ARQUITETURA COMERCIAL: UMA ANÁLISE DE FACHADAS COMERCIAIS E SUA RELAÇÃO COM A LOCALIZAÇÃO
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Em sua função essencial, os estabelecimentos comerciais existem para que se vendam
mercadorias. Vargas (1993), já sinalizava que a localização estratégica, como elemento
fundamental para viabilizar as atividades comerciais, vem cedendo lugar para as estratégias na
localização, ou seja, a localização do ponto de venda como subsídio de práticas projetuais e
planejamento estratégico. A arquitetura da loja, em particular sua fachada, deve ser projetada
considerando a sua localização. Pensar numa fachada comercial adequada à sua função, é
também, produzir espaços urbanos com maior qualidade. O objetivo principal desta pesquisa é
analisar em fachadas comerciais, através da leitura visual da forma, as soluções de composição
formal que relacionam o edifício com a localização em quem estão inseridos. Para isso, a
pesquisa propõe uma análise qualitativa dos aspectos formais das fachadas comerciais e de
como as características de sua localização podem subsidiar a concepção desses espaços. Para a
análise, foram selecionados estabelecimentos comerciais independentes, localizados em
diferentes pontos da Av. Almirante Álvaro Calheiros, na cidade de Maceió - AL. A metodologia
da pesquisa envolve: 1) Caracterização da área de estudo; 2) Definição e desenvolvimento dos
critérios de análise; 3) Análise das fachadas dos estabelecimentos selecionados; 4) Discussão
dos resultados. A pesquisa busca ampliar o debate sobre arquitetura comercial, destacando sua
relação com a produção dos espaços urbanos. Conclui-se que o objetivo principal desta pesquisa
foi alcançado ao analisar as fachadas comerciais a partir da percepção visual dos transeuntes.
Com o cumprimento dos objetivos específicos propostos, foi possível investigar como a
localização, a composição formal das fachadas e as técnicas visuais aplicadas impactam a
visibilidade dos estabelecimentos comerciais. A partir dos resultados obtidos, pretende-se
expandir essas análises para outros tipos de vias, buscando compreender melhor o impacto que
a localização exerce sobre a visibilidade das fachadas comerciais e identificar estratégias visuais
para cada contexto, levando em consideração a dinâmica do espaço urbano em que estão
inseridos. Desta forma, espera-se que esta pesquisa contribua para a aplicação de diretrizes que
aprimorem a comunicação visual e a integração das fachadas comerciais com o ambiente
urbano.