Implicações na implementação da BNCC: um estudo dos Discursos Envolventes no estado de Alagoas
BNCC; implementação; literatura negra; autorias femininas; TIC’s; DE’s.
Este estudo investiga os discursos que atravessam a criação e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017 e 2018), com foco na área de Linguagens, em escolas públicas de Alagoas. A pesquisa parte do entendimento de que a BNCC é um documento normativo que carrega discursos produzidos por diferentes forças sociais e institucionais. No eixo da criação, são analisadas cartas enviadas durante a consulta pública, com o objetivo de compreender se esses discursos foram ouvidos ou silenciados no processo. Já no eixo da implementação, busca-se identificar como professores/as percebem e experienciam a presença (ou ausência) de temas como literatura negra, autorias femininas e tecnologias da informação e comunicação (TIC’s). A pesquisa adota uma abordagem discursiva à luz das teorias de Bakhtin (2003, 2004; 2017a; 2017b), Moita Lopes e Fabrício (2006), Linguística Aplicada Implicada e Discursos Envolventes de Souto Maior (2022 e 2024). Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa sócio-histórica, com análise documental e aplicação de questionário a docentes. Ao analisar os Discursos Envolventes (DE’s) nas experiências educacionais dos docentes, a fim de identificar as tensões e os desafios na prática pedagógica, o estudo visa fornecer repertórios para aprimorar a educação e promover um diálogo inclusivo e eficaz na implementação de políticas educacionais no Brasil.