PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAISE CARLA LIRA DE JESUS



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LAISE CARLA LIRA DE JESUS
DATA: 18/06/2020
HORA: 10:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO NA SAÚDE NA PRECEPTORIA DO PET-SAÚDE/GRADUASUS


RESUMO:

Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Programa de
Pós-Graduação de Ensino na Saúde (PPES) pertencente à Faculdade de
Medicina da Universidade Federal de Alagoas é constituído das seguintes
seções: apresentação; dissertação, baseada na pesquisa intitulada

“Interdisciplinaridade do ensino na saúde na preceptoria do PET-
Saúde/GraduaSUS”; e dois produtos educacionais, ligados diretamente à

dissertação. Ao final, são apresentadas as considerações gerais do TACC e
disponibilizados os apêndices e anexos. Na apresentação são delineadas as
motivações pessoais que levaram à pesquisa, bem como um breve relato sobre
o tema investigado. A dissertação, construída tendo como base o
Construcionismo Social, apresentou como principal objetivo investigar as
controvérsias entre os/as preceptores/as do Programa de Educação pelo
Trabalho para a Saúde/GraduaSUS (PET-Saúde/GraduaSUS) sobre
interdisciplinaridade do ensino na saúde. A pesquisa foi realizada com quatro
preceptores do programa (PET-Saúde/GraduaSUS/ 2016-2018) de uma
universidade pública do interior de Alagoas, sendo utilizada como produção da
informação a técnica da Roda de Conversa. As informações foram analisadas
tendo como fundamento as práticas discursivas, oferecendo como resultados
quatro conjuntos de sentidos: perfil formativo; interdisciplinaridade; processos
de formação e relações de poder. Como produtos foram escritos: um artigo de
revisão integrativa sobre interdisciplinaridade no contexto do PET-Saúde e um
infográfico intitulado “Rodas de conversa como dispositivo metodológico no
ensino interdisciplinar”. Este estudo procura contribuir no entendimento sobre
interdisciplinaridade e suas implicações no contexto do ensino na saúde, bem
como na formação de preceptores no interior de Alagoas, colaborando para
ampliação e fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, na
perspectiva de aproximar os profissionais de saúde da universidade,
corresponsabilizando-se na formação de discentes críticos e construtores do
fazer coletivo nos cenários de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS).


PALAVRAS-CHAVE:

Interdisciplinaridade; Preceptoria; Pet-saúde.


PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1119582 - DIVANISE SURUAGY CORREIA
Externo(a) à Instituição - EMANUELLA PINHEIRO DE FARIAS BISPO - UNCISAL
Presidente - 1518410 - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
Notícia cadastrada em: 17/06/2020 09:48
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 31/10/2024 22:25