PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIANE MARIA BARROS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSIANE MARIA BARROS SANTOS
DATA : 18/02/2025
HORA: 09:30
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

Argumentação e discurso: fios da persuasão de estudantes por meio de emojis em aulas remotas


PALAVRAS-CHAVES:

Emojis; nova retórica; whatsapp; multimodalidade; polissemia do discurso.


PÁGINAS: 208
RESUMO:

Trabalhar com os processos de comunicação em sua condição evolutiva, com o estilo pictográfico da época primitiva que se reatualiza de forma a chegar aos emojis da atualidade é o foco desta pesquisa. O objeto de estudo se instaura na linha da Retórica Aristotélica, decifrada na perspectiva de não somente persuadir mas também descobrir o que for específico em cada situação (Aristóteles,1998). O estudo se define a partir da nova retórica, com os emojis enquanto linguagem não verbal entrelaçados a pequenos textos e aportados numa retórica empreendida em meio ao diálogo. Concentra-se no imagético como contribuinte do diálogo que o faz criativo, que quebra a rigidez comunicativa e que retira a exclusividade monomodal da construção textual. Com os emojis como elemento falante no texto, estabelece-se uma linguagem elaborada na linha imagética e comunicada através do whatsapp, com possibilidades retóricas. Nisso, traz a multimodalidade na construção do diálogo com emojis e palavras. Chama a atenção para os acordos prévios como forma de demonstração de um ethos (professor) respeitoso e ético que não considera a persuasão a qualquer custo, mas admite a contestação e a réplica sob a linha da nova Retórica. Inspirou-se o trabalho no que se refere à perspectiva Retórica ao pensamento de Aristóteles (2019,2005), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Reboul (2004) e aos que trilham os caminhos da multimodalidade como Ribeiro (2021), Paiva (2016), Leite (2018), Gonçalves Segundo (2021), Mateus (2021), Kress e Van Leeuwen (2006), entre outros. Os estudiosos da Retórica e da multimodalidade se voltam às práticas persuasivas e argumentativas, com atenção para a eloquência de um discurso com capacidade para persuadir o auditório e veem a inserção de emojis como uma inovação discursiva. O gênero textual reside na multimodalidade, entendida por Ribeiro (2021) como uma forma diferenciada na construção do texto em que se incluem palavra, imagem e cor, o que dá à linguagem novos efeitos argumentativos. Isso permitiu um percurso metodológico da análise retórica através da pesquisa qualitativa, aportada em Flick (2009), com coleta de dados de capturas de telas com mensagens multimodais feitas por professores de uma Instituição de nível superior; desses foram estudadas as capturas de apenas um informante, durante o período da pandemia da covid 19. Em relação aos resultados, houve um reconhecimento dos emojis pelo novo contorno aos discursos através da multimodalidade e, num sentido criativo, aparecem através da polissemia do discurso, por serem envolventes e eficazes no processo persuasivo da comunicação verbal. A relevância do trabalho aparece pela contribuição em estudos de emojis em discurso específico de sala de aula com o aporte teórico da retórica e dos estudos multimodais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.826.224-** - MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS - UFAL
Interno(a) - ***.168.034-** - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Interno(a) - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Interno(a) - 2551283 - DEYWID WAGNER DE MELO
Externo(a) à Instituição - LUIZ ANTONIO FERREIRA - PUC - SP
Externo(a) à Instituição - ÉBER JOSÉ DOS SANTOS - PUC - SP
Externo(a) à Instituição - ZOROASTRO PEREIRA DE ARAÚJO NETO - IFAL
Notícia cadastrada em: 18/10/2024 10:55
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