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Dissertações |
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TALES TOMÉ DE SOUSA SANTOS
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A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) NO SAEB: IMPACTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : JOSE DA SILVA BARROS
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MEMBROS DA BANCA :
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ILVANETE DOS SANTOS DE SOUZA
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JOSE DA SILVA BARROS
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MORENO PEREIRA BONUTTI
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SIMONE SILVA DA FONSECA
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Data: 26/02/2025
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A avaliação na Educação Básica é essencial para medir o progresso e identificar deficiências no processo educativo. Com o desafio de melhorar a justiça e a precisão, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) tem sido apontada como uma solução inovadora, diferindo dos métodos tradicionais por considerar a habilidade do aluno além do número de respostas corretas. Contudo, a implementação da TRI enfrenta desafios, principalmente pela necessidade de formação específica dos professores. O trabalho focou no desenvolvimento de uma sequência didática que capacite professores da Educação Básica a aplicar a TRI de forma efetiva. Este objetivo vai ao encontro da demanda por avaliações que respeitem a individualidade dos alunos, contribuindo para um ensino mais inclusivo. Dessa forma, o trabalho construiu um alicerce para a capacitação de professores da Educação Básica na aplicação eficiente da TRI. O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma sequência didática que capacite professores da Educação Básica, 9º ano, a aplicar a TRI em suas práticas avaliativas. Dentro deste escopo, o trabalho buscou atingir objetivos específicos, que se entrelaçam e se complementam. Assim, o problema central da pesquisa é: “Quais são os impactos pedagógicos de uma sequência didática específica na capacitação de professores da Educação Básica, 9º ano, para a aplicação eficaz da Teoria de Resposta ao Item (TRI)?”. A metodologia do trabalho incluiu a pesquisa-ação e a qualitativa, com coleta de dados através de questionários e a análise baseada em uma amostra de professores selecionados. O desenvolvimento da Sequência Didática está detalhado no apêndice A, onde estão apresentados os conteúdos dos módulos, atividades práticas e recursos de aprendizagem, acompanhados de exemplos de aplicação prática. O trabalho visou superar as limitações das avaliações tradicionais e contribuir para a equidade e qualidade do ensino na Educação Básica brasileira melhorando a qualificação dos educadores. O trabalho se destinou a área educacional, oferecendo uma abordagem concreta e contextualizada para a implementação da TRI na realidade dos educadores e discentes brasileiros. Em suma, este estudo atingiu seus objetivos específicos ao fornecer diretrizes práticas e ferramentas concretas para a implementação da TRI no contexto da Educação Básica. A capacitação dos professores demonstrou ser um fator crucial para a superação das limitações das avaliações tradicionais, promovendo um ensino mais justo e sensível às características individuais dos alunos. Espera-se que os achados deste estudo incentivem a adoção de políticas educacionais que apoiem a formação contínua dos professores e a inovação nas práticas avaliativas, contribuindo para uma educação de qualidade e equitativa para todos.
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Assessment in Basic Education is essential to measure progress and identify gaps in the educational process. With the challenge of improving fairness and precision, Item Response Theory (IRT) has been highlighted as an innovative solution, differing from traditional methods by considering the student's ability beyond the number of correct answers. However, the implementation of IRT faces challenges, mainly due to the need for specific teacher training. This study focused on developing a Didactic Sequence that equip Basic Education teachers to effectively apply IRT. This objective aligns with the demand for assessments that respect the students’individuality, contributing to more inclusive teaching. Thus, the study laid a foundation for training Basic Education teachers in the efficient application of IRT. The general objective of the study was to develop a didactic sequence to train 9th-grade Basic Education teachers in applying IRT in their assessment practices. Within this scope, the study sought to achieve specific objectives, which intertwine and complement each other. The central research problem is: “what are the pedagogical impacts of a specific didactic sequence ontraining 9th-grade Basic Education teachers to effectively apply Item Response Theory (IRT)?” The methodology included action research and qualitative research, with data collection through questionnaires and analysis based on a selected sample of teachers. The development of the Didactic Sequence is detailed in Appendix A, where module contents, practical activities and learning resources are presented, accompanied by examples of practical application. The study aimed toovercome the limitations of traditional assessments and contribute to equity and quality in Brazilian Basic Education by enhancing educator qualifications. This work targeted the educational field, offering a concrete and contextualized approach to implementing IRT within the reality of Brazilian educators and students. In summary, this study achieved its specific objectives by providing practical guidelines and concrete tools for implementing IRT in the context of Basic Education. Teacher training was proven to be a crucial factor in overcoming the limitations of traditional assessments, promoting fairer and more responsive teaching to students’ individual characteristics. It is hoped that the findings of this study will encourage the adoption of educational policies that support the continuous training of teachers and innovation in assessment practices, contributing to quality and equitable education for all.
