ANÁLISE DOS WEBSITES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO NA SAÚDE DO BRASIL: DIRETRIZES PARA ATUALIZAÇÃO
Mestrado Profissional, Websites, Ensino Superior e Análise Documental.
Introdução: O mestrado profissional é definido como uma categoria de pós-graduação que oferece uma qualificação abrangente, buscando agregar um nível mais elevado de produtividade voltado para tecnologia, empreendedorismo e inovação nas instituições, sejam elas públicas ou privadas. Objetivo: Analisar as características identitárias, estruturais e os propósitos dos Mestrados Profissionais em Ensino na Saúde no Brasil, por meio da investigação dos websites cadastrados na Plataforma Sucupira, com o intuito de fornecer subsídios para a atualização do site do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES), visando aprimorar sua representação da instituição acadêmica e sua missão educacional. Metodologia: trata-se de uma pesquisa documental sistemática, utilizando dados da Plataforma Sucupira (CAPES/MEC) e websites institucionais. A amostra foi selecionada conforme critérios de relevância ao campo de Ensino na Saúde. A metodologia incluiu análise descritiva e exploratória, com a coleta de dados realizada através de uma abordagem sistemática dos websites das instituições. A análise seguiu etapas de categorização e interpretação, culminando na elaboração de um relatório com tendências e implicações para o aprimoramento dos programas de mestrado.Resultados: A análise de 20 Mestrados Profissionais em Ensino na Saúde no Brasil identificou sete categorias centrais, com destaque para a estrutura do programa e produções acadêmicas. Utilizando técnicas de análise de conteúdo de Bardin, Minayo e Krippendorff, o estudo categorizou e interpretou elementos dos programas, como organização curricular e dissertações. Os resultados sugerem que a apresentação dos itens influencia a percepção e interesse dos candidatos, oferecendo insights sobre as ênfases e prioridades dos programas. Considerações finais: A análise dos programas de pós-graduação em saúde revelou ênfase na estruturação e transparência acadêmica, com destaque para a produção científica. Apesar das limitações dos websites, os resultados oferecem insights valiosos. Recomenda-se combinar análises quantitativas e entrevistas qualitativas para aprofundar a compreensão das estratégias e objetivos dos programas.