PROFMAT-ARAPI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL - ARAPIRACA CAMPUS ARAPIRACA Telefone/Ramal: 82 3482-1858
Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAL

2024
Dissertações
1
  • MARIA TATIANNE DA SILVA LIRA
  • A Tábua Magnética de Funções: Um Instrumento de Inclusão nas Aulas de Matemática 

  • Orientador : MORENO PEREIRA BONUTTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE DA SILVA BARROS
  • MIRIAM DA SILVA PEREIRA
  • MORENO PEREIRA BONUTTI
  • Data: 20/06/2024

  • Mostrar Resumo
  • Nos últimos anos, muito tem se falado em inclusão, no entanto o que se observa no âmbito escolar é que não são fornecidos instrumentos e condições que propiciem de fato a inclusão de pessoas com deficiência. Desta forma, observou-se a necessidade de refletir e desenvolver instrumentos que auxiliem os estudantes com deficiência visual na aprendizagem de matemática. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de obter um aprofundamento teórico sobre o tema, considerando documentos oficiais como a Constituição Federal (1988), a BNCC (2018) e a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (2015), assim como pesquisadores da área, como Franzin (2021), Brandão (2010), Landin, Maia & Sousa (2023), entre outros. Após isto, tendo em vista a necessidade que os alunos com deficiência visual apresentam na compreensão do gráfico da função afim, foi desenvolvida Tábua Magnética de Funções, kit pensado com o intuito de auxiliá-los no processo de aprendizagem desse objeto de estudo, através do qual os estudantes poderão compreender o comportamento do gráfico das funções à medida que são modificados seus coeficientes. É de suma importância que profissionais da educação se mobilizem para o desenvolvimento de metodologias que incentivem seus estudantes e que os façam sentir acolhidos e capazes. E, portanto, é urgente que as políticas de inclusão visem de fato o respeito à dignidade e forneçam as condições necessárias para que todos os estudantes tenham seu direito à educação de qualidade respeitado.


  • Mostrar Abstract
  • In recent years, there has been a lot of talk about inclusion, but what can be seen in the school environment is that there are no tools or conditions in place that actually promote the inclusion of people with disabilities. Thus, there was a need to reflect on and develop tools to help visually impaired students learn mathematics. A bibliographical survey was carried out in order to obtain a theoretical deepening on the subject, considering official documents such as the Federal Constitution (1988), the BNCC (2018) and the Brazilian Law on the Inclusion of People with Disabilities (2015), as well as researchers in the field, such as Franzin (2021), Brandão (2010), Landin, Maia & Sousa (2023), Sardeiro dos Santos, Souza Dias & Castro (2024), Fraz (2024), among others. After this, in view of the need that visually impaired students have in understanding the graph of the affine function, a Magnetic Function Board was developed, a kit designed to help them in the learning process of this object of study, through which students will be able to understand the behavior of the graph of functions as their coefficients are modified. It is of the utmost importance that education professionals mobilize to develop methodologies that encourage their students and make them feel welcome and capable. It is therefore urgent that inclusion policies really do aim to respect dignity and provide the necessary conditions for all students to have their right to a quality education. 

2023
Dissertações
1
  • MARIA ELOISA FERREIRA DOS SANTOS
  • Números transcendentes e as equações da forma x^n=n^x

  • Orientador : ALCINDO TELES GALVAO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALCINDO TELES GALVAO
  • ARLYSON ALVES DO NASCIMENTO
  • MORENO PEREIRA BONUTTI
  • Data: 22/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Dos diversos problemas ainda não resolvidos da Matemática, alguns tratam-se de conceitos e elementos advindos da Teoria dos Números Transcendentes, podendo citar como exemplo a dificuldade em demonstrar que a natureza de um número é transcendental. A partir dos avanços nessa teoria, um dos resultados que é de extrema importância para "construir" um número transcendente na forma de potência é o Teorema de Gelfond-Schneider. Inserido nesse cenário de potências transcendentes, é pouco conhecida a natureza de potências da forma $n^T$, com $n \in \mathbb{N}$ e $T$ transcendente. A respeito dos números $2^\pi$ e $2^e$, por exemplo, ainda não se sabe se são transcendentes ou não.  Diante disso, neste trabalho realizamos um estudo sobre as soluções da equação $x^n=n^x$, com $n \in \mathbb{N}-\{0,1\}$ e $x \in \mathbb{R}-\{0,1\}$ e sua relação com números transcendentes da forma $n^T$, dentro das condições apresentadas. Com isso, definimos um critério de transcendência para tais potências e também destacamos que tal resultado não é único, existem outros números transcendentes que não atendem a esse critério, bem como existem números da forma $n^T$ que são algébricos. Por fim, serão apresentadas duas sequências didáticas como incentivo à abordagem de números transcendentes no Ensino Médio e na formação de professores.


  • Mostrar Abstract
  • Of the many unresolved problems in Mathematics, some are concepts and elements arising from the Theory of Transcendent Numbers, for example the difficulty in demonstrating that the nature of a number is transcendental. Based on the advances in this theory, one of the results that is extremely important for "constructing" \ a transcendent number in the form of a power is the Gelfond-Schneider Theorem. Inserted in this scenario of transcendent powers, the nature of powers of the form $n^T$, with $n \in \mathbb{N}$ and $T$ transcendent, is little known. Regarding the numbers $2^\pi$ and $2^e$, for example, it is not yet known whether they are transcendent or not. Therefore, in this work we carried out a study on the solutions of the equation $x^n=n^x$, with $n \in \mathbb{N}-\{0,1\}$ and $x \in \mathbb{ R}-\{0,1\}$ and its relationship with transcendent numbers of the form $n^T$, within the conditions presented. With this, we define a transcendence criterion for such powers and also highlight that such a result is not unique, there are other transcendent numbers that do not meet this criterion, as well as there are numbers of the form $n^T$ that are algebraic. Finally, two didactic sequences will be presented as an incentive to approach transcendent numbers in high school and teacher training.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 26/07/2024 21:50