PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉIA CRISTINA RAMOS DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉIA CRISTINA RAMOS DE BRITO
DATA : 02/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

CENÁRIO INFORMATIZADO COM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA TREINAMENTO PRÉ-CLÍNICO DA CÁRIE COM SIMULAÇÕES DE BAIXA FIDELIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Simulação em saúde. Ensino odontológico. Cárie dentária. Ambientes virtuais de aprendizagem. Tecnologia educacional.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Introdução: A simulação permite um ambiente seguro e controlado com possibilidades de variação de conteúdo, níveis de dificuldade, diagnósticos e planos de tratamento. É versátil sendo possível seu uso nas diversas áreas de saúde, tanto clínicas como cirúrgicas. Objetivo: desenvolver e validar um produto educacional inovador que promovesse a formação de estudantes no diagnóstico, prevenção e manejo clínico da cárie, utilizando o Sistema Internacional de Detecção e Avaliação de Cárie (ICDAS). Metodologia: o estudo teve uma abordagem exploratória, quantitativa e descritiva, com aplicação de pré-teste e pós-teste em grupos controle e experimental. A intervenção foi realizada por meio da plataforma virtual Learn by cases, um produto educacional desenvolvido especificamente para este estudo. Este ambiente simula casos clínicos reais, permitindo a manipulação de imagens odontológicas com ajuste de brilho e contraste, e integra recursos como videoaulas, artigos científicos, e exercícios interativos. Resultados e discussão: demonstraram que o grupo experimental apresentou avanços significativos em relação à autonomia, confiança e habilidade diagnóstica, destacando-se no desempenho prático e teórico em comparação ao grupo controle. A Análise Discriminante Linear (LDA) validou as diferenças estatísticas entre os grupos e confirmou a eficácia do ambiente virtual no processo de ensino-aprendizagem. O produto educacional gerado representa uma ferramenta pedagógica inovadora e acessível, que atende às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao promover ensino de qualidade e maior integração entre teoria e prática. Conclusão: Por fim, o uso de tecnologias educacionais, como o Learn by Cases, potencializa a formação de profissionais da saúde, contribuindo para uma educação mais eficaz, segura e alinhada aos desafios contemporâneos do ensino em odontologia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Interno(a) - 2571220 - CYRO REGO CABRAL JUNIOR
Interno(a) - 3385490 - ELISA MIRANDA COSTA
Interno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Notícia cadastrada em: 02/12/2024 08:40
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