Dissertações/Teses

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2025
Dissertações
1
  • HUMBERTO JORGE DE SOUZA MAIA FILHO
  • As construções sociais acerca das aulas de Educação Física no Ensino Médio integrado no Instituto Federal da Paraíba, Campus Patos

  • Orientador : LEONEA VITORIA SANTIAGO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONEA VITORIA SANTIAGO
  • MIRAIRA NOAL MANFROI
  • NARA ELISA GONÇALVES MARTINS DE OLIVEIRA
  • Data: 22/04/2025

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  • A presente pesquisa apresentou como tema as construções sociais da comunidade escolar acerca da Educação Física abordando como objeto de intervenção as aulas no Ensino Médio Integrado do Institutos Federal da Paraíba- campus Patos. Diante do exposto, o estudo foi desenvolvido a partir da seguinte pergunta de partida: - quais as construções sociais da comunidade escolar acerca das aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal da Paraíba, campus Patos? O objetivo geral do estudo foi compreender as construções sociais da comunidade escolar acerca das aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal da Paraíba, campus Patos. Os objetivos específicos se desenvolveram da seguinte maneira:  a) Identificar as construções sociais da comunidade escolar acerca das aulas de educação física no Ensino Médio; b) Caracterizar os papéis, a relevância e a identidade da disciplina presentes na realidade da comunidade escolar. A abordagem da pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva e exploratória a qual pretende-se descrever as características de determinada população ou fenômeno, buscando levantar as opiniões, atitudes e crenças do grupo estudado. O instrumento de pesquisa foi observação direta do ambiente escolar, seguido de uma entrevista semiestruturada a partir de  fotos sobre as aulas de Educação Física. O estudo utilizou como forma de tratamento de dados a análise de conteúdo, onde buscou conhecer aquilo que está representado na fala dos participantes e desenvolvido nas sequintes etapas. a) levantamento e organização dos materiais coletados, transcrição dos áudios das entrevistas em textos, recortes das falas e grupamento dos códigos do texto em categorias a posteriori. Desta maneira, análise dos dados estudo sobre as aulas de Educação Física foi dividida nas seguintes categorias: diversidade e coletividade, valorização às práticas desportivas; bem-estar físico e mental e o combate à obesidade; relação com a área de exatas e humanas e aprofundamento das práticas corporais. Pode-se concluir que a comunidade do IFPB Patos compreende as aulas de Educação Fisca no EMI como um espaço caracterizado pela diversificação das práticas corporais abordadas, reunindo elementos sociais como a interação, a coletividade e a inclusão. O esporte foi o conteúdo mais valorizado no relato dos estudantes, enquanto que as aulas teóricas representaram  uma novidade e ao mesmo tempo uma resistência para a comunidade, principalmente para os estudantes. No que se refere à relevância e o papel da disciplina no contexto escolar, os docentes e representantes do CLAI ( Coordenação Local de Acessibilidade e Inclusão) atribuíram ao caráter interdisplinar deste componente, sendo possível relacioná-lo a outras disciplinas e áreas, sobretudo humanas e exatas através dos movimentos corporais que caracterizam a concentração e  a precisão,  além de ser uma disciplina voltada para a aquisição do bem-estar físico e mental, onde percebeu-se uma preocupação da comunidade quanto os efeitos nocivos da inatividade fisica como  a obesidade. Também foi possível perceber a identidade da Educação Física no EMI através dos desenhos dos estudantes, cujos relatos indicaram o aprofundamento das práticas corporais e atividades mais complexas, antes não vistas no Ensino Fundamental.