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PAULO JOSÉ MARQUES DE SOUZA
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EXPLORANDO AS LEIS DE KEPLER E AS PROPRIEDADES DA ELIPSE COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA
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Orientador : JOSE DA SILVA BARROS
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE DA SILVA BARROS
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MORENO PEREIRA BONUTTI
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EMERSON DE LIMA
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TASSO DE OLIVEIRA SALES
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Data: 26/02/2025
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Este trabalho aborda uma breve análise da resolução de problemas sobre as leis de Kepler com o auxílio do GeoGebra. A ideia de utilizar ferramentas tecnológicas como auxílio no processo em questão, particularmente no que fere as aulas de física, como por exemplo o software GeoGebra, que é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows. A referida aplicação seria utilizada especificamente neste trabalho para o ensino das Leis de Kepler, permitindo aos alunos reproduzir animações no software, encaminhadas pelo professor, em computadores, tablets ou até mesmo seus aparelhos celulares, garantindo um protagonismo e participação ativa do estudante em seu ambiente de aprendizagem. Dessa forma, objetivando identificar sua influência na resolução de exercícios e problemas sobre as Leis de Kepler. Com o uso do GeoGebra, podemos trabalhar o estudo da elipse na 1º Lei; conceitos das ciências da natureza, como o movimento dos planetas em torno do sol, ao abordarmos a astronomia; e conceitos subsequentes a este acontecimento, os tendo associados com a física, como é o caso da relação do tempo que o planeta leva para completar uma volta e a distância que se encontra do sol, muito bem representado pela 3º Lei. Para além disso, o uso deste referido software, promove o exercício da inclusão digital em sala de aula e proporciona um efeito motivador para o ensino e aprendizagem dos conteúdos como a aprendizagem e a resolução de questões, A utilização de simulações computacionais é uma estratégia ativa para abordagem de diversos conteúdos em física e não seria diferente na astronomia, tendo em vista as possibilidades que computadores, tablets e smartphones podem oferecer ao ensino de ciências. Neste trabalho foram apresentadas animações construídas no GeoGebra para o ensino das leis de Kepler. Elas foram elaboradas para que os alunos da educação básica pudessem visualizar e compreender a relação entre os problemas trazidos pelos livros didáticos e a simulação da realidade que muitas vezes não são apresentadas nas aulas sobre as leis de Kepler, o que proporciona um ensino mais lúdico e interativo.
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This paper addresses a brief analysis of problem solving on Kepler's laws with the aid of GeoGebra. The idea of using technological tools as an aid in the process in question, particularly in what hurts physics classes, such as the GeoGebra software, which is free and available for Android, iOS and Windows. This application would be used specifically in this work for the teaching of Kepler's Laws, allowing students to reproduce animations in the software, sent by the teacher, on computers, tablets or even their cell phones, ensuring a protagonism and active participation of the student in their learning environment. Thus, aiming to identify its influence on the resolution of exercises and problems on Kepler's Laws. With the use of GeoGebra, we can work on the study of the ellipse in the 1st Law; concepts of the natural sciences, such as the movement of the planets around the sun, when we approach astronomy; and concepts subsequent to this event, having them associated with physics, as is the case with the relationship between the time it takes the planet to complete one revolution and the distance it is from the sun, very well represented by the 3rd Law. Furthermore, the use of this software promotes the exercise of digital inclusion in the classroom and provides a motivating effect for the teaching and learning of content such as learning and solving questions. taking into account the possibilities that computers, tablets and smartphones can offer to science teaching. In this work, animations built in GeoGebra were presented to teach Kepler's laws. They were designed so that basic education students could visualize and understand the relationship between the problems brought up by textbooks and the simulation of reality that are often not presented in classes on Kepler's laws, which provided a more playful and interactive teaching.
