Utilização do resíduo de fresagem da cidade de Maceió para as camadas de pavimentação urbana
Resíduos Sólidos. Asfalto Fresado. Reutilização. Pavimentos Flexíveis. Infraestrutura.
As rodovias brasileiras são predominantemente compostas por pavimentos flexíveis com revestimento asfáltico, os quais têm apresentado elevado índice de manifestações patológicas ao longo do tempo. Tais patologias são majoritariamente atribuídas a falhas executivas e à carência de intervenções sistemáticas de manutenção preventiva e corretiva. Considerando que esses pavimentos são projetados, em geral, para uma vida útil entre 9 e 10 anos, a realização de intervenções periódicas será inevitável. Neste contexto, o reaproveitamento do material fresado, oriundo da remoção mecânica de revestimentos asfálticos deteriorados, será investigado como uma alternativa tecnicamente viável e ambientalmente sustentável para aplicação em camadas estruturais, especialmente nas camadas de reforço do subleito, sub-base e base. O presente estudo terá como objetivo avaliar a viabilidade técnica e ambiental do uso do material fresado isolado e em misturas com solo natural, em proporções específicas. Serão conduzidos ensaios laboratoriais com foco na caracterização física e na análise do comportamento mecânico das amostras, com ênfase na capacidade de suporte e na conformidade com os requisitos normativos aplicáveis. Espera-se que os resultados demonstrem o potencial técnico dessas composições para aplicação em projetos de pavimentação. A expectativa é que o uso do material fresado proporcione ganhos em termos de desempenho estrutural, redução de custos e menor impacto ambiental, consolidando-se como uma estratégia eficaz para a implementação de práticas sustentáveis na infraestrutura viária. A pesquisa contribuirá para o avanço do conhecimento na área de reaproveitamento de resíduos asfálticos, fomentando a racionalização do uso de recursos naturais e a mitigação de passivos ambientais associados à destinação inadequada desses materiais.