DESAFIOS PARA JOVENS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA TORNAREM-SE ESTUDIOSOS/AS: CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO DO ESTUDO IMANENTE
Formação de si; juventudes; universidade; estudo imanente, relação com o saber
Este trabalho tem como objetivo estudar os desafios enfrentados por jovens estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas para se tornarem estudiosos/as, vivenciarem a formação de si e conquistarem a autonomia intelectual. A questão que orienta a pesquisa é: quais os desafios enfrentados pelos/as jovens estudantes de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas para tornarem-se estudiosos/as e vivenciarem a formação de si e como o método do estudo imanente pode contribuir para a superação dos desafios de estudar vivenciado pelos/as jovens ingressantes na formação acadêmica? A pesquisa propõe o diálogo em torno do lugar do estudo para a construção da formação de si de estudantes, conforme Bezerra (2019a; 2019b; 2023), Charlot (2000), Coulon (2008) e Freire (2019). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, socioantropológica, enquanto pesquisa-formação, a partir de encontros com um grupo de estudantes ingressantes do curso de pedagogia para a realização de um Ateliê do Estudo Imanente, como um espaço dialógico e reflexivo promovendo atividades de estudo regular, sistemático e metódico e da realização de entrevistas narrativas com participantes do ateliê. Pela socialização do método do estudo imanente em diálogo com o enfoque biográfico buscou-se compreender os sentidos que os/as estudantes dão ao estudo e a sua formação. Busca-se também compreender como as atividades de estudo que compõem o método do estudo imanente podem auxiliar na superação dos desafios acadêmicos que são desdobramentos dos desafios culturais e sociais, promovendo a formação de si que é uma formação crítica, reflexiva para a construção da autoria e de outras formas de subjetividade. Os resultados preliminares indicam que os/as estudantes reconhecem a existência de lacunas formativas trazidas da educação básica; vivenciam sentimentos de insegurança e dificuldades de adaptação ao universo acadêmico; atribuem novos sentidos ao estudo ao experienciar o método do estudo imanente, percebendo-o como um caminho para melhorar sua relação com os estudos, para a construção da própria autoria e exercício da capacidade crítica. Esses resultados parciais visam não apenas enriquecer o campo educacional, mas também contribuir para a construção de práticas que promovam a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes no ensino superior a partir das percepções dos próprios estudantes. Conclui-se, até o presente momento que o dispositivo de pesquisa-formação ao promover momentos reflexivos através do exercício do estudo regular, sistemático e metódico, mostra o método do estudo imanente como uma possibilidade efetiva de fortalecer os processos de formação de si, contribuindo para práticas que favoreçam o sucesso acadêmico a partir das suas próprias percepções e experiências ao estudar.