Banca de DEFESA: FERNANDA MARTINS GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA MARTINS GONÇALVES
DATA : 21/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ENTRE ESPAÇO E APRENDIZAGEM: DIRETRIZES PARA PROJETOS ESCOLARES DE
EDUCAÇÃO INFANTIL NO NORDESTE DO BRASIL, COM INSPIRAÇÃO NA PEDAGOGIA REGGIO EMILIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Reggio Emilia; Espaços Humanizados; Análise projetual; Espaço escolar infantil.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Este estudo investiga a aplicabilidade dos princípios da Pedagogia Reggio Emilia na
concepção de espaços escolares infantis no nordeste do Brasil. A Pedagogia
Reggio Emilia é reconhecida por sua abordagem centrada na criança, enfatizando o
ambiente como o terceiro educador, além dos pais e dos professores. Este trabalho
explora como esses princípios podem ser adaptados à realidade cultural, social e
climática da região nordeste, promovendo ambientes que estimulem a criatividade, a
autonomia e o desenvolvimento integral das crianças. Além disso, são discutidos
desafios e oportunidades específicas da implementação desses conceitos em
contextos educacionais da região. O estudo visa contribuir para a promoção de
espaços escolares mais humanizados e adaptados às necessidades das crianças
no Nordeste brasileiro, incentivando práticas educacionais inovadoras e centradas
no bem-estar infantil. Foi realizada uma análise projetual de um espaço de
educação infantil em Maceió, A Casa Mágica, escolhida pela proximidade e
possibilidade de acesso além de ser um laboratório para execução das diretrizes
pontuadas. Como metodologia, utilizaremos ferramentas que analisam aspectos
sensoriais como texturas, iluminação, cor e sensação dos sujeitos do espaço. Para
a visita na escola, foram utilizadas ferramentas como o walkthrough, mapa
comportamental, para observar e transcrever o uso dos espaços por seus sujeitos,
matriz de descobertas para analisar os pontos negativos e positivos dos ambientes
e a matriz de recomendações com diretrizes para modificações espaciais. O
resultado final nos mostra a partir de todas as analises anteriores e de uma
fundamentação teórica, as diretrizes projetuais propostas para escolas de educação
infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1647400 - JULIANA MICHAELLO MACEDO DIAS
Presidente - 2121364 - MORGANA MARIA PITTA DUARTE CAVALCANTE
Interno(a) - 3391345 - SAMIRA BUENO CHAHIN
Externo(a) à Instituição - ZILSA MARIA PINTO SANTIAGO - UFC
Notícia cadastrada em: 20/05/2025 12:01
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 01/07/2025 09:54