GEOFILOSOFIA: A PRÁTICA CARTOGRÁFICA NA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cartografia Filosófica; Formação de professores; ; Formação humana; Filosofia
da Educação; Geofilosofia
A presente pesquisa investigou a temática referente à Geofilosofia como caminho epistemológico para a formação de professores. Neste trabalho, a Geofilosofia é compreendida como cartografia filosófica e, portanto, como categoria epistemológica de pesquisa. Tal concepção é baseada nos autores Deleuze e Guattari (2010). Assim como uma cartografia do pensamento filosófico, a pesquisa aqui apresentada tem em seu escopo procedimento bibliográfico, com análise qualitativa e hermenêutica do material coletado, de modo que perpassa pelos seguintes platôs: breve discussão acerca da formação humana ao longo da história da filosofia; revisão teórica sobre a problemática do pensamento e da filosofia em Deleuze a partir das obras Diferença e Repetição(2018) e O que é
a filosofia?(2010), sendo esta última escrita em parceria com Guattari; desenvolvimento de conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito; compreensão das atuais condições da formação de professores no Brasil; Geofilosofia na formação do educador a partir de narrativas autobiográficas, relatos autobiográficos e memoriais acadêmicos feitos em momentos distintos, no formato metodológico de uma pesquisa-formação. No decorrer desta pesquisa-formação, identificamos que os relatos autobiográficos podem ser utilizados como ferramentas para pesquisas e práticas baseadas na geofilosofia.