ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA SOB A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA.
As Diretrizes Curriculares Nacionais trouxeram, dentre suas
recomendações, a ampliação dos espaços de ensino-aprendizagem com base em
cenários de prática, possibilitando experiências na realidade social. Os estágios
curriculares supervisionados conhecidos na Odontologia, como extramurais,
surgiram para preencher essa lacuna de transição entre ensino e trabalho, por
meio do compartilhamento nos espaços de prática no Sistema Único de Saúde,
aproximando os estudantes do campo profissional.
Esta pesquisa teve como objetivo fazer análise do processo de ensino-
aprendizagem no estágio supervisionado da Faculdade de Odontologia em seus
diversos cenários de prática, realizados fora dos muros da IES, Federal.
Estudo de natureza quantitativa e quali, em que se utilizou questionário
fechado e estruturado com três escalas de avaliação adaptadas de forma
semântica para os estudantes que concluíram o estágio supervisionado em
Odontologia. As escalas eram denominadas: Estratégias de Aplicação do
Aprendido (EEAA), Estratégia de Aprendizagem (EEA) e de Reação ao Curso
(ERC). Uma questão aberta, motivadora, para o discente tecer algum comentário
que considerasse essencial e pudesse contribuir para melhoria do estágio.
Verificaram-se ganhos de formação em relação ao estágio com
identificação de potencialidades existentes, aquisição de conhecimentos,
habilidades e aplicação do aprendido. Houve preocupação dos discentes em não
cometer erros, em buscar auxílio e se mostrar interessados. Algumas limitações
foram expostas como a falta de comunicação por parte da Universidade, a
ausência de diálogo e a troca de informações com preceptores, dificuldades
relacionadas à infraestrutura, locomoção e desinteresse por alguns recursos
didáticos para melhorar o processo ensino-aprendizagem.
Um novo olhar é necessário para os discentes do estágio supervisionado,
com ações planejadas e envolvimento de todos, para que possam desenvolver
ações e estratégias que tragam melhores condições de aprendizado para esses
discentes.
A proposta do estágio supervisionado para o processo de ensino-
aprendizagem é colocar o discente, em contato com a realidade social, e tentar
buscar a formação de um profissional generalista, humanista e crítico-reflexivo
com ações integrais.
Estágio clínico. Educação em Odontologia. Sistema Único de
Saúde.