APLICABILIDADE DE SOFTWARES DE RENDERIZAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS E PANORAMAS 360° EM
PROJETOS DE ARQUITETURA
Projeto arquitetônico, panoramas 360°, softwares de renderização, realidade virtual de baixo custo.
A apresentação de projetos arquitetônicos é tradicionalmente realizada por meio de desenhos
técnicos em 2D e imagens 3D. No entanto, algumas pessoas enfrentam dificuldades na
compreensão espacial dessas representações devido à falta de familiaridade com a linguagem
de desenho técnico. A realidade virtual (RV) surge como uma alternativa para ampliar a
percepção espacial ao permitir a imersão em ambientes tridimensionais. Contudo, soluções
avançadas de RV exigem infraestrutura e conhecimentos técnicos especializados, o que pode
representar uma barreira para sua implementação no ensino de arquitetura. Neste contexto, a
utilização de panoramas 360° gerados por softwares de renderização se apresenta como uma
alternativa acessível, possibilitando experiências imersivas com recursos e dispositivos
simples de RV. Esta pesquisa de dissertação de mestrado em arquitetura e urbanismo tem
como objetivo investigar a aplicabilidade de softwares de renderização para a geração e
visualização de imagens e panoramas 360° como ferramenta de realidade virtual de baixo
custo no ensino de projetos de arquitetura, analisando desafios, oportunidades e impactos
dessa tecnologia na formação de arquitetos. Para isso, foram conduzidas duas etapas
metodológicas: estudo comparativo de imagens e panoramas 360° gerados por softwares de
renderização e uma pesquisa com estudantes e docentes de arquitetura. O estudo comparativo
evidenciou que o software Enscape apresentou um resultado mais satisfatório quanto às
imagens externas, enquanto o software D5 Render ofereceu melhores resultados na imagem
interna, todos os 5 softwares utilizados mostram-se eficazes quanto aos panoramas 360°.
Além disso, os participantes da pesquisa destacaram a relevância pedagógica dessa
abordagem, apontando benefícios como a melhora na percepção de escala e proporção dos
projetos. Logo, os resultados indicam que a visualização imersiva por meio de panoramas
360° contribui para a compreensão espacial e o engajamento dos estudantes, permitindo uma
experiência introdutória à realidade virtual antes da adoção de ferramentas mais complexas. A
pesquisa contribui para o campo da arquitetura ao oferecer uma visão integrada da relação
entre tecnologias de renderização e ensino, evidenciando as potencialidades e limitações da
utilização de panoramas 360° no contexto acadêmico. Reforça a importância de explorar
soluções acessíveis de realidade virtual no ensino de arquitetura, permitindo que estudantes e
docentes tenham um primeiro contato com experiências imersivas antes de avançarem para
ferramentas mais interativas e sofisticadas.