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  • This research presented as its theme the social constructions of the school community regarding Physical Education, addressing as an object of intervention the classes in the Integrated High School of the Instituto Federal da Paraíba - Patos campus. Given the above, the study was developed based on the following starting question: - What are the social constructions of the school community regarding Physical Education classes in the Integrated High School of the Instituto Federal da Paraíba, Patos campus? The general objective of the study was to understand the social constructions of the school community regarding Physical Education classes in the Integrated High School of the Instituto Federal da Paraíba, Patos campus. The specific objectives were developed as follows: a) Identify the social constructions of the school community regarding Physical Education classes in High School; b) Characterize the roles, relevance and identity of the discipline present in the reality of the school community. The research approach was qualitative, descriptive and exploratory, which aims to describe the characteristics of a certain population or phenomenon, seeking to raise the opinions, attitudes and beliefs of the group studied. The research instrument was direct observation of the school environment, followed by a semi-structured interview based on photos of Physical Education classes. The study used content analysis as a form of data processing, which sought to understand what is represented in the participants' speech and developed in the following stages: a) survey and organization of the collected materials, transcription of the interview audios into texts, excerpts of the speeches and grouping of the text codes into categories a posteriori. Thus, analysis of the study data on Physical Education classes was divided into the following categories: diversity and collectivity, appreciation of sports practices; physical and mental well-being and the fight against obesity; relationship with the exact and human sciences area and deepening of body practices. It can be concluded that the IFPB Patos community understands Physical Education classes at EMI as a space characterized by the diversification of the body practices addressed, bringing together social elements such as interaction, collectivity and inclusion. Sports were the most valued content in the students' reports, while theoretical classes represented a novelty and at the same time a resistance for the community, especially for the students. Regarding the relevance and role of the subject in the school context, the teachers and representatives of CLAI (Local Coordination of Accessibility and Inclusion) attributed this component to the interdisciplinary nature, which makes it possible to relate it to other subjects and areas, especially humanities and exact sciences, through the body movements that characterize concentration and precision. In addition, it is a subject focused on the acquisition of physical and mental well-being, where the community was concerned about the harmful effects of physical inactivity, such as obesity. It was also possible to perceive the identity of Physical Education in EMI through the students' drawings, whose reports indicated the deepening of body practices and more complex activities, not previously seen in Elementary School.

2
  • MARIA HELOISE SILVA DOS SANTOS
  • "Tempo de tela" e Educação Física escolar: possibilidades didático-pedagógicas

  • Orientador : SILVAN MENEZES DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SILVAN MENEZES DOS SANTOS
  • MIRAIRA NOAL MANFROI
  • CRISTIANO MEZZAROBA
  • Data: 09/05/2025

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  • O presente estudo buscou compreender como a Educação Física escolar pode contribuir na relação entre o “tempo de tela” e estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Maceió/AL. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa do tipo exploratória e descritiva, utilizando a metodologia da pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa foram 97 estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de ambos os sexos, com média de idade de 11,13±0,9 anos, da Escola Estadual Dr. José Maria de Melo, localizada em Maceió/AL. Para o tratamento do “tempo de tela” nas aulas de Educação Física, foi aplicada uma proposta didático-pedagógica tendo como suporte teórico e intervencional as práticas corporais de aventuras na natureza e a educação midiática. A técnica investigativa empregada para a coleta de dados foi a observação participante, por meio do diário de campo, qaustionários, registros de fotografias, gravações de áudios e vídeos. Para a análise dos dados quantitativos foi utilizado o programa IBM SPSS Statistics 20 e para os dados qualitativos a análise de conteúdo utilizando como procedimento metodológico a categorização, organizando e classificando os dados de acordo com as características comuns em seus elementos, agrupando-os em categorias levantadas a posteriori. A maioria dos estudantes (74,4%) possui celular próprio e excede o tempo recomendado de uso das telas (40% utilizam até 10h de telas por dia), os aparelhos digitais mais presentes em suas residências são a televisão (90,8%) e o celular (97,7%) e dentre os conteúdos mais acessados estão os jogos eletrônicos, redes sociais e plataformas de streamings. A proposta didático-pedagógica utilizando as dimensões da Educação Midiática em atividades de práticas de aventura na natureza permitiu fazer associações e reflexões críticas acerca do uso das telas digitais e podem ser consideradas como estratégias para transversalizar esse fenômeno contemporâneo na vida dos estudantes.


