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Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIANE COSTA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIDIANE COSTA DE OLIVEIRA
DATA : 29/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: MEETING
TÍTULO:

Escolas cri(ativas): Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas na primeira infância

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PALAVRAS-CHAVES:

inclusão; ensino; creche; complexidade; criatividade.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PÁGINAS: 58
RESUMO:

A aprendizagem psicossocial nos primeiros anos da criança é fundamental para o desenvolvimento de competências emocionais, cognitivas e relacionais que sustentam sua trajetória escolar e social. A escolha do tema decorre da relevância que a primeira infância assume como etapa formativa essencial, em que experiências educativas, culturais e sociais impactam diretamente o desenvolvimento humano. Partindo da perspectiva de que a educação infantil deve assegurar o direito ao brincar, à convivência e à aprendizagem, o estudo busca compreender como o Programa CRIA se configura como política pública intersetorial, articulando saúde, educação e assistência social. Esta dissertação visa averiguar o Programa Criança Alagoana (CRIA), analisando suas propostas e diretrizes voltadas à educação infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa, está sendo desenvolvida por meio de análise documental dos instrumentos normativos e institucionais que regulamentam o programa, utilizando a técnica de análise de conteúdo. A pesquisa segue a base da transdisciplinaridade e da inclusão, fundamentais para fortalecer vínculos e potencializar aprendizagens significativas. Por se tratar de uma investigação em andamento, ainda não se dispõe de resultados consolidados ou conclusões definitivas. Contudo, os resultados parciais apontam que o Programa CRIA avança ao valorizar a diversidade sociocultural e ao fomentar espaços lúdicos, mas ainda carece de aprofundamento nas diretrizes voltadas à inclusão de crianças com deficiência e na integração efetiva entre ludicidade e currículo escolar. Conclui-se que a consolidação de políticas públicas para a primeira infância requer a ampliação do olhar inclusivo e o fortalecimento de práticas pedagógicas criativas que potencializem a aprendizagem integral.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Interno(a) - 1674840 - CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS
Interno(a) - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES
Externo(a) à Instituição - PATRICIA LIMAVERDE NASCIMENTO - UCB
Notícia cadastrada em: 30/09/2025 23:10
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