirá.
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This academic work aims to discuss the concept of political liberty in Niccolò Machiavelli's thought. Based on the assumption that Machiavelli is a republican thinker, we identify liberty as the government of laws (Ordini), which is why the core of the proposed reflections will revolve around the Discourses on the first decade of Titus Livius. To achieve the proposed objective, first we will reflect on liberty in three essential moments in a city (republic): its birth, its expansion and its corruption. At first, the mixed constitution is defended as being the best organization for a city, whether instituted at once or gradually over time, considering the events within the city. In the second moment, the participation of the people stands out, as this allows the city to conquer new territories, expanding its domain over neighboring cities. In the third moment, we reflect on the corruption of the political body, pointing out its causes and concluding that liberty will hardly resist when its corruption becomes generalized.
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NAILTON FERNANDES DA SILVA
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A noção de jogos em Heidegger e Wittgenstein. Semelhanças e dessemelhanças
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Orientador : MARCUS JOSE ALVES DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO MEIRELES MONEGALHA HENRIQUES
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MARCUS JOSE ALVES DE SOUZA
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THIAGO ANDRÉ MOURA DE AQUINO
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Data: 20/10/2023
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A presente dissertação tem o intuito de expor o conceito de Jogos (Spiele) em Heidegger e Wittgenstein apontando semelhanças e dessemelhanças nas abordagens dos autores. Em Heidegger, o conceito é apresentado nas aulas de inverno de 1929 em Freiburgo, que tem o título de Introdução à Filosofia. Para Heidegger, os jogos visam explicitar uma dinâmica de interação fática com os entes no interior do mundo, donde descendem as aberturas da: Compreensão, disposições de ânimo e linguagem, isto é, entender seus jogos significa remontar preliminarmente um terreno de práticas ônticas e ontológicas, que atesta a precariedade da linguagem para dizer o ser e, ao mesmo tempo, funda uma experiência originária e cotidiana com o mesmo em uma dinâmica formativa de jogo. Para Wittgenstein, os jogos visam explicitar os variados usos que podemos fazer da linguagem no cotidiano, com o “conceito de contornos imprecisos” de Jogos, o austríaco mostra de forma explícita, nas Investigações Filosóficas (1953), o ambiente múltiplo de interações linguísticas que nunca se desprendem de outras atividades ou amplos modelos de ação. De modo geral, temos, para Heidegger, um conceito que recupera uma sistemática de práticas existenciais delineadas em Ser e Tempo (1927), que servem para compreendermos a formação do Ser-no-mundo; e, para Wittgenstein, um conceito que envolve, indiscriminadamente, na práxis da linguagem, aspectos práticos predeterminantes e inerentes a uma forma de viver em comunidade que se interligam a linguagem em ação. Estas características gerais são melhores compreendidas no curso da apresentação dos jogos nos autores, que em parte, aproximam-se e se distanciam, nas descrições do que significa jogar, seguir uma regra e estar imerso em um contexto linguístico ou de afinação. Enfim, nosso trabalho alcançará seu objetivo máximo, ao tentar pensar comparações conceituais aliado a ponderações críticas sobre o uso do conceito entre nossos filósofos.
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This dissertation aims to expose the concept of Games (Spiele) in Heidegger and Wittgenstein, pointing out similarities and dissimilarities in the authors approaches. In Heidegger, the concept is presented in the winter classes of 1929 in Freiburg, which has the title of Introduction to Philosophy. For Heidegger, games aim to make explicit a dynamic of phatic interaction with entities within the world, from which descend the openings of: Understanding, moods and language, that is, understanding their games means preliminarily reassembling a terrain of ontic and ontological practices , which attests to the precariousness of language to say the being and, at the same time, founds an originary and everyday experience with the same in a formative dynamic of play. For Wittgenstein, games aim to make explicit the varied uses that we can make of language in everyday life, with the “concept of imprecise contours” of Games, the Austrian explicitly shows, in Philosophical Investigations (1953), the multiple environment of linguistic interactions that they never become detached from other activities or broad models of action. In general, we have, for Heidegger, a concept that recovers a system of existential practices outlined in Being and Time (1927), which serve to understand the formation of Being-in-the-world; and, for Wittgenstein, a concept that involves, indiscriminately, in the praxis of language, practical aspects that are predetermining and inherent to a way of living in community that are interconnected with language in action. These general characteristics are better understood in the course of the presentation of the games by the authors, who, in part, approach and distance themselves, in the descriptions of what it means to play, follow a rule and be immersed in context or in a sintonia. Finally, our work will reach its maximum objective, when trying to think about conceptual comparisons combined with critical considerations about the use of the concept among our philosophers.