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  • This study sought to understand how Physical Education in schools can contribute to the relationship between “screen time” and 5th grade elementary school students in a public school in Maceió/AL. This is a qualitative and quantitative research with an exploratory and descriptive approach, using the action research methodology. The participants in the research were 97 5th grade elementary school students, of both sexes, with an average age of 11.13±0.9 years, from the Dr. José Maria de Melo State School, located in Maceió/AL. To address “screen time” in Physical Education classes, a didactic-pedagogical proposal was applied with theoretical and interventional support from body practices of adventures in nature and media education. The investigative technique used for data collection was participant observation, through a field diary, questionnaires, photographic records, audio and video recordings. The IBM SPSS Statistics 20 program was used to analyze the quantitative data, and the content analysis program was used for the qualitative data, using categorization as a methodological procedure, organizing and classifying the data according to the common characteristics of their elements, grouping them into categories raised a posteriori. Most students (74.4%) have their own cell phones and exceed the recommended screen time (40% use up to 10 hours of screen time per day). The most common digital devices in their homes are televisions (90.8%) and cell phones (97.7%), and the most accessed content includes electronic games, social networks, and streaming platforms. The didactic-pedagogical proposal using the dimensions of Media Education in adventure activities in nature allowed for associations and critical reflections on the use of digital screens, which can be considered as strategies to mainstream this contemporary phenomenon in the lives of students.

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  • MÁRCIO DE OLIVEIRA SANTOS
  • O Projeto de Vida como atividade pedagógica no currículo do Ensino Médio: um olhar para os jogos olímpicos de paris 2024

  • Orientador : LEONEA VITORIA SANTIAGO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONEA VITORIA SANTIAGO
  • MIRAIRA NOAL MANFROI
  • NARA ELISA GONÇALVES MARTINS DE OLIVEIRA
  • Data: 16/05/2025

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  • A presente pesquisa buscou compreender como o conteúdo esporte a partir da análise do conteúdo esporte pautado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pode contribuir na elaboração de Projetos de Vida pelos alunos do Ensino Médio de um colégio estadual de Aracaju/Se. Para tanto, observou-se que a utilização de Metodologias Ativas, a exemplo da aprendizagem personalizada a partir do Projeto de Vida, representam estratégias de ensino do conteúdo Esporte nas aulas de Educação Física Escolar, que visam tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivos identificar as profissões associadas às modalidades esportivas disputadas no período dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, eleitas pelos alunos para entrar no rol do estudo; associar a diversidade de saberes encontrados nas profissões, aosprojetos de vida dos alunos do Ensino Médio; além de orientar e apresentar os projetos de vida elaborados pelos alunos do Ensino Médio que compuseram o grupo estudado. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, a qual conforme Minayo (2014, p. 195), “requer, como atitudes fundamentais, a abertura, a flexibilidade, a capacidade de observação e de interação com o grupo de investigadores e com os atores sociais envolvidos”. Antecedendo a fase de coleta de dados foram realizadas rodas de conversa com o objetivo de esclarecer aos alunos acerca dos pontos principais sobre o Projeto de Vida no Ensino Médio. A coleta de dados ocorreu mediante a utilização de um roteiro de entrevista semiestruturada, além do uso da observação participante através do diário de campo, registros de fotografias, gravações de áudios. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, tendo como procedimento metodológico a categorização, resultando na organização e classificação dos dados conforme as características comuns em seus elementos, organizando-os em categorias levantadas à posteriori. Foi observado que o cotidiano dos alunos era marcado por uma diversidade de atividades extraclasse. Com relação aos sentidos dados à Educação Física foi constatada uma predominância em associá-la às questões voltadas à saúde. Quanto ao futuro profissional a maioria apresentou uma definição de qual profissão desejava seguir, tendo o gênero feminino apresentado uma melhor compreensão acerca das profissões envolvidas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Contudo, conclui-se que os alunos compreenderam que o ensino do esporte de forma contextualizada e sistematizada represenrta uma importante proposta pedagógica para a construção de seus Projetos de Vida.


