INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO NA SAÚDE NA PRECEPTORIA DO PET-SAÚDE/GRADUASUS
Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Programa de
Pós-Graduação de Ensino na Saúde (PPES) pertencente à Faculdade de
Medicina da Universidade Federal de Alagoas é constituído das seguintes
seções: apresentação; dissertação, baseada na pesquisa intitulada
“Interdisciplinaridade do ensino na saúde na preceptoria do PET-
Saúde/GraduaSUS”; e dois produtos educacionais, ligados diretamente à
dissertação. Ao final, são apresentadas as considerações gerais do TACC e
disponibilizados os apêndices e anexos. Na apresentação são delineadas as
motivações pessoais que levaram à pesquisa, bem como um breve relato sobre
o tema investigado. A dissertação, construída tendo como base o
Construcionismo Social, apresentou como principal objetivo investigar as
controvérsias entre os/as preceptores/as do Programa de Educação pelo
Trabalho para a Saúde/GraduaSUS (PET-Saúde/GraduaSUS) sobre
interdisciplinaridade do ensino na saúde. A pesquisa foi realizada com quatro
preceptores do programa (PET-Saúde/GraduaSUS/ 2016-2018) de uma
universidade pública do interior de Alagoas, sendo utilizada como produção da
informação a técnica da Roda de Conversa. As informações foram analisadas
tendo como fundamento as práticas discursivas, oferecendo como resultados
quatro conjuntos de sentidos: perfil formativo; interdisciplinaridade; processos
de formação e relações de poder. Como produtos foram escritos: um artigo de
revisão integrativa sobre interdisciplinaridade no contexto do PET-Saúde e um
infográfico intitulado “Rodas de conversa como dispositivo metodológico no
ensino interdisciplinar”. Este estudo procura contribuir no entendimento sobre
interdisciplinaridade e suas implicações no contexto do ensino na saúde, bem
como na formação de preceptores no interior de Alagoas, colaborando para
ampliação e fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, na
perspectiva de aproximar os profissionais de saúde da universidade,
corresponsabilizando-se na formação de discentes críticos e construtores do
fazer coletivo nos cenários de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Interdisciplinaridade; Preceptoria; Pet-saúde.