PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILMA ALBUQUERQUE DA SILVA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILMA ALBUQUERQUE DA SILVA LEITE
DATA : 31/07/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO:

O MOVIMENTO #FICAESPANHOL NO ESTADO DE ALAGOAS: ANÁLISE DE  DISCURSOS ENVOLVENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Movimento #FicaEspanhol; Discurso; Discursos Envolventes; Identidade docente; Ensino de espanhol em Alagoas.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Esta pesquisa analisa os discursos que configuram o movimento #FicaEspanhol em Alagoas (2024–2025), no contexto do apagamento do ensino da língua espanhola na educação básica brasileira após a revogação da Lei 11.161/2005 pela Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017). Tal revogação resultou na retirada do espanhol dos currículos escolares, afetando diretamente o direito ao acesso à diversidade cultural-linguística e a identidade profissional de professores da disciplina. Com base na Linguística Aplicada Implicada (Souto Maior, 2022, 2023) e Indisciplinar (Moita Lopes, 2006), e ancorada na perspectiva bakhtiniana do discurso (Bakhtin, 1998), a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e etnográfica (Chizzotti, 1991; Lüdke & André, 2013), comprometida com a escuta ética e situada dos sujeitos. Os objetivos centrais são: compreender o contexto histórico e político da presença do espanhol em Alagoas, analisar os sentidos produzidos no movimento #FicaEspanhol e investigar seus efeitos na constituição identitária dos docentes. A análise se baseia em documentos oficiais, mídias tradicionais e digitais, entrevistas e questionários com professores da rede pública e representantes da Associação de Professores de Espanhol do Estado de Alagoas (APEEAL). O conceito de Discursos Envolventes (Souto Maior, 2020; 2021) orienta a investigação dos sentidos que sustentam o apagamento do espanhol e das resistências que o contestam. Os resultados parciais indicam que os professores vivenciam esse processo como apagamento simbólico, marcado por dor, frustração, resistência e ressignificação identitária. O movimento #FicaEspanhol é interpretado como uma estratégia de resistência discursiva e política frente a precarização do ensino de línguas, revelando os efeitos das políticas públicas na constituição do sujeito docente e na luta por reconhecimento profissional.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2546193 - RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR SIQUEIRA LIMA
Interno(a) - 1756862 - FLAVIA COLEN MENICONI
Interno(a) - 1414920 - LORENA ARAUJO DE OLIVEIRA BORGES
Externo(a) à Instituição - LÍVIA MARCIA TIBA RÁDIS BAPTISTA - UFBA
Externo(a) à Instituição - MARIA TERESA TEDESCO VILARDO ABREU - UERJ
Externo(a) à Instituição - SILVIO NUNES DA SILVA JUNIOR - UPE
Notícia cadastrada em: 11/07/2025 11:16
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