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  • The present research sought to understand how the sports content, based on the analysis of sports content centered on the Paris 2024 Olympic Games, can contribute to the development of Life Projects by high school students from a state school in Aracaju/SE. To this end, it was observed that the use of Active Methodologies, such as personalized learning based on the Life Project, represent teaching strategies for the Sports content in Physical Education classes, aiming to make learning more meaningful for students. Thus, the research aimed to identify the professions associated with the sports modalities contested during the Paris 2024 Olympic Games, chosen by the students to be included in the study; to associate the diversity of knowledge found in these professions with the life projects of high school students; as well as to guide and present the life projects developed by the high school students who comprised the studied group. The research was based on a qualitative approach of a descriptive and exploratory nature, which according to Minayo (2014, p. 195), "requires, as fundamental attitudes, openness, flexibility, the ability to observe and interact with the group of researchers and the social actors involved." Prior to the data collection phase, discussion circles were held with the aim of clarifying the main points about the Life Project in High School to the students. Data collection was carried out using a semi-structured interview guide, as well as participant observation through field notes, photographic records, and audio recordings. For data analysis, content analysis was used, with the methodological procedure being categorization, resulting in the organization and classification of data according to common characteristics in their elements, organizing them into categories identified a posteriori. It was observed that the students' daily lives were marked by a variety of extracurricular activities. Regarding the meanings attributed to Physical Education, a predominance was observed in associating it with health-related issues. Regarding their professional future, the majority presented a definition of which profession they wished to pursue, with the female gender showing a better understanding of the professions involved in the Paris 2024 Olympic Games. However, it is concluded that the students understood that teaching sports in a contextualized and systematized manner represents an important pedagogical proposal for the construction of their Life Projects.

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  • JILVANIA SANTANA DOS SANTOS
  • Gênero e a (não) participação nas aulas de educação física no ensino médio: um olhar interseccional

  • Orientador : SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
  • VIVIANE NUNES SARMENTO
  • Doiara Silva dos Santos
  • Data: 29/05/2025

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  • Os marcadores sociais da diferença, como sexualidade, gênero, raça, cor, classe social, dentre outros, produzem exclusão nas aulas de Educação Física. Práticas consideradas socialmente como de homens ou de mulheres, homofobia, racismo, ou até mesmofalta de recursos e estruturas, estão presentes nos espaços escolares e na educação física escolar de modo específico.Na escola estudada, as questões de gênero em alguns momentos são bem evidentes nas aulas de Educação Física. A resistência ou a recusaem participar de algumas atividades, seja pela falta de protagonismo de algumas meninas, ou meninos que se distanciam dospadrõesnormativosdemasculinidades,por exemplo, tem gerado inquietações na professora pesquisadora, que para além doquejáé sabido sobre essa temática no ambiente escolar de modo geral, pretende investigar e entender um pouco mais sobre a relação entre os marcadores sociais da diferença,com ênfase em gênero e a (não) participação de estudantes nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, esse trabalho busca debater de forma específica como as relações de gênero e demais marcadores sociais da diferença estão relacionados com a (não) participação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Entendemos que muitas situações relacionadas ao gênero na escola, acontecemdevidoaomodelosocialnoqual estamos inseridas/os, baseado na lógica binária. Após a aprovação do comitê de ética, foram aplicados questionários para 110 estudantes matriculados/as na primeira sériedo Ensino Médio. A partir da análise dos questionários, foram selecionados/as 5 (cinco) estudantes para realizarem as entrevistasdehistóriadevida.Apósacoletadedados,foi possível perceber que as vivências nas aulas de Educação Física marcaram a trajetória escolar dos/as estudantes participantes dessa pesquisa, sobretudo as vivênciasassociadas a situações de exclusão e discriminação. As memórias estão associadas às cenas de (não) participação por questões de gênero e sexualidade, o que provocou sentimentos relacionados a essas vivências.


