ANÁLISE DE MATERIAL INSTRUCIONAL DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO INFORMACIONAL: IMPACTOS NA DISSEMINAÇAO DE NOTÍCIAS FALSAS E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
pós-verdade; formação de professores; fake news; letramento informacional e midiático; ética.
Esta pesquisa insere-se na temática dos letramentos, aqui entendidos como práticas sociais críticas e situadas de leitura e escrita (Brian Street, 2014), e oportuniza a reflexão sobre as relações de poder manifestadas pela linguagem no contexto da pós-verdade. Nesse entendimento, este estudo é justificado pela necessidade de que, em aulas de Língua Portuguesa, sejam inseridas aulas específicas para tratar da recepção/disseminação de informações. Assim, propomo-nos a analisar materiais didáticos utilizados na rede estadual de ensino de Alagoas sobre práticas de letramento informacional e os impactos na divulgação de fake news. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos: a) investigar os discursos circulantes acerca de notícias falsas em meios oficiais; b) observar os documentos e materiais didáticos utilizados acerca do trabalho com a leitura e a escrita na rede estadual de Alagoas com vistas à detecção de problemas, discussões ou reflexões; e c) Propor um curso de formação em combate às notícias falsas. Diante do contexto exposto, este estudo tem como mote as seguintes questões de pesquisa: 1. O que é discutido em documentos oficiais e nos materiais didáticos da rede de ensino do estado de Alagoas acerca das práticas de letramento informacional?; 2. Como esses documentos e materiais didáticos podem interferir na divulgação de notícias falsas?. A proposta ora delineada tomou como base os materiais didáticos utilizados por uma escola da rede estadual de Alagoas, localizada na cidade de Piranhas. Considerando que é na escola que ajudamos a formar a consciência ética e o pensamento crítico dos cidadãos, esta se torna um ambiente propício para a implementação de práticas de letramento informacional em combate às notícias falsas. Outro aspecto que merece atenção é a inclusão desse debate no cenário da pós-verdade, uma agenda de interesse mundial. Trata-se, nesse sentido, de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, de cunho etnográfico que fará uso do método sociológico da Análise Dialógica do Discurso, filiando-se teoricamente à Linguística Aplicada (LA), um campo do saber que busca criar inteligibilidades sobre os problemas de uso da linguagem. A geração de dados foi resultante do levantamento e seleção de documentos oficiais acerca do trabalho com a leitura e escrita, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular de Alagoas (RecAL) e de alguns materiais didáticos utilizados em uma escola estadual localizada na cidade de Piranhas-AL. A análise dos dados, ainda em andamento, tem sido feita à luz da Análise Dialógica do Discurso, de inspiração bakhtiniana. Diante deste cenário, propõe-se a formação continuada para o letramento informacional através da proposição de um curso de formação de professores, a fim de promover uma reflexão acerca da “cultura da pós-verdade” e formar cidadãos éticos e responsivos à luz de práticas de letramento crítico.