Banca de DEFESA: LEONARDO ANDRADE BISPO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO ANDRADE BISPO SILVA
DATA : 15/07/2025
HORA: 08:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3ALy2qofOFrpVS3pqjJF4-W0tGA6ySOLRGL5EI1AiqXJY1%40thread.tac
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES À MECÂNICA DO DANO CONCENTRADO PARA ANÁLISES DE PÓRTICOS PLANOS


PALAVRAS-CHAVES:

Mecânica do Dano Concentrado; Pórticos planos; Flambagem local; Seção quadrada vazada de aço estrutural; Colapso progressivo; Concreto armado.


PÁGINAS: 174
RESUMO:

O crescente interesse em projetos econômicos e inovadores tem impulsionado o desenvolvimento de novos materiais e concepções de projeto que buscam estruturas mais complexas e esbeltas. Nesse cenário, o uso de métodos computacionais mais eficientes tornase essencial para o projeto e análise estrutural. Geralmente, tais métodos utilizam a formulação clássica em elementos finitos com não linearidade geométrica associada à teoria geral da plasticidade. No entanto, essas análises costumam usar malhas refinadas, resultando em elevadas demandas computacionais. Como alternativa, a Mecânica do Dano Concentrado (MDC) foi introduzida no início dos anos noventa para obter resultados mais realistas e eficientes na análise de estruturas mais complexas. Na MDC, os efeitos não lineares e de dano de um elemento finito são concentrados em rótulas inelásticas localizadas nas suas extremidades. Essa simplificação reduz significativamente a demanda computacional, permitindo sua aplicação em diversas situações práticas, especialmente em análises de confiabilidade estrutural. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho foi desenvolver novos modelos e aplicações para análises de pórticos planos via MDC. Nesse contexto, propõe-se um modelo de dano concentrado para avaliar a flambagem local em seções quadradas vazadas de aço estrutural, considerando uma evolução de dano não linear. A formulação desse modelo exige a definição de alguns parâmetros, tradicionalmente obtidos por calibração experimental ou numérica. Para superar essa necessidade, este trabalho também propõe novas equações que permitem estimar esses parâmetros a partir das propriedades físicas e geométricas do elemento estrutural, dispensando ensaios experimentais. Além disso, foi desenvolvido um modelo de dano para tirantes de concreto armado e um modelo simplificado de dano concentrado para analisar a resistência ao colapso progressivo em estruturas de concreto armado. A precisão dos modelos foi avaliada por meio da comparação entre resultados numéricos e dados experimentais disponíveis na literatura técnica. De maneira geral, os resultados indicaram que os modelos apresentam comportamentos semelhantes aos resultados experimentais. Dessa forma, as formulações propostas não apenas reproduzem de forma adequada o comportamento dos elementos estruturais em diferentes condições, mas também se destacam por sua formulação simplificada e baixa demanda computacional, tornando-as adequadas para análises de confiabilidade estrutural.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.485.254-** - DAVID LEONARDO NASCIMENTO DE FIGUEIREDO AMORIM - UFS
Interno(a) - 1640290 - WAYNE SANTOS DE ASSIS
Externo(a) à Instituição - ARTHUR ÁLAX DE ARAÚJO ALBUQUERQUE - UFG
Externo(a) à Instituição - EDSON DENNER LEONEL - USP
Externo(a) à Instituição - JULIO FLÓREZ-LÓPEZ
Notícia cadastrada em: 03/07/2025 10:52
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 12/07/2025 14:54