ASPECTOS ARGUMENTATIVOS NO GÊNERO DISCURSIVO DEBATE REGRADO EM ESCOLA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Argumentação, Estudos textual-argumentativos, Gêneros discursivos, Debate regrado.
A argumentação transcende o âmbito das disputas formais e configura-se como um fenômeno inerente à comunicação humana. Argumentar não se restringe a contextos específicos, manifestando-se em diferentes situações cotidianas, tanto na oralidade quanto na escrita. Nesse sentido, constitui-se como elemento estruturante da linguagem, estando presente em todas as interações discursivas. Ao comunicar-se, o sujeito busca atingir determinados objetivos, mobilizando estratégias linguísticas que orientam a interpretação do interlocutor. Por essa razão, Amossy amplia o conceito de argumentatividade ao afirmar que “todos os textos são argumentativos” (Cavalcante et al., 2022, p. 97), partindo do princípio da argumentatividade como aspecto constitutivo da textualidade. Nessa perspectiva, esta pesquisa insere-se na linha dos estudos textual-argumentativos, investigando a relação entre linguagem e argumentação. O objetivo central é evidenciar a importância da argumentação por meio da análise do gênero discursivo debate regrado, com ênfase em seus aspectos discursivo-argumentativos, enquanto contributos para a construção de sentidos textuais e para o desenvolvimento das habilidades de expressão oral e escrita de estudantes do ensino fundamental em suas práticas sociais. Teoricamente, o estudo dialoga com autores como Amossy (2011, 2018), Aquino (2015), Brasil (2018), Bentes (2012), Cavalcante et al. (2016, 2019, 2020, 2022), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Fávero (2006), Fávero e Koch (2012), Koch (2001, 2003, 2009, 2018), Koch e Elias (2016), Marcuschi (2008, 2012), entre outros. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, de natureza descritivo-interpretativista, conforme Flick (2009). O corpus compõe-se da transcrição do gênero debate regrado, em sala de aula, segundo os critérios estabelecidos por Marcuschi (2003) e Preti (2000). Os resultados indicam que o trabalho sistemático com gêneros da visada argumentativa pode contribuir significativamente para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, argumentativas e persuasivas dos alunos. A relevância da pesquisa reside em evidenciar as interfaces entre os estudos argumentativos e a análise textual, destacando a argumentação como elemento central na construção de sentidos textuais.