A (IM)POLIDEZ COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NAS INTERAÇÕES DE SALA DE AULA ENTRE PROFESSOR E ALUNOS
Argumentação; (Im)polidez; Interação em sala de aula.
O processo interativo em sala de aula deve acontecer de maneira eficaz para que as relações interpessoais aconteçam de maneira favorável e participativa; isso deve acontecer de modo que a interação entre professor e alunos flua de maneira adequada. Ao pensar nisso, este trabalho objetiva evidenciar como a (im)polidez age como estratégia argumentativa no discurso de sala de aula, por meio da relação professor-aluno, em ambiente universitário. O trabalho se baseia nas ideias teóricas de Brown e Levinson (1987), Cavalcante et al. (2022), Goffman (1967), Kerbrat-Orecchioni (2006), Levinson (2006), Santos (2008), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pois tem por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenômenos do mundo social, além de analisar o relacionamento entre os atuantes em sala de aula (professor e alunos), por meio da linguagem verbal. O corpus proveio de uma tese de doutoramento defendida na Universidade Federal de Pernambuco, adquirida no repositório da própria universidade, acerca das relações de poder em sala de aula. Sua metodologia abrangeu a observação de aulas em cursos universitários. Após a realização das aulas, transcrições foram feitas, seguindo as normas de Marcuschi (2003) e Preti (2000). Neste trabalho, vão ser eviedenciadas a cortesia e a descortesia, como elementos argumentativos para a interpretação do sentido, nos momentos interativos analisados. Diante disso, foram detectadas situações de cortesia e descortesia no processo de comunicação e interação entre os discentes e docentes por meio das práticas orais realizadas. Além disso, categorias da conversação, como a polidez e a impolidez, foram evidenciadas no processo comunicativo, o que mostra ser possível trabalhar questões conversacionais em sala de aula deixando clara sua importância como elementos argumentativos capazes de organizar ideias e promover a persuasão entre os participantes da interação. A análise do corpus revelou, portanto, que a forma como os interlocutores manejam esses elementos no ambiente de sala de aula funcionam de maneira argumentativa, além de refletir aspectos conversacionais. Infere-se que a (im)polidez é, antes de tudo, uma escolha estratégica, capaz de moldar a interação e o efeito persuasivo do discurso interativo.