PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SOCORRO DA SILVA PAIVA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA SOCORRO DA SILVA PAIVA CAVALCANTE
DATA : 18/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

ETNOGRAFIA VIRTUAL EM PLATAFORMA DE STREAMING COM AMBIENTE VOICE THREAD GUIADO POR APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA ATIVA LIVRE


PALAVRAS-CHAVES:

Procedimentos Operacionais Padrão (POP). Ambiente de voice thread. Radioterapia. Aprendizagem Tecnológica Ativa. Etnografia Virtual.


PÁGINAS: 126
RESUMO:

Introdução: a etnografia, enquanto método de pesquisa, é amplamente reconhecida por sua capacidade de capturar a complexidade dos contextos sociais e culturais. Objetivo: investigar a aprendizagem tecnológica ativa e livre de docentes, preceptores e discentes de enfermagem promovida pelo engajamento com vídeos sobre Procedimentos Operacionais Padrão (POP) disponibilizados em formato digital no YouTube. Metodologias: o presente estudo utilizou a etnografia virtual como abordagem metodológica para analisar os comentários publicados nos vídeos educacionais sobre Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) no YouTube. A etnografia virtual, como técnica de pesquisa qualitativa, possibilitou a investigação das interações e percepções dos usuários no ambiente digital, proporcionando uma compreensão aprofundada do engajamento e da aprendizagem ativa mediada pela plataforma. Para a análise dos dados qualitativos, foi empregada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), estruturada em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Resultados e discussão: no conjunto dos três vídeos, observa-se um padrão de participação em que a maioria dos visualizadores consome o conteúdo de forma passiva, enquanto uma parte interage por meio de curtidas e comentários. Os elogios nos comentários reforçam a relevância dos vídeos para a prática profissional, especialmente no treinamento de enfermeiros e preceptores. No entanto, os dados indicam a necessidade de estratégias adicionais para estimular maior engajamento dos espectadores, como a inserção de perguntas interativas ou desafios práticos ao final dos vídeos. Ao aplicar a análise de conteúdo de Bardin nos comentários dos vídeos foi possível obter seis categorias temáticas, a saber: 1 - Qualidade do material e das orientações; 2 - Relevância para a prática clínica; 3 - Humanização e integralidade do cuidado; 4 - Pontos fortes e fracos do processo assistencial; 5 - Relevância educacional e didática; 6 - Impacto na qualidade de vida do paciente. Segue, abaixo, o detalhamento de cada etapa. Conclusão: os vídeos demonstraram níveis variados de engajamento, evidenciados por visualizações, curtidas e comentários que expressaram elogios e reflexões sobre a aplicabilidade prática do material. A clareza, organização e abordagem pedagógica dos vídeos foram apontadas como fatores que facilitaram a assimilação do conteúdo, reforçando a importância do Procedimento Operacional Padrão (POP) como ferramenta essencial na padronização e segurança da assistência. Além disso, os internautas valorizaram o foco na humanização e atenção integral aos pacientes, ressaltando a importância de acolhimento e apoio emocional durante o tratamento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Interno(a) - 2571220 - CYRO REGO CABRAL JUNIOR
Interno(a) - 3385490 - ELISA MIRANDA COSTA
Interno(a) - 3509820 - MARIA ALINE BARROS FIDELIS DE MOURA
Notícia cadastrada em: 17/12/2024 23:42
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 13/03/2025 14:45