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  • Social markers of difference, such as sexuality, gender, race, color, social class, among others, produce exclusion in Physical Education classes. Practices considered socially as belonging to men or women, homophobia, racism, or even a lack of resources and structures, are present in school spaces and in physical education in schools in particular. In the school studied, gender issues are sometimes quite evident in Physical Education classes. Resistance or refusal to participate in some activities, whether due to the lack of protagonism of some girls, or boys who distance themselves from normative standards of masculinity, for example, has raised concerns in the research teacher, who, in addition to what is already known about this topic in the school environment in general, intends to investigate and understand a little more about the relationship between social markers of difference, with an emphasis on gender and the (non) participation of students in Physical Education classes. In this sense, this work seeks to discuss specifically how gender relations and other social markers of difference are related to (non) participation in Physical Education classes in high school. We understand that many situations related to gender in schools occur due to the social model in which we are inserted, based on binary logic. After approval by the ethics committee, questionnaires were applied to 110 students enrolled in the first year of high school. Based on the analysis of the questionnaires, 5 (five) students were selected to carry out life story interviews. After collecting the data, it was possible to perceive that the experiences in Physical Education classes marked the school trajectory of the students participating in this research, especially the experiences associated with situations of exclusion and discrimination. The memories are associated with scenes of (non)participation due to gender and sexuality issues, which provoked feelings related to these experiences.

5
  • THAIS DE VASCONCELOS BISPO
  • (Não) participação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio em São Miguel dos Campos/AL: uma análise a partir dos marcadores sociais da diferença

  • Orientador : SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
  • VIVIANE NUNES SARMENTO
  • Doiara Silva dos Santos
  • Data: 30/05/2025

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  • O presente estudo pretende compreender como a condição juvenil dos estudantes do Ensino Médio, e os marcadores sociais da diferença e suas intersecções, constituem o processo de (não) participação nas aulas de Educação Física escolar, contribuindo para a ocorrência do fenômeno de evasão. A importância deste estudo é ouvir a voz dos estudantes para compreender os diversos fatores que contribuem para o afastamento nas aulas de Educação Física e suas possíveis relações com os marcadores sociais da diferença, de modo a conhecer as suas histórias, necessidades e vivências. Compreender esses fatores pode contribuir para melhoria da interação e participação dos estudantes nas aulas de Educação Física. Neste estudo utilizamos a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de Alagoas, situada na cidade de São Miguel dos Campos, com 92 estudantes do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas de história de vida. As respostas obtidas nos questionários foram tabelas e analisadas via Microsoft Office Excel, já as respostas obtidas através das entrevistas sobre história de vida foram analisadas, agrupadas e categorizadas de acordo com suas características em comum. A maioria dos relatos apontam que a (não) participação dos estudantes está relacionada principalmente a repetição de conteúdos e falta de espaço para que os estudantes contribuam com o planejamento das atividades realizadas. Foi possível identificar que os marcadores sociais da diferença relacionados ao gênero, classe social e idade se interseccionam e contribuem para o afastamento dos estudantes das aulas de Educação Física. Espera-se que esse estudo contribua para a sensibilização de professores/as de Educação Física e promova enriquecimento no planejamento pedagógico e sistematização das aulas, de forma inclusiva e aumentando a participação nas aulas.