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ISMAR RIBEIRO UCHOA JUNIOR
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A influência dos Organismos Internacionais na soberania das Nações: O problema de uma Constituição – e Cidadania - Global no pensamento de Habermas
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Orientador : FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA
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MEMBROS DA BANCA :
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BECLAUTE OLIVEIRA SILVA
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CRISTINA AMARO VIANA
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FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA
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Data: 30/10/2023
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O presente trabalho se destina a estudar a influência dos organismos internacionais criados no século passado e sua intervenção na soberania das Nações, com base no estudo da obra habermasiana. A partir da inspiração kantiana em sua Paz Perpétua, a sociedade internacional se une em organismos com a finalidade de tornar a guerra uma forma ilícita de solucionar conflitos, além de universalizar determinados direitos básicos. Tal situação gera uma problemática quando contraposta à liberdade dos países soberanos de criar sua própria normatividade. O poder global ilimitado, também, pode ser o objeto de desejo das nações imperialistas, utilizando os tais organismos para impor suas agendas globalmente. Portanto, o trabalho visa entender tais relações e o perigo de uma tirania global, advindo a partir da instituição de uma constituição global. A constitucionalização do direito internacional, sob o pretexto de defesa de direitos humanos e da democracia, como propõe Habermas, casa com a ideia de um ocidente imperialista e colonialista que impõe seus próprios valores e normatividade, consideradas como formas universais a serem acolhidas pelo “resto” do planeta.
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The present work is intended to study the influence of the global organisms created in the last century and their intervention at the Nation’s sovereignty, based on the study of Habermas’ work”. From Kant’s inspiration in his “Perpetual Peace”, the international society unites itself in organisms with the goal to make the war an unlawful way to solve conflicts, besides universalizing determined basic rights. That situation generates a problem when faced by the freedom of the sovereigns countries to create their own law. The unlimited global power can be the object of desire of the imperialist nations, using those organisms to impose their agendas globally. Therefore, the work intends to comprehend those relations and the danger of a global tyranny, derived from a global Constitution. The constitutionalization of the International law under the pretext of the protection of the human rights, as proposed by Habermas, matches with the idea of a imperialist and colonialist west, that imposes it’s values and normativity, considered as universal ways to be recepted by the “rest” of the planet.
