Caracterização dos resíduos de demolições em bairros de Maceió/AL para reaproveitamento como agregado em camadas do pavimento urbano
Agregado Reciclado; Infraestrutura de Pavimentação; Sustentabilidade; Resíduos Sólidos.
A exploração prolongada de sal-gema em cavernas subterrâneas em Maceió-AL resultou em afundamentos de solo, rachaduras em edificações e instabilidade na superfície, afetando os bairros do Mutange, Bom Parto, Pinheiro, Bebedouro e Farol, além da Lagoa Mundaú. Isso levou à evacuação de mais de 40 mil pessoas e à realização de demolições em larga escala, gerando um grande volume de resíduos de demolição (RD). Diante desse cenário, torna-se essencial buscar alternativas sustentáveis para o reaproveitamento desses materiais, contribuindo para a redução de impactos ambientais, sociais e econômicos. Este estudo investiga a técnica de uso do agregado reciclado (AR), proveniente dessas demolições, como material para camadas de pavimentação urbana. Foram avaliadas três amostras: AR puro (100% RD), solo da encosta do Mutange (100% SM) e uma mistura de 85% AR com 15% SM. A pesquisa incluiu a caracterização física, mecânica, química, mineralógica e ambiental dos materiais, com ensaios laboratoriais de granulometria, limites de Atterberg, compactação, resistência ao cisalhamento direto, índice de suporte Califórnia (CBR), abrasão Los Angeles, difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV), além de análises de lixiviação e solubilização. Os resultados indicaram que o AR apresenta propriedades adequadas para uso em camadas de reforço do subleito e sub-base, embora sua aplicação em camadas de base exija melhorias granulométricas e estabilização. A análise ambiental demonstrou que os materiais avaliados não apresentam risco de contaminação, atendendo aos limites normativos. A abordagem proposta está alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e os princípios da economia circular, promovendo uma gestão eficiente do RCD e incentivando práticas sustentáveis no setor da construção civil.