PPGEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL CENTRO DE TECNOLOGIA Telefone/Ramal: 3214-1455- https://sigaa.sig.ufal.br/ppgec

Banca de QUALIFICAÇÃO: THEMISSON DOS SANTOS VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THEMISSON DOS SANTOS VASCONCELOS
DATA : 11/06/2024
LOCAL: LCCV/Teams

MODELAGEM TERMOMECÂNICA DO TESTE DE ABSORÇÃO (LOT) EM POÇOS DE PETRÓLEO NA PRESENÇA DE EVAPORITOS

Evaporito; fluência; fraturamento da rocha; teste de absorção; pré-sal.

Este estudo explora a dinâmica de rochas salinas sob testes de absorção (Leak-off Test - LOT) em contextos de exploração de petróleo no ambiente pré-sal, com foco em deformação, fluência e modelos teóricos associados ao fraturamento. O estudo avança para a aplicação de um modelo de elementos finitos que integra transferência de calor e deformação, visando capturar a influência acoplada dos efeitos térmicos à fluência dos evaporitos. Utilizam-se modelos constitutivos como o elástico linear e o mecanismo duplo de deformação, validados com base em respostas in-situ. O estudo tem a finalidade de associar teorias de fraturamento aos comportamentos de fluência em rochas salinas sob diferentes condições de pressão. Por meio de simulações que incorporam as peculiaridades das rochas salinas, conduz-se uma análise comparativa entre cenários teóricos e dados experimentais, visando verificar a acurácia dos modelos propostos. Os resultados destacam a relevância da associação das teorias sobre o microfraturamento e o comportamento temporal da fluência na propagação de fraturas, e como a estratigrafia variável, exemplificada pela alternância entre litologias, influencia o resultado dos testes de LOT. Este estudo contribui para o aprimoramento de testes LOT em contextos geológicos complexos e atualmente relevantes, fato que proporciona o emprego de ferramentas para a previsão e melhoria das práticas de exploração e produção de petróleo associados aos ambientes do pré-sal.

Interno(a) - 1846598 - EDUARDO TOLEDO DE LIMA JUNIOR
Interno(a) - 1742402 - JOAO PAULO LIMA SANTOS
Interno(a) - 1514539 - WILLIAM WAGNER MATOS LIRA
Externo(a) à Instituição - JOSÉ RICARDO PELAQUIM MENDES - UNICAMP