ENTRE CRECHES: DIÁLOGOS ENTRE ARQUITETURA ESCOLAR E O
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Memória. Criança. Espaço. Desenvolvimento.
A relação entre os espaços escolares e o desenvolvimento das
crianças, como também sua ligação com a proposta pedagógica
vem sendo objeto de estudo no que se refere a educação infantil,
sendo esse espaço recentemente considerado como um terceiro
educador. A história da educação infantil passa por constantes
transformações, assim como a própria concepção de criança
e infância. As costumeiras salas de aula com quadro negro e
carteiras já não dão conta de abraça-las. De que forma o espaço
escolar dialoga com os corpos infantis e como se inserem
pedagogicamente? Para responder esses questionamentos
as experiências pessoais como como professora de educação
infantil na rede municipal de Maceió foram o ponto de partida.
Dessa forma a dissertação divide-se em duas partes: Na
primeira, um apanhado histórico contextualizando a educação
de crianças e os mecanismos disciplinares traduzidos nas
configurações das instituições escolares. A segunda parte, os
fragmentos, trazem relatos de experiência desses mecanismos
na prática, suscitando reflexões acerca do papel do espaço no
desenvolvimento infantil.