PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: NARA GLEYCE CAVALCANTE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NARA GLEYCE CAVALCANTE DA SILVA
DATA : 27/11/2024
HORA: 10:00
LOCAL: FALE/UFAL (Banca online)
TÍTULO:

LETRAMENTO CRÍTICO DECOLONIAL: VIVÊNCIAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO PIBID/ESPANHOL


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento crítico decolonial. Formação de professores. PIBID. Língua espanhola.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

 

Devido às rápidas transformações sociais, culturais, tecnológicas e políticas que impactam o ambiente educacional, faz-se, cada vez mais, necessária a formação de professores críticos-reflexivos, preparados para enfrentar os desafios complexos e dinâmicos da educação contemporânea. Uma formação crítico-reflexiva entende os professores enquanto agentes de transformação, engajados na formação de cidadãos críticos e atuantes em uma sociedade em constantes transformações. Esta dissertação de mestrado descreve e interpreta os fenômenos Letramento Crítico Decolonial e[FC1]  formação inicial e continuada de professores de língua espanhola a partir das experiências vivenciadas pelos participantes desta pesquisa no PIBID/Espanhol (2022-2024). Os pressupostos teóricos e metodológicos utilizados nessa pesquisa foram: Walsh e Mignolo (2018), Quijano (2000), Pennycook (2001), sobre decolonialidade; Duboc (2007), Janks (2012), Kleiman (2007), sobre Letramento crítico; Meniconi e IFA (2024) sobre Letramento Crítico Decolonial. Inserida na área de Linguística Aplicada, esta pesquisa qualitativa adota o método de pesquisa-ação (Thiollent, 1997; Tripp, 2005), visando uma investigação participativa, transformadora e colaborativa. [FC2] Os participantes desta pesquisa foram bolsistas do PIBID/Espanhol (2022-2024) e a coleta de dados [FC3] ocorreu na Escola Municipal Padre Brandão Lima, na cidade de Maceió-Alagoas. Assim, os instrumentos de coletas foram: diários reflexivos, relatórios e entrevista. A análise dos dados foi realizada através da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2011; Galiazzi e Sousa, 2022), que permitiu uma compreensão profunda e multifacetada das vivências dos participantes.


 [FC1]O Letramento critico não é um fenômeno. Sugestão de redação: Esta dissertação de mestrado descreve e interpreta as impressões de discentes e docente participantes desta pesquisa..., com base nas teorias do letramento crítico decolonial...

 [FC2]Colaborativa e transformadora

 [FC3]Geração de dados (corrija em todos)


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Interno(a) - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Externo(a) ao Programa - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES - UFALExterno(a) à Instituição - Luciana Maria Almeida de Freitas - UFF
Notícia cadastrada em: 22/10/2024 15:16
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