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Banca de QUALIFICAÇÃO: MAÍSA ISABELLA FAUSTINO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAÍSA ISABELLA FAUSTINO SANTOS
DATA : 27/01/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/wmq-quuy-jgm
TÍTULO:

INFOHANSEN: EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA DE BAIRRO ENDÊMICO DE UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Hanseníase. Professor. Educação. Tecnológia.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Introdução: A hanseníase é uma doença milenar de natureza infecciosa e curável, considerada como um problema de saúde pública no Brasil constituindo-se como doença negligenciada. No campo do ensino de saúde, o uso de tecnologias educacionais tem proporcionado reflexões acerca de novas estratégias de educação, em que estas possuem um caráter de agente facilitador do processo educacional. Todo esse aparato tecnológico deve ser usado nas instituições de ensino, desde que os docentes, enquanto profissionais autônomos, livres e independentes, tenham conhecimentos tecnológicos, competências e habilidades para esses recursos. O aplicativo educacional Infohansen é uma ferramenta que propõe preparar docentes para a detecção precoce de hanseníase em instituições escolares, e com isto contribuir para reduzir o diagnóstico tardio e as complicações devido ao início tardio do tratamento. Esse instrumento poderá servir como aporte educacional em saúde e nas ações voltadas para promoção e prevenção da doença. O objetivo: Avaliar o efeito do aplicativo (Infohansen) no conhecimento dos professores de ensino fundamental atuantes em área endêmica para hanseníase. Metodologia: Refere-se a um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa do tipo quase-experimental. Resultado: Observou-se que o valor-p indica se houve uma diferença entre os resultados antes e depois do uso do aplicativo e se foi considerado estatisticamente significativa. Tivemos resultados que o valor-p apresentou-se menor que 0,05, isso indica que a diferença é estatisticamente significativa. Já os casos que foram maiores que 0,05, mostra uma diferença que não é considerada significativa. Nos exemplos apresentados em nossa tabela, temos valores como 0,045 (significativo) e 1 (não significativo), indicando que lgumas questões tiveram uma mudança significativa, enquanto outras não. Conclusão: A avaliação do impacto do aplicativo Infohansen demonstrou resultados significativos no aprimoramento do conhecimento dos professores do ensino fundamental que atuam em áreas consideradas endêmicas para hanseníase.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - CESARIO DA SILVA SOUZA - UNIMA/AFYA
Presidente - ***.022.543-** - CLODIS MARIA TAVARES - USP
Interno(a) - 2121388 - JOVANIA MARQUES DE OLIVEIRA E SILVA
Externo(a) à Instituição - ZAILDE CARVALHO DOS SANTOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 21/01/2025 09:53
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