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Banca de DEFESA: KATIANE DA SILVA MENDONCA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATIANE DA SILVA MENDONCA
DATA : 17/03/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/bir-hofx-tfb
TÍTULO:

EVIDÊNCIA DE VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E USABILIDADE DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE AUTOLESÃO NÃO SUICIDA EM ESTUDANTES


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescente; Saúde Mental; Autolesão não suicida; Promoção da Saúde; Escola.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Introdução:A autolesão não suicida (NSSI) em adolescentes constitui um relevante problema de saúde pública e social, sendo considerada uma expressão de angústia. Este comportamento está frequentemente associado a mecanismos de enfrentamento de emoções, nos quais o autoflagelamento é utilizado como uma tentativa de aliviar o sofrimento. As tecnologias educacionais, entendidas como um conjunto organizado de conhecimentos, têm como objetivo subsidiar e facilitar o processo de aprendizagem. São ferramentas válidas e necessárias para a abordagem de diversas temáticas, especialmente no contexto da saúde mental de adolescentes. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é desenvolver e analisar as evidências de validade de conteúdo e usabilidade de uma cartilha educativa sobre autolesão não suicida em estudantes. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico, focado na construção e análise das evidências de validade de conteúdo de uma tecnologia educacional, na forma de uma cartilha educativa. Para avaliar a validade de conteúdo da cartilha, foi formada uma amostra de 10 juízes especialistas com expertise no cuidado de autolesão não suicida e/ou saúde mental infantojuvenil. Além disso, 22 profissionais de escolas participaram da avaliação da usabilidade da cartilha. Resultados: As respostas dos juízes especialistas indicaram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,9 na avaliação geral. A dimensão "leiaute e apresentação" obteve Validade de Conteúdo considerado bom, enquanto os demais aspectos foram classificados como excelentes. A maioria dos profissionais das escolas (73,3%) avaliou a cartilha como totalmente adequada ou adequada para uso no ambiente escolar. De modo geral, tanto os juízes quanto os profissionais da educação concordaram que a cartilha é clara, relevante e cientificamente embasada. As sugestões de melhoria focaram na clareza, representatividade e eficácia da cartilha, garantindo que ela atenda de forma mais eficaz às necessidades dos profissionais e dos adolescentes a quem se destina. Considerações Finais: A cartilha apresenta um grande potencial para se tornar uma ferramenta essencial no apoio e acolhimento de adolescentes com autolesão não suicida. Ela pode desempenhar um papel significativo na promoção da saúde mental, oferecendo suporte dentro do ambiente escolar e contribuindo para o bem-estar dos jovens.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1466486 - INGRID MARTINS LEITE LUCIO
Externo(a) à Instituição - RAFAEL CHRISTOPHE DA ROCHA FREIRE - UFRJ
Presidente - 1697820 - VERONICA DE MEDEIROS ALVES
Notícia cadastrada em: 15/03/2025 22:52
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