EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM UMA UNIDADE NEONATAL DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO: PERCEPÇÃO DA EQUIPE
Palavras-chave: Educação Interprofissional; unidade neonatal; práticas colaborativas; interprofissionalidade.
Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso – TACC, é resultado de uma pesquisa realizada em um Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. A motivação para realizar esse estudo decorreu da minha vivência profissional como fisioterapeuta em uma Unidade Neonatal (UN) de um hospital público de ensino, onde despertou em mim a vontade de conhecer como a equipe assistencial está vivenciando a Educação Interprofissional (EIP) no nosso cenário de prática. Tem como objetivo analisar como a educação interprofissional está sendo desenvolvida pela equipe assistencial no complexo da unidade neonatal de um hospital público de ensino através do conhecimento das práticas dos profissionais de saúde que ali atuam, identificando os fatores e sentidos que eles atribuem a interprofissionalidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, na perspectiva de um estudo de caso. Como instrumento utilizado para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individualizadas, com sete profissionais de cada categoria da equipe multiprofissional, tendo como base metodológica, a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Após a análise dos dados, foram construídas duas categorias analíticas: “Educação Interprofissional: percepções dos profissionais de saúde de uma unidade neonatal” e “Percurso formativo em Educação Interprofissional”, sendo esta última categoria, dividida em duas subcategorias: “Formação acadêmica voltada para o ensino da interprofissionalidade” e “Educação Interprofissional como instrumento de ensino”. Diante dos resultados encontrados, foi observado a relevância da educação interprofissional na prática da unidade neonatal visando a integralidade da assistência, bem como a importância do fomento da prática colaborativa em um ambiente que requer respostas ágeis e assertivas diante do dinamismo de um serviço neonatal. Serão desenvolvidos produtos educacionais a partir dos resultados obtidos com o intuito de divulgação da temática estudada. Pretende-se com esse trabalho, disseminar a educação interprofissional no cotidiano de saúde dos profissionais da equipe multi, colaborando com o processo ensino-aprendizagem e na integração ensino, serviço e comunidade.