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TALES TOMÉ DE SOUSA SANTOS
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A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) NO SAEB: IMPACTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : JOSE DA SILVA BARROS
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MEMBROS DA BANCA :
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ILVANETE DOS SANTOS DE SOUZA
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JOSE DA SILVA BARROS
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MORENO PEREIRA BONUTTI
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SIMONE SILVA DA FONSECA
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Data: 26/02/2025
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A avaliação na Educação Básica é essencial para medir o progresso e identificar deficiências no processo educativo. Com o desafio de melhorar a justiça e a precisão, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) tem sido apontada como uma solução inovadora, diferindo dos métodos tradicionais por considerar a habilidade do aluno além do número de respostas corretas. Contudo, a implementação da TRI enfrenta desafios, principalmente pela necessidade de formação específica dos professores. O trabalho focou no desenvolvimento de uma sequência didática que capacite professores da Educação Básica a aplicar a TRI de forma efetiva. Este objetivo vai ao encontro da demanda por avaliações que respeitem a individualidade dos alunos, contribuindo para um ensino mais inclusivo. Dessa forma, o trabalho construiu um alicerce para a capacitação de professores da Educação Básica na aplicação eficiente da TRI. O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma sequência didática que capacite professores da Educação Básica, 9º ano, a aplicar a TRI em suas práticas avaliativas. Dentro deste escopo, o trabalho buscou atingir objetivos específicos, que se entrelaçam e se complementam. Assim, o problema central da pesquisa é: “Quais são os impactos pedagógicos de uma sequência didática específica na capacitação de professores da Educação Básica, 9º ano, para a aplicação eficaz da Teoria de Resposta ao Item (TRI)?”. A metodologia do trabalho incluiu a pesquisa-ação e a qualitativa, com coleta de dados através de questionários e a análise baseada em uma amostra de professores selecionados. O desenvolvimento da Sequência Didática está detalhado no apêndice A, onde estão apresentados os conteúdos dos módulos, atividades práticas e recursos de aprendizagem, acompanhados de exemplos de aplicação prática. O trabalho visou superar as limitações das avaliações tradicionais e contribuir para a equidade e qualidade do ensino na Educação Básica brasileira melhorando a qualificação dos educadores. O trabalho se destinou a área educacional, oferecendo uma abordagem concreta e contextualizada para a implementação da TRI na realidade dos educadores e discentes brasileiros. Em suma, este estudo atingiu seus objetivos específicos ao fornecer diretrizes práticas e ferramentas concretas para a implementação da TRI no contexto da Educação Básica. A capacitação dos professores demonstrou ser um fator crucial para a superação das limitações das avaliações tradicionais, promovendo um ensino mais justo e sensível às características individuais dos alunos. Espera-se que os achados deste estudo incentivem a adoção de políticas educacionais que apoiem a formação contínua dos professores e a inovação nas práticas avaliativas, contribuindo para uma educação de qualidade e equitativa para todos.
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Assessment in Basic Education is essential to measure progress and identify gaps in the educational process. With the challenge of improving fairness and precision, Item Response Theory (IRT) has been highlighted as an innovative solution, differing from traditional methods by considering the student's ability beyond the number of correct answers. However, the implementation of IRT faces challenges, mainly due to the need for specific teacher training. This study focused on developing a Didactic Sequence that equip Basic Education teachers to effectively apply IRT. This objective aligns with the demand for assessments that respect the students’individuality, contributing to more inclusive teaching. Thus, the study laid a foundation for training Basic Education teachers in the efficient application of IRT. The general objective of the study was to develop a didactic sequence to train 9th-grade Basic Education teachers in applying IRT in their assessment practices. Within this scope, the study sought to achieve specific objectives, which intertwine and complement each other. The central research problem is: “what are the pedagogical impacts of a specific didactic sequence ontraining 9th-grade Basic Education teachers to effectively apply Item Response Theory (IRT)?” The methodology included action research and qualitative research, with data collection through questionnaires and analysis based on a selected sample of teachers. The development of the Didactic Sequence is detailed in Appendix A, where module contents, practical activities and learning resources are presented, accompanied by examples of practical application. The study aimed toovercome the limitations of traditional assessments and contribute to equity and quality in Brazilian Basic Education by enhancing educator qualifications. This work targeted the educational field, offering a concrete and contextualized approach to implementing IRT within the reality of Brazilian educators and students. In summary, this study achieved its specific objectives by providing practical guidelines and concrete tools for implementing IRT in the context of Basic Education. Teacher training was proven to be a crucial factor in overcoming the limitations of traditional assessments, promoting fairer and more responsive teaching to students’ individual characteristics. It is hoped that the findings of this study will encourage the adoption of educational policies that support the continuous training of teachers and innovation in assessment practices, contributing to quality and equitable education for all.
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NATIELY SAMPAIO COSTA
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Um estudo sobre o uso das demonstrações matemáticas na Educação Básica: Uma ferramenta para potencializar o ensino e a aprendizagem de Matemática
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Orientador : MORENO PEREIRA BONUTTI
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE FABIO BOIA PORTO
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MORENO PEREIRA BONUTTI
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WAGNER XAVIER RIBEIRO
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Data: 28/02/2025
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Este trabalho discute a importância das demonstrações matemáticas e sua aplicação no ensino, destacando as demonstrações e a fundamentação Lógica que as estrutura como um fator de singularidade da Matemática enquanto ciência. Assim, é revisitado brevemente os fundamentos da Lógica Matemática necessários para a construção de uma demonstração, bem como são apresentadas algumas técnicas utilizadas afim de contextualizar a temática e oferecer suporte a professores, auxiliando-os a superar possíveis dificuldades relacionadas à construção e aplicação das demonstrações em suas aula. Entende-se que as demonstrações nas aulas de Matemática, além de promoverem o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de argumentação dos alunos, podem ainda ser um fator de motivação e maior compreensão dos conceitos estudados e até mesmo do que é fazer e pensar Matemática, para além de aplicações de fórmulas e de técnicas mecanizadas.
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Mostrar Abstract
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This thesis discusses the importance of mathematical demonstrations and their application in teaching, highlighting the demonstrations and the logical foundation that structures them as a factor of singularity in Mathematics as a science. Thus, the fundamentals of Mathematical Logic necessary for constructing demonstrations are briefly revisited, and some techniques are presented to contextualize the topic and provide support to teachers, helping them overcome potential challenges related to the construction and application of demonstrations in their classes. It is understood that demonstrations in Mathematics classes, besides fostering the development of students’ logical reasoning and argumentative skills, can also serve as a source of motivation and a deeper understanding of the concepts studied, as well as the very nature of doing and thinking Mathematics, beyond the application of formulas and mechanized techniques.
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