Escolas cri(ativas): Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas na primeira infância
inclusão; ensino; creche; complexidade; criatividade.
A aprendizagem psicossocial nos primeiros anos da criança é fundamental para o desenvolvimento de competências emocionais, cognitivas e relacionais que sustentam sua trajetória escolar e social. A escolha do tema decorre da relevância que a primeira infância assume como etapa formativa essencial, em que experiências educativas, culturais e sociais impactam diretamente o desenvolvimento humano. Partindo da perspectiva de que a educação infantil deve assegurar o direito ao brincar, à convivência e à aprendizagem, o estudo busca compreender como o Programa CRIA se configura como política pública intersetorial, articulando saúde, educação e assistência social. Esta dissertação visa averiguar o Programa Criança Alagoana (CRIA), analisando suas propostas e diretrizes voltadas à educação infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa, está sendo desenvolvida por meio de análise documental dos instrumentos normativos e institucionais que regulamentam o programa, utilizando a técnica de análise de conteúdo. A pesquisa segue a base da transdisciplinaridade e da inclusão, fundamentais para fortalecer vínculos e potencializar aprendizagens significativas. Por se tratar de uma investigação em andamento, ainda não se dispõe de resultados consolidados ou conclusões definitivas. Contudo, os resultados parciais apontam que o Programa CRIA avança ao valorizar a diversidade sociocultural e ao fomentar espaços lúdicos, mas ainda carece de aprofundamento nas diretrizes voltadas à inclusão de crianças com deficiência e na integração efetiva entre ludicidade e currículo escolar. Conclui-se que a consolidação de políticas públicas para a primeira infância requer a ampliação do olhar inclusivo e o fortalecimento de práticas pedagógicas criativas que potencializem a aprendizagem integral.