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  • This study aims to understand how the youth condition of high school students, along with social markers of difference and their intersections, shape the process of (non-)participation in school Physical Education classes, contributing to the phenomenon of disengagement. The importance of this research lies in giving voice to students in order to understand the various factors that lead to their withdrawal from Physical Education classes and their possible connections with social markers of difference, thereby gaining insight into their histories, needs, and lived experiences. Understanding these factors may help improve student engagement and interaction in Physical Education classes. This research adopts a qualitative case study approach. The study was conducted in a public high school in the state of Alagoas, located in the city of São Miguel dos Campos, involving 92 high school students. Data were collected through questionnaires and life history interviews. Questionnaire responses were tabulated and analyzed using Microsoft Office Excel, while the life history interview responses were analyzed, grouped, and categorized according to their shared characteristics. Most of the narratives indicate that student (non-)participation is primarily related to the repetition of content and the lack of opportunities for students to contribute to the planning of class activities. It was also found that social markers of difference—particularly gender, social class, and age—intersect and contribute to students’ disengagement from Physical Education classes. It is hoped that this study will raise awareness among Physical Education teachers and support the enhancement of pedagogical planning and class organization in a more inclusive manner, thereby increasing student participation.

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  • ARTHUR DOUGLAS DA SILVA GONCALVES
  • O ensino do esporte por meio da metodologia Sport Education em uma escola de tempo integral em Alagoas

  • Orientador : SILVAN MENEZES DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LARISSA RAFAELA GALATTI
  • SILVAN MENEZES DOS SANTOS
  • SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
  • Data: 05/06/2025

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  • O esporte na Educação Física escolar é considerado um dos conteúdos da cultura corporal do movimento, em conjunto com as demais práticas. Este estudo teve como objetivo compreender como a metodologia da educação esportiva contribui para a ampliação/modificação da cultura esportiva local de estudantes no contexto da Educação Física em uma escola de tempo integral. A pesquisa foi do tipo qualitativa, utilizando a metodologia participativa pesquisa-ação. Participaram do estudo trinta e três estudantes, matriculados/as em uma turma de nono ano da escola estadual Aurino Maciel, que faz parte do Programa Alagoano de educação em tempo integral. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram a observação, por meio de diário de campo do professor/pesquisador, imagens e vídeos realizados pelos próprios alunos/as envolvidos/as e o grupo focal. Para analisar os dados extraídos foi realizada uma análise de conteúdo com as seguintes fases: organização e leitura dos documentos seguida de organização e visualização detalhada das imagens e vídeos produzidos pelos estudantes, bem como, dos diários e transcrição dos áudios, após, foi realizada a codificação desses dados por meio da identificação de palavras, ideias e comportamentos hegemônicos, criando assim unidades de contexto, que posteriormente foram transformados em categorias de análise. Estas, foram selecionadas de acordo com os princípios do sport education: entusiasmo, literacia e competência. As limitações para implementação da metodologia da educação esportiva na escola também foi uma das categorias analisadas. Os principais resultados da investigação demonstraram que é possível uma adaptação da metodologia sport education para a realidade das aulas de oferta eletiva de Educação Física. A proposta desenvolveu a valorização da participação, além de ser importante para a ampliação da cultura esportiva e para inclusão dos estudantes com deficiência, porém, a quantidade de intervenções/aulas foi insuficiente para o desenvolvimento da competência, que diz respeito ao domínio das habilidades e comportamento tático para o jogo.


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  • Sports in school Physical Education are considered one of the contents of the body culture of movement, together with other practices. This study aimed to understand how the methodology of sports education contributes to the expansion/modification of the local sports culture of students in the context of Physical Education in a full-time school. The research was qualitative, using the participatory action-research methodology. Thirty-three students enrolled in a ninth-grade class at the Aurino Maciel state school, which is part of the Alagoas full-time education program, participated in the study. The instruments used to collect data were observation, through a field diary of the teacher/researcher, images and videos made by the students themselves, and the focus group. To analyze the extracted data, a content analysis was performed with the following phases: organization and reading of documents, followed by organization and detailed visualization of images and videos produced by students, as well as diaries and transcription of audios. Afterwards, the data were coded by identifying hegemonic words, ideas and behaviors, thus creating context units, which were later transformed into analysis categories. These were selected according to the principles of sport education: enthusiasm, literacy and competence. The limitations for implementing the sports education methodology in schools was also one of the categories analyzed. The main results of the investigation demonstrated that it is possible to adapt the sports education methodology to the reality of elective Physical Education classes. The proposal developed the value of participation, in addition to being important for expanding the sports culture and for the inclusion of students with disabilities. However, the number of interventions/classes was insufficient for the development of competence, which concerns the mastery of skills and tactical behavior for the game.