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JOSÉ ALFREDO MELO DOS SANTOS
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A TESE FUNCIONALISTA DE DANIEL DENNETT: A mente como um software rodando no cérebro
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Orientador : RICARDO SEARA RABENSCHLAG
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MEMBROS DA BANCA :
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TÁRIK DE ATHAYDE PRATA
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ANDRE LUIZ DE ALMEIDA LISBOA NEIVA
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RICARDO SEARA RABENSCHLAG
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Data: 29/11/2023
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Este projeto tem por finalidade examinar o problema da relação mente-cérebro – uma querela ontológica e milenar examinada hoje não só pela filosofia, mas também por outras áreas de pesquisas, tais como a neurociência, a ciência cognitiva e a inteligência artificial – sob a ótica do filósofo estadunidense Daniel C. Dennett. Tendo como embasamento o seu texto Consciousness Explained, de 1991, iremos seguir a trajetória que o levou a considerar a consciência com um ninho de memes, um pandemonium de ficções úteis. Veremos como, em seu pensamento, procura subjugar o dualismo cartesiano (e todo seu legado) nos apresentando um fisicalismo de dupla face, refletido na relação softwarehardware. Inicialmente, iremos abordar algumas interfaces que servem de valimentos para fundamentar o funcionalismo homuncular dennettiano. Em virtude disso, iremos realizar um breve exame sobre as pesquisas realizadas nas ciências cognitivas, na neurociência e na tese darwiniana sobre a evolução das espécies, bem como verificar como Dennett realiza um aproveitamento das descobertas nessas áreas. Além disso, analisaremos um recurso amplamente utilizado pelos filósofos na edificação de teorias – os chamados experimentos de pensamento. Na sequência, abordaremos três dos principais conceitos dennettiano na edificação de sua teoria da consciência, a saber: o método heterofenomenológico, o meme e os sistemas intencionais. Por fim, os reacionários à teoria de Dennett, segundo os quais destacamos John Searle e David Chalmers, serão objeto de estudo. Concluiremos nossa exposição com um exame da teoria da identidade de Dennett, o self. Ao que parece, o pensamento de Dan Dennett é um bom recurso introdutório para qualquer pesquisador que queira se aventurar nesse tema tão complexo que é a natureza da inteligência consciente
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This project aims to examine the problem of the mind-brain relationship – an ontological and ancient dispute examined today not only by philosophy, but also by other areas of research, such as neuroscience, cognitive science and artificial intelligence – from the perspective of the American philosopher Daniel C. Dennett. Based on his 1991 text Consciousness Explained, we will follow the trajectory that led him to consider consciousness as a nest of memes, a pandemonium of useful fictions. We will see how, in his thinking, he seeks to subjugate the Cartesian dualism (and all its legacy) by presenting us with a double-sided physicalism, reflected in the software-hardware relationship. Initially, we will address some interfaces that serve as validities to support Dennett's homuncular functionalism. As a result, we will carry out a brief examination of research carried out in cognitive sciences, neuroscience and Darwin's thesis on the evolution of species, as well as verify how Dennett makes use of discoveries in these areas. In addition, we will analyze a resource widely used by philosophers in theory building – the so-called thought experiments. Next, we will address three of Dennett's main concepts in the construction of his theory of consciousness, namely: the heterophenomenological method; the meme; and intentional systems. Finally, the reactionaries to Dennett's theory, according to which we highlight John Searle and David Chalmers, will be the object of study. We will conclude our exposition with an examination of Dennett's theory of identity, the self. Apparently, Dan Dennett's thinking is a good introductory resource for any researcher who wants to venture into this very complex topic that is the nature of conscious intelligence.
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FÁBIO LUCIANO SILVERIO DA SILVA
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A questão de Deus em Bergson
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Orientador : FERNANDO MEIRELES MONEGALHA HENRIQUES
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO MEIRELES MONEGALHA HENRIQUES
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RODRIGO BARROS GEWEHR
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SILENE TORRES MARQUES
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Data: 11/12/2023
