PRECEPTORES DE FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO E SUAS PERCEPÇÕES
Palavras-chave: Preceptoria; Neonatologia; Ensino; Fisioterapia.
O processo ensino e aprendizagem nos cursos da área de saúde, além do conhecimento teórico, também requer aperfeiçoamento prático para formação dos profissionais e o preceptor se configura como uma ferramenta importante na facilitação deste processo. Nesse contexto, este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso - TACC do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas teve o objetivo principal de analisar a percepção dos preceptores sobre o estágio em Fisioterapia na Neonatologia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Para a produção das informações, inicialmente foi apresentado um áudiobook e na sequência era realizada uma entrevista com os preceptores de Fisioterapia em Neonatologia. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo, adaptada segundo Bardin e Minayo, sendo construída uma matriz de análise com síntese horizontal e síntese vertical das percepções. Foram eleitas quatro categorias para discussão da preceptoria: Potencialidades; Desafios, Habilidades e sugestões ao recurso educacional. Através dos discursos dos preceptores constatou-se que a presença do discente foi bem aceita, que o cenário da Unidade Neonatal é favorável ao aprendizado e aquisição de habilidades em Neonatologia, junto aos recém-nascidos e no trabalho em equipe multiprofissional. O audiobook apresentado foi elaborado um roteiro prático para contribuir no processo de preceptoria em Fisioterapia Neonatal, que será socializado com a equipe de fisioterapeutas. Ambos serão apresentados à coordenação da Unidade Multiprofissional para fomentar a discussão sobre capacitação em ensino para os preceptores.
Palavras-chave: Preceptoria; Neonatologia; Ensino; Fisioterapia.