PINTADAS DE JENIPAPO, URUCUM E TOÁ: MAPEANDO AS LITERATURAS INDÍGENAS ESCRITAS NO/DO NORDESTE DO BRASIL
Literatura Indígena; Nordeste; Autores indígenas; Ancestralidade
O objetivo central desta tese é mapear, apresentar e analisar autores/as indígenas e suas autorias (2005-2024), como forma de evidenciar a produção escrita de sujeitos que são frutos especificamente de povos indígenas nordestinos, que resistem há séculos e encontraram na literatura escrita uma forma de elaborar e difundir suas memórias, denúncias, sabedorias etc. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa e catalogação acerca de quantos/as e quais são os/as autores/as literários que pertencem a povos indígenas do Nordeste brasileiro, inicialmente centrada apenas nos/nas autores/as mencionados/as na Bibliografia das Publicações Indígenas no Brasil, coordenado por Daniel Munduruku, Aline Franca e Thulio Dias (2019). Posteriormente, foram também acrescentados/as outros/as autores/as que não foram mencionados/as no projeto acima referido, mas que também produzem literatura indígena e pertencem a povos indígenas do Nordeste. O corpus de análise desta tese é formado pelos/as seguintes autores/as: Graça Graúna; Juão Nyn, Eliane Potiguara, Eva Potiguara, Denízia Fulkaxó, Ane Kethleen Pataxó, Ademário Ribeiro, Ezequiel Vitor Tuxá, Auritha Tabajara, Sulami Katy, Bárbara Matias Kariri, Ellen Wassu, Chirley Pankará, Meyriane Potiguara e Juvenal Payayá. As obras pertencem aos seguintes gêneros literários: poemas narrativos, tragédia, cordel, conto e romance. A partir dos teóricos e críticos lidos e das análises realizadas, o fenômeno Literatura Indígena Contemporânea Brasileira e seus desdobramentos são discutidos, bem como o conceito de voz-imagem, de modo a destacar diversas e complexas questões, estéticas, identitárias, políticas, ancestrais, que perpassam essas obras e movem esta pesquisa, a fim de enfatizar importância da produção literária desses/as escritores/as do/no Nordeste brasileiro.