PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR RODRIGUES CAMARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VICTOR RODRIGUES CAMARA
DATA : 18/12/2024
HORA: 13:00
LOCAL: Web conferência (on line)
TÍTULO:

APRENDIZAGEM BASEADA EM DESIGN APLICADA À PROTOTIPAGEM DE APLICATIVO DIGITAL SOBRE ACIDENTES ESCORPIÔNICOS EM MACEIÓ-AL.


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem baseada em design; Educação médica; Prototipagem de aplicativo; Acidentes escorpiônicos; Saúde coletiva.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Introdução: A pesquisa avaliou a eficácia da Aprendizagem Baseada em Design (BDR) na aquisição de competências gerais do curso de Medicina, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), por meio da construção colaborativa de um protótipo de aplicativo educacional sobre acidentes escorpiônicos. Objetivo Geral: Desenvolver competências gerais em egressos do curso de Medicina, durante o estágio curricular obrigatório em Saúde Coletiva, por meio da construção de uma ferramenta digital colaborativa que auxilie no ensino sobre escorpiões e escorpionismo. Metodologia: Estudo de caso exploratório, qualitativo, embasado na metodologia de Pesquisa Baseada em Design (BDR), adaptada ao modelo de Galvis-Panqueva, em ciclos iterativos de análise, design, implementação e avaliação. A pesquisa foi conduzida na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, com quatro discentes do 9o período de Medicina. Foram utilizadas técnicas de coleta como observação contínua, registros no Padlet e questionários avaliativos aplicados antes e após o uso do protótipo. A análise de conteúdo seguiu a metodologia de Bardin (2011) complementado com o uso da IA Chat GPT-4 da OpenAI. Resultados: A BDR se mostrou eficaz na aprendizagem colaborativa e no desenvolvimento de habilidades como análise crítica, resolução de problemas e trabalho em equipe. O protótipo "Acidentes Escorpiônicos em Maceió-AL" passou por ajustes iterativos, tornando-se mais prático e intuitivo. A análise comparativa dos questionários revelou melhorias no nível de conhecimento dos participantes: P2 passou de 56% para 96%, P4 de 68% para 80%, enquanto P1 e P3 não apresentaram mudanças significativas, sugerindo a necessidade de ajustes e adaptações. Discussão: A BDR favoreceu o desenvolvimento de competências cognitivas e atitudinais, alinhadas às DCNs, e destacou a importância das metodologias ativas. Embora os resultados tenham sido relevantes, a pesquisa identificou desafios como à conciliação entre rigor científico e acessibilidade. A interação constante do grupo de pesquisa foi importante para a melhoria do protótipo, porém ajustes contínuos são necessários para ampliar a eficácia pedagógica. Conclusão: A aprendizagem baseada em design (BDR) mostrou-se promissora para o desenvolvimento das competências previstas nas DCNs, ao integrar tecnologias digitais no processo educacional. O protótipo de aplicativo sobre acidentes escorpiônicos mostrou-se como uma solução inovadora para a formação médica, por potencializar o conhecimento dos egressos diante emergências dessa natureza.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Interno(a) - 1137700 - FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
Interno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Externo(a) ao Programa - 1493347 - THATIANA REGINA FAVARO - UFAL
Notícia cadastrada em: 16/12/2024 22:44
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 13/03/2025 14:45