7
  • JOSE SAMUEL FERREIRA
  • Processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar numa Escola Estadual de Alagoas

  • Orientador : NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DAVID DOS SANTOS CALHEIROS
  • NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES
  • SORAYA DAYANNA GUIMARAES SANTOS
  • Data: 18/07/2025

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  • O processo de inclusão nas aulas de Educação Física apresenta aspectos contraditórios, de avanços e de limitações, que necessitam serem superadas. O objetivo desta dissertação é analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar numa escola pública estadual de Alagoas, considerando as condições materiais e a prática dos professores. A partir destes resultados, são propostos materiais educacionais que apoiem o trabalho do docente em uma perspectiva inclusiva. A pesquisa qualitativa foi utilizada e o público foram os professores de Educação Física da escola pesquisada. Foi empregue como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e para análise dos dados, análise temática, com dois temas relacionadas às aulas de Educação Física: 1) as condições materiais para o trabalho docente na perspectiva da inclusão dos alunos do PAEE; e 2) a prática docente na perspectiva da inclusão. Os resultados e as discussões apontam para as precárias condições materiais para o processo inclusivo devido à ausência e/ou insuficiência dos recursos didáticos e estrutura que põem em risco à saúde dos alunos. Complementarmente, a prática docente é atravessada pelas dificuldades para incluir os alunos devido a necessidade de formação continuada, do trabalho colaborativo com os demais profissionais da instituição, do número de alunos e da falta de tempo para o planejamento. Neste contexto desafiante, foi identificado como elemento de avanço a busca pela inclusão manifestada no planejamento, nas estratégias de ensino adotadas e no posicionamento acerca da participação discente nas aulas. Com base na pesquisa, foi elaborado um produto educacional sobre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como proposta de subsídio para o trabalho dos professores da área. São necessárias condições para a efetivação para o processo inclusivo como formações para professores, recursos adequados e suficientes, infraestrutura segura, parte das políticas públicas. Que mais investigações possam apontar as condições sobre engajamento docente na inclusão e a propostas curriculares para o avanço para o processo inclusivo.


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  • The process of inclusion in Physical Education classes presents contradictory aspects, both of which present advances and limitations, which need to be overcome. The objective of this dissertation is to analyze the process of including students with disabilities in Physical Education classes at a public school in Alagoas, considering the material conditions and the teachers' practices. Based on these results, educational materials are proposed to support teachers' work from an inclusive perspective. Qualitative research was used, and the target audience was the Physical Education teachers at the school. Semi-structured interviews were used for data collection, and thematic analysis was used for data analysis, focusing on two themes related to Physical Education classes: 1) the material conditions for teaching from the perspective of the inclusion of PAEE students; and 2) teaching practice from the perspective of inclusion. The results and discussions point to the precarious material conditions for the inclusive process due to the absence and/or insufficiency of teaching resources and structures that put students' health at risk. Additionally, teaching practice is plagued by difficulties in including students due to the need for ongoing training, collaborative work with other professionals at the institution, the number of students, and the lack of time for planning. In this challenging context, the pursuit of inclusion, as manifested in planning, the teaching strategies adopted, and the positioning regarding student participation in classes, was identified as a key element for progress. Based on the research, an educational product on Universal Design for Learning (UDL) was developed as a proposal to support the work of teachers in this field. Conditions for the effective implementation of the inclusive process are necessary, such as teacher training, adequate and sufficient resources, and safe infrastructure, as part of public policies. Further research can identify the conditions for teacher engagement in inclusion and curricular proposals for advancing the inclusive process.

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