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Nosso trabalho pretende estudar o que a filosofia bergsoniana nos legou sobre o problema de Deus. Para isto, nós percorreremos algumas das principais obras do filósofo francês. Primeiramente, investigaremos o que Bergson fala a respeito deste tema nas “Aulas de psicologia e metafísicaca”, onde o veremos comentar algumas das principais teses metafísicas que a tradição nos trouxe. Nestas aulas, encontraremos uma abordagem um tanto tradicional da filosofia, onde se segue de perto a crítica kantiana às pretensões da teodiceia e se conclui, junto com o mestre prussiano, pela existência da divindade a partir de um argumento moral. Depois disso, adentramos nas obras propriamente ditas de Bergson e que lhe renderam a popularidade de que gozou. Em “Matéria e memória”, estudaremos a teoria dos graus de duração e as relações entre o espírito e a matéria, donde se concluirá, para além de um dualismo sui generis, a existência de graus de duração maiores do que aqueles que nos caracterizam e, portanto, no limite, a existência de uma consciência mais tensa, que nós entendemos ser já uma referência à divindade. A seguir, veremos em “Introdução à Metafísica” Bergson distinguir entre o conhecimento intelectual e o intuitivo, este tendo como objeto privilegiado o nosso interior. Seria através da intuição que nós poderíamos percorrer os diferentes graus de duração que nos constituem. Novamente, no limite, seria possível pensar numa consciência mais alta, que contraísse toda a história do mundo nuns poucos momentos, o que Bergson chamará de “eternidade de vida”, em oposição à concepção tradicional de Deus como não temporal, ideia que ele chamará de “eternidade de morte”. Em nosso segundo capítulo, investigaremos a obra “A evolução criadora”, onde encontraremos o conceito de elã vital e o processo de gênese da matéria a partir de um ato de inversão do espírito. Deus aparecerá então propriamente como criador, ocupando o cume do Real, e sendo nomeado como “Supraconsciência”. Por fim, nosso terceiro capítulo versará sobre o último livro de Bergson, “As duas fontes da moral e da religião”, onde o veremos transitar pelos conceitos de religião estática e religião dinâmica, de moral fechada e moral aberta, concluindo pela existência de uma experiência privilegiada, que permitiria ao ser humano certificar-se sobre Deus de um modo vivencial e não mais puramente lógico.
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Our work intends to study what Bergsonian philosophy has bequeathed to us about the problem of God. To do this, we will go through some of the French philosopher's main works. Firstly, we will investigate what Bergson says about this topic in the “Psychology and metaphysics classes”, where we will see him comment on some of the main metaphysical theses that tradition has brought us. In these classes, we will find a somewhat traditional approach to philosophy, which closely follows Kant's criticism of the claims of theodicy and concludes, together with the Prussian master, for the existence of divinity based on a moral argument. After that, we delve into Bergson's main works, which gave him the popularity he enjoyed. In “Matter and memory”, we will study the theory of degrees of duration and the relationships between spirit and matter, from which we will conclude, in addition to a sui generis dualism, the existence of degrees of duration greater than those that characterize us and, therefore, ultimately, the existence of a more tense consciousness, which we understand to be already a reference to divinity. Next, we will see in “Introduction to Metaphysics” Bergson distinguishing between intellectual and intuitive knowledge, the latter having our interior as its privileged object. It would be through intuition that we could go through the different degrees of duration that constitute us. Again, at the limit, it would be possible to think of a higher consciousness, which contracted the entire history of the world in a few moments, what Bergson will call “eternity of life”, in opposition to the traditional conception of God as non-temporal, an idea that he will call of “eternity of death”. In our second chapter, we will investigate the work “Creative Evolution”, where we will find the concept of vital elan and the process of genesis of matter from an act of inversion of the spirit. God will then appear properly as creator, occupying the summit of the Real, and being named as “Supraconsciousness”. Finally, our third chapter will deal with Bergson's last book, “The Two Sources of Morality and Religion”, where we will see him move through the concepts of static religion and dynamic religion, closed morality and open morality, concluding by the existence of a privileged experience, which would allow human beings to be certain about God in an experiential way and no longer in a purely logical way.
