DO ESCRITÓRIO PARA A SALA DE AULA:
MODELO TEÓRICO PARA DESIGN DE INTERIORES
design de interiores, metodologia de projeto, método de projeto, ensino de projeto.
Considerando a complexidade dos processos de projeto em design de interiores, é
necessário questionar sua natureza e aplicações, assim como as etapas e
ferramentas utilizadas no desenvolvimento dos projetos. No contexto do design de
interiores, muitas vezes se assume que os profissionais são naturalmente criativos, o
que pode levar a uma desvalorização da complexidade e do nível de detalhamento
desses processos. O objetivo principal desta pesquisa é propor um modelo teórico
para o design de interiores, baseado na observação das práticas projetuais de
profissionais atuantes no mercado de trabalho em Alagoas. A metodologia adotada
consistiu na análise de entrevistas semiestruturadas e protocolos verbais com
profissionais da área, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin
e relacionados aos conceitos e teorias da revisão de literatura. Como resultado,
apresenta-se um modelo teórico para design de interiores estruturado em etapas
sequenciais que contempla os aspectos técnicos e subjetivos do design de interiores,
integrando teoria e prática. Com isso, espera-se auxiliar estudantes e profissionais do
campo de pesquisa nos processos de projeto, contribuindo para a obtenção de
resultados mais assertivos, focando na satisfação e qualidade de vida do usuário,
além de contribuir para o ensino da metodologia de projeto.