PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: ERICA CRISTINA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERICA CRISTINA SANTOS
DATA : 01/11/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE AS BOAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO CME


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia educacional; Educação em saúde; Educação em enfermagem; Contenção de riscos biológicos; Vídeo educativo.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Introdução: O uso de tecnologias educacionais, como vídeos educativos, tem se mostrado uma estratégia eficaz no ensino de enfermagem, facilitando o aprendizado de conceitos complexos e promovendo uma maior retenção de informações. A crescente adoção dessas ferramentas visa melhorar a formação de futuros profissionais da saúde. Objetivo geral: Validar um vídeo educativo como ferramenta de ensino-aprendizagem no contexto do Centro de Material e Esterilização (CME), garantindo sua eficácia e adequação para estagiários de enfermagem e profissionais da área. Metodologia: Este é um estudo metodológico com abordagem quantitativa, desenvolvido em duas etapas distintas: a primeira etapa envolveu a produção de um artigo científico e, a segunda, a elaboração de um produto educacional. Essas duas fases foram fundamentais para validar o uso de tecnologias educacionais como ferramenta no ensino de enfermagem, especificamente no contexto do CME. A validação do conteúdo utilizou a técnica Delphi e questionários antes e após a visualização do vídeo. Foram aplicados testes estatísticos para verificar a concordância entre os juízes e a eficácia do vídeo para os estudantes. Resultados: A análise mostrou uma redução significativa nos erros e um aumento nos acertos dos estagiários após assistirem ao vídeo. Os juízes confirmaram a clareza, relevância e organização do conteúdo. A maioria dos estudantes considerou o vídeo atraente, de fácil compreensão e eficaz no processo de ensino. Discussão: O vídeo educativo demonstrou ser uma ferramenta eficaz para melhorar o desempenho dos estudantes, promovendo uma compreensão mais uniforme do conteúdo. A aceitação positiva pelos juízes e discentes reforça a sua utilidade no ensino de boas práticas no CME. Conclusão: O vídeo educativo validado mostrou-se eficaz no ensino-aprendizagem de práticas no CME, contribuindo para a formação dos estudantes de enfermagem e garantindo uma melhor assimilação dos conhecimentos teóricos e práticos. A tecnologia educacional oferece potencial para aprimorar a qualidade da educação em saúde e promover a padronização de práticas no ambiente hospitalar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Interno(a) - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Interno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Externo(a) à Instituição - ERIKA MARIA ARAUJO BARBOSA DE SENA
Notícia cadastrada em: 01/11/2024 13:06
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