PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA CRISTINA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERICA CRISTINA SANTOS
DATA : 15/05/2024
LOCAL: Webconferência

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE BOAS PRÁTICAS PARA O PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE

Tecnologia de Educacional. Processamento de Produtos para Saúde. Enfermagem. Educação Continuada.

Introdução: O processamento de produtos constitui a prática de descontaminar e preparar produtos utilizados no apoio ao diagnóstico e terapia e na assistência aos pacientes, como cirurgias, procedimentos e alguns tipos de exames, de forma a garantir a reutilização ou descarte seguro destes produtos em serviços prestados por profissionais de saúde em hospitais, clínicas, consultórios médicos, odontológicos, entre outros. O processamento de produtos compreende as diversas etapas de pré-limpeza, limpeza, desinfecção, esterilização e outros processos aplicáveis aos produtos e artigos hospitalares, como instrumentais cirúrgicos, endoscópios dos mais diversos tipos, pinças, materiais utilizados para procedimentos gastrointestinais, urológicos, oftalmológicos, odontológicos e nas mais diversas especialidades. Envolve, portanto, diferentes tipos de profissionais e serviços de saúde (ANVISA, 2020). Objetivo: Discutir evidências cientificas que apontem o uso das TICs como forma de aprendizagem, por meio de uma revisão bibliográfica. Metodologia: No artigo apresentado, realizou-se um estudo descritivo de artigos publicados anteriormente nas principais bases de dados acadêmicas, buscou-se identificar as dificuldades dos docentes em inserir o uso de tecnologias digitais em seus conteúdos trabalhados na sala de aula. Assim, como as dificuldades dos discentes com relação ao uso de materiais produzidos com recursos tecnológicos, mesmo diante de algumas dificuldades, a pesquisa mostrou o sentimento de satisfação dos discentes quando apresentados às tecnologias de fácil compreensão, como um vídeo educacional por exemplo. Resultados: Os resultados foram expostos em tabelas e estudo estatísticos e refletem o grau de dificuldades apresentados pelos discentes que realizam estágio no Hospital Alberto Antunes (Hospital Universitário de Alagoas). Em contrapartida através da aplicação de questionários foi possível observar o quanto é valioso o processo de aprendizagem através de recursos audiovisuais. Conclusão: Os dados obtidos a partir da revisão bibliográfica, resultou na produção de um vídeo educacional, no qual se pretende trazer informações que possam contribuir para capacitação dos profissionais que atuam no Centro de Esterilização e processamento de produtos para saúde, os alunos conseguiram entender melhor sobre as etapas de processamento dos produtos para a saúde no CME, obtendo-se assim um resultado positivo.

Interno(a) - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Interno(a) - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Interno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Notícia cadastrada em: 15/05/2024 06:09