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CARLOS BORGES DO NASCIMENTO
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Demonstrações do Teorema de Pitágoras
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Orientador : WAGNER OLIVEIRA COSTA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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MORENO PEREIRA BONUTTI
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WAGNER OLIVEIRA COSTA FILHO
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WAGNER XAVIER RIBEIRO
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Data: 28/02/2025
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O objetivo deste trabalho é realçar a importância de uma abordagem investigativa na
demonstração e aplicação do Teorema de Pitágoras, para enriquecer o processo de
ensino e aprendizagem. Busca-se demonstrar como a compreensão da origem e
desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos pode ampliar a teoria e prática dos
conteúdos ministrados em sala de aula, além de contribuir para o desenvolvimento de
habilidades analíticas e críticas nos alunos. A pesquisa emprega uma metodologia de
revisão bibliográfica, analisando textos, estudos e registros históricos relacionados ao
Teorema de Pitágoras e sua evolução ao longo do tempo. Além disso, propõe a
criação de um produto educacional - um conjunto de materiais didáticos que inclui
demonstrações variadas do teorema, discussões sobre sua história e aplicações
práticas, destinado a facilitar o ensino deste fato fundamental. Os resultados
indicam que a incorporação da história matemática e das origens dos conceitos na
educação matemática oferece uma compreensão mais rica e aprofundada dos tópicos
abordados. Através do produto educacional ora sugerido, busca-se um aumento no
interesse e na compreensão dos alunos sobre o Teorema de Pitágoras, assim como
uma melhoria nas suas habilidades de raciocínio lógico e análise crítica. Este estudo
destaca a relevância da história da matemática como uma ferramenta valiosa no
processo educativo.
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The aim of this work is to highlight the importance of an investigative approach in the demonstration and application of the Pythagorean Theorem, to enrich the teaching and learning process. It seeks to demonstrate how understanding the origin and development of mathematical knowledge can broaden the theory and practice of the content taught in the classroom, as well as contributing to the development of analytical and critical analytical and critical skills in students. The research employs a review, analyzing texts, studies and historical records related to the Pythagorean Theorem and its evolution over time. It also proposes the creation of an educational product - a set of teaching materials that includes varied demonstrations of the theorem, discussions about its history and practical applications, designed to facilitate the teaching of this fundamental concept. The results indicate that incorporating mathematical history and the origins of concepts into mathematics education offers a richer and deeper understanding of the topics covered. Through the educational product suggested here, the aim is to increase students' and understanding of the Pythagorean Theorem, as well as an improvement in their logical reasoning and critical analysis skills. This study highlights the relevance of the history of mathematics as a valuable tool in the educational process.
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NATIELY SAMPAIO COSTA
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Um estudo sobre o uso das demonstrações matemáticas na Educação Básica: Uma ferramenta para potencializar o ensino e a aprendizagem de Matemática
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Orientador : MORENO PEREIRA BONUTTI
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE FABIO BOIA PORTO
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MORENO PEREIRA BONUTTI
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WAGNER XAVIER RIBEIRO
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Data: 28/02/2025
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Este trabalho discute a importância das demonstrações matemáticas e sua aplicação no ensino, destacando as demonstrações e a fundamentação Lógica que as estrutura como um fator de singularidade da Matemática enquanto ciência. Assim, é revisitado brevemente os fundamentos da Lógica Matemática necessários para a construção de uma demonstração, bem como são apresentadas algumas técnicas utilizadas afim de contextualizar a temática e oferecer suporte a professores, auxiliando-os a superar possíveis dificuldades relacionadas à construção e aplicação das demonstrações em suas aula. Entende-se que as demonstrações nas aulas de Matemática, além de promoverem o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de argumentação dos alunos, podem ainda ser um fator de motivação e maior compreensão dos conceitos estudados e até mesmo do que é fazer e pensar Matemática, para além de aplicações de fórmulas e de técnicas mecanizadas.
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This thesis discusses the importance of mathematical demonstrations and their application in teaching, highlighting the demonstrations and the logical foundation that structures them as a factor of singularity in Mathematics as a science. Thus, the fundamentals of Mathematical Logic necessary for constructing demonstrations are briefly revisited, and some techniques are presented to contextualize the topic and provide support to teachers, helping them overcome potential challenges related to the construction and application of demonstrations in their classes. It is understood that demonstrations in Mathematics classes, besides fostering the development of students’ logical reasoning and argumentative skills, can also serve as a source of motivation and a deeper understanding of the concepts studied, as well as the very nature of doing and thinking Mathematics, beyond the application of formulas and mechanized techniques.
