PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: AURÉLIA JANDIRA DE SOUZA MELO VERÇOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AURÉLIA JANDIRA DE SOUZA MELO VERÇOSA
DATA : 21/02/2025
HORA: 09:30
LOCAL: FAMED
TÍTULO:

ANÁLISE DOS WEBSITES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO NA SAÚDE DO BRASIL: DIRETRIZES PARA ATUALIZAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Mestrado Profissional, Websites, Ensino Superior e Análise Documental.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Introdução: O mestrado profissional é definido como uma categoria de pós-graduação que oferece uma qualificação abrangente, buscando agregar um nível mais elevado de produtividade voltado para tecnologia, empreendedorismo e inovação nas instituições, sejam elas públicas ou privadas. Objetivo: Analisar as características identitárias, estruturais e os propósitos dos Mestrados Profissionais em Ensino na Saúde no Brasil, por meio da investigação dos websites cadastrados na Plataforma Sucupira, com o intuito de fornecer subsídios para a atualização do site do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), visando aprimorar sua representação da instituição acadêmica e sua missão educacional. Metodologia: trata-se de uma pesquisa documental sistemática, utilizando dados da Plataforma Sucupira (CAPES/MEC) e websites institucionais. A amostra foi selecionada conforme critérios de relevância ao campo de Ensino na Saúde. A metodologia incluiu análise descritiva e exploratória, com a coleta de dados realizada através de uma abordagem sistemática dos websites das instituições. A análise seguiu etapas de categorização e interpretação, culminando na elaboração de um relatório com tendências e implicações para o aprimoramento dos programas de mestrado.Resultados: A análise de 20 Mestrados Profissionais em Ensino na Saúde no Brasil identificou sete categorias centrais, com destaque para a estrutura do programa e produções acadêmicas. Utilizando técnicas de análise de conteúdo de Bardin, Minayo e Krippendorff, o estudo categorizou e interpretou elementos dos programas, como organização curricular e dissertações. Os resultados sugerem que a apresentação dos itens influencia a percepção e interesse dos candidatos, oferecendo insights sobre as ênfases e prioridades dos programas. Considerações finais: A análise dos programas de pós-graduação em saúde revelou ênfase na estruturação e transparência acadêmica, com destaque para a produção científica. Apesar das limitações dos websites, os resultados oferecem insights valiosos. Recomenda-se combinar análises quantitativas e entrevistas qualitativas para aprofundar a compreensão das estratégias e objetivos dos programas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Interno(a) - 3385490 - ELISA MIRANDA COSTA
Interno(a) - 1670139 - MARIA LUSIA DE MORAIS BELO BEZERRA
Notícia cadastrada em: 20/02/2025 13:56
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