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WELLINGTON WANDERLEY FERREIRA
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A REPRESENTAÇÃO DA MALDADE NA LITERATURA: A perspectiva nietzschiana sobre o conceito dos monstros morais de Michel Foucault
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Orientador : MARCUS JOSE ALVES DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CLARA MAGALHAES DE MEDEIROS
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JOAO CARLOS NEVES DE SOUZA E NUNES DIAS
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MARCUS JOSE ALVES DE SOUZA
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Data: 15/12/2023
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A presente dissertação pretende analisar as representações das narrativas literárias à luz do conceito foucaultiano de monstro moral, segundo uma perspectiva nietzschiana. O primeiro capítulo da dissertação se dedica a explorar o conceito de monstro moral na perspectiva de Michel Foucault. Explora-se como a noção de monstro, originalmente associada à figura física, sofre um deslocamento para a esfera moral. Destaca-se também a invisibilidade do monstro moral, evidenciando que ele não se apresenta de forma visível, mas se manifesta por meio das ações e comportamentos humanos. Um aspecto relevante abordado é a maldade na literatura como uma representação do humano. Através da análise de obras literárias, busca-se compreender como a maldade é retratada na narrativa como uma expressão das complexidades e contradições da natureza humana. O segundo capítulo da dissertação se volta para a análise da presença dos monstros morais e da monstruosidade na literatura. Para isso, examinamos a expressão da monstruosidade na narrativa ficcional distópica Laranja Mecânica de Anthony Burgess, nos contos Passeio Noturno I e II de Rubem Fonseca e no romance O Cheiro do Ralo de Lourenço Mutarelli. Pretendemos abordar os atributos que integram a configuração da monstruosidade dentro de um recorte do discurso literário. Na parte final desta dissertação, tomando como conceito referencial o deslocamento do monstro físico (morfológico) para o monstro moral (comportamental), apresentado por Foucault na obra Os Anormais (2010), buscamos apresentar uma leitura nietzschiana dos monstros morais na literatura, enquanto representação do humano, demasiado humano e como expressão do conflito trágico para construção de uma possível proposta ético-estética da vida segundo o pensamento de Nietzsche.
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This dissertation aims to analyze the representations of literary narratives in light of Foucault's concept of moral monster, according to a Nietzschean perspective. The first chapter of the dissertation is dedicated to exploring the concept of moral monster from the perspective of Michel Foucault. It explores how the notion of monster, originally associated with the physical figure, undergoes a shift to the moral sphere. The invisibility of the moral monster also stands out, showing that it does not present itself visibly, but manifests itself through human actions and behaviors. A relevant aspect addressed is evil in literature as a representation of the human. Through the analysis of literary works, we seek to understand how evil is portrayed in the narrative as an expression of the complexities and contradictions of human nature. The second chapter of the dissertation focuses on analyzing the presence of moral monsters and monstrosity in literature. To do this, we examine the expression of monstrosity in the dystopian fictional narrative A Clockwork Orange by Anthony Burgess, in the short stories Passeio Noturno I and II by Rubem Fonseca and in the novel O Cheiro do Ralo by Lourenço Mutarelli. We intend to address the attributes that integrate the configuration of monstrosity within a section of literary discourse. In the final part of this dissertation, taking as a referential concept the displacement of the physical (morphological) monster to the moral (behavioral) monster, presented by Foucault in the work The Abnormals (2010), we seek to present a Nietzschean reading of moral monsters in literature, as a representation of the human, too human and as an expression of the tragic conflict for the construction of a possible ethicalaesthetic proposal for life according to Nietzsche's thoughts.
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GLAUBER FRANCO DE OLIVEIRA
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Sobre a contradição em Arthur Giannotti: lógica e dialética no capitalismo contemporâneo
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Orientador : MARCOS ANTONIO DA SILVA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCOS ANTONIO DA SILVA FILHO
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MARCUS JOSE ALVES DE SOUZA
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João Vergílio Gallerani Cuter
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Data: 18/12/2023