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EDICLAUDIO DA SILVA LIMA
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Explorando as relações entre funções polinomiais e progressões aritméticas
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Orientador : EBEN ALVES DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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MORENO PEREIRA BONUTTI
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IURY RAFAEL DOMINGOS DE OLIVEIRA
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WAGNER XAVIER RIBEIRO
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Data: 05/05/2025
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O estudo das sequências numéricas enfrenta desafios que impactam diretamente o desenvolvimento do raciocínio lógico, especialmente na visualização de padrões. Os alunos são convidados a pensar e investigar formas de resolver problemas, deduzir fórmulas, generalizar e analisar propriedades. A elaboração deste trabalho foi motivada pela competência específica 5 de Matemática e suas Tecnologias, bem como pela habilidade EM13MAT507 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que aborda o estudo das relações entre a progressão aritmética e a função afim. Assim, dando continuidade ao estudo das conexões entre funções polinomiais e sequências de números reais, esta monografia tem como principal objetivo responder às seguintes perguntas: qual é a sequência de números reais que se relaciona com a função quadrática? Qual é a relação entre funções polinomiais e progressões aritméticas? As respostas a essas perguntas culminam na demonstração dos teoremas de caracterização.
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The study of numerical sequences faces challenges that directly impact the development of logical reasoning, especially in visualizing patterns. Students are encouraged to think and investigate ways to solve problems, deduce formulas, generalize, and analyze properties. The preparation of this work was motivated by the specific competence 5 in Mathematics and its Technologies, as well as skill EM13MAT507 from the National Common Curricular Base (BNCC), which addresses the study of the relationships between arithmetic progression and linear functions. Thus, continuing the exploration of the connections between polynomial functions and sequences of real numbers, this monograph aims primarily to answer the following questions: What is the sequence of real numbers that relates to the quadratic function? What is the relationship between polynomial functions and arithmetic progressions? The answers to these questions culminate in the demonstration of characterization theorems.
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JAELSON JOSE DE ARAUJO
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UMA MANEIRA DE MELHORAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RESOLVER PROBLEMAS OLÍMPICOS DE GEOMETRIA
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Orientador : MORENO PEREIRA BONUTTI
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE FABIO BOIA PORTO
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MORENO PEREIRA BONUTTI
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VANESSA LUCIA DA SILVA
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Data: 02/06/2025
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A resolução de problemas olímpicos é mais que a mera aplicação de fórmulas e teoremas, configurando-se como um poderoso instrumento para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da capacidade de abstração no ensino e aprendizagem da matemática. Nesse contexto, os problemas olímpicos de geometria são uma excelente ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades matemáticas, pois diferentemente dos problemas tradicionais encontrados no currículo escolar, os desafios apresentados em olimpíadas de matemática exigem que os estudantes conectem a teoria geométrica com situações do mundo real. {\textbf{Nesse sentido, este trabalho tem como meta melhorar o desempenho dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Taquarana em resolver questões de geometria de olimpíadas de matemática.}} Para isso, foi feito uma pesquisa com alunos dos anos finais do ensino fundamental visando entender o nível de dificuldade dos alunos e coletar sugestões para traçar um plano de ação. Com isso, A metodologia da dissertação foi composta por pesquisa ação com a aplicação de um minicurso voltado para a resolução de problemas olímpicos de geometria. Os resultados desta pesquisa nos mostraram que os alunos que participaram do minicurso adquiriram mais conhecimento e confiança para resolver questões de geometria, melhorando seu desempenho na resolução de problemas olímpicos de geometria.
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Solving Olympic problems is more than just applying formulas and theorems, and is a powerful tool for developing logical reasoning, creativity, and the ability to abstract in the teaching and learning of mathematics. In this context, geometry Olympic problems are an excellent pedagogical tool for developing mathematical skills, because unlike traditional problems found in the school curriculum, the challenges presented in mathematics Olympiads require students to connect geometric theory with real-world situations. In this sense, this work aims to improve the performance of eighth-grade elementary school students from a public school in the city of Taquarana in solving geometry questions from mathematics Olympiads. To this end, a survey was conducted with students in the final years of elementary school in order to understand the level of difficulty of the students and collect suggestions to outline an action plan. Thus, the methodology of the dissertation was composed of action research with the application of a mini-course focused on solving geometry Olympic problems. The results of this research showed us that students who participated in the mini-course acquired more knowledge and confidence to solve geometry questions, improving their performance in solving geometry Olympic problems.
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