ALÉM DOS PADRÕES: a experiência de adaptação
do CMEI Graciliano Ramos em Maceió – AL
Criança. Espaços. Educação. Flexibilidade.
A relação entre os espaços escolares e o desenvolvimento das
crianças, como também sua ligação com a proposta pedagógica
vem sendo objeto de estudo no que se refere a educação infantil,
sendo esse espaço recentemente considerado como um terceiro
educador. Assim, ao se projetar uma instituição de educação
infantil espera-se que as necessidades e especificidades da
comunidade escolar a que se destina estejam presentes. Contudo,
com a implementação do Programa Nacional de Reestruturação
e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de
Educação Infantil – Proinfância, são reproduzidos por todo o
Brasil modelos de centros de educação infantil padronizados,
se distanciando muitas vezes da realidade da localidade que
é inserido. Em paralelo ao programa, ainda encontramos
instituições funcionando em imóveis adaptados, com espaços
arranjados para atender as necessidades de crianças e
professores. Em ambos os casos existem ganhos e perdas. A
pesquisa traz a vivência de um Centro municipal de educação
infantil em Maceió que funciona em uma casa residencial
adaptada, contrapondo-se aos espaços de um projeto padrão
e busca refletir sobre as reais necessidades de uma instituição
de educação infantil sob o viés da pedagogia, aproximando
arquitetos do cotidiano escolar