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Este trabalho é sobre a natureza da contradição em Arthur Giannotti no contexto da lógica e dialética no capitalismo contemporâneo a partir da sua análise teórico-filosófica sobre Friedrich Hegel, Karl Marx e Ludwig Wittgenstein. Crítico ao princípio absoluto da não-contradição e à predicação apofântica, Giannotti também analisa os limites da contradição na substância conceitual hegeliana. Ao procurar a inversão e superação de Hegel por Marx, ele encontra soluções a partir de uma interpretação da noção de ampliação da expressividade e do conceito de jogos de linguagem do segundo Wittgenstein. Contradições em práticas regradas, específicas e expressivas são na interpretação giannottiana aquelas em que as indeterminações de erros específicos podem alterar o jogo da linguagem inicial em seu próprio exercício quando surge uma contradição. Se for fixada uma regra, para um jogo, e ao segui-la nos contradizermos, então é aí, ao contradizermos na nossa própria regra, que está o problema e a atividade filosófica da contradição. É um problema filosófico porque a contradição está ligada às condições de uma linguagem viva que pode ser verificada nos seus contextos arbitrários. Considera o nível do cotidiano no qual surgem imperfeições, que não são, pois, do mundo, mas dos vínculos que podem transformar sinais, meros traços de linguagem, em signos, isto é, em regras de um exercício de linguagem. A contradição exerce um sentido em um mundo que é indiferente às regras gramaticais nos jogos de linguagem, que pode ou não seguir a regra ao tomar a bipolaridade de um sinal de sentido dos objetos úteis. Suporta uma “mudança de aspecto” da expressão de uma nova percepção acompanhada da expressão da percepção inalterada. Na crítica ao capitalismo, Giannotti distingue as categorias especificamente capitalistas do seu vir-a-ser, considerando o dar-se das situações lógicas ao invés do dado cientifico — por isso um filósofo, não um cientista. Suas categorias têm no logos prático, como forma de expressão, a própria ação e a possibilidade da sua correção normativa, tanto identitários como contraditórios. Nesses termos, a contradição só se realiza para Giannotti se houver a alienação fetichista, que rouba a produção de sentido a partir de uma ilusão necessária. O fetichismo aparece a partir do dinheiro (monopólio equivalente geral), que reifica o sentido do trabalho individual como caso concreto de uma norma que aparece como autônoma na produção e troca de mercadorias. É a operação do pressuposto ser reposto como fato concreto, e do suposto ser posto como abstração. Por isso o filósofo descreve a gramática do capital para a contradição, um modo de viver no qual a regra capitalista coloca seu próprio caso e efetiva a sua autovalorização (valorização do capital).
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This work is about the nature of contradiction in Arthur Giannotti in the context of logic and dialectics in contemporary capitalism based on his theoretical-philosophical analysis of Friedrich Hegel, Karl Marx and Ludwig Wittgenstein. Critical of the absolute principle of non-contradiction and apophantic predication, Giannotti also analyzes the limits of contradiction in the Hegelian conceptual substance. When looking for Marx's inversion and overcoming of Hegel, he finds solutions based on an interpretation of the notion of expanding expressiveness and the concept of language games from the second Wittgenstein. Contradictions in regulated, specific and expressive practices are in Giannottian interpretation those in which the indeterminacies of specific errors can alter the initial language game in its own exercise when a contradiction arises. If a rule is set for a game, and by following it we contradict ourselves, then it is there, by contradicting our own rule, that lies the problem and the philosophical activity of contradiction. It is a philosophical problem because the contradiction is linked to the conditions of a living language that can be verified in its arbitrary contexts. It considers the level of everyday life in which imperfections arise, which are not, therefore, from the world, but from the links that can transform signals, mere traces of language, into signs, that is, into rules of a language exercise. Contradiction exerts meaning in a world that is indifferent to the grammatical rules in language games, which may or may not follow the rule by taking bipolarity as a sign of the meaning of useful objects. It supports a “change in aspect” of the expression of a new perception accompanied by the expression of the unchanged perception. In criticizing capitalism, Giannotti distinguishes the specifically capitalist categories of its becoming, considering the becoming of logical situations instead of the vulgar empiricism of the scientific — therefore a philosopher, not a scientist. Its categories are based on practical logos, as a form of expression, which is the action itself and the possibility of its normative correction, both identitarian and contradictory. Its categories have in the practical logos, as a form of expression, the action itself and the possibility of its normative correction, both identitarian and contradictory. In these terms, the contradiction only occurs for Giannotti if there is fetishistic alienation, which steals the production of meaning from a necessary illusion. Fetishism appears from money (monopoly of the general equivalent), which reifies the meaning of individual work as a concrete case of a norm that appears as autonomous in the production and exchange of goods. It is the operation of the presupposition being replaced as a concrete fact, and the supposed being placed as an abstraction. Because of this, the philosopher describes the grammar of capital for contradiction, a way of living in which the capitalist rule sets its own case and effects its self-valorization